W@H PTG
Tirando o Máximo Proveito de se

Planejar com Antecedência
Outras Maneiras de se Usar os Cartões 3x5


O coração do homem planeja o seu caminho,
mas o Senhor lhe dirige os passos.
Provérbios 16:9

À medida em que os meus filhos foram nascendo, foi necessário que eu me organizasse melhor. Eu fiz uma lista abaixo de mais algumas maneiras de se usar o sistema de cartões 3x5 para organizar a sua vida.

Prepare-se: quando você planeja ir a algum lugar com as crianças, será necessário empregar muita energia mental tentando pensar no que será preciso levar. Eu percebi que se eu fizesse uma lista permanente em um cartão 3x5, eu poderia ir anotando os itens adicionais que eu esquecesse todas as vezes e assim ter tudo anotado para a próxima saída. E poderia também apagar aquilo que não fosse realmente necessário levar.

Eu usei um divisor em branco e criei um arquivo “Preparar-se—Ir!” onde eu mantenho todas estas listas permanentes nas quais eu “adiciono itens” em vez de criar outras novas. Abaixo estão algumas sugestões:

Bolsa de fraldas: Anote aquilo que você precisa ter: o número de fraldas, um copinho de plástico para as bebidas, toalhas para enxugar (eu mantenho duas toalhas de rosto em uma bolsa de sanduíches para limpar as mãos sujas ou uma fralda velha em vez de limpadores que são mais seguras), alguns brinquedos, calcinhas ou cuecas que ficam por cima da fralda para os pequenos e babadores limpos. Após cada saída, eu reponho a bolsa de fraldas assim que chego em casa para que ela fique sempre pronta (verificando o meu cartão “bolsa de fraldas” com a lista contendo todos os itens). Esta é uma tarefa que eu comecei a delegar aos meus filhos mais velhos quando os últimos três nasceram.

Bolsa: Minha mãe costumava carregar tudo em sua bolsa de mão (era do tamanho de uma mala) e ela só a limpava anualmente. Eu gosto de organizar a minha bolsa uma vez por semana. Tenho um cartão “organização de bolsa” em meu arquivo “Preparar-se”. Para limpar adequadamente qualquer coisa, você precisa primeiro tirar tudo para fora. Remova todo o lixo, separe tudo que precisa ser “guardado” em outro lugar e coloque de volta de volta na bolsa somente aquelas coisas de que você precisa. Em seguida, verifique a lista no seu cartão 3x5 para ver se há algo a ser reposto, e adicione “novos itens” que talvez

você precise acrescentar à sua lista (ou apague da sua lista qualquer item que não seja mais necessário carregar em sua bolsa). Embora eu goste de fazer isso semanalmente, talvez você só precise fazer uma vez por mês.

Dica: Eu carrego uma pequena tesoura em minha bolsa o tempo todo. Corto linhas que vejo nas roupas do meu marido ou dos meus filhos, e até mesmo etiquetas das minhas compras. Mas a melhor maneira de se usar uma tesoura que você carrega na bolsa é para cortar carne ou pizza para os seus filhos pequenos. É impossível cortar alguma coisa com as facas de plástico usadas nos restaurantes fast food! Surpreendentemente, é mais fácil cortar bifes, frango, pizza, e quase qualquer outra coisa, com tesouras do que até mesmo com uma faca própria. Eu comprei uma daquelas de aço com a ponta cega (daquelas boas que cortam muito bem), e descobri que ela é o item mais usado e que mais me pedem emprestado de tudo que levo na minha bolsa. É claro que depois de usar a tesoura para cortar alimentos, você precisa se certificar de limpá-la muito bem antes de guardá-la novamente na sua bolsa. E, por razões óbvias, nunca use uma tesoura enferrujada para cortar um alimento.

A “Saída” do Casal. Uma vez meu marido me surpreendeu com a notícia excitante de que ele iria me levar para passar o fim de semana “fora”. (Nós temos certeza de que nosso bebê número sete foi “fruto” desta saída!) Ele disse, “Coloque algumas coisas na bolsa!” Eu fiquei desorientada porque precisava arrumar seis crianças (bom, preciso explicar?) e então só joguei “algumas poucas” coisas na bolsa—poucas demais! Eu não tinha nada para vestir na hora de dormirclaro que o meu marido se deliciou com isso. Fiquei dois dias sem limpar meu rosto porque esqueci meus cremes de limpeza e meu marido ficou parecendo um janota, usando sapatos sociais sem meias. Eu aprendi a lição.

Quando cheguei em casa, eu fiz uma lista de tudo que eu gostaria de ter levado naquele fim de semana e fiz um cartão 3x5 chamado “Saída do Casal”. Depois eu acrescentei um outro cartão, “Saída do Casal com Bebê”, já que meu marido sugeria umas viagens de repente e eu estava amamentando.

Bolsas de Emergência. Mesmo se você tiver uma bolsa de fraldas bem fornecida, ela geralmente volta para casa quase vazia. Então eu comprei um recipiente de plástico para cada carro e o enchi com fraldas de emergência, babadores, um cueiro (muitas vezes eles são úteis), e roupas de baixo para as crianças que ocasionalmente ainda sofrem um acidente. Carrego também uma escova, pente e desodorante (para os adolescentes que suam muito)! Claro, eu fiz um cartão 3x5 correspondente e marquei “Bolsa de Emergência” para cada carro. Certifique-se de incluir uma lanterna, sinalizadores, etc. E não se esqueça da câmera “descartável” para gravar um acidente ou um evento especial que você de outra forma perderia. Elas são baratas e podem ser facilmente substituídas.

Viagens especiais. Todo ano nós fazemos uma viagem para o rio e ficamos em um chalé. Sem dúvida muitas coisas ficam esquecidas, o que torna o passeio mais “rústico”. Eu tenho dois cartões presos com um clip que listam tudo que precisamos. Todos os anos, eu os atualizo e acrescento o que falta imediatamente depois de desfazermos as malas.

Em um dos cartões eu escrevo o que cada filho deve levar em sua própria bolsa. Anoto quantos pares de calças, saias, roupas íntimas, pares de meias, moletons, pijamas, etc. Os itens de higiene eu separo de acordo com a categoria, como, por exemplo, artigos de cuidado com os cabelos (escovas, pentes, elásticos, chapéus, gel, spray), de cuidados com

os olhos (lentes de contato, óculos de grau ou óculos de sol), de cuidados com o corpo (desodorante, filtro solar, etc.), de cuidados com o rosto (bolsa de maquiagem, produtos para acne, etc.). Os meus quatro filhos mais velhos (eu deixo que eles preparem suas próprias bolsas de viagem a partir dos 10 anos) recolhem os seus pertences, enquanto eu faço a mala dos três mais novos. Eles colocam tudo em cima da cama e eu verifico para ter certeza de que fizeram um bom trabalho. (Não deixe que eles façam a mala antes de você inspecionar tudo porque será mais difícil ver o que eles colocaram dentro dela).

Durante anos, as malas deles eram apenas uma fronha! Cada um tinha uma de cor diferente, e funcionava de verdade. (Claro que com uma família grande, nós nunca íamos de avião a lugar nenhum. Pensando bem, nós usamos umas bolsas do exército quando viajamos de aviãona época tínhamos quatro filhos.) Ano passado, cada um dos nossos filhos mais velhos ganhou uma bolsa esporte de nylon, daquelas usadas pelos times de natação, que eles agora usam nas viagens. Eu comprei uma mochila de aniversário para os menores. (Não use estas bolsas na praiaa areia ficará para sempre grudada nos seus pertences!)

Agora que o dinheiro não é mais o problema, nós conseguimos comprar conjuntos de malas com rodinhas. Compramos para os nossos três filhos menores, e os mais velhos compraram as suas próprias. Este se tornou um item “obrigatório” quando começamos a frequentar os resorts em vez de ir para um chalé e começamos a viajar de avião com nossos filhos. Cada uma de nós está em uma fase diferente da vida; faça aquilo que se encaixa no seu estilo de vida.

Comer fora. Quando todos nós saímos juntos, as pessoas já nos olham o suficiente, imagine então quando eu fico tentando descobrir o que cada criança quer com a sua batata assada! Na maioria dos restaurantes ou lanchonetes de fast food, você descobrirá, assim como eu, que todo mundo tem aquela comida favorita que eles gostam de pedir, então por que não anotá-las? Eu comecei fazendo um cartão 3x5 para a minha mãe, porque ela gostava de levar as crianças para jantar fora, para facilitar para ela. Depois disto, eu guardava o cartão junto com as minhas notas de dinheiro na carteira. Depois então eu comecei a fazer um para cada lugar que frequentávamos. Eu anotava até mesmo o preço das refeições, o que me ajudava a ver se eu tinha dinheiro suficiente comigo (antes de começarmos a debitar tudo para ganharmos “milhas de voo”). E um benefício adicional de fazer isso era que eu sempre sabia se estavam me cobrado a mais! E se você estiver usando um cupom, e prendê-lo ao seu cartão 3x5 com um clip, você irá se lembrar de usá- lo!

Para aquelas de vocês que simplesmente deixam seus filhos “escolherem” o que quiserem, mesmo se estiver acima das suas condições, saibam que isto faz com que eles cresçam mal-educados. A maioria das crianças que saem conosco ficam indignadas quando eu digo a elas que devem escolher apenas “uma” coisa do cardápio de “um dólar” porque elas sempre foram acostumadas a pedir tudo que queriam. E quando eles têm permissão para escolher, frequentemente escolhem mal ou pedem comida demais. E com isso acabam ou deixando muita comida no prato ou comendo em excesso.

As garotas jovens devem ser treinadas a serem “frugais” em suas escolhas, já que a maioria dos casais recém-casados terão um orçamento apertado. Além disso, os rapazes precisam aprender a serem prudentes em suas escolhas porque eles terão que cuidar de uma família um dia. Todas nós sabemos como é “fácil” aprender a gastar dinheiro, mas é

difícil aprender a lidar com recursos escassos; portanto, a criança deve ser treinada e aprender a fazer isso.

“Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.” (Fp. 4:11–12).

Livros. Eu tenho a tendência de emprestar e pegar emprestado muitos livros, e é extremamente difícil acompanhar onde eles estão depois que saem das minhas mãos. Então agora, quando eu empresto ou tomo emprestado um livro, eu escrevo em um cartão branco: “Peguei emprestado com a Sue” (ou na biblioteca) ou “Emprestei para a Sue” e coloco a data. Em seguida eu coloco o cartão em meu arquivo datado para saber quando vence a data de devolução na biblioteca, ou dou o espaço de tempo de um mês para então devolver o livro (ou pedir de volta para a amiga para quem eu o emprestei).

Quando eu devolvo um livro, eu marco e escrevo “devolvido” com a data, mas mantenho o cartão por um tempo! Muitas vezes pode surgir uma dúvida sobre com quem está o livro ou você mesma pode se perguntar se devolveu ou não o livro que pegou emprestado.

Eu tenho também um outro cartão, onde faço uma lista de livros recomendados que não posso ler neste momento, e o uso quando alguém me pergunta o que eu gostaria de ganhar de presente. Mantenho esse cartão no arquivo do mês do meu aniversário ou na seção de dezembro para os presentes de Natal.

Quando eu leio um livro, especialmente se for um que eu tenha pegado emprestado, eu faço anotações em um cartão 3x5 para uma futura referência. Todos estes são mantidos em um arquivo de cartões em branco chamado “Livros” que deixo quase no final do meu arquivo (depois dos dias do mês 131 e dos meses de janeiro a dezembro).

Aniversários! Na seção meses (janeirodezembro), eu tenho um cartão 3x5 rosa para os aniversários. O nome do mês fica no topo do cartão. Em seguida vem o dia do mês, o nome da pessoa e o ano (ex: ’78). Eu então coloco “enviar” com um tempo de antecedência suficiente para que aquilo que vou mandar chegue a tempo nas mãos da pessoa. O correio entrega mais rápido se for apenas um cartão; mas demora mais quando se trata de um pacote.

Por exemplo, em janeiro eu escrevo “dia 7 Maura,1958, enviar cartão dia 1.” Quando recebo a notícia de que nasceu mais um bebê na família, eu escrevo o dia na parte de baixo do cartão daqueles mês; seguido pelo nome, ano e quando enviar o cartão (ou presente) do primeiro aniversário!

O cartão rosa deve ser verificado sempre no dia 25, para que você tenha alguns dias de antecedência para comprar o cartão ou o presente e enviar. (Se o aniversário for no dia 1, seria prudente marcá-lo no cartão do mês anterior, especialmente se você costuma enviar um presente para essa pessoa).

Eu mantenho este cartão rosa mensal no meu clip todos os dias, até que eu tenha comprado o cartão ou o presente para cada aniversariante do mês. Em seguida, eu coloco o cartão

rosa na data em que o próximo cartão, ou presente, será enviado. No final do mês, eu coloco o cartão de volta no seu lugar correspondente.

Por exemplo, depois que eu envio o cartão da Maura no dia 1, eu coloco o cartão em frente ao dia 5, quando precisarei enviar o cartão de aniversário para o Jim, já que o seu aniversário será no dia 9 daquele mês.

Dica: Se você for como eu, então você gosta de comprar os presentes de aniversário e Natal com antecedência, quando encontra um preço muito bom ou alguma coisa que você sabe que a pessoa realmente gostaria de ganhar. Contudo, muitas de nós temos dificuldade em lembrar onde nós os escondemos. Escreva em um cartão 3x5 branco para quem é o presente, qual é o presente, e onde você o escondeu. Coloque-o ATRÁS do cartão rosa dos aniversariantes do mês. Você lembrará do que comprou e onde escondeu o objeto no dia 25 do próximo mês. Funciona!

Festas ou outros compromissos sociais: Não há nada pior para uma mulher do que usar o mesmo vestido ao se encontrar com as mesmas pessoas porque ela não se lembra do que usou da última vez. (Isto também acontece com você ou sou eu que estou ficando velha?) O que eu me lembro de fazer quando vou falar em algum lugar é anotar em um cartão, a lápis, a data em que estou sendo convidada para falar e o que eu planejo usar. Eu verifico este cartão na data (ou no dia anterior) em que devo me apresentar. Quando coloco o cartão de volta no arquivo, anoto nele o que eu realmente usei para que eu saiba que roupas não devo repetir. (Se eu não tiver outro compromisso como esse agendado, eu guardo este cartão na seção “Preparar-se—Ir!” do arquivo.) Se houver um outro compromisso eu o coloco na ordem de acordo com o dia do meu próximo encontro.

Você pode usar este método para roupas de igreja, jantares de negócios, ou até mesmo reuniões de pais (embora essas agora provavelmente requeiram roupas muito casuais, então não faz diferença).

Armário do banheiro: Na primeira casa que moramos, após a restauração do nosso casamento, tínhamos apenas um banheiro com um pequeno armário onde eu guardava produtos de higiene, remédios, esparadrapos, etc. Era quase que impossível encontrar qualquer coisa ali, até que usei o meu sistema de cartões 3x5. Primeiro eu fui coletando vários baldes de plástico de sorvete com tampas para separar e guardar as coisas. Numerei cada um deles e escrevi a informação em um cartão 3x5 correspondente. Eu listei o número do balde, o conteúdo, e a localização (em quais das três prateleiras eles ficavam) em cada cartão. Isto pode ficar na parte de trás do seu arquivo de cartões com um divisor chamado “banheiro” ou no próprio armário em um gancho. Quando você, seus filhos ou o seu marido precisarem de alguma coisa, apenas verifique os cartões para encontrar em qual balde o item está e em que prateleira.

Este sistema nos serviu muito quando eu adoecia ou estava amamentando. Meu marido, ou meus filhos, procuravam o balde verificando os cartões e o traziam para mim e eu conseguia encontrar o que eles precisavam! Passadas algumas horas eu pedia a caixa de band-aids ou da pomada para coceiras para poder guardar estes itens e eles colocavam o balde de volta na prateleira. Embora agora nós tenhamos vários banheiros, e muitas prateleiras, este método se provou mais eficiente do que tudo que agora possuímos!

Vídeos Caseiros. Eu fiquei encantada quando nós compramos uma filmadora. Mas, mais tarde, eu vi que conseguir localizar um evento que gostaríamos de assistir era frustrante. Então um dia, nós (eu e as crianças) nos sentamos para assistir a todos os nossos vídeos “por diversão” e eu pude documentar os eventos principais do vídeo em um cartão 3x5. Eu numerei as fitas de 1 a 10 e fiz um cartão 3x5 branco correspondente. Se eu soubesse a data do evento que estávamos assistindo, eu anotava (ou muitas vezes apenas tentava adivinhar a data), e em seguida colocava o título do evento (por exemplo, aniversário de 10 anos do Axel, os primeiros passos da Macy, premiação de futebol A & E, férias de 1998 em Ft. Walton Beach). Infelizmente, durante os primeiros anos em que tivemos nossa própria filmadora, eu não sabia que havia um botão que marca a data no filme. Com este método, nós agora conseguimos achar qualquer coisa que queremos assistir.

Este método também foi muito útil depois que o meu pai faleceu porque nós pudemos voltar no tempo e assistir aos momentos que passamos com ele. Eu espero poder juntá- los todos, colocá-los em uma única fita, e dar aos meus irmãos e irmãs como um presente de Natal em algum momento.

Dica: Nós gravamos uma fita com uma entrevista com a Bisavó Brown poucos anos antes de ela falecer. Ela colocou um dos seus vestidos de ir à igreja, e nós demos a ela um buquê. Meu marido, que era neto dela, até usou um smoking (parte do uniforme da banda da igreja) para a filmagem. Nós seguimos aquele modelo do “Tonight Show” com meu marido a apresentando e fazendo perguntas sobre a vida dela.

À certa altura, nós (supostamente) desligamos a câmera para dar um intervalomas na verdade continuamos filmando sem que ela percebesse. Com a câmera desligada, ela começou a “se soltar” e foi ficando menos formal. E foi então que ela começou a dizer coisas que não teria dito em frente à câmera, e nos fez rir a ponto de quase ficarmos histéricos.

Quando recebemos a notícia do seu falecimento, nós fizemos uma cópia do vídeo e enviamos para Minnesota. Mais tarde a família se reuniu na casa dela e assistiu a fita após o funeral. Eles nos ligaram para dizer que riram até chorar. E compartilharam sobre como isso os ajudou a se lembrarem de como ela era antes de adoecer; disseram que foi maravilhoso! Fizemos a mesma coisa com o meu pai e também foi uma verdadeira benção. A propósito, o vídeo com ela foi gravado com uma câmera alugada. Se você ainda não tiver condições de comprar uma, alugue ou consiga uma emprestada, e faça um vídeo de cada um dos seus pais para que os seus filhos possam se lembrar. Faça isso agora antes que seja tarde demais!

Diário