Capítulo 3

O Oleiro e o Barro

 

. . . Nós somos o barro,

e Tu, nosso oleiro;

e todos nós somos obra das Tuas mãos.

— Isaías 64:8

Quando estamos passando por uma crise de relacionamento, é muito fácil focar no que a outra pessoa está fazendo e como o que ela está fazendo está nos afetando. No entanto, enquanto nos concentrarmos na outra pessoa, em vez de nos concentrarmos no Senhor, continuaremos a lutar e nunca alcançaremos a restauração que deveria ser nossa.

Neste capítulo aprenderemos que Deus geralmente não muda a outra pessoa (sua atitude ou comportamento) porque Deus está usando as coisas que a outra pessoa está fazendo como a roda do Oleiro enquanto Suas mãos estão nos moldando mais à Sua imagem, e tudo ao mesmo tempo, Ele também está nos aproximando Dele.

Não pense que forçar a outra pessoa a sair, voltar, ou qualquer outro detalhe, vai melhorar as coisas. Você descobrirá que algo mais surgirá em seu lugar. Você verá que quanto mais reclamamos porque preferimos que Ele use outra coisa – não nosso relacionamento, não nosso trabalho, não nossas finanças e não qualquer outra situação; E quanto mais imploramos para que Ele use outra pessoa - não nossos maridos, não nossos filhos, não nossos pais ou nosso chefe - como Sua roda - mais nos encontraremos vagando nesta terra deserta de frustração ou desespero! 

Quem brigaria com seu Criador? Aqui está o que Deus diz: “'Ai daquele que briga com o seu Criador' - um vaso de barro entre os vasos de terra! O barro dirá ao oleiro: ‘O que você está fazendo?’ ou o objeto que você está fazendo dirá: ‘Ele não tem mãos’?” (Isaías 45:9). Por que não deixar Deus ser Deus. Em vez de reclamar sobre “como” ou “quem” Ele usa para nos irritar, ou nos quebrar, finalmente buscar somente a Deus que pode nos mudar – louve-O por Sua fidelidade para conosco! Ele está determinado a criar cada uma de nós como um belo vaso pronto para Seu uso, pois “quem é você, ó homem, que responde a Deus? O  objeto moldado não dirá ao moldador: ‘Por que você me fez assim’, dirá? Ou não tem o oleiro direito sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso comum?” (Rm 9:20-22).

Mas você não entende. Muitas mulheres me dizem, enquanto tento confortá-las ou incentivá-las, que “eu simplesmente não entendo!” De muitas maneiras eu entendo, mas elas estão certas de que ninguém, exceto Jesus, realmente entende como elas se sentem ou o que exatamente elas estão passando: “Será o oleiro igual ao barro, para que a obra diga ao seu Criador, . . . ‘Ele não tem entendimento’?” (Isaías 29:16). Fale com o Senhor sobre sua situação, compartilhando com Ele todas as emoções e lutas com as quais você está lidando - permita que Ele lhe dê paz. Ele sabe o que é melhor para você, então entregue tudo a Ele, dia a dia, momento a momento.

Você está em Suas mãos. “‘Eis que como o barro na mão do oleiro, assim és tu na Minha mão. . ’” (Jeremias 18:6). Não é reconfortante saber que você e a outra pessoa estão nas mãos de Deus? Embora seu marido diga que não se importa, ou seu filho, filha ou chefe a trate como se não se importasse, seu Senhor a ama profundamente. De quem mais você realmente precisa? E lembre-se disso, amor - o verdadeiro amor nunca falha. Embora eles rejeitem seu amor agora, paciência, não perseguir, eventualmente fará com que seus corações voltem. Apenas fique em silêncio, concentre-se no Senhor e esconda seu coração profundamente dentro Dele.

A prescrição de Deus

Deus tem uma receita para curar uma nação, uma família ou qualquer relacionamento. Ele diz que se “o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar e orar e buscar a Minha face e se afastar dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14).

Deus nos disse que se nos humilharmos, se simplesmente orarmos, se escolhermos buscar Sua face e não Sua mão (o que Ele pode fazer por nós) e nos afastarmos de nossos maus caminhos, então Ele ouvirá — ouvirá, perdoará , e curará nossa situação. Em vez disso, nós tolamente “andamos segundo o conselho dos ímpios” (Salmos 1:1) e “confiamos na humanidade” “fazendo da carne a nossa força” (Jeremias 17:5), então agora sofremos as consequências – cura superficial! “O quebrantamento do Seu povo é curado superficialmente” (Jeremias 8:11). “E curaram superficialmente a fragilidade do Meu povo, dizendo: ‘Paz, paz’, quando não há paz” (Jeremias 6:14). Alimentando nossa carne e aceitando os caminhos do mundo, colocamos um curativo sobre nosso câncer enquanto ele nos consome (e nossas vidas).

Em vez disso, devemos morrer para nós mesmas. “E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:15). Morra para o seu “eu” – o que você quer e o que você precisa. Em vez disso, diga ao Senhor que ELE é tudo o que você deseja e tudo o que precisa. Então observe sua vida ganhar vida e seu relacionamento ressuscitar dos mortos.

Só os Humildes

Se você continuar discutindo com a outra pessoa, apenas prova que está cheia de orgulho. O orgulhoso acredita que ele ou ela está certo e que a outra pessoa está errada. Assumir toda a responsabilidade, não apenas sua parte ou metade, é a verdadeira humildade. Depois de assumir toda a culpa e responsabilidade pelo conflito, você pode levá-lo a Jesus, que já pagou o preço!

Somente os humildes serão exaltados. “Ele derrubou os governantes de seus tronos e exaltou os humildes” (Lucas 1:52).

A humildade será testada. “. . . Ele poderia humilhá-la, provando-a, para saber o que estava em seu coração, se você guardaria seus mandamentos ou não” (Deuteronômio 8:2).

A humildade a salvará. “Quando estiveres abatido, falarás com confiança e ao humilde Ele salvará” (Jó 22:29).

A humildade fortalecerá seu coração. “Ó Senhor, Tu ouviste o desejo dos humildes; Tu fortalecerás seu coração, Tu inclinarás Seu ouvido. . . (Sl 10:17).

Somente os humildes receberão a graça de que precisam. “Mas Ele dá uma graça maior. Portanto, diz: 'DEUS SE OPÕE AOS SOBERBOS, MAS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES.' Humilhem-se na presença do Senhor, e Ele os exaltará” (Tiago 4:6, 10).

A humildade está enraizada no espírito. “Para resumir, que todos sejam harmoniosos, solidários, fraternos, bondosos e humildes de espírito. . . (1 Pe 3:8). Não deixe a falsa humildade tomar conta de você, ostentando uma atitude hipócrita. Isso aparece quando você começa a pensar que está fazendo tudo certo e a outra pessoa está fazendo tudo errado.

Arrogância espiritual. Mais da metade das mulheres que vêm ao nosso ministério em busca de ajuda para restaurar seus relacionamentos exibem arrogância espiritual ou farisaísmo. Foi a isso que comecei a me referir como “espírito fariseu”. Senhoras, isso é tão perigoso por vários motivos. Em primeiro lugar, impedirá que Deus mova seu relacionamento para a restauração e, muitas vezes, é o que realmente está afastando seu marido, filho ou filha.

Mas o pior é que Deus me mostrou, em Sua Palavra, que Jesus era apenas duro, crítico e se opunha a um grupo de indivíduos - os fariseus! E descobri que eu era um deles! Lamento dizer que há muitas mulheres cristãs que fingem ser espirituais por fora, mas são imundas por dentro. Há tantas mulheres que olham para os pecados de seus maridos, filhos ou filhas, mas negligenciam olhar para a trave em seus próprios olhos. Meninas, essa fui eu! Vi meu marido e seu pecado de adultério (a primeira vez que ele me deixou); no entanto, ninguém podia ver minha contenciosidade, minha falsidade ou minha arrogância espiritual (até que Deus usou isso para me quebrantar).

Outros me viam (e eu me via) como a “pobre vítima” abandonada e traída. Mas eu, em minha justiça própria, estava disposta a perdoar. Era eu quem tentava desesperadamente manter nossa família desfeita unida. Era eu quem esperava, de braços abertos, perdoar meu marido, “o pecador”, quando ele recobrasse o juízo, arrependendo-se e voltando do chiqueiro para casa! Sim, eu era uma escriba, uma fariseia e um “túmulo caiado”!!

Se você pode se identificar com essa mentalidade pecaminosa e orgulhosa, se esta é você, eu imploro que você se prostre diante de Deus e peça a Ele para purificá-la dessa atitude que não apenas inibirá a restauração em qualquer um de seus relacionamentos, mas também a colocará em oposição a um relacionamento sincero e íntimo com o Senhor.

Em seguida, ore. "Se . . . Meu povo que é chamado pelo Meu nome se humilhar e orar. . .” (2 Crônicas 7:13–16). Orar significa passar tempo com Deus. Orar não é repetir uma lista do que você quer que Deus faça por você. É nesse tipo de intimidade com nosso Amado que encontramos alegria, pois “sabemos que Deus faz com que todas as coisas contribuam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito” (Rm 8:28). ).

Comece orando o Salmo 51:2–4: “Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço minhas transgressões, e meu pecado está sempre diante de mim. Contra Ti, contra Ti somente, pequei e fiz o que é mau aos Teus olhos, de modo que és justificado quando falas e inocente quando julgas. Então…

Busque Sua face. "Se . . . Meu povo que é chamado pelo Meu nome se humilhar e orar, e buscar a Minha face. . . (2 Crônicas 7:14). “Busque o Senhor e Sua força; buscai continuamente a Sua face” (1 Crônicas 16:11). “. . . busque Minha face; na sua aflição eles Me buscarão fervorosamente” (Oséias 5:15).

Eles estavam radiantes. “Eles olharam para Ele e ficaram radiantes, e seus rostos nunca serão envergonhados” (Salmos 34:5). Ao buscar Sua face, você também ficará radiante! Tantos buscam Sua mão (o que Ele pode fazer por mim, mim, mim), mas para aqueles que buscam a face de Deus, eles herdarão todas as coisas! Finalmente…

Afaste-se de seus maus caminhos. "Se . . . Meu povo que é chamado pelo Meu nome se humilhar e orar, buscar Minha face e se afastar de seus maus caminhos. . .” (2 Crônicas 7:13). Os versículos bíblicos não são apenas para a cabeça; mais importante, eles são para o coração e a vontade. Para obter o impacto real das Escrituras, devemos entregar nossas vidas e nossas vontades à direção do Espírito. Devemos estar dispostas a ser renovadas. Devemos nos render a Ele e nos afastar da maldade de nossos caminhos. Não compare o que seu filho, filha ou marido está fazendo para justificar o pecado secreto em que você está profundamente envolvida. Lembre-se, apenas o ato de você se julgar melhor do que o outro é o espírito de um fariseu, orgulho.

Obedecer é melhor do que sacrificar. “Eis que obedecer é melhor do que sacrificar, e atender é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a insubordinação é como a iniqüidade e a idolatria” (1 Sam. 15:22). Em vez de fazer o que Deus está dizendo para você fazer, geralmente escolhemos o sacrifício, o que nada mais é do que uma rebelião total. “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17).

Ande no Espírito. Ser cheia do Espírito Santo permitirá que você ande no Espírito, libertando-nos do pecado e de nossos desejos carnais. Peça a Deus para enchê-la com Seu Espírito Santo agora mesmo! É uma dádiva, assim como a salvação é uma dádiva; portanto, você não pode ganhá-lo, nem precisa trabalhar para obtê-lo. Basta perguntar. “E porei dentro de vós o Meu Espírito, e farei que andeis nos Meus estatutos, e observeis as Minhas ordenanças” (Ezequiel 36:27). “Mas eu digo: Andai pelo Espírito, e não fareis a vontade da carne” (Gálatas 5:16).

Que “condição” é necessária para ser ouvida?

Adapte seus desejos à Sua vontade. As promessas de Jesus são baseadas nesta condição: “Se permanecerdes em Mim, e as Minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7). Quando seu coração repousa somente em Jesus e sua vontade está centrada na vontade Dele, você está verdadeiramente fazendo Dele o Senhor de sua vida. E conhecer Sua vontade é conhecer Sua Palavra.

Você tem certeza de que é a vontade Dele que seu relacionamento seja curado e restaurado? Deus diz que odeia o divórcio (portanto, não busque o divórcio) e também que devemos nos reconciliar com aqueles com quem estamos em desacordo; no entanto, Ele tem condições para Suas promessas.

A condição para cada bênção. Cada promessa dada por Deus tem uma condição para essa bênção. Muitos irão “reivindicar” uma porção da Escritura, mas omitem as condições ou simplesmente as ignoram.

Condição: “Crê no Senhor Jesus . . .”

Promessa: ". . . e serás salvo” (Atos 16:31).

Condição: “Deleita-te no Senhor . . .”

Promessa: ". . . e Ele satisfará os desejos do seu coração” (Salmos 37:4).

Condição: “Ensina a criança no caminho em que deve andar . . .”

Promessa: ". . . ainda quando for velho não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

Condição: Primeiro, “para aqueles que amam a Deus. . .para aqueles que são chamados de acordo com o Seu propósito.”

Promessa: “E sabemos que Deus faz com que todas as coisas cooperem para o bem . . .” (Romanos 8:28.)

Suas lágrimas são preciosas para Ele

A quem choramos? Você notou como os homens em particular, incluindo nossos filhos (e talvez até filhas) odeiam nossas lágrimas? Na verdade, sua indiferença geralmente se deve ao fato de não saberem o que fazer quando uma mulher chora, ou o que provavelmente é mais preciso - porque as mulheres gostam de usar suas lágrimas para manipular a situação.

O fato de Deus ser um Deus ciumento e nossas lágrimas pertencerem a Ele também pode ser o motivo de sua indiferença, às vezes, às nossas lágrimas. “Então você chamará, e o Senhor responderá; você chorará, e Ele dirá: ‘Eis-me aqui’” (Isaías 58:9). “Não cesse de clamar ao Senhor nosso Deus por nós . . .” (1 Sam. 7:8).

A restauração em nosso relacionamento pode levar tempo para se manifestar; portanto, devemos agir de acordo com o que acreditamos e não com as coisas que vemos - não mais procurando sinais de melhora. A restauração precisa de nossa fé e confiança no Senhor. Clame somente a Ele, e a ninguém mais! Só Deus tem o poder de mudar a sua situação! Nenhum amigo, conselheiro, pastor ou pai pode fazer isso.

Minhas lágrimas. “Estou cansado de meus suspiros; todas as noites faço nadar a minha cama, desfaço o meu leito com as minhas lágrimas” (Sl 6:6). “As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem o dia todo” (Sl 42:3). “Coloque minhas lágrimas em Teu odre; eles não estão em Teu livro?” (Salmos 56:8). “Os que semeiam com lágrimas, com júbilo ceifarão” (Sl 126:5). “'No entanto, mesmo agora', declara o Senhor, 'Volte para Mim com todo o seu coração e com jejum, choro e luto. . .’” (Joel 2:12).

Continue renovando sua mente e seu coração. Você deve reservar um tempo para encontrar e escrever as Escrituras (em seus cartões 3x5) que ajudarão a renovar sua mente. Ao ler a Bíblia ou este livro ou um livro de promessas, marque os versículos que tocam seu coração e movem seu espírito, anote-os em seus cartões e depois leia-os em voz alta todos os dias para o Senhor. A fé em sua situação virá de ouvir Suas promessas a você enquanto você as lê. “Assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” (Rm 10:17).

E também temos essa promessa quando lemos Sua palavra para Ele: “Assim será a palavra que sair da Minha boca; Não voltará para Mim vazia, sem realizar o que desejo, e sem êxito na obra para a qual a enviei” (Isaías 55:11).

Gaste seu tempo com sabedoria. Dizem-nos para orar, clamar a Deus, passar tempo em intimidade com Ele. Não negligencie o que acabará por mudar você e seu relacionamento.

E para encontrar uma maior caminhada e intimidade com o Senhor, visite nosso site logo pela manhã para o nosso Devocional Diário, Meu Amado, escrito especialmente para mulheres que estão em crise de relacionamento.

Compromisso pessoal: deixar que Deus me mude. “Com base no que aprendi da Palavra de Deus, comprometo-me a permitir que Deus me mude por qualquer meio ou por quem Ele escolher. Concentrarei minha atenção em desenvolver meu relacionamento com o Senhor, e não nas outras pessoas ou situações que Deus está usando para me mudar e me moldar”.

Por favor, certifique-se de fazer seu Diário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *