Capítulo 4

Tenha Fé

 

E Jesus respondeu-lhes:

"Tenham fé em Deus."

—Marcos 11:22

Você tem fé ou medo?

O medo será um dos maiores males que você precisará superar continuamente. Romanos 12:21 nos diz: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”. O medo roubará sua fé e a tornará totalmente vulnerável ao inimigo. Quando você ouvir o que as outras pessoas lhe dizem sobre o que está acontecendo nas suas costas, ou o que elas acreditam que vai acontecer a seguir, em vez de manter os olhos no Senhor e em Sua Palavra, você será dominada pelo medo e começará a afundar!

Tenha fé na capacidade de Deus e em Seu desejo de restaurar seu relacionamento. Novamente, se você está buscando restauração para seu casamento, então leia cada um de nossos livros cheios de testemunhos de casamentos restaurados, nossa série Pela Palavra do Seu Testemunho, e então creia que seu testemunho será acrescentado ao delas!

Um exemplo de fé: Pedro. Leia o relato de Pedro em Mateus 14 começando no versículo 22. Jesus pediu a Pedro que andasse sobre as águas. Se Ele está pedindo para você andar sobre as águas, você vai sair do barco? Observe quando Pedro clama a Jesus - é sempre seguido pela palavra imediatamente. Imediatamente, Jesus falou com eles e disse-lhes para terem coragem. Então, mais tarde, quando Pedro começou a afundar e clamou ao Senhor: “Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou”! (Mateus 14:31).

Medo. Uma pergunta que devemos nos fazer é “Por que Pedro afundou?” Aqui está a nossa resposta: “Mas, vendo o vento, ele ficou com medo” (Mateus 14:30). Se você olhar para a sua situação e para a batalha que está acontecendo diante de você, você vai afundar! Pedro tirou os olhos do Senhor, viu o vento, e o resultado foi medo! Diz: “Ele ficou com medo”. Se você tirar os olhos do Senhor, você também ficará com medo.

Eleve-se acima de sua tempestade. Em vez disso, mantenha seus olhos em Jesus e supere sua tempestade. Quando você está em um avião no meio de uma tempestade, é muito turbulento quando você está tentando subir acima das nuvens. Mas uma vez que o avião está acima daquelas nuvens negras, o vôo é tranquilo, o sol está brilhando e você quase pode ver e sentir Deus ali! Surpreendentemente, desse ponto de vista, as nuvens abaixo (como a sua situação) são brancas, macias e suaves!

Seu testemunho. Outro ponto muito importante é ver o que aconteceu com os outros que estavam no barco. (Você esqueceu que havia outros que não saíram do barco?) Aqui diz: “E os que estavam no barco O adoraram, dizendo: 'Tu és certamente o Filho de Deus!'” (Mateus 14:33). . Passar por uma tempestade, ilesa, é disso que tratam os testemunhos! Você está disposta a permitir que Deus a use para mostrar Sua bondade, Sua benignidade e Sua proteção, e atrair outros a Ele? Há uma grande recompensa! Este é o verdadeiro evangelismo. Outras virão até você quando estiverem tendo problemas porque viram sua paz apesar de suas circunstâncias.

Superar

O vento parou. “E quando eles entraram no barco, o vento parou” (Mateus 14:32). Sua batalha não vai durar para sempre. O teste de Pedro foi necessário para torná-lo forte o suficiente para ser a “rocha” da qual Jesus havia falado em Mateus 16:18. O inimigo (e outros que trabalham para ele) lhe dirá que, a menos que você desista ou ceda, permanecerá na prova para sempre — não é verdade.

Deus nunca pretendeu que permanecessemos “no vale da sombra da morte”. No Salmo 23, diz que passamos “pelo vale da sombra da morte”. O inimigo quer que pensemos que Deus quer que vivamos lá! Ele quer pintar um quadro “sem esperança”! Deus é a nossa esperança, e a esperança é a fé em Sua Palavra que foi semeada em nossos corações. Depois de estabelecer e promover intimidade com o Senhor, o “vale da sombra da morte” parecerá uma experiência no topo de uma montanha. Assim que isso acontecer, o outro relacionamento que você está procurando no momento não terá mais importância, e o resultado será que, muito em breve, a restauração acontecerá!

Abraão. Um segundo exemplo de fé manifestada é quando Abraão tinha 90 anos e ainda sem o filho que Deus havia prometido a ele muitos anos antes. É dito sobre Abraão "Ele esperou contra a esperança" (Rom. 4:18). Isso não é bom? Mesmo quando toda a esperança se foi, ele continuou a crer em Deus e tomá-lo em Sua Palavra. Nós devemos fazer o mesmo.

Aja de acordo com a fé que você tem. “E disse-lhes: ‘Por causa da pequenez da vossa fé; porque em verdade vos digo: se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará; e nada vos será impossível’” (Mateus 17:20).

Se você não tem fé. Se você não tem fé, deve pedir a Deus por isso. Há uma batalha, até mesmo por sua fé. “Combate o bom combate da fé. . . ” (1 Timóteo 6:12). E “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a . . .” (2 Tim. 4:7) “E Ele [Jesus] não podia fazer nenhum milagre ali, exceto que Ele impôs Suas mãos sobre alguns enfermos e os curou. E admirou-se da incredulidade deles” (Marcos 6:5). Você não quer que Jesus se surpreenda com sua incredulidade - em vez disso, apenas escolha confiar Nele, não importa o que você veja ou ouça!

Imitadores da fé. Faríamos bem em nossas vidas em imitar aqueles nas Escrituras que demonstraram fé. Você pode encontrar o “Corredor da Fé” em Hebreus, capítulo 11. Precisamos agir de acordo com as promessas de Deus – ser “imitadores daqueles que pela fé e paciência herdaram as promessas” (Hb 6:12). Há muitas mulheres que seguiram os princípios encontrados neste livro e obtiveram vitória em seus relacionamentos sem esperança. Seus testemunhos devem encorajá-la em sua fé. Acredite como diz a música: “O que Ele fez pelos outros, Ele fará por você!” Reserve um tempo diariamente para ler todos os testemunhos incríveis de relacionamentos restaurados e outras respostas à oração em nosso site Encorajamento.org ou EncouragingMEN.org/ajuda-matrimonial/ e aumente sua fé no Deus vivo.

Dúvida Destrói

Mente dividida ou com dúvida. Você não deve ter uma mente dividida. Sua mente não deve vacilar ou duvidar de Deus. “Peça, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é como a rebentação do mar, impelida e agitada pelo vento. Pois não espere tal homem receber do Senhor alguma coisa, sendo homem de ânimo dobre e inconstante em todos os seus caminhos” (Tiago 1:6–8). “Eu odeio aqueles que são indecisos, mas amo a Tua lei” (Sl 119:13).

Se você tem problemas com a mente dividida, precisa ler e meditar na Palavra de Deus, que é a única Verdade! Você também deve se separar de qualquer pessoa que continue a lhe dizer algo contrário ao seu desejo de restaurar seu relacionamento, mas, em vez disso, alimenta sua descrença. E você deve sempre falar a verdade a todos sobre sua fé na capacidade de Deus e Seu desejo de restaurar seu relacionamento: no entanto, é melhor manter o que Deus fará com você. Depois de ter um testemunho é a hora de contar a todos sobre isso, caso contrário, eles farão tudo o que puderem para provar que você estava errada e eles estavam certos.

Fé sem obras. “Mas alguém pode muito bem dizer: ‘Você tem fé e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras'” (Tiago 2:18). Prove a Deus que você tem fé por meio de suas ações. Se você acredita que seu marido vai voltar para casa, aja como tal: deixe seu lado do armário vazio, seu lado da cama vazio, suas gavetas vazias - e se você ainda for casada, certifique-se de usar sua aliança de casamento! (No entanto, se você é divorciada, remova suas alianças de casamento, mas use algum tipo de aliança para mostrar aos outros que você não está disponível.)

Se você acredita que seu filho ou filha será restaurado para você, aja de acordo com a maneira como vive sua vida - com alegria, e não com angústia ou ansiedade. “Mas você está disposto a reconhecer, seu tolo, que a fé sem obras é inútil?” (Tiago 2:20). Se você acredita que o que está orando vai acontecer, comece a tratar essa pessoa como se ela tivesse mudado!

Não fique à frente de Deus. Não se mova. Não compre uma casa pensando que é para você e seu marido quando ele chegar em casa. Não venda sua casa ou mude a escola de seu filho pensando que isso resolverá os problemas deles (e os seus). Deus é um Deus de espera. A urgência geralmente vem do inimigo. Em vez disso, entregue a situação ao Senhor e permita que Ele mude a situação repentinamente, em um instante - mas somente depois de esperar que Ele mude a situação à Sua maneira e no Seu tempo!

Firme em sua fé. Lembre-se daquelas que superaram sua situação e finalmente receberam a vida abundante que Deus prometeu. “Mas resisti-lhe firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (1 Pedro 5:9). Mantenha os testemunhos de outras pessoas em sua mente e, por favor, não se concentre nos detalhes exatos de cada testemunho como forma de provar que sua situação é mais difícil do que aquela que elas estavam enfrentando. Todos os testemunhos devem aumentar nossa fé na capacidade e fidelidade de Deus para aparecer, mudar a situação e transformar o coração. E não guarde testemunhos para si mesma - compartilhe esses testemunhos com sua família e amigas que duvidam que seu relacionamento possa ser salvo ou que Deus não pode ou não quer mudar aqueles a quem você ama - Ele mudou você, não foi?

Como aumentar sua fé

A Palavra. Como podemos ganhar fé ou aumentar nossa fé? “Assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” (Rm 10:17). Leia Sua Palavra encontrando as promessas que estão lá só para você. Em seguida, leia e releia os testemunhos de outras pessoas. Cerque-se continuamente de mulheres fiéis que acreditarão com você. Aquelas que permaneceram fiéis irão ensiná-la, encorajá-la e apoiá-la durante os momentos mais difíceis. Muitas vezes descobrimos que, quando você sente que está quase sem fé, deve doar o pouco que lhe resta. Ligue para alguém que você sente que precisa de encorajamento e dê a ela o resto de sua fé. Você desligará o telefone regozijando-se porque Deus a encherá de fé. Leia Primeiro Reis 17:12–15 para se lembrar da viúva que deu seu último bolo a Elias e o milagre que ela recebeu!

Tantas mulheres que procuram ajuda no RMI falham em colher um relacionamento restaurado porque sentem que são incapazes de semear na vida de outra pessoa, pois estão ocupadas lutando para salvar a sua vida. Isso é antibíblico e contrário aos princípios de Deus. Consiga uma ePartner (Parceira de Encorajamento) e ajude-a a restaurar seu relacionamento. Se você realmente leva a sério o mover de Deus em sua vida, convide mulheres para sua casa para reuniões de encorajamento semanal, enquanto cada uma compartilha o que Deus fez por vocês (atualmente ou no passado). Deus me usou (e a outras pessoas) poderosamente ao encorajar outras mulheres - deixe-O usar você e veja o que acontece! Quanto maior o grupo, maior o público quando você compartilhar seu testemunho!!

Obediência. Não se esqueça de que a obediência a Deus é fundamental para a vitória. Não se esqueça do que Jesus disse: “Nem todo aquele que Me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus; mas aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos céus. E então lhes direi: ‘Nunca vos conheci; AFASTAI-VOS DE MIM, VÓS QUE PRATICAIS A INIQUIDADE'” (Mateus 7:21, 23). Se você praticar ou continuar fazendo o que agora sabe que é contrário aos princípios bíblicos, seu relacionamento não será restaurado!

Na vontade de Deus. Se o seu coração o convencer de que você não está na vontade de Deus e que não está seguindo Seus princípios para restauração, é claro que você não terá confiança nem fé para receber seu pedido do Senhor. Se você é atormentada por rebelião ou teimosia, simplesmente peça a Deus para “quebrá-la” para que sua vontade se torne a vontade Dele. É assim que encorajo as mulheres de coração duro, cabeça dura e/ou que não estão dispostas a obedecer ao que Deus as está chamando para fazer.

Você DEVE esperar

Aguarde o tempo Dele. Deus parece trabalhar em uma coisa de cada vez. Devemos trabalhar com Ele em Seu tempo, não no nosso. Isso não significa que precisamos esperar para orar ou ter fé; significa apenas que precisamos esperar que Deus mude a situação no momento certo. Graças a Deus que Ele não despeja (através da convicção) todos os meus pecados em cima de mim de uma vez! Apenas use o tempo enquanto espera para obter um relacionamento profundo e íntimo com o Senhor, para que você aproveite a espera em vez de desprezá-la. Muitas vezes a batalha continuará em seu nome; apenas lembre-se, há muitas batalhas que devem ser travadas (e vencidas) na guerra que veio contra o seu relacionamento. Apenas lembre-se: “Quando a batalha é do Senhor, a vitória é nossa!” 

Temos o conforto de saber que Ele nos ouve imediatamente, mas a resposta pode parecer lenta. No livro de Daniel, um anjo falou com ele e nos deu estas percepções: “Desde o primeiro dia em que você pôs seu coração em entender e em se humilhar diante de Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta às suas palavras. Mas o príncipe da Pérsia me resistiu por vinte e um dias” (Dan. 10:12–13). Pode levar algum tempo para vencer as batalhas, então não se canse. “Mas quanto a vocês, irmãos, não se cansem de fazer o bem” (2 Tessalonicenses 3:13).

Resistindo ao mal

Não resista ao mal. Provavelmente a maior arma em sua batalha é a rendição. Em vez de lutar contra o mal que está vindo contra você, pegue a onda da adversidade. A primeira vez que busquei a restauração de Deus, tentei resistir ao mal que vinha contra mim e foi realmente uma batalha. Então aprendi o segredo de entregar tudo e cada um a Ele. Ele me ensinou que Ele nos diz claramente que não devemos resistir ao mal, mas, em vez disso, devemos dar a outra face, dar nosso casaco quando nos são pedidas nossas camisas e caminhar uma segunda milha quando forçadas a andar uma. Esses princípios são poderosos, não apenas para superar a crise, mas para prosperar por causa da crise. A vitória de toda batalha é quando não resistimos, não lutamos mais contra o mal. Não é isso que este versículo diz? Leia comigo.

O próprio Jesus disse: “Mas eu vos digo: não resistais ao mal; mas quem te der uma bofetada na face direita, oferece-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar a sua camisa, deixe-o levar também o seu casaco. E quem te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas” (Mateus 5:39-41). Amadas, este é provavelmente um dos princípios mais poderosos da Palavra de Deus. No entanto, a maioria dos cristãos ignora isso e faz exatamente as mesmas coisas que o mundo faz e o que Jesus nos disse para não fazer.

E para os poucos cristãos que não revidam, eles perdem uma bênção enquanto estão ocupados dando tapinhas nas próprias costas. Se você ler esse versículo com atenção, ele não diz que venceremos qualquer coisa simplesmente não revidando; em vez disso, devemos abençoar a pessoa – dando um casaco pela camisa pela qual alguém está nos processando, ou indo a segunda milha quando alguém está nos forçando a andar uma. Simplesmente recusar-se a revidar nunca resultará no recebimento da bênção que Deus deseja que você herde. É preciso abençoar a outra pessoa! Aqui está neste versículo. Vamos ler juntos:

“Para resumir, que todos sejam harmoniosos, compassivos, fraternos, bondosos e humildes de espírito; não retribuindo mal com mal, nem insulto com insulto, mas dando bênçãos; pois com o mesmo propósito fostes chamados para herdar uma bênção” (1 Pedro 3:8).

Como esse é um princípio desconhecido, mas extremamente poderoso, abordaremos mais sobre esse princípio em um capítulo posterior. Deixe-me encerrar dizendo que, quando você perceber as bênçãos da não-resistência, toda a sua vida mudará para sempre. Isso deve fazer você parar de se encolher quando os problemas aparecerem no seu caminho!

Compromisso pessoal: deixar que Deus me mude e olhar o mal à luz desta nova verdade. “Com base no que aprendi da Palavra de Deus, comprometo-me a buscar Deus e Sua Palavra para aumentar minha fé em Sua capacidade de restaurar meus relacionamentos. Não resistirei a nada além do medo, enquanto mantenho meus olhos em Jesus, que é o Autor e Consumador da minha fé”.

Por favor, certifique-se de fazer seu Diário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *