Capítulo 5

Ele Inclina o Coração

 

O coração do rei é como um rio

    controlado pelo Senhor;

Ele o dirige para onde quer.

— Provérbios 21:1

 

Todo mundo já lhe disse que seu filho, filha ou marido (ou outra pessoa que a rejeitou) tem vontade própria e, portanto, pode “escolher” não voltar para casa ou se reconciliar com você? Ao tentar restaurar seu relacionamento, você será bombardeada (como todo mundo que está buscando restauração) pelo ataque daqueles indivíduos bem-intencionados que adoram dizer a você que é uma “escolha” de uma pessoa e seu próprio “livre arbítrio”. ” escolher deixá-la ou viver com outra pessoa — mas, louvado seja o Senhor, a vontade deles não é o que importa.

A vontade do homem não é o que importa. Quando Deus me levou a buscar a verdade para este dilema de “vontade do homem” versus “vontade de Deus” – eu encontrei a verdade! Descobri que a Bíblia se refere continuamente à “vontade de Deus” sem mencionar a vontade do homem nem uma vez! Deixe-me mostrar-lhe o que Ele me mostrou:

Não é a “vontade do homem”, mas a “vontade de Deus” que importa!! Visto que toda a Escritura nos diz que “Ele faz a Sua vontade . . .” (Dan. 4:31).

Considere Nabucodonosor. Depois que seu orgulho o fez rastejar como um animal, Nabucodonosor disse a respeito de Deus: “Ele faz segundo a Sua vontade no exército do céu e entre os habitantes da terra; e ninguém pode afastar Sua mão ou dizer-Lhe: 'O que fizeste?'” (Daniel 4:35). Este é o mesmo Deus que ainda faz de acordo com a Sua vontade ou seu marido, filho ou filha (ou pai, mãe, chefe, melhor amiga, colega de trabalho ou vizinha) é maior que o rei Nabucodonosor e o poder de Deus?

Considere também Jonas. Jonas, como Nabucodonosor, não estava disposto a fazer o que Deus queria que ele fizesse, mas Deus o fez fazer. “E o Senhor designou um grande peixe para engolir Jonas, e Jonas esteve no estômago do peixe três dias e três noites” (Jonas 1:17). Deus é mais do que capaz de fazer com que qualquer pessoa, até mesmo você, esteja disposta a fazer o que Ele quer - apenas entregue a Deus e veja-O trabalhar em seu favor!!

Por último, considere Paulo. “Ora, Saulo [estava] respirando ainda ameaças e assassinatos contra os discípulos do Senhor. . . . De repente, uma luz do céu brilhou ao seu redor. . . e Saul levantou-se do chão e, embora seus olhos estivessem abertos, nada podia ver. . . ‘O Senhor Jesus. . . enviou-me para que torneis a ver e sejais cheios do Espírito Santo.' E imediatamente caíram de seus olhos algo como escamas, e ele recuperou a visão, levantou-se e foi batizado” (Atos 9:1–18 ).

Deus é mais do que capaz de mudar seu ente querido em um instante!! Já vi isso acontecer inúmeras vezes com pessoas que argumentavam que seu marido, filho ou filha era um indivíduo sem esperança - até que Deus se moveu! Se você disser “Mas você não conhece meu…”, eu diria que isso só prova que você não conhece a Deus!! Apenas lembre-se, Ele mudou radicalmente você e eu, não foi?

Inclinando o Coração

Agora vamos nos aprofundar mais na verdade. Você ouvirá pastores e outros cristãos dizerem que é a “vontade” de seu marido deixá-la, divorciar-se de você ou ficar com outra mulher. Eles argumentarão que é a “vontade” de seu filho ou filha usar drogas ou viver em imoralidade, e que Deus não violará essa “vontade”. No entanto, você e eu acabamos de ler nas Escrituras que não é a vontade do homem, mas a vontade de Deus.

No entanto, se você ainda não está convencida, deixe-me compartilhar com você a incrível revelação que Deus me mostrou - você está pronta? Aqui está o que lhe dará o foco adequado: pode ser a vontade de seu marido deixá-la, divorciar-se de você ou ficar com outra pessoa OU a vontade de seu filho de usar drogas, beber ou viver de forma imoral, mas quem se importa com a vontade deles quando Deus pode mudar seus corações!

Não precisamos mais nos preocupar com a vontade do homem; em vez disso, precisamos observar como Deus transformará o coração deles! “O coração do rei é como um rio na mão do Senhor; Ele o inclina para onde quer” (Provérbios 21:1). Ninguém é mais forte que Deus, e pensar assim é realmente uma blasfêmia. Deus é maior e mais poderoso do que qualquer pessoa que você já encontrou — qualquer pessoa!

Deus dará a qualquer um um novo coração e substituirá seu coração de pedra por um coração de carne - apenas acredite e isso acontecerá! “Além disso, darei a vocês um novo coração e porei um novo espírito dentro de vocês; e tirarei da vossa carne o coração de pedra e vos darei um coração de carne” (Ezequiel 36:26).

O primeiro passo para converter um coração endurecido é encontrar as promessas de Deus, Suas verdades, e então cumprir as condições dessas promessas. Estes são os versos que memorizei e usei para trazer o coração de meu marido de volta para mim na primeira vez que ele me trocou por outra mulher.

“Sendo os caminhos do homem agradáveis ​​ao Senhor, Ele faz que até os seus inimigos tenham paz com ele” (Provérbios 16:7).

“Deleita-te no Senhor e Ele concederá os desejos do teu coração” (Sl 37:4).

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele o fará” (Sl 37:5).

“Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

Lembre-se, você precisa colocar Deus em primeiro lugar em sua vida; Ele nunca quer ser o segundo lugar para nada ou ninguém. Uma vez que Ele é o primeiro, você começará a ser transformada à Sua imagem. É quando você começará a ver aquele coração de pedra de seu ente querido voltando para você.

Se você luta com esse princípio da vontade do homem versus a vontade de Deus, precisará renovar sua mente com os versículos deste capítulo para superar as dúvidas da “teologia da vontade do homem” e substituí-la pelo foco de Deus, que sempre foi o coração. - aquele coração que Ele pode transformar e tornar de carne!

Vejamos as Escrituras que encontrei que nos dizem como Deus mudou o coração dos homens e até mesmo dos reis:

“Ele colocou isso no coração do rei. . .” (Esdras 7:27–28).

“Ele endureceu o coração dos egípcios . . .” (Êxodo 14:17).

“O Senhor endureceu o coração de Faraó. . .” (Êxodo 10:27).

“O Senhor inclina o coração para onde quer. . .” (Pv 21:1).

Essa jóia preciosa da vontade de Deus versus a vontade do homem, e o desejo de Deus de transformar o coração, era a sabedoria encontrada nas Escrituras. Um bom lugar para encontrar a sabedoria que mudará sua vida e a maneira como você pensa sobre tudo é encontrado no livro de Provérbios, onde aprendemos sabedoria. Leia Provérbios todos os dias para uma dose diária de sabedoria que você realmente precisa! Provérbios 1:2–7 lista seus benefícios:

Para conhecer a sabedoria.

Para receber instrução.

Para receber instrução em comportamento sábio.

Também instrução em retidão, justiça e equidade.

Prudência para os ingênuos.

Aos jovens, conhecimento.

Aqueles que não estão dispostos

Nem todos os maridos, filhos ou filhas voltam, mesmo depois que Deus faz com que seus corações se inclinem para casa. Muitos entes queridos, infelizmente, vão contra o desejo de seus corações porque suas esposas ou mães são as mesmas mulheres que eles escolheram deixar. Mais uma vez, Deus é mais do que capaz de voltar qualquer coração para você; mas, se você ainda for contenciosa, se a bondade não estiver em sua língua, se você não exibir um espírito manso e quieto, então, uma vez que esse coração se volte para você, a velha você fará com que o novo coração endureça - novamente. É quando seu ente querido toma uma decisão mental em vez de uma decisão baseada em seu coração!

Certifique-se de ler e reler este livro várias vezes E, ainda mais importante, ler e trabalhar em Uma Mulher Sábia. Certifique-se de viver na Palavra. Certifique-se de passar horas diariamente com o rosto voltado para Ele, buscando Sua face. Você deve ser uma nova mulher para seu marido, para seu filho, para sua filha ou chefe, vizinha, amiga, irmão - seja lá com quem você esteja em desacordo agora, para que eles queiram seguir seu coração e reconciliar-se com você! Lembre-se, a razão pela qual seu marido pode ter deixado você ou ter sido pego por uma adúltera é que sua casa não foi construída sobre a Rocha. Foi dividida; foi destruída por suas palavras e sua atitude - em outras palavras, sua briga e/ou arrogância espiritual. O mesmo vale para um filho ou filha que sai de casa prematuramente.

Um espírito gentil e quieto, e uma mulher que sorri para o futuro (não importa o que esteja vindo contra ela) é um ímã irresistível. “Bem-aventurados os humildes, porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5). Isso foi comprovado milhares de vezes (já que Deus havia me mudado tão radicalmente) quando meu marido partiu pela segunda vez. Minha nova atitude de alegria não apenas fez com que meu ex-marido me desejasse ainda mais, mas minha atitude em meio ao divórcio também criou um relacionamento novo e mais próximo entre mim e meus filhos!

Vejamos Provérbios e algumas Escrituras do Novo Testamento que nos ensinam sobre esse princípio:

Suas próprias mãos. “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba (ou “arranca” na KJV) com suas próprias mãos” (Provérbios 14:1).

Casa dos soberbos. “O Senhor derrubará a casa dos soberbos” (Provérbios 14:1).

Casa dividida contra si mesma. “Todo reino ou casa dividida contra si mesma será devastada; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá . . .” (Mateus 12:25).

No entanto, não caiu. “Portanto, todo aquele que ouve estas Minhas palavras e as pratica, pode ser comparado a um homem sábio, que construiu sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram as enchentes, e sopraram os ventos, e deram com ímpeto contra aquela casa; e ainda assim não caiu, porque estava alicerçada na rocha” (Mateus 7:24–25). A primeira vez que meu marido cometeu adultério, minha casa caiu - e grande foi sua queda. No entanto, depois que o Senhor me transformou (através de anos de adversidade), e permitiu que eu a reconstruísse somente Nele (pois Ele é a nossa Rocha), quando as chuvas caíram novamente por meu marido me deixando, novamente, por outra mulher, em vez de cair, minha casa ficou de pé e minha vida até prosperou!!

Construídos juntos. “. . . sendo Cristo Jesus a pedra angular, no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor; no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito. . .” (Efésios 2:21).

Deus prometeu curar, restaurar e colocar louvor em seus lábios! “‘Por causa da iniqüidade de seu ganho injusto, fiquei irado e o golpeei; Escondi meu rosto e fiquei com raiva, e ele continuou se desviando, no caminho de seu coração. Eu vi seus caminhos, mas vou curá-lo; Eu o conduzirei e restaurarei o conforto a ele e aos seus enlutados, criando o louvor dos lábios. Paz, paz para o que está longe e para o que está perto’, diz o Senhor, ‘e Eu o sararei’” (Isaías 57:17–19).

“Pois talvez por esta razão ele tenha se separado de você por um tempo, para que você o tivesse de volta para sempre, não mais como escravo [do pecado], mas mais que um escravo, um irmão amado, especialmente para mim, mas quanto mais para vós, tanto na carne como no Senhor” (Filem. 1:15–16).

Busque o Senhor para quebrantar, mudar e transformar você; primeiro, para que quando (não se) Deus transformar o coração de seu marido, filho ou filha, ele ou ela verá uma nova você - uma mulher pronta para abraçar e ser restaurada! (Leia Uma Mulher Sábia ou Um Homem Sábio para obter mais ajuda disponível para leitura on-line em Encourajamento.org e EncouragingMEN.org.)

Nada é impossível para Deus!

O Senhor inclina o coração para onde Ele quer!

Compromisso pessoal: pedir a Deus que me ajude a não mais temer a vontade do homem enquanto Ele amavelmente transforma o coração do meu ente querido no tempo determinado. “Com base no que aprendi nas Escrituras, comprometo-me a confiar no Senhor para transformar o coração de meu marido, filho, filha ou outro ente querido. Afasto a mentira de que o livre-arbítrio do homem é mais poderoso do que a vontade de Deus, ou a mentira de que Deus não intervirá em meu nome nem responderá às minhas orações. Em vez disso, creio que Deus trará o coração de meu ente querido de volta para mim enquanto Ele me transforma e me cura!”

Por favor, certifique-se de fazer seu Diário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *