Várias Provações

“Considerai tudo alegria, meus irmãos,

quando você enfrentar várias provações,

saber que o teste da sua fé

produz resistência.” — Tiago 1:2-3

Quem de nós não tem uma vida repleta de vários tipos de provas? Ninguém. Visto que Deus está no controle, e ainda assim estamos todos inundados com problemas que nos atormentam, seria sábio entender qual é o propósito de Deus para provas nossas e tribulações. Acredito que a maioria dos cristãos não tem ideia de que Deus permite que soframos. Sem esta compreensão fundamental, é de admirar que tantos cristãos hoje sejam facilmente derrotados em suas vidas?

Aprenderemos neste capítulo que há muitos benefícios decorrentes das diversas provas, que muitas vezes são testadas, especialmente porque são fundamentais para edificar nossa fé e perseverança. Fé e perseverança são o que precisaremos cada vez que formamos chamadas para terminar a corrida que nos é proposta.

“Vocês não sabem que os que correm no estádio , todos correm, mas um só leva o prêmio? Corra para que você possa vencer” (1 Coríntios 9:24). A maneira de vencer é entender esta corrida e por que devemos “considerá-la uma alegria” cada vez que enfrentamos várias provas, sabendo que quando nossa fé é testada, ela produz perseverança para terminar – e vencer!

A coisa mais importante que precisamos compreender durante nossas provações, tribulações, testes e tentativas é que Deus está no controle! É a Sua mão que permite que essas provas nos toquem ou não. Quando Ele permite, Ele envia Sua graça e misericórdia, que nos permite perseverar.

Sabemos que ninguém pode nos tocar sem que Deus permita — na verdade, sem obter permissão do próprio Deus. Vemos isso em dois lugares na Bíblia: um, com Jó, quando por duas vezes Deus dá permissão a Satanás para prejudicar Jó (ver Jó 1), e depois novamente com Pedro: “Simão, Simão, eis que Satanás transparência para te peneirar . como o trigo” (Lucas 22:31).

Estamos em Suas mãos . “Pois levei tudo isso a sério e expliquei que os justos, os sábios e as suas obras estão nas mãos de Deus ” (Ecl. 9:1). Embora tentemos obter dos outros o que precisamos e queremos, como justiça, vitória, decisões corretas ou até mesmo alguém que se preocupe conosco – tudo o que recebemos vem diretamente do Senhor.

“Muitos buscam o favor do governante, mas a justiça para o homem vem do Senhor ” (Pv 29:26).

“O cavalo está preparado para o dia da batalha, mas a vitória pertence ao Senhor ” (Pv 21:31).

“A sorte é lançada no colo, mas toda decisão vem do Senhor ” (Pv 16:33).

“O coração do rei é como canais de água na mão do Senhor ; Ele a dirige para onde quer” (Provérbios 21:1).

Tentações . As tentativas que experimentamos, dizem as Escrituras, são comuns ao homem, mas Deus fornece uma maneira de escapar. “Nenhuma tentativa se apoderou de vocês, exceto aquela que é comum ao homem ; e fiel é Deus, que não permitirá que vocês sejam adequados além do que podem, mas com a tentativa também fornecerá o caminho de fuga , para que vocês possam suportá-la. 1Cor. 10:13. -se de observar atentamente que o “caminho de fuga de Deus” não é libertado disso, mas sim suportar e passar por isso.

As tentativas são provocadas pelos nossos próprios desejos. Deus não pode nos tentar fazer o mal, mas em vez disso são os nossos desejos que nos tentam. “Ninguém diga, quando for tentado: 'Estou sendo tentado por Deus'; pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e Ele mesmo não tenta ninguém. Mas cada um é tentado quando é levado e seduzido pela sua própria concupiscência.” Tiago 1:13. Quando pensamos em luxo, geralmente pensamos em algo sexual. Contudo, a concupiscência de que a Bíblia se refere é a ganância por todas as coisas que alimentam a nossa carne; isso inclui seguir nosso próprio caminho.

Arrependimento e salvação. “Agora me alegro, não por vocês tenham ficado tristes, mas por terem ficado tristes a ponto de se arrependerem; pois vocês ficaram tristes segundo a vontade de Deus , para que não sofressem perda em nada por nosso meio. Pois a tristeza que está de acordo com a vontade de Deus produz um arrependimento sem arrependimento , levando à salvação; mas a tristeza do mundo produz a morte” (2Co 7:9). Deus muitas vezes permitirá que fiquemos tristes para nos levar ao arrependimento. Além disso, quando tentamos fazer com que as pessoas em nossas vidas se arrependam do que fizeram, isso não traz alegria verdadeira e genuína. Isso vale para qualquer pessoa que machuque tenha você.

Aprendendo a ter contentamento . “Não que eu fale por necessidade, pois aprendi a estar contente em quaisquer situações em que me encontre. Em todas as situações aprendidas o segredo de estar saciado e passar fome, tanto de ter abundância quanto de sofrer necessidade.” Filipenses 4:11. Aqui vemos ainda outro benefício das provas, para que possamos aprender o contentamento através das situações difíceis que Deus permite. O contentamento não é aprendido com uma vida fácil, mas através de uma vida de provas contínuas. Este é o segredo!

Aprendendo a concordar . Até Jesus aprendeu a obediência com Seu sofrimento. “Embora fosse Filho, Ele aprendeu a concordar pelas coisas que Ele sofreu .” Heb. 5:8. Se Jesus precisasse aprender a obediência, para que obedecesse ao plano de Deus de suportar a cruz que levou à nossa salvação; é de admirar que soframos por sermos seguidores de Cristo?

Ele nos aperfeiçoará. “Porque estou certo disto mesmo: Aquele que começou a boa obra em vós a aperfeiçoará até ao dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1:6. Uma vez que Ele tenha começado uma boa obra em você ou em alguém que você conhece e por quem está orando, Ele promete completá-la. Isso significa que, uma vez que Ele começou, você não é chamado para completar o que Ele começou. Continue dando a situação, e eles, a Ele!

devemos ser um conforto para os outros. “O Deus de todo conforto, que nos consola em todas as nossas aflições, para que possamos consolar aqueles que estão em qualquer aflição com o conforto com que nós mesmos somos consolados por Deus.” 2Cor. 1:3-4.Não devemos apenas aceitar o conforto de Deus quando sofremos, mas somos ordenados a dar esse conforto aos outros, independentemente de sua aflição.

preciso de graça . “E Ele me disse: 'A Minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.' Com muita alegria, portanto, antes me gloriarei nas minhas fraquezas, para que o poder de Cristo habite em mim. Portanto, estou bem contente com as fraquezas, com os insultos, com as angústias, com as perseguições, com as dificuldades, por amor de Cristo; pois quando estou fraco, então sou forte.” 2Cor. 12: 9-10. Como obtemos a graça que precisamos? Através da humildade.

“Deus odeia os orgulhosos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4:6.

“Pois todo aquele que se exalta será humilhado, mas quem se humilha será exaltado.” Lucas 18:14.

“Bem-aventurados os humildes porque herdarão a terra.” Matt. 5:5.

“O orgulho do homem o abaterá, mas o espírito humilde obterá honra.” Prov. 29:23. Vangloriar-nos das nossas fraquezas, confessar as nossas falhas e ser humildemente permitirá que o Espírito Santo habite em nós. É assim que aprendemos o contentamento, independentemente das situações.

A disciplina de nosso Pai. “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem desmaie quando estiver sendo repreendido por Ele; pois a quem o Senhor ama, Ele disciplina e açoita todo filho que recebe. É pela disciplina que você apoia ; Deus trata com você como com filhos. Ele nos disciplina para o nosso bem, para que possamos compartilhar Sua santidade ”. Heb. 12:5-10. Muitas vezes, nosso sofrimento é uma disciplina do Pai Celestial por desobedecer a uma de Suas leis. Esta disciplina foi projetada para ajudá-la a permanecer no caminho de sua vida abundante, e não para mantê-la afastada das coisas que deseja fazer.

Disciplina é uma vitória. “Como exemplo, irmãos, de sofrimento e paciência, tomem os profetas que falaram em nome do Senhor. Eis que contamos aqueles abençoados que resistiram . Vocês ouviram falar da perseverança de Jó e viram o resultado do procedimento do Senhor, que o Senhor está cheio de compaixão e é misericordioso”. Tiago 5:10. Se seguirmos o exemplo dos profetas da Bíblia, isso nos ajudará a suportar as adversidades e a encontrar aquela vida abundante pela qual Jesus morreu para nós dar.

Permissão para a adversidade. Mais uma vez, quando você não está no meio de suas trilhas ou danos, a coisa mais reconfortante a lembrar é que Satanás não poderia tocar em Jó ou Pedro; portanto, ele também não pode nos tocar sem a permissão de Deus! “Então o Senhor disse a Satanás: 'Eis que tudo o que ele tem está em seu poder, mas não estenda a mão sobre ele' ” (Jó 1:12). Satanás não apenas precisou de permissão para filtrar Jó, mas como você pode ver, ele também recebeu instruções específicas sobre como poderia tocá-lo. E novamente, como mencionei anteriormente, Satanás também pediu permissão para tocar em Pedro. “Simão, Simão, eis que Satanás perfeitamente para peneirar você como trigo. . .” (Lucas 22:31).

Aqui está outro insight: Você notou que Satanás não discutiu com Deus nem atrasado com Ele? Deus é enorme e poderoso e tem total controle sobre o que Satanás pode e não pode fazer. Portanto, você não precisa mais ficar focado no que o diabo está fazendo o tempo todo! Simplesmente volte seus olhos para o Senhor e mantenha o foco Nele sempre que sofrer dificuldades; mesmo quando essas dificuldades são causadas pelos seus próprios pecados.

A disciplina começa com os cristãos. Por que a disciplina deve começar primeiro com os cristãos? A disciplina começa com os cristãos porque os cristãos pecadores e desobedientes nunca atrairão os perdidos para o Senhor. Novamente, é a “vontade de Deus” que somos submetidos a sofrimentos, muitas vezes como forma de disciplina. Portanto, precisamos nos permitir sofrer (geralmente nas mãos de outra pessoa), confiando-nos em Deus. “Pois é hora de começar o julgamento pela família de Deus; e se começarmos primeiro conosco, qual será o resultado para aqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? Portanto, que também aqueles que sofrem segundo a vontade de Deus confiem suas almas a um Criador fiel para fazer o que é certo” (1 Pedro 4:17).

A disciplina pode ser dolorosa . “Toda disciplina no momento não parece ser alegre, mas triste; contudo, para aqueles que foram treinados por ela, ela produz o fruto pacífico da justiça” (Hebreus 12:11). A disciplina nunca é alegre quando você está no meio dela. No entanto, aqueles que foram treinados pela Sua disciplina conhecem as recompensas da justiça – ela traz uma paz incrível.

Para obter uma vitória . No entanto, para realmente se beneficiar de suas provas, a ponto de ser abençoado, você precisa compreender e praticar este princípio: “Mas eu vos digo: não resistam ao homem mau ; mas quem lhe der uma bofetada na face direita, oferece-lhe também a outra” (Mateus 5:39). Quando o mal se aproxima de nós, nunca devemos resistir-lhe. Este é o maior erro que a maioria dos cristãos comete na adversidade – eles reagem como todos os outros, mas não como Jesus.

devemos ir além de simplesmente não resistir, convidamos “não retribuir mal com mal, ou insulto com insulto, mas, em vez disso, dar uma vitória , pois vocês foram chamados com o único propósito de herdarem uma vitória ” (1 Pedro 3:9 ). ). A maioria dos cristãos pensa que está fazendo uma coisa certa ao simplesmente não retribuir um mal ou um insulto, mas, como resultado, isso fica aqui de receber uma vitória.

Para obter uma vitória você deve abençoar seu inimigo. “Mas eu lhes digo: não resistam a uma pessoa má; mas quem lhe der um tapa na face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém quiser processá-lo e tirar sua camisa, deixe-o ficar com seu casaco também. Quem forçar você a caminhar uma milha, vá com ele dois” (Mateus 5:39–41). Não há melhor maneira de ser abençoado do que abençoar seu inimigo. Com este princípio, você poderá ver como o próximo versículo é possível. “Mas mesmo que você sofra por causa da justiça, você é abençoado . E não temas as suas intimidações e não te preocupes” (1 Pedro 3:14).

Quando você aprende este poderoso princípio de abençoar seus inimigos, a fim de receber a vitória herdada de Deus, então nunca mais haverá nada a temer. Este princípio irá te libertar e ser a base para uma vida poderosa e abençoada!!

O poder da nossa fé. É a fé no princípio de abençoar o inimigo e confiar somente em Deus que abre a porta para milagres. Mas você precisa acreditar que Ele é capaz de fazer isso e não duvidar disso em seu coração. “E Jesus respondeu-lhes dizendo: 'Tende em Deus. Em verdade vos digo: qualquer que disser a este monte: seja levantado e lançado ao mar, e não duvide em seu coração , mas acredite que vai acontecer o que diz, isso lhe será concedido. Por isso vos digo que todas as coisas pelas quais orardes, elas serão concedidas'” (Marcos 11:22–24). Para ajudar a sua fé, ensaie e lembre-se do que Deus fez por você no passado e pare de se concentrar em quem ou o que quer que esteja vindo contra você agora. Mantenha seus olhos em Jesus! Você e eu sabemos que Ele é maior do que qualquer pessoa ou qualquer coisa que venha contra você agora ou no futuro.

Deus em Sua Palavra nos disse que iríamos sofrer. “Pois, de fato, quando estávamos com vocês, avisamos de antemão que iríamos sofrer aflição ; e assim aconteceu, como vocês sabem. Por esta razão, quando não pude mais suportar, também mandei perguntar sobre sua fé, com medo de que o tentador pudesse tê-los tentado e nosso trabalho fosse em vão”. 1 Tes. 3:4-5. O segredo é não desistir! Apenas entregue a batalha ao Senhor; pare de tentar lutar contra isso sozinho.

Com Deus. “Para os homens isso é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis .” Esteira. 19:26. “Olhando para eles, Jesus disse: 'Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque todas as coisas são possíveis para Deus .'” Marcos 10:27. Nada (NEM UMA COISA) é impossível para Deus. Trabalhe com Deus. E como Ele não faz a recepção das pessoas, o que Ele fez pelos outros, Ele fará por você!

O que você fala. “ . . . retenhamos firmemente a nossa confissão” (Hebreus 4:14). Precisamos falar consistentemente o que Deus diz em Sua Palavra, sem vacilar, com esperança nos lábios. “Se assim for, o nosso Deus, a quem servimos, pode livrar-nos da fornalha de fogo ardente; e Ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas mesmo que Ele não o faça. . .” (Dan. 3:17). “Mas santificai a Cristo como Senhor em vossos corações, estando sempre prontos para defender todo aquele que vos pedir para prestar contas da esperança que há em vós , mas com mansidão e reverência” (1 Pedro 3:15).

Nunca se apresse em dar seu testemunho, mas espere até que ele peça uma explicação sobre o que você está passando ou pelo que passou. Não se preocupe, lhe perguntarão se você está cheio da alegria do Senhor em meio às suas adversidades! Então, quando solicitado, certifique-se de responder a outra pessoa com reverência, respeito e gentileza. Nunca discuta as Escrituras! É por isso que temos testemunhos; ninguém pode contestar o que Deus fez ou está fazendo por nós!

Cinja sua mente e fique fixo . “Portanto, cinjam suas mentes para a ação, mantenham-se sóbrios em espírito, fixem completamente sua esperança na graça que será trazida a vocês na revelação de Jesus Cristo.” 1 Pedro 1:13. A palavra “sóbrio” significa pensar com clareza; Portanto, saiba claramente, em sua mente, como e por que você está se posicionando para evitar as consequências da duplicidade. Não pense e medite sobre seus problemas; em vez disso, você deve se concentrar em Deus e em Sua fidelidade. Deixe os detalhes de como fazer com Ele; tudo que você precisa saber é quem.

Seja alegre. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provas , sabendo que a prova da sua fé produz perseverança . E deixe a perseverança ter seu resultado perfeito, para que você seja perfeito e completo, sem faltar nada. Mas se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a dá a todos os homens sem censura, e ela será dada. Mas peça com fé, sem qualquer dúvida , pois quem duvida é como as ondas do mar, levadas e agitadas pelo vento” (Tiago 1:2–6).

Precisamos estar alegres bem no meio de nossas provas (não apenas quando elas terminam), porque sabemos que elas estão produzindo perseverança que nos permitirão terminar o caminho que nos foi proposto, e porque a alegria em meio às nossas ações nos causará outras ao Senhor enquanto nos observamos. Agora que sabemos e entendemos que muitas das nossas diversas provas visam aumentar e ampliar a nossa fé para que possamos ser mais usadas na vida de outras pessoas, nunca mais precisaremos ter nada novamente.

E só para você saber, medos e dúvidas vêm da mente de todos – apenas não os alimentos! Em vez disso, descarte-os pensando apenas em coisas boas e entregue seus problemas a Jesus.

“Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, com ação de graças, apresentai os vossos pedidos a Deus. E a paz de Deus, que exceda todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6, 7).

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honroso, tudo o que for certo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa confiança, se houver alguma excelência e se houver algo digno de louvor, pensem nessas coisas. As coisas que você aprendeu, recebeu, aprendeu e viu em mim, pratique essas coisas, e o Deus da paz estará com você” (Filipenses 4:6-9).

Por outro lado, se você pensar em “e se” e permitir que sua mente pense no que você pode fazer, você receberá uma dúvida e suas provas se tornarão mais difíceis. E lembre-se, teremos uma variedade de provas, algumas importantes e outras meras irritações.

Alguns de nós descobrimos que suportamos facilmente as grandes provações, mas depois desmoronamos junto com as pequenas. “Peguem-nos as raposas, as raposinhas que estão destruindo as vinhas” (Cântico de Sol. 2:15). Isso significa que não tente lidar com as pequenas provas da sua vida, mas em vez disso, entregue tudo a Ele, pois “sem Mim vocês não podem fazer nada ”. “Eu sou a videira , vocês são os ramos; quem permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer” (João 15:5).

Seja alegre. Devemos estar alegres em nossas provas porque sabemos que elas estão produzindo perseverança que nos capacitará a terminar o caminho que nos foi proposto. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provas, sabendo que a prova da sua fé produz perseverança. E deixe a perseverança ter seu resultado perfeito, para que você seja perfeito e completo, sem faltar nada. Mas se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a dá a todos os homens sem censura, e ela será dada. Mas peça com fé, sem qualquer dúvida, pois quem duvida é como as ondas do mar, levadas e agitadas pelo vento.” Tiago 1:2-6. Sabemos que nossa fé está sendo testada. Medos e dúvidas surgem na mente de todos; não os mantenha! Em vez disso, pense apenas em coisas boas. Se você duvidar, terá dificuldade em permanecer no pé e as provas serão mais difíceis. E lembre-se, teremos uma variedade de provas, algumas importantes e outras meras irritações. Precisamos “agradecer a Ele” por todas as nossas provas, como fez Jó.

Alegre-se. “Alegrai-vos sempre no Senhor; novamente eu digo alegrai-vos! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos os homens, o Senhor está perto! Não andeis ansiosos por nada, mas em tudo, pela oração e súplica, com ação de graças, tornai os vossos pedidos conhecidos diante de Deus. E a paz de Deus, que exceda todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honroso, tudo o que é certo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se houver alguma excelência ou algo digno de louvor, deixe sua mente meditar nessas coisas. As coisas que você aprendeu e recebeu e aprendeu e viu em mim, pratique essas coisas; e o Deus da paz estará com você.” Fil. 4:6-9.

É evidente que a maioria das batalhas são vencidas ou perdidas na mente. Siga o conselho do Senhor para ter paz em meio às provas. Alegre-se com o que Ele está fazendo. Pense nessas coisas, fale sobre elas e ouça apenas essas coisas. (Muitas vezes, amigas próximas ligam para lhe contar o que seu marido está fazendo; estes não são um “bom relato” e, na maioria das vezes, não são amáveis, puros ou corretos, então não dê ouvidos!)

A fé NÃO é vista . Outros querem saber como estão as coisas quando sabem que você está passando por provas em sua vida. Elas estão procurando sinais de melhora. Devemos lembrar que as Escrituras são muito claras: a fé é invisível! Responda às suas perguntas com: “Deus está trabalhando!” “Portanto, não desanimamos, mas embora o nosso homem exterior esteja decaindo, o nosso homem interior está sendo renovado dia após dia. Pois nossa leve aflição momentânea está produzindo para nós um peso muito mais eterno em glória, muito além de comparação, enquanto não olhamos para as coisas que são vistas, mas para as coisas que não são vistas, pois as coisas que são vistas são temporais, mas as coisas que não se vêem são eternas.” 2Cor. 4:16-18.

Não visto! Quando estamos passando pelo que Paulo chama de “leve tribulação”, isso ainda pode estar partindo nossos corações. Portanto, ao enfrentarmos essas situações dolorosas, lembremo-nos da verdade mais importante:essas aflições são apenas momentâneas . “Ora, a é a certeza das coisas que se espera, e a verdade das coisas que NÃO se vêem ” (Hb 11:1). E, também, não são apenas temporários, mas estão produzindo algo maravilhoso para nós – vitórias herdadas quando escolhemos não resistir, mas, em vez disso, abençoaram nossos inimigos. Lembre-se, o sofrimento é temporário, mas os benefícios e vitórias durarão por toda a eternidade – mudando nossas vidas para sempre!

Não por vista. A maioria das pessoas começa a acreditar quando começa a ver algo acontecendo – isso não é fé! “Pois andamos por fé e não por vista.” 2Cor. 5:7.

Olhando para as nossas situações. Onde focamos nossa atenção é muito importante. Quando Pedro olhou para as suas situações, ele se afundou, e você também, se olhou para os seus problemas. “E Ele disse: 'Venha!' E Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi em direção a Jesus. Mas vendo o vento, ele ficou com medo e, começando a afundar, disse, dizendo: 'Senhor, salva-me!' E imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou-o e disse-lhe: 'Homem de pouca fé, , por que você duvidou?'” (Mateus 14:29). Uma vez que você desvie os olhos dos seus problemas, entregando-os a Jesus, Ele irritará a tempestade em seu coração e em suas emoções.

Para nossos testes. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provas, sabendo que a prova da sua fé produz perseverança . E que a perseverança tenha seu resultado perfeito, para que vocês sejam perfeitos e completos, sem faltar nada.” Tiago 1:2. Testar a nossa fé é provavelmente a lição mais importante na qual precisamos nos concentrar. O teste da nossa fé é simplesmente acreditar na Sua Palavra e não ser influenciado pela emoção ou por orientações falsas.

Tenha fé. Não mude para outro plano quando as coisas ficamem difíceis; não comprometa o que você começou a fazer. Satanás é conhecido por trazer soluções novas (e erradas) para as nossas provas; este é o nosso teste. “Combati o bom combate, terminei a carreira , guardei a fé ; doravante está reservada para mim uma coroa de justiça...” 2 Timóteo 4:7.

Testada pelo fogo. “Nisto vocês se alegraram muito, embora por um pouco de tempo, se necessário, vocês ficaram angustiados por várias provas, para que a prova da sua fé, que é mais preciosa do que o ouro que é perecível, embora testado pelo fogo , possa ser encontrado em resultará em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:6–7). Muitas falharam nos testes e acompanharam a caminhada no deserto como fez o povo de Israel. E como este versículo nos diz, a prova da nossa fé é mais preciosa que o ouro.

Peça a Deus por outra mulher que fique ao seu lado. Encontre outra que a ajude a permanecer de pé e a não ceder ao seu compromisso. “Melhor dois do que um, pois têm um bom retorno pelo seu trabalho. Pois se um deles cair, aquele levantará seu companheiro. Mas ai daquela que cai quando não há outro que o levante. Além disso, se dois se deitam juntos, eles se aquecem, mas como alguém pode se aquecer sozinho? E se alguém conseguir dominar aquele que está sozinho, dois podem resistir-lhe. Um cordão de três não se rompe facilmente .” Ecl. 4:9-1. Visto que um cordão de três não se rompe facilmente, tente encontrar outras duas que se mantenham de pé, que a encorajem e a mantenham firme na direção de sua fé. Aqui estão alguns exemplos encontrados nas Escrituras.

Moisés, Arão e Hur. “Mas as mãos de Moisés eram pesadas. Então pegaram uma pedra e colocaram-na debaixo dele, e ele mandou-se sobre ela; e Arão e Hur apoiam suas mãos, um de um lado e outro do outro. Assim, suas mãos são firmes até o pôr do sol.” Ex. 17:12. Veja também Sadraque, Mesaque e Abede-Nego no livro de Daniel Capítulo 3.

E não nos esqueçamos daqueles três jovens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego , no livro de Daniel, capítulo 3, que estavam dispostos a serem lançados no fogo porque se mantiveram firmes nas suas convicções.

Paulo, Lucas e Timóteo. Quando Paulo estava na prisão, ele tinha dois homens para ajudá-lo a encorajá-lo. Quando Demas partiu, Paulo mandou chamar Timóteo. Dizem-nos que Demas partiu porque os cuidados do mundo sufocaram a Palavra dele. O versículo seguinte nos diz o porquê: “E aquele em quem foi lançado a semente entre os espinhos, este é o homem que ouve a Palavra, e as preocupações do mundo, e o engano das riquezas sufocam a Palavra e ela se torna infrutífera” ( Mateus 13:22). As Escrituras dizem especificamente que foi por causa da “preocupação” e também por causa das “riquezas” que Demas se atrasou em sua fé. Portanto, tomemos todo o cuidado para não nos preocuparmos com as nossas declarações ou sermos apanhados pelo dinheiro ou por bens. Precisamos confiar que “nosso Deus suprirá todas as nossas necessidades” quando você perder seu emprego ou “não parecer” que terá dinheiro suficiente para pagar suas contas. Muitas caíram da fé porque a Palavra foi sufocada. (Para obter ajuda sobre como acreditar em Deus para suas finanças, leia nosso livro Mentalidade de Pobreza, disponível gratuitamente em nosso site www.AjudaMatrimonial.com)

Peça orientação a Deus em suas provações. “Confia no Senhor de todo o teu coração; e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconheça-O em todos os seus caminhos e Ele dirigirá as suas veredas.” Prov. 3:5-7. Invoquemo- Lo em busca de força, aproximemo-nos Dele em momentos de necessidade. Deixemos que Ele nos disciplina, nos experimente e nos teste. Alegremo-nos sempre com todas as coisas , não apenas com as coisas boas, mas também com os problemas que surgem em nosso caminho. Mantemos a nossa esperança perto dos nossos lábios e permanecemos firmes nas nossas mentes. Lembre-nos sempre de que é Sua vontade que enfrentemos estes tempos difíceis e que eles sejam para o nosso bem!

“Regozijemo-nos porque Ele nos considera dignos de sofrer por Seu nome!”

—Atos 5:41

“Ela [a mulher de Provérbios] sorri para o futuro.”

—Provérbios 31:25

“E sabemos que Deus faz com que todas as coisas contribuam conjuntamente para o bem

para aqueles que amam a Deus, para aqueles que são chamados segundo o Seu propósito”.

—Romanos 8:28

Compromisso pessoal de considerar tudo ALEGRIA quando me deparo com diversas provas. “Com base no que acabei de aprender na Palavra de Deus, entrego minha vida ao Senhor para permitir que minha fé seja testada para ajudar a produzir perseverança . É meu desejo deixar que a perseverança tenha seu resultado perfeito, para que eu possa ser perfeito e completo, sem me faltar nada.”

Aqui versículos bíblicos para você estão recorrendo durante suas várias provas:

Deus está no controle, não o homem e nem Satanás.

A justiça vem do Senhor . (Pro. 29:26)

Uma resposta vem do Senhor . (Pro. 16:1)

Ó Senhor transforma o coração. (Pro. 21:1)

Suas ações estão nas mãos de Deus . (Ecl. 9:1)

Tu (Deus) fez isso. (Sal. 44:9-15)

Ele (Deus) declarou a tempestade. (Sal. 107:1-32)

Ele (Deus) removeu amante e amigo. (Sal. 88:8, 18)

O que nossas provas fazem por nós?

Assim o poder de Cristo habitará em nós. (2Cor 12:9-10)

Então aprenderemos a ficar contentes. (Filipenses 4:9)

Então receberemos uma recompensa. (2 Timóteo 4:7-8)

Então não nos falta nada. (Tiago 1:2-4)

Para nos permitir confortar os outros. (2Cor 1:3-4)

Para aperfeiçoar o que Ele começou em nós. (Filipenses 1:6-13)

Para ter nosso ente querido de volta. (Filemom 1:15-16)

Para receber misericórdia. (Hebreus 4:15)

Para aprender a concordar. (Hebreus 5:7-8)

Para produzir resistência. (Tiago 1:2-4)

     Para receber a coroa da vida. (Tiago 1:12)

Para provar nossa fé. (1Ped. 1:6-7)

Para seguir seus passos. (1Ped. 2:21)

Para compartilhar seus sofrimentos. (1Ped. 3:13)

Ser perfeito, confirmado, fortalecido e previsto. (1Ped. 5:10)

Por favor, compartilhe este livro com quantas mulheres mais jovens ou mais velhas você conhece ou encotrar. Fornecemos livros para todas as idades, tanto para homens quanto para mulheres, em nossos sites porque nosso objetivo é ver vidas transformadas pelo poder de Sua Palavra e por meio de um relacionamento profundo e íntimo com o Senhor.

Obtenha crédito universitário

🌱 Atribuição de IOU HGM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *