“Reconstruam o templo,
para que eu me alegre e nele seja glorificado”,
diz o Senhor”
—Ageu 1:8
Deixe-me começar este capítulo com um pouco de encorajamento, compartilhando meu primeiro passo em direção a olhar para o Senhor para Seu plano de receber meus dízimos passados. Quando dei a Ele de novo, e de novo e de novo, descobri que o primeiro passo era ficar animada, em vez de entrar em pânico, e realmente me gabar das minhas fraquezas. Pois, “Ele me disse: 'Minha graça é suficiente para você, pois o poder é aperfeiçoado na fraqueza.' Por isso, com muito prazer, eu me gabarei das minhas fraquezas, para que o poder de Cristo habite em mim” (2 Coríntios 12:9).
Sabendo que eu precisava que Seu poder habitasse em mim, um grande momento, em vez de compartilhar isso com todos os meus filhos de uma só vez, aproveitei o tempo para compartilhar com cada um deles sozinhos. Também fiz questão de compartilhar minhas fraquezas, como não havia pagado o dízimo, com alguns das minhas amigas mais próximas. Fiquei extasiada ao encontrar várias oportunidades que Deus abriu para eu compartilhar isso com conhecidos e até com alguns estranhos. Eu sabia que esse testemunho me daria o poder de que eu precisava para avançar com os próximos desafios que eu estava prestes a enfrentar, o que acabaria mudando o curso da minha vida.
O próximo passo foi buscar a Deus como começar. Ele me mostrou que eu precisava começar com o primeiro dízimo que não paguei, o maior, o que significava que eu tinha que pagar mais de mil dólares "em algum lugar", como mencionei anteriormente neste capítulo. Confie em mim, esse valor parecia muito, especialmente porque recentemente recebi vários avisos do cheque especial do banco. No entanto, é assim que geralmente acontece. Deus adora empilhar as probabilidades, aumentar as impossibilidades. Então, aqui estava eu, sem dinheiro em minhas contas, enquanto tentava equilibrar tudo. Além disso, acabei de receber um aviso de que um novo cartão de crédito havia me recusado (um cartão de crédito que eu nem queria ou solicitei, mas que foi enviado para mim), foi quando eu percebi completamente que Deus estava apenas fazendo questão!
E talvez você esteja pensando, como eu, como ela poderia ter tantas pessoas (meus maravilhosos "heróis" como eu as chamo) que doaram para o ministério dela, mas sua conta bancária mal está vazia? Como isso é possível?
Porque, lembre-se, da minha bolsa furada!
“Agora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considera os teus caminhos!
Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada”. Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram!
Subam o monte para trazer madeira. Reconstruam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado”, diz o Senhor.
"'Vocês esperavam muito, mas, eis que veio pouco. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que o fiz?”, pergunta o Senhor dos Exércitos. “Por causa do meu templo, que ainda está destruído, enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa’” Ageu 1:5-9.
E se uma bolsa furada não fosse um problema, acrescente a isso a brecha nos muros das minhas finanças em minha vida!
“Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum” Ezequiel 22:30.
Tudo o que eu queria era costurar imediatamente o furo da minha bolsa e consertar aquela brecha aberta em meu muro, mas eu não tinha dinheiro para comprar argamassa ou agulha e linha!
O que você e eu devo fazer?
Isaías 55:1-3 A Oferta Gratuita de Misericórdia
Oh vós todos os que tendes sede, vinde às águas,
E vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei;
Sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão?
E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?
Ouvi-me atentamente e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.
Inclinai os ouvidos e vinde a mim;
Ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um concerto perpétuo,
Dando-vos as firmes beneficências de Davi.
Querida, você também está onde eu estou? E, uau, você vê? Não há medo. Tudo o que precisamos fazer é relaxar e dar ao nosso Marido Celestial para que Ele trabalhe por nós. Ele tem o plano perfeito, então por que desperdiçamos nosso tempo e esforço tentando pensar em nosso próprio plano que nos desgasta, nos preocupa até a morte, até que desistamos, para que finalmente entreguemos tudo a Ele?
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. 9 Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55:8-9).
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (Jeremias 29:11).
Meu Marido Celestial estava muito à minha frente (que novidade! 🙂 ). Lembra-se da declaração de imposto que semeei como minhas “primeiras sementes”? Bem, adivinhe? Embora eu tivesse planejado usá-lo para ajudar a enviar a primeira missionária do RMI para a África, devido ao furo na minha bolsa, uma série de "pagamentos automáticos" em minha conta corrente se esgotaram. De repente, quando olhei, se tivesse que ajudar naquele exato momento, não teria o suficiente!
É o que acontece quando descobrimos um plano, não é? No entanto, quando olhamos para Ele, e não para nós mesmas, é quando descobrimos que nunca somos curtos. No mesmo dia em que vi esse dilema, senti-me guiada a abrir minha caixa do correio e, no caminho para lá, continuei dizendo a Ele que não queria abrir porque essa caixa de correios só me trouxe contas, avisos de cheque especial e cartas cruéis.
Mas, então, quando abri, lá estava, outro reembolso de impostos do governo! Como isso poderia ser? Acredite ou não, eu abri a caixa de correios e recebi o dobro como Ele disse que eu faria!
“Encoragem a Jerusalém e anunciem que ela já cumpriu o trabalho que lhe foi imposto, pagou por sua iniqüidade, e recebeu da mão do Senhor em dobro por todos os seus pecados” Isaías 40:2.
Ninguém conseguia entender como eu poderia obter um segundo cheque de reembolso de impostos, e certamente deve haver algum tipo de explicação lógica. Depois de algum tempo, pensei que o governo devia ter cometido um erro e, então, iriam descobrir e eu teria que enviar o cheque de volta. No entanto, Deus graciosamente falou a verdade comigo através do meu filho, quando ele disse: “Mãe, quais são as chances de você estar certo versus o governo estar certo? Impostos são o trabalho deles, eles são especialistas, certo? Você pagou seus próprios impostos, obviamente, o erro está do seu lado” e felizmente a meu favor!
Bem, lá vai você! O primeiro dízimo foi pago e usado para enviar uma missionária para a África, afinal. Eu mal podia esperar para enviar o dinheiro para a passagem e comecei a tremer, pensando que precisava fazer isso rápido antes que algo mais acontecesse ou ficássemos completamente mal financeiramente! No entanto, Deus nunca tem pressa e deseja que vivamos sem pressa também.
Querida noiva, você acreditaria que, ao conhecer a intenção do meu coração, de repente, as coisas que foram quebradas, Deus começou a reparar e substituir!?!
De repente, meu filho arrumou nossa mesa da cozinha, agora está nivelada e mais resistente do que antes. E meu filho mais novo viu o Senhor nos dar um favor imensurável quando ele levou nosso bebedouro quebrado para a loja, e eles nos deram um bebedouro novinho em folha! E se isso não bastasse, como um homem de compras apareceu para tirar o refrigerador da prateleira e outro homem apareceu no estacionamento para colocá-lo no meu carro! Se isso não fosse surpreendente o suficiente, quando comprei o primeiro bebedouro, ele não caberia no meu carro. No entanto, o bebedouro novo deslizou bem, embora ambos fossem exatamente do mesmo tamanho, o mesmo bebedor de água!
Outras coisas que foram quebradas começaram a se tornar bênçãos. Por quê? Porque temos e podemos acreditar em Sua promessa, que eu chamo de meu interminável “saia da prisão”. Primeiro é Romanos 8:28 “E sabemos que Deus faz com que todas as coisas cooperam juntas em benefício daqueles que amam a Deus, àqueles que são chamados de acordo com o Seu propósito”.
Melhor ainda, faça como eu faço e assuma uma das minhas promessas favoritas encontradas em Isaías 40:2 que já lemos. Leia de novo e de novo até que se torne sua! “Fale gentilmente com Jerusalém; e clame a ela, que sua guerra terminou, que sua iniquidade foi removida, que ela recebeu da mão do Senhor o dobro de todos os seus pecados".
A graça e a misericórdia de Deus estão lá para nós, e nosso Amado morreu para que pudéssemos tê-las. Então, por que não usamos o que Ele morreu para nos dar? Isso me faz querer pecar ou bagunçar tudo? Não, com certeza não. Na verdade, o oposto é verdadeiro. Ter Sua graça e misericórdia me motiva a viver livre do mal. O mal só me manterá amarrada e incapaz de amar ou dar o que Ele morreu para dar a você e a mim!
O que Deus já fez confirma que Ele já tem um plano para me ajudar a pagar todos os meus dízimos. E meu dízimo não é apenas das grandes doações que deixei de dar o dízimo, mas de todo o aumento do meu ministério.
Na minha mente finita e simples, é claro, não tenho ideia de como Ele fará isso. Mesmo se eu desse tudo o que recebi em algum lugar, isso significa que ainda tenho 10% de falta. Então, dou 90% mais 10%? E se eu fizer, como posso pagar minhas contas e não cair? Confuso nao é? Eu sou.
Mas adivinhe? Não preciso entender nem conhecer nenhum dos detalhes. Tudo o que tenho a fazer é olhar para Ele. “Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção” (Salmos 34:5). “Mas busque primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas serão acrescentadas a você” (Mateus 6:33).
Isso não é reconfortante? Isso não é libertador? Isso não é bom demais para ser verdade?! Muito parecido com a salvação, não é?
Apenas certifique-se de encorajar alguém hoje com esta mensagem, muitos precisam ouvi-la.
Esclarecimento. Todos nós aprendemos nos livros de Erin que nosso dízimo é dado a nossa Casa do Tesouro, Malaquias 3:8-10, e nossa oferta pode ser usada quando Ele guiar Ageu 1:9. Isso também é verdade quando se trata do dízimo de nosso ministério. Embora meu dízimo pessoal sempre vá para o RMI, meu dízimo no ministério é frequentemente enviado e usado em outro lugar.