Capítulo 2

Confiar e Obedecer

Quem dentre vós teme ao SENHOR,

Que obedece a voz do seu servo,

Que anda nas trevas e não tem luz?

Que ele confie no nome do SENHOR e confie no seu Deus.

— Isaías 50:10

 

Se você é como muitas mulheres que desejam restauração em suas vidas, não deve apenas confiar que somente Deus pode restaurar seu relacionamento, mas também deve obedecer à Sua Palavra. Ao ler este livro, talvez seja útil lembrar que o livro que você está lendo foi escrito por alguém que estava desesperada— desesperada para seguir a Palavra de Deus, não importa o que acontecesse!! E você? Você está disposta a seguir a Palavra de Deus, custe o que custar? Não importa o quanto dói? A pergunta que você deve se fazer é: “Quão desesperada estou?”, ou “Quão importante é a restauração em minha vida?”

Receber alguma coisa. Se você não obedece a Deus com obediência zelosa, você não deve esperar nada Dele – porque Deus diz que você é inconstante. “Pois esse homem não deve esperar receber alguma coisa do Senhor , sendo homem de coração dobre e inconstante em todos os seus caminhos” (Tiago 1:7–8). “Eu odeio aqueles que são indecisos, mas amo a tua lei” (Sl 119:113). Não diga uma coisa por um minuto e depois aja como se não fosse acontecer.

Fé pelas minhas obras. Se você diz que tem fé para confiar em Deus para o seu relacionamento, então aja de acordo. “De que adianta, meus irmãos, se alguém diz que tem fé, mas não tem obras? aquela fé pode salvá-lo? . . . Mas alguém pode muito bem dizer: ‘Você tem fé e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras'” (Tiago 2:14, 18). São tantos os testemunhos daquelas que escolheram “crer” em vez de obedecer. Cada uma delas ainda está “crendo” para sua restauração, mas infelizmente elas ainda não foram restauradas!

Arranque-o e lance-o para longe de você. Novamente, quão importante é o seu desejo de encontrar restauração? Você está desesperada o suficiente para fazer o que for preciso? Se você não acredita que Deus nos chama para esse tipo de obediência, veja o que Jesus disse em Mateus 5:29–30: “Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o para longe de ti; porque é melhor perderes uma das partes do teu corpo, do que todo o teu corpo ser lançado no inferno. Se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a para longe de ti; porque é melhor perderes um dos membros do teu corpo do que ir todo o teu corpo para o inferno”.

Ao longo de todo o quinto capítulo de Mateus, Jesus nos chama a uma obediência maior do que o que foi escrito no Antigo Testamento. Leia para se motivar a ponto de obedecer como uma fanática. Se o que você está fazendo agora não parece loucura para os outros, você precisa se tornar mais radical em seu compromisso com o Senhor e em sua obediência a Ele e à Sua Palavra, porque, amadas, é isso que é preciso!

Todas nós devemos ser como Pedro em nossa obediência. Cada vez que lhe pediam para fazer algo, como permitir que Jesus lavasse seus pés, ele exagerava! Ele até caiu no mar quando Jesus pediu que ele saísse do barco. Ele foi o único que seguiu Jesus com um compromisso tão zeloso. Mesmo assim, Jesus repreendeu Pedro por sua falta de fé (Mt 14:31). Você é morno? “Assim, porque és morno, e nem quente nem frio, eu te vomitarei da minha boca” (Ap 3:16).

Confie e acredite que Deus é capaz e quer restaurar e reconstruir você, seu relacionamento e sua família. Se você está buscando restauração para o seu casamento, deixe-me ser franca com você: Deus não tem nenhuma outra pessoa para você, nem acha que você se casou com a pessoa errada. Sua Palavra diz: “Porque a mulher casada está ligada por lei a seu marido enquanto ele viver; mas se o marido morrer, ela está livre da lei relativa ao marido. De sorte que, enquanto viver o marido, e ela se unir a outro homem, será chamada adúltera; mas, se o marido morrer, ela está livre da lei, de modo que não será adúltera, ainda que se una a outro homem” (Rm 7:2–3).

Se você está pensando em se casar novamente, Deus não apenas chama isso de adultério, como você acabou de ler, mas também deve saber disso - seu segundo casamento tem menos de 20% de chance de sobrevivência! Você tem 8 em 10 chances de passar por outro divórcio doloroso! E as chances de divócio só aumentam para o terceiro e quarto casamentos. Pare agora em qualquer número em que você esteja. Há um caminho melhor!

Em vez disso, “Sejam fortes, e animem-se os vossos corações, todos vocês que esperam no Senhor” (Salmos 27:14; veja também Isaías 35:4). “Ó ajuda-nos contra o adversário, pois a libertação do homem é vã. Em Deus faremos proezas, e é Ele quem pisará os nossos adversários” (Sl 60:11). Veja também o Salmo 108:12, e por favor leia “Eu Odeio o Divórcio” em nosso livro Mulher Sábia e também leia nosso livro Enfrentando o Divórcio, Novamente para mais conhecimento. Ambos estão disponíveis para leitura em nosso site gratuitamente.

Não corra para os outros sobre sua situação. Corra para Deus - procure Sua Palavra para sua resposta. “. . . Procure e acharás . . .” (Mateus 7:7, Lucas 11:9). “Ele é o Poderoso Conselheiro” (Isaías 9:6). “Não anda segundo o conselho dos ímpios” (Sl 1:1). E, por favor, evite muita mágoa e confusão - não conte aos outros ou fale com os outros sobre sua situação: “Que o caluniador não se estabeleça na terra” (Sl 140:11).

“Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado” (Mateus 12:37). “O caluniador separa amigos íntimos” (Provérbios 16:28; ver também Provérbios 17:9.) Leia “Bondade na Línguaem Uma Mulher Sábia para obter mais conhecimento. Tal conhecimento não é opcional, mas essencial, pois “o Meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento” (Os 4:6).

Pode ajudar pedir a Deus uma parceira de oração que acredite em Deus com você para sua restauração. Se é a restauração do casamento que você procura, fique longe de grupos de solteiros!! Você não pertence a esse lugar se é seu desejo que Deus restaure seu casamento! Simplesmente fique longe de todo e qualquer “grupo de apoio” que muitas vezes não passa de “festas de pena”. Se você deseja um casamento restaurado, não participe de um grupo de recuperação de divórcio que a incentivará a seguir em frente e encontrar alguém novo. Você tem que escolher agora se quer esperança ou o fim do com seu casamento.

Para começar sua restauração (seja com um membro da família, colega de trabalho ou outra pessoa com quem você está buscando restauração), em vez de ingressar em um grupo de apoio, sugerimos fortemente que você ore e peça ao Senhor apenas uma outra mulher que ande através dessa situação com você. Tudo o que tive durante minha primeira restauração foi uma outra pessoa e o Senhor. Então, tudo que você precisa é de outra pessoa e do Senhor! E, sinceramente, tudo o que você realmente precisa é somente do Senhor; Ele é Aquele que me ajudou em todas as minhas outras restaurações de relacionamento. Se você está sozinha em sua busca, você pode encontrar uma eParceira (parceira de encorajamento) que entende o que você está passando em nosso site quando se torna uma membra.

Pare todas as discussões! Este princípio será um fator decisivo para saber se seu relacionamento será restaurado. Há tantas Escrituras sobre este assunto, páginas e páginas que eu poderia citar para você. Aqui estão apenas alguns: “Concorde com seu adversário rapidamente!” (Mateus 5:25, KJV). “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15:1). “O começo da contenda é como sair da água, então abandone a briga antes que ela comece” (Provérbios 17:14). “Até o tolo, quando se cala, é considerado sábio . . .” (Pv 17:28). PARE de falar com a outra pessoa sobre os problemas em seu relacionamento - apenas fique quieta e, se precisar dizer algo, diga algo gentil!

“Ela abre a boca com sabedoria, e o ensino da bondade está em sua língua” (Provérbios 31:26). “Evitar contendas é uma honra para o homem, mas qualquer tolo brigará” (Provérbios 20:3). E, “O que se separa busca a sua própria vontade, contende com toda a sã sabedoria” (Provérbios 18:1). Você tem sido uma mulher contenciosa e argumentativa? Em seguida, leia “Mulher Contenciosa” e “Ganhe sem Palavras” em Uma Mulher Sábia para obter mais conhecimento, especialmente se esta for uma fraqueza em sua vida, como foi na minha. Recuse-se a discutir com seu marido, seu filho, sua mãe, sua irmã ou seu chefe - em vez disso, concorde e observe cada um de seus relacionamentos melhorar imediatamente! Mesmo que o que eles digam seja indelicado sobre você, concorde!! Cada vez que você tenta se defender, em vez de simplesmente engolir seu orgulho e concordar, você está encorajando mais divisões.

Remova o ódio ou mágoa; em seguida, tente olhar com amor nos olhos de seu ente querido. “Eles olharam para Ele e ficaram radiantes, e seus rostos nunca serão envergonhados” (Sl 34:5). “Quem se exaltar será humilhado; e quem se humilhar será exaltado” (Mateus 23:12, Lucas 14:11, Lucas 18:14). Pedro perguntou quantas vezes ele deveria perdoar seu irmão que pecou contra ele. "Sete vezes?" ele sugeriu. Mas Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mateus 18:22). Isso é 490 vezes! Você decidiu não perdoar o que essa pessoa fez com você (ou com seus filhos ou com sua carreira)? A falta de perdão é extremamente perigosa. (Para mais conhecimento, leia a seção intitulada “Perdão” no capítulo “Um Espírito Manso e Quieto” em Uma Mulher Sábia.)

Você deve começar a ver essa pessoa como Deus a vê. Você precisa primeiro perdoar a todos (mesmo qualquer pessoa que possa estar envolvida com essa pessoa com quem você está buscando restauração). Isso inclui familiares, amigos íntimos, colegas de trabalho que podem ter aceitado o emprego que você merecia - todos - até a outra mulher na vida de seu marido! Depois de liberar essa pessoa por meio do perdão, você estará pronta para orar pela pessoa que Deus deseja que ela seja. Pare de olhar para as coisas ruins que seu filho, ou marido, ou filha, ou patrão, ou seu vizinho estão fazendo. Substitua esses pensamentos por pedir a Deus que lhe mostre o bem que esta pessoa está fazendo e especialmente o bem que ela fez no passado. (Mais uma vez, veja a seção intitulada “Perdão” no capítulo “Um Espírito Manso e Quieto” no livro Uma Mulher Sábia para aprender mais sobre os perigos de não perdoar, não importa qual seja o seu motivo.)

Agradeça a Deus por essas coisas e não deixe de agradecer a essa pessoa quando ela ligar ou vier visitá-la. Se seu marido a deixou, ou se seu filho ou filha se mudou com raiva - não ligue para eles! Mas se você deixou seu marido ou ordenou que ele ou um de seus filhos saíssem de casa, você deve ligar para essa pessoa e pedir perdão. Este ponto é crítico! Quanto mais você esperar, maior a possibilidade de adultério no casamento, ou imoralidade com seu filho ou filha, se já não tiver ocorrido. (Por favor, leia os testemunhos em nosso site e em todos os nossos livros Pela Palavra de Seu Testemunho, que fornecem evidências de como esses mesmos princípios funcionaram na vida das mulheres que os seguiram em seus casamentos. Esses princípios também funcionam muito bem para um filho ou filha rebelde.)

Depois de se arrepender, você deve ter muito cuidado e não continuar se arrependendo. Arrepender-se repetidamente provará ser contraproducente. Se a outra pessoa aceita ou não seu pedido de desculpas não é o ponto - você está se arrependendo por humildade e obediência a Deus, nada mais. Tenha cuidado para não ficar com raiva ou magoada se a conversa não correr de acordo com o seu plano. É sempre o plano de Deus que estamos buscando, não o nosso. Experimente estas palavras: "Você está certo, eu estou errada".

Fale gentil e amorosamente com seu ente querido rebelde quando tiver a oportunidade de conversar com ele ou ela. “Palavras agradáveis ​​são favos de mel, doces para a alma e cura para os ossos” (Provérbios 16:24). “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido seca os ossos” (Pv 17:22, Pv 18:14). Você não precisa ficar feliz com seu relacionamento e seus problemas; apenas alegre-se porque Deus os tem sob Seu controle. “Toda disciplina no momento não parece ser alegre, mas triste; contudo, para aqueles que foram treinados por ela, depois produz o fruto pacífico da justiça” (Hb 12:11).

Não dê ouvidos a fofocas ou a quem tenta lhe dar relatórios ruins sobre aqueles que você ama. O amor “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Amor nunca falha . . .” (1 Coríntios 13:7–8). Talvez seu marido diga que não está envolvido com outra mulher, mas você sabe que ele está. No entanto, você deve escolher acreditar nele. Você não está sendo estúpida ou ingênua; você está expressando o amor incondicional ou de Deus que “acredita em todas as coisas”. Isso vale para seu filho ou filha, chefe ou amiga mais próxima. Por que escolher acreditar em algo que dói? Escolha acreditar na bondade dos outros para encontrar aquela “paz que excede todo o entendimento!”

Frequentemente, descobrimos que na verdade é alguém da sua família ou uma de suas amigas mais próximas que tenta persuadi-la a pedir o divórcio ou forçar seu filho ou filha a se mudar. Você deve se separar daqueles que tentam desviá-la do plano de Deus (alimentando sua carne e emoções). Nós, que experimentamos a restauração, vimos que essa parece ser a maneira de Deus colocá-lo de volta nos trilhos, como provam esses versículos. “Deixe a presença do tolo ou você não discernirá palavras de conhecimento” (Provérbios 14:7). “O que anda caluniando revela segredos; portanto, não se associe ao mexerico” (Provérbios 20:19). Se você caluniar (falar pelas costas) aqueles em sua vida com quem você deseja restauração, outros também os caluniarão, então fique quieta sobre o que está acontecendo! “Quem calunia secretamente o seu próximo, Eu o destruirei . . .” (Sl 101:5). Portanto, mais uma vez, fique quieta sobre essas questões em sua vida e compartilhe-as somente com o Senhor.

Se você está recebendo muita pressão e conselhos de outras pessoas, é provável que você tenha compartilhado os detalhes com outras pessoas, em vez de contá-los ao Senhor em seu quarto de oração. Muito conselho ou pressão (que é contrário à vontade e à Palavra de Deus), mais uma vez, irá causar-lhe o dobro ou o triplo da mágoa! Em última análise, isso despertará autopiedade ou raiva em você, o que a levará a fazer algo que piorará sua situação! Essas emoções (de autopiedade ou raiva) são da carne e vão guerrear contra o seu espírito. Deus diz em Gálatas 5:17: “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; porque estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis”.

Ouvir, discutir ou buscar conselho para sua situação também trará confusão, visto que a maioria dos cristãos e conselheiros treinados realmente não conhece a Palavra de Deus. Até os pastores podem aconselhá-la a fazer algo contrário à Palavra de Deus! A menos que tenham “andado sobre a mesma água”, eles podem desconsiderar ou minimizar os princípios de Deus quando você precisa desesperadamente de toda a descomprometida Palavra de Deus para salvar esse relacionamento! Até que decidi seguir somente a Deus, observei cada “sugestão” de outra pessoa (incluindo pastores conhecidos) resultar em mais e mais destruição.

Quanto mais pessoas souberem sobre sua situação, mais conselhos não solicitados e contrários você receberá. Além disso, você terá que lidar com as emoções de raiva ou mágoa deles além das suas. Em vez disso, fique quieta sobre sua situação. Espere até que sua família, amigos, vizinhos ou colegas de trabalho perguntem o que está acontecendo - então ore e peça a Deus para lhe dar a resposta correta, uma que seja curta e edificante, e que não resultará em você derramar seu coração ou descarregar sua raiva. Entenda também que você não tem obrigação de responder perguntas e fornecer detalhes. Isso se tornou comum na televisão e ajudou a destruir inúmeras vidas.

Não tente descobrir o que a outra pessoa está fazendo. Isso significa cometer o erro de segui-los ou fazer qualquer tipo de bisbilhotice. Se você suspeita que há outra pessoa na vida de seu marido, ou sabe que há alguém com quem seu filho ou filha está envolvido, faça o que Deus diz: “Deixe seus olhos olharem diretamente para a sua frente. Observa a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos serão estabelecidos” (Provérbios 4:25). “Não tenha medo do medo repentino nem do ataque dos ímpios quando vier; pois o Senhor será a sua confiança e evitará que o seu pé seja preso” (Provérbios 3:25–26). E, novamente, lembre-se: o amor “tudo crê” (1 Coríntios 13:7). Portanto, não procure nas gavetas de seu filho ou na bolsa de sua filha.

Não, não, não confronte os outros ou qualquer um que esteja envolvido! Isso é exatamente o que o inimigo quer que você faça. É uma rede que o inimigo deixou para destruir você. Eu, como tantas outras mulheres, caí nessa armadilha ao confrontar a OM (outra mulher) com quem meu marido estava envolvido. Não faça isso! Você pode satisfazer sua carne, mas as consequências irão destruir você e quaisquer sentimentos que seu marido ainda possa ter por você. Não fale com a OM por telefone ou pessoalmente, mesmo que ela exija. Não envie um e-mail ou uma carta para ela dizendo que você a perdoa. Isso não é Deus. É o diabo brincando com sua justiça própria.

Em outros relacionamentos, não ligue para os amigos de seus filhos nem os confronte sobre o que está acontecendo, especialmente quando os amigos deles estiverem com eles.

Muitas vezes, as mulheres acreditam erroneamente que devem confrontar os outros, porque acreditam que a outra pessoa “não deve se safar!” Mulheres que confrontam (especialmente aquelas que confrontaram seus maridos) por ignorância, como eu fiz, escreveram para me dizer o quanto se arrependem! Todas elas compartilharam que isso resultou em muitas consequências horríveis! Por favor, não seja como Eva, que foi em frente e fez o que sabia que não deveria, especialmente agora que você sabe o que não fazer!

Há muitas razões, mas a razão mais importante é porque uma vez que o pecado está aberto, confie em mim, ele será exibido na sua cara e você perderá a vantagem que Deus lhe deu se Ele lhe mostrou que “algo” está acontecendo. Lembre-se, o amor “acredita em todas as coisas. . . ” (1 Coríntios 13:7), então acredite no que essa pessoa lhe disse e deixe isso de lado.

Você deve se lembrar o tempo todo de que há uma guerra espiritual acontecendo. Como em todas as guerras, é tolice e perigoso deixar o inimigo saber o que você sabe. Nenhuma batalha na Bíblia foi vencida revelando informações privilegiadas do Senhor! Também não nos diz para revelar os movimentos do inimigo. Em vez disso, a Bíblia nos adverte a lutar contra isso como uma guerra espiritual! Primeira Timóteo 1:18 diz para “combater o bom combate”. “Não militamos segundo a carne” (2 Coríntios 10:3). Em vez disso, somos instruídas a “ter espírito sóbrio [que literalmente significa acordar], estar alerta. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, rugindo como leão, procurando a quem devorar” (1 Pedro 5:8).

Seus entes queridos estão inconscientemente jogando nas mãos do inimigo, como seus escravos, para destruir suas vidas (em primeiro lugar), embora isso muitas vezes se espalhe para sua vida: seu casamento, seus filhos, seu futuro ou sua reputação. “Não sabeis que, quando vos apresentais a alguém como escravos para obediência, sois escravos daquele a quem obedeceis, quer do pecado para morte, quer da obediência para justiça?” (Romanos 6:16). Para vencer esta guerra, você deve ser uma escrava da justiça - isso significa não confrontar ou desafiar outra pessoa sobre seu pecado ou o que você acredita (ou sabe) que está acontecendo!! Deixe nas mãos do Senhor batalhar por você, enquanto você gasta seu tempo e energia criando uma intimidade mais profunda com o Senhor, confiando Nele em vez de dizer ou fazer coisas que não deveria.

Não tente descobrir onde está seu marido, filho ou filha se ele ou ela não lhe deu o paradeiro! Esta é a proteção de Deus para você! Fique quieta; fique parada. Entre em seu quarto de oração e comece a ter um relacionamento íntimo com o Senhor. Deus pode transformar qualquer coração, mas você o endurecerá se revelar abertamente desconfiança, suspeita e ciúme com confrontos, discussões e bisbilhotices. “O coração do rei é como canais de água na mão do Senhor; Ele o vira para onde quer” (Provérbios 21:1). Quando você age irracionalmente com seu filho, filha ou marido, isso apenas confirma que tudo o que eles fizeram ou estão fazendo é justificado.

E quando você age de forma inadequada com seu marido, a outra mulher com quem ele está envolvido parecerá ser aquela com quem ele deveria estar - não você! Isso vale para seu filho ou filha também. Todos, quando pressionados, protegerão e defenderão sua adúltera ou namorado ou namorada quando sua esposa ou sua mãe agride verbalmente (ou fisicamente) aquela outra pessoa com quem estão envolvidos. Fique quieta e busque aquele espírito gentil que não é apenas precioso aos olhos de Deus, mas também aos olhos de um marido, filho ou filha, ou chefe ou colega de trabalho! (Esses princípios são apresentados em Uma mulher sábia — reserve um tempo para ler esse livro pelo menos três vezes para renovar sua mente na Palavra de Deus.)

Uma mulher gentil, amorosa e sempre presente com uma palavra encorajadora será um ímã para todos, inclusive para aqueles que ela havia afastado anteriormente.

Não aja precipitadamente em nenhuma decisão. Se você está no meio de uma crise de relacionamento, não está pensando com clareza e certamente está agindo com base na emoção, e não na sabedoria. “E quem se apressa com os pés erra” (Provérbios 19:2). “O prudente considera os seus passos” (Provérbios 14:15). “Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte” (Pv 16:25, Pv 14:12). “Você vê um homem precipitado em suas palavras? Mais esperança há para o insensato do que para ele” (Provérbios 29:20).

“A sorte é lançada no regaço, mas do Senhor procede toda decisão” (Provérbios 16:33). “O sábio é prudente e desvia-se do mal” (Provérbios 14:16). Não corra rapidamente para obter liminares legais ou estabelecer aconselhamento - esses atos do homem destruirão você e seu relacionamento. Não se apresse em fazer alterações como estabelecer um “agendamento de visitas” se você estiver separada. E se as coisas estiverem ficando muito difíceis de aceitar, não cometa o erro de se mudar ou sair de casa: “Ela [uma prostituta] é turbulenta e rebelde; seus pés não ficam em casa” (Provérbios 7:11). Não siga os caminhos dela; Prometo que a mudança só criará um novo e muito mais difícil conjunto de problemas.

Você procurou seu marido, seus pais, seu pastor ou outra pessoa que você pensou que poderia ajudá-la com suas necessidades, seus medos ou seus problemas - apenas para que cada um deles a decepcionasse, piorasse as coisas ou, por fim, a rejeitasse?  Memorize estas Escrituras: “Meu Deus suprirá todas as minhas necessidades de acordo com as suas riquezas em glória” (Filipenses 4:19). “Eu teria me desesperado se não acreditasse que veria a bondade do Senhor na terra dos vivos. Espera no Senhor, anima-te, sim, espera no Senhor” (Sl 27:13).

“Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, Ele faz que até os seus inimigos tenham paz com ele” (Provérbios 16:7). “Força e dignidade são suas vestes e ela sorri para o futuro” (Prov. 31:25). Em vez de implorar por ajuda, aproveite esta oportunidade para agradecer e elogiar os outros. Este é o caminho de Deus; Ele chama isso de contentamento. Se a sua restauração é na área do casamento, há muito mais sobre esse tema que todos os casados ​​deveriam ler no livro Enfrentando o Divórcio, Novamente que está disponível gratuitamente em nosso site.

Muitas descobrem que seus problemas muitas vezes decorrem de uma carreira fora de casa. Visto que Deus disse para esperar pelas coisas, mas se você seguiu em frente e comprou coisas a crédito, pode ter “precisado ir trabalhar”. Agora sua casa fica vazia enquanto você trabalha, seus filhos estão na creche, seu filho ou filha está morando com amigos e seu marido tem seu próprio apartamento. Lembre-se de que Satanás é um ladrão e adora dividir e conquistar!

Muito em breve você perderá (ou desistirá) da casa pela qual trabalhou tanto. Permita que Deus salve sua casa, sua família e/ou seu casamento. Lembre-se, Deus promete que Ele proverá, então aceite Sua Palavra ao invés de tentar ganhar dinheiro. (Para mais conhecimento, leia o capítulo “Os Costumes de Sua Casa”, em Uma Mulher Sábia.)

Se você está separada, nunca procure ajuda e apoio de seu marido nas provações em casa. Se você é casada, não há melhor maneira de afastar seu marido de você do que contar a ele tudo o que está errado em casa e implorar por sua ajuda! A razão pela qual a maioria dos homens “foge” é porque eles estão fugindo de seus problemas. Os homens não voltarão para um lar que está em caos ou resgatarão suas esposas - nunca! Um homem que sai ou se envolve com outra mulher está em busca da felicidade. Se você encontrar ajuda por meio de seu “relacionamento de amor” com o Senhor (como deveria) quando o problema atingir seu marido (e ele atingirá!) Em vez disso, ele voltará correndo para casa, onde há paz e tranquilidade!

Esse mesmo cenário funcionará na vida de seus filhos - os problemas logo chegarão e seu lar será o porto seguro deles, se você tiver construído uma profunda intimidade com o Senhor e encontrado paz e, sim, até alegria em meio a suas crises. . Todos são atraídos por uma mulher alegre, apesar de seus problemas. Isso só é possível quando você tem um relacionamento profundo e íntimo com o Senhor e se torna um canal de Seu amor. Esse relacionamento eliminará sua necessidade de raciocinar ou criticar seu filho ou filha (o que os levaria a sair de uma situação ruim e encontrar uma situação nova e mais horrível, em vez de voltar para casa para um “eu avisei”).

Você já encorajou seu marido, filho ou filha a ir embora? Quantos de nós conhecemos esposas ou mães que foram rápidas em sugerir “divórcio” ou “mudar-se” em um momento de raiva ou frustração? Olha, quando você planta sementes ruins, como você pode se surpreender quando seu marido acaba se mudando e cai em adultério, ou seu filho se mete em problemas com a lei, ou sua filha acaba lidando com uma gravidez não planejada por você forçar ela a se mudar. As palavras têm mais poder do que você imagina. “Mas eu vos digo que de toda palavra frívola que os homens proferirem, hão de dar conta no dia do juízo” (Mt 12:36).

Se houver problemas como álcool, drogas, rebelião, pornografia ou abuso, não acrescente adultério ou promiscuidade a eles! Talvez você quisesse que eles fossem embora por causa do álcool, drogas, pornografia ou abuso. Filhos ou filhas que vivem sozinhos prematuramente levam a muito mais experiências dolorosas do que você está vivendo agora. E homens casados ​​que estão fora de casa são considerados “solteiros” mesmo não sendo! A separação é o primeiro passo para o divórcio, e o divórcio é um erro que muda a vida. Expulsar um filho de casa costuma ser incentivado por outras pessoas, até mesmo por especialistas, mas não são eles que terão de lidar com as consequências de uma decisão sem amor — o amor não é difícil, é paciente e bondoso. Reserve um momento para ler sua Bíblia para descobrir a verdade sobre o amor duro.

Muitas mulheres, que ignoram a destruição da separação ou estão cegas para o quão devastador o amor duro pode ser, aconselham suas amigas a dizer a seus maridos para irem embora ou não permitir que eles voltem para casa. Essas mesmas mulheres incentivam as mães a expulsar um filho ou filha de casa (já que não são elas que devem suportar a dor que isso causará mais tarde). As mulheres mais velhas, como afirma Tito 2, devem ensinar o que é bom e encorajar as mulheres mais jovens a “amar seus maridos, amar seus filhos...” E mais uma vez “o amor não é duro”! Amar alguém que não é amável é difícil de fazer - amar não é agir de maneira dura ou agressiva com eles. Essa ideia bem conhecida é uma das mais destrutivas já aceitas na igreja por cristãos ignorantes que estão pagando por suas mentiras e tolices.

Aqueles que incentivam a separação com base em 1 Coríntios 7:5 devem lê-lo com atenção. A condição para a separação tinha que ser de comum acordo entre o marido e a esposa e para fins de jejum e oração. Isso é posteriormente confirmado em 1 Coríntios 7:13, quando prossegue dizendo: “E a mulher que tiver marido [crente ou] incrédulo, e ele consentir em morar com ela, não mande embora o marido”. Pronto, agora você sabe a verdade; portanto, viva a verdade e poupe-se de mágoas indevidas.

Além disso, ao sugerir que seu marido fosse embora, você deu o primeiro passo para o divórcio. Não é hora de mudar antes que as coisas continuem? O mundo e o inimigo tentarão convencê-lo de que uma separação ou divórcio melhorará as coisas — que mentira! Se isso fosse verdade, 8 em cada 10 pessoas não se divorciariam no segundo casamento ou nos subsequentes. Mais uma vez, a Bíblia é clara: “. . . a mulher que tem marido incrédulo, e ele consente em viver com ela, não deixe que ela se afaste de seu marido” (1 Coríntios 7:13). Viver a verdade conduz à vida.

Se seu marido, seu filho ou sua filha deixou você ou sua casa, você deve parar de perseguir, implorar ou até mesmo ficar em seu caminho. Quando alguém quer ir embora, ele apenas se esforçará mais para fugir de você ou correr para o mal quando você tentar bloquear seu caminho. “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios nem se detém no caminho dos pecadores. . .” (Sl 1:1 NVI). Certifique-se de aprender os enormes benefícios de sair entusiasticamente do caminho de seu marido (isso também funcionará para seu filho ou filha) em nosso livro Enfrentando o Divórcio Novamente. Quanto mais entusiasticamente você seguir os princípios de Deus, mais poderosamente eles funcionam!

Ouvimos falar de ministérios que encorajam as “permanentes” a continuar perseguindo o cônjuge que partiu com telefonemas, cartões, cartas e declarações sobre sua “aliança de casamento”. Isso não é bíblico e tem feito com que muitas se tornem “permanentes para o resto da vida”! Isso também é verdade para outros membros da família ou qualquer pessoa que não queira mais nada com você. A Bíblia diz: “. . . se o incrédulo sair, deixe-o sair; o irmão ou a irmã não está em cativeiro em tais casos, mas Deus nos chamou para a paz” (1 Coríntios 7:15). Se você não desistir, o atrito continuará. Mais uma vez, “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios nem se detém no caminho dos pecadores. . . ” (Sl 1:1 NVI).

Ir em frente. Você deve deixar seu marido, filho ou filha saber que ele ou ela está livre para partir (com base em 1 Cor. 7:15 e Salmos 1:1) e até concordar alegremente em “seguir em frente” em seu casamento (não para encontrar um novo homem, mas buscar a intimidade com o Senhor e as coisas de Deus). Isso fará com que o marido pare de correr, buscar o divórcio ou entrar em outro casamento! Quando outras pessoas, incluindo seu marido, disserem para “seguir em frente”, concorde com entusiasmo e elimine as brigas que ocorrerão quanto mais desagradável você for. Ao “seguir em frente” (com o Senhor), sua vida mudará e logo seu marido verá que viver com você seria mais desejável do que viver com outra mulher.

Isso também é verdade para uma mãe que tem um filho rebelde. Siga em frente com cada vez mais intimidade com o Senhor e deixe de lado sua obsessão por esse relacionamento. Entregue seu filho a Deus e confie que Ele resolverá todas as coisas para o bem. Qualquer coisa que você tente fazer, ou a obsessão com a qual você está vivendo agora, está apenas destruindo você e seu relacionamento. No entanto, sempre que tiver contato com seu filho ou filha, faça com que seja agradável. Afaste-se com o coração escondido no Senhor e trate-o da maneira que gostaria de ser tratada, com amor e bondade, sem perseguir ou mesmo tentar ajudar (a menos que seja solicitado).

Mas eu já estou divorciada. Nunca é tarde demais, mesmo que tenha ocorrido um divórcio. Muitos “se casam novamente” com seus ex-cônjuges depois de se divorciarem. “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem” (Rom. 12:21). Deus pediu especificamente a Seu profeta Oséias que se casasse novamente com sua esposa Gomer, mesmo depois de ela ter sido flagrantemente infiel a ele: “. . . Pois ela não é minha esposa e eu não sou seu marido. . .” (Oséias 2:2). “Então ela dirá: ‘Vou voltar para o meu primeiro marido, porque era melhor para mim do que agora’” (Oséias 2:7). “Então o Senhor me disse [Oséias]: ‘Vá de novo, ame uma mulher amada por seu marido, mas adúltera’” (Oséias 3:1). Deus usou a história de Oséias e Gomer para mostrar Seu compromisso com Sua própria noiva (a igreja) e Seu forte desejo de restauração do casamento, mesmo no mais desesperador dos casamentos.

Não permita que sua família ou filhos vejam sua dor ou raiva daqueles com quem você gostaria de ser restaurada. Faça tudo o que puder para proteger seus filhos e sua família do que está acontecendo em sua situação. Compartilhar com eles suas provações e problemas só fará com que eles tenham sentimentos ruins em relação a essa outra pessoa ou até mesmo tentem intervir para “ajudar”. E, por favor, pare de culpar. “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata a derruba com as próprias mãos” (Provérbios 14:1). O Senhor “volta [o coração] para onde quer” (Provérbios 21:1). Tenha cuidado para onde você dirige o coração de sua família, especialmente de seus filhos. “Ele restaurará o coração dos pais a seus filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição” (Mal. 4:6); pois “a glória dos filhos são seus pais” (Provérbios 17:6).

O Senhor permitiu essas provações em sua vida, na vida de seus filhos e na vida de sua família, por um tempo, a fim de trazê-los para mais perto Dele, realizar Sua obra em todos vocês e depois reuni-los novamente para Sua glória! Quando seu ente querido problemático não estiver mais por perto para culpar ou discutir, você pode então olhar para Deus! Quando você está mais perto Dele, Ele pode transformá-la mais à Sua imagem! “Eles olharam para Ele e ficaram radiantes, e seus rostos nunca serão envergonhados” (Salmos 34:5). No entanto, se o seu foco estiver na outra pessoa ou nesse relacionamento, você descobrirá que está cheia de estresse e ansiedade, o que, por sua vez, fará com que ela queira ficar longe de você.

Não permita que ninguém fale mal de quem você ama. Você deve exigir respeito de seus filhos pelo pai, sejam eles 5, 15 ou 25! “Honre seu pai e sua mãe” (Êxodo 20:12, Deut. 5:16, Marcos 7:10). Lembre-se novamente: “Ele restaurará o coração dos pais a seus filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição” (Mal. 4:6). Lembre-se de que você terá problemas para impor respeito ao pai deles se você demonstrar desrespeito por seu marido ou ex-marido. Mais uma vez, você terá problemas para impor respeito se você demonstrar falta de controle.

Não deixe sua família ou amigos falarem sobre a pessoa com quem você deseja restauração. Isso geralmente ocorre porque você compartilhou detalhes que deveria ter levado apenas ao Senhor. Agora é a hora de consertar as coisas: primeiro peça perdão a Deus; em seguida, peça perdão à pessoa (por falar contra ela); peça perdão à sua família; e, finalmente, peça perdão a seus amigos por plantar tolamente esta semente destrutiva. “O que encobre a sua transgressão não prosperará” (Provérbios 28:13). Em seguida, comece a edificá-lo aos olhos de todos (incluindo seus próprios olhos), escolhendo olhar e falar sobre coisas boas.

Muitos filhos expressam sua raiva contra o pai. Deixe-os fazer isso até que desapareça e revele as mágoas subjacentes. Quando a raiva passar, a dor será sentida - portanto, certifique-se de ensiná-los a confiar em Deus, o Espírito Santo, para obter consolo, assim como você está fazendo agora. Esta Escritura ajudou meu (então) filho de cinco anos quando seu pai nos abandonou; ele disse repetidas vezes: “Pois Ele disse: ‘Não te deixarei, nem te desampararei’” (Hb 13:5).

Se seu marido foi embora, seus filhos estão confusos e sofrendo agora, então dê a eles orientações claras sobre como você vive sua vida. Isso vale para um irmão mais velho que saiu de casa com raiva. Não importa o que você diz, importa como você vive! Os filhos não apenas permanecerão ilesos em meio a um divórcio, crise no casamento ou qualquer outro desastre familiar, mas também prosperarão com isso — SE (e somente se) a intimidade de sua mãe com o Senhor for aparente.

Os cristãos devem ser a noiva do Senhor, portanto, tome o Senhor como seu Marido e lembre-se de que isso também significa que seus filhos têm um Pai que pode estar com eles o tempo todo, diferente de seu pai natural. (Existem muitas maneiras mais específicas de ajudar seus filhos em meio à separação e ao divórcio em nossos livros Enfrentando o Divórcio Novamente e Encontrando a Vida Abundante. Para obter mais informações sobre como treinar seus filhos, consulte “Ensinamentos de Sua Mãe”, em Uma Mulher Sábia. Todos os nossos livros estão disponíveis GRATUITAMENTE em nosso site.)

Não permita que seus filhos se tornem indisciplinados durante sua crise. “A criança que segue o seu próprio caminho envergonha a sua mãe” (Provérbios 29:15). Se todo o seu ser for consumido por sua restauração e todas as crises que a acompanham, você negligenciará suas responsabilidades como mãe. Quando você está olhando para o Senhor, a paz interior manterá sua casa funcionando com calma e seus filhos se beneficiarão dela, em vez de serem destruídos por causa dela.

Tenha cuidado para não escolher a estrada “mais fácil”. Soluções rápidas podem parecer o caminho mais fácil, mas quando você decide desistir e se divorciar, expulsar seu filho rebelde de casa ou tomar qualquer caminho legal, elas não passam de tolices, porque sempre pioram a situação. Depois de agir em resposta às emoções, você escolheu o caminho para ainda mais tristeza, provações, dificuldades e mágoa do que está experimentando agora.

“Entrem pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Porque pequena é a porta e estreito o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram” (Mt 7:13–14). Você deve procurar esse caminho estreito em todas as suas decisões, na maneira como fala com os outros e na maneira como lida com as provações que enfrentará agora e no futuro. (Novamente, há muito mais ajuda no livro Enfrentando o Divórcio Novamente.)

Nós, que passamos por casamentos difíceis, separação, divórcio e/ou filhos rebeldes, queremos alertá-la contra quaisquer ideias, livros ou outras pessoas que a influenciem a seguir o caminho do mundo, que sempre termina em desastre! Se o mundo está usando o mesmo método, como cristãos, sabemos que deve ser o caminho largo para a destruição!

Por favor, tenha cuidado com o que você lê. Os livros cujo fundamento está na filosofia (ou aqueles escritos por psicólogos ou conselheiros matrimoniais/familiares) podem encher sua mente com ideias que não são bíblicas. Ter um diploma em um desses campos mostra um fundamento baseado não na Bíblia, mas na areia movediça da psicologia. Essas ideias destrutivas, que são contrárias aos princípios de Deus, farão com que sua restauração retroceda, não avance.

Perigos do “amor duro” e da “co-dependência”. Muitas de nós tivemos que aprender da maneira mais difícil quando seguimos livros que abordavam tópicos como “amor duro” e “co-dependência”. Esses livros e ideias nos prejudicaram (e nossa restauração) tremendamente. Vimos o dano que essas ideias causaram em nosso casamento e em nossa família quando as procuramos em nosso desespero. Mas assim que começamos a renovar nossa mente com a Palavra de Deus e meditamos nela, descobrimos que a promessa do Salmo 1 (de que prosperaremos em tudo o que fazemos) começou a acontecer!! Diz: “O seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite. E ele será como uma árvore plantada junto a ribeiros de águas, que dá o seu fruto na estação própria, e a sua folha não murcha; e em tudo o que ele faz, ele prospera.

Olhe para Deus e para aqueles que têm “a mesma mentalidade” para encorajá-la a crer em Deus para sua restauração. Por favor, vá ao Conselheiro (a Palavra de Deus), que é gratuito, e economize seu dinheiro e seu relacionamento. Deus quer você para Ele mesmo! Fique longe dos “profissionais”. Cada profissional tem seus jeitos e crenças. Existem milhares de conselheiros matrimoniais/familiares cristãos e seculares e livros sobre os problemas que você está enfrentando. Se eles sabem todas as respostas, por que há uma epidemia de divórcios, gravidez na adolescência e suicídio, mesmo na igreja?! Sua taxa de fracasso se deve à sua fundação, que é principalmente psicologia, que é uma religião em si e foi fundada para destruir o Cristianismo. (Para mais informações, leia o livro A Sedução do Cristianismo de Dave Hunt.)

Por onde você começa? O que você deveria fazer? Comece a mover sua casa demolida (sua vida) para a rocha. “Portanto, todo aquele que ouve estas Minhas palavras e as pratica pode ser comparado a um homem sábio que construiu sua casa sobre a rocha. E caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa; e ainda assim não caiu, porque estava alicerçada na rocha” (Mateus 7:24–25). “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata com as próprias mãos a derruba” (Provérbios 14:1). “Pela sabedoria se constrói uma casa, e pelo entendimento ela se estabelece; e pelo conhecimento os aposentos se enchem de todas as riquezas preciosas e agradáveis” (Provérbios 24:3–4). Reconstrua sua vida na Rocha lendo Uma Mulher Sábia — faça isso você mesma ou com uma amiga.

Louve a Deus em todas as coisas. “Ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que louvam o Seu nome” (Hb 13:15). “Alegrai-vos sempre no Senhor; novamente direi, alegrai-vos!” (Fp 4:4). Anote todas as coisas boas que acontecerem e leia-as para encorajá-la sempre que as coisas parecerem estar indo na direção errada.

Leve cada pensamento cativo. “Estamos destruindo especulações e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2 Coríntios 10:5). Não pense no cenário “e se”. Em vez disso, leve esse pensamento cativo e jogue-o fora, substituindo-o por bons pensamentos. E quando você disser a si mesma que não poderia piorar (o que geralmente leva a uma decisão precipitada ou tola), reserve um tempo para pensar em como as coisas poderiam ser piores. Todas nós conhecemos situações piores do que as nossas, então seja real consigo mesma e pense nelas para que você possa ser grata por Deus ter poupado você de mágoas que outras mães tiveram que enfrentar, como seu filho ou filha cometendo suicídio ou sendo assassinado.

Nunca tome decisões baseadas no medo. “Quando vi o medo deles, levantei-me e falei aos nobres, aos oficiais e ao resto do povo: ‘Não tenham medo deles; lembrem-se do Senhor, que é grande e temível, e lutem por seus irmãos, seus filhos, suas filhas, suas mulheres e suas casas’” (Neemias 4:14). “Muitas mulheres são exemplares, mas você supera todas elas. . . a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” (Provérbios 31:29–30). Deus nos diz: “Não temas, porque não serás envergonhada; e não te sintas humilhada, porque não serás envergonhada; Mas te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e do opróbrio da tua viuvez não te lembrarás mais. Pois o seu Marido é o seu Criador, cujo nome é o Senhor dos Exércitos; E o teu Redentor é o Santo de Israel, que é chamado o Deus de toda a terra. Pois o SENHOR te chamou, como uma esposa abandonada e de espírito triste, como uma esposa jovem que foi rejeitada, diz o seu Deus” (Isaías 54:4–6).

Comece a revidar renovando sua mente. Uma vez que você conheça a verdade – o que a Bíblia diz em vez do que todo mundo lhe diz – então você pode olhar para a sua situação como Deus faz, lá de cima. Mais uma vez, aprenda os princípios que Deus estabeleceu para as mulheres. Obtenha Uma Mulher Sábia e trabalhe com uma amiga. Compre um “Livro da Promessa da Bíblia” na livraria cristã local (muito barato) e coloque-o no banheiro. Muitas mulheres usam isso como seu quarto de oração quando têm filhos ou marido em casa. É um lugar de refúgio e você pode se debruçar sobre Suas promessas para você.

Pegue cartões 3x5 e anote diferentes versículos da Bíblia que você pode usar para renovar sua mente, lutar no Espírito (a espada do Espírito é a Palavra de Deus) ou para onde correr quando você experimentar um ataque de medo, dúvida, ou mentiras, já que a batalha está em sua mente, o que afeta suas emoções. Mantenha esses cartões com você o tempo todo e leia-os várias vezes. Muitas mulheres me escreveram sobre esta sugestão, porque ela mudou suas vidas e suas situações conforme elas acreditaram nas coisas boas da Palavra de Deus e em Suas promessas, sobre a destruição que elas veem e estão experimentando.

Pare de falar sobre seus problemas - em vez disso, fique quieta e ouça a Deus. Leia Sua Palavra e banqueteie-se com ela. Acredite no Salmo 1 e tome-o como Sua promessa para você: “O seu prazer está na lei do Senhor, e na Sua lei medita dia e noite. E ele será como uma árvore plantada junto a ribeiros de águas, que dá o seu fruto na estação própria, e a sua folha não murcha; e em tudo o que ele faz, ele prospera. Na prática, se você ler e reler este livro a ponto de cansá-la (já que está repleto de Escrituras) e dedicar um tempo para fazer cartões 3x5 com as Escrituras de que precisa, não poderá deixar de meditar em Sua Palavra. Quase todas as mulheres que conheci que tiveram um relacionamento restaurado fizeram essas duas coisas.

Nenhuma situação está longe demais! “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível” (Mateus 19:26). Novamente, lembre-se de que não é verdade que você e essa outra pessoa, juntos, devem querer que o relacionamento seja restaurado, ou que você precise buscar ajuda para mudar o relacionamento. Temos visto os bons “frutos” das mulheres que pediram a Deus para mudar o coração de seus maridos, de seus filhos ou filhas - para trabalhar neles e neles, e Deus foi fiel em fazer exatamente isso quando a mulher teve a fé para acreditar devido à sua mente, espírito e fé renovados.

Pare de olhar para o que a outra pessoa está fazendo. “E por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão, mas não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como você pode dizer a seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', e eis que a trave está em seu próprio olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então verás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão” (Mateus 7:3, Lucas 6:41). Nós oramos o mesmo por você: que você veja claramente como realmente ajudar seu marido, filho ou filha, mãe ou pai, amiga ou empregada — sendo uma mulher piedosa com um espírito manso e quieto que sorri para o futuro.

Quanto tempo? Muitas mulheres me perguntaram “quanto tempo” sua situação vai durar ou “quanto tempo” sua provação vai continuar. Pode ser útil se você pensar nesta crise como uma jornada. Quanto tempo leva muitas vezes depende de você. À medida que o Senhor lhe mostra uma área na qual Ele está trabalhando, trabalhe com Ele. Não se distraia com a vida cotidiana. Satanás trará “os cuidados do mundo” para sufocar a Palavra de você. Ele também trará situações, emergências e outras crises que desviarão sua atenção de seu destino — sua restauração e testemunho!

Muitas vezes, nossa jornada parece ter “parado”. Se é aqui que você está, apenas dê o próximo passo de obediência. Quando você se cansar da “espera”, não desanime. Este é o tempo que nosso Senhor está usando para aumentar nossa fé enquanto focamos nossa atenção em Sua obra em nossas vidas. Tudo o que é necessário é nossa obediência, que liberará o poder espiritual para trabalhar em nosso favor. Não é necessário que Deus nos dê uma explicação detalhada do que Ele está fazendo.

Sabemos que Ele cumprirá Seus propósitos em tudo o que acontecer, mesmo quando tivermos cometido um erro. Devemos acreditar que Ele está trabalhando com pessoas e situações e organizando as circunstâncias para o Seu bem para nós e para aqueles a quem amamos. “E sabemos que Deus faz com que todas as coisas contribuam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito” (Rm 8:28).

Compromisso pessoal: confiar e obedecer a Deus. “Com base no que aprendi da Palavra de Deus, comprometo-me a confiar em Deus e obedecer ao que Sua Palavra diz. Não vou acreditar tolamente que posso não ter fé e desobedecer o que sei que devo fazer, e então ficar surpresa quando o que Sua promessa diz não é cumprido”.

Por favor, certifique-se de fazer seu Diário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *