PTG-NEW-WW-Cover-Front-1

Capítulo 6 "Mulher Contenciosa"

 

“O gotejar contínuo em dia de grande chuva,
e a mulher contenciosa, uma e outra são semelhantes;
Tentar moderá-la será como deter o vento,
ou como conter o óleo dentro da sua mão direita.”
— Provérbios 27:15-16

Pergunte-se: “Sou uma Mulher Contenciosa?”

Talvez esta pergunta seja difícil de responder porque você não está certa do que é uma mulher contenciosa. Se verificarmos no dicionário, a palavra “contenda” significa: litígio, disputa, briga, peleja, desavença.

 Suas conversas com seu marido eram frequentemente disputas para ver quem ganharia ou se as coisas seriam segundo a sua maneira? Você vencia muitas vezes? Deixe-me compartilhar com você que eu era uma esposa contenciosa e eu vencia muitas vezes, ou talvez, a maior parte das vezes - mas na realidade eu perdi! Perdi meu marido e a vida em família que tínhamos! Deus nos alerta sobre a mulher contenciosa em Sua Palavra. A Bíblia nos diz que nós perecemos por falta de conhecimento (Oséias 4:6). Você está ciente das advertências de Deus?

Abandone a contenda. Deixe-me te perguntar uma coisa: Você sempre discute com seu marido? “Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão” (Provérbios 17:4). De fato o mundo e muitos chamados experts em casamento, dizem-nos que uma boa discussão é bom para o casamento. Não acredite nisto!

Cheia de iguarias e com desavença. desavença em sua casa? “É melhor um bocado seco e com ele a tranqüilidade, do que a casa cheia de iguarias e com desavença.” (Provérbios 17:1). Você é a mulher de espírito manso e quieto  que 1 Pedro 3:4 diz que é preciosa aos olhos de Deus? Ou você é uma mulher contenciosa? Seus filhos são respeitadores e obedinetes? Ou seus filhos são brigões e rebeldes? Mães, eles estão seguindo o seu exemplo. (Veja o Capítulo 14, “Os Ensinamentos de Sua Mãe” pois “O meu povo foi destruído pela falta de conhecimento. Porque vocês rejeitaram o conhecimento...” Oséias 4:6).

Você tem um espírito litigioso? “E rejeita as questões loucas e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor” (2 Timóteo 2:23). Você é uma ‘sabe-tudo’? Ou você simplesmente tem um argumento contrário a cada coisa que seu marido diz? Deus diz o que devemos fazer: “Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz...” (Mateus 5:25). Cuidado com a audiência de divórcio!

Você é respondona? “Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores e em tudo agradem, não contradizendo” (Tito 2:9). Você é uma serva de Jesus? Ele comprou você por um preço? Então você deve a Ele ser agradável.

Agora que vimos o que significa ser contenciosa, vamos ver o que Deus fala sobre isso. Deus menciona 5 vezes em Sua Palavra como é terrível uma esposa contenciosa.

Gotejar Contínuo. Você já ouviu uma goteira que a deixou louca? “(São como) um gotejar contínuo, as contendas da mulher” (Provérbios 19:13). Algumas vezes basta uma outra pessoa (talvez um amigo ou seu sogro) chamar a atenção para aquele pingo, para seu marido perceber a goteira; porém, uma vez que ele a tenha percebido, será a única coisa que será capaz de ver e ouvir!

Canto de telhado. Você já tentou entender porque homens deixam suas casas e frequentemente vão viver com outra mulher? “É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta.” (Provérbios 21:9)

Terra deserta. Outra vez, um homem preferirá viver sem água num deserto quente do  que viver com uma mulher que o desafia e a sua autoridade. “É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça.” (Irritadiça é o mesmo que irritante!) (Provérbios 21:19).

Novamente, morar num canto de telhado. Deus é tão inflexível a respeito deste verso, Ele o repete. Você está ouvindo? “É melhor morar num canto de telhado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa.” (Provérbios 25:24).

Quem iria conseguir contê-la? Aqui novamente, Deus compara um gotejar constante a uma mulher contenciosa. Você pode imaginar como isso se transformaria em um telhado com goteiras, levando alguém a mudar-se? Porque o homem apenas não conserta o telhado? Porque Deus diz que isto é impossível! Seria como deter o vento, ou como conter o óleo dentro da sua mão direita! “O gotejar contínuo em dia de grande chuva e a mulher contenciosa, uma e outra são semelhantes. Tentar moderá-la (contê-la) será como deter o vento ou como conter o óleo dentro da sua mão direita” (Provérbios 27:15-16). Impossível!

Como nós podemos ver, viver com uma mulher contenciosa não é nada menos do que um pesadelo, não apenas para nossos maridos, mas também para nossos filhos. Vamos orar e pedir a Deus por perdão. Vamos orar também para que Sua graça nos ajude a nos tornarmos mulheres gentis e mansas que são preciosas aos olhos Dele, e também aos olhos dos nossos maridos.

Difamação

Seu marido seguramente confia nela. Outra área em que devemos ser cautelosas com a forma pela qual falamos, o que pode resultar na perda da confiança de nossos maridos, é falar sobre ele com os outros. “O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo” (Provérbios 31:11).

O intrigante separa os maiores amigos. Você comentou com outros sobre as fraquezas do seu marido? Ou você contou para alguém alguma coisa que ele te confidenciou? Lembre-se que, “o intrigante (fofoqueiro) separa os maiores amigos” (Provérbios 16:28).

A fofoqueira revela os segredos. Uma das armadilhas mais comuns em que as mulheres caem é fofocar no telefone, sob o pretexto de compartilhar ‘motivos de oração’ ou ‘pedidos de oração’. Faça como Deus ordena: “O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios” (Provérbios 20:19). A palavra grega para difamação é rakiyl (rau-kil) que significa aquele que difama, mexeriqueiro, fofoqueiro. Eu tive uma amiga que compartilhava comigo seus “pedidos de oração” que não passavam de fofoca. Eu disse a ela que por conta da minha fraqueza, nós não poderíamos mais ser as amigas que costumávamos ser.

Eu o destruirei. Com a descrição que Deus faz de um condenado no livro de Romanos, um difamador é comparado com o fofoqueiro. (Romanos 1:29-32). Os outros podem não perceber que você é uma fofoqueira, difamadora, mas está escrito que, “Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, Eu o destruirei.” (Salmos 101:5).

O difamador é insensato. Não se engane, você não precisa entrar em detalhes para compartilhar seus motivos de oração - não seja insensata! “...o que divulga má fama é um insensato.” (Provérbios 10:18).

Afaste de você a difamação. Todas devemos afastar de nós os pedidos de oração que não passam de difamação. “Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia (maledicência, difamação) e toda a malícia sejam tiradas dentre vós...” (Efésios 4:31).

Aquela que o envergonha. Você pode descobrir, à medida que se livra deste tipo de ‘desabafo’, que não tem nada a dizer a seus amigos. Se você resistir à tentação de voltar às suas velhas maneiras, Deus será fiel para ensiná-la a edificar ao invés de envergonhar seu marido. “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos” (Provérbios 12:4).

Nunca fale de seu marido de uma forma negativa ou revelando seus segredos.

Deus nos diz:

Que nós iremos separá-lo de seus melhores amigos.

Que ninguém deve se juntar a nós – especialmente outros Cristãos.

Que fofoca é uma característica reprovável.

Que Deus irá nos destruir.

Que estamos agindo de maneira insensata.

Falando entre nós em Salmos. Ao invés disto, vamos deixar esse tipo de comportamento e começar a “...(falar) entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” (Efésios 5:19).

Por onde Nós Começamos?

Hoje à noite, quando seu marido chegar em casa, vá e peça perdão pelo seu comportamento contencioso. Não se prolongue muito com o seu “pequeno discurso”; só diga a ele resumidamente que Deus te convenceu de ser escandalosa e argumentativa, e, com a ajuda do Senhor, você está orando para ser transformada. Dê-lhe um beijo e saia do quarto! Então, explique para seus filhos como Deus irá ajudá-la a ser transformada.

Reconciliar-te. Se você não se sente “guiada” a ir e acertar as coisas, não volte para a sua igreja. “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta” (Mateus 5:23-24).

Graça ao humilde. Também garanta que você seja humilde; não fique muito orgulhosa de chegar e dizer que é uma mulher contenciosa. “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que Ele a seu tempo vos exalte” (1 Pedro 5:5-6).

A Raiz de nosso Temperamento Contencioso...Auto-Estima!

“Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as Suas obras são verdade, e os Seus caminhos juízo, e Ele pode humilhar aos que andam na soberba.” (Daniel 4:37).

Por que há tantas mulheres contenciosas? Nós mulheres somos contenciosas porque nós acreditamos na mentira da auto-estima. Nós mulheres que somos Cristãs, imitamos o mundo e o modo de pensar do mundo. Os livros que lemos, os conselheiros que buscamos, as palestras que freqüentamos, não refletem a Palavra de Deus, que é pura e inflexível. Isso nos deu uma “cristianizada” visão mundana.

Veneno misturado em chocolate continua a ser veneno! Minhas irmãs em Cristo, a mortal visão mundana é mais perigosa quando é misturada com cristianismo, porque nós engolimos tudo rápido! Temos passado por uma lavagem cerebral para pensar que “amor próprio” e “auto-estima” são coisas boas. Ao contrário, esses pensamentos é o que nos coloca no alto onde nós nos colocamos antes da nossa queda.

Isso é a fonte da nossa atitude contenciosa. A mulher que “sabe tudo”, é a mulher que discute e quer fazer tudo da sua própria maneira ­- porque ela “pensa” que é a certa. E quando está errada, sua auto-estima precisa ser protegida. Nunca há uma palavra humilde ou um “desculpe-me”. A mulher contenciosa foi condicionada a pensar que pedir desculpas será muito humilhante. O orgulho irá levá-la a continuar subindo em seu pedestal, apenas para que ela continue caindo vez após vez.

Qual é a cura? “Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara” (Êxodo 15:23). Moisés jogou uma árvore na água, uma representação da cruz do Calvário. Você também deve jogar a cruz no mar da sua amargura. Cristo morreu para libertá-la de todo o pecado, incluindo seu comportamento irado, orgulhoso, egoísta e egocêntrico.

Aqui está a prescrição de Deus. Deus disse que se nós nos humilharmos, se orarmos, se buscarmos Sua face e nos convertermos de nossos maus caminhos, Ele irá nos curar. Ao invés disso, nós continuamos a andar “segundo o conselho dos ímpios” (Salmos 1:1),  e “confiando no homem” (Jeremias 17:5) e agora sofremos as conseqüências – cura superficial! “E curam a ferida da filha de meu povo levianamente” (Jeremias 8:11).

Observe toda a psicologia na igreja. É extremamente perigoso para os cristãos agir como se as idéias de homens ou psicologia fosse a Palavra de Deus. Também é muito perigoso usar a Palavra de Deus para promover visões do mundo na igreja. “ ‘O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo?’ diz o Senhor... Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que usam de sua própria linguagem, e dizem: ‘Ele disse.’” (Jeremias 23:28, 30, 31). O  que a psicologia (palha) tem a ver com a Palavra de Deus (trigo)?

Você está treinando e encorajando suas crianças a terem auto-estima? A palavra “auto-estima” deveria fazer um cristão tremer de medo, já que é apenas outra palavra para “orgulho”. Isso é uma palavra de lobo disfarçado em roupa de ovelha! Você irá ver uma criança tão egocêntrica que os outros não gostarão dela. É um absurdo achar que uma criança precise ser elevada para que ela se sinta bem sobre si mesma, como se uma criança já não fosse egocêntria! A partir do nascimento, uma crinaça já quer que as coisas sejam do jeito dela, por isso ela chora. Uma criança de dois anos não irá gritar e ter um ataque até que ela consiga o que quer?

Construindo a auto-estima das suas crianças. Existem livros e livros e mais livros escritos por cristãos para cristãos, mas muitos dos ensinamentos não são o que Deus ensina em Sua Palavra. Vamos ver o que Deus nos diz sobre construir a auto-estima das nossas crianças. Vamos descobrir o motivo por que devemos ser cuidadosas e não dizer “eu tenho meu orgulho!” e “eu estou tão orgulhosa de você”.

Orgulho é pecado. O orgulho que foi demonstrado pelo anjo Lúcifer, que depois se tranformou em Satanás, foi o primeiro pecado cometido. “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra Eu (Deus) te lancei.” (Ezequiel 28:17). Satanás disse: “Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.” (Isaías 14:14). Mesmo assim, nós louvamos nossas crianças por sua beleza e ensinamos que elas devem “ir para o topo”, “alcançar as estrelas” e “acreditarem em si mesmas”.

“Auto-estima” é uma mentira formada pela distorção das Escrituras. Satanás usou as Escrituras quando ele tentou Jesus no deserto; ele usa isso hoje. Ele distorce um pouco para fazer disso uma meia verdade. Mas nós sabemos que tudo que é meia verdade é uma mentira, não esquecendo de Abraão e Sara (“ela é minha irmã” (Gênesis 12:19)).

“Ame a seu próximo como a si mesmo.” (Mateus 22:39). Aqueles que são formados em psicologia tentarão dizer que esse verso significa que você tem que amar a si mesmo antes que você possa amar a alguém. Em outras palavras, “amor próprio” é necessário em primeiro lugar porque alguns de nós, ou a maioria de nós, odiamos a nós mesmos. Isso é uma Verdade ou uma mentira? Isso é mentira! Porque isso contradiz a Palavra de Deus.

NINGUÉM nunca odiou! “Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne...” (Efésios 5:29). Ao invés disso, Jesus nos ensina que aqueles que forem humildes serão abençoados. Nós devemos considerar os outros mais importantes que nós mesmos. Aqueles que consideram ou são ameaçados pelo suicídio escutam o mundo dizer que eles odeiam a si mesmos, mas isso contradiz a Palavra de Deus. Lembre-se, Deus disse, “ninguém odiou a sua própria carne”! Aqueles que querem cometer suicídio não querem mais sentir dor. A dor deles é tão intensa que eles apenas querem que ela pare.

Se há um “espírito de morte” em seu lar, veja se esse pecado foi passado por um membro da família. Uma pessoa que considera suicídio está clamando por ajuda. Ajude-a com amor e a Verdade. Encoraje-a a memorizar as Escrituras que falam sobre o amor de Cristo por ela e a natureza temporária das provações. Satanás quer que essas pessoas se sintam sem esperança – dê a elas esperança! (Veja o capítulo 10, “Várias Provações”). Então, encoraje-as a orarem com “ações de graça”, agradecendo a Deus por tudo, incluindo as provações, “sabendo que tudo coopera para o bem” (Romanos 8:28).

Egoísmo ou vaidade. “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” (Filipenses 2:3-4). “Bem-aventurados os humildes [gentís, mansos], pois eles receberão a terra por herança.” (Mateus 5:5). Esses versos das Escrituras são tão diferentes da forma que os cristãos falam hoje em dia por causa da influência da psicologia entre os crentes. Se essa serenidade da Palavra de Deus não mexe com você, deveria mexer.

Os últimos serão os primeiros. Nós ensinamos às nossas crianças que ser as primeiras deve ser o principal objetivo e que nós não conseguimos agradar ninguém se não agradarmos a nós mesmos primeiro. A Verdade é, “Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros”. (Mateus 19:30). “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos”.(Marcos 9:35). Ajude suas crianças para que elas alcancem um comportamento igual ao de Cristo, compartilhando esses versos, ao invés de erroniamente falar os clichês do mundo que nós temos escutado.

O mundo nos diz para falarmos bem de nós mesmos, mas Jesus disse, “Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23:12).

Aprendendo com Nabucodonozor; seu neto não aprendeu. Nabucodonozor (veja as Escrituras de incío dessa parte), que teve orgulho de seu poder e riqueza, foi transformado em gado do campo e feito para comer grama. Seu neto tinha conhecimento desse castigo que veio do Senhor; ainda assim, ele preferiu seguir os caminhos de seu avô, “Mas tu, Belsazar, seu sucessor, não te humilhaste, embora soubesses de tudo isso. Pelo contrário, tu te exaltaste acima do Senhor dos céus...” (Daniel 5:22-23).

Orgulho é ruim – isso fará com que o Senhor te transforme em uma pessoa humide. Você deve achar que algumas coisas pelas quais você está passando são humilhantes, mas Deus permite que isso aconteça para o seu bem. Ele não quer te humilhar; Ele quer que você seja humilde. “Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos...o orgulho.” (Marcos 7:21-22). “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a SOBERBA da vida, não é do Pai, mas do mundo. (1 João 2:16). Orgulho não é de Deus!

Será humilhado. “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Lucas 14:11). Nós dizemos aos outros que eles devem falar bastante sobre eles mesmos, mas estamos apenas armando uma rede para os seus pés. “...nem ainda queria levantar os olhos ao céu... qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado” (Lucas 18:14). Nós dizemos aos outros para que fiquem em pé e se orgulhem!

Por que te glorias? “Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias...?” (1 Coríntios 4:7).

Ao invés disto, devemos morrer para nós mesmas. “Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3:3). “...E ele morreu por todos, para que os que vivem, não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:15).

Interesses de Deus. “Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: ‘Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.’  (Mateus 16:23-25). Então disse Jesus aos seus discípulos: ‘Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.’”

Paulo foi um bom exemplo de como colocar Deus em primeiro lugar. “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” (Filipenses 1:21).

Enquanto nos humilhamos, Deus está livre para nos exaltar. “...Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele os exalte no tempo devido...” (1 Pedro 5:5-6). “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes... Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará.” (Tiago 4:6, 11). “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”. (Filipenses 4:13). Exalte Cristo acima se si mesma.

Jesus deve ser o nosso exemplo. Nós devemos sempre olhar para o nosso Senhor, em todas as coisas, na forma como Ele andou neste mundo. “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento (humildade) que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, (...) humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome “ (Filipenses 2:5-9).

Daniel também. “... Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas...” (Daniel 10:12).

O que nós devemos fazer se nós fomos orgulhosas?

 Aprendam do Senhor. “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração...” (Mateus 11:29).

Gloriar-se no Senhor. “Contudo, quem se gloriar, glorie-se no Senhor”, pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda.” (2 Coríntios 10:17-18).

Não se vanglorie. “Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios.” (Provérbios 27:2).

E se você não se humilhar?

 Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião.” (Isaías 5:21)

“Você conhece alguém que se julga sábio? Há mais esperança para o insensato do que para ele.” (Provérbios 26:12).

“Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.” (Gálatas 6:3).

“Aliás, Deus não escuta a vã súplica que fazem; o Todo-Poderoso não lhes dá atenção.” (Jó 35:13).

“Somos como o impuro – todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe.” (Isaías 64:6).

“O ganancioso provoca brigas, mas quem confia no Senhor prosperará. Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.” (Provérbios 28:25-26).

“Ele lhes disse: ‘Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece o coração de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus.’” (Lucas 16:15). “E Ele os humilhou e os deixou passar fome...” (Deuteronómios 8:3).

Você viu em alguma parte das Escrituras Deus nos ensinado a construir a nossa auto-estima? Você é capaz de achar nas Escrituras algum verso onde Deus nos diz para ensinarmos nossas crianças a terem auto-estima? Estamos muito orgulhosos de nós mesmos com o que temos feito, criado ou alcançado? O que os nosso elogios irão causar aos outros, especialmente às nossas crianças?

Comprometimento pessoal: Colocar de lado o meu jeito contencioso. “Baseado no que eu aprendi da Palavra de Deus, eu me comprometo a renovar a minha mente e ser uma praticante da Palavra, colocando de lado o meu jeito contencioso.

Se você está pronta para se comprometer com DEUS em terminar o curso, em concordando e clicando aqui você então estará pronta para documentar esta próxima etapa ao longo de sua jornada de restauração no formulário "Meu diário". Não se apresse, sente-se, pegue seu café ou chá e derrame seu coração no seu Diário.

 Como “Semelhantemente, as mulheres mais velhas ...devem ensinar o que é bom. Devem instruir as mulheres mais jovens...” (Tito 2:3), você terá a oportunidade de falar com as mulheres mais jovens que ainda são solteiras como parte de seu ministério.

2 opiniões sobre “Capítulo 6 “Mulher Contenciosa””

  1. Eu era muito chata e contenciosa, gostava de tratar da minha auto estima…respondia tudo e era uma sabe tudo nunca deixava meu marido falar…. até que ele fartou-sr de mim…e me abandonou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *