☊ Ouça Ariele no Brasil

 

“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte,

não temeria mal algum, porque Tu estás comigo”

— Salmos 23:4

Quando comecei essa jornada no caminho de ser livre de dívidas, esqueci convenientemente uma parte de todas as minhas jornadas anteriores, quando o Senhor me pediu para caminhar através Dele pelo Vale da Humilhação. Já estive nessa estrada humilde antes, muitas vezes. Alguns têm sido mais profundos e sombrios que outros, mas agora eu sei que nunca realmente sei quão profundo será, nem mesmo quando virei a esquina para ver que Deus, mais uma vez, está me chamando para um vale escuro.

“O Senhor...levanta a todos os abatidos” (Salmos 145:14).

É humano temer esse vale sombrio, e muitas vezes o fazemos, de modo que, como resultado do nosso medo, descobrimos que aumentamos a nossa culpa pelo medo, pois todo mundo sabe que, como "cristão", não devemos temer, certo? No entanto, Deus conhece nossas fragilidades e é por isso que Ele não nos envia para o vale sozinhas, mas promete enviar Alguém muito especial para vir conosco.

"Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nada há de lesão neles; e o aspecto do quarto é semelhante ao filho dos deuses! Daniel 3:25 “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”(Salmo 23:4). Ter nosso Marido Celestial caminhando conosco é a principal razão pela qual Ele nos leva para baixo. Ele quer que saibamos que, o que naturalmente tememos é algo que realmente não precisamos temer.

Repetidas vezes, provamos que somos simplesmente crianças, Sua noiva criança, e não tão crescidas, afinal. Então, Deus, como muitos pais, nos guiará pelos lugares sombrios da vida para nos mostrar que tudo está realmente bem. E, dependendo do tipo de relacionamento que temos com nosso Pai, determinará como somos capazes de dormir à noite enquanto viajamos para esses lugares escuros. Estou certa?

Durante minha primeira real caminhada pelo conhecido "vale" que muitos de nós temem, eu realmente estava conhecendo o Senhor em um nível profundamente íntimo como meu Marido. Ele era meu Salvador, com certeza, mas foi quando Ele se tornou meu Senhor. Aconteceu durante o período da minha vida em que eu era jovem e acabara de ser abandonada pelo meu marido, sozinha com quatro filhos pequenos, e sem futuro à vista. Foi quando Ele me escolheu para passear um pouco com Ele. Infelizmente, por quase dois anos eu não dormi bem. Muitos de vocês estão dessa maneira, não estão?

Querida, se é você, por favor, não se importe com isso. Deus está apenas dizendo que, para se livrar desse medo e daquelas noites sem dormir, você simplesmente precisa se aproximar dEle, a ponto de se sentir segura. Então, simplesmente se aconchegue, ouça a Ele, e logo você sentirá a segurança que é sua porque Ele te ama, porque você é Dele, e não é nada que você tenha fazer para ganhar. Se você não tem certeza de como "abraçar" Ele, diga isso ao seu Marido ou ao seu Pai, e Ele o fará sem que você precise descobrir. Eu sei.

Agora de volta a esse vale. Passaram muitos anos depois da minha primeira experiência no vale, quando, de repente, virei uma esquina e me vi diante da encosta descendente novamente. Esse vale de humilhação era muito semelhante ao que eu conhecia muito, mas desta vez havia muito mais em jogo. No entanto, durante esses anos, adquiri uma verdadeira intimidade que mudou radicalmente a maneira como andava com meu Marido, agora éramos Íntimos. Se você quiser aprender mais, a melhor maneira é ler Encontrando a Vida Abundante (perdendo ela, com base em Mateus 16:25) e, em seguida, Vivendo a Vida Abundante. Ambos estão disponíveis gratuitamente em um dos sites da RMI: https://ajudamatrimonial.com/

Outro Vale?

Apenas dois anos depois, meu ministério e minha vida deram uma guinada surpreendente quando, do nada, meu site foi desligado repentinamente, infelizmente, outro “novo” vale estava esperando que eu descobrisse. Quando percebi o que estava à frente, não posso dizer que comecei a temer, mas direi que, infelizmente, comecei a recear. E esse receio é muito parecido com a preocupação, e a preocupação, diz o Salmos 37, leva a todos os tipos de coisas nas quais eu não queria me envolver.

Na mesma época, notei algo ainda mais alarmante: o verdadeiro sentimento "apaixonado" pelo meu Marido que eu havia experimentado durante e depois do meu divórcio, que durou quase dois anos gloriosos, realmente não estava lá! Ah, é claro, eu amava meu Marido muito e podia sentir que Ele também me amava. Mas o sentimento de "amor" que pensei que duraria por toda a eternidade começou a desaparecer como acontece com a maioria dos casais: admiração e a emoção começaram a ser menos intensos. Eu sabia que tudo era devido ao estresse e à ocupação do meu dia-a-dia, e sem dúvida devido às provações que agora atormentavam minha vida.

Não posso lhe dizer o quão desesperadamente queria estar "apaixonada" novamente; Eu queria esse sentimento e intimidade de volta. Então, como eu sempre digo que você deveria fazer, eu simplesmente perguntei ao meu Marido, assim como na primeira vez. “Querido, como posso me aproximar de você? Como posso sentir a emoção de 'amor' que nós mulheres adoramos mergulhar?” O engraçado é que acho que a solução de Deus aconteceu apenas dois dias depois, quando dei uma volta ao longo da minha jornada que descia por este novo vale.

Quem de nós não percebe que nossa intimidade (quão perto nos sentimos de nosso Marido) se deve aos vales em nossas vidas? E, quanto mais profundo o vale, mais profunda é a intimidade que experimentamos. Nossas cabeças sabem disso, mas nossos corações geralmente desmaiam dentro de nós quando somos solicitadas a fazer uma jornada semelhante, pois existe naturalmente um medo do desconhecido.

É claro que Deus é fiel, você e eu sabemos disso. Então, ele escolheu começar minha jornada enviando-me alguém que precisasse de encorajamento. Por quê? Porque não há melhor maneira de ser encorajado do que encorajar outra pessoa. Você sabia disso? E é por isso que tantas pessoas estão correndo sem coragem, elas não conseguem abraçar esse princípio e muitos outros princípios escritos na Bíblia como soluções para seus problemas.

A ideia principal, quando você realmente conhece sua Bíblia, é o seguinte: "Tudo no reino de Deus é o oposto do mundo". Podemos saber, mas não vivemos. Então, quando precisamos de dinheiro, guardamos em vez de doá-lo. Quando nos machucamos, nós machucamos de volta em vez de abençoar nossos inimigos. E quando precisamos de encorajamento, ficamos todas envolvidas em nós mesmas, sem perceber que nosso incentivo vem na forma de encorajar outra pessoa. Então, quando alguém precisa de algo e é enviado por Deus para "bater à nossa porta", fingimos que não estamos em casa! Você entende que estou dizendo isso figurativamente, mas pode até ser aplicado literalmente.

O mesmo princípio de que “no reino de Deus todas as coisas é o oposto do mundo” vale quando recebemos uma promessa que sabemos que é de Deus, que Ele está nos chamando a fazer algo realmente incrível para Ele. E essa coisa que Ele está nos chamando a fazer "eventualmente" nos promoverá e possivelmente nos colocará em evidência, mas primeiro, Deus nos chama fielmente a descer a humilhação. Para muitos crentes, essa descida, sem a compreensão desse princípio fundamental, os convence de que isso não pode ser de Deus; portanto, eles se recusam a "abaixar-se" ou "descer tão baixo", perdendo o ponto em que a jornada começa com a descida.

Embora sejamos cristãos, o que significa seguidores de Cristo que devem parecer peculiares e, em particular, humildes, usamos todas as mesmas desculpas e jargões (como auto-estima ou auto-respeito etc.) que qualquer outro ser humano no planeta usaria para recusar a descida, tudo porque não aprendemos o princípio fundamental de que "no reino de Deus tudo é o oposto do mundo". Você está entendendo? Bom, agora vamos seguir em frente.

Querida noiva, desde que você está lendo este livro, devo assumir que você é mais como eu: você conhece esse princípio, mas é tão fácil esquecer quando ele aparece novamente; não é? Lembre-se de que seu Marido ama você junto com todas as suas fragilidades, cada uma delas. Ele está apenas tentando livrar você de tudo e qualquer coisa que atrapalhe o tipo de felicidade que apenas uma noiva tem: a alegria que é indizível, tão cheia que você pode explodir. E a maneira de se livrar do medo que certamente está tentando se apossar de você é aproximar-se cada vez mais de seu Marido e também usar o que Ele disse que nos enviaria, testemunhos para superar o que sua mente e o que outras pessoas dizem a você.

“E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte” (Apocalipse 12:11).

Na maioria das vezes, Deus usa meus próprios testemunhos para me encorajar. Ele me lembra as coisas que Ele já fez por mim, e foi exatamente o que Ele fez desta vez. Dessa vez, Ele me disse que a liberdade que senti depois de passar pelo meu divórcio era como seria quando terminasse de atravessar esse vale financeiro. Antes de se divorciar novamente, havia muitas coisas que eu não podia fazer como agora. É uma vida inteira cheia de liberdades, apenas uma deveria ser livre para voar ao redor do mundo várias vezes! Quando eu era casada, meu marido (na época) nem me permitia ir a Nova York no meu quinquagésimo aniversário, mesmo que ele perguntasse o que eu realmente queria fazer.

No entanto, menos de um ano depois, eu estava andando livremente pelas ruas de Nova York e andando por toda a África, Europa, Ásia e América do Sul! Lembrar-me do meu próprio testemunho tornou fácil ver o que estava por vir, mas eu também precisava lembrar que a liberdade que agora me levou a descer ao vale da humilhação quando meu casamento restaurado se desfez. Quando meu marido voltou a cair no adultério, pediram-me outro divórcio pelo qual tive que passar, mas foi isso que me trouxe liberdade e bênçãos indevidas em minha vida, além de novos testemunhos para incentivar as outras e, finalmente, encorajar mim.

Não posso deixar de dizer algo que ajudará você, lembrar o quanto é importante que você compartilhe cada um de seus testemunhos: grandes e pequenos. Penso nos nossos testemunhos pessoais da mesma maneira que as pessoas hoje são capazes de doar sangue ou medula óssea para que estejam prontas para quando precisarem mais tarde. Muitos pais guardam o sangue do cordão umbilical de seus bebês nos bancos de sangue para necessidades futuras. Existem muitos de meus próprios testemunhos, alguns grandes e outros pequenos, que me mantiveram passando pelos piores ou mais difíceis tempos! E cada um dos meus testemunhos foi compartilhado e foi projetado para encorajar outras pessoas, para dar vida ao permitir e compartilhar testemunhos, porque um dia elas voltarão a transbordar e encorajarão você! “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo” (Lucas 6:38).

Foi quando minha vizinha me contou que estava perdendo sua casa que meus testemunhos foram úteis. Em nossa vizinhança, tornou-se uma epidemia, como em todo o país. O pensamento passou pela minha cabeça, devo admitir, especialmente porque meu ministério havia basicamente encerrado e atualmente não tenho renda real. Quero dizer, por que não eu? E, no entanto, toda vez que eu falava com meu Marido sobre isso, Ele me perguntava: "Michele, você realmente acha que vai perder sua casa?"

Por que o Senhor gosta de responder a uma pergunta com outra?

Minha resposta sempre foi: “Bem, sim e não, ou devo dizer não e sim? Não, eu não acredito que sim", digo com fé. E, no entanto, eu não achava que a liberdade de ser Sua noiva, da qual eu desfruto agora, tivesse vindo do divórcio novamente; portanto, talvez isso signifique que vou ter que perder minha casa e tudo o que há nela para encontrar liberdade financeira. Honestamente, é preciso alguém muito mais sábio do que eu para saber o que está por vir, e quão profundo é o vale que estou descendo.

No entanto, não importa quão profunda seja, uma coisa é certa, do outro lado, será tudo o que meu Marido me prometeu, e o mais importante, é que caminho mais próximo do meu Amado Marido, o que torna a jornada sempre tão doce. E quando tenho dúvidas, tudo o que preciso olhar é o testemunho muito recente de outra noiva, a missionária sobre a qual falei nos capítulos anteriores, que apresentou seu relatório de louvor. Seu vale era tão profundo, tão escuro, tão cheio de menosprezo, zombaria, rejeição e todas as outras coisas horríveis, algumas inimagináveis, mas foi lá embaixo que a levou ao topo da montanha, cantando o mais doce dos louvores.

Quando essa noiva era apenas uma jovem adolescente, ela foi ver uma mulher que havia escapado (quase sem vida) de um país do leste da África. Depois de ouvir seu testemunho incrível e emocionante, ela foi ao seu encontro, quando, no meio de nossa conversa, a companheira de viagem da África se ajoelhou na frente dela, colocou as mãos nos pés e disse: “Esses pés vão andar Solo africano trazendo esperança”. A partir desse dia, ela disse que se sentiu chamada para ir para a África. Mas o caminho para chegar lá foi feito para prepará-la para o que enfrentaria quando chegasse.

Neste verão, ela disse, parecia tão perto de realizar seus sonhos, tudo estava no lugar, todas as portas foram abertas, e de repente uma porta, onde ela moraria enquanto ficasse na África, foi fechada com força. Semana após semana, ela esperou e se perguntou se algum dia iria. Foi durante esse período de espera que ela aprendeu em primeira mão um pouco do que nosso Salvador experimentou na traição. Além disso, ela teve duas experiências de quase morte, o que fez muitas de suas amigas mais próximas dizerem que o que ela estava tentando fazer era muito perigoso, que o inimigo estava atrás dela e para ela reconsiderar.

No entanto, DEUS, AINDA DEUS, em Sua bondade, Sua própria natureza, teve uma história de amor que foi escrita apenas para ela desde o início dos tempos, que você lerá no próximo capítulo, “Meu Johnathan”.

“Obrigado, meu precioso Senhor, Salvador e meu Amado por me abençoar com meu próprio vale e a coragem de confiar em Ti como eu. Te amo mais a cada momento do dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *