Um Espírito Manso e Quieto
Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece,
com a qualidade incorruptível de um espírito manso e quieto,
que é precioso aos olhos de Deus. — 1 Pedro 3:4
As mulheres de hoje querem ser fortes e poderosas. Embora o mundo incentive essa característica nas mulheres, você se lembra que Jesus nos disse: “Bem-aventurados os mansos”? E que uma mulher que tem um “espírito manso e quieto” é “preciosa aos olhos de Deus? (1 Pedro 3:4).
Eu nunca soube que ser gentil e quieta era “precioso” para Deus; e assim como qualquer outra mulher cristã, sem perceber o quão contrário à Bíblia era querer ser forte, eu vaguei por um terreno perigoso. Como aprendemos no capítulo um, construí minha vida sobre características que nada mais eram do que “areia movediça”.
Todas nós já vimos as mulheres turbulentas e rebeldes que são comuns, aceitas e, muitas vezes, até encorajadas a serem assim por suas próprias mães. Suas atitudes nada mansas são aplaudidas. Somos todas treinadas para ser assim assistindo centenas e milhares de horas de televisão e filmes. Não são sempre as mulheres turbulentas, rebeldes e contenciosas que arrancam todas as risadas e chegam ao topo de sua profissão? A mansidão agora é considerada como fraqueza.
Então, quando uma esposa tem um marido que começa a se desviar, fica difícil viver com ele, ou talvez começa a se desviar da fé, você ouvirá os cristãos aconselharem a esposa a usar uma abordagem de “amor duro” baseada no livro O Amor Precisa ser Duro. Neste capítulo, vamos pesquisar a Palavra de Deus para descobrir a verdade sobre o “amor duro”.
Ainda é abençoado quem é manso e tem um espírito gentil e quieto, ou a Bíblia está desatualizada? A resposta a essa pergunta é muito importante, pois, mais uma vez, tantas vidas e casamentos estão desmoronando. Lembre-se, Jesus disse: “Todo aquele que ouve estas Minhas palavras e não as pratica será como um homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa; e ela caiu — e grande foi a sua queda” (Mateus 7:26–27).
Espírito Gentil ou Amor Duro
O Amor é paciente. Deus, nosso Criador, nos dá uma descrição do amor. Reserve um momento para ver se consegue encontrar a palavra “difícil” ou qualquer palavra remotamente semelhante. A Bíblia diz: “O amor é paciente, o amor é bondoso e não é ciumento; o amor não se vangloria e não é arrogante, não age de forma imprópria; não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não se ressente do mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Amor nunca falha . . .” (1 Coríntios 13:4–8). Achou difícil? Não, em vez disso, você descobriu que amar assim é “difícil” para nós, mas não da maneira que amamos os outros!
Isso Eu vos ordeno. Outra nova ideia na igreja hoje (juntamente com o título de outro livro popular) é “o amor é uma escolha”. Leia o seguinte versículo comigo para ver se Deus diz que podemos “escolher” amar, ou Deus ordena que amemos os outros se quisermos ser verdadeiros seguidores de Jesus? “Isto vos ordeno: que vos ameis uns aos outros” (João 15:17).
Ame seus inimigos. Nossa família e amigos nos alertam para “nos proteger” e “não amar aqueles que são difíceis de amar”. Então o que devemos fazer? Somos instruídas a amar os que não são amáveis e aqueles que não merecem nosso amor, ou não? Aqui está sua resposta. “Mas Eu [Jesus] digo a vocês: amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem pelos que os maltratam” (Lucas 6:27–28).
Se você ama aqueles que te amam. Nesta parte da Bíblia, Jesus foi ainda mais claro quando adverte os cristãos que só amam os amáveis. “Mas Eu digo a vocês: amem seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem. . . pois se amas aqueles que te amam, que recompensa tens? Até mesmo os coletores de impostos fazem o mesmo!” (Mateus 5:44–46). Durante os dias de Jesus, os coletores de impostos eram o fundo do poço na sociedade.
Vença o mal com o bem. O livro que nos encoraja a sermos “duras” com um marido ou filhos rebeldes também nos diz que devemos “confrontar” a outra pessoa para realmente causar uma crise. Em outras palavras, somos informadas de que devemos resolver o problema com nossas próprias mãos. Estranho, mesmo sendo livros “cristãos” (escritos e comprados por cristãos) é contrário às instruções de Deus. A Bíblia não diz isso! Em vez disso, as Escrituras nos dizem que precisamos deixar espaço para a ira de Deus. Aqui, leia você mesma: “Alegrando-se na esperança, perseverando na tribulação, dedicado à oração. Abençoa os que te perseguem; abençoe e não amaldiçoe. Nunca pague mal por mal a ninguém. Nunca se vingue, amado, mas deixe espaço para a ira de Deus, pois está escrito: ‘Minha é a vingança, Eu retribuirei’, diz o Senhor. Mas se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, e se tiver sede, dá-lhe de beber; pois, ao fazer isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12:12, 14, 17, 19, 20, 21).
Uau, isso não é o completo oposto do que os cristãos nos dizem, do que lemos nos livros cristãos e até do que os conselheiros cristãos nos dizem? A escolha de obedecer a Bíblia, a Palavra de Deus, é sua: você tratará as pessoas más, cruéis e indelicadas em sua vida da maneira que Deus nos diz que você deveria, ou como o mundo lhe diz?
Ele não proferia ameaças. Tenho certeza de que você já se perguntou: “Por que tenho que aceitar isso e nem mesmo ter a satisfação da vingança ou retribuir a forma como me machucaram?!” Aqui está o porquê: leia a explicação de Deus enquanto Ele responde poderosamente à nossa pergunta sobre o porquê: “Porque para isto fostes chamados, visto que também Cristo sofreu por vós, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos. . . e quando era injuriado, Ele não revidava com injúrias; quando sofria, não proferia ameaças, mas entregava-se Àaquele [Deus] que julga com justiça” (1 Pedro 2:21–23). Jesus não veio à terra apenas para nos salvar, mas também para nos dar um exemplo de como devemos viver!
Bem-aventurados os mansos. Deixe-me avisá-la, se você escolher responder gentilmente e abençoar as pessoas em sua vida que a tratam mal ou estão fazendo a coisa errada, e recusar a “posição dura”, todos, até mesmo seus companheiros cristãos, dirão que você é estúpida, um capacho e irão até mesmo culpá-la por “permitir” que a outra pessoa continue pecando ou maltratando você. Deixe-me lembrá-la, mais uma vez, de quem Jesus disse que são bem-aventurados.
“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5). Jesus também foi escarnecido e incompreendido, então como podemos esperar ser tratadas melhor?
A maravilhosa bondade de Deus. Somos tão enganadas quando acreditamos que confrontar ou ser rude e firme mudará a outra pessoa. Se isso funcionasse, por que Deus usaria a bondade para nos levar ao arrependimento? Os pecadores descem ao altar para aceitar o Senhor porque acham que serão criticados ou punidos? Claro que não! Aqui está a prova: “Você certamente não pensa muito na maravilhosa bondade de Deus ou em sua paciência e disposição para aturar você. Você não sabe que a razão pela qual Deus é bom para você é porque Ele quer que você se volte para Ele?” (Romanos 2:4).
A justiça de Deus. As pessoas podem até lembrá-la de quando Jesus virou as mesas no Templo. Eles vão citar este exemplo para dizer que você tem o “direito” de ficar com raiva dos outros. Mas Deus também diz que Ele é um Deus ciumento... isso significa que podemos ser ciumentas? Ao buscar a verdade, o Senhor me levou a este versículo que explica isso completamente: “Entendam isto, meus queridos irmãos e irmãs: todos vocês devem ser prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar. A ira humana não produz a justiça que Deus deseja” (Tiago 1:19–20a). A raiva justificada nunca foi feita para nos defender, mas surgirá em nossos espíritos quando alguém, os menos afortunados, estiver sendo ferido. Mesmo assim, você deve ter muito cuidado para ter certeza de que está agindo no “espírito” e não na carne!
Que você não pode fazer as coisas que você quer. Sempre que temos um desejo de fazer ou dizer algo a outra pessoa que não é manso ou gentil, geralmente estamos andando na carne e, portanto, não estamos andando no Espírito. “Se você for guiado pelo Espírito, não obedecerá a seus desejos egoístas. O Espírito e seus desejos são inimigos um do outro. Eles estão sempre brigando entre si e impedindo você de fazer o que acha que deveria. Os desejos das pessoas as fazem ceder a caminhos imorais, pensamentos imundos e ações vergonhosas. Eles... odeiam os outros e são difíceis de lidar. As pessoas se tornam ciumentas, raivosas e egoístas. Eles não apenas discutem e causam problemas, mas também são invejosos. O Espírito de Deus nos torna amorosos, felizes, pacíficos, pacientes, bondosos, bons, fiéis, gentis e com domínio próprio” (Gálatas 5:16–23).
Você já ouviu o ditado: “faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”? Isso é verdade, porque esse princípio se origina na Bíblia: “E assim como você quer que os outros o tratem, trate-os da mesma maneira” (Lucas 6:31).
O erro de homens sem princípios. Deus nos advertiu que não devemos ouvir ou seguir qualquer um que nos diga algo contrário à Bíblia. Ela nos diz: “Meus amigos, enquanto esperam, devem ter certeza de que o Senhor os encontra puros, imaculados e vivendo em paz. Não se esqueçam que o Senhor é paciente porque quer que as pessoas sejam salvas... Meus queridos amigos, vocês foram avisados com antecedência! Portanto, não deixe que os erros das pessoas más os levem para o caminho errado e os façam perder o equilíbrio. Deixe a maravilhosa bondade e a compreensão que vêm de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ajudá-los a continuar crescendo. Louvado seja Jesus agora e para sempre! Amém” (2 Pedro 3:14–18). E, como dissemos desde o primeiro capítulo deste livro, quando conhecemos a Palavra de Deus, é muito menos provável que aceitemos o erro como verdade ou sigamos conselhos antibíblicos. A Bíblia diz que “perecemos” ou somos “destruídos” por falta de conhecimento bíblico (Oséias 4:6).
Você deve ser perfeita. Alguns autores, e até alguns pastores, nos disseram que Deus não espera que sejamos perfeitos. Mas o que importa para mim, e espero que seja importante para você, é o que o próprio Deus diz. E Jesus disse: “Portanto, sede perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial” (Mateus 5:48).
Ninguém verá o Senhor. Outra razão extremamente importante para a sua bondade para com as pessoas que são indelicadas e não merecem a sua bondade (pessoas que ficam no seu caminho, e até mesmo aqueles que podem querer “usar” você) é que isso nos dá a incrível oportunidade de deixar o inimigo ver Jesus em nós! “Esteja em paz com todos os homens. Viva uma vida santa. Ninguém verá o Senhor sem ter esse tipo de vida” (Hebreus 12:14). E no que diz respeito a alguém “usando você”, Jesus nos disse que ninguém tirou a vida dele – em vez disso, Ele a deu. Portanto, se alguém a acusar de se deixar “usar”, lembre-se de quem você decidiu seguir o exemplo.
O ministério da reconciliação. Cada uma de nós é chamada para ser embaixadora de Jesus na reconciliação. Leia isto: “Ora, todas estas coisas vêm de Deus, que nos reconciliou conSigo mesmo por meio de Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando conSigo o mundo, não imputando aos seus pecados, e Ele nos confiou a palavra da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus suplicasse por nosso intermédio; nós vos rogamos em nome de Cristo, reconciliai-vos com Deus” (2 Coríntios 5:18–20).
Qualquer um pode ser cruel com os outros - isso acontece naturalmente. Por outro lado, quando escolhemos a gentileza com aqueles que não merecem ser tratados com gentileza, chamamos a atenção de todos, especialmente dos perdidos, para que possamos compartilhar Jesus e Sua salvação com eles!
Você também pode ser tentada. O versículo a seguir nos adverte sobre o perigo real quando não somos gentis com os outros, especialmente quando eles pecam contra nós - nós nos expomos à mesma tentação! “Irmãos cristãos, se uma pessoa for encontrada cometendo algum pecado, vocês, que são cristãos mais fortes, devem conduzi-la de volta ao caminho certo. Não se orgulhe, porém, ao fazê-lo. Cuidado, porque você também pode ser tentado. Levem os fardos pesados uns dos outros. Este é o tipo de lei que Cristo nos pede para obedecer” (Gálatas 6:1–2).
O Senhor verá e não ficará satisfeito. Muitos cristãos ficam muito entusiasmados quando ouvem que seus inimigos (até mesmo as mulheres ficam entusiasmadas quando seus próprios maridos) “ganham o que merecem” quando Deus os pune com dificuldades financeiras ou outras provações. No entanto, muito em breve, as dificuldades param e as coisas mudam para melhor. Por que isso acontece? “Não fiquem cheios de alegria quando cair aquele que os odeia. Não deixe seu coração se alegrar quando ele tropeçar. O Senhor o verá e não se agradará, e Ele desviará dele a sua ira” (Provérbios 24:17–18).
Se o seu coração clama por vingança, mesmo que você mesma não se vingue, Deus não vai continuar Sua vingança contra o seu inimigo. No entanto, se o seu coração estiver certo, você ficará triste pela outra pessoa. No entanto, você sabe que tudo o que acontece é para o bem deles, a fim de que possam conhecer o Senhor mais intimamente, porque foi exatamente isso que chamou sua atenção!
Espírito Quieto ou Mulher Contenciosa
Agora, pergunte a si mesma: “Eu sou uma mulher contenciosa?”
Talvez essa pergunta seja difícil de responder porque você não tem certeza do que é uma mulher contenciosa. Se verificarmos a Concordância de Strong, a palavra contenda significa literalmente uma disputa, uma briga, um combate ou um espírito briguento e argumentativo.
Por que você precisa saber se é uma mulher contenciosa? Porque é dito: “O gotejar constante em dia de grande chuva e a mulher contenciosa são semelhantes; detê-la é como deter o vento, é como apanhar o azeite com a mão direita” (Provérbios 27:15-16).
Suas conversas com amigas, seu namorado, uma colega de trabalho ou seus irmãos geralmente são uma competição para ver quem vai ganhar ou conseguir o que quer? E quanto aos seus diálogos com figuras de autoridade como sua mãe ou pai ou professor ou chefe, eles geralmente são como uma luta pelo poder? Deixe-me perguntar: você ganha na maioria das vezes? Adoro confessar que não fazia ideia de que era uma esposa contenciosa e geralmente vencia as discussões - mas, na verdade, perdi muito tempo em 1989, quando meu marido me trocou por outra mulher! Felizmente, o Senhor me transformou quando jovem para ser obediente a figuras de autoridade, mas, infelizmente, ninguém me ensinou que a esposa deveria estar sujeita ao marido.
Deus nos adverte várias vezes na Bíblia sobre os perigos de ser uma mulher contenciosa, mas tão poucas leem a Bíblia, que também diz que perecemos por falta de conhecimento (Oséias 4:6). Você estava ciente desses avisos?
Abandone a briga. Deixe-me fazer esta pergunta: Você sempre briga? Porque, “O começo da contenda é como sair da água, então abandone a briga antes que ela comece” (Provérbios 17:14). Engraçado que a Bíblia nos diz para abandonar a briga enquanto o mundo e os chamados “especialistas” nos dizem que uma boa briga é realmente boa para um relacionamento saudável – até mesmo para o casamento! Agora que você leu a verdade, no que você acredita? Se formos honestas, vimos como discutir lentamente mata nossos sentimentos de amor que temos por outra pessoa, certo? E por que vemos tantos casamentos desmoronar no primeiro ano!
Cheio de banquetes e contendas. Há conflitos em sua casa? “Melhor é um bocado seco e com ele sossego do que uma casa cheia de banquetes e contendas” (Provérbios 17:1). “…ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, com a qualidade incorruptível de um espírito manso e quieto, que é precioso aos olhos de Deus”. (1 Pedro 3:4). Você é a mulher gentil e quieta, mencionada em 1 Pedro 3:4, que é preciosa aos olhos de Deus? Ou, novamente, você é uma mulher contenciosa?
Tantas jovens hoje estão fora de controle e fora de si com brigas - espalhando conflitos por toda a vida enquanto gritam e exigem o que querem - o que acabam conseguindo. Infelizmente, elas são as criaturas mais infelizes, deprimidas e desanimadas do planeta! Estou certa? É o mesmo com as crianças que exigem e conseguem do seu jeito - elas são miseráveis! Simplificando, é porque a Bíblia nos diz que é muito melhor dar do que receber. Você descobrirá que seguir seu próprio caminho só lhe trará mais frustração, amargura e vazio. Se esta é você - é hora de parar.
Você tem um espírito briguento? “Mas recuse especulações tolas e ignorantes sabendo que elas produzem brigas. E o servo do Senhor não deve ser briguento, mas ser bondoso para com todos, capaz de ensinar, paciente quando injustiçado” (2 Timóteo 2:23). Você é uma “sabe-tudo” como eu era? Você tem um comentário oposto quando os outros tentam explicar um ponto de vista deles? Quando foi a última vez que você disse que estava errada e a outra pessoa, que tinha uma visão oposta, estava certa?
Deus nos diz para “Resolva as questões rapidamente com seu adversário que está levando você ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele no caminho, ou ele poderá entregá-lo ao juiz” (Mateus 5:25 NVI). Por que você acha que mais da metade dos casamentos cristãos acabam no tribunal de divórcio? Olá? E sejamos honestas, seja qual for a maneira como você está agindo em casa agora, a maneira como você age no trabalho e a maneira como você age durante o namoro é exatamente como você agirá quando for casada. Ser casada não muda isso - na verdade, piora sua atitude fedorenta! A prova é a epidemia de divórcios, especialmente no primeiro ano de novos casamentos! Você está ouvindo?
Não responda! “Os escravos devem sempre obedecer a seus mestres e fazer o possível para agradá-los. Eles não devem responder” (Tito 2:9 NLT). Um escravo, não eu! Mas Jesus comprou você por um preço - Seu sangue derramado? Então você deve a Ele fazer o seu melhor para agradar a qualquer pessoa que tenha autoridade sobre você. Qualquer tolo pode brigar, a Bíblia diz isso, mas é preciso alguém guiado pelo espírito para ser agradável!
Vivendo com uma Mulher Contenciosa
Now that we understand what it means to be contentious, let’s learn what God says about a contentious woman. Did you know that God says how horrible it is to live with a contentious woman? He tells us five times in His Word. Look.
Agora que entendemos o que significa ser contenciosa, vamos aprender o que Deus diz sobre uma mulher contenciosa. Você sabia que Deus diz como é horrível viver com uma mulher contenciosa? Ele nos diz cinco vezes em Sua Palavra. Veja.
O canto de um telhado. “É melhor morar no canto de um telhado do que em uma casa compartilhada com uma mulher contenciosa” (Provérbios 21:9). Você já se perguntou por que os maridos abandonam suas esposas e até mesmo os filhos que amam desesperadamente? Bem, agora você sabe. E deixe-me contar um segredinho: se sua mãe é ou foi uma mulher contenciosa, provavelmente você também é ou está se tornando uma. Esse tipo de comportamento é extremamente contagioso. Você pode pegá-lo de qualquer pessoa com quem viva ou se associe!
Gotejamento constante. Você já teve uma torneira pingando que a deixou louca? “E as contendas da mulher são goteiras constantes” (Provérbios 19:13). Às vezes, basta alguém chamar a atenção para aquele gotejamento (talvez um amigo, um inimigo ou seu sogro como aconteceu comigo) para que sua família e amigos percebam o gotejamento. Mas uma vez que essa pessoa ouve aquele gotejamento - isso é tudo que ela consegue ouvir!
Terra deserta. Novamente, a Bíblia diz que seria mais fácil e preferível viver sem água no calor do deserto do que viver com uma mulher que desafia a autoridade e tenta controlar tudo e todos. “É melhor viver em uma terra deserta do que com uma mulher contenciosa e irritante” (Irritante é definido como exasperante!) (Provérbios 21:19).
Novamente, é melhor morar em um canto do telhado. Deus está tão determinado que você O ouça - Ele repete este mesmo versículo. Você está ouvindo? “É melhor morar no canto do telhado do que em uma casa compartilhada com uma mulher contenciosa” (Provérbios 25:24).
Quem iria contê-la? Aqui, novamente, Deus nos fala sobre o gotejamento irritante de uma mulher contenciosa. Você pode imaginar como isso acabaria se tornando um telhado vazando, fazendo com que aqueles que amamos finalmente se mudassem ou nos expulsassem? Mas, em vez de se mudar, por que alguém simplesmente não conserta o telhado? Porque Deus diz que é impossível - é como parar o vento ou segurar o azeite que escorre por entre os dedos! “Um gotejamento constante em um dia de chuva forte e uma mulher contenciosa são semelhantes; detê-la é como deter o vento, é como apanhar o azeite com a mão direita” (Provérbios 27:15-16). Portanto, é impossível para qualquer outra pessoa mudá-la.
Como qualquer um pode ver, viver com uma mulher contenciosa é nada menos que um pesadelo! Então, como as mulheres ficaram assim? Bem, de outro mito destrutivo muito popular e amplamente aceito, até mesmo na igreja.
A fonte das contendas. . .
Nossa Autoestima, que é simplesmente Orgulho
“Agora eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e honro o Rei dos céus, porque todas as Suas obras são verdadeiras e Seus caminhos justos, e Ele é capaz de humilhar os que andam na soberba” (Daniel 4:37).
Por que tantas mulheres hoje são extremamente contenciosas? As mulheres são contenciosas porque nós, como os homens raivosos, compramos a mentira da auto-estima. Até as mulheres cristãs têm imitado o mundo e o modo de pensar do mundo com essa mentalidade destrutiva. Os livros que lemos, os conselheiros que procuramos, os professores e as aulas que frequentamos não refletem a Palavra de Deus, que é pura e inflexível. Atualmente, a igreja nos dá uma visão mundana “cristianizada” do que é certo e errado – não baseada nas Escrituras, mas nas ideias e filosofias do homem.
Veneno misturado com chocolate ainda é veneno! Não se deixe enganar: as visões do mundo são realmente mais perigosas quando são mergulhadas no cristianismo (ou chocolate) porque não temos ideia de que estamos consumindo veneno! Sem perceber, os cristãos começaram a acreditar que o que importa é o “amor próprio” e a “autoestima”, quando, na verdade, esses conceitos são completamente opostos à Palavra de Deus.
Qualquer coisa que encoraje o “eu” é aquele lugar que escalamos e que resulta em nossa queda. “O orgulho vem antes da destruição e um espírito orgulhoso vem antes da queda” (Provérbios 16:18).
“Amor-próprio” e “auto-estima” são a fonte de nossa atitude contenciosa. A “sabe-tudo” vai discutir e exigir do seu jeito, porque acha que está certa. E mesmo quando sabe que está errada, ela pensa tolamente que sua “autoestima” precisa ser protegida; portanto, ela nunca poderia dizer: "Eu estava errada" ou "sinto muito". A mulher contenciosa foi condicionada a pensar que pedir desculpas seria muito humilhante. O orgulho então assume o controle e a seduz a continuar subindo em seu pedestal, apenas para cair de novo e de novo.
Existe uma cura? “E, chegando a Mara, não podiam beber das águas de Mara, porque eram amargas…” (Êxodo 15:23). Moisés jogou um galho na água amarga em Mara, que representa a cruz do Calvário. Você também deve jogar Sua cruz em seu mar de contenda. Jesus morreu para libertá-la de todo pecado, incluindo suas contendas, suas discussões e seu comportamento orgulhoso, egocêntrico e egoísta.
Aqui está a prescrição de Deus para todo pecado. Deus nos disse que se nos humilhássemos, buscássemos Sua face e nos afastássemos de nossos maus caminhos, Ele nos curaria. Infelizmente, continuamos ignorantemente a “andar no conselho dos ímpios” (Salmo 1:1) e “confiar na humanidade” (Jeremias 17:5). É por isso que sofremos as consequências: apenas curas superficiais, nunca indo à origem e à raiz de nossos problemas. “O quebrantamento do Seu povo é curado superficialmente” (Jeremias 8:11).
Olhe para toda a psicologia na igreja. É extremamente perigoso para os cristãos aprender e aceitar as ideias e a psicologia do homem, uma vez que são totalmente opostas (ou contrárias) à Palavra de Deus. Também é perigoso usar a Palavra de Deus para promover visões mundanas atuais na igreja, como quando você ouve “especialistas” dizerem que você não pode amar outra pessoa até que ame a si mesmo. Mas Deus disse: “‘O profeta que tem um sonho pode relatar seu sonho, mas aquele que tem a Minha Palavra fale a Minha Palavra em verdade. O que a palha tem em comum com o grão?”, declara o Senhor. . . Eis que Eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que usam suas línguas e declaram, ‘o Senhor declara’” (Jeremias 23:28, 30, 31). O que a psicologia (palha) tem em comum com a Palavra de Deus (grão)? “Amor-próprio” e “auto-estima” não eram um traço de caráter de Jesus e eram totalmente contrários à maneira como Ele viveu na terra. Estou certa?
Você foi treinada e encorajada a proteger ou promover a auto-estima? A palavra “autoestima” é apenas outra palavra para “orgulho”, que foi encontrada pela primeira vez no anjo Lúcifer, que mais tarde se tornou Satanás. O orgulho foi o primeiro pecado cometido! Veja, “Seu coração se elevou por causa de sua beleza; você corrompeu sua sabedoria por causa de seu esplendor. Eu [Deus] te lancei por terra” (Ezequiel 28:17). Então Satanás disse: “Eu me farei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:14). Por outro lado, Jesus escolheu a humildade e uma vida modesta para seguirmos. Quem você escolherá para imitar?
“Autoestima” é uma mentira criada pela distorção das Escrituras. Satanás distorceu as Escrituras quando tentou Jesus no deserto e, não surpreendentemente, ele as usa hoje. Ele apenas distorce um pouco a verdade, tornando-a uma meia-verdade. Foi a meia-verdade de Abraão sobre sua esposa Sara quando ele disse: “ela é minha irmã” (já que ela era sua meia-irmã), o que levou a mais mentiras (Gênesis 12:19) e Sara sendo tomada como esposa do Faraó quando ela era a esposa de Abraão! (Você aprenderá mais sobre Sara e Abraão em um capítulo posterior.)
Aqui está uma meia-verdade popular, que nada mais é do que uma mentira…
“Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mateus 22:39). As pessoas que acreditam em psicologia tentarão dizer a você que esse versículo significa que você deve amar a si mesma antes de amar qualquer outra pessoa. Em outras palavras, o “amor próprio” é necessário porque nos odiamos. Então, isso é verdade ou é mentira? É uma mentira! Por que? Porque contradiz a Palavra de Deus, que diz: “Porque ninguém jamais odiou a sua própria carne, antes a nutre e acalenta . . .” (Efésios 5:29). O que você vai acreditar? O que você ouviu, ou o que você está lendo agora que é direto da Bíblia?
Egoísmo ou vaidade vazia. “Não façam nada por egoísmo ou vaidade, mas com humildade de espírito, cada um de vocês considere o outro mais importante do que si mesmo; não cuide apenas dos seus interesses pessoais, mas também dos interesses dos outros” (Filipenses 2:3). “Bem-aventurados os humildes [gentis, mansos] porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5). Esses versículos das Escrituras são tão contrários à maneira como os cristãos falam hoje em dia por causa da influência generalizada e perigosa da psicologia. Eles não têm ideia de que o que eles acreditam é uma mentira mortal.
Os últimos serão os primeiros. Disseram-nos, repetidas vezes, que ser o primeiro deve ser nosso objetivo e que não podemos agradar a ninguém, a menos que agrademos a nós mesmas. Mas Jesus disse: “Mas muitos primeiros serão últimos; e os últimos primeiros” (Mateus 19:30). “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último de todos e o servo de todos” (Marcos 9:35). Como cristãs, devemos tentar ser mais como Jesus: viver e compartilhar esses tipos de verdades, em vez de divagar sobre os clichês mundanos tolos e mortais que ouvimos, como…
Certifique-se de falar bem de si mesma, mas Jesus disse: “Se você se colocar acima dos outros, será rebaixado. Mas, se te humilhares, serás honrado” (Mateus 23:12). Você ouve tantos atletas e performers que adoram se gabar, mesmo quando se apresentam ou competem mal. Isso me ofende porque sei o quão tolo é, e muitas vezes me pego torcendo para que eles caiam. Por outro lado, quando você ouve um competidor ou artista verdadeiramente humilde, você é atraída por eles porque os “mansos”, não os orgulhosos, herdarão a terra!
Como você pode se gabar? “Quem é que fez você superior aos outros? Por acaso não foi Deus quem lhe deu tudo o que você tem? Então por que é que você fica todo orgulhoso como se o que você tem não fosse dado por Deus? (1 Coríntios 4:7 NTLH). Como podemos nos gabar de algo que podemos fazer, fizemos ou possuímos quando todos sabemos que isso nos foi dado por Deus?
Em vez de orgulho, devemos morrer para nós mesmas. “Pois vocês morreram para esta vida, e sua vida real está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3:3). “Ele morreu por todos, para que aqueles que recebem sua nova vida não vivam mais para si mesmos. Em vez disso, viverão para Cristo, que morreu e ressuscitou por eles” (2 Coríntios 5:15).
Negar a si mesma. “Então Jesus disse aos seus discípulos: ‘Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por Minha causa, achá-la-á” (Mateus 16:24-25).
Paulo foi um bom exemplo de como devemos colocar Cristo em primeiro lugar. “Para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21).
Jesus deve ser o nosso exemplo. “Você deve ter a mesma atitude que Cristo Jesus teve. Embora fosse Deus, Ele não pensava na igualdade com Deus como algo a que se agarrar. Em vez disso, Ele desistiu de Seus privilégios divinos; Ele assumiu a posição humilde de escravo e nasceu como ser humano. Quando Ele apareceu em forma humana, Ele se humilhou em obediência a Deus e morreu como um criminoso na cruz. Portanto, Deus O elevou ao lugar de maior honra e lhe deu o nome acima de todos os outros nomes” (Filipenses 2:5–9).
O que faremos se tivermos sido orgulhosas?
Por onde devemos começar?
Aprenda com o Senhor. “Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração. . .” (Mateus 11:29).
Glorie-se no Senhor. “Mas aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. Pois não é aprovado aquele que recomenda a si mesmo, mas aquele a quem o Senhor recomenda” (2 Coríntios 10:17-18).
Não se elogie. “Que outros te elogiem e não a tua própria boca; um estranho e não os teus próprios lábios” (Provérbios 27:2).
E se você não se humilhar?
“Woe to those who are wise in their own eyes and clever in their own eyes” (Isaiah 5:21).
“Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e inteligentes a seus próprios olhos” (Isaías 5:21).
“Você vê um homem sábio a seus próprios olhos? Mais esperança há para o insensato do que para ele” (Provérbios 26:12).
“Pois quem pensa ser alguma coisa, quando não é nada, engana-se a si mesmo” (Gálatas 6:3).
“Certamente Deus não dará ouvidos à vaidade, nem o Todo-Poderoso a considerará” (Jó 35:13).
“Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe” (Isaías 64:6).
“O arrogante provoca contendas, mas o que confia no Senhor prosperará. O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda com sabedoria será salvo” (Provérbios 28:25-26).
“E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais aos olhos dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque o que é muito estimado entre os homens é detestável aos olhos de Deus” (Lucas 16:15). “E Ele te humilhou e te deixou com fome. . .” (Deuteronômio 8:3).
Você consegue ver em algum lugar da Bíblia onde Deus nos diz para aumentar nossa auto-estima? Devemos “nos orgulhar” do que fizemos, construímos ou realizamos?
Faça isso direito. Hoje, agora mesmo, faça uma lista de cada pessoa a quem você precisa procurar e acertar as coisas: “Se você levar sua oferta ao altar e lembrar que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta no altar. Vá e conserte o que há de errado entre você e ele. Então volte e ofereça a sua oferta” (Mateus 5:23–24).
Certifique-se de examinar sua lista e começar com seus pais e irmãos, depois entre em contato com seus amigos, vizinhos, professores ou colegas de trabalho (começando com seu chefe).
Graça aos humildes. Se você acha que pode ser muito difícil de fazer, lembre-se disso: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte a seu tempo” (1 Pedro 5:5-6). “Bem-aventurados os humildes, porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5).
Perdão
A falta de perdão verdadeiro é outra maneira de exibirmos orgulho. Muitas mulheres optaram por não perdoar seus pais, um irmão, uma amiga, um namorado anterior ou atual, ou mesmo uma colega de trabalho, porque seu orgulho está em seu caminho. Elas podem dizer que perdoam, mas porque continuam a falar sobre isso, isso prova que a falta de perdão ainda está enterrada em seu coração - e agora é amargura.
Muitos cristãos não perdoam porque não entendem completamente as graves consequências de não perdoar. Vamos examinar as Escrituras para ver o que Deus diz sobre a necessidade de perdoar os outros.
A pergunta que muitas vezes nos fazemos é “Por que devo perdoar?”
Porque Deus também te perdoou. “E sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou” (Efésios 4:32).
Portanto, nenhuma vantagem seja tirada de nós pelo inimigo. Precisamos perdoar os outros, para que o inimigo não se aproveite de nós. “Pois, se deveras o que perdoei, . . . Eu o fiz por sua causa na presença de Cristo, a fim de que nenhuma vantagem seja tirada de nós por Satanás; porque não ignoramos os seus desígnios” (2 Coríntios 2:10–11). Muitos cristãos ignoram os esquemas do inimigo e dão a ele a vantagem ao não perdoar alguém.
Seu Pai não perdoará suas transgressões. Provavelmente, a maior razão pela qual devemos perdoar é porque Deus disse que não nos perdoaria, mas apenas se perdoarmos os outros!! “Porque, se perdoardes aos homens as suas transgressões, também vosso Pai celestial vos perdoará; mas, se não perdoardes aos homens, vosso Pai não perdoará as vossas transgressões” (Mateus 6:14–15). Certifique-se de que o perdão não seja apenas da boca para fora - algo que você diz, mas sua atitude prova o contrário. “Assim também vos fará meu Pai celestial, se cada um de vós não perdoar de coração a seu irmão” (Mateus 18:35). (Leia Mateus 18:22–35 inteiro para entender melhor esse princípio.)
O melhor teste para ver se o seu perdão foi genuíno é ver como você fala sobre a pessoa a quem disse ter perdoado. Se você ainda está falando sobre eles negativamente, então você ainda não os perdoou.
Em vez de reter o perdão”. . . Em vez disso, você deve perdoá-lo e confortá-lo, para que, de alguma forma, ele não seja dominado por uma tristeza excessiva. Portanto, exorto-vos a reafirmar o vosso amor por ele” (2 Coríntios 2:7–8). Isso significa que você não pode simplesmente dizer que perdoa e deixar por isso mesmo, você deve ir a segunda milha e reafirmar seu amor dizendo ao ofensor que você o perdoa.
Mas, espere, o ofensor não deveria provar que está arrependido antes de eu perdoá-lo?
Pai, perdoe-os. Aqueles que pregaram Jesus na cruz não pediram perdão nem pareciam estar arrependidos do que estavam fazendo. Em vez disso, eles realmente ficaram ao pé da cruz zombando, gritando e rindo Dele! Em meio a essa crueldade, Ele disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que estão fazendo” (Lucas 23:34). Também testemunhamos a mesma coisa quando Estêvão estava sendo apedrejado - ele clamou em nome de seus assassinos pouco antes de morrer: "Senhor, não lhes imputes este pecado!" (Atos 7:60). Como cristãs, somos chamadas a ser seguidoras de Cristo — na verdade, é isso que significa a palavra cristãos — seguidores de Cristo! Portanto, devemos seguir Seu exemplo ou parar de nos chamar de cristãos.
Mas com que frequência Deus espera que eu perdoe alguém? Eles continuam fazendo isso de novo e de novo!
Setenta vezes sete. Quando Pedro perguntou quantas vezes deveria perdoar seu irmão, Jesus lhe disse: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mateus 18:22). Isso significa 490 vezes!
Não se lembre mais. O perdão realmente significa que eu esqueço esse pecado, mesmo quando não posso deixar de trazê-lo à tona em uma discussão quando tenho que fazer uma observação? “Porque perdoarei a sua iniquidade, e dos seus pecados não me lembrarei mais” (Jeremias 31:34). “Quanto está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões” (Salmos 103:12). “Não retribuindo mal com mal, nem injúria com injúria, mas, pelo contrário, abençoando; pois com o mesmo propósito fostes chamados para herdar uma bênção” (1 Pedro 3:9).
Você deve entender que o inimigo adora trazer à tona velhas ofensas em sua mente repetidamente — especialmente em uma discussão acalorada. Quando ele o fizer, você deve escolher perdoar novamente. Mas deixe-me avisá-la, muitas de nós que perdoamos nossos maridos por adultério muitas vezes experimentamos “flashbacks” do adultério mesmo depois que nossos maridos voltaram para casa. É quase como um tipo de trauma de guerra espiritual. Aprendemos que, para manter nosso coração em ordem e não cair na amargura (que, aliás, destrói sua saúde e também todos os relacionamentos), tínhamos que caminhar todos os dias com um espírito de perdão e conscientemente perdoar nossos maridos todas as vezes que a lembrança vinha em nossas mentes.
Como posso perdoar como Deus me pediu para fazer em Sua Palavra?
Somente Deus. Só Deus pode fazê-lo. Você deve se humilhar e pedir a Ele que lhe dê a graça de dizer a Deus para perdoá-lo porque, “Quem pode perdoar pecados senão somente Deus?” (Marcos 2:7).
Para a maioria das mulheres, o adultério parece ser uma das ofensas mais difíceis de perdoar. Quando compartilhei minha experiência pessoal com as mulheres, fui honesta com elas e as encorajei a serem honestas com Deus. Quando soube do adultério de meu marido em 1989, fiquei a sós com Deus e contei a Ele exatamente como me sentia. Eu disse a Deus que não queria perdoá-lo (Ele sabia disso). Eu disse a Ele que não achava que ele merecia ser perdoado (alguém de nós merece ser perdoado por Deus?). Por fim, me rendi e disse que não podia perdoar, mas que queria me render a Ele e pedi que Ele o fizesse — perdoasse meu marido por meio de Seu poder — e Ele o fez!
Lembre-se, tanto Jesus quanto Estêvão pediram a Deus que perdoasse aqueles que os estavam matando! Eles não disseram: “Eu os perdôo”, mas “Pai, perdoe-os” e “Senhor, perdoe-os”. Eu acredito que isso é muito importante e por que tantas pessoas lidam com amargura contínua porque não estão pedindo a Deus para perdoá-las - quem é realmente o ofendido. Leia novamente esta verdade: “Quem pode perdoar pecados senão somente Deus?” (Marcos 2:7).
E como eu disse antes, o perdão não é um ato único, especialmente quando o adultério ou qualquer outro pecado está acontecendo. Também precisa ser tratado imediatamente quando surgem coisas novas relacionadas ao mesmo pecado ou quando alguém lhe conta detalhes sobre o seu ofensor. Cada vez que isso acontecia comigo, eu apenas confiava no Senhor para perdoar, pois “Quem pode perdoar o pecado, senão somente Deus?” (Marcos 2:7). Isso manteve meu coração limpo e me salvou dos esquemas do inimigo. Garanto que este método funcionará para qualquer ofensa e qualquer pessoa a quem você precise perdoar.
Quando preciso perdoar aqueles que me magoaram? Devo me sentir convicta primeiro?
Primeiro, reconcilie-se com seu irmão. Já lemos este versículo em outra versão: “Se, pois, estiveres apresentando a tua oferta ao altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali a tua oferta diante do altar, e vai; reconcilia-te primeiro com teu irmão, depois vem e apresenta a tua oferta” (Mateus 5:23–24). Portanto, antes de você estar livre para ir à igreja, Jesus nos disse que devemos primeiro nos reconciliar com qualquer pessoa que possamos ter ofendido ou perdoar alguém que nos ofendeu.
Amargura. Não perdoar alguém causa amargura. A definição de amargura é “veneno”! “Que toda amargura, ira e raiva . . . seja afastado de vós” (Efésios 4:31). Não perdoar seu inimigo está destruindo você, não a outra pessoa. “O coração conhece a sua própria amargura” (Provérbios 14:10). “Porque Ele conhece os segredos do coração” (Salmos 44:21). Mesmo os especialistas médicos dirão que a amargura causa todos os tipos de câncer. Por que se apegar a algo que vai matar você, não a outra pessoa?
E se for eu quem precisa pedir perdão?
Eu não sou mais digna. O filho pródigo preparou o que diria após sua decisão de voltar para a casa de seu pai. Suas palavras foram palavras escolhidas, cheias de humildade: “Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e direi-lhe: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; Já não sou mais digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus empregados'” (Lucas 15:18–19). Ele não esperava ser perdoado, nem iria exigir isso, e Deus viu Seu coração.
Um irmão ofendido. Aqui estão mais algumas diretrizes bíblicas quando você está pedindo perdão. Já ouvi muitas mulheres que disseram que as coisas realmente pioraram quando elas pediram perdão ou que isso não adiantou. Posso falar por experiência. Às vezes, quando pedi perdão a alguém, afirmei da maneira errada e, no processo, ofendi ainda mais a outra pessoa. “Um irmão ofendido é mais difícil de ser conquistado do que uma cidade forte” (Provérbios 18:19).
Levando cada pensamento cativo. Leve seus pensamentos cativos e olhe para suas ofensas como Deus as vê e pelos olhos da outra pessoa. “. . . levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2 Coríntios 10:5).
Agradar aos homens. Deus conhece nossos motivos e nossos corações. “. . . mas o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7).
“O tolo não se deleita em entender, mas apenas em revelar sua própria mente” (Provérbios 18:2).
Cada palavra ociosa. Cada palavra que você fala deve ser cuidadosamente escolhida. Prepare o que vai dizer e o que não deve dizer. “De toda palavra ociosa que os homens disserem, dela hão de dar conta no dia do juízo” (Mateus 12:36).
Comece escrevendo o que você vai dizer. Em seguida, leia "em voz alta" ouvindo do ponto de vista da outra pessoa. Parece acusador? Peça a Deus para colocar as palavras certas em sua boca.
Muitas palavras. “Quando há muitas palavras, a transgressão é inevitável” (Provérbios 10:19). “O tolo tagarela será derrubado” (Provérbios 10:10). Apenas diga o que você fez; não comece com algo como: “Quando você fez isso, e tal e tal, bem, então eu. . .” Culpar a outra pessoa por suas ações só aumentará a ofensa original.
Ele não fez ameaças. Muitas vezes, a outra pessoa vai atacar você. Apenas não diga nada - exceto para concordar! “E enquanto era injuriado, não revidava com injúrias; enquanto padecia, não proferiu ameaças” (1 Pedro 2:23).
Doce para a alma. Faça suas palavras doces e gentis. “A doçura no falar acrescenta persuasão” (Provérbios 16:21). “Palavras agradáveis são favo de mel, doces para a alma e curam para os ossos” (Provérbios 16:24).
O ponto de pedir perdão não é se a pessoa te perdoa ou não. Você está apenas fazendo isso para obedecer a Deus e manter seu coração reto diante de Deus. Descanse nisso, mesmo que a pessoa continue com raiva e se recuse a perdoá-la. Apenas continue amando essa pessoa, não importa como ela responda.
Amor
“O amor cobre uma multidão de pecados” (1 Pedro 4:8).
“Amai os vossos inimigos” (Mateus 5:44).
“. . . amarem seus maridos” (Tito 2:4).
“Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei, que vos ameis uns aos outros” (João 13:34).
“O amor é paciente, o amor é bondoso e não é ciumento; o amor não se vangloria e não é arrogante, não age de forma imprópria; não busca os seus interesses, não se irrita, não leva em conta o mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a Verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha . . .” (1 Coríntios 13:4–8).
Sim, eles saberão que somos cristãs pelo nosso amor!
Compromisso pessoal de desejar e se esforçar para obter um espírito manso e quieto. “Com base no que acabei de aprender nas Escrituras, entrego tudo o que faço ao Senhor para que eu seja pronta para ouvir e tardia para falar. Entrego minha vontade e peço ao Senhor que perdoe aqueles que me ofenderam e me mostre o que devo fazer para me reconciliar com aqueles a quem ofendi. E pela graça de Deus, não serei mais uma mulher contenciosa”.