Capítulo 1

Minha Amada

 

Dou graças a Deus … ao lembrar-me constantemente de você,

noite e dia, em minhas orações.

Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo,

para que a minha alegria seja completa.

2 Timóteo 1:3–4

 

Minha querida Amada,

Não é por acaso que você está segurando este livro em suas mãos; é pela Divina Providência. Deus ouviu seu pedido de ajuda, como ouviu o meu, e veio para ajudá-la e abençoá-la. As páginas a seguir irão guiá-la, assim como Ele me guiou quando outros disseram que muitos de meus relacionamentos eram completamente sem esperança e incapazes de serem renovados.

O que Ele me pediu para fazer não foi fácil, nem será fácil para você. Mas se você quer um milagre em sua vida, pode acontecer. Se você quiser um testemunho para compartilhar com outras pessoas sobre a fidelidade de Deus, isso acontecerá. Se você realmente deseja que Deus restaure um relacionamento sem esperança, agora mesmo, continue lendo. Somente Deus pode restaurar seus relacionamentos, como Ele fez em muitos dos meus.

A Bíblia diz que “os olhos do Senhor se movem por toda a terra para que Ele possa sustentar fortemente aqueles cujo coração é totalmente Dele” (2 Crônicas 16:9). Ele está procurando por você, para ajudá-la. Você está pronta?

Para completar a corrida, você precisará de obediência zelosa. Você deve “entrar pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Porque pequena é a porta e estreito o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram” (Mt 7:13–14). É sua escolha procurar e seguir Seu caminho estreito agora ou voltar atrás.

Este é o momento de escolher. “Hoje chamo os céus e a terra como testemunhas contra ti, de que pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a Ele; pois esta é a sua vida e a duração dos seus dias. . .” (Deuteronômio 30:19–20). Você escolherá Suas bênçãos ao buscá-Lo?

Se você precisa de ajuda em seu casamento, com seus filhos, seus pais, seus sogros, seu chefe ou seus irmãos - Deus está prestes a restaurá-los para você! Eu oro bênçãos sobre cada uma de vocês que estão buscando a ajuda do Senhor sozinha. Espero que algum dia nos encontremos para nos alegrarmos juntas, pois em breve não haverá mais lágrimas ou tristeza em sua vida.

Querida e doce amada, Deus pode restaurar cada um dos relacionamentos que significam tanto para você - você tem Sua Palavra nisso. “E Jesus, respondendo, disse-lhes: ‘Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não fareis apenas o que foi feito. . . mas, ainda que digais a este monte: Levanta-te e lança-te no mar, assim acontecerá” (Mt 21:21).

Já que você está lendo este livro, devo presumir que você está em uma situação em sua vida por causa de um ou mais de seus relacionamentos. Você deixou ou pediu a seu marido para sair, ou um divórcio foi mencionado ou preenchido? Seu filho ou sua filha a rejeitou, ou ele ou ela não está mais falando com você? 

Seu relacionamento com seus pais ou sogros está além da esperança? Não importa o que tenha acontecido até agora, você deve acreditar que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e daqueles que são chamados segundo o Seu propósito” (ver Romanos 8:28). Esta é uma promessa incrível e poderosa que você deve acreditar e abraçar.

À medida que entregamos nossas vidas, entregamos nossos entes queridos a Ele e depois entregamos tudo ao Seu propósito para cada relacionamento, então as coisas começarão a funcionar juntas para o bem - finalmente entendi que esta é a “vida abundante” que Ele morreu dar a você! “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10:10). Ao passar por suas provações pessoais, se você realmente deseja que as coisas funcionem para o bem, primeiro você deve amar a Deus e realmente desejar o propósito Dele para sua vida - abandonar seu plano como seu objetivo final. Você acha que pode confiar Nele?

Neste momento, Seu propósito é que você se aproxime mais do Senhor e O tome como seu Melhor Amigo, permitindo que Ele a transforme mais de acordo com à Sua imagem. E tenha coragem, pois Deus disse: “Nunca te deixarei, nem te desampararei” (Hb 13:5). Deus não saiu do seu lado, não importa o quão sozinha você se sinta: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo” (Sl 23:4).

Tenho certeza de que o “vale da sombra da morte” descreve como você se sente sobre sua vida agora, mas Deus permitiu isso para o seu bem. Você deve acreditar nessa verdade e procurar cada pedacinho de bem que está acontecendo, agora mesmo, em meio às suas provações.

Somente após esta prova você brilhará como ouro. “Nisto muito vos alegrais, ainda que por um pouco de tempo, se necessário, estais angustiados por várias provações, para que a prova da vossa fé, sendo mais preciosa do que o ouro (que é perecível), embora provado pelo fogo, possa ser encontrado para resultar em louvor, glória e honra” (1 Pedro 1:6–7).

A coisa mais importante para você fazer agora é “Fiquem quietos e saibam que Eu sou Deus. . .” (Sl 46:10). Então siga o caminho de Deus. Certifique-se de que tudo o que você faz ou diz segue as Escrituras; certifique-se de que segue a Bíblia consistentemente. Seu plano para as mulheres e para nossos relacionamentos é apresentado em nosso livro Uma Mulher Sábia, que recomendo fortemente que você leia e releia. (Este e todos os nossos livros estão disponíveis para leitura em nosso site GRATUITAMENTE).

And though divorce happens all the time, if your desire is for your husband and marriage, then remember that Jesus Himself said, “A man shall leave his father and mother and cleave to his wife and the two shall become one flesh. Consequently, they are no longer two but one flesh. What God has joined together let no man separate” (Matt. 19:5–6). Also, “‘I hate divorce,’ says the Lord God of Israel. ‘So take heed to your spirit . . .’” (Mal. 2:16).

E embora o divórcio aconteça o tempo todo, se o seu desejo é para o seu marido e casamento, então lembre-se que o próprio Jesus disse: “O homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher e os dois se tornarão uma só carne. Consequentemente, eles não são mais dois, mas uma só carne. O que Deus uniu, ninguém separe” (Mateus 19:5–6). Além disso, “‘Eu odeio o divórcio’, diz o Senhor Deus de Israel. 'Portanto, preste atenção ao seu espírito… ’” (Mal. 2:16).

É o inimigo que está interessado em destruir todos os relacionamentos importantes para você. Nunca se esqueça de que “o ladrão [o inimigo] vem para roubar, matar e destruir; Eu vim [Jesus veio] para que [vocês] tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10). Não acredite na mentira do inimigo de que sua situação é desesperadora, mas “leve cativo todo pensamento” (2 Coríntios 10:5). Em vez de acreditar em uma mentira, acredite em Deus e deixe a verdade libertá-la de todos os seus medos!

Não permita que o inimigo roube de você. Não permita que ele destrua sua família, sua vida e seus filhos ou roube seu futuro. Acredite em mim e acredite em outras pessoas que podem lhe dizer por experiência própria que problemas familiares como os que você está enfrentando são capazes de destruir crianças, mas afirme isso. “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido” (Sl. 91:7).

Siga o plano de Deus para sua vida, em vez de acreditar em uma mentira e seguir os caminhos do mundo. Agora mesmo, quer você seja casada ou não, neste exato momento, aceite Jesus como seu Marido: “Pois o seu Marido é o seu Criador. . . ” (Isaías 54:5).

“Pois as montanhas podem ser removidas e as colinas podem tremer, mas a Minha benignidade não será removida de você, e a Minha aliança de paz não será abalada, diz o Senhor, que se compadece de você” (Isaías 54:10).

Leia atentamente a Bíblia, deixando seu Amado, Jesus, “lavá-lo com a água da Palavra” (Efésios 5:26). Ore e acredite no que as Escrituras dizem, não no que você vê, pois “a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção das coisas que não se veem” (Hb 11:1). “E sem fé é impossível agradar a Deus. . .” (Hb 11:6).

Ninguém além de Deus sabe exatamente o que você está passando ou as respostas que você precisa agora. Se você orar (simplesmente falar com Deus) e ouvi-Lo (ler Sua Palavra, a Bíblia), Ele pode conduzi-la à vitória que Ele tem esperando por você. Tenha muito cuidado ao escolher seguir o que os outros podem dizer, incluindo os do mundo, amigos na igreja, pastores ou qualquer conselheiro que lhe diga algo que ouviu ou leu que não está firmemente declarado na Palavra de Deus. Se você está orando e lendo a Palavra de Deus, Deus falará com você primeiro, em seu coração ou durante a leitura da Bíblia, então alguém confirmará a direção na qual Ele está te guiando, que será consistente com Sua Palavra!

Muitas pessoas, até mesmo cristãos, dizem coisas que soam bem e fazem você se sentir bem na carne. Mas se não segue as Escrituras, está errado! Você estará na areia movediça. “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios” (Sl 1:1). Quando é de Deus, geralmente parece loucura (como acreditar em seu casamento quando os outros dizem “sai fora” ou ser verdadeiramente gentil e amorosa com seu filho rebelde em vez de lidar com ele com “amor duro”), e sempre precisa da ajuda do Espírito Santo para realizá-lo! Coisas que são fáceis de fazer estão erradas e estão simplesmente alimentando nossa carne.

If you are getting bombarded with the opinions of others, it is simply because you are sharing too much. Instead, “Be still and know that I am God . . .” (Ps. 46:10), since “Even a fool, when he keeps silent, is considered wise; when he closes his lips, he is considered prudent” (Prov. 17:28). Being prudent will be pivotal for the restoration of your relationship. You must use good judgment, by remaining silent about the details, as you consider the consequences of poor advice and rumors that have the potential of destroying those close feelings you once enjoyed.

Se você está sendo bombardeada com as opiniões dos outros, é simplesmente porque está compartilhando demais. Em vez disso, “Fiquem quietos e saibam que Eu sou Deus. . .” (Sl 46:10), pois “Até o tolo, quando se cala, é considerado sábio; quando cerra os lábios, é considerado prudente” (Provérbios 17:28). Ser prudente será fundamental para a restauração de seu relacionamento. Você deve usar o bom senso, permanecendo em silêncio sobre os detalhes, enquanto considera as consequências de maus conselhos e rumores que têm o potencial de destruir os sentimentos íntimos que você já desfrutou.

Não aja impulsivamente ou seja rápida em se mover. Deus geralmente diz: “Espere!” Então, muitas vezes durante a espera, Ele muda a situação. Deus disse que Ele é o “Maravilhoso e Poderoso Conselheiro” (Isaías 9:6). Você não quer o melhor? Você não gostaria de um Conselheiro que conhecesse o futuro - Alguém que pudesse realmente mudar o coração de seu ente querido, chefe ou de alguém com quem você está lutando? Existe apenas Um que pode lhe mostrar a direção certa. Confie nEle e somente nEle! E em relação aos conselheiros matrimoniais ou aos muitos livros disponíveis, aqui está um pensamento preocupante - na verdade, há mais casamentos desfeitos na igreja do que no mundo - portanto, não siga nenhum cristão, conselheiro cristão ou pastor que dá a soluções do mundo em vez de Deus em relação ao seu casamento ou qualquer relacionamento que você esteja interessada em restaurar.

Infelizmente, os conselheiros cristãos destroem muitos casamentos cristãos e relacionamentos familiares. Eles o encorajam a falar sobre o passado, a dizer coisas que nunca deveriam ser ditas e a confrontar a pessoa no relacionamento. Muitas vezes, a “honestidade” nada mais é do que declarações cruéis que são sentimentos carnais fugazes que não deveriam ser ditos. Assim que o conselheiro ouvir o que ele a encorajou a dizer, ele ou ela lhe dirá que seu relacionamento não tem esperança! Os conselheiros são treinados para fazer com que você se concentre no passado em vez de olhar para o futuro. Em vez disso, diga, como Paulo disse, “uma coisa farei: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão adiante, [prossigo] para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. ” (Fp 3:12–14).

Se alguém lhe disse que sua situação é desesperadora, então comece a louvar ao Senhor - pois situações desesperadoras são quando Deus aparece; Ele realmente permite essas situações desesperadoras em nossas vidas - para que Ele possa mostrar Seu poderoso amor por nós! “Para as pessoas isso é impossível, mas para Deus tudo é possível!” (Mateus 19:26).

Trabalhe com Deus. E não acredite que sem a ajuda ou cooperação da outra pessoa seu relacionamento não possa ser restaurado e renovado! Nosso ministério foi fundado por e para aqueles que eram o único parceiro buscando a restauração do casamento, que é conhecida por ser a situação mais desesperadora, especialmente quando houve adultério e outra mulher envolvida! No entanto, provamos que não existe situação impossível — nossos livros estão repletos de casamentos sem esperança que Deus restaurou. O que sabemos e compartilhamos com todas as mulheres é que a única coisa que qualquer mulher precisa fazer é entregar todo o seu coração ao Senhor e caminhar cada dia com Sua força ilimitada. “Pois os olhos do Senhor passam por toda a terra para que Ele possa sustentar aqueles cujo coração é totalmente Dele. . .” (2 Crônicas 16:9).

Tive o privilégio de ser “aconselhada” pelo Melhor Conselheiro e, neste livro, compartilharei apenas um pouco do que Ele me disse por meio de Sua Palavra. Não há duas situações exatamente iguais; no entanto, Sua Palavra se aplica a todas as situações. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que possamos consolar os que estiverem em qualquer tribulação com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus” (2 Coríntios 1:3–4).

Procure em Sua Palavra depois de ter orado para encontrar as respostas de que precisa. “Pedi e dar-se-vos-á; Procura e encontrarás . . .” (Mateus 7:7) “Mas, se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá generosamente e sem censura, e ser-lhe-á dada. Mas ele deve pedir com fé sem duvidar, pois aquele que duvida é como a rebentação do mar, impelido e agitado pelo vento. Pois esse homem não deve esperar receber alguma coisa do Senhor, sendo um homem de coração dobre e inconstante em todos os seus caminhos” (Tiago 1:5–8).

Você deve ter fé! E onde você consegue fé? Diretamente Dele! Peça-Lhe fé, pois “todas as coisas boas vêm do alto” (Tiago 1:17).

A Palavra de Deus, Seus Princípios

Amada, quer você conheça bem a Bíblia ou nunca a tenha lido antes, somente a Bíblia deve ser o seu guia para restaurar seu relacionamento: casamento, filho rebelde, colega de trabalho, vizinho etc. versículos que o Senhor usou para me guiar através do fogo da provação e da adversidade em cada uma das minhas restaurações.

Como o primeiro relacionamento que o Senhor restaurou foi meu casamento, Ele me guiou fielmente por meio de Sua Palavra e me mostrou que eu havia violado muitos dos princípios do casamento. Ele também me mostrou outros pecados que eu desconhecia ou com os quais nunca havia lidado (ao me arrepender deles). Todos os meus pecados e violações levaram à destruição e queda do meu casamento. Isso era verdade para o relacionamento com meus irmãos, meus sogros e meus filhos. A menos que construamos nossas vidas em Sua Palavra, a destruição é iminente e certamente virá. “Todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será como um homem insensato que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa; e caiu — e grande foi a sua queda” (Mateus 7:26–27).

É o mesmo com muitas de vocês que encontraram seus casamentos e outros relacionamentos em frangalhos ou completamente destruídos. Você logo descobrirá, se ainda não está ciente disso, que não foi apenas seu marido (ou outra pessoa) que violou os princípios de Deus. Você pode descobrir, como eu descobri, que você pode ter feito muito para contribuir para a destruição, que geralmente é causada por ignorância. “Meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento” (Oséias 4:6). Depois de entender e aceitar esse princípio, você experimentará o primeiro ponto de virada em seu relacionamento.

O mesmo aconteceu com os outros relacionamentos da minha vida. Sem saber como Deus pensa, acredita e como Ele criou aquele relacionamento em particular, isso resultou em problemas que levaram à sua destruição. Tolamente construímos nossos relacionamentos sobre areia movediça — e grande será sua queda” (Mateus 7:27).

A sabedoria que aprendi lendo e relendo os versículos das Escrituras aos quais o Senhor me conduziu ajudou-me a entender o que a Bíblia realmente era e que era o que eu precisava que ela fosse em minha vida - meu guia definitivo. A Bíblia está repleta das leis espirituais de Sua criação. Quando Deus criou o mundo, Ele não apenas o fez com leis físicas, como a lei da gravidade, mas também com leis espirituais.

Assim como a violação da lei física da gravidade resultará em tropeços ou na queda de um objeto, a violação dos princípios das Escrituras a respeito de cada relacionamento resultará na queda desse relacionamento.

Outra descoberta surpreendente é que os caminhos do mundo são quase sempre opostos aos caminhos de Deus e de Sua Palavra. A maneira como você tem lidado com o adultério de seu marido, a bebida ou as drogas de seu filho, ou a filha que está dormindo por aí, é mais do que provavelmente a mesma maneira que qualquer pessoa no mundo teria lidado com eles. O que você descobrirá, como eu descobri, é que isso é exatamente o oposto da maneira como Deus planejou que as provações fossem tratadas a fim de trazer a vitória. “ . . . Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 João 5:4).

Quando comecei a seguir o caminho de Deus, que era o oposto do que todo mundo fazia, comecei a ver cada uma das minhas situações melhorar. Os caminhos do mundo sempre resultam em destruição, mas os caminhos de Deus sempre trazem cura, restauração e alegria. “Porque o que semeia na sua própria carne, da carne ceifará a corrupção, mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna” (Gálatas 6:8).

No próximo capítulo, reuni uma referência rápida para ajudá-la a tirar seu relacionamento imediatamente da crise. Esses princípios, se seguidos diligentemente com um coração sincero e humilde, resultarão em uma restauração imediata ou futura – isso é garantido, não por mim, mas prometido por Deus em Sua Palavra.

Quanto mais uma mulher seguir esses princípios, mais restauração ela verá como resultado direto de sua obediência e fé. Aquelas que permanecem em crise, ou que nunca viram seu relacionamento restaurado, são aquelas que se recusam a acreditar e obedecer às leis espirituais de Deus ou acreditam erroneamente que estão acima das leis de Deus.

Se você é uma daquelas que acredita firmemente que não está “sob a lei” e, portanto, é livre para violar as leis de Deus, “de maneira nenhuma!” “E então? Devemos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!” (Romanos 6:15).

“Anulamos então a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Pelo contrário, estabelecemos a Lei” (Rm 3:31). “De maneira nenhuma! Como nós, que morremos para o pecado, ainda viveremos nele?” (Romanos 6:2).

Aqueles que entenderam a lei da gravidade aprenderam a se elevar acima dela, o que resultou na capacidade do homem de voar. O cristão que estuda a Palavra de Deus se elevará acima do mundo e surpreenderá o incrédulo que então buscará a Deus. Qualquer mulher que acredita estar acima da lei da gravidade e viola essa lei ao pular de um avião sem pára-quedas, cairá para a morte. É o mesmo para o cristão, e é a resposta de porque tantos cristãos vivem vidas cheias de destruição – eles acreditam que estão acima da lei e escolheram violá-la.

Há MAIS ajuda!

Quando as mulheres continuaram a vir até nós cansadas, fomos levadas a criar o site RMI para dar mais ajuda, apoio, compaixão e orientação para aquelas que buscam restaurar seus relacionamentos e vidas.

Gostaríamos de convidá-la a visitar o RMI. Recebemos tantos relatórios de louvor impressionantes sobre esta área do nosso ministério, e está crescendo de boca em boca. O que é ainda mais emocionante é que vimos mais relacionamentos restaurados regularmente do que jamais pensamos ser possível!

Também queremos ajudá-la a encontrar uma eParceira, que é uma parceira de encorajamento, oração e responsabilidade. As mulheres são apresentadas a outras mulheres que estão passando pela mesma situação ou por uma situação semelhante e têm um coração para restaurar suas vidas. Se você gostaria de se unir a nós, visite nosso site em Encorajamento.org e EncouragingMEN.org/ajuda-matrimonial/. Todos os nossos recursos são gratuitos para leitura - assim como nossas associações.

Estamos ansiosas pela oportunidade de ajudá-la por meio de nosso site e orar por você ao postar pedidos de oração. Até então, deixe-me orar por você agora. . .

“Querido Senhor, por favor, guie esta mulher especial através da crise em seu relacionamento. E seus ouvidos ouvirão uma palavra atrás dela dizendo, este é o caminho, ande por aqui, quando ela virar para a direita e quando ela virar para a esquerda (ver Isaías 30:21).

“Por favor, tranquilize-a quando ela vir mil cairem ao seu lado direito e dez mil à sua esquerda - ajude-a a saber que, enquanto ela segue Você, isso não acontecerá com ela (veja Salmos 91:7). Esconda-a sob suas asas protetoras.

“Ajude-a a encontrar o caminho estreito que a levará à vida, à vida abundante que Você tem para ela e para sua família. Senhor, eu oro por um testemunho que você possa usar para a Sua glória quando esta restauração estiver completa! Damos a Ti toda a honra e glória por tudo isso. Amém."

Compromisso pessoal: acreditar que Deus pode fazer o impossível. “Com base no que aprendi da Palavra de Deus, comprometo-me a permitir que Deus faça o impossível sem reclamar da duração da jornada ou por quantos vales Ele me guiar. Vou concentrar toda a minha atenção Nele e em Sua Palavra — Suas promessas para mim”.

Por favor, certifique-se de fazer seu Diário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *