Introdução do Curso Renovando, Semana 1:

Estabelecendo Relacionamentos & Segredos da Restauração

 

Essa lição introdutória está repleta de princípios que você deve ler não apenas uma, mas muitas vezes durante sua Jornada pela Restauração.

Portanto, se você já leu antes, leia novamente e comece a aplicar esses princípios em todos os seus relacionamentos – não apenas em seu casamento – até que eles se tornem naturais e você não caia mais nas armadilhas que muitas mulheres caem.

Estabelecendo Relacionamentos Fortes & Duradouros

Quando se começa qualquer amizade nova é importante ser cuidadosa e ter certeza de que cada parte está disposta a INVESTIR igualmente neste relacionamento.

Em quase TODOS os relacionamentos hoje em dia, as mulheres são as que MAIS dão – e muitas vezes elas são as ÚNICAS que dão!

Os resultados dessa atitude são corações partidos, e eu tenho certeza de que é assim que você está se sentindo neste exato momento! A razão pela qual isso acontece é porque simplesmente não percebemos como essa atitude é perigosa e não sabemos como evitar esse erro.

Mesmo quando a maioria de nós experimenta a dor de ver a outra parte se afastando de nós, e nos dizendo que quer se ver completamente livre do relacionamento, nós fazemos exatamente o oposto do que poderia mudar a situação. E continuamos repetindo essa atitude várias, várias e várias vezes tornando as situações cada vez mais dolorosas.

Eis aqui o que você precisa entender. Quando alguém investe MUITO, e ao mesmo tempo a outra parte investe pouco ou NADA, é EXTREMAMENTE FÁCIL para quem não investiu no relacionamento desistir — já que ela não tem nada a perder. E quando essa parte desiste, a outra parte (nós) fica devastada, já que NÓS temos tudo a perder!

Tentar nos proteger também não é a resposta. Você precisará conhecer, e em seguida aplicar, o conhecimento que você está prestes a receber. Você poderá então ou adotar essa verdade ou rejeitá-la, mas, em algum momento, a dor normalmente vai levar cada uma de nós a fazer o que temos aprendido, o que irá funcionar, e o que nos salvará de mais sofrimentos torturantes.

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei"— Oséias 4:6

Por que ou Como isso acontece?

Por que tantos homens NÃO investem em seus relacionamentos? Porque eles não precisam investir!

Eles não precisam investir em nada, pois nós fazemos tudo. Em outras palavras, é porque nós não damos o TEMPO e o ESPAÇO para que eles invistam!

Enquanto nós estamos ocupadas fazendo TUDO, a outra pessoa está muito ocupada RECEBENDO, e não sobra tempo, espaço e desejo para eles darem qualquer coisa em troca!

E porque nós nunca paramos de dar, o que significa ESPERAR para que eles retribuam (esperar é algo que Deus tenta MUITO nos ensinar), nós nunca damos TEMPO para que a outra pessoa invista no relacionamento.

Mesmo agora, você provavelmente é a única parte que está procurando ajuda para saber o que fazer para salvar ou restaurar o seu relacionamento. Eu estou certa?

O que você precisa fazer é dar ESPAÇO para que a outra pessoa INVISTA no relacionamento. E o que você precisa DAR a ela é TEMPO para investir. Se a outra parte não quer investir, ou nunca nem chegou perto de fazer isso, mais do que nunca, agora é que ela nunca investirá — principalmente se nós não lhe dermos tempo e espaço.

*Há um remédio dado por Deus aos homens que não QUEREM investir no relacionamento, que você aprenderá mais tarde em outra lição. Porém, o remédio SÓ irá funcionar se você der esse primeiro passo esperando e dando espaço — dando TEMPO para a outra pessoa.

Quando os relacionamentos começam dessa forma (com você fazendo a maioria das coisas) é um bom indicativo de que, em algum momento, talvez antes do que você pensa, você venha a descobrir que a outra pessoa quer sair do relacionamento. E é aí então que você se vê machucada — usada e abusada. E se você continuar nesse mesmo caminho, eu garanto que isso irá acontecer mais, mais e mais vezes.

A maioria das mulheres lida com esse desequilíbrio em seus relacionamentos se tornando machucadas e perdidas (e frequentemente tomam algum medicamento achando que irá ajudar, mas isso só torna as coisas ainda piores) ou elas se tornam tão endurecidas e amarguradas que isso passa a afetar todos os outros relacionamentos em suas vidas (como se lidar com um mau casamento já não fosse o suficiente).

Deus nos guiou a preparar todo nosso curso RRR, o qual você está fazendo nesse momento, com o objetivo de te ensinar esse princípio essencial. Para te ensinar o caminho correto para Estabelecer um Relacionamento Forte, nós já começaremos desde já  a fazê-la experimentar como isso é feito:

PRIMEIRO nós oferecemos ajuda ou investimos em você – ao te darmos encorajamento em nosso site. Em seguida, nós demos espaço para VOCÊ investir em nosso relacionamento ao preencher o nosso Questionário de Avaliação de Casamento.

Depois NÓS investimos no relacionamento novamente oferecendo a você um dos nossos eBooks de PRESENTE, e demos espaço para você investir de volta em nosso relacionamento lendo os livros, escrevendo o que você aprendeu, e ESPERAMOS até que VOCÊ nos contacte novamente ao preencher o seu primeiro formulário das lições.

Agora, pare e leia novamente.

Veja como nós demos ESPAÇO para que você invista em nosso novo relacionamento. Se nós te déssemos demais, não permitindo que você investisse de volta para que ambos participássemos mutuamente e de bom grado, então uma de nós logo iria terminar o relacionamento, deixando a outra parte (aquela que investiu) magoada.

Agora o ponto chave, se em algum momento houver uma pausa, e não tivermos mais notícias suas, nós ESPERAREMOS em vez de nos apressarmos e não deixarmos espaço para você investir em nosso relacionamento.

Do mesmo modo, é isto que você precisará fazer neste relacionamento que você está aqui para RESTAURAR. É mais do que comum que, por você ter sido a única parte que investiu, você agora terá que abster-se completamente e parar de entrar em contato com seu marido novamente, até que ele entre em contato com você. Porque toda vez que você contatá-lo, você estará colocando em risco os laços que ele ainda tem com você, e os sentimentos positivos que ele sente por você irão morrer.

Restauração é uma jornada, e jornadas que mudam as pessoas levam TEMPO. E embora este tempo seja necessário, ele será muito bem gasto – SE você ainda quiser estabelecer relacionamentos fortes e duradouros e vivenciar um casamento restaurado. A escolha é totalmente sua.

Mas você não entende! Fui eu quem não investiu!

Há sempre algumas poucas de vocês que não irão se encaixar totalmente no que diz em algumas lições. Nós fazemos o nosso melhor para cobrir as situações mais COMUNS que vemos em nossos formulários; entretanto, há sempre tantas variáveis que seria impossível abranger todas elas.

Para solucionar isso, nós sempre lemos tudo que é enviado nos formulários para que possamos melhorar as nossas lições através de revisões, cada vez que um grupo as estuda.

E isso se aplica a essa lição: se foi você quem não investiu no seu casamento, então essa lição poderá ser aplicada ao CONTRÁRIO. Comece a INVESTIR agora.

Porém, PARE e pense. Quando alguém está ferido ou com raiva, e pediu para ser deixado em paz, o mais importante a se fazer AGORA é HONRAR e respeitar a posição que ele assumiu NESTE MOMENTO. Não adianta, nós não podemos voltar no tempo, porém, nós podemos seguir adiante.

Para vocês que precisam investir no casamento, mas o seu investimento não será mais bem vindo, é hora de INVESTIREM no casamento de outras pessoas! Enquanto você espera para que DEUS abra a porta, e te dê a oportunidade de investir em seu próprio casamento (ou no seu ex-casamento), Ele verá seu coração  e te HONRARÁ abrindo uma pequena porta para que você invista no seu futuro.

Isso se assemelha àquela situação de quando você aprendeu que “deveria se submeter” ao seu marido, que não mora mais com você ou nem mesmo tem mais contato com você. Deus verá quando você começar a ser submissa a Ele e a outros que estão em autoridade sobre você.

Da mesma forma, comece a “investir” em um casamento de alguém que esteja separada ou divorciada, e ajude outras que ainda estão em condições de investir em seus próprios casamentos. Encoraje-as a investir antes que seja tarde demais para elas!

Deus verá isso e te HONRARÁ abrindo uma pequena porta para que você invista no seu casamento em futuro próximo. Eu posso te garantir isso porque eu conheço Deus tão bem e já O vi fazer coisas maravilhosas quando Ele vê um coração desejoso de fazer o que é certo.

PARTE 2

Segredos da Restauração

Restauração é uma jornada muito difícil de se viajar. A MAIORIA da mulheres que começa, infelizmente, nunca termina.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7)

POR QUE as mulheres não terminam, já que poucas de nós, mesmo que com dificuldade, conseguimos chegar à vitória? Todas nós queremos que cada uma de vocês conheçam os 3 segredos que parecem ser a maior causa da queda da maioria das mulheres que desistem e nunca terminam a corrida.

Segredo #1 Não se perca

Pouquíssimas mulheres conseguem fazer essa viagem sozinhas. Infelizmente, a maioria delas se agarram à uma amiga, ou a um membro da família, ou ao seu pastor ou conselheiro - esperando que eles as orientem. Mas como é que alguém pode, possivelmente, guiar você em uma viagem que eles mesmo nunca percorreram? É como ter um cego guiando outro cego.

Todas nós sabíamos de uma coisa: a ÚNICA maneira de chegar ao seu destino, a restauração, é segurando a SUA mão. Como dissemos desde o início, até mesmo mais do que seguir os princípios que fomos chamadas para te ensinar, o mais importante é que você cresça na sua intimidade com o Senhor. Esta é a chave que abrirá todas as portas para o seu futuro ou, em outras palavras, Ele será a chave que falta  e que a manterá trancada do lado de fora, se você não focar nesse relacionamento em primeiro lugar.

Cada uma de nós que vivenciou um casamento restaurado também irá dizer-lhe que nunca teríamos feito isso sem um bom mapa. Os nossos recursos, nossos livros e vídeos, foram criados com base na Bíblia, e estão repletos de versículos, promessas e princípios que Ele revelou para cada uma de nós.

“Lâmpada para os meus pés, é a Tua Palavra e luz para o meu caminho.” —Salmos 119:105

E para ajudá-la na sua viagem, e que as mulheres que viajaram antes que você não tiveram, são essas novas lições que estão sendo compartilhadas com você. Estude o seu Mapa da Restauração (estas lições) e invista seu tempo para conhecer o caminho que você está trilhando, e para compreender o que Ele está lhe ensinando a cada parada.

Segredo #2 Bagagem Leve

Você não poderá alcançar a linha de chegada, se estiver carregando uma carga muita pesada. A maioria das mulheres sentem que precisam carregar o marido, o casamento, os problemas, e um monte de pecados em suas costas. Se você estiver carregando consigo o seu marido, o seu casamento, todos os seus problemas, muitas preocupações, ou qualquer pecado, você nunca irá completar a sua jornada.

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e CORRAMOS com PERSEVERANÇA a corrida que nos é proposta,tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé... para que vocês não se cansem nem se desanimem.”

— Hebreus. 12:1-3.

SIMPLESMENTE DEIXE IR

Aqui está algo que todos nós aprendemos: Quando você deixar ir, você poderá chegar muito mais longe, e dentro de um período muito mais curto de tempo, e com energia de sobra!

Além disso, ao deixar ir seu casamento e seu marido, isso dará a ele a oportunidade de encontrar o seu caminho para o chiqueiro, de perceber os seus erros e pecados (assim como Deus permitiu que você fizesse), e chegue a um ponto de arrependimento. Além do mais, isso significa que você estará dando a ele tempo para também investir no relacionamento.

Leia todos esses princípios que você precisa conhecer na história do filho Pródigo em Lucas 15:11-14.

A menos que seu marido tenha a oportunidade de perceber seus erros, com alguma coisa o motivando a mudar, ele nunca fará isso. Uma outra razão por que você precisa deixar ir é porque se você ficar em torno da sua vida, ele vai continuar a culpá-la. E mesmo que ele volte, ele também trará consigo os seus pecados de antes! Isto pode significar que ele continuará desejando a outra mulher (ou o que mais o atraiu para longe), ou que ele simplesmente continuará atraído por outras mulheres (ou pecados), ou até mesmo que ele possa  encontrar alguém ou alguma coisa nova, pouco depois do seu retorno.

Deus quer o MELHOR para você, mas você nunca vai encontrar o melhor enquanto continuar se agarrando àquilo que Ele quer que você deixe ir. Deixe ir e entregue o seu marido para o Senhor, e eu te prometo que você não irá mais se concentrar em seu casamento, ou no que o seu marido está fazendo ou não fazendo. A maioria das mulheres descobrem que, quando elas deixam ir completamente, é que seus maridos começam a persegui-las!

Entretanto, não perca o seu foco, continue sua jornada com a determinação de que você quer ser vitoriosa, mantenha-se no caminho para que você receba o prêmio de um novo casamento e de um marido transformado.

“Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.” —1 Coríntios 9:24

Quando o seu marido tiver percebido o erro dos seus caminhos (assim como você fez), Deus vai orquestrar para que vocês se encontrem novamente, juntos, no seu destino desejado, no tempo determinado. O testemunho de Casamento Restaurado de amanhã vai mostrar como Vicky fez exatamente isso!

"Então o Senhor respondeu: "Escreva claramente a visão em tabuinhas, para que se leia facilmente. Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará".— Habacuque 2:2-3.

Mas isso só vai acontecer quando VOCÊ estiver livre para se concentrar no que você precisa mudar, porque assim o seu marido também ficará livre para se concentrar no que ele precisa mudar em si mesmo. E, por favor, não diga ao seu marido no que ele precisa mudar (e nem comente sobre isso com ninguém) porque essa trave no seu olho irá borrar a sua visão da linha de chegada.

“E por que reparas tu no argueiro (cisco) que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão” — Mateus 7:3-5

Além disso, cada vez que você fala, ou mesmo insinua, que seu marido precisa mudar, que o que ele fez ou está fazendo é errado, ou no que ele precisa mudar, você está construindo um muro de ódio que fará com que os sentimentos dele por você esfriem ao ponto de você se tornar um objeto de desprezo para ele.

"Desviaste para longe de mim amigos e companheiros, e os meus conhecidos estão em trevas; Afastaste de mim os meus melhores amigos e me tornaste repugnante para eles. Estou como um preso que não pode fugir" —Salmos 88:8,18

Segredo #3 A Verdade te Libertará

O segredo final ajudou a maioria de nós a encontrar a resistência que precisávamos para deixar ir, para viajar com peso leve e para permanecer no curso. Ele foi revelado no princípio acima. Embora nós tenhamos sentido, e outras pessoas tenham nos dito, inclusive e especialmente os nossos maridos que nos deixaram ou encontraram alguém porque  já não tinham os mesmos sentimentos por nós, a verdade é que foi Deus quem os removeu e nos fez um objeto de abominação para eles!

Leia esse versículo novamente com essa verdade em mente:

"Desviaste para longe de mim amigos e companheiros, e os meus conhecidos estão em trevas; Afastaste de mim os meus melhores amigos e me tornaste repugnante para eles. Estou como um preso que não pode fugir" —Salmos 88:8,18

Leia novamente a verdade nesse versículo:

“Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o Seu querer.” —Provérbios 21:1

Essa é a VERDADE, não aquilo que alguém te disse ou aquilo que você sente. E também não é aquilo em que você acredita e nem o que você VÊ!

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se NÃO vêem. —Hebreus 11:1

Ao conhecer e estudar a VERDADE, que é encontrada APENAS no que Deus diz, em Sua Palavra, você ficará livre para terminar o curso e receber o prêmio de um Casamento Restaurado!

“...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." —João 8:32

Formulário das lições

Caso você não tenha recebido algum email com a cópia do seu formulário de lição preenchido (veja o link abaixo), pode ser porque você não tenha sido cuidadosa ao informar o seu endereço de email. Se isso aconteceu, pode ser porque Deus queira manter a sua privacidade e também facilitar os nossos serviços, então você precisa perguntar a Ele se Ele deseja que você faça a lição novamente ou que siga em frente.

Nós somos simplesmente suas "Técnicas Espirituais" e sabemos que o seu futuro, e o futuro de sua família, é que estão em risco aqui. É em seu futuro que você está trabalhando, para o bem ou para o mal – então lembre-se de que você está fazendo essa Jornada de Restauração com o Senhor, não conosco. Tudo o que nós podemos fazer é Encorajá-la a segurar na mão Dele e seguir em frente.

Uma vez que é o seu futuro que está em jogo, nós acreditamos que VOCÊ é quem deve escolher de quer pular uma lição muito importante, para apressar o Senhor, OU perguntar a Ele, e ouvir a resposta, para saber se Ele quer ou não que você repita ou pule uma lição, ou repita um curso inteiro, ou até mesmo espere um mês inteiro para recomeçar outro curso. 🙂

Sua eParceira

Quando você estiver buscando ajuda no Senhor, e em mais ninguém (nem em nós, ou em uma amiga, um conselheiro, ou até mesmo em um pastor ou padre), então você estará pronta para ter uma parceira de oração. Na maioria das vezes isso ocorre mais tarde, durante a fase Reconstruindo da sua Jornada de Restauração– para que você tenha tempo suficiente para estar bem alicerçada na Palavra de Deus e para que o seu relacionamento com o Senhor seja forte o suficiente para que você tenha o hábito de correr para Ele quando precisar de conforto ou direção.

Para resumir: Quando você derramar seu coração ao preencher o seu formulário O Que Eu Aprendi, tenha em mente que você está escrevendo para Deus, não para nós. No entanto certifique-se de preencher todos os formulários de lição para que você documente as mudanças que Ele está fazendo em você e que Ele fez em cada uma de nós.

“Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.” 1 Co 9:24

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, 2 tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.” Hb 12:1-2 .

Nosso Time de Ministras de Casamento

“...E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” João 8:32

Agora é hora de Clicar Aqui e derramar o seu coração para o Senhor ao preencher o seu formulário “O que Eu Aprendi”.