W@H PTG
Tirando o Máximo Proveito das

Refeições Rápidas e Fáceis

Pratos que Funcionam e Não Dão Trabalho!

 

Antes de clarear o dia ela se levanta,
prepara comida para todos os de casa,
e dá tarefas as suas servas.
Provérbios 31:15

Embora nossos lares estejam organizados, e nós estejamos tentando nos manter a dois passos adiante, em vez de cinco atrás, alguns dias ainda serão caóticos; portanto, refeições fáceis são obrigatórias. Por ser uma mãe de sete filhos e ter que alimentar uma família de nove pessoas, eu sempre precisei planejar com antecedência e ser criativa.

Ainda que agora seja apenas eu e cinco filhos em casa, eu tenho cozinhado ainda maispara meus filhos e seus amigos!

Quando me casei eu não sabia cozinhar absolutamente nada. Só consegui me tornar uma cozinheira melhor quando decidi me humilhar. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês.” (1 Pe 5:67).

Quando meu marido me deixou em 1989, eu contei às senhoras que frequentavam as minhas aulas que eu simplesmente não sabia cozinhar nada. Naquela mesma semana uma amiga me disse que ela viria à minha casa para me ajudar a fazer a fazer uma torta deliciosa e “fácil”. E “fácil” era a palavra chave para mim. Ela veio e foi me ensinando passo a passo a preparar a torta seguindo a receita. Era Deus fazendo algo novo na minha vida!

Logo várias outras senhoras começaram a me dar receitas com a palavra “fácil” no título, e eu comecei a aprender. Agora quero compartilhar algumas receitas bem fáceis com você que com certeza irão agradá-la.

Fritada de Batata

2 batatas médias; 1 cebola pequena; 3 colheres (sopa) de óleo; 5 ovos; sal a gosto; pimenta dedo de moça e salsa picada a gosto.

Descasque as batatas e corte em rodelas e pique a cebola. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o óleo e ponha a cebola e a batata. Deixe fritar, mexendo de vez em quando até a batata ficar bem macia e a cebola dourada. Bata bem os ovos, tempere com sal, pimenta e salsa. Despeje a mistura sobre a batata, tampe a frigideira e deixe cozinhar no fogo baixo, até as bordas dourarem. Vire a fritada e deixe dourar do outro lado. Se preferir, junte aos ovos, uma colher (sopa) de queijo ralado.

Farofa Simples

300 g de bacon picado; 1 gomo de linguiça calabresa picada; 1 maço de coentro ou cheiro verde picado; 1 cebola média picada; azeitonas fatiadas a gosto; farinha de mandioca para dar o ponto

Frite primeiramente o bacon. Quando estiver quase sequinho coloque a calabresa e frite mais um pouco. Coloque a cebola e deixe fritar um pouco e depois acrescente as azeitonas e o coentro. Apague o fogo e coloque a farinha no ponto que desejar.

Quiche Rápida

Massa: 150 g de farinha de trigo; 3 colheres (sopa) bem cheias de margarina; sal a gosto

Recheio básico: 1 copo de leite; 1 lata de creme de leite sem soro; 3 ovos; 2 colheres de queijo ralado; sal; pimenta e noz - moscada ralada

Sugestões para acrescentar ao recheio básico: alho poró, escarola refogada, palmito, queijos (o que preferir) em cubos, frango, presunto em cubos, queijo e bacon

Misture a farinha, sal e a margarina, até ficar homogêneo. Passe papel filme ou em recipiente plástico com tampa e leve à geladeira por 20 minutos. Para o recheio misture o básico e acrescente o seu sabor escolhido. Coloque a massa em forma de fundo falso, cobrindo o fundo e as laterais e adicione o recheio. Leve ao forno até que as bordas estejam douradas. Sirva com salada ou maionese.

Lasanha de Macarrão Instantâneo

Cozinhe o macarrão instantâneo conforme as instruções da embalagem, mas sem o tempero. Quando estiver cozido, escorra a água, passe rapidamente na água fria e reserve. Cozinhe e desfie o frango e prepare o molho. Coloque em uma panela o óleo, a

cebola e o alho para dourar. Coloque o colorau, a cenoura, a cebolinha, a salsa e o caldo de galinha. Misture bem. Coloque a água e deixe ferver até formar um caldo grosso. Adicione o frango. Monte em um refratário, alternando camadas de molho, macarrão, molho e requeijão. Vá repetindo até completar o refratário. Termine com molho, requeijão e muçarela. Ponha no forno até derreter o queijo e sirva quente.

Purê de Batata com Queijo

5 batatas grandes cozidas e descascadas; 50g de manteiga; 100ml de leite integral; 1 pote e requeijão; 300g de queijo suíço; 50g de parmesão ralado; sal

Amassar as batatas ainda quentes. Adicionar a manteiga, o leite e o requeijão. Misturar bem. Juntar metade do queijo e misturar. Ajustar o sal. Dispor metade do purê em uma forma refratária, colocar a outra parte de queijo suíço e cobrir com o restante do purê. Cobrir com queijo parmesão ralado. Levar ao forno preaquecido a 200 graus até gratinar.

Omelete Delicioso

3 ovos; 150 gramas de peito de peru defumado ou mortadela defumada; 150 gramas de queijo muçarela ou provolone; 1 cebola pequena; sal e cheiro verde a gosto; azeite ou manteiga para fritar

Bata os ovos em neve tempere de acordo com sua preferência. Aqueça a frigideira e regue com azeite ou manteiga. Despeje metade dos ovos, intercale o peito de peru defumado e o queijo, depois cubra com o restante dos ovos, tampe e deixe em fogo baixo. Depois é só virar e deixar dourar um pouco.

Batata Recheada

4 batatas médias; 1 tablete de caldo de legumes

Recheio: 50 g de bacon picado; 250 g de carne moída; 1 cebola picada; 1 dente de alho picado; 1/2 lata de molho de tomate; 1 colher (sopa) de leite; 1/2 xícara (chá) de requeijão

Descasque as batatas e cozinhe-as em água temperada com o caldo de legumes. Escorra e reserve. Derreta o bacon, junte a carne moída e refogue. Acrescente a cebola e o alho e deixe fritar. Junte o molho de tomate e o leite e cozinhe por alguns minutos. Corte as batatas ao meio e retire um pouco da polpa. Amasse-a com o requeijão e misture com a carne moída. Distribua o recheio entre as metades de batata e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, apenas para gratinar. Decore com o manjericão e sirva.

Torta de Bacon e Abobrinha

1 xícara (chá) de bacon picado; 2 xícaras (chá) de abobrinha cortada em cubinhos (+ ou uma abobrinha grande ou duas pequenas); 1 tomate pequeno sem semente picado; 1 cebola pequena picada; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 2 ovos batidos; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 4 colheres (sopa) de leite; 4 colheres (sopa) de parmesão ralado (2 para a massa e 2 para polvilhar por cima); 1 colher bem rasa (sopa) de fermento em pó; sal e pimenta a gosto.

Frite o bacon (não é necessário adicionar óleo e nem deixá-lo torrar) e reserve. Pré-aqueça o forno a 180oC. Misture a abobrinha, o tomate e a cebola e tempere como preferir. Em outra vasilha bata os ovos como se fosse preparar uma omelete, junte o leite, a farinha, metade do parmesão e o fermento. Misture esse creme com os vegetais e em seguida acrescente o bacon. Coloque em uma forma untada e enfarinhada, salpique as 2 colheres de queijo parmesão que sobrou e leve para assar até dourar.

Mexido Rápido

Sobra de arroz; 2 ovos; cheiro verde; tomate cortado em cubos; cebola cortada em rodelas finas; queijo ralado; farinha; manteiga

Coloque a manteiga na panela, acrescente a sobra de carne ou frango e deixe fritar um pouco. Acrescente os ovos, a sobra de arroz e a cebola, deixe fritar um pouco e desligue o fogo. Depois, coloque o tomate, o cheiro verde, o queijo ralado e, por último, coloque um pouco de farinha (só um pouco). Misture e sirva ainda quente.

Panqueca de Carne Moída

Massa: 1 1⁄2 xícara de farinha de trigo; 1 copo de leite em temperatura ambiente; 2 ovos; 4 colheres de sopa de óleo; sal a gosto

Recheio: 300 gr de carne moída; 1 lata de extrato de tomate; 2 colheres de sopa de cebolinha; 1⁄2 tomate cortado em cubos; 1 caixa de creme de leite; 400 gr de muçarela fatiada; sal a gosto; queijo ralado a gosto; pimenta a gosto (opcional)

No liquidificador, coloque os ovos, o leite e o óleo, bata. Acrescente a farinha aos poucos. A massa deverá ficar com uma consistência grossa. Em uma frigideira, coloque um pouco de óleo, com o auxílio de uma concha, despeje a massa na panela de modo a cobrir todo o fundo e formar uma massa redonda. Espere o outro lado estar bem frito antes de virar. Coloque as massas de panquecas prontas em um prato e reserve. Em uma panela, coloque um pouco de azeite, refogue o alho e a cebola, em seguida, adicione a carne e mexa bem. Deixe a carne cozinhar até diminuir a água. Acrescente o tomate picado, o molho de tomate, sal e pimenta a gosto. Espere o molho levantar fervura e desligue. Espere esfriar para acrescentar o creme de leite e misture bem. Leve ao fogo novamente por 7 minutos. Coloque a massa em cima de uma superfície lisa e limpa. Comece incrementando com

uma ou duas fatias de muçarela e um punhado de carne, enrole com cuidado e coloque a panqueca em um refratário de vidro. Quando estiver todas prontas, despeje o restante do molho de carne por cima e salpique queijo ralado.

Rocambole Simples de Carne Moída

1 kg de carne moída de primeira; 1 pacote de sopa de cebola.

Recheio: queijo e presunto

Tempere a carne com a sopa de cebola, se precisar acrescente um pouco mais de sal, vai do gosto de cada um. Abra a massa em cima de um plástico filme, distribua o queijo e o presunto. Enrole como um rocambole. Depois coloque em uma forma untada com margarina e cubra com papel alumínio. Leve ao forno por 30 minutos. Em seguida retire o papel e espere até a carne ficar dourada. Se preferir coloque por cima do rocambole fatias de bacon.

Arroz com Frango

Refogue 1/2 cebola picada e 2 dentes de alho picados no azeite. Junte o frango (700 gramas) e deixe dourar. Acrescente 1 tomate sem semente picado, 1/2 lata (ou 1/2 xícara) de milho verde sem a água e 1/3 de xícara de ervilhas. Deixe refogar em fogo baixo por 3 minutos. Junte 1 e 1/2 xícara de arroz e 1 colher (sopa) bem rasa de sal. Cubra com água fervente, até passar 2 dedos do nível do arroz. Misture bem e tampe a panela de pressão.

Deixe em fogo alto até pegar pressão. Abaixe o fogo e deixe por 10 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair normalmente. Polvilhe cheiro verde na hora de servir.

Filé de Peixe Crocante

Nesta receita pode ser usado o peixe de sua preferência, por exemplo, a tilápia, cortada ao meio no sentido do comprimento (separando as duas “bandas”).

Tempere o peixe com pelo menos 2 horas de antecedência com os temperos de sua preferência. Pode ser usado apenas suco de limão, sal e pimenta branca moída na hora. Para fazer a crosta é muito simples.

Receita da base: 1 xícara de torrada processada grosseiramente. O ideal é usar a torrada tradicional, as versões light ou com fibras ficam secas demais. Se você não tiver processador, coloque em um saquinho e bata com um martelo ou rolo de macarrão. Pode ser usado também pão francês amanhecido ralado no ralador grosso ou processado, desde que esteja bem duro e seco, ou ainda torradas feitas com pão francês, mas não pode deixar torrar demais, tire do forno antes de dourar. 1/2 colher (café) de sal; 4 colheres (sopa) de azeite. Esta é a base para a crosta do peixe (dá para 4 filés grandes). Basta misturar bem.

Para aromatizá-la é só acrescentar os ingredientes da sua preferência, eu usei: 1/3 xícara de cheiro verde; 1 colher (sopa) de alho granulado; raspas da casca de 1 limão.

Você pode adicionar as ervas de sua preferência, parmesão, pimentas, o que desejar, desde que não solte muito líquido, senão ela não fica crocante. Feito isso, é só cobrir os filés na parte de cima com a “farofinha” pressionando com as mãos e colocá-los em assadeira bem untada com azeite (pode-se colocar alumínio e untar por cima dele). Leve os filés ao forno baixo (180o), senão até o peixe chegar no ponto a casquinha queima. Quando a casquinha estiver bem dourada é só tirar do forno e servir.

Filé de Frango Prático

500 g de filé de frango (filés finos); sal e pimenta do reino para temperar; 1 e 1/2 xícara de molho de tomate; 150 g de queijo (muçarela, provolone ou coalho)

Seque os filés de frango com papel toalha e tempere com sal e pimenta do reino. Em um recipiente que vá ao forno, coloque umas duas colheres de molho de tomate e espalhe pelo fundo. Arrume os filés temperados e vá fazendo camadas de frango, mas sempre com um pouquinho de molho espalhado entre as camadas. Por cima de todos os filés coloque o restante do molho de tomate. Cubra com papel alumínio e leve ao forno alto por 20 minutos. Retire do forno e tire o papel alumínio. Coloque todo o queijo por cima (pode ser em fatia ou ralado). Leve ao forno por uns 10 minutos ou até ele ficar dourado por cima.

Bife de Panela

1⁄2 quilo de bife; 4 colheres (sopa) de azeite; 1 cebola ralada; 4 dentes de alho amassados; 1 pimentão vermelho cortado em cubos pequenos; 4 colheres (sopa) de molho inglês; 1 1⁄2 xícara (chá) de caldo de carne fervente

Em uma panela esquente bem o óleo e doure os bifes de um lado e do outro, coloque a cebola, o alho e o pimentão e deixe ambos tostarem. Quando estiverem bem dourados coloque o molho inglês e o caldo de carne fervente e deixe cozinhar um pouco até que o caldo engrosse bem.

Frango Frito

2 kg de coxa e peito de frango; 6 dentes de alho picados; 1 colher (café) de pimenta calabresa seca; suco de 1 limão; 1 colher (sopa) de sal

Para empanar: 3 ovos; 1⁄2 xícara (chá) de água; 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 3 xícaras (chá) de farinha de milho flocada; 3 xícaras (chá) de corn flakes; 1 colher (sopa) de sal; pimenta do reino moída; noz moscada em pó a gosto; sal a gosto

Tempere as coxas com sal, alho, pimenta, suco de limão e deixe tomar gosto na geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, tempere a farinha de trigo com sal e pimenta, misture e

reserve. Para a farinha flocada de milho tempere também com sal e pimenta e reserve. Tempere os ovos batidos com a água e comece a empanar; passe cada pedaço de frango na farinha de trigo temperada, nos ovos e na farinha de milho flocada. Deixe cada pedaço de frango descansar por 10 minutos. Então, passe pelos ovos novamente e em seguida pelo corn flakes. Aperte muito bem com as mãos e frite sob imersão em óleo moderado até que fique bem dourado. É importante fritar nesta temperatura para que a carne do frango fique cozida por dentro.

Bife Acebolado Suculento

1 bife (contra-filé, mignon, alcatra, etc.); sal e pimenta do reino; 1/2 cebola fatiada; água

Sempre que for fazer bife desse jeito, se certifique que ele tenha no mínimo 1 dedo de grossura. Quanto mais grosso seu bife mais tempo de panela ele irá precisar e maior a chance dele ficar mais suculento. Em seguida tempere bem com sal e pimenta do reino, vire o bife e faça a mesma coisa do outro lado. Leve uma frigideira ao fogo alto e deixe esquentar muito bem, depois de quente acrescente um pouco de azeite e coloque o bife. Em seguida vire do outro lado e deixe dourar. Retire o bife e coloque 1/2 cebola fatiada, refogue um pouco e em seguida acrescente um pouco de água. Continue refogando até a água secar. Coloque a cebola por cima do bife e sirva.

Mais Dicas

Dica para Carne Moída. Eu sempre guardo a carne moída já COZIDA no freezer, e deixo descongelar um pouco no microondas sempre que preciso usá-la. Se você cozinhar a carne moída assim que comprá-la, o gosto ficará mais saboroso e ela poderá ser utilizada em muitas receitas fáceis e rápidas.

Dica para Tortas e Quiches. Eu sempre compro e guardo aquelas bases prontas e congeladas para tortas e quiches. Sempre que tiver carne, queijo ou legumes sobrando você poderá fazer uma refeição deliciosa e rápida! Os restaurantes cobram um preço altíssimo por uma fatia de torta com as combinações mais estranhas nas suas quichesentão use a criatividade!

Corte os seus ingredientes e coloque-os em uma base de massa já pronta. Bata quatro ovos com um pouco de leite e derrame sobre a tampa da torta e asse até que ela doure um pouquinho. Vá reduzindo a temperatura do forno à medida que ela for assando. Sirva com pãezinhos e uma salada.

Bolos de Carne. Há tantas maneiras de se criar vários bolos de carne. Use a sua criatividade para desenvolver algumas das suas próprias criações.

Ao variar a maneira de prepará-los, você conseguirá despertar o entusiasmo da sua família. Use duas fôrmas para tortas e o bolo de carne poderá ser cortado em fatias como

se fosse uma torta. Modele o seu purê de batatas em um cone de sorvete e ele ficará parecido com uma torta a la mode. É divertido e fácil de fazer!

Molho de Carne. A carne assada geralmente ficará seca e sem graça sem um molho, pelo menos para os homens. Meu ex-marido era um grande fã de molhos e meus filhos herdaram essa preferência. Eu tentei copiar a técnica que a minha mãe usava, mas, pela Providência Divina, nunca consegui aprender. O fato é que o molho dela, embora fosse cremoso, não tinha muito gosto porque ela usava leite para prepará-lo.

Uma noite, há muitos anos atrás, nós fomos convidados para um jantar que a igreja ofereceu para todos os novos membros. Era uma igreja pequena e as senhoras mais velhas realizavam esse evento periodicamente para dar as boas-vindas aos recém conversos. Havia no menu uma carne assada com purê de batatas e MOLHO. Meu ex-marido ficou nas nuvens! Não só porque a carne estava macia, mas o molho também era uma coisa do outro mundo! Ele comentou com o nosso garçom que, se ele já não fosse casado, se casaria com a pessoa que havia preparado aquele molho delicioso.

No final do jantar, um senhor mais velho e muito gentil parou na frente do meu marido e anunciou, “Eu ouvi dizer que você quer se casar comigo!” Meu marido ficou assustado, mas o homem continuou dizendo, “Fui eu quem fez o molho!” Embora ele não tenha se casado com esse homem, hahahaha, no fim ele se casou comigo de qualquer maneira, e eu ainda faço o molho!!

Aqui está a receita. Ele é fácil de fazer e sempre fica delicioso, não importa com o que você o sirva!

Enquanto a carne estiver cozinhando, encha uma jarra, ou uma vasilha de plástico com tampa (uma que tenha uma tampa apertada), com água. Coloque um pouco de farinha e sacuda até que fique com a aparência de leite. Para um molho mais encorpado, adicione mais farinha à água até que a mistura fique parecendo um creme grosso. Para um molho mais leve, coloque uma quantidade de farinha apenas suficiente para que a mistura se pareça com um leite desnatado. Em seguida, derrame o caldo que soltar da carne em uma panela e deixe ferver.

Com um batedor de ovos, comece a bater o caldo da carne na panela enquanto ele ferve e lentamente vá adicionando a combinação de farinha e água. Vá adicionando aos poucos, e pare quando der o ponto que a sua família mais gosta. Lembre-se de que você sempre poderá acrescentar água/farinha para deixá-lo mais grosso, então tome cuidado para não colocar muito dessa mistura no caldo.

Se você tiver apenas uma pequena quantidade de caldo, faça um molho mais leve adicionando MENOS farinha/água porque ele irá render mais. Eu prefiro os molhos mais leves porque eles são mais saborosos! Mais Receitas

Pedir receitas às suas amigas é a melhor maneira de encontrar excelentes pratos e de dar a elas a riqueza de um cumprimento verdadeiro. Se você não sabe cozinhar, então faça o que eu fizhumilhe-se e peça ajuda.

Assista alguns programas sobre culinária para se inspirar. Muitos destes programas agora são direcionados às mulheres que não sabem cozinhar, a maioria são apresentados por mulheres que aprenderam colocando a mão na massa e elas mesmas não são chefs treinadas.

Se você ama um determinado tipo de prato, mas não sabe prepará-lo, então tente visitar um website de receitas para descobrir a receita e o modo de fazer.

Um dia eu estava ocupada tentando cozinhar (eu acho que a minha casa estava cheia de refugiados devido à uma tempestade de gelo) e minha irmã me pediu para preparar uma refeição para a diretora da casa de repouso onde ela morava. Essa diretora havia estado em um dos meus seminários sobre “planejamento das refeições mensal” (veja Capítulo 10) e decidiu pedir a cada uma das residentes que sugerisse dois dos seus pratos favoritos para serem preparados todo mês. Uma ideia brilhante!

Minha irmã e eu decidimos que a comida favorita dela era a mexicana, e que uma sopa de tortilla tornaria o jantar especial. E eu então fui pesquisar na internet para encontrar uma receita e “esbarrei” com um site que foi uma resposta à minha oração.

O que eu gosto nos sites são as avaliações (de uma a cinco estrelas) e os comentários (certifique-se de orientar a sua busca pelas avaliações). Eu leio todos os comentários (depois eu busco de acordo com as avaliações e fico com as que receberam cinco estrelas) para que eu saiba POR QUE que as pessoas gostaram daquela receita (porque pode ser que a minha família não goste pelo mesmo motivo).

Outra ferramenta excelente que alguns sites oferecem é a possibilidade de se criar a receita de acordo com o número de pessoas que você irá servir e a possibilidade de imprimir a receita facilmente.

Alguns oferecem várias opções úteis também como: Adicionar ao Livro de Receitas, Adicionar ao Planejamento das Refeições, Adicionar à Lista de Compras, Adicionar ao Cardápio. Pesquise e veja o que pode te ajudar!

Um dia talvez eu consiga separar um tempo para postar e compartilhar todas as minhas receitas. Ou será apenas uma quimera? (A palavra quimera pode ser definida como uma “ideia irrealista: um objetivo, esperança, ou plano tão fantasioso que é muito improvável que venha a se tornar realidade.”)

Diário