W@H PTG
Tirando o Máximo Proveito da

Costura

Noções Inteligentes de Costura

Nas mãos segura o fuso e com
os dedos pega a roca.
Provérbios 31:19

A costura é basicamente uma “arte perdida” na sociedade atual, mas já que a Escritura nos diz que uma “esposa excelente” costura (bem, na verdade, ela fia o seu próprio tecido, portanto, costura), eu sinto que isso deva ser importante, ou Deus não o teria mencionado! Se você não tem nenhuma noção de costura, certamente existem mulheres em sua igreja com quem você pode se reunir para aprender o básico, como por exemplo, pregar botões, fazer bainhas, remendar, e usar uma máquina de costura. Se você costura, e faz isso bem, separe um momento e peça ao Senhor para que Ele a use para ajudar uma outra mulher a aprender, mas primeiro, aplique esse ensinamento em seu próprio lar.

Você tem filhas, ou filhos, que ainda não sabem costurar ou pregar um botão? Uma peça de roupa faltando um botão perde o seu valor. Por isso, aprender a costurar algumas coisas básicas será útil para todos na sua família. Os pais enviam seus filhos para a escola para que eles aprendam tantas coisas que nunca serão usadas no futuro, mas falham em ensinar a eles habilidades como costurar, cozinhar, limpar e fazer compras, coisas que realmente irão ajudá-los durante a vida toda.

Para aquelas de vocês que sabem costurar, vamos falar sobre algumas dicas que ajudarão a poupar tempo e/ou dinheiro. A maioria das mulheres ou acham que não terão tempo para isso, ou acham que talvez seja mais barato comprar novas peças de roupa em vez de costurar. Em algumas situações isto é verdade; no entanto, quando fui abandonada com quatro crianças pequenas, a terceira era uma menina, eu descobri que, se eu costurasse, eu conseguiria vesti-la com o tipo de vestidos que eu não podia comprar naquela época. O que me ajudou mais ainda foi ter um escape, ou um hobby, que mantinha a minha mente e as minhas mãos ocupadas em um momento em que eu estava terrivelmente temerosa quanto ao meu futuro.

Dicas para Poupar Tempo

Tesoura. Pendure a sua tesoura em um pedaço de elástico ao redor do seu pescoço. Eu vi os funcionários de uma fábrica de tecido fazendo isso, e faço o mesmo há anos! Você nunca irá perdê-la. Faça isso ao lidar com os seus trabalhos manuais e quando estiver planejando embrulhar muitos presentes, como na época do Natal por exemplo. Você

poupará muito tempo porque não terá que ficar procurando a sua tesoura perdida embaixo do tecido ou do papel de embrulho.

Almofada de alfinetes. Use uma almofadinha de alfinetes no seu pulso. Você nunca acabará ficando sem alfinetes quando estiver na máquina de costura ou na mesa de passar. Pior ainda é quando eles ficam escondidos embaixo de um pedaço de tecido. (Estas duas primeiras dicas diminuíram pela metade o tempo que passo costurando!)

Cortando moldes. Corte vários moldes em um dia em particular, enquanto eles estiverem todos sobre a mesa ou no chão. Corte rente ao pequeno Vem seguida, volte e corte meio centímetro em cada V. Isto também poupa tempo.

Moldes. Use os mesmos moldes repetidas vezes. Você passará a conhecê-los tão bem que não perderá muito tempo ao seguir as orientações. Você pode até encontrar pequenos atalhos para confeccionar o seu modelo. Usando diferentes estampas, cores sólidas, xadrezes e listras, como também diferentes botões e golas, cada peça terá um look diferente.

Para moldes que serão usados repetidamente, faça um modelo usando as sobras de algum tecido. Eu fiz isso com o molde de vestido da minha filha. Não só foi mais fácil reutilizá- lo, em vez do molde de papel, mas também não foi preciso usar alfinetes para mantê-lo no lugar ao ser cortado! E, mais tarde, eu pude reaproveitar este molde e usá-lo para fazer vestidos para as minhas duas outras filhas.

Debrum. Não use moldes para debruns, apenas alinhe-osé tão mais rápido! Corte no acabamento da peça dobrada. Você terá apenas que costurar em volta do pescoço e das mangas, virar e passar! Usar um tecido de estampa diferente também muda a aparência geral da sua peça; é isto o que os estilistas famosos fazem. Eles podem usar uma estampa e um tecido totalmente diferentes, como por exemplo um debrum rosa choque em um tecido azul de bolinhas, apenas para dar um destaque.

Guarda-roupa infantil completo. Confeccione um guarda-roupa completo para seu filho (a). Faça de duas a quatro blusas ou camisas de estilos diferentes (gola redonda, gola quadrada, gola de marinheiro, gola plissada), e em seguida faça vestidos e macacões diferentes em várias cores e com pequenas variações no modelo. Isto me fez economizar tanto dinheiro (e naquela época eu não tinha nenhum!) e fez com que os meus filhos sempre ganhassem sorrisos afetuosos de pessoas que nem nos conheciam! Os vestidos que fiz para a minha filha mais velha, na verdade, foram passados para as duas irmãs mais novas e para as minhas sobrinhas-netas!!

Babadores. Confeccione e use babadores para as crianças pequenas (meus filhos de quatro anos ainda os usavam durante as refeições). Isto irá economizar tempo na hora de lavar roupas e evitará que você tenha que comprar roupas novas! Eu comprei também várias golas no shopping, nas lojas de tecidos, por mais ou menos cinco dólares, e as usava em minhas filhas quando saíamos para comer fora. Para os garotos eu fiz algumas golas quadradas e as colocava em cima dos seus macacõezinhos. Isso não só evitava que eles sujassem a roupa, mas também enfeitava o que eles estavam usando!

O primeiro babador que eu fiz foi de um retalho que sobrou de um vestido de batismo, que confeccionei usando uma toalha branca velha como suporte. Eu tinha também um

resto de renda grossa sobrando que passei em volta dele, e uma fita de cetim para os laços. Como eu disse antes, todas as minhas filhas usaram essa peça como babador, mas não parou por aí. Quando elas estavam com mais ou menos uns três anos, elas o usavam como um avental chique e brincavam de se vestir elegantemente! Nós ainda temos esse babador até hoje em nosso baú de recordações. Essa peça foi ou não foi ungida??

Dicas para Economizar Dinheiro

Compre moldes. Compre um único molde para os seus garotos e um para as meninas. Certifique-se de que eles tenham variações de tamanho (abra o molde antes de comprá-lo e verifique). Eu faço um molde de tecido cortando o tamanho que eu preciso em outro pedaço de tecido que não quero mais. Quando você colocar o seu molde de tecido em cima daquele que irá usar, não será preciso alfinetes para segurá-lo enquanto você corta.

Forro. Use os lençóis brancos que você não quer mais para fazer forros. Você também pode encontrar esses lençóis em brechós, ou usar um tecido que combine para forrar. Lembre-se também de usar tecidos diferentes para contrastar: listras dentro da sua estampa floral são uma ótima combinação. Guarde os seus retalhos de tecido para isso. Coloque-os em cima do tecido para comparar e encontrar uma combinação que funcione bem.

Compra de tecido. Compre tecidos quando o metro deles estiver custando bem barato. Você encontrará tecidos com ótimos preços em promoções pela cidade se procurar. Quando você precisar costurar alguma coisa, primeiro verifique o que tem em sua caixa de tecidos antes de correr para a loja.

Evite as tendências. Compre tecidos clássicos em vez das tendências da moda. E faça o mesmo com seus moldes. Assim as roupas poderão ser passadas para outras crianças sem que fiquem parecendo fora de moda.

Botões podem tornar suas roupas estilosas a um preço muito barato. Muitas vezes as lojas fazem liquidações de botões e a dúzia deles sairá por apenas alguns centavos. Botões, acabamentos e comprimentos variados fazem com que as roupas pareçam diferentes, muito embora esteja sendo usado mesmo modelo.

Recatada e aquecida: Confeccione calças pantalonas para as suas filhaselas são ótimas para deixar um traje elegante, são recatadas e muito boas para o frio no inverno.

Para durar por anos. Faça os vestidos das suas filhas à altura do tornozelo. Assim elas poderão usá-los no próximo ano à altura da canela e no final do ano à altura dos joelhos.

Ensine suas filhas a costurar. Como eu disse, não há maneira melhor de ajudar as suas filhas do que ensinar a elas as habilidades que as ajudarão quando se casarem futuramente. Se você não souber costurar, cozinhar ou fazer outras tarefas domésticas, encontre uma mulher que possa treinar você e sua filha. O “movimento de libertação feminino” deixou a maioria de nós incapazes de realizar tarefas simples. Isto faz com que tenhamos dificuldades e passemos a odiar as tarefas do dia a dia, que seriam realizadas facilmente se tivéssemos aprendido quando éramos mais jovens.

Para mais informações sobre treinamento das suas filhas (e filhos) para a vida após a saída deles de casa e casamento, certifique-se de ler o manual Uma Mulher Sábia (disponível gratuitamente em nosso website).

Diário