“Pois a visão aguarda um tempo designado;

ela fala do fim, e não falhará.

Ainda que demore, espere-a;

    porque ela certamente virá e não se atrasará.”

— Habacuque 2:3 NVI

 

Você sabia que sua promessa, milagre ou movimento da montanha não se revela imediatamente, mesmo que tenha sido cumprida no reino espiritual? Muitas vezes, há um período de espera considerável para que isso se manifeste em ordem natural, para que nós e todas as pessoas possamos ver.

Há referências a essa verdade por toda a Bíblia e, no entanto, quando sentados no meio de nossa espera, muitas vezes esquecemos que Deus é um Deus que geralmente nos instrui a esperar, e por boas razões. A principal razão é o tempo: ““Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará.” (Habacuque 2:3 NVI). No entanto, você sabia que muitos cristãos optam por não esperar? Sabemos que isso é verdade, porque Paulo escreveu à igreja primitiva a respeito disso. Ele disse:

E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido” (Gálatas 6:9).

“ Vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem” (2 Tessalonicenses 3:13).

Vemos essa verdade ainda mais cedo no Antigo Testamento. Veja o que diz nesta história sobre Daniel. “Ele me disse: 'Daniel, homem de grande estima, entenda as palavras que estou prestes a lhe dizer e permaneça em pé, pois agora fui enviado a você.' E quando ele me falou essa palavra, eu me levantei tremendo.

“Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.

“‘Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia…porque a visão é ainda para muitos dias” (Daniel 10:11-14).

Raramente é a visão que vemos, ou a promessa que recebemos, por enquanto. Embora a urgência em nosso espírito e o entusiasmo que sentimos façam parecer que a promessa é para agora, geralmente (talvez quase sempre) o que podemos facilmente imaginar e o que Ele nos prometeu é para mais tarde, até mais tarde, para um tempo "determinado".

Se você é como eu, é enquanto você e eu estamos no meio dessa espera, enquanto nossa montanha fica lenta, quando começamos a nos perguntar se ouvimos do Senhor corretamente. Nós nos perguntamos se fizemos tudo certo, e nos perguntamos se essa promessa pela qual acreditamos em Deus era realmente para nós.

No entanto, como o versículo acima nos ordena, não devemos desistir, embora demore, espere; porque certamente virá, não tardará [demorará, atrasará ou protelará]” (Habacuque 2:3). Essas foram as instruções que Jesus deu a Seus discípulos, quando ele sabia que precisariam do Espírito Santo, de seu poder e de sua força. Foi dito aos discípulos que "aquilo" viria, mas tenho certeza de que eles não tinham idéia do que realmente seria.

Apos Sua morte, durante o tempo em que Ele reapareceu a eles em forma corporal: “Reunindo-os, Ele ordenou que eles não deixassem Jerusalém: mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse Ele) de Mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (Atos 1:4-5). Mais uma vez, é importante que você espere, não importa quanto tempo espere.

O que você está esperando?

No final de semana passada, fui enormemente abençoada por assistir a um casamento de uma noiva muito especial e particular esperava, por ANOS. A principal razão pela qual ela esperou tanto tempo se deveu ao fato de ser uma herdeira, avaliado em milhões. Embora ela estivesse formalmente noiva pelo menos outras duas vezes, todas as vezes, no último minuto, cada um dos  homens estava se casando por dinheiro. Então, com um coração intensamente quebrado, junto com seus sonhos quebrados, os dois casamentos foram interrompidos por seu pai. Quando nossa família conheceu essa querida jovem, ela estava se recuperando de sua segunda tentativa de se casar, querendo desesperadamente se casar como sua irmã mais nova.

Quando nos tornamos amigas íntimas, ela me confidenciou que, durante anos, ela queria acreditar que realmente havia alguém lá fora, alguém com quem poderia viver "felizes para sempre", mas o homem certo a iludiu. Para ajudá-la a esperar, Deus trouxe dezenas de pessoas fiéis à sua vida para falar a verdade, e fui abençoada por ser apenas uma delas. Durante anos, ela e outra amiga minha estudaram Uma Mulher Sabia. [Nossa amiga em comum acreditava firmemente neste livro de estudos; depois de ler os capítulos com a ex-nora, foi abençoada por ver o casamento de seu filho restaurado e um bebê de restauração que logo se seguiu, devido ao estudo das verdades em "Fruto do seu ventre".]

Elas me disseram que se encontravam semanalmente, ambas determinaram que ela seria a esposa certa quando Deus lhe enviou o marido certo. Além disso, para ajudar isso a acontecer, ela se apresentou fielmente para orar no altar, domingo após domingo, para que aquele homem certo entrasse em sua vida. Então, apenas alguns anos atrás, esse "homem certo" pareceu surgir, apenas desaparecendo com a mesma rapidez. Todo mundo estava com o coração partido por ela mais uma vez.

Então, neste fim de semana, depois de todos esses anos de espera, depois de todas as lágrimas, todas as tristezas desapareceram em um instante, e elas foram substituídas por lágrimas de alegria, quando todos cantamos o hino precioso “Tu es fiel” para ela em seu casamento. Pareceu um sonho, quando vi o homem que Deus havia escolhido para ela (um pastor do Desafio Jovem, cuja família estava orando por ele por tantos anos para encontrar a “mulher certa”), o noivo dela, olhando ela com o amor em seus olhos que eu raramente vi em um homem, em qualquer homem.

Atualização: o dinheiro que este casal herdou permitiu que se dedicassem a empreendimentos filantrópicos, doando dinheiro a boas causas que Ele depositou em seus corações, viajando frequentemente juntos para algumas das áreas mais pobres do mundo usando o dinheiro de Deus para ajudar.

Novamente, e mais uma vez, vemos que Deus é verdadeiramente fiel; mas, infelizmente, não importa a força de nossa própria fé, não importa quantas promessas compilemos, com frequência nossos milagres continuarão a demorar muito tempo depois que acreditamos que eles aconteceriam. No entanto, uma vez que Sua promessa aparece, eu amo como Ele também é fiel para ter certeza de que aqueles que investiram no seu movimento na montanha estão lá para se alegrar com você. Estou convencida de que essa é toda a razão para orar e semear na vida de outras pessoas, porque nos permite desempenhar um pequeno papel no milagre de Deus, nos dando um lugar na primeira fila. Acredito que, assim como nosso dízimo ou oferta é para participar e fazer parte dos investimentos mudaram vidas (que sempre traz muitos dividendos em abundância), também são nossas orações e nossos investimentos em tempo para ensinar aos outros. Quando oramos, quando estudamos ao lado de alguém, nos alegramos, como se esse milagre ou movimento de montanha estivesse acontecendo conosco!

Embora eu não tenha chorado quando meus próprios filhos se casaram, eu chorei quando essa preciosa garota finalmente caminhou pelo corredor ao som da música de Twila Paris: “How beautiful the radiant bride who waits for her Groom with His light in her eyes (Quão bonita é a noiva radiante que espera por seu Noivo, com Sua luz nos olhos)”. Havia dezenas de mulheres e homens que também choravam, devido a muitos que haviam investido em sua vida ao longo de muitos anos de espera.

Por que a espera? “Contudo, os que esperam no SENHOR ganharão novas forças; subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, andarão e não se cansarão ” (Isaías 40:31).

Esperando por nós

Embora nos perguntemos por que somos convidados a esperar no Senhor, muitas vezes somos nós, você e eu, quem o Senhor está esperando. Vemos isso neste versículo de Isaías: “Portanto, o SENHOR deseja [anela, anseia, almeja] ser misericordioso com você, e, portanto, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o SENHOR é Deus de justiça. Como são felizes todos que esperam Nele” (Isaías 30:18).

É interessante que este versículo nos diz que o Senhor é um Deus de justiça, porque essa foi a chave da minha fé em acreditar que Deus realmente tem planos de me abençoar além de qualquer coisa que eu possa esperar, sonhar ou imaginar! “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que Nele espera” (Isaías 64:4)

Há cerca de um mês, meu filho mais novo disse algo “não era justo”, e eu concordei que geralmente as coisas não são “justas”,  já que Deus não é um Deus que é justo, felizmente, Ele é um Deus de justiça. Eu disse a ele como todos devemos ser gratos por Ele ser um Deus de justiça, e não justo; e ele, meu filho, sabia qual a diferença? Ele disse que justo era quando todos eram iguais, mas achava que justiça significava ser punição.

Na verdade, eu disse a ele, e quero lhe dizer, que Deus sendo um Deus de justiça significa que eventualmente (no final) todos receberão o que merecem, bons e maus. E isso significa que, não importa o quê, sempre vale a pena fazer a coisa certa, não importa qual seja o custo agora. Não apenas isso, mas quando parece que outras pessoas (especialmente seus inimigos) estão sendo abençoados, e você não, pode contar com o recebimento, no final em dobro. Você precisa esperar com a expectativa de que algo tremendamente especial aconteça, especialmente se você tiver a atitude certa quando algo for injusto, porque a atitude certa é um reflexo do coração certo.

Não importa quanto tempo você espere, eventualmente os céus vão se abrir sobre sua vida e derramarão sobre você bênçãos que não se comparam ao sofrimento ou dificuldade pela qual você passou. E todas as dificuldades que você encontrou ao longo de sua jornada serão uma lembrança distante e nebulosa, se o seu coração tiver a motivação correta.

Repetidas vezes, quando a dúvida tentava me fazer questionar o que ainda não vi, mas o que realmente acredito, na fé, e ira acontecer e acontecerá em breve, o Senhor me lembrava da lista de injustiças que fizeram contra mim pessoalmente, que veio contra meus filhos e contra meu ministério, especialmente em termos financeiros. Portanto, tenho a segurança de saber que em breve receberei o dobro do que foi perdido ou roubado de mim, toda e qualquer injustiça em dobro.

“Mas vocês serão chamados sacerdotes do SENHOR ministros do nosso Deus. Vocês se alimentarão das riquezas das nações, e do que era o orgulho delas vocês se orgulharão. Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla, e ao invés da humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna. “Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna” (Isaias 61:6-8).

Se você acha isso incrível, Ele tem mais. Ele diz que abençoará duplamente nossos erros, seus e meus. Veja o que diz: “Fale gentilmente com Jerusalém; e clama a ela que sua guerra terminou, que sua iniquidade foi removida, que ela recebeu da mão do SENHOR o dobro de todos os seus pecados” (Isaías 40:2). E preciosa leitora, lembre-se, cada e todas essas promessas também são para você. Simplesmente acredite nelas e reconheça-as, o que significa falar cada uma delas com seu MC, para que você os reivindique oficialmente. Pessoalmente, eu reconheço as promessas agradecendo meu MC pelo que Ele vai me abençoar duplamente.

Ah, e para aquelas de vocês que pensavam que o que todos nós merecemos é o inferno; Eu concordo. No entanto, é por causa de Sua justiça que nos nós beneficiamos, como participantes, o que significa que podemos compartilhar Suas bênçãos. “Pelas quais Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo” (2 Pedro 1:4).

“Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo e ser encontrado Nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na . Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte” (Filipenses 3:8-10).

Então, noiva preciosa, lembre-se, o que você está esperando vale a pena esperar. Pois a visão que Deus lhe deu ainda está por vir. Está programado para um tempo determinado que somente Deus sabe. Mas no final, quando aparecer, isso irá falar e não mentir sobre a Sua fidelidade.

Se você esperar, quando aparecer, também provará que você não estava louca quando acreditou no impossível, naquela montanha enorme em movimento. E, embora demore, não deixe de esperar por isso, porque certamente virá; não vai demorar para sempre!