Antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai

sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo

aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós.

—1 Pedro 3: 13-15

Assim que o seu cônjuge sair, após ter conversado com você ou desligado o telefone, vá imediatamente para o seu cantinho de oração e conte ao Senhor tudo que você estiver sentindo ou pensando. Se você foi sábia, e não fez perguntas e resistiu quanto àquilo que você sentiu vontade de dizer ou fazer, então você descobrirá que não somente você irá se recuperar deste terrível golpe, mas estará também um passo mais próxima da restauração.

Depois que você disser tudo ao Senhor, (e este passo é muito importante embora o ignoremos frequentemente) sente-se em silêncio e peça ao Senhor para te dizer como Ele se sente e o que Ele pensa! É aí então que você ouvirá a calma e tranquila voz do Senhor!! Você não vai querer perdê-la saindo correndo para ligar para uma amiga, ou pior, correr para dizer ao seu cônjuge o que você sente ou pensa, ou fazer perguntas sobre o que ele/ela disse!

Lembre-se, “Não te apresses a sair da presença dele; nem persistas em alguma coisa má; porque ele [ou ela] faz tudo o que lhe agrada [o que agrada a ele ou a ela mesma].” (Ec 8:3).

Deus deseja que você aprenda a ouvir a Sua voz para que Ele possa levá-la em direção à sua vida abundante. Ele quer guiá-la através do “vale da sombra da morte”. Mas para fazer isto, nós precisamos aquietar as nossas mentes e os nossos espíritos e simplesmente ouvir. Quando o seu coração tiver acabado de ser apunhalado significa que ele estará aberto para ouvir a Sua voz como nunca antes. Depois que você tiver aprendido a ficar sozinha com o Senhor e a ouvir a Sua voz, você conseguirá ouvi-Lo sem precisar de um coração ferido—em breve você conseguirá ouvi-Lo claramente mesmo em uma sala barulhenta. Mas começa, primeiro, com a sua ida para um lugar calmo, com você derramando o seu coração e em seguida permanecendo quieta para que Ele possa derramar o coração Dele no seu!

Geralmente, para mim, Ele muitas vezes começa a me dizer a Sua Palavra, um versículo Bíblico, que vem à minha mente e ao meu coração. É por isto que é tão importante que você devore a sua Bíblia e marque (com um lápis colorido) as promessas que Ele está te mostrando. Lembre-se de que a maioria delas serão encontradas em Salmos, e mais tarde, você encontrará coisas especiais vindas Dele ao longo de toda a Bíblia, incluindo alguns livros do Velho Testamento que muitos poucos Cristãos leem. Apenas deixe que o Seu Santo Espírito guie você. Comece a leitura da sua Bíblia todos os dias perguntando ao Senhor o que Ele deseja te mostrar.

Deus diz na Oração do Pai Nosso para pedirmos pelo “nosso pão de cada dia”; portanto, Ele já tem uma comida espiritual designada para nós diariamente. Não cometa o erro de não pedir ou de não ser alimentada espiritualmente todos os dias—especialmente ao enfrentar o divórcio. Uma refeição espiritual não é suficiente para dois dias. Também não basta comer uma vez pela manhã. E assim como os especialistas em saúde física nos dizem que fazer várias refeições pequenas ao longo do dia é o melhor para nós, no que concerne aos assuntos espirituais, eu digo que apreciar a Palavra de Deus e estar em Sua presença no decorrer do dia irá te sustentar e te nutrir melhor espiritualmente, em vez de passar apenas um período mais longo com Ele só uma vez por dia.

Provem, e vejam como o SENHOR é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!” (Sl 34:8).

Refeições espirituais não “aparecem” simplesmente, então certifique-se de planejar o seu dia para “provar e ver como o Senhor é bom” não apenas uma vez pela manhã, mas banqueteie-se com a Sua Palavra e as Suas promessas ao longo do dia. Isto irá te manter em perfeita paz ao invés de contender ou sofrer com o desespero.

O louvor é uma outra área que te elevará às alturas de ALEGRIA e que transformará você, a sua vida, e a qualquer situação que você esteja vivenciando agora ou que surja no futuro. Se o que vem pela frente é o que tem te impedido de louvar a Deus como Ele deve ser louvado, deixe que sua mente “avance” até o futuro que Ele tem planejado para você. Não olhe para aquilo que “pode” estar por vir, como por exemplo o que acontecerá se ou quando você assinar os papéis de divórcio, ou o medo de encontrar com a outra mulher em um jogo de futebol, ou com quem o seu cônjuge possa estar se encontrando quando ele não está com você—ao invés disso, olhe para o futuro— um futuro que Ele tem planejado exatamente para você!

“Deleite-se no SENHOR, e Ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e Ele agirá: ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.

Descanse no SENHOR e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados,mas os que esperam no SENHORreceberão a terra por herança. ” (Sl 37:4-9).

Seja o que for que o Senhor tenha prometido a você—olhe para a frente e foque nisto. Então comece a louvá-Lo da mesma maneira que você sabe que fará quando (não se) a sua promessa se cumprir!! Você vai dançar e cantar diante do Senhor quando o seu milagre chegar? Então mostre ao Senhor que você acredita Nele e louve-O agora! Não espere, louve bem em meio a todos os ataques do mal ou do maligno—alegre-se porque agora você está um passo mais próxima de alcançar os desejos do seu coração!

Quando os israelitas tomaram Jericó, eles gritaram a sua vitória até que os muros desabaram! Eles não gritaram depois que os muros caíram, foi o seu grito de antemão que derrubou os muros! E mais uma vez em 2 Crônicas, capítulo 20, Jeosafá louvou a Deus e os levitas se levantaram para louvar o Senhor em alta voz antes da vitória que fez com que o inimigo destruísse a si mesmo!!! E como se isto não bastasse, após o inimigo ter sido completamente destruído, eles precisaram de três dias para recolher todo o espólio deixado para trás!! Acredite nisto para a sua situação já que Deus também nos promete o mesmo em relação a todas as injustiças que sofremos.

“Encorajem a Jerusalém e anunciem que ela já cumpriu o trabalho que lhe foi imposto, pagou por sua iniquidade, e recebeu da mão do SENHOR em dobro por todos os seus pecados. ” (Is 40:2). Você percebeu que Ele diz que você receberá em dobro, não apenas pelas coisas certas que você tenha feito, mas também pelo que fez de errado? Lembre-se disto quando você estiver querendo castigar a si mesma pelos seus pecados. Ele também disse que te dará uma recompensa dupla por tudo que tiver sido feito contra você! Leia...

“Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla, e ao invés da humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna. ” (Is 61:7).

Aquilo em que você acredita é o fator decisivo entre a sua prosperidade e a sua destruição.

“Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. ” (Marcos 11:23).

Se você acredita que o que te espera mais à frente é a destruição, então certamente ela virá. Se, no entanto, você acredita que Deus é um Deus bondoso, e que Ele está usando esta crise para te abençoar (e abençoar cada passo da caminhada), então é isto que acontecerá.

Certifique-se de se concentrar no que Deus tem feito por você em vez de naquilo que pode vir contra você! Todos os dias, como diz a canção, “Conta as bênçãos, conta quantas são; conta as bênçãos e verás surpreso o quanto Deus já fez! ” Faça isso ao se deitar à noite, e de novo pela manhã. Agradeça a Ele por cada coisa que Ele tenha feito no dia anterior. Quando você estiver no telefone falando com sua amiga, conte as suas bênçãos uma a uma—pare de falar de coisas ruins. Deus ama ser louvado; portanto, Ele continuará a abençoar aqueles que separam um tempo e se esforçam para dar a Ele o louvor que Ele merece!!

Louve o Senhor cantando. Cante músicas que cantam para Ele e não sobre Ele; canções que falam com o Senhor, na primeira pessoa. É muito fácil achar excelentes músicas de louvor e adoração—louvado seja o Senhor—ela está em toda parte! Você pode se sentir atraída pelo que a sua igreja canta, mas tente expandir também perguntando aos seus amigos (que são fervorosos para com o Senhor) o que eles ouvem. Eu fico contente porque meus filhos tocam na equipe de Louvor e Adoração na igreja deles. Então, como eles estão sempre ensaiando, eu ouço a sua música de louvor continuamente e ela é a minha preferida.

Não somente a música de louvor é uma maneira de transformar o seu luto em dança, mas as músicas que você canta para o Senhor também fazem isso. Há muitas canções de amor Cristãs que você pode ouvir em casamentos. Elas costumavam ferir o meu coração porque, como Léa na Bíblia, eu nunca me senti verdadeiramente amada pelo meu marido. Mas desde que comecei a cantar canções de amor para o Senhor, eu me sinto a mulher mais abençoada e amada da face da terra! Eu sou realmente a SUA noiva.

Quando você terminar de louvar ao Senhor com canto e dança, e tiver cantado aquela canção de amor especial para Ele, certifique-se também de dizer a Ele como você se sente a Seu respeito. Diga-Lhe o quanto você O ama. Diga a Ele que não há nada ou ninguém que você deseje além Dele. Este tipo de interação precisa ser feito durante todo o dia—sempre que você experimentar qualquer sentimento negativo, e todas as vezes que coisas boas acontecerem com você. Garanta que você irá separar um tempo para dizer a Ele o quanto você O ama e o estima.

Este tipo de contato com o Senhor irá te preparar para toda e qualquer “conversa” que seu cônjuge queira ter com você. Não vai ser preciso nenhum “esforço” real da sua parte para simplesmente concordar, e reagir entusiasticamente ao que ele/ela disser!! Porque a sua confiança está no Senhor, não nos planos que o inimigo está tentando executar, e quando eu digo “inimigo” eu não estou me referindo aos planos que o seu cônjuge ou a outra pessoa com quem ele está podem ter para te destruir, mas falo daquele que está por trás de tudo. Lembre-se de que eles também estão no processo de terem as suas vidas destruídas—eles apenas ainda não sabem disto!

Então, ao invés de se agitar, você irá se juntar ao Senhor quando Ele rir do que o inimigo está tentando fazer porque a Sua Palavra diz...

“Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão? Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido... Aquele que está sentado nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. ” (Salmos 2: 1-4).

Com o poder que eu ganhei através da intimidade com o Senhor, além de ter sido batizada com o Espírito Santo (o que automaticamente te dará ousadia espiritual), e que eu não tinha durante o primeiro divórcio, mais os testemunhos que comecei a ler para compilar para este livro, eu fui capaz de não apenas concordar (ou suportar), mas também pude reagir a todos os planos malignos do meu marido com entusiasmo. Isto porque eu sabia que tudo que havia acontecido e tudo que parecia negativo eventualmente seria transformado em uma benção para mim (e para os meus filhos)!

“E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. ” (Rm 8:28).

Eu fui capaz de: entusiasticamente assumir toda a dívida da nossa família e do nosso negócio (e o valor era dez vezes maior do que eu pensava!), entusiasticamente assinar os papéis de divórcio para que meu marido não tivesse que pagar nenhuma pensão para os nossos filhos e entusiasticamente ouvir ele me contar mais e mais sobre a mulher com quem estava envolvido.

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? ” (Rm 8:35).

“Eu sou do meu Amado e o meu Amado é meu... Quando encontrei Aquele a quem o meu coração ama eu O segurei e nãoO deixei ir...Estou doente de amor. ” (Cantares 3:2-4; 5:8).

*Quando Jesus é tudo que você precisa e tudo que você quer—ninguém pode te ferir.

Como resultado, agora eu não só tenho paz, mas tenho também a alegria que me faz querer pular e dançar. Mas isto está longe de ser tudo, o Senhor passou à minha frente e me cercou de favores por todos os lados para os quais eu me vire! Têm surgido oportunidades na minha vida que eu nunca sonhei que teria, assim como bênçãos financeiras que aparecem todos os dias!

Isto não está disponível somente para mim, mas para cada uma de vocês que escolher esta estrada que Jesus nos encorajou a seguir—em vez daquele caminho largo e destrutivo que o mundo toma quando enfrenta o divórcio.

“Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas. Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram. ” (Mt 7:12-14).

Infelizmente a estrada larga para a destruição é a mesma que muitos Cristãos escolhem tomar lado a lado com os descrentes. Tolamente eles seguem o mesmo rumo que os descrentes ao decidirem manter um “bom” advogado para lutar por eles e ao tentarem bloquear e lutar contra o mal, quando Jesus nos disse claramente para não fazermos isto!

“Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa” (Mt 5:38-40).

Alguns Cristãos podem não conseguir atingir esta ousadia “santa” porque não estão cheios do Espírito Santo. E, à propósito, ousadia santa não é aquela atitude de “falar na cara”; pelo contrário, é a habilidade de dar a outra face e permanecer quieto quando injustamente acusado.

“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos...Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-Se Àquele (Deus) que julga com justiça. ” (1 Pedro 2:21-23).

O que significa estar cheio do Espírito Santo ou ser batizado no Espírito Santo? É receber mais de Deus. Eu sei, sem nenhuma sombra de dúvida, que foi esta a vantagem que eu tive desta vez, a qual me deu a ousadia e o combustível espiritual que eu precisava para conseguir me “beneficiar”, em vez de simplesmente “suportar” este ataque espiritual do maligno contra mim (e contra os meus filhos), significando que eu não precisaria lutar.

Estar cheia do Espírito Santo é um dom, e por isso você não pode se esforçar ou trabalhar para recebê-lo—exatamente como acontece com a sua salvação, é um dom. É algo que você simplesmente pede e confia que receberá. Para ter uma compreensão deste dom, leia Atos 2 e 4. E também assista os vídeos “Seja Encorajada” porque lá é explicado sobre este dom pelo qual Jesus disse aos apóstolos que esperassem.

Se Jesus disse a eles (que estavam se escondendo no sótão após a crucificação) para esperarem lá até que estivessem cheios do Espírito Santo, então isto é uma coisa que você também deveria desejar, não importa qual sejam as suas crenças denominacionais. Eu quero tudo que Deus tiver para mim, e você?

Se você estiver pronta para fazer um compromisso com SENHOR sobre o que você leu, clique em seu DIÁRIO, assim você concorda que está pronta para registrar esta próxima parte da sua Jornada de Restauração no formulário "Meu Diário". Não se apresse, sente-se, pegue seu café ou chá e derrame seu coração em seu Diário.

Como “As mulheres mais velhas também ... ensinam o que é bom, para ENCORAJAR as moças…” (Tito 2:3), você terá a oportunidade de falar com as mulheres mais jovens que ainda são solteiras como parte de seu ministério.