Dia 2: ASSEGURANDO SEU SUCESSO 2
"O Pior Cenário"

mas primeiro um Testemunho de Casamento Restaurado

Grata ao Senhor!

Após o meu dia ter começado de um jeito terrível, o Senhor fez com que ele terminasse de tal maneira que agora posso descrevê-lo como o melhor dia da minha vida!

Eu tinha que ir a uma aula para ajudar os filhos a “superarem” o divórcio, ordenada pela corte, já que em meu país, nos casos de divórcio no qual existem crianças, ambos os pais devem fazer esse curso antes que o divórcio seja concedido.

Na realidade, era a oportunidade de atacar o casal, ensinar como seguir em frente, a como iniciar um novo relacionamento com uma nova pessoa e fazer isso funcionar! Eca!

Tinha muito pouco a ver com nossos filhos e tudo a ver com nos fazer andar no “caminho certo” para a “recuperação”. Foi horrível, mas eu conhecia a verdade e pude me firmar nela!

Após a aula, tivemos nossa reunião semanal da Comunhão aqui em minha casa. Hoje, minha filha (15), que geralmente não participa de nada ficou conosco a reunião toda. Quando todas já estavam de saída, ela acabou falando algo sobre o seu pai. Minha filha, que não é crente (e todas nós estávamos orando para que ela se entregasse a Cristo), me olhou e começou a MINISTRAR para mim.

Ela explicou que eu estava envolvida demais no divórcio para enxergar a verdade. Ela me disse que eu não conseguia ver o quão próximo o pai estava de voltar para casa e perguntou se eu estava pronta para isso.

Ela começou a me dizer que o “pecado” é bom apenas por um curto período de tempo, e que as bênçãos do Senhor não estavam sobre esse outro relacionamento do seu pai e, assim que o último cordão estivesse quebrado, ele voltaria para casa.

Ela explicou para mim que o Senhor não estava sustentando esse relacionamento e que estava fadado ao fracasso desde o início. Ela continuou me dizendo que a OM (outra mulher) estava se tornando amarga e ciumenta e começou a dizer coisas que ela havia visto em seu pai que sustentavam essa tese (que só podiam ser vistas pelos “olhos espirituais”).

Ela me disse como Deus iria restaurar esse casamento e que isso IRIA ACONTECER! Minha filha estava certa de que toda e qualquer dor que eu estava sentindo, ou que eu sentiria nesse período da minha vida, valeria a pena quando o Senhor restaurasse o meu casamento para sempre. Ela me disse que “nós teremos” anos de felicidade com a restauração do Senhor! E em seguida ela continuou a me falando que acredita que o Senhor fará algo grande e miraculoso nesse divórcio pendente! Ela me contou sobre como tinha visto o Senhor me mudar. Eu então pude lhe explicar novamente que foram os meus pecados que nos colocaram nessa situação e, durante a nossa conversa, eu pude exaltar o seu pai.

Eu olhei para ela, sorri e disse, “Você se tornará uma cristã depois de tudo isso, não é?”. Ela me olhou, sorriu e disse, “Provavelmente!”. Durante nossa conversa ela me olhou como se seu coração estivesse se convertendo.

Que Senhor nós servimos!!! Não tenho palavras para descrever o quanto meu espírito está alegre! Se nada de bom vier dessa separação e divórcio, a salvação da minha filha vale muito mais a pena e, verdade seja dita, eu alegremente trocaria isso pela restauração do meu casamento. O que importa mais?

Eu estou pasma, estou tão humilde e tão grata ao Senhor. Ela ainda tem um caminho a ser trilhado, mas o Senhor agora a colocou na direção certa e para sempre serei grata ao meu Senhor e Salvador! Não tenho palavras, apenas gratidão em meu coração pela obra do Senhor na vida da minha filha! Louvado seja Deus!!

~ Kris no Texas

Algo que a Kris não mencionou aqui, mas compartilhou em um email depois, foi que, durante aquela separação, ela conseguiu “vencer o mal com o bem”. Ela olhou ao redor e reparou como algumas mulheres pareciam sem esperança, cabisbaixas e deprimidas. Ela se apresentou e compartilhou seu testemunho (sem detalhes, apenas um resumo) para que elas soubessem que não era ela quem estava buscando o divórcio. Para as mulheres que poderiam se beneficiar com a leitura do livro, ela lhes deu um dos seus *Cartões da Esperança.

Nós encaminhamos várias mulheres que se inscreviam no RMI, e que moravam próxima a Kris, para fazerem parte das reuniões que ela organizava. Apenas dois meses depois, o seu grupo havia TRIPLICADO de tamanho devido a cinco Cartões da Esperança que ela havia entregue naquele dia. Uma mulher voltou da Recuperação do seu Divórcio e compartilhou a informação que ela encontrou e quase todas elas compraram os livros online.

*Nós costumávamos disponibilizar os cartões quando as mulheres nos enviavam emails solicitando, mas agora nós temos uma folha completa de CARTÕES DA ESPERANÇA, que todas podem imprimir.

Segue um fruto que veio da Kris ao semear restauração:

Prezada Erin,

Outro dia eu estava lendo um Relatório de Louvor da Kris, no Texas e senti o Senhor me direcionar a enviar um para você também (eu estava postergando em enviar por causa de tempo. Sim, eu sei, desculpa esfarrapada). Peço perdão a todas e perdão ao meu Senhor e Salvador pela minha demora.

Recentemente, li no Encorajamento Diário de outubro sobre uma carta de doação, assinada pela Kristen, no Texas. Na verdade essa pessoa era eu mesma e eu gostaria de dar prosseguimento a todas as coisas maravilhosas que aconteceram desde aquela época (ainda me sinto um pouco envergonhada) por causa dos pequeninos U$5 que eu tinha para doar ao seu ministério. Naquele período, em agosto, eu havia acabado de receber os papéis de divórcio. Infelizmente, eu ainda não conhecia o princípio de abrir mão de um advogado quando os papéis iniciais chegaram. Eu estava com um advogado gratuito e “empolgado” de uma concessão de apoio jurídico.

Após aceitar o meu caso e começar com a papelada, eles tomaram uma decisão, sem precedentes, de abandonar o meu caso devido à sobrecarga de trabalho que estavam enfrentando. Meu advogado em particular lutou e argumentou, mas ainda assim não conseguiu reinstaurar o caso. Ele me disse que isso nunca havia acontecido antes – jamais! Eu senti uma calma que eu não conseguia explicar, e senti em minha alma que o Senhor estava me dizendo em ALTO e BOM SOM que eu não precisaria de um advogado. Infelizmente, mais uma vez, eu era muito nova na minha caminhada com o Senhor e ainda não tinha os seus materiais. Eu falei com o pastor da minha igreja e ele me ajudou a conseguir gratuitamente uma advogada bem cara. Dá pra acreditar?

Essa advogada era uma “lutadora” e na verdade, depois de me dizer que eu não precisaria pagar, ela processou o meu marido pelos honorários legais! Pelo fato de ter sido meu pastor quem a conseguiu para mim, e também por ser uma “advogada cristã”, eu realmente achava que o Senhor havia orquestrado tudo!! Contudo, Ele realmente colocou a mão sobre mim por meio do seu ministério. Eu a demiti e contei para o meu marido o que eu havia feito.

Devido a uma série de eventos, eu tive que demiti-la ainda mais duas vezes; eu me esforcei muito para me certificar de fazer isso rapidamente e em obediência ao meu Senhor. Finalmente eu devo ter feito da forma certa, e no período de tempo certo, porque ela preencheu a papelada para que ela mesma se retirasse e para o juiz assinar a petição sem uma audiência. Ela arquivou a papelada e, até essa data, mais de um ano depois, o juiz ainda não encontrou um motivo para assinar aquela ordem. Há muita confusão e problemas na papelada que envolve todo esse divórcio pendente. O Senhor é tão Maravilhoso!!

Eu não tenho ideia de por que a papelada está sendo retida e do motivo disso ser um problema tão grande, mas eu apenas louvo o Senhor e sei que Ele está trabalhando!! Que Senhor Maravilhoso nós servimos!! Eu não tenho ideia do que o Senhor tem em mente para essa situação, mas eu sei que é um milagre!! Até hoje o meu marido paga todas as contas e cobre todo o meu convênio médico e ainda me dá dinheiro para gastar. Uma maneira melhor de colocar isso seria dizer que o Senhor me abençoou tão abundantemente pelo fato do meu marido continuar a fazer todas essas coisas!!

O Senhor fez com que eu me certificasse de estar dizimando 10% de todo o dinheiro que meu marido me dá em seu ministério.

Encorajo a todas a mergulharem em todos os materiais que conseguirem desse ministério e da PALAVRA!! Eu encontrei uma amiga por meio da Comunhão no Lar (embora eu não as lidere, as reuniões semanais do grupo são em minha casa). Ela e eu passamos horas estudando as Escrituras, usando novas concordâncias e diferentes versões da Bíblia. Com todas essas coisas em minha vida, e em minha mente, não há sequer um quarto pequenininho que sobre para o inimigo trabalhar, mas ainda assim, quando isso acontece, a Palavra é a primeira coisa que me vem à mente! É maravilhoso ser capaz de dizer ao inimigo, “Está escrito!!”.

A fé realmente vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus!!! “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” — Romanos 10:17. Eu também dividi o Salmo 119 e leio uma porção todos os dias junto com os outros Salmos e Provérbios, assim como o seu livro recomenda, e adicionei dois capítulos, tanto do Novo quanto do Velho Testamento diariamente. A Palavra do Senhor realmente é como diz em Hebreus 4:12 , “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.”

Todas essas bênçãos vieram da obediência ao enviar meros U$5 de doação, os quais eu não tinha nem certeza se ajudaria alguém ou ao ministério, mas o Senhor queria que eu enviasse, e por isso eu o fiz. Agora a nossa reunião no lar coleta 20 vezes mais todas as semanas que nos reunimos, valor esse que eu consigo enviar para você ampliar o seu trabalho. O Senhor é tão maravilhoso e nós realmente vamos de bênção em bênção quando caminhamos em obediência! Malaquias 3:10. “Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.’” e João 1:16, “Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.”

Muito obrigada pela sua fidelidade ao Senhor e por se doarem tanto às pessoas que buscam o seu ministério. Vocês ajudaram muito a minha família, mais do que eu jamais poderia expressar. Eu também agradeço e louvo ao Senhor por me guiar até aqui e por tudo quanto Ele fez por mim. Eu comecei essa Jornada de Restauração para restaurar meu casamento, mas encontrei muito mais! Encontrei amigas maravilhosas (semeando cartões de esperança ao redor da cidade) e o mais importante de tudo, encontrei O SENHOR que me deu um novo coração, uma nova vida e um ser totalmente novo, fundamentado n’Ele e não em meu casamento, em outras pessoas ou falsos ídolos. Não tenho palavras suficientes para expressar o que eu sinto e sobre tudo que me aconteceu. Palavras realmente são insuficientes.

Bênçãos de Deus,

~ Terri no Tennessee

Nas últimas duas semanas temos lhe enviado testemunhos de Casamentos Restaurados, mas hoje queremos que você entenda que precisa DESFRUTAR e regozijar-se ao longo da sua JORNADA, assim como vimos na vida da Kris e da Terri, e não apenas quando Deus restaurar o seu casamento. Além disso, Ele quer restaurar mais do que apenas o seu casamento!! Ele quer restaurar outros relacionamentos, saúde e as suas finanças também – geralmente ANTES de restaurar o seu casamento.

E finalmente, queremos plantar a semente para o seu futuro próximo, quando lhe mostraremos como encontrar uma eParceira (parceira de encorajamento) em sua área e como começar de uma maneira fácil uma Comunhão no Lar, a qual logo se tornará algo pelo que você irá ansiar toda semana!

Vamos agora à lição de hoje:

O Pior Cenário —

Exercite a Sua Fé!

Logo no início da busca pela minha restauração, aprendi esse método que me permitiu estar livre para dizer avidamente, assim como Jesus disse, “Seja feita a Sua vontade, Deus, e não a minha”.

Eu quero ensinar a você algo que aprendi em um seminário, e creio que isso não esteja sendo ensinado em nenhum dos meus livros, vídeos ou em meu website. E é estranho porque se trata de uma coisa que faço frequentemente, mesmo hoje em dia.

É algo que realmente quero ENSINAR a todas as mulheres.

Trata-se basicamente de fazer uma lista, mental ou escrita (o que frequentemente irá depender da gravidade da situação que você está enfrentando).

De um lado da sua lista, escreva TODAS as coisas boas que se seguiriam se o que você quer vier a acontecer.

Do outro lado, liste TODAS as coisas boas que aconteceriam se isso que você quer NÃO acontecer.

No meu caso, foi muito fácil listar as coisas boas que aconteceriam se Deus restaurasse meu casamento e meu marido voltasse para casa. É nisso que basicamente todas as mulheres pensam, COM EXCLUSIVIDADE, e é disso que elas falam a respeito e é sobre esse assunto que elas se debruçam. E se as coisas não estiverem seguindo nesta direção, elas ficam devastadas.

Para as mulheres que têm pensado, sonhado e planejado o retorno de seus maridos, tentar evocar o BEM que aconteceria se ele NÃO voltasse para casa é muito mais difícil. E o motivo pelo qual é mais difícil preencher esse lado da lista depende MUITO de há quanto tempo você vem sonhando com a restauração.

Como eu disse, todas nós mantemos e nos concentramos em uma lista bem ensaiada de como será quando formos restauradas, e a discutimos muitas vezes; portanto, é fácil preenchê-la. Por isso, eu não acredito que eu precise te ajudar a completá-la.

MAS é muito provável que você precisará BUSCAR A DEUS para preencher o outro lado—que foi o que eu precisei fazer quando criei a minha lista. Honestamente eu NÃO conseguia pensar em uma única coisa BOA que pudesse acontecer caso Deus NÃO restaurasse meu casamento – se meu marido NÃO voltasse para casa, para nós.

Mas quando O busquei, e perguntei, Ele começou a me revelar taaaaantas coisas em que eu nunca havia pensado antes!!

"Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta."—Mateus 7:8

Aqui está a lista que eu escrevi em 1989 e que acabou me levando à restauração por me ajudar a DEIXAR IR.

MINHA LISTA em 1989

1. Eu me dei conta de que NÃO tendo um marido em casa, a paz em nossa casa seria mantida. Não há dúvida de que nosso lar está mais sossegado agora, então se ele não voltar, nossa casa permanecerá em paz.

2. Eu me dei conta de que NÃO ter um marido em casa certamente faria com que eu continuasse perdendo peso!

A perda de peso também foi devida ao jejum, o qual se torna fácil de fazer quando não se tem um marido para quem cozinhar ou que ficaria fazendo perguntas se ele visse que eu não estava comendo.[Isso também aconteceu porque eu cozinhava, mas não conseguia comer… por causa da “dieta da infidelidade”, na qual muitas de nós nos encontramos: ficamos incapazes de comer quando vemos nossos marido envolvidos com outra mulher.]

3. Eu me dei conta de que o fato de NÃO ter um marido me possibilitaria a finalmente poder tomar decisões sobre como criar nossos filhos. A primeira decisão que eu amei tomar foi a de desligar nossa televisão.

4. Eu me dei conta de que NÃO tendo um marido, as crianças se comportam muito melhor, porque não têm televisão, e eu consigo colocá-las na cama na hora certa e elas também conseguem tirar uma soneca durante o dia. Se ele retornasse para casa, eu teria que “mandá-las” novamente ao invés de “colocá-las” na cama, já que essa era a forma que ele queria que fosse feito. Pela primeira vez, nas noites em que ele está aqui, ele as coloca na cama. Antes ele ficaria falando comigo e nenhum de nós faria isso. No geral, a hora de dormir das crianças e a sua rotina estão muito mais fáceis de serem mantidas!

5. Eu me dei conta de que NÃO ter um marido e sem ter um pai em casa, as crianças também estão brincando com mais gentileza, provavelmente por não ter televisão ou vídeo games disponíveis, e também por estarem mais consciente do que está acontecendo ao seu redor. Eu ouço quando eles estão começando a se comportar mal e consigo interferir e guiá-los a fazer a coisa certa.

6. Eu me dei conta de que NÃO ter um marido significa que eu posso passar mais tempo com meus pais já que eles estão envelhecendo.

[Meus pais faleceram pouco tempo depois da minha restauração. Portanto foi uma bênção muito grande eu ter focado neles enquanto tive tempo. Sou tão grata, por ter feito essa lista e por a ler uma vez por dia!]

7. Eu me dei conta de que NÃO ter um marido significa poder estar mais envolvida em muitas coisas com as quais nunca sonhei que eu poderia! Muito disso se deve ao fato das crianças estarem bem mais comportadas, mas também por não ter um marido para fazer perguntas ou ficar aborrecido comigo.

8. E além disso, se eu estiver atrasada, não tenho mais ninguém para ficar bravo comigo porque o jantar está demorando. Muitas vezes as crianças gostam de um sanduíche à noite ou alguma outra coisa qualquer.

9. Eu me dei conta de que NÃO tendo um marido, meus filhos estão muito mais felizes, com exceção daqueles momentos imediatamente depois que o pai deles vem visitar e vai embora.

Sinto muito em dizer que eu não mantive a minha lista original... Eu gostaria de tê-la mantido. Mas o maravilhoso é que o que eu mais me lembro é que, com a “ajuda do Senhor” na minha lista original – o lado que eu mais tive dificuldade de preencher ficou com o DOBRO do tamanho do lado de como seria se meu marido voltasse pra casa!!!

A lista do que eu pensei que eu NÃO queria que acontecesse ficou 50% MAIOR do que aquela com as coisas boas que aconteceriam se o meu marido voltasse e estivéssemos restaurados. Essa lista foi feita ANTES de eu encontrar o Senhor como meu Marido.

“Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra."—Isaías 54:5

Quando eu consegui vê-Lo como meu Marido, consegui colocar um X em todos os itens daquele lado da lista, uma vez que Ele estava fazendo tudo aquilo de uma maneira muito mais maravilhosa. Coisas como:

Me sentir feliz novamente.

Me sentir amada novamente.

Não chorar.

Estabilidade financeira, poder pagar minhas contas.

Alguém com quem conversar à noite.

O SENHOR cumpriu TUDO isso, assim como Ele prometeu que faria.

"O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus"—Filipenses 4:19

Na época em que fiz a lista, eu NÃO parei imediatamente de desejar a minha restauração, primeiramente devido ao MEDO causado pela DOR. Eu ainda sentia dor porque eu ainda temia pelo meu futuro e o das crianças. Eu nunca tinha ouvido falar de UM ÚNICO casamento restaurado, NENHUM! Eu nem tinha certeza de que isso era possível. O medo do futuro era aterrorizante até que eu comecei a viver em paz com meu NOVO Marido.

E foi só depois de estar restaurada que me dei conta de que a DOR era a minha única razão para querer a restauração.

Naquele momento em minha vida eu, honesta e verdadeiramente, acreditei que a restauração (meu marido voltar para casa) era o único remédio verdadeiro para a minha dor. Mas no fim (embora nada apontasse para isso), quando eu tive o suficiente de Deus, a dor foi embora, desapareceu por completo, e foi substituída pela PAZ que excede TODO entendimento.

É por isso que quando lemos que as mulheres estão tendo dificuldades por qualquer razão, o REMÉDIO é sempre o mesmo: elas precisam ter MAIS de Deus, pois isso conserta todas as coisas!!!

A principal razão por que estou tão animada em compartilhar com você o “Pior Cenário – Exercite a Sua Fé” é porque assim que eu, real e honestamente, não QUIS mais a restauração, quando eu supliquei ao Senhor para que Ele NÃO restaurasse – FOI ENTÃO QUE ELA ACONTECEU! Que loucura isso!?!?!

Na verdade, eu comecei a suplicar a Deus para não restaurar meu casamento porque eu queria que as coisas permanecessem exatamente como estavam! E só para você entender o que eu queria que continuasse igual era um cenário em que eu estava vivendo muito bem em um lixo de apartamento (sendo que antes eu morava em uma casa enorme, numa comunidade luxuosa), e ainda assim eu estava mais feliz do que eu jamais havia sido em minha vida!

Como eu não tinha “nada”, ELE era tudo que eu possuía e eu descobri que ELE trouxe TUDO o que eu verdadeiramente precisava para ser feliz!!

Esse exercício é parecido com a canção que diz,

"Conte as bênçãos, conte-as quantas são.

Recebidas da Divina Mão. Uma a uma, conte-as de uma vez,

e hás de ver surpreso o que Deus já fez."

Quando você conseguir enxergar, e focar no BEM que poderá vir se as coisas NÃO forem como você espera, você estará no lugar PERFEITO para dizer de todo o seu coração...

"Seja feita a TUA VONTADE Senhor, não a minha "

E isso significa que você então estará LIVRE para viver em paz, sem preocupações!

É hora de exercitar a sua fé todos os dias! Você precisa se preparar AGORA porque, quando essa mudança acontecer em você, é aí que "Deus inclina o coração do seu marido " —Provérbios 21:1 e "corta as cordas do seu pecado." — Provérbios 5:22 e ele estará lá, à sua porta!

Tenha uma Vida!

Quando você começar a deixar ir ativamente, será impossível NÃO voltar a ansiar e sentir saudades do seu marido, caso você se agarre à sua velha vida. Deixar em aberto aquele VAZIO enorme de tempo e foco que seu marido costumava preencher, criará uma solidão que lhe fará tropeçar. Mulheres que escolhem seguir apenas PARTE da lição, e não a lição por completo, terminarão cometendo adultério espiritual OU até mesmo adultério físico quando se sentirem muito solitárias.

Esta é uma das razões pelas quais encorajamos cada uma de vocês a entregar Cartões da Esperança em sua comunidade. Não tente determinar para quem entregá-los, ao invés disso espalhe-os como sementes em sua comunidade.

"Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza."—Provérbios 11:24

Se você quiser encontrar o melhor solo, PERGUNTE A DEUS  quem pode lhe mostrar um quadro de avisos ou uma igreja, em seu caminho de ida ou de volta do trabalho, que apreciaria saber que há esperança para alguns de seus membros.

"Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um."—Marcos 4:20

Quando você se conectar com apenas UMA mulher, eu lhe prometo que você começará a VIVER novamente! E não terá apenas uma vida QUALQUER, mas a vida abundante que Jesus morreu para lhe dar.

"O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente."—João 10:10

Mulheres precisam de amizades, não apenas quando elas não estão em um “relacionamento”, mas em todo o tempo devido à forma como Deus nos criou. 

Provavelmente muitas de vocês, que agora estão obcecadas com seus maridos, são as mesmas que os sufocavam. Com a sua NECESSIDADE de falar, vocês estavam muito dependentes deles. Nossa sociedade tem tentado mudar os nossos gêneros, mas isso não funciona. E quando tentamos, criamos um dano irreparável.

" Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."—Gênesis 1:27

Não é simplesmente para viver feliz AGORA, ou quando o seu casamento for restaurado, é ainda mais importante que você tenha uma base sólida de mulheres que a ajudem a se manter responsável e encorajada. Talvez ainda mais importante seja o fato de que você precisa dar ao seu marido espaço para que ele respire, passando mais tempo com essas amigas.

E NÃO se trata de fazer como mundo faz, mas sim à maneira como o Senhor planejou – encorajando e ensinado as mulheres mais novas, o que também irá ajudá-la a se manter jovem e vibrante espiritualmente.

"Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada."—Tito 2:3–5

Se atualmente, e regularmente, você não está encorajando mulheres mais jovens em sua vida, eu lhe garanto que você está experimentando um vazio que pode acabar sendo preenchido da maneira errada, mantendo você distante da vida que Jesus morreu pra lhe dar!

Outro bônus ENORME é que, ao cumprirmos essa obrigação ministerial, cada uma de nós, como uma mulher mais velha, permanecerá com um brilho e seremos atraentes para nossos maridos e filhos!!

"Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”. A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada. "—Provérbios 31:28–30

Não só a sua necessidade de conversar será suprida, como você também será uma pessoa muito mais feliz e ditará o tom em sua casa!

E isso começa AGORA, começa hoje!!

Pergunte a Deus onde você pode encontrar mulheres a quem você possa ajudar e que em troca lhe ajudarão! Quando você completar um dos cursos RECONSTRUINDO, você poderá terá uma parceira para que vocês possam “se encontrar” online para se encorajarem mutuamente e prestarem contas uma a outra. Uma irá encorajar a outra e vocês também poderão semear em suas próprias comunidades! Mas isso só acontecerá depois do Curso 3 (Reconstruindo) E se você estiver focando no Senhor, sempre recorrendo a Ele para receber ajuda e orientação!

Honestamente, os princípios desta lição realmente funcionam?

"Sim, os Teus testemunhos são o meu prazer; eles são os meus conselheiros."—Salmos 119:24

"Uau… essa lição realmente fez feito. Tenho orado e orado (e implorado!) para que Deus me ajude a deixar meu marido ir em meu coração. Por meio do curso RRR, me dei conta de que ele estava em meu coração e que eu ainda ansiava por ele. A lição VALEU MUITO O MEU TEMPO!

Fazer a lista das coisas BOAS que aconteceram por ele ter ido embora, na verdade, foi muito mais fácil do que listar as coisas boas por ele estar em casa. Minha lista foi como a da Erin, e as coisas boas que resultaram do fato de ele não estar em casa foram o dobro das coisas negativas. Isso realmente me ajudou a começar a deixá-lo ir de verdade em meu coração. Contudo, eu percebi que senti uma pequena raiva em relação a ele, quando fiz a lista de por que é bom que ele não esteja em casa, então estou orando para que Deus me perdoe e me dê um novo coração, sem raiva. Me dei conta de que essa é uma grande área que pode impedir a restauração.

Para ser completamente honesta, após fazer a minha lista, eu realmente comecei a pensar de verdade se eu queria meu marido de volta. Isso definitivamente me ajudou a deixar ir. O interessante é que hoje recebi uma mensagem de texto dele perguntando como nosso filho estava. É muito raro receber esse tipo de mensagem dele… hummmm.

Isso afetou a minha caminhada com o Senhor em muitas outras áreas. Não só estou começando a compreender que talvez Ele seja suficiente... mas de forma prática, acho que também é importante que todas nós aprendamos a como ser felizes enquanto vivemos sem nossos esposos em nossas vidas. Um marido nunca nos fará verdadeiramente felizes, só Deus pode fazer isso e, até que entendamos isso, nosso casamento muito provavelmente falhará de novo. Isso realmente abriu meus olhos. Preciso PRIMEIRO mudar e me tornar verdadeiramente feliz sozinha, antes que Deus possa mudar meu marido. Ainda tenho trabalho a fazer!

~ Becky no Texas

“...E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” João 8:32

Agora é hora de Clicar Aqui e derramar o seu coração para o Senhor ao preencher o seu formulário “O que Eu Aprendi”.