W@H PTG
Tirando o Máximo Proveito do

Método Certo

As Tarefas À Mão


Examinemos e submetamos à prova os nossos caminhos,
e depois voltemos ao Senhor.
Lamentações 3:40

A maioria das mulheres não têm um plano realista para manter as suas casas limpas e organizadas. Elas simplesmente enxergam o problema; e então, eventualmente, dão um jeito de fazer alguma coisa a respeito (ou às vezes nunca fazem)! No entanto, as mulheres no passado possuíam uma maneira muito bem organizada de manter seus lares limpos e funcionando organizadamente. Isso era algo que elas aprendiam desde jovens.

O Método: Cartões de Tarefas/Deveres

Logo que me casei, eu não tinha ideia de como estabelecer uma rotina que incorporasse todas as tarefas de limpeza, lavanderia, cozinhar, fazer compras, passar roupas, etc. dentro do meu dia, da minha semana e do mês. Eu nunca havia sido ensinada a esse respeito e nem havia observado alguém fazendo antes, como já mencionei neste livro.

Você pode ou não estar neste estado de desespero, mas são poucas as mulheres que conseguem administrar um bom lar hoje em dia (como tenho observado nas minhas visitas). Este método poderá ajudá-la a fazer aquilo que você não tem conseguido ou levá- la para um nível mais altotudo isso com o investimento de apenas um pouco de tempo.

Materiais: Para começar, adquira estes itens em uma papelaria. Você precisará de:

  1. Um pacote de cartões 3x5 nas cores branco, azul, amarelo, verde e rosa. 2. Um arquivo para cartões 3x5. 3. 3 conjuntos de divisórias:
  2. Números 1-31 (para representar os dias do mês). b. cartões mensais (Jan.Dez.). c. Uma divisória extra em branco. 4. Clipes de papel grandes e coloridos ou pregadores de roupa. 5. Porta-cartões plástico com divisórias.

Você irá criar uma lista “o que fazer” contínua que, uma vez pronta, poderá durar por anos! Todas as manhãs, meus filhos e eu começamos nosso dia pegando nossa pilha de

cartões 3x5 coloridos, que ficam presos com um clip, e são guardados no porta-cartões. Na pilha há cartões multicoloridos indicando a frequência com que eles são usados. Por exemplo, em nossa casa nós usamos azul para tarefas que fazemos todos os dias, amarelo para as que são feitas semanalmente e verde para as que são realizadas mensalmente.

Por que este método é melhor do que uma lista de tarefas ou um quadro de aviso com os deveres de cada pessoa?

Estes métodos podem até funcionar, mas esse em especial, que venho usando desde 1982, é algo que você não terá que refazer repetidas vezes. Você verá que ele não apenas durará por anos, mas que também é um método flexível. Os deveres ou tarefas podem ser passados de uma pessoa para outra. Por exemplo, alguma tarefa que você costumava fazer pode ser passada para o seu filho e depois de um tempo ela pode ser passada para um irmão mais novo, e você só terá que mudar a inicial do nome no cartão. Este método é flexível também porque a tarefa pode tanto ser realizada hoje ou pode esperar até a próxima semana, se você ou o seu filho estiverem doentes ou de férias. Eu acredito que um método não deve te controlar, mas você é quem deve manter o controle do seu sistema.

E ele pode ser revisado facilmente. Por exemplo, uma tarefa que é feita todos os dias pode passar a ser feita semanalmente. Ele tem também uma via fácil de acompanhamento para se certificar de que a tarefa ou o dever foi cumprido. Listas podem funcionar, mas a desvantagem é que você precisará criar uma nova cada vez que elas forem cumpridas ou que você precisar revisá-las.

Então, se você estiver pronta, vamos começar.

Para Começar. No topo do cartão branco escreva o nome de cada pessoa com um lembrete para orar ao iniciar o dia. Para as crianças pequenas que não sabem ler, eu sempre desenho ou colo uma figura de um menino ou menina de joelhos, de cabeça abaixada e mãos postas. Apenas para provar que os cartões funcionam durante anos mesmo, na semana passada eu notei que o meu filho de 13 anos e a minha filha de 12 ainda têm a figurinha da oração no topo dos seus cartões!

Depois que cada um ora, eles colocam aquele cartão na parte detrás da sua pilha e vão para o próximo, que pode ser arrumar a cama ou uma tarefa pessoal de higiene (veja abaixo). Meu próximo cartão poderia ser “Começar a Lavar as Roupas”, enquanto que o das crianças poderia ser “Ouvir a fita de Memorização da Bíblia enquanto arruma a sua cama”. Se seu filho frequenta a escola, você pode fazer um cartão “Levar a sua mochila para a porta da frente”, seguido de “Tomar o Café da Manhã”, e finalmente, “Pegar o ônibus para a escola—sair de casa às 7:45.”

Os cartões 3x5 não servem apenas para os deveres, mas também incorporam tudo que você achar que precisa dizer aos seus filhos para fazerem (ou aquela lista de tarefas que você faz para si mesma) em uma base diária, semanal ou mensal.

Para facilitar, cada cartão possui um código de cores: azul para uma tarefa diária, amarelo para uma tarefa semanal e verde para uma tarefa mensal. O branco (o cartão de orações deles) fica no topo da pilha e o rosa é o último e diz, “Feito!” O objetivo diário, ou melhor ainda, a obrigação diária é realizar cada tarefa, uma a uma, até que todos os cartões tenham sido “cumpridos” e o cartão rosa de “feito” esteja por cima da pilha!

Há anos atrás, nós chamávamos estes cartões de “cartões de deveres”. Contudo, se eu pudesse fazer com que o nome pegasse, eu preferiria chamá-los de “cartões de tarefas”, já que a definição de “dever” é uma tarefa desagradável. Eu prefiro que as coisas que fazemos, para contribuir para o bem da nossa família ou para cuidar de nós mesmos, não sejam vistas como desagradáveis.

Então, como organizar esta pilha de cartões? Primeiro, mais uma vez, crie um cartão para ficar no topo com o nome da pessoa para lembrá-la de começar o seu dia com a ajuda do Senhor porque “sem Mim nada podeis fazer” (João 15:5). “Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Pv. 3:6). Qualquer um destes versículos pode ser colocados no topo do cartão como um lembrete sobre em Quem devemos nos apoiar. Em seguida, você começa com as tarefas que faz diariamente.

Cartões Azuis são para as Tarefas Diárias

Enquanto você for desenvolvendo a sua rotina diária, anote cada tarefa que você realiza: isto significa qualquer coisa que você faça ou que você diga aos seus filhos para fazerem diariamente. Escreva cada tarefa em um cartão azul separado. Tudo que você faz todos os dias sempre deverá estar em um cartão azul.

Algumas coisas que você (ou os seus filhos) fazem já se tornaram um hábito; portanto, você não precisa fazer um cartão para elas. Contudo, eu muitas vezes as anoto mesmo assim para que os meus filhos, ou eu mesma, possamos organizar nossos cartões para aprendermos a fazer estas coisas em uma ordem específica. Isto se mostra muito útil quando a minha rotina é interrompida. Eu posso facilmente ver o que preciso fazer em seguida apenas consultando meus cartões. Algumas pessoas acham que marcar uma tarefa como “feita” em uma lista é encorajador. Esta mesma sensação revigorante é alcançada quando você coloca os cartões das tarefas feitas atrás do seu cartão rosa de tarefas realizadas!

Como mencionei antes, eu comecei a usar este sistema por mim mesma (quando meus filhos ainda eram muito pequenos) para que eu pudesse ter algum tipo de método (sem ter que diariamente fazer listas ou quadros que precisassem serem mudados ou refeitos) para me ajudar a me manter em dia com os deveres do meu lar. Quando meus filhos cresceram o suficiente (estavam com cerca de 5 anos), eu comecei a usar o método dos cartões 3x5 com eles para que eu não precisasse ficar dizendo a eles as mesmas coisas vez após vez.

Este método do cartão 3x5 continua a me livrar de ter que gastar meu tempo fazendo com que meus filhos cumpram com suas tarefas. Esse tempo livre é alcançado não através de mais trabalho duro, mas de se trabalhar com mais sabedoria e eficiência, em vez de maiores esforços. Isto significa que você pode fazer mais em menos tempo. Com esse tempo extra você pode acrescentar mais à sua vida, seja fazendo mais coisas ou passando mais tempo sem fazer nadaencontrando tempo para relaxar. Quando eu faço o acompanhamento e verifico se o cartão rosa “feito” está por cima da pilha, estou também me certificando de que o que pedi aos meus filhos que fizessem foi cumprido.

Fazendo os Seus Cartões

Eu sou aquele tipo de pessoa que ama fazer listas e organizar as coisas. Depois de falar para muitos grupos de mulheres sobre o meu sistema de cartões 3x5, algumas almas corajosas me disseram abertamente que não conseguiriam fazer este tipo de coisa. Por isso eu tive que pedir a Deus que me ajudasse a criar um método que pudesse ser usado por todas as pessoas.

Bem, Deus sempre é fiel! Logo eu me vi tão ocupada com o ministério que não tinha tempo para poder simplesmente “sentar” e pensar em alguma coisa. E foi então que o Senhor me mostrou o método mais fácil de fazer os cartões!!

Eu descobri que a maneira mais fácil de fazê-los é enquanto você está realizando as suas atividades. Todas as vezes em que você estiver cumprindo alguma tarefa que precisa ser feita, ou dizendo aos seus filhos para que façam, pegue um cartão e escreva nele essa tarefa.

  1. Decida a frequência com que a tarefa precisa ser feita: diariamente, semanalmente ou mensalmente. Anote o nome daquelas que você faz diariamente no cartão azul, no cartão amarelo anote as que sãos feitas semanalmente e no verde aquelas que são feitas mensalmente.
  2. Se você tiver filhos, determine quem poderia cumprir a tarefa. Comece pelo mais jovem da família e vá seguindo de acordo com as idades; em seguida, escreva a inicial ou o nome da pessoa no canto direito superior do cartão.
  3. Determine quando, ou qual dia da semana ou do mês, essa tarefa precisa ser feita, e escreva essa informação no canto superior esquerdo do cartão.

Vamos ser um pouco mais específicas ao fazer cartões de tarefas. Em cada cartão:

Escreva a inicial do nome da pessoa no canto superior direito. Eu tenho dois nomes que começam com a letra “T”. Então o mais velho fica com o “T” maiúsculo e o mais novo com o “t” minúsculo. (Se todos os seus nomes começarem com a mesma letra, dê um número a cada filho de acordo com a ordem dos seus nascimentos.) Minha filha mais nova tem um nome que começa com “M”, então os meus cartões “Mãe” são escritos com letra cursiva e os da minha filha são impressos com um “M”.

Os cartões diários azuis são sempre mantidos juntos por um clip ou um pregador. Os outros cartões coloridos (os amarelos e verdes dos quais falaremos depois) entram e saem do grupo de cartões, mas os cartões azuis diários sempre permanecem no grupo.

Como designar quem fará a tarefa: Eu decido quem é o filho mais novo capaz de realizar cada trabalho. (Sempre começo pelo mais jovem, a criança menor que tenho disponível, e sigo desta maneira até o mais velho.) A maioria das mães frequentemente começam do topo e deixam o filho mais velho esgotado. E esses filhos então, se se casarem, muitas vezes escolherão ter poucos filhos ou nenhum. Meus filhos começam a ajudar com as tarefas da nossa casa quando estão com cerca de quatro ou cinco anos de idade. Antes disso, você gasta energia demais para fazer com que eles façam alguma coisa e da maneira correta.

Quando você começa a escolher quem fará o quê, indo do mais jovem ao mais velho, as tarefas que ninguém mais é capaz de fazer recairão sobre você. Além disso, você será a treinadora inicial, e muitas vezes também a supervisora da tarefa (para se certificar de que o trabalho foi feito adequadamente). Não espere que os seus filhos cumpram as tarefas, ou que as façam de maneira adequada, se você não fizer um acompanhamento.

Este é também o lado bom do sistema. A cada dia você precisa colocar os cartões diários na pilha dos seus filhos, quando você notar que o cartão rosa já está por cima. Isto mostra se eles fizeram ou não a tarefa. Então, no começo, e periodicamente, você deverá dar uma olhada para se certificar de que eles realizaram a tarefa adequadamente. A criança pode precisar de mais treinamento. Pode ser que eles sejam muito pequenos para darem conta da tarefa e ela precisará ser passada para uma criança maior ou para você mesma.

Uma das perguntas que mais ouço sobre o meu sistema é em relação à mudança de tarefas. Meus filhos permanecem com as mesmas tarefas durante anos! A única hora em que eles se livram de um dever é quando eu vejo que posso delegar alguma coisa que eu mesma faça para um deles. Quando eu passo a minha tarefa para um deles, então passo também uma tarefa deles para outra pessoa e assim por diante. Quando uma criança pequena atinge idade suficiente para ter mais responsabilidades, eu observo como está a situação do filho que vem logo antes dela, pego algumas das tarefas mais fáceis dele, e começo novamente o sistema do mais novo ao mais velho até chegar a mim!

Quando uma tarefa é passada de um irmão para o próximo, o mais velho ensina o mais novo a como realizá-la adequadamente. O incentivo para ensinar bem ao irmão mais jovem é que, do contrário, a tarefa voltará para eles! Frequentemente eu mesma examino a tarefa apenas para me certificar de que ela esteja sendo feita apropriadamente.

Agora, com um ótimo sistema como este que realmente funciona, você pode entender por que eu mesma não tenho tarefas reais (e por que eu acredito que os filhos são bênçãos)! Se tivéssemos um número maior de mães treinando os seus filhos como deveriam, definitivamente veríamos mais famílias maiores. No entanto, a maioria das famílias veem os filhos como responsabilidades e não bens. Eles proveem para eles através de atividades fora de casa, e os servem como se fossem seus empregados. Os filhos não estão felizes, eles têm “atitude”, e acabam se sentindo miseráveis. Eles agem dessa mesma maneira em seus casamentos (que costumam durar menos de um ano), e logo lá estão eles de volta em casa novamente. Mães, tenham tempo para treinar os seus filhosisso deixará todo mundo feliz!

Cartões Azuis são para Tarefas Diárias

Mais de uma vez por semana, mas não todos os dias. Quando você tiver algo que precise ser feito duas vezes por semana, por exemplo às terças e quintas-feiras, use um cartão azul e coloque “T & Quin” no canto superior esquerdo. Se a tarefa precisa ser feita três vezes por semana, como por exemplo às segundas, quartas e sextas-feiras, escreva “Se, Qua e Sex” no canto esquerdo superior do cartão. Quando for algo que precisa ser feito todos os dias da semana eu escrevo “S-S” no canto superior esquerdo. Eu gosto de escrever a lápis quando estou escolhendo o dia, e até mesmo a criança, porque muitas vezes será preciso fazer mudanças.

Eu troco as tarefas quando elas não estão sendo feitas corretamente. Pode ser que você pense que uma criança seja capaz de desempenhar uma tarefa, mas mesmo com o treinamento ainda assim ela não estará sendo feito de maneira adequada. Claro, ao trabalhar com crianças, você precisa baixar um pouco as suas expectativas. Mas é melhor fazer com que eles ajudem (e voltar para consertar alguns detalhes) do que negligenciar o treinamento dos seus filhos.

Exemplos de Cartões

Arrumar a sua cama seria um cartão azul já que esta tarefa é feita todos os dias. Contudo, se você ou o seu filho já estão treinados a sair da cama e arrumá-la, ele ou ela não precisará de um cartão para esta tarefa. Mas, como em muitas casas as camas ficam desarrumadas dia após dia, muito provavelmente este é um cartão que você deverá incluir entre os seus.

Higiene pessoal é outra tarefa diária que as crianças negligenciam frequentemente. Infelizmente, ela também é negligenciada por muitas mães que têm a benção de poder ficar em casa. Portanto, este item seria um cartão 3x5 que você deveria adicionar à lista dos cartões azuis. Deixe-me sair do assunto de organização e focar na sua aparência. Muitas mulheres destroem seus lares, sem se darem conta, devido à falta de cuidado com a aparência. Os maridos saem e muitas vezes encontram mulheres em seu ambiente de trabalho que tomaram banho, colocaram maquiagem e estão usando roupas bonitas, e não um roupão de banho.

Então, por que ficamos chocadas quando nossos maridos voltam para casa um dia e dizem que encontraram outra pessoa90% das vezes no local de trabalho? Para aquelas de vocês que os maridos não trabalham com mulheres atraentes, saibam que elas estão por toda parte e seu marido as encontra assim que ele sai de casa: no restaurante onde ele almoça, a sua vizinha, ou mesmo a sua melhor amiga. Essas mulheres não apenas têm uma aparência e um perfume melhor do que o seu quando ele sai pela manhã, mas são também muito agradáveis. Elas ouvem quando o seu marido fala sobre as frustrações dele, que geralmente são a seu respeito, e simpatizam com o que ele diz. Ela pode ouvir e compartilhar dos sonhos dele, como você fazia antes de se casarem. Mas, em algum momento, você trocou o seu entusiasmo pela crítica e com isso segue destruindo o seu marido.

Querida esposa e/ou mãe, adote uma rotina de estar com a sua melhor aparência antes do seu marido sair de casa pela manhã. Se o seu marido não estiver em casa neste momento, comece a adotar esta rotina, e eu garanto que Deus irá trazê-lo para que ele veja como você está. Contudo, a beleza é enganadora. “Enganosa é a beleza e a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.” (Pv. 31:30). Então, antes que você se concentre em limpar e embelezar somente o exterior, talvez você queira ler o manual Uma Mulher Sábia e começar pelo interior.

Agora, de volta à nossa organização diária. Neste cartão azul de higiene pessoal estão listadas algumas coisas que seu filho deve fazer como:

  1. Vestir-se. 2. Pentear o cabelo. 3. Escovar os dentes.
  2. Colocar desodorante (para os adolescentes e pré-adolescentes). (Veja no capítulo 15 uma ótima receita para um desodorante não tóxico.) 5. E talvez conclua com: “Arrumar sua cama” em vez de colocar este item em um cartão separado.

Basicamente, você fará um cartão para cada tarefa que normalmente você diz aos seus filhos para fazerem todas as manhãs, ou um cartão para você mesma do que precisa ser incluído em sua rotina matinal (para que assim você possa organizar melhor o seu tempo ou descobrir o que deve fazer quando for interrompida).

Se você for uma esposa ou mãe que trabalhe fora, você verá que usando os cartões (e treinando seus filhos para usá-los ao se arrumarem pela manhã), haverá muito menos caos e estresse. Seu trabalho será primeiro treinar a si mesma a usá-los, e ir acrescentando outros itens sempre que você vir algo que esteja fazendo de novo para não esquecer, ou acrescentar aquilo que você agora faz com o tempo que está economizando ao trabalhar de maneira mais eficiente. Mesmo um cartão de verificação do que as crianças estão fazendo, por exemplo para acostumá-las a se levantarem em um determinado horário (embora eu acredite no uso de despertadores para crianças, caso você esteja constantemente com o tempo escasso) irá fazer com que você economize tempo e ajudará a sua manhã a correr mais tranquilamente.

Desde que deleguei a maior parte das responsabilidades domésticas aos meus filhos (eu fazia todas elas sozinha antes de eles nascerem e quando ainda eram muito pequenos para me ajudar), ao tentar encontrar alguns exemplos do que eu faço a cada dia, para ajudá-la a começar a fazer os seus cartões, eu descobri que realmente não tinha nada para compartilhar!

As mulheres muitas vezes me dizem que se elas tivessem tantos ajudantes como eu tenho conseguiriam terminar o trabalho. Não necessariamente. É preciso que você seja organizada, e que você mesma faça o trabalho antes de querer passar para a supervisão. Foi somente quando me vi com quatro crianças pequenas à minha volta foi que consegui delegar alguma coisa! E treinar crianças realmente irá requer mais esforço e tempo no início (motivo pelo qual algumas mães nem se dão ao trabalho de ensinar). Mas o seu tempo, esforço e paciência trarão grandes benefícios no futuro. Eu brinco (mas com sinceridade) dizendo que, por causa deste sistema, eu poderia morrer que tudo na minha casa continuaria correndo tranquilamente.

Embora eu não tenha morrido, viajei três vezes ao redor do mundo no ano passadoa viagem mais longa durou cinco semanas. E não precisei fazer nada, absolutamente nada, para que a minha casa e os meus filhos estivessem preparados para a minha ausência. A casa não estava exatamente como ela fica quando estou lá, mas meu ex-marido fez uma visita e disse que estava tudo exatamente igual! Cada uma de nós vemos coisas que ninguém mais vê, mas, quando você consegue chegar a ponto de confundir um ex-marido, é porque as coisas estão correndo bem mesmo!!

Sempre que você descobrir uma tarefa que não precise ser feita diariamente, então é hora de começar a fazer os cartões semanais, os cartões amarelos.

Os Cartões Amarelos são para as Tarefas Semanais

Ao examinar sua rotina diária, você descobrirá que algumas coisas não precisam ser feitas todos os dias; portanto, você as fará semanalmente. Escreva cada tarefa semanal em um cartão amarelo separado. Por exemplo, “Limpar as persianas da cozinha” seria um cartão amarelo, caso você faça isso uma vez por semana.

Quando você começar a organizar a sua vida, e os seus filhos forem sendo treinados a fazer aquilo que você anda pela casa pedindo a eles repetidamente que façam, você começará a notar outras coisas que precisam ser feitas, mas não com tanta frequência. Pode ser que no início essa tarefa esteja em um cartão azul, mas ao ver que ela está sendo realizada regularmente, você constatará que apenas algumas vezes por semana já será o suficiente.

Eu já mencionei sobre usar um cartão azul com Seg-Qua-Sex ou Ter & Qui, quando a tarefa precisar ser feita de duas a três vezes por semana. Este é o primeiro passo para que a tarefa possa passar a ser realizada com uma frequência menor. A outra maneira seria usar um cartão amarelo escrito “Seg” no canto superior, e um outro para “Qui” por exemplo. Use aquilo que funcionará com os seus filhos e/ou que se aplique à sua situação.

Já que os cartões amarelos não são usados todos os dias, apenas semanalmente, eles serão removidos no fim do dia e separados para o mesmo dia da semana seguinte. Por exemplo, hoje é quarta-feira, dia 16, então no final da quarta-feira, eu retirarei todos os cartões amarelos de debaixo do cartão “feito” e os colocarei em meu arquivo de cartões para a próxima quarta-feira, dia 23.

Todos os dias, quando eu preparo os cartões da família, eu pego os cartões amarelos semanais e os verdes mensais. Em seguida, eu os coloco os de volta no arquivo dos cartões 3x5. Somente os cartões azuis permanecem no conjunto.

Para aquelas tarefas que precisarão ser feitas apenas mensalmente, você irá usar os cartões 3x5 verdes.

Os Cartões Verdes são para as Tarefas Mensais

No decorrer da sua rotina diária e semanal, quando as coisas estiverem mais organizadas, você começará a perceber que algumas coisas não precisarão ser feitas diariamente e semanalmente; portanto, você deve anotar este tipo de tarefa em um cartão mensal verde.

Um bom exemplo é a limpeza da parte de cima da sua geladeira. De repente você se dá conta de que está uma bagunça, e já que está assim há meses, um cartão verde mensal seria perfeito. Eu então decido quem cuidará desta tarefa, faço com que ela seja executada, e crio um cartão para aquele dia. Por exemplo, se hoje fosse dia 20 eu anotaria esse dia no canto esquerdo superior do cartão verde.

Outro exemplo pode ser um cartão verde para a troca de lençóis. Embora algumas famílias que eu conheça lavam os seus lençóis semanalmente, em muitos lares isso é feito uma vez por mês.

Se na sua casa tiver muitas camas como na minha, tente distribuir a lavagem ao longo do mês, lavando todos lençóis de um determinado quarto de cada vez. E faça isso fora do

seu dia de lavar roupas. (Eu explicarei mais sobre as maneiras de organizar e simplificar a sua lavagem de roupas no Capítulo 13: “Minhas Melhores Dicas de Lavanderia”.)

Para me lembrar de em qual quarto estou, eu fiz um cartão 3x5 de cor fluorescente com as instruções “Trocar os Seus Lençóis” e o coloco junto com os cartões da minha quinta filha um dia antes de lavá-los.

Minha filha Tara então coloca esse cartão de cor fluorescente no quarto dessa pessoa em frente ao despertador dela. Pela manhã, esse filho (ou eu mesma) troca os seus lençóis.

Eu mantenho um segundo par de lençóis em um saco plástico transparente com zíper (aqueles que vêm com lençóis, cobertores e edredons). Depois que a cama estiver arrumada, os lençóis usados e o cartão fluorescente vão para o saco transparente e são levados para a lavanderia. Quando os lençóis estiverem lavados, eu os coloco no saco transparente e guardo no closet daquele filho, e coloco o cartão fluorescente naquele mesmo dia do mês. (Por exemplo, se hoje fosse dia 10, eu então colocaria o cartão na frente do próximo dia 10 do mês seguinte).

Resumindo o Meu Sistema de Cartões 3x5

O dia da semana fica sempre no canto superior esquerdo. Escreva o dia em que a tarefa deverá ser feita ou no cartão diário azul, ou no cartão amarelo semanal ou no cartão verde mensal.

Designações: Para designar qual filho, qual dia da semana, e qualquer outra especificação em cada cartão, eu ofereço algumas sugestões.

Cartões azuis: no cartão azul diário você pode anotar a tarefa que queira que seja feita de Se-Sex, ou somente na Seg, Qua, Sext ou apenas Ter & Qui. Anote isto no canto superior esquerdo.

Cartões amarelos: no seu cartão amarelo semanal você anotará qualquer tarefa a ser executada semanalmente. Escreva Seg, Qui ou Qua no canto superior esquerdo e o mantenha no arquivo para a próxima Seg, Qui ou para o dia em que essa tarefa será realizada na próxima semana.

Cartões verdes: No cartão verde mensal, você escreverá o dia do mês, como por exemplo, dia 1, 15 ou 24, etc. Anote isso no canto superior esquerdo e mantenha esse cartão no arquivo de acordo com o dia do mês: 1, 15 ou 24, ou no dia do mês em que essa tarefa será realizada no mês seguinte.

Novamente: Comece pensando naquilo que você diz aos seus filhos para fazerem todas as manhãs, repetidas vezes, desde a hora em que eles acordam. Escreva aquilo que você normalmente tem que repetir para eles em um cartão azul. Se estiver usando uma lista de tarefas, anote cada tarefa em um cartão azul diário separado.

Por exemplo: Arrumar a sua cama e arrumar o seu quarto certamente são tarefas que devem constar em um cartão azul diário. Lavar o vaso sanitário ou a pia provavelmente devem estar em um cartão amarelo semanal. Limpar em cima da geladeira ou limpar a gaveta de tralhas provavelmente estariam em um cartão verde mensal.

Seja específica: Você pode escrever a explicação sobre como a tarefa deve ser feita; por exemplo, no tópico “vestir-se” você podeescrever “por favor, pergunte à mamãe o que você deve usar” (se você tiver esse problema com um filho em particular).

Eles ainda não sabem ler? Se seus filhos forem pequenos demais para lerem, você pode simplesmente desenhar e colar figuras ilustrando a tarefa ou recortá-las de uma revista.

Você poderia explicar melhor como você faz tudo isso?

Eu divido as tarefas semanais em trabalhos fáceis. Em vez de escrever terça-feiralimpar os banheiros, escreva “Seg— John limpar as pias”, “Ter—Bob lavar os vasos sanitários (já que é sempre ele quem faz xixi fora do lugar)”, “Qua— Tom lavar a banheira (e faça isso durante o seu banho enquanto você ainda estiver molhado) e “Qui— Cindy e Sue limpam o chão do banheiro (a mais velha lava e a mais nova enxuga), e Julie limpar os espelhos (já que ela está sempre se admirando neles mesmo).”

Divida estas tarefas entre os seus filhos dependendo da idade e da capacidade de cada um. Divida de maneira que o trabalho fique distribuído ao longo dos dias da semana, se você não trabalhar fora. Aquelas que trabalham fora podem determinar se essa é uma tarefa que eles podem fazer quando chegarem da escola. Isto fará com que apenas limpar a pia, em vez de lavar o banheiro todo, se torne possível sem que você tenha que fazer toda a limpeza da casa aos sábados.

Se você mesma estiver fazendo as tarefas sozinha, porque seus filhos cresceram ou porque você ainda está esperando pelo Senhor para que Ele a abençoe com filhos, dividir as tarefas ainda é uma decisão inteligente. Se na sua casa tiver mais de um banheiro, limpe os dois vasos sanitários ou todas as pias (inclusive a da cozinha) e todo o chão no mesmo dia. É mais fácil e mais rápido realizar a mesma tarefa em diferentes locais do que limpar os vasos sanitários, a pia, o chão e em seguida o espelho. Como eu sei disso?

Anos antes do ministério começar, nós éramos proprietários de um serviço de limpeza na Califórnia. Minha parte era treinar as mulheres que o meu marido contratava. Eu as treinava a fazerem a mesma tarefa (limpar todas as pias ou todos os vasos sanitários) antes de passarem para a próxima, e com isso as ajudava a economizar o tempo que gastavam em cada casa e o trabalho que faziam junto com outra funcionária.

Tarefas feitas uma vez por mês ou semana sim semana não: Use um cartão mensal verde. Quando eu vejo alguma coisa que precisa ser feita semana sim semana não, eu faço um cartão verde mensal dizendo, por exemplo, “limpar as marcas de dedos das portas da casa (onde as crianças pequenas alcançam).”

Eu mantive um cartão verde para o corte de cabelo dos meninos durante anos. Antes de fazer o cartão, eu esperava até que ficasse visível que todos eles estavam precisando de um corte. Mas desde que criei este método de colocar os cortes de cabelo no cartão mensal verde, eu consigo manter meus filhos com uma aparência agradável e limpa, cortando o cabelo deles todo mês. O treinamento que dei a eles valeu a pena porque agora o meu terceiro filho corta o cabelo de todo mundo na família, exceto o meu. Eu mesma ainda corto e pinto o meu cabelo, o que tem sido muito conveniente agora que viajo com tanta

frequência e por longos períodos. Sempre levo comigo a minha tesoura e a minha tinta de cabelo!

Todas as vezes que eu percebo alguma coisa desorganizada ou suja (por exemplo, um determinado closet ou a geladeira), eu anoto em um cartão mensal verde 3x 5. Quando se tratar de alguma coisa que só precisa ser feita uma vez por mês, use um cartão verde e coloque a data do dia (apenas o número: 16) no canto superior esquerdo. Se for uma tarefa que precisa ser realizada duas vezes por mês acrescente 14 dias àquela data (por exemplo, 16 + 2 semanas, ou 14 dias, o que irá equivaler ao dia 30).

Se um cartão for cair em um dia inconveniente (em um final de semana, aniversário, ou qualquer outra data), simplesmente mude a data para o próximo dia conveniente. Quando você for recolocá-lo no arquivo dos cartões, coloque-o na frente do dia que seria o correto listado no canto superior esquerdo do cartão, e não no dia em que você finalmente realizou a tarefa.

Outra observação. É melhor “manter” a limpeza do que ser surpreendida por um desastre. Se você limpar as prateleiras da geladeira na terça-feira, e limpar a porta (por dentro e por fora) na sexta-feira, então não será preciso fazer uma limpeza geral nela todo mês. Nós geralmente comemos tudo que estiver sobrando um dia antes de eu fazer as compras. (Crie o seu próprio cantinho de comidas). Com a geladeira vazia, eu consigo organizar facilmente as prateleiras para manter tudo limpo, em vez de ter que fazer uma faxina geral com tanta frequência. E faço o mesmo quando separo os salgadinhos, pães e sobremesas. Tudo que sobrou eu jogo fora. Antes, quando morávamos no sítio, eu dava para os nossos animais, e agora dou para o meu filho mais velho, que ama trabalhar sabendo que tem alguma comida pronta que pode esquentar no micro-ondas.

Como usar o seu Arquivo e o Sistema de Cartões

Como mencionei no início, cada membro da família que participa deste sistema tem uma pilha de cartões azuis diários presos por um pregador ou por um clip de papel grande e colorido. Cada um dos filhos (e você) tem um clip de cor diferente para ajudar a identificar as pilhas de cartões mais facilmente. Você pode também usar pregadores de roupas coloridos ou escrever os nomes em pregadores de madeira. (Como eu uso os mesmos cartões há anos, os clips começaram a estragar na parte de cima. Foi então que passei a usar os pregadores de roupas.)

Todas as manhãs. A primeira coisa a ser feita todas as manhãs (ou na noite anterior) é ver as iniciais e colocar as pilhas de cartões azuis diários (seguras pelo seu clip correspondente) sobre a bancada da cozinha ou sobre uma mesa, da esquerda para a direitado membro mais velho até o mais novo da família.

Em seguida, pegue os cartões semanais amarelos e os cartões verdes mensais que ficarão na parte da frente do seu arquivo de cartões com a data de hoje (por exemplo, 14). Em seu arquivo, a data do dia de hoje estará na parte da frente com todos os cartões semanais amarelos e os verdes mensais, que serão distribuídos para cada membro da família. Em outras palavras, se hoje fosse dia 24, esse grupo de cartões amarelos e verdes estariam na frente do número 24. Você deverá tirá-los de lá e colocá-los na pilha dos cartões azuis diários (que estarão seguros por um clip).

Na frente da pilha dos cartões azuis diários de cada pessoa, você deverá deixar um cartão branco ou fluorescente com o nome deles escrito. Nós o usamos como um cartão de oração para anotar os pedidos, que poderão incluir a salvação de amigos e familiares. Ou você pode escrever aquele versículo sobre se ter um “espírito manso e gentil, que é precioso à vista de Deus” que a tem ajudado a vencer o seu jeito contencioso!

O último cartão é o rosa e traz a palavra “feito” escrita. Depois de iniciarem com a oração, eles começarão a tarefa descrita no cartão, e quando a completarem, colocarão esse cartão por último, atrás do cartão rosa. Os cartões NÃO devem ficar presos por um elástico, ou naqueles espirais de cartões 3x5, para que possam ser facilmente movidos de acordo com a prioridade ou pelas limitações de tempo. (Por exemplo, se houver um cartão para trazer as lixeiras, e essa tarefa precisará ser realizada mais na parte da tarde.)

Cartões rosa. Eu uso um cartão rosa para indicar que aquela pilha de tarefa foi “feita’ e os uso também para os aniversários (falaremos melhor sobre isso no Capítulo 8 “Planejando com Antecedência”). E, finalmente, eu uso um cartão rosa apenas com os dizeres “passar os cartões do próximo mês para a frente” todo dia 25 do mês (com essa anotação escrita no canto superior esquerdo do cartão). Coloque este cartão na frente da divisória de cartões. Falaremos sobre isto com mais detalhes no próximo capítulo.

Mais uma vez. Cada pessoa terá uma pilha de cartões presos por um clip. O cartão que ficará na frente é o cartão branco da oração, seguido pelos cartões azuis com as tarefas diárias. Em seguida vêm os cartões amarelos semanais e então os verdes mensais; e por último, vem o cartão rosa “feito”.

Regras para guardá-los. Mantenha um recipiente especial para guardar os cartões presos com os clips juntos. Todos os cartões devem ficar lá; ninguém deverá andar com eles por aí. Os cartões dos meus filhos ficam em um antigo porta-cartas plástico.

Ensinando o método. Diga às crianças que quando elas terminarem uma tarefa, devem colocar o cartão correspondente a ela atrás do cartão rosa. Após orarem, elas vão seguindo conforme o que diz cada cartão. Talvez você possa dizer a elas que devem completar cada tarefa na ordem em que você as colocou no cartão (para que aprendam a serem obedientes), ou pode permitir que façam as tarefas em qualquer ordem (para ensiná-las a serem organizadas). No entanto, é importante, que você tenha uma hora definida em que deverão ter terminado todas as tarefas. Pode ser ao meio dia, às 3 da tarde, antes de irem brincar lá fora, antes do jantar, ou pela manhã. Mas não lhes diga para fazerem as tarefas antes de irem para a cama, ou elas irão passar demais da hora de dormir!

Meus filhos tinham o hábito de levar a tarde toda para realizar as tarefas, quando elas poderiam ter sido realizadas em uma hora. Por isso eu comecei a usar um alarme e o programava para 60 minutos para ensiná-los a serem diligentes. E funcionou! Então agora eu faço desta maneira todos os dias. Nossos filhos fazem as tarefas que estão em seus cartões imediatamente depois que terminam o dever de casa. Se um dia em particular tiver mais tarefas, e ficar “provado” que serão necessários mais do que 60 minutos para completá-las, você pode simplesmente dar mais 10 ou 15 minutos de tempo para a criança terminar.

Faça com que dê certo. O método só funcionará se você pegar os cartões todos os dias (da semana) pela manhã, e aplicar uma punição se a tarefa não for realizada. Inspeções

periódicas são importantes para verificar se elas estão fazendo suas tarefas corretamente e cuidadosamente! Além disso, se você fizer com que refaçam as atividades, por terem sido preguiçosas demais para fazer do jeito certo da primeira vez, isso fará toda a diferença para essa criança e todas as outras que testemunharem que você está falando sério! E além disso, se elas colocarem um cartão cuja tarefa esteja incompleta, ou que não tenha sido feita, atrás do cartão rosa , isso será considerado uma mentira! Puna a mentira com severidade. Um mentiroso é uma abominação para Deus!

Circunstâncias especiais. Por ter todas as suas tarefas domésticas anotadas nos cartões 3x5, você poderá mover qualquer cartão para qualquer dia em especial sem dificuldades.

Se você for receber visitas e quiser lavar o chão um dia antes da chegada dos seus convidados, você pode simplesmente mover esse cartão para o dia desejado. Se você perceber que durante o verão será preciso usar o aspirador mais vezes, você pode fazer mais cartões com essa tarefa; e no final do verão apenas jogue-os fora. O mais importante a ser lembrado é que você deseja manter a limpeza, em vez de ficar sempre esperando até que a bagunça alcance níveis gigantescos. Use babadores para as crianças e aventais para você e os seus pequenos ajudantes. Você tem um trabalho muito importante a fazerentão deixe que o Senhor seja o seu chefe!

Mantendo limpos os lugares que são “pouco vistos”. Para manter seus closets ou gavetas limpas, e não se distrair durante a faxina, você deve fazer um cartão 3x5 mensal verde para estes locais. O melhor método é começar fazendo isso mensalmente, e mais tarde passar a fazer quinzenalmente (dois cartões verdes com um espaço de duas semanas; por exemplo, 1&15 ou 14 & 28).

Você perceberá com que frequência será preciso limpar e organizar as coisas dependendo da gravidade de quantas vezes o seu cartão será usado! E, se você for fiel em incluir os seus filhos na limpeza, você notará que eles ficarão muito mais interessados em manter as coisas limpas para não terem que faxinar sempre! Além disso, se você estiver fazendo tudo sozinha, é muito mais fácil manter um closet ou uma gaveta organizada, do que deixar que eles fiquem tão bagunçados que será preciso limpar todo este closet ou esta gaveta como você fez antes ao desentulhar a sua casa inicialmente!

Dicas Variadas:

  • Use toalhas de mesa de papel para aniversários (ou qualquer outra ocasião) para embrulhar presentes grandes. Eu encontro estas toalhas baratas em mercearias ou lojas de artigos de 1,99.
  • Resfriados podem ser evitados ou combatidos com cristais de Vitamina C. Quando ficamos sabendo que uma onda de resfriados atacou nossos amigos, ou o pessoal da igreja, eu acrescento duas colheres de chá bem cheias à jarra de suco. As crianças maiores bebem mais, e assim vai até os mais novos. Ao primeiro sinal de gripe em qualquer um deles, ou em mim mesma, eu preparo uma garrafa com tampa (coloco as iniciais da pessoa nela para que ninguém mais beba), e adiciono uma colher de chá ao suco. Eles bebem durante o dia todo; se conseguirmos agir a tempo, eles não pegarão o resfriado ou a gripe. Se não for mais possível, eu repito o mesmo processo nos próximos dias e o resfriado vai embora mais rapidamente. Excesso de Vitamina C pode causar diarreia, mas para evitar que um

resfriado se espalhe entre nós oito, este é um preço pequeno a ser pago. Além disso, nós lemos na internet que, se você pegar um resfriado, deve tomar 3000 mg dentro do espaço de poucas horas para diminuir os sintomas em quase 80%, e eu descobri que isso está absolutamente correto! Mas, repito, o excesso de consumo desta vitamina poderá causar diarreia, então se for o caso apenas diminua um pouco a dose.

Diário