WW-Portuguese-Cover

Capítulo 16 "Mulheres, Encorajem
as Mulheres Mais Jovens
"

“As mulheres mais velhas...a serem capazes de ensinar o que é bom.
Assim, poderão encorajar as mulheres mais jovens
a amarem seus maridos e seus filhos,
a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa,
e a serem bondosas
e sujeitas a seus maridos,
a fim de que a palavra de Deus não seja difamada”.
— Tito 2:3-5

Em nossa sociedade mulheres jovens procuram por “especialistas” para ajudá-las no casamento, nascimento e criação dos filhos. Estas jovens, na maioria das vezes, rejeitaram a idéia de ficarem em casa sendo mães e se submeterem aos seus maridos. Sem saber elas estão desonrando e até mesmo blasfemando a Palavra de Deus através de suas atitudes.“A serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada” (Tito 2:5).

Elas são culpadas? Onde estão as mulheres mais velhas que encorajarão e ensinarão a mulher mais jovem nos seus afazeres como esposa, mãe e dona de casa?

A mulher mais velha está lendo esse livro nesse exato momento. É você. Não importa a sua idade, se você é mais velha que alguém. Pois até mesmo a mulher de vinte anos pode influenciar a garotinha de dez anos. E se elas não dedicam um tempo para encontrar e ensinar essa garotinha, então a garotinha buscará conselhos nos padrões e visão do mundo.

Tito 2:4-5 “Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos,  a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.”

Muitas de vocês estão encorajando e ensinando a mulher mais jovem sem ao menos ter consciência disso. Mas você está ensinando através do seu exemplo. Mulheres mais novas na igreja, na vizinhança, no trabalho e membros da família (filhas, sobrinhas, primas e irmãs). Elas estão observando. O que elas vêem? Você é um exemplo de uma boa mulher ou de uma mulher que diz ser cristã mas não se encaixa nos versos de abertura deste capítulo?

2 Coríntios 3:2 “Vocês mesmos são a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos.”

Sua vida é uma carta ou um livro que está sendo lido por mulheres que conhecem você e também por mulheres que podem não te conhecer. Sua vida está trazendo glória para Deus?

Se não, então o que você fará sobre isso?

O que ensinam

Há muitas coisas que nós podemos ensinar às jovens, mas Deus nos dá alguma direção ou nos guia? Deus não deixa por nossa conta, nossos assuntos favoritos, paixões ou preferências. A Bíblia claramente nos dá um tema específico. Mas antes Dele nos dá a sua lista, Ele resume bem no começo com, “Ensinando o que é bom”. Então Ele elabora o primeiro pré-requisito com a lista em Tito  2:4.

“Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens...

a amarem seus maridos

e seus filhos,

a serem prudentes

e puras,

a estarem ocupadas em casa,

e a serem bondosas

e sujeitas a seus maridos,

a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.”

Conhecer – Viver – Falar

Querendo ou não, você fala para as outras pessoas através da sua vida. Nossas vidas são cartas “conhecidas e lidas por todos os homens”. Eu não sei sobre você, mas eu quero que minha vida mostre Jesus. Pessoas não se impressionam com o adesivo cristão em seu carro. Elas não se impressionam com a cruz em volta do seu pescoço ou com a Bíblia que você carrega. Elas olham para a sua vida, suas atitudes, seu amor (ou falta de amor) pelos outros. Minha oração é que esses versos tragam convicção para o seu coração e que você tome o próximo passo em direção a uma vida que sussurre “Jesus”.

Para mudar a sua vida você precisará dessas três coisas:

  1. Conhecer a Palavra de Deus;
  2. Viver a Palavra de Deus;
  3. Falar a palavra de Deus

Conhecer a Palavra

Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Tm 2:15). Até que você conheça alguma coisa, você não pode vivê-la. Se essa é a primeira vez que você lê esse livro, você tem visto que aprender a verdade liberta em muitas áreas da qual você estava presa. Não é o poder deste livro, é o poder da Palavra de Deus.

Querida amiga, você deu o primeiro passo em direção a uma vida que irá encorajar as mulheres mais jovens. Ao fazer este curso você começou a estudar a palavra de Deus cno que diz respeito às mulheres e questões que elas enfrentam. A maioria de nós, se não todas nós, construímos nossas casas sobre a areia. Nossas opiniões e estilo de vida não eram resultados de conhecer o que Deus pensa; ao invés disso, nós ignorantemente acumulamos ensinamentos que faz coceiras em nossos ouvidos.

Mas agora estamos no mesmo lugar; nós estamos em um ponto glorioso em nossas vidas onde nós estamos abertas e procurando pela verdade. Eu sei disso porque você tem procurado neste livro, que é bem convincente e difícil de “engolir”, especialmente nos dias de hoje. Nós sabemos que, quando começamos a ter a nossa mente renovada nos princípios de Deus (os quais  éramos ignorantes), nós vemos mudanças tremendas em nossas vidas. Isso nos motiva a querer mais.

Uma vez que você conhece a verdade, então você precisa reciclar seus pensamentos e opiniões antigas com a verdade. Ao ler esse livro, se você fizer os cartões 3x5 como eu já sugeri, então você estará no caminho para uma vida nova que irá mudar a vida de outras pessoas.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2). O modo como Deus nos muda é simples e perfeito. Ele nos diz isso nesse verso que ao renovar nossa mente, seremos transformadas. No topo disso tudo, nós também provamos, através de nossas vidas, qual a verdadeira vontade de Deus para uma mulher – que é boa, aceitável e perfeita! Aleluia!!

Com que freqüência temos TENTADO mudar a nós mesmas? E todas as vezes que tentamos, mais uma vez, nós somos derrotadas. Então adicionamos derrotas à nossa vida quando tentamos mudar a vida de outras pessoas, o que aumenta mais os nossos fracassos. O modo de Deus é diferente. Os caminhos Dele são mais altos dos que os nossos caminhos e raciocínios.

Isaias 55:9 “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.”

Provérbios 3:5 “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento.”

A única maneira de acontecer mudanças em nossas vidas é através da renovação, ou o fazer novo, da nossa mente. O único modo de mudar outras pessoas é viver com eles com amor, que é paciente, gentil, etc. Como eu comentei antes, usando os cartões 3x5, que é um método que funciona, sua mente será renovada. Eu sei disso porque em minha mente há centenas de escrituras que tomam o lugar de pensamentos e do modo como eu pensava. E sem esforço algum da minha parte, minha vida começou a mudar porque eu lia as escrituras repetidas vezes. Muitas mulheres que tiveram seus casamentos restaurados me disseram que esse método mudou a vida delas. Muitas disseram que leram o livro mais de 50 vezes. Colocando mais da palavra de Deus em sua mente irá sem dúvida resultar em uma vida transformada!

Viva a Palavra

Uma vez que sua mente é renovada por um princípio em particular, então sua vida naturalmente começa a refletir a mudança. Nós também devemos estar dispostas a fazer as mudanças necessárias e não comprometer a vontade de Deus que reside em nossa mente. As mudanças irão aparecer na forma de agir e reagir às coisas, nas prioridades em nossas vidas e até mesmo nos nossos desejos e objetivos. Tudo isso irá refletir nossa mente renovada. No entanto, se tentarmos nos agarrar aos nossos hábitos ou amizades que não se encaixam em nossa nova vida, então nós cairemos na armadilha da mente dobre.

Tiago 1:6-8. “Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.”

Quando continuamos a nos associar à essas pessoas que não tem a mente renovada ou nos agarramos à hábitos antigos, a dúvida entra em nossa mente. Nós começamos a duvidar sobre a validade dos princípios. Nós devemos, ao invés, não hesitar em dar o próximo passo e fazer as mudanças necessárias em nossas vidas, que são programadas para serem feitas pelo Espírito Santo.

Infelizmente, muitas cometem o erro de hesitar em obedecer ao chamado do Espírito Santo, ao não fazer as mudanças em suas vidas. Durante essa hesitação nos encontramos no estado perigoso da mente dobre. Este estado é onde, eu acredito, muitos cristãos de hoje vivem. É a causa deles não receberem bênçãos abundantes de Deus e não viverem a vida em abundância que Ele prometeu. Deus nos diz que aqueles que são mente dobre devem esperar nada Dele. Tudo começa ao conhecer a verdade, mas falham em viver a verdade.

Nós vemos muito isso em nosso ministério. Quando alguém encontra a verdade sobre confiar em Deus em uma área específica de sua vida, através da renovação de sua mente, ela chega a se convencer. Mas por causa do medo, rebelião ou apatia, ela falha em viver com essa convicção. Logo chega a falha e a confusão: a mente dobre é ativada.

Neste momento, muitas mulheres querem me perguntar o que elas devem fazer sobre as novas convicções quando seus maridos não acreditarem nelas ainda. É quando o princípio “ganhando sem palavras” deve ser seguido. Se você tem o cuidado de não manipular e parou de ficar no caminho, e se você mostra ao seu marido um espírito manso e pacífico, que quer seguir a liderança dele, então quando uma “situação” acontece, você não apenas será capaz de dividir sua convicção nova com seu marido, mas também por causa do seu espírito manso e pacífico, ele irá querer agir com a mesma convicção que você tem.

Se você é radical e maravilhosamente mudou a sua atitude em relação ao seu marido, ele, conforme mencionei no início desse livro, há de querer uma cópia do livro para homens. Isto irá colocá-la em uma posição perfeita em relação à sua família para ser aquela “carta lida por todo homem”. Sua influência positiva pode ter um efeito radical no mundo a sua volta. Quando não apenas você mudará, mas a sua mudança irá se refletir na vida de seu marido e filhos. Acontece a todo tempo em minha vida e ministério – que isso possa acontecer em sua vida também!

Fale a Palavra

Uma vez que sua mente é renovada e sua vida reflete isso, então Deus irá começar seu ministério com outras mulheres. Uma das grandes necessidades hoje em dia é ter mulheres ministrando às outras mulheres. Há muitas jovens que estão em seminários para se tornarem pastoras. Pessoalmente, eu não tenho interesse no que elas tem a dizer. Eu estou interessada em ouvir mulheres que foram chamadas a viver a vida que Deus a chamou para viver (como esposa, mãe e dona de casa) e se tornaram vitoriosas. Eu não quero alguém para apontar o caminho; eu quero que elas tenham que construir uma ponte sobre os rios profundos e vales que elas pessoalmente cruzaram.

Quando me vi tendo que cuidar de meu pai, que estava morrendo, eu olhei para uma mulher mais velha que tinha passado pela mesma coisa. Eu sabia que ela sabia pelo o que eu estava passando e a “barra” que iria enfrentar. Sabendo que ela tinha passado por tudo isso e não apenas sobrevivido, mas era mais forte por causa da experiência, recebi encorajamento e exemplo para passar por essa tarefa difícil. Eu não tenho palavras para dizer o quanto esse exemplo me ajudou a seguir em frente, não só cuidando de meu pai, mas também para cuidar da minha mãe. Há poucos que vivem radicalmente uma vida que sussurra “Jesus”. Mas aqueles que conseguem são aqueles que mudam o curso do mundo sem ao menos saber realmente disso.

Deus irá começar seu ministério, na maioria das vezes, dentro de sua família, amigos, igreja e comunidade. Depois, se você continuar a crescer, Deus irá expandir seu território. Quem poderia imaginar que Deus pegaria uma pessoa de coração partido e faria com que ministrasse pelo mundo? Certamente eu nunca imaginei isso!

2 Crônicas 16:9. “Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele.”

Deus está procurando por você. Ele quer usá-la. Apenas uma pessoa como você pode mudar milhares de vidas se você apenas buscar a verdade, sair da sua zona de conforto, permitir que as convicções a mudem, e começar a alinhar sua vida com os seus novos princípios. Deus irá fazer o resto.

Eu não sei sobre você, mas eu quero que Deus mande que o inimigo me considere da mesma forma que ele considerou Jó. E quero que Deus pegue essa mulher assustada atrás do computador e transforme-a em “poderosa guerreira” de Gideon. Eu quero ter tanta fé que eu possa ser como Abraão e ser amiga de Deus. Eu quero ser como Davi cujo Senhor era com este e andar com Deus como Enoque tinha o prazer de andar. Eu quero ter a sabedoria de Salomão para ministrar mulheres desse mundo. Eu quero ser uma líder como Moisés para livrar o povo de Deus da escravidão do mundo e guiá-los através do deserto até a terra prometida. Eu quero viver uma vida que agrade a Deus porque os meus filhos serão abençoados como os filhos de Davi e sua descendência.

Você pode dizer que é impossível, mas eu sei que é possível. Deus disse isso e eu acredito. Jesus disse “Jesus olhou para eles e respondeu: Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus”. (Marcos 10:27).

Frutos

Mateus 7:16. “Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?” Mateus 7:20. “Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!”

Como a mulher mais jovem encontra você? Elas te encontram através dos seus frutos! Quando mulheres me procuram para ajudá-las com a educação de seus filhos, eu digo a elas para procurarem por mulheres em suas igrejas cujos filhos se comportem bem. Essas crianças existem, estão lá, embora seja difícil encontrá-las. São as crianças que se sentam com seus pais e não com outras crianças na igreja. Mas talvez você não as note, uma vez que elas são comportadas. Você não as nota porque elas não ficam correndo de um lado para o outro com as outras crianças. Mas quando você as encontrar, você saberá.

Embora eu tenha arruinado totalmente com o meu casamento por causa da minha ignorância sobre os princípios de casamento, eu acertei com os meus filhos e agora tenho muitos frutos. Nós continuamente louvamos pelos nossos filhos e pelos seus comportamentos. São os melhores frutos na área de filhos.

Mulheres jovens precisam ver uma mulher feliz para que elas queiram o que ela tem. Esta é uma ferramenta poderosa de evangelismo. Minha irmã mais velha, o que recentemente se tornou uma cristão fervorosa, me contou que eu fui uma grande influência na vida dela, que a guiou até o Senhor. Ela disse francamente: “eu quero o que você tem!” Ela disse que olhava para meus filhos, minha vida e as bênçãos que eu recebia e dizia: “Por que não eu?!” Então, enquanto eu conversava com ela, eu a mostrava quem era o centro da minha vida e quem me dava as bênçãos. Isto é evangelizar!

Muitas mulheres falam e lecionam para as suas famílias até ficarem sem fôlego e ficam confusas porque eles não aceitam o Senhor ou qualquer conselho delas. Mas se nós estamos tristes, miseráveis em nossos casamentos, mantendo a casa suja e agindo fragilmente e descontroladamente na maior parte do tempo, quem irá querer o que temos para oferecer? No entanto, se você vive uma vida, não livre de tribulações, mas com bênçãos que chegam até você pois você louva a Deus no meio das tribulações, esta é uma vida que vale a pena querer.

Não acontece da noite para o dia. É um processo. Pessoalmente eu comecei parecendo uma louca, uma tola, mas “uma tola para o Senhor!” “Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte.” (1 Coríntios 1:27).

Eu parei de debater ou de tentar fazer com que as pessoas entendessem o porque eu fiz o que fiz. As pessoas nos confrontavam sobre a quantidade de filhos que temos, sobre o modo como os disciplinamos, sobre nossas decisões de ensiná-los em casa, sobre a minha “permanência pelo meu homem” que estava em adultério e pelo fato de nossos filhos não namorarem aos vinte anos de idade. Mas não levou muito tempo para que eu entendesse que eu não iria convencê-los através do que eu digo. Eu tinha de viver o que eu acreditava o suficiente para produzir frutos.

Jeremias 17:7-8. “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto”.

Eu amo o modo como esse verso diz: “quem acredita no Senhor e aquele cuja confiança É o Senhor.” Se a sua confiança é o Senhor, Sua palavra e Suas promessas, então eu prometo que você, no final, não será envergonhada.

Atendendo ao chamado

 Quando meu quarto filho nasceu, eu estava nos meus trinta anos. Esta criança, uma menina, iria mudar a minha vida para sempre. Eu sabia que algum dia ela iria olhar para mim e me imitar enquanto ia desenvolvendo a sua feminilidade. Eu sabia que eu precisava de ajuda. Quando eu descobri a passagem em Tito 2 sobre a “mulher idosa ensinasse as jovens” eu fui até meu pastor e perguntei onde eu poderia encontrar uma “mulher mais velha” para me ensinar. A resposta que ele me deu foi simplesmente: “eu não sei”. Se uma mulher vai até o pastor, hoje em dia, e faz a mesma pergunta, qual será a resposta dele?

Infelizmente, a maioria das mulheres mais jovens nem ao menos conhece o que a Bíblia diz sobre onde elas devem conseguir ajuda, e mesmo se elas souberem, será que elas conseguirão encontrar? Está em meu coração, desde que minha casa caiu, ser uma mulher mais velha que ajuda mulheres mais jovens a prevenir que suas casas desmoronem. Eu cometi tantos erros que eu poderia tê-los evitados se eu tivesse uma mulher de Deus para me mostrar o que a Bíblia diz e que me amasse o suficiente para me dizer quando eu estivesse cometendo um erro fatal, como o meu modo contencioso, o que resultou na destruição do meu casamento. E agora, para piorar a situação, a maioria das mulheres jovens não querem escutar ninguém sobre nada. Elas dão ouvidos aos shows de TV e aceitam os conselhos tolos de mulheres arrogantes que estão no mundo e seguem os conselhos fatais com seus maridos.

Este livro, eu sinto, é apenas um dos caminhos que o Senhor me deu como “desejo do meu coração”. Meu ministério, na maior parte, passa o tempo ajudando mulheres desesperadas que acabaram descobrindo que seus maridos estão dormindo com outra mulher, ou se mudaram ou deram entrada no divórcio. Meu coração, por anos, está direcionado a ajudar de alguma forma a impedir a dor e o coração partido que eu enfrentei. Mais do que esperar pelo problema, vamos aceitar o chamado de Deus em nossas vidas, como mulheres mais velhas e convidar outras mulheres para estudar juntas o livro “Uma Mulher Sábia”.

Muitos grupos nasceram quando duas mulheres, com  o mesmo pensamento, começaram a estudar o livro. Então, elas encontraram quem se beneficiaria com a informação e as convidaram para a reunião. Os grupos cresceram e os frutos são incríveis: mulheres estão sendo salvas, casamentos estão sendo restaurados, e mulheres deixando o trabalho para cuidar de suas casas e filhos. Logo, elas descobriram que elas são as mulheres mais velhas, ministrando aos necessitados na igreja, vizinhança e amigos.

Os caminhos de Deus muitas vezes não acontecem através de um conselho de administração ou de um voto. Os caminhos Dele começam com uma mulher, como você e talvez sua amiga, que querem mais de Deus em suas vidas. Elas querem que suas vidas sejam diferentes e elas tropeçam no livro “Uma Mulher Sábia”, o qual elas acham diferente do que qualquer coisa que elas já leram ou ouviram falar. É uma mensagem dura de engolir, mas logo depois que a paz estaciona, elas são mudadas para sempre pelo poder de Deus e pelos princípios e promessas de Sua palavra.

Deus tem colocado em seu coração a responsabilidade por outras mulheres em sua vida, na igreja e na comunidade? Então eu te diria para começar a orar sobre a possibilidade de sua casa se tornar um lugar para receber as mulheres que o Senhor mandar até você. Se você tem um computador e uma cafeteira, então você está pronta para começar a mudar o mundo em sua volta. Este pode ser apenas o seu primeiro passo em seu ministério para alcançar mulheres com o evangelho e para curar os corações partidos na igreja. Você aceitará o chamado de Deus para a sua vida?

Eu Não devo me Envergonhar

 Deus prometeu que se nós buscarmos por Ele, se confiarmos Nele, se seguirmos Seus mandamentos sobre como viver e definir os nossos rostos como pedreira, não permitindo que a crítica ou controvérsia comprometam o que nós sabemos o que é verdade, então nós não seremos envergonhadas.

Salmos 34:5. “Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção.”

Salmos 119:6. “Então não ficaria decepcionado ao considerar todos os teus mandamentos.”

Salmos 127:5. “Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.”

Isaías 50:7. “Pois o Senhor Deus me ajuda; portanto não me sinto confundido; por isso pus o meu rosto como um seixo, e sei que não serei envergonhado.”

Não é uma estrada fácil ser uma mulher cristã poderosa hoje em dia e seguir os ensinamentos do Senhor e Sua Palavra, mas vale a pena. Não é sobre viver uma vida “religiosa”. Ser “religiosa” faz com que as pessoas se afastem de Deus ao invés de ganhá-las para Ele. Significa viver uma vida com frutos que vem através de uma mente renovada, acompanhada de uma vida que abre mão de sua vontade própria. É uma vida que mostra ao longo do caminho o amor radiante do Senhor e exibe os frutos de uma vida devotada a amá-Lo. É uma vida que vive o evangelho, não apenas na palavra, mas através de atitudes. “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.” (Romanos 1:16). Você se juntará a mim?

“Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor,

nem de mim, que sou prisioneiro Dele,

mas suporte comigo os meus sofrimentos pelo evangelho,

segundo o poder de Deus...”

2 Timóteo 1:8

Que a Sua Vida Encoraje e Ensine à Mulher Mais Jovem!

Compromisso pessoal: Fazer da minha vida uma carta viva que glorificará a Deus. “Baseado no que aprendi da Palavra de Deus, comprometo-me a aprender, viver e falar a verdade para encorajar a mulher mais nova em minha vida. Eu começarei em casa e depois fora de casa, conforme o direcionamento do Senhor.”

Conforme eu concluo esse livro, deixe-me citar João 21:25.

“Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que

nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem”.

Se você está pronta para se comprometer com DEUS em terminar o curso, em concordando e clicando aqui você então estará pronta para documentar esta próxima etapa ao longo de sua jornada de restauração no formulário "Meu diário". Não se apresse, sente-se, pegue seu café ou chá e derrame seu coração no seu Diário.

 Como “Semelhantemente, as mulheres mais velhas ...devem ensinar o que é bom. Devem instruir as mulheres mais jovens...” (Tito 2:3), você terá a oportunidade de falar com as mulheres mais jovens que ainda são solteiras como parte de seu ministério.