Leia o Testemunho de Casamento RESTAURADO
"Deus nos leva ao deserto para nos moldar"

Esse testemunho foi tirado de um de nossos muitos livros
Palavra de Seu Testemunho
Para ajudar VOCÊ
A superar qualquer medo e dúvidas na
Habilidade e Desejo de Deus em
Restaurar SEU Casamento!

* Em Breve Palavra dos Seus Testemunhos.
Leia ao seu Encorajamento diário para o anúncio. 

Capítulo 2 "O Oleiro e o Barro"

 

“…Nós (somos) o barro
e Tu, o nosso oleiro;
e todos nós a obra das Tuas mãos.”
—Isaías 64:8  

PTG-WRYM-NEW-COVER-Front-1

Quando estamos passando por uma crise em nosso casamento é muito fácil focalizar no que nossos maridos estão fazendo conosco. Enquanto você fizer isto, irá somente debater-se e nunca chegar à vitória. Nós aprenderemos que nossos maridos não são o nosso inimigo no Capítulo 8 - “Ganhe Sem Palavras”.

Vamos aprender neste capítulo, que Deus muitas vezes não está mudando o comportamento de nossos maridos, porque Deus está usando as coisas que eles estão fazendo como o Torno do Oleiro e Suas mãos, para moldar-nos mais à Sua imagem. De qualquer forma, se reclamarmos que preferiríamos que Ele usasse outra coisa ou outra pessoa, mas não nossos maridos e nossos casamentos, como o Seu torno, vamos vagar no deserto por anos!

Contender com seu Criador? “Ai daquele que contende com o seu Criador! O caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? Ou a tua obra: Não tens mãos?” (Isaías 45:9). Deixe Deus ser Deus. Ao invés de reclamar sobre “como” ou “quem” Ele usa para provocar-nos a finalmente buscarmos a Deus para transformar-nos - Louve-O por Sua fidelidade! Ele está determinado a transformá-la em um lindo vaso, pronto para o Seu uso.

Mas você não entende. Muitas mulheres me dizem, quando tento confortá-las ou encorajá-las, que eu “simplesmente não compreendo!”. De muitas formas, eu compreendo, embora estejam certas de que ninguém, exceto Jesus, realmente compreende. “...Como se o oleiro fosse igual ao barro e a obra dissesse do seu artífice: ‘Não me fez’; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: ‘Nada sabe’” (Isaías 29:16). Fale com Ele acerca de sua situação e permita que Ele dê-lhe paz. Ele sabe o que é melhor para você, então trabalhe com Ele.

Você está em Suas mãos. “Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na Minha mão...” Jeremias 18:6. Não é reconfortante saber que você está nas mãos de Deus? Embora seu marido possa dizer a você que ele não se importa ou tratá-la como se não se importasse, o Seu Deus se importa. De quem mais você precisa? A verdade é que seu marido se importa. Meu marido, Dan, compartilha no Vídeo número 4 a verdade sobre o que seu marido está realmente pensando e sentindo.

A Prescrição de Deus

Deus tem uma prescrição para curar uma nação ou uma família. Ele diz: “E se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a Minha face e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos céus e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14).

Deus disse que se nós nos humilharmos, se orarmos, se buscarmos Sua face (e não a Sua mão) e nos convertermos de nossos maus caminhos, ‘ENTÃO ELE IRÁ’: ouvir-nos, perdoar-nos e sarar-nos. Ao invés disso, andamos “segundo o conselho dos ímpios” (Salmos 1:1), “confiamos no homem” (Jeremias 17:5) e agora sofremos as conseqüências – cura superficial! “E curam a ferida da filha de meu povo levianamente” (Jeremias 8:11). “E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz” (Jeremias 6:14).

Ao invés disto, devemos morrer para nós mesmas. “...E ele morreu por todos, para que os que vivem, não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:15).

Somente os Humildes

Humilhe-se. Pessoas determinadas e arrogantes compreendem a Palavra de Deus sem o Espírito, mas para conhecermos a mente de Deus necessitamos de humildade!

A humildade será testada. “...o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os Seus mandamentos ou não” (Deuteronômio 8:2).

A humildade irá salvá-la.  “Quando te abaterem, então tu dirás: Haja exaltação! E Deus salvará ao humilde” (Jó 22:29).

A humildade fortalecerá seu coração. “SENHOR, Tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os Teus ouvidos estarão abertos para eles...” (Salmos 10:17).

Somente os humildes serão exaltados.  “Depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes” (Lucas 1:52).

Somente os humildes receberão a graça que necessitam. “Antes, Ele dá maior graça. Portanto diz: ‘Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.’ Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará” (Tiago 4:6 e 10).

A humildade é enraizada no Espírito. “E, finalmente, sede todos harmoniosos, compassivos, fraternais, bondosos e humildes no espírito...” (1 Pedro 3:8). Sua falsa humildade será manifesta em sua atitude auto-confiante.

Arrogância espiritual.  Quase a metade dos que vêm ao nosso ministério, procurando ajuda para a restauração de seus casamentos, exibem arrogância espiritual e auto-confiança. Isto é o que chamo de espírito Farisaico. Mulheres, isto é tão perigoso. Isto impedirá Deus de mover seu casamento em direção à restauração e é o que está realmente dirigindo seu marido para longe.

Deus mostrou-me, em Sua Palavra, que Jesus foi duro, crítico e opôs-se a somente um grupo de indivíduos - os Fariseus! E eu fui um deles! Existem muitas mulheres Cristãs que fingem ser espirituais no exterior, mas são imundas em seu interior. Existem tantas mulheres que olham para os pecados de seus maridos, embora sejam negligentes para enxergar a trave em seus próprios olhos. Mulheres, esta fui eu! Eu via meu marido e SEU pecado de adultério. Entretanto, ninguém podia ver minha controvérsia, minha falsidade ou minha arrogância espiritual.

Os outros viam (e eu mesma via) a mim como a “pobre vítima” que foi abandonada e traída. Mas eu, em minha justiça própria, estava desejando perdoar. Era eu quem estava desesperadamente tentando manter unida nossa família falida. Era eu quem estava esperando, de braços abertos para perdoar meu marido, “o pecador”, quando ele voltasse aos seus sentidos, arrependendo-se e voltando para casa vindo do “exílio”! Escriba, Fariseu, “sepulcro caiado”!!!

Se você pode identificar-se com esta mentalidade pecadora e orgulhosa, se esta é você, vou implorar que curve-se sobre seu rosto diante de Deus e peça a Ele para purificá-la desta atitude, que não só inibirá a restauração, como também colocará você em oposição a um relacionamento sincero e íntimo com Deus.

Ore! Comece orando o Salmo 51:2-4: “Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.” Há muito mais sobre oração nos últimos dois capítulos deste livro.

Busque a Sua Face. “E se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar e orar e buscar a Minha face...” (2 Crônicas 7:13). “Buscai ao Senhor e a Sua força, buscai a Sua face continuamente” (1 Crônicas 16:11). “...Busquem a Minha face; estando eles angustiados, de madrugada Me buscarão” (Oséias 5:15).

Eles... estavam radiantes. Olharam para ele e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos” (Salmos 34:5). Busque a Sua face! Tantos buscam a Sua mão (o que Ele pode fazer por “mim”). Mas, aqueles que buscam a face de Deus herdarão todas as coisas!

Converta-se de seus caminhos maus. “E se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar e orar e buscar a Minha face e se converter dos seus maus caminhos...” (2 Crônicas 7:13). As Escrituras não são somente para a mente, são para o coração e para a vontade. Para absorver o real impacto das Escrituras, temos que render nossas vidas e nossa vontade à orientação do Espírito. Temos que estar dispostas a nos superar. Temos que render frutos para Ele.

Obedecer é melhor que sacrificar. “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria e o porfiar é como iniqüidade e idolatria” (1 Samuel 15:22). Você sabe a coisa certa a fazer, apesar disto você não a faz? Obedeça! “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17).

Ande no Espírito

Ande no Espírito. Estar cheia do Espírito Santo permitirá que você ande no Espírito, não no pecado ou desejos carnais. Peça a Deus para enchê-la com Seu Santo Espírito agora mesmo! “E porei dentro de vós o Meu Espírito e farei que andeis nos Meus estatutos, e guardeis os Meus juízos e os observeis” (Ezequiel 36:27). “Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gálatas 5:16).

Ore. “E se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar e orar...” (2 Crônicas 7:13). No Curso de Encorajamento do Ministério Restaurar, todas as mulheres cujos maridos estão com outras mulheres (o.m.) oraram para que os ‘úteros delas fossem fechados’. Todos foram ‘fechados’, menos um. Deus usou esta criança como a ferramenta para consertar esta família.

Nós sempre podemos confiar em Deus para fazer com que qualquer coisa se transforme para nosso bem, se “sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito” (Romanos 8:28).

Qual é a “Condição” Necessária para Ser Ouvida?

Adeqüe seus desejos a Sua vontade. A promessa de Jesus é baseada nesta condição: “Se vós estiverdes em Mim e as Minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito” (João 15:7). Quando seu coração descansa em Jesus somente e sua vontade é centrada na vontade Dele, você está realmente fazendo Dele seu Senhor. E saber a Sua vontade é saber a Sua Palavra. É a Sua vontade que seu casamento seja curado. Ele odeia o divórcio e nós devemos ser reconciliados; porém, Ele tem condições.

A condição para toda benção. Cada promessa dada por Deus tem uma condição para aquela benção. Muitos clamarão uma parte das Escrituras, embora omitam as condições ou façam vista grossa a elas.

Condição: “Crê no Senhor Jesus Cristo...

Promessa:  e serás salvo” (Atos 16:31).

Condição: “Deleita-te também no SENHOR...

Promessa:  e te concederá os desejos do teu coração” (Salmos 37:4).

Condição: “Educa a criança no caminho em que deve andar...

Promessa:  e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

Condição: Primeira: “...daqueles que amam a Deus...”; segunda: “...daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.”

Promessa:  “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem...” (Romanos 8:28).

Suas Lágrimas São Preciosas para Ele

Para quem choramos? Os homens parecem detestar nossas lágrimas. É porque eles não sabem o que fazer quando uma mulher chora ou é porque a mulher tem usado as lágrimas para manipulá-lo tantas vezes que ele mantém-se à distância? O fato de que Deus é um Deus ciumento e de que estas lágrimas pertencem a Ele, pode ser, às vezes, a razão para a indiferença de nossos maridos às nossas lágrimas. “Então clamarás e o SENHOR te responderá; gritarás e Ele dirá: ‘Eis-me aqui’” (Isaías 58:9). “Não cesses de clamar ao SENHOR nosso Deus por nós...” (1 Samuel 7:8).

Esta vitória pode demorar mais a ser manifestada na carne: Esperamos pelas coisas que não se vêem. Isto precisará da nossa fé em Deus. Clame a Ele SOMENTE, não a seu marido! Somente Deus tem poder para transformar sua situação!

Minhas lágrimas. “Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas” (Salmos 6:6). “As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite” (Salmos 42:3). “Põe as minhas lágrimas no Teu odre. Não estão elas no Teu livro?” (Salmos 56:8). “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria” (Salmos 126:5). “Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns e com choro, e com pranto” (Joel 2:12). Para achar maior comunhão e intimidade com o Senhor, visite nosso website na primeira hora da manhã para ler nosso Devocional Diário, que é escrito especialmente para aquelas que estão com problemas no casamento.

Lágrimas, choro e gemidos. Você deve encontrar e escrever passagens das Escrituras que irão ajudá-la a entender a sinceridade de coração necessária quando clamamos a Deus (especialmente pela salvação de nossos maridos ou por um casamento quebrado ou problemático). Enquanto você as lê, marque aquelas que mexem com seu coração e memorize-as durante seu período de oração, de joelhos, diante de Deus. Nós fomos convocadas a orar, a clamar a Deus.

Compromisso pessoal: de permitir a Deus transformar-me. “Baseada no que aprendi da Palavra de Deus, comprometo-me a permitir que Deus me transforme através de quaisquer meios ou pessoas que Ele escolher. Vou focalizar minha atenção em transformar a mim mesma ao invés de ao meu marido ou aos outros a meu redor.”

Se você está pronta para fazer esse compromisso com Deus, de começar a seguir os princípios que aprendeu nesta lição, então Clicando Aqui você concorda com o que aprendeu, e está pronta para documentar essa parte de sua Jornada da Restauração no formulário “O que Eu Aprendi”.

6 opiniões sobre “Dia 2: Capítulo 2 “O Oleiro & o Barro””

    1. Querida, uma das coisas que reconhecemos enquanto caminhamos ao Seu lado e que nós erramos e fomos adúlteras com Ele, por ter deixado o nosso primeiro amor: https://ajudamatrimonial.com/cursos/c3/c2/
      Essa é uma lição do Curso 3, você pode ler agora ou esperar sabendo que foi Ele quem providenciou que você estivesse aqui,pois Ele Te ama e quer toda a sua atenção nesse momento da sua vida!
      “Afastaste para longe de mim amigos e companheiros; os meus íntimos amigos agora são trevas.” S88:8

  1. Havia me esquecido de como é bom reler sobre as promessas do senhor sobre mim.
    Que benção. Que alegria poder estar aqui !

    1. eu passo pelo mesmo, como esquecemos.destas promessas e sofrer tanto por isso. Agradeço tanto a Deus por este ministerio, é uma profundidade

  2. A parte que fala sobre arrogância espiritual é muito forte… por ser assim, acabei colhendo frutos na minha vida muito sérios e até hoje não consegui me libertar. Mas creio que Ele vai agir em meu favor. 🙏

    1. Querida Danieli, muitas de nós erámos arrogantes, gostavámos de ter uma postura piedosa na frente do nosso marido pecador, não é mesmo? Ah, mas que maravilha, Ele mesmo veio até nós através desse caminho estreito que é a restauração de casamentos e nos mostrou quem somos, e principalmente quem Ele pode nos faze ser! Que bom que você está aqui buscando, você vai irá receber Danieli❣️ Eu creio com você: Ele vai – Ele já está agindo em seu favor! Amém ❤️‍🔥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *