“Ainda muitas outras coisas ...

se cada uma das quais fosse escrita,

cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter

os livros que se escrevessem.”

—João 21:25

 

Faz exatamente 10 anos desde que este livro foi publicado pela primeira vez, e essa versão não incluía este Epílogo.

Primeiro, louvo a Deus, pois nunca passei nenhum tempo na prisão. A empresa de cartão de crédito gentilmente retirou as cobranças, depois de transferirem a dívida do cartão de crédito em meu nome para que eu pagasse.

Em segundo lugar, minha montanha finalmente caiu, não apenas desmoronou mas foi lançada ao mar.

Como eu previ, não caiu como eu imaginava. Depois que tive a oportunidade de devolver minha para empresa de hipotecas, algo tão inédito na época (um ano depois, todos estavam saindo de casa), recebi um telefonema surpreendente de uma das minhas amigas mais queridas que vive no exterior. Ela me perguntou para onde eu iria, depois de ouvir que eu havia devolvido minha casa e disse: "Não faço ideia". Ela ficou muito animada e gritou: "Você vem morar aqui! Eu me perguntava por que não consegui encontrar um quarto e por que Deus me deu dois, era para você!!!” Para confirmar que esse era o plano Dele. Ele me levou a encontrar um voo tão barato que minha amiga não podia acreditar que eu estava falando sério. Então, algumas semanas depois, arrumei apenas três malas, dei tudo o que possuía para a família e voei para minha nova casa nova, com vista para o Lago Genebra, na Suíça!

Tudo isso aconteceu depois do meu vale mais profundo de todos os tempos. Meu marido levou nossos filhos para uma visita e depois se recusou a devolvê-los. Muito em breve, depois de algumas acrobacias inimagináveis para me impedir de tentar recuperar as crianças, ficou claro que permanecer neste país não era nada seguro para mim ou para meus filhos. “Então Jesus disse aos seus discípulos: ‘Se alguém quiser me seguir, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; mas quem perder a vida por Minha causa, a encontrará'” (Mateus 16:24-25). "Concorda com o teu adversário rapidamente, enquanto estás no caminho com ele" (Mateus 5:25 KJV). "Evitar conflitos é uma honra para o homem, mas qualquer tolo brigará" (Provérbios 20:3). “Considerem toda a alegria, meus irmãos, quando encontrarem várias provações, sabendo que a prova de sua fé produz perseverança” (Tiago 1:2–3).

Sim, eram dias muito sombrios, mas eu sabia que Ele havia me enviado para um país conhecido por segurança, cercado pelas montanhas mais majestosas, os Alpes, que são cobertas de neve durante todo o ano. Enquanto lá fui abençoada por viajar por toda a Europa, abençoada irmã, que só teve um ano para viver com uma viagem à Europa, que era seu sonho, e no meio de tudo isso, nos Estados Unidos, minha montanha caiu com um grande estrondo!

Os tribunais me concederam liberdade de todas as minhas dívidas, devido a Ele fazer com que os tribunais realmente arquivassem um caso de falência em meu nome, algo que eu nunca tinha ouvido falar antes ou depois!

Mesmo que eu tentasse de todas as formas parar o processo, nada que tentasse interromperia o momento. Mesmo quando me disseram que eu teria que voltar aos Estados Unidos para chegar à audiência final, e eu disse a eles que não podia, eu tinha tanta certeza de que o processo iria parar. Isso não aconteceu. Em vez disso, fui notificada de que eles estavam nomeando um procurador para falar em meu nome. Cada vez que eu tentava interromper o processo, algo escandalosamente inédito acontecia, mantendo o processo em andamento.

Foi só depois que recebi os documentos finais em minhas mãos que meu Marido me disse o que nunca entendi. Como Ele gosta de fazer, Ele me fez várias perguntas: “De quem era essa dívida, Michele? Você acumulou faturas de cartão de crédito? Você gastou tudo em férias com outro homem enquanto era casada? Você solicitou todos os empréstimos que nunca pretendeu pagar? Ou era tudo dívida de outra pessoa?" Lágrimas de alívio correram pelo meu rosto enquanto Ele prosseguia: “Você estava disposta a assumir a dívida, perder tudo, seus próprios filhos, até seu país, ser humilhada e ainda transparente. Agora você está livre, meu amor...” e logo depois eu estava de volta aos Estados Unidos para assistir ao casamento do meu filho. E acredite nisso ou não, Deus não tinha feito.

Apesar de recusar voltar à Europa para viver, me foi dado um lar de ex-vizinhos nossos. Sim, dado! No começo, me debati para me dar a escritura, então meu Querido falou comigo quando eu estava dirigindo para casa uma noite, dizendo que pegar a escritura da casa significava assumir uma hipoteca, que estava longe de ser "livre" da dívida. Os bancos possuem casas, a maioria das pessoas não. Há quem o faça, como alguns depoimentos que compartilhei neste livro, onde o plano de Deus era comprar uma casa gratuita e livre, e um dia esse também pode ser o plano Dele para mim. No entanto, por enquanto, eu amo que sou livre para me movimentar, sem o ônus dos impostos a pagar. Quando uma porta se abre para eu morar com um dos meus filhos ou em algum outro lugar, como quando me mudei para a praia e cada um dos meus filhos veio com a família para desfrutar da areia e do mar, cada vez que me mudei, nunca precisei tentar encontrar um comprador para minha casa. Todos os lares neste planeta que Deus possui, e como noiva do nosso Marido, Ele só quer que eu more lá e desfrute dela como minha, enquanto eu estiver lá. Eu morava onde não pagava aluguel, ou a uma taxa tão reduzida que chocou as pessoas quando descobriram. Em todos os lugares que Ele me deu favor, às vezes provações (para me manter perto Dele como meu Marido), mas cada vez onde Ele me teve morando, impressionou aqueles que estão assistindo. “Você é nossa carta [uma epístola] escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens” (2 Coríntios 3:2).

Este verso que eu conheço muito bem há anos: "A prata é minha e o ouro é meu", declara o Senhor Todo-Poderoso" (Ageu 2:8). Mas ele assumiu um significado totalmente novo, uma vez que eu estava livre de dívidas e comprometida com Ele para permanecer assim, não importa o quê. Todos nós sabemos que Ele é dono de tudo, então por que eu ou qualquer uma de Suas noivas escolheria estar em dívida com alguém, não com um banco ou empresa de hipoteca ou empresa de cartão de crédito ou dirigir um carro. Ele me libertou para me concentrar em simplesmente amar os outros. "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros." (Romanos 13:8).

Cada vez que meu Marido me diz que é hora de irmos (nós dois, Ele e eu), eu apenas aviso e partimos, seguindo Sua liderança de novo e de novo e de novo. Quando algo quebra, notifico o dono da casa, cujo trabalho é consertar isso para mim, porque Ele é meu marido e é dono de tudo.

“Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem” (Salmos 24:1).

“E abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra” (Genesis 14:19).

“Tanto a prata quanto o ouro me pertencem”, declara o Senhor dos Exércitos” (Ageu 2:8).

“Apoderem-se da terra e instalem-se nela, pois eu lhes dei a terra para que dela tomem posse” (Números 33:53).

“Quem primeiro me deu alguma coisa, que eu lhe deva pagar? Tudo o que há debaixo dos céus Me pertence” (Jo 41:11).

“Porque meu é todo animal da selva e as alimárias sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo.  Se eu tivesse fome, não to diria, pois Meu é o mundo e a sua plenitude (Salmos 50:10-12).

Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar participam do altar?  Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho” (1 Coríntios 9:13-14).

“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é Minha” (Êxodo 19:5).

“Também a terra não se venderá em perpetuidade, porque a terra é Minha; pois vós sois estrangeiros e peregrinos comigo” (Levítico 25:23).

“Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor, teu Deus, a terra e tudo o que nela há” (Deuteronômio 10:14).

Querida noiva, se você ainda está esperando sua montanha cair ou pelo menos começar a desmoronar, espero que o que compartilhei lhe dê fé para confiar que isso acontecerá no tempo determinado.

Então, o Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará” (Habacuque 2:2-3).

Também acontecerá do jeito Dele, não do seu.

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55:8–9).

E quando isso acontecer, você terá o tipo de liberdade que você nunca imaginou ser sua.

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres” (João 8:36).

Deixe-me encerrar meu epílogo com meu mais recente verso favorito que deve liberar sua imaginação para o que sei que Ele tem para você, querida e doce noiva.

E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos! (Efésios 3:20 NTLH). Sonhe alto!

Você dirá a esta montanha:

'Mude daqui para lá', e ele se moverá;

E nada será impossível para você.

— Mateus 17:20