“Então, Faraó dirá dos filhos de Israel: 

‘Estão embaraçados na terra, 

o deserto os encerrou.. '"

—Êxodo 14:3

 

Hoje, ao voltar para casa depois da consulta com um dentista, tive a chance de compartilhar alguma verdade com minha filha que também gostaria de compartilhar com você. Isso me encorajou enquanto eu a encorajava. Hoje, se você estiver se sentindo um pouco encurralada em sua situação atual, acredito que você também será encorajada. Aqui está o que eu disse:

Você sabia que algumas de nossas situações extremamente absurdas é um sinal claro de que o Senhor está fazendo algo surpreendente em nossas vidas? Nossa crise atual, especialmente a mais ilógica, está acontecendo por uma boa razão, é para que Ele possa construir um testemunho impressionante. Um testemunho que Ele espera que compartilhemos para incentivar outras pessoas e, mais importante, ajudá-las a conhecê-Lo em um relacionamento profundamente pessoal, um relacionamento que "começa" com a salvação deles.

É maravilhoso ter testemunhos, mas nunca são fáceis de viver. As pequenas crises pelas quais passamos facilmente raramente são boas o suficiente para estimular a maioria das pessoas a procurar o Senhor por si mesmas. Os pequenos testemunhos pelos quais podemos facilmente viajar certamente não hipnotizariam nenhum grupo de mulheres que conheci no Quênia ou no Brasil. É por isso que o Senhor achou oportuno começar a construir alguns testemunhos incríveis para eu compartilhar, sabendo que viajaria algum dia, mais cedo do que eu esperava.

Quer eu volte ou não a viajar ao redor do mundo novamente, ou se você logo irá se aventurar em um novo país que você nem sabia que existia, o Senhor quer construir testemunhos quase inacreditáveis na vida de Suas noivas. Além disso, posso atestar pessoalmente o fato de que, sem um Marido para segurar minha mão, e me carregar em momentos difíceis, na maioria das minhas provações nunca teria passado, o que é sempre o foco principal do meu testemunho, Ele, Seu amor e como Ele nos carrega sobre os limiares de coisas novas, difíceis demais para nós.

Outro motivo pelo qual nossos testes são tão difíceis é que no mundo de hoje também estamos competindo com programas de televisão e filmes, postagens virais. A televisão e os vídeos do YouTube afirmam ser “real”, mas na “realidade” essas situações são mais frequentemente configuradas e encenadas, fictícias, para capturar seu público. É por isso que o Senhor está realizando feitos ainda maiores e admiráveis na vida de Suas noivas. Uma noiva que está tão apaixonada por Ele que está disposta a confiar Nele, permitindo que Ele promova um desejo de outras mulheres (e homens) de encontrar Ele e Seu amor.

Então, é isso que está acontecendo em sua vida, querida noiva? Sua vida parece estar incrivelmente e terrivelmente inimaginável devido às loucas provações pelas quais você está passando?

É exatamente o que está acontecendo em minha vida e em nossa família desde que o Senhor decidiu começar a construir um novo testemunho em minha vida: quando meu marido abandonou nosso casamento restaurado. Há muitas, muitas áreas da vida da minha família pelas quais passamos: tremendas crises, provações, ataques e traições, honestamente, a lista é interminável. Parecia que o "inimigo" vinha contra mim em todas as áreas da minha vida: meus relacionamentos, minha reputação, meu ministério, minhas finanças e também contra meus filhos. No entanto, ao escrever este livro em particular, tentei manter o foco principalmente em nossas crises financeiras e em como Ele me trouxe através delas.

No entanto, perguntas tentavam atingir meu cérebro, não apenas do inimigo, mas de pessoas que perguntavam: como um homem poderia fazer o que fez com sua família? Afirmando que, ao deixar eu e nossos filhos, ele deveria saber que isso causaria destruição em massa, já que ele já havia feito isso antes. Como ele poderia dormir à noite?

Então, minha pergunta ao meu Amado foi: Meu ex-marido é um homem dos piores tipo, já que as ações desse tipo de homem estão realmente destruindo seus próprios filhos em busca de seu ganho pessoal? Ou estamos vendo isso totalmente errado?

A Bíblia não nos disse que foi Deus quem endureceu o coração do Faraó? E se Ele endureceu o coração do Faraó, então realmente importa quem está por trás da crise que você e eu estamos vivendo passando? E se não foi Deus quem endureceu o coração do meu ex-marido, ou o coração dos seus chefes, ou aquele amigo em quem você confiava e que podia confiar, mas em vez disso foi o próprio egoísmo e egocentrismo deles, e eu pergunto: Quem além de mim teria que confessar que, se não fosse pelo Senhor e Seu amor, agora como Sua noiva, você e eu agiríamos da mesma maneira?

Agora, voltando ao assunto, se Deus não tivesse usado um Faraó e seu exército para encurralar os israelitas, então algumas de nós teria testemunhado a separação das águas do Mar Vermelho? E se não tivéssemos o testemunho do Mar Vermelho, como poderíamos acreditar em Deus e Suas promessas em nossa situação?

É isso que minha filha e eu estávamos discutindo hoje. Isto surgiu porque tínhamos acabado de chegar de uma consulta em que seu dentista nos disse que, quando terminássemos (em questão de algumas semanas), seu tratamento custaria milhares de dólares. E por causa da culpa que minha filha teve, que eu (como mãe e única provedora) tive que pagar, minha filha foi ao banco, esvaziou sua conta poupança e colocou uma pilha de dinheiro na minha mão para ajudar a pagar pelo tratamento.

Somos todos assim com Deus, não somos? Somos muito gratos a Ele, e nos sentimos culpadas demais para aceitar Seu presente gratuito, então sentimos que, de alguma forma, precisamos fazer "algo" para ajudar. No entanto, assim como minha filha, nossas tentativas de ajudar são tão fracas, pois nossos recursos e habilidades são limitados, enquanto os Seus são ilimitados. É tão difícil compreender a bondade de Deus, de Sua generosidade, porque nos sentimos indignas de aceitá-la, não é?

Neste momento, estou buscando ao Senhor sobre aceitar o dinheiro dela, já que não quero roubar uma bênção dela. Ainda mais importante, não quero encorajá-la a acreditar que ela deve ajudar a Deus quando Ele a coloca na posição de precisar Dele, e somente Dele.

Atualmente, como afirmei repetidamente, estou sendo encurralada financeiramente para o Mar Vermelho e quanto mais profundo fico, mais difícil se torna, tornando-se quase impossível, esconder isso dos meus filhos. Meus filhos e eu descobrimos que basicamente, não há realmente alguma saída. Muita vezes, quando penso realmente em como as coisas estão ruins ou tenho que olhar como as coisas são horríveis (quando pago uma conta ou examino meu saldo bancário), minha mente quer fazer ALGO!! E cada vez que o Senhor faz a mesma pergunta: "Michele, o que você pode fazer?" Na verdade, minha situação é muito mais do que tudo que eu poderia fazer, por isso é tolice eu tentar. Portanto, eu escolho simplesmente confiar nEle.

O que os israelitas poderiam fazer quando o inimigo os encurralava próximo ao Mar Vermelho, fechado por todos os lados?

Da mesma forma, como minha filha pode ajudar? O que ela pode fazer para ajudar é muito pouco e muito tarde. Todos devemos encarar que toda a nossa família está sendo enterrada em dívidas intransponíveis e sem saída. O engraçado é que eu sabia de tudo isso.

Quando comecei a ver nossas finanças se esvaindo, o Senhor me disse para lembrar de Lázaro, e imediatamente pensei: Aquele cara estava enterrado, certo? Mas não antes de morrer. Então, minha pergunta ao Senhor e algo que peço com frequência é: "Eu morri, ou já estou quase morta ou estou sendo enterrada?" Estou esperando ouvir Jesus me chamando, como fez pelo irmão de Marta e Maria: "Lázaro, saia!", como aquela voz alta que escuto todos os dias.

O absurdo da minha situação é que ninguém acreditaria se soubesse os detalhes, mas é a verdade. É por isso que eu sei que tem que ser Deus. Então, quando minha fé começou a esmorecer no domingo passado, e Ele foi tão fiel para garantir que eu soubesse que era Ele, então fiquei fortalecida espiritualmente para enfrentar o dia seguinte.

Quando acordei na segunda-feira de manhã, tive que levar meu filho a um atendimento urgente e, como seria de esperar, não temos seguro médico. Duas horas depois cheguei em casa, apenas para levar minha filha ao dentista que a encaminhou a um endodontista para um tratamento de canal (e todos sabemos o quanto isso é caro). Então, quando cheguei em casa, recebi uma ligação do nosso ortodontista para fazer um raio-x para remover os dentes do siso do meu filho. E, sim, é claro que eles precisam ser retirados. Em questão de dez horas, eu estava sendo enterrada em ainda mais dívidas do que eu ou alguém poderia imaginar.

Naquele mesmo dia, me vi implorando à minha filha para NÃO pedir ao pai que pagasse pelo tratamento odontológico. Mesmo que ela não tenha perguntado a ele, ela cuidadosamente deixou a madrasta saber o que estava acontecendo e descobriu que as notícias haviam chegado ao pai. Embora tenha surpreendido minha filha que ele não se ofereceu para ajudar, e que, em vez disso, ele se gabou indiretamente de que agora tinha seguro odontológico e que seu novo cunhado é dentista, não me surpreendeu que ele não tenha se oferecido ajudar. Isso porque tudo o que está acontecendo faz parte do plano Dele, um plano para nos prosperar! Se o pai dela ajudasse (ou se mais alguém ajudasse), isso não levaria para o que Ele está prestes a fazer?

No entanto, mais tarde, tive que me perguntar por que não a deixei ir em frente e implorar ao pai para ajudar? Não precisamos da ajuda? Ele não devia isso a ela, quero dizer, ela também é filha dele. Mas eu sei porque. É porque meu Deus irá suprir TODAS as nossas necessidades ou não irá? E se Ele não o fizer, o que estou fazendo é confiando nEle para minha salvação. Quero dizer, isso é para a eternidade!!

Não é esse o ponto? Ou podemos confiar no Senhor em todas as áreas de nossas vidas, ou é absurdo Nele por algo tão permanente como para sempre, certo? Estamos falando da eternidade! Além disso, vamos falar sobre ajudarmos a Deus. “Deus não ajuda aqueles que se ajudam” ou, em vez disso, Ele disse que “não é por obras de justiça (já que são trapos imundos), mas de acordo com Sua misericórdia que Ele salvou” e está continuamente nos salvando enquanto choramos para Ele?

E se temos que ajudá-Lo, isso não funciona? Isso não significa que nós podemos nos vangloriar? E se são necessárias as nossas obras, o que dizer daquela doce menina Mórmon que eu tenho testemunhado, sua “religião” é muito boa para as religiões. A mensagem das Boas Novas simplesmente confia no Senhor inicialmente, mas depois trabalha como louca para ganhar um lugar mais alto com Ele, como guardar o sábado, não beber cafeína, etc., etc.?

Como posso honestamente dizer a essa garota Mórmon que confiar apenas nEle é suficiente, se minha vida prova que Ele não pode ser confiável para fornecer todas as nossas necessidades sem uma pequena ajuda (ou preocupação) minha?

Talvez tudo isso pareça absurdo demais para você, mas está fazendo muito sentido para mim.

Sim, o medo tenta me pegar.

A razão tenta me confundir.

A dúvida tenta invadir a paz à qual me acostumei tanto.

Então, eu enfio meus dedos o mais fundo onde Ele perfurado por uma lança ou pego qualquer parte de Sua roupa que eu possa encontrar. Se eu não tenho Ele, de verdade, quem eu tenho? E quando se trata disso, o que eu quero ou preciso além Dele, afinal? Esta casa, um ministério, minha reputação?

Querida noiva, se você está sob pilhas de dívidas, vergonha, medo, ou ridicularizada, cicatrizes emocionais ou dores físicas, você, minha querida, está sendo encurralada de propósito. Ele não estava preocupado quando tudo isso começou, e Ele não está preocupado agora que isso mudou repentinamente para pior. Tudo isso faz parte do plano glorioso que Ele conheceu e planejou muito antes de você nascer. E tudo isso, minha amada, é para um propósito. Mas o maior objetivo é que você, a quem Ele tanto ama, possa experimentar Seu amor sem medidas por você e Sua longanimidade em relação a você.

Querida amiga, se você estiver enfrentando algo como eu, faça o que pretendo fazer, eu entro profundamente em Sua misericórdia e Sua graça, depois olhe para cima e olhe atentamente para Seu rosto de glória, que reflete a bondade que está para acontecer.

Sétimo de muitos testemunhos financeiros

“Bem-aventurança na lua de mel, continuação”

No capítulo 5, compartilhei com você como o Senhor milagrosamente foi a minha frente e realizou a lua de mel que era um sonho para um jovem casal. E como eu mencionei, o inimigo está sempre disposto a roubar nossa alegria se ele não puder roubar primeiro nosso milagre. Ele é capaz de roubá-lo quando entramos em pânico e concordamos com ele quando parece que a bênção não vai acontecer.

No dia em que escrevi o parágrafo final do testemunho da lua de mel, finalmente consegui as datas exatas do resort para poder reservar o voo. Desde que eu sei como o atraso em qualquer coisa traz novos obstáculos, eu esperava algo. No entanto, essa crise ajudou a aumentar minha fé e, desde então, me deu uma perspectiva nova e empolgante que eu não tinha sido capaz de entender se não fosse para esse teste.

Ao reservar o voo on-line, finalmente me ocorreu que o valor em dólares que estava na tela estava acima e além das 80.000 milhas que eu tinha. O que me assustou foi que as duas segundas opções tinham uma quantia maior em dólares; então eu supus que o valor postado significava simplesmente o "custo dos voos" se uma pessoa estivesse pagando por eles, e isso não foi adicionado no valor final que eu tinha que pagar!

Esse é o momento em que o inimigo realizou uma festa em minha homenagem. O inimigo zombou de mim, lembrando-me como eu estava tão animada em contar a todos o quão bom Deus é, e que piada era meu testemunho que eu acabara de escrever. Agora, aqui estava eu, mais uma vez, o maior das tolas. Ele me lembrou repetidas vezes que eu teria que pagar centenas de dólares que eu não tinha". Agora, o que você vai fazer 'mulher tola de Deus'"?!?!

O que mais eu poderia fazer? Tudo que eu podia fazer era sintonizar a voz mansa e delicada do Senhor. Exceto que, quando o medo se apodera, você ensurdece e não pode ouvi-LO. Será que é assim que Eva se sentiu? Quando o inimigo mentiu para ela, seu coração afundou a tal ponto que ela ficou surda ao que ela já sabia sobre a bondade de Deus? Penso que talvez pela primeira vez esteja encontrando compaixão e compreensão com a primeira mulher e mãe da humanidade.

Embora parecesse uma eternidade, acredito que o milagre aconteceu cerca de 24 horas depois de confiar Nele com esta crise. Foi preciso ter fé uma inabalável para escolher seguir em frente. Eu disse a mim mesma: “Ok, e daí? Se eu tiver que pagar, eu pago. Não importa o testemunho que agora não é tão bom quanto era. Eu, pelo menos, coloquei no papel, certo? Se eu não compartilhar novamente, tudo bem. Ou, se o fizer, é claro que explicaria o “pequeno PS” no final. P.S. Eu tive que pagar centenas de dólares a mais. Para uma lua de mel no Havaí, ainda é muita coisa, certo"?

Antes de entrar na internet para reservar, decidi que precisava construir minha fé e comecei a repassar tudo o que o Senhor havia feito milagrosamente em minha vida. Mesmo as coisas mais recentes que Ele fez, quando você parar para ponderar sobre elas, fortalecerão sua fé em Sua capacidade de "resolver todas as coisas para sempre" e fazer o impossível! Foi durante esse período de bombardeio completo que percebi que precisava escrever e postar todas as coisas que o Senhor fez por mim, depois imprimi-las e guardá-las em um único documento para que eu possa ser muito encorajada, pois precisarei da próxima vez que estiver passando por uma crise. Algo para se agarrar e ler em momentos como esses. E, junto com esses testemunhos, também planejo reunir no nosso site da RMI de noivas fiéis, como você, e também qualquer que eu possa escrever que meus amigos tenham compartilhado comigo. Devo continuamente construir fé suficiente para que nenhuma crise possa vir a me derrubar, nunca! Mas, primeiro, deixe-me terminar meu testemunho.

Pouco antes de entrar no site, me vi pedindo ao Senhor para “reduzir” o custo adicional. O primeiro pensamento que tive foi pedir a Ele para "eliminá-lo", mas minha fé só podia acreditar verdadeiramente em uma "redução". Foi isso que pedi a Ele.

Quando abri a página, em vez de três opções, de repente apareceu uma quarta que não existia nas outras quatro vezes em que fiz login!!! E foi o menor custo listado primeiro! Em vez de centenas de dólares, o que eu não tinha, de repente o custo adicional foi de apenas 61,00 dólares. Lembre-se de que pedi uma “redução”, para que o Senhor me desse exatamente o que eu pedira!!

Extasiada, eu compartilhei com todos os meus filhos que estavam na sala ao lado. No entanto, reservar ainda estava provando ser uma parede de tijolos, o que me leva a outro princípio: para ganhar sua bênção, muitas vezes é preciso avançar. Não importa quantas vezes eu tentasse, o site não pegava minhas informações e, finalmente, eu tive que buscar a Deus por sabedoria. Ele me disse para ligar, o que significava que eu estava começando tudo de novo. O que leva a outro princípio:

O inimigo não apenas adora roubar nossa promessa e nossa alegria, mas quando isso não funciona, ele adora nos afastar. “E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei” (Daniel 7:25).

O que também é importante dizer é que meu filho e minha nova filha estavam assistindo a cena toda acontecer. Portanto, ao compartilhar os detalhes com eles, sempre sou rápida em me gabar da minha fraqueza de não ser capaz de acreditar e pedir que a taxa adicional fosse eliminada, mas apenas reduzida. Mas isso provou ser uma bênção desde que Deus sempre fará com que todas as coisas contribuam para o bem! E posso dizer que estou determinada a não estar neste lugar novamente!

Como eu disse anteriormente, eu realmente preciso criar um documento para poder pesquisar com facilidade e gostaria de encorajá-la a fazer a mesma coisa. Todas nós precisamos nos equipar e armar-nos com testemunhos que estão ao alcance de nossos dedos quando o inimigo ataca contra nossa fé. Às vezes, o Senhor está se movendo tão rapidamente na minha vida que mal tenho tempo para me sentar e anotar o que aconteceu em um dia! No entanto, simplesmente confio no Senhor para me ajudar a escrever esses testemunhos, e espero também semeá-los na vida de outras pessoas e enviá-los ao site da RMI.

E você? Como você se sairá durante uma crise? Todos os dias, ou pelo menos uma vez por semana, certifique-se de reunir os testemunhos no site do RMI e, em seguida, verifique se eles são facilmente encontrados e pesquisáveis. Também tenha certeza de que você tem seu próprio testemunho para compartilhar, comece a esperar provações, espere ansiosamente por elas e floresça por causa delas! Prometo que, se você semear o que tem na vida de outras pessoas, encorajamento, verá sua própria fé e também suas bênçãos crescerão!!

Se os testemunhos deste livro ajudaram a fortalecer sua fé, copie as partes que deseja salvar. Você pode ter seções diferentes, como seu testemunho financeiro pessoal ou favorito, para ler para si mesma e compartilhar com outras pessoas. Em breve, você estará enviando mais relatórios de louvor de como o Senhor te abençoou financeiramente, como Ele fez por mim. E se você está limitada a uma redução ou eliminação, verifique sempre se está animada para se gabar de suas fraquezas. Mantenha isso vivo para que outros possam se relatar.

Por fim, certifique-se de fazer o mesmo postando seus testemunhos de sua caminhada e talvez até outra seção com os de uma cura física! Juntos, como mulheres encorajadoras, vamos impressionar o mundo com o que Deus pode fazer, o impossível! E tê-Lo como Marido significa ser levada no limite das dificuldades!!!