“Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados."
— 1 Pedro 3:13-15
"Mas, quando reparou no vento, ficou com medo”
— Mateus 14:30
A obediência em seguir Seus princípios é impossível quando combinada com o medo. Medo, que sempre que vai tentar impedi-la de ganhar tudo o que Deus tem para você! Deixe-me compartilhar outro testemunho de construção de fé para mostrar como Deus deseja ser misericordioso conosco!
“[Deus é Gracioso e justo] Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!” —Isaías 30:18
Quando assumi as finanças, uma das áreas de dívida com a qual eu estava mais preocupada era uma promessa de construção que nós (meu marido e eu) fizemos quase dois anos antes, que eu sabia que estava prestes a ser pago. Por alguma razão, quando fizemos isso, senti que havia algo muito significativo em fazer essa promessa em particular.
Como eu soube? Porque meu marido realmente se recusou e resistiu a "orar" por fazer a promessa em primeiro lugar; ele discutiu comigo sobre isso, embora eu nunca tenha dito uma palavra, mas quando ele continuou me pressionando, minha única resposta foi: "Você pode apenas orar por isso?" quando ele me perguntou o que eu pensava.
“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” —Provérbios 15:1.
Cara leitora, sempre que você vir uma resistência como essa, que é desproporcional ao que está sendo discutido, pode ter certeza de que o inimigo está à espreita, tentando roubar algo de você (ou de sua família ou seu ministério). E você não pode culpar nenhuma perda por seu cônjuge (ou ex-cônjuge), chefe ou pai, pois você tem o poder de guardar e obter todas as bênçãos por meio de sua obediência e confiança no Senhor! E se alguém tentar roubar algo de você, é aí que você realmente pode se alegrar, pois Deus promete uma dupla recompensa!
Isaías 61:7-9 diz: “Em lugar de vergonha e desonra, desfrutarão uma porção dupla de honra. Terão prosperidade em dobro em sua terra e alegria sem fim. “Pois eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e a maldade. Recompensarei meu povo fielmente e farei com ele aliança permanente”!
Depois que meu marido finalmente orou, ele teve uma mudança imediata de coração e emoção. Ele disse que agora sabia o quão importante era prometer, e era muito mais do que eu jamais imaginaria que déssemos! No entanto, como nunca fui incluída nas finanças, fiquei totalmente no escuro ao quanto pagamos pela promessa (pagando todos os meses ao longo dos dois anos, conforme a igreja diz que deviamos fazer). Quando o anúncio foi feito na igreja, de que as promessas seriam vencidas em poucas semanas, foi durante o período em que meu marido se divorciou de mim e já havia entregado as finanças para mim.
Quando perguntei a meu marido quanto ainda devíamos, meu marido disse que não sabia, mas que eu poderia ligar para o contador da igreja para obter o saldo. Para minha surpresa, três quartos (milhares de dólares!!) ainda estavam vencidos! Para eu pagar, isso realmente teria que vir de Deus, eu precisaria que Ele abrisse um caminho.
A importância desse compromisso foi confirmada repetidamente, e sempre que, repetidas vezes, meu marido tentava me convencer a não pagar. Ele me disse que havia feito a promessa, não eu, então eu não precisava pagar. Ele disse que eu deveria entrar em contato com o pastor que tinha mais mães solteiras e viúvas para pedir para serem liberadas do compromisso! Ele disse aos meus filhos que, se eu agisse tão estupidamente, certamente perderia nossa casa, e eles também começaram a me implorar para não pagar. No entanto, para mim, cada tentativa de me impedir confirmou que deixar de pagar isso seria uma enorme perda para mim e para o nosso futuro em relação às nossas finanças.
Deixe-me acrescentar algo aqui: cada vez que meu marido falava comigo, ainda estávamos legalmente casados, mas desde que ele se mudou e pediu o divórcio, ele continuou me dizendo que eu precisava tomar a decisão sozinha (que ele estava apenas preocupado e não queria que eu cometesse um erro que significaria perder a casa, lembre-se de que eu lhe disse que era uma quantia muito grande!). E a cada vez eu lhe assegurava que não faria nada além de orar por isso, o que fiz. E cada vez que eu fazia, Deus continuava me dizendo que queria que eu pagasse e que me mostraria o caminho.
Esse é o outro ponto que quero enfatizar, não havia como encontrar uma maneira de pagar essa promessa. Eu estava tão longe no Mar Vermelho até o ponto em que meus calcanhares estavam ficando molhados! Deus tinha que ser o único a fazê-lo, o que eu continuava assegurando ao meu marido e aos meus filhos, não havia como fazê-lo, mas se Ele quisesse, Ele faria um caminho.
O dia em que a promessa foi cumprida chegou e se foi. Deus não me mostrou uma maneira de pagar, mas quando eu orava, ainda acreditava que Deus queria que eu procurasse que Ele pagasse, mesmo que fosse tarde! Certa noite, nosso pastor sênior fez um anúncio: "Quem ainda não pagou está liberado do que você deve!" No entanto, quando eu orei e perguntei se era Ele falando comigo, Ele novamente me garantiu que daria um jeito para que eu pagasse!
Quase um mês após o cumprimento das promessas, Deus me mostrou um caminho! Eu estava tão empolgada em escrever o cheque que minhas mãos tremiam de empolgação. No entanto, eu precisava esperar mais três dias pela nossa reunião de oração para poder colocá-la na oferta! E mesmo assim, apenas dois minutos antes de eu colocar o envelope na oferta, o inimigo tinha um amigo querido inclinado para a frente para me dizer algo para roubar a alegria que estava sentindo, enquanto observava a salva da oferta estava chegando na minha fila!!
Mas LOUVADO SEJA O SENHOR!! Deus obteve a vitória e, menos de três horas depois, Deus me abençoou além dos meus sonhos! Mesmo agora, meus olhos se enchem de lágrimas quando penso em quão incrível é Deus!
Pouco mais de duas horas depois de fazer o cheque na oferta, recebi um e-mail de uma amiga que havia se mudado para a costa leste e disse que Deus havia colocado em seu coração "plantar uma semente substancial" em meu ministério para mulheres!! A semente era a quantidade exata de toda a promessa!!! Não apenas o que eu havia colocado na oferta apenas duas horas e meia antes, mas tudo o que demos ao longo dos dois anos, toda a promessa!
Mas esse não é o fim da bênção, quando liguei e contei aos meus filhos, eles disseram ao pai, que me ligou e me deixou uma mensagem no meu celular: "Você estava certa, Michele, e eu estava errado" e ele me disse que estava muito feliz por mim. Isso foi algo grande (como eu tenho certeza que seria para você também)!!!
As bênçãos continuaram por muito tempo após o divórcio
Quase um ano depois do dia em que meu marido anunciou que estava se divorciando de mim, fui capaz de percorrer uma milha extra que abriu a porta para eu levar inúmeras pessoas a conhecer o Senhor. É tão absurdo, no entanto, que muitos cristãos acreditam que eu sou completamente louca. No entanto, são as almas perdidas que precisam dEle, certo? Por isso, fico feliz que o Senhor tenha prestado esses testemunhos chocantes que provaram abalar aqueles que ouviam.
Quando meu marido estava saindo, ele fez o possível para tentar me ajudar a controlar as finanças, aconselhando-me a consolidar nossa dívida, fazendo um segundo empréstimo com nossa casa. Como eu simplesmente seguia a orientação do Senhor, isso nunca me veio à mente até que comecei a viajar bastante para fora do país. Enquanto estava fora por longos períodos, era difícil pagar tantas contas diferentes, então o Senhor me levou a procurar um empréstimo de consolidação para que eu pudesse pagar a maior parte de nossa dívida, deixando-me com uma taxa percentual mais baixa e apenas uma conta em vez de dezenas.
Foi no último dia antes de assinar os papéis que recebi uma ligação de uma mulher (minha vizinha e amiga) que me contou uma notícia chocante. No meio do divórcio, meus papéis de divórcio foram escritos de uma maneira que dizia que eu tinha um enorme "julgamento" contra mim. Meu marido não apenas pediu para não pagar pensão alimentícia e deixou toda a dívida comigo, mas ele queria metade do patrimônio de nossa casa. Então, seu advogado lhe disse que a única maneira de conseguir isso (já que o juiz do divórcio nunca concordaria com isso) era entrar com um ação contra mim por metade do patrimônio. Deus achou oportuno me levar de volta ao Mar Vermelho. Um grande julgamento contra mim significou que isso me arruinaria financeiramente, ainda pior do que uma falência (já que uma sentença permanece em seu registro por dez anos e não apenas sete como falência).
Minha amiga (que estava lidando com meu empréstimo de consolidação) me pediu para ligar para o meu ex-marido, pois ele poderia facilmente obter isso através de seu advogado e permitir que eu pagasse quando refinanciasse a casa. Imediatamente meu marido concordou, mas um dia depois me disse que seu advogado lhe disse que não o fizesse, pois era a única maneira de ele ter certeza de que conseguiria seu dinheiro. Eu gentilmente lembrei ele de como eu havia lhe dado mais do que ele pediu quando pediu o divórcio, havia dado a ele em vez de ter emprestado dinheiro, e que isso deveria provar que eu faria a mesma coisa quando a casa fosse refinanciada. No entanto, ele disse que havia orado sobre isso e Deus disse para não fazê-lo.
“O Senhor disse a Moisés: ‘Volte ao faraó, pois endureci o coração dele e o de seus oficiais, para que eu demonstre meus sinais entre eles”’ Êxodo 10:1
Os cristãos são notórios por sempre acusarem o inimigo por uma tribulação ou por nos causar dificuldades, quando muitas vezes é Deus quem quer fazer algo especial na vida do crente quando estamos dispostos a ser usados por Ele e não nos proteger ou revidar!
“...não tornando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, sabendo que para isto fostes chamados, para que, por herança, alcanceis a bênção” —1 Pedro 3:9.
Quando meu ex-marido se recusou inflexivelmente alterar a ação, contei a minha amiga o que ele disse, o que levou a uma oferta muito surpreendente da empresa de empréstimo. Eles disseram que, se eu fizesse outro empréstimo e pagasse meu ex-marido cinco anos antes, eles pagariam o primeiro empréstimo. Imediatamente parecia Deus, pois Ele nos diz que precisamos abençoar nossos inimigos, e dar a meu ex-marido uma quantia enorme, cinco anos antes, certamente seria uma bênção!
Como esse foi um grande passo, eu disse a minha amiga que me desse 24 horas para buscar o Senhor; no entanto, imediatamente o Senhor me trouxe a resposta na forma de outra situação surpreendente. Meu filho entrou e sentou ao meu lado com seu laptop e me perguntou como as coisas estavam indo. Eu disse a ele que estava buscando a Deus sobre o pagamento do julgamento e disse que minha única hesitação era algo que havia acontecido alguns meses antes. Eu estava prestes a abençoar meu ex-marido com uma quantia muito menor, mas meus filhos me pararam e me imploraram que não. Quando perguntei o porquê, eles disseram estar preocupados com o fato de ele usar o dinheiro para voltar à nossa região. Eles não confiavam mais nele e tinham medo de que ele exibisse seu novo estilo de vida e aparecesse no shopping ou em um restaurante com a namorada que eles teriam que explicar aos amigos.
Para minha surpresa, meu filho disse que não estava mais preocupado com o pai usar o dinheiro para se aproximar. Um pouco confuso como ele sabia disso com certeza, ele continuou dizendo que seu pai havia acabado de anunciar que estava noivo de sua namorada do colegial pela qual nos havia deixado. Agradeci profusamente a meu filho, já que agora eu tinha a minha resposta, dê ao meu ex-marido um pedaço enorme de dinheiro cedo.
“Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.” Mateus 5:38-42
Então, naquela mesma noite, acordei à meia-noite com o pensamento mais absurdo e ultrajante que disse a Deus que devia ser Ele (porque um pensamento como o que eu estava pensando nunca entraria em minha mente), mas só para ter certeza, eu descartaria e apenas voltei a dormir. Se era Ele, pedi que Ele o confirmasse pela manhã.
Quando acordei, o absurdo dobrou, com mais um plano do que Ele agora estava me pedindo para fazer. Eu não precisava esperar mais do que oito horas da manhã (quando sabia que meu ex-marido estaria acordado) para dar um passo à frente e declarar a maneira ultrajante que Ele me mostrou que queria que eu fizesse. Quando telefonei, comecei dizendo a ele que no dia seguinte ele receberia um cheque administrativo n valor total da metade do patrimônio de nossa casa enviado por correio especial. Ele ficou tão atordoado que nem conseguiu falar, mas depois tentou me agradecer várias vezes e também se desculpar ao mesmo tempo por não assinar os documentos para me liberar e que sabia que havia uma possibilidade distinta que eu talvez nunca recuperasse minha ruína financeira feita pela acao judicial que ele moveu contra mim.
Eu disse a ele que estava tudo bem, e "por nada". Depois, compartilhei com ele o que o Senhor falou comigo no meio da noite e, novamente, com ainda mais detalhes naquela manhã. Eu disse: “Ouvi dizer que você está noivo! Meus parabéns! Ele murmurou: "Sim, desculpe, eu tinha planejado lhe contar." Eu disse a ele que não era um problema e que queria fazer algo especial para abençoar ele e a noiva com uma lua de mel realmente especial.
Mais uma vez ele ficou em silêncio, então continuei a dizer-lhe que tinha algumas milhas de vôo novas e que as milhas podiam levar ele e a sua nova noiva para qualquer lugar do mundo, exceto a África. (Expliquei que essas eram as milhas que eu usaria para visitar uma amiga na África, mas eu estava com poucas milhas de vôo.) Em seguida, completei o presente do pacote de lua de mel com uma semana em um resort, pois também havia adquirido algumas estadias num resort que eles poderiam usar (ele não queria a estadia porque havia pagamentos em andamento, mas o que o Senhor me ajudou a pagar!). Embora ele tentasse não aceitar, ele finalmente cedeu e novamente me agradeceu várias vezes.
Senhoras, eu não estava fazendo isso para impressionar ele ou você ou qualquer outra pessoa. O que eu fiz foi o plano de Deus, só isso. E por que, você pode perguntar, Deus gostaria de abençoar um homem que cometeu adultério, que deixou sua família e acabou de arruinar o crédito financeiro de uma família (entre muitas outras coisas)? Porque, você deve se lembrar, foi quando ainda éramos pecadores, sim, pecadores, que Ele deu a vida e morreu por nós. Esse princípio é tão poderoso hoje quanto era naquela época.
Quando compartilhei isso com mulheres em Nairóbi, no Quênia, uma das principais líderes femininas não conseguiu superar isso e disse à platéia que, se fosse ela, e seu marido fizesse a mesma coisa, ela teria encontrado o maior objeto que ela poderia encontrar e bater nele com isso! Mas então ela disse: “Deus nos ajude a ter a humildade possível em um relacionamento que Michele tem com nosso Salvador.”
Novamente, isso não é sobre mim; Eu não sou uma estrela (ou talvez você ache que eu sou mais louca ou tola), mas acredito que Deus está procurando por alguém, apenas alguém, que esteja disposto a ser usado por Ele para provar que Ele é tão incrível como Ele realmente é!
O que é emocionante é que eu compartilhei essa história com vários estranhos por telefone (ao fechar contas de cartão de crédito quando elas eram pagas, e porque essas eram as contas do meu ex-marido que eu estava pagando e fechando, eu era capaz de facilmente compartilhar minha fé com eles também porque perguntaram por que eu fiz o que fiz). A maioria deles me disse que esse não era o Deus que eles já ouviram falar, e me perguntou o que tudo aquilo significava; por isso, passava quase uma hora compartilhando sobre o Marido que eu tinha agora e que a igreja (qualquer um que aceitasse Seu presente da vida eterna) era Sua noiva.
Uma das minhas respostas favoritas foi o motorista de táxi em Hong Kong, que pisou no freio, virou-se e gritou comigo: “Por que você fez isso?! Porque você fez isso?!!!" Minha resposta foi simples: "Porque enquanto ainda éramos pecadores, Jesus morreu por nós". Sua resposta: “Este Jesus é Alguém que preciso conhecer. Por favor, conte-me sobre Ele. É disso que se trata o testemunho de alguém. Quando eles testemunham a sua paz no meio de tempestades horríveis, só então eles imploram para conhecer Ele também!
Ao encerrar este capítulo, espero que tudo o que compartilhei com você lhe dê fé para confiar no Senhor com tudo e qualquer coisa que esteja acontecendo agora e no seu futuro!
Ao enfrentar o divórcio, não importa o que seu cônjuge queira, apenas dê mais do que pede. Não importa se há mentiras que seu cônjuge está lhe dizendo ou se há mentiras nos papéis do divórcio. Não importa se seu cônjuge tenta roubar de você, ou se a outra pessoa na vida de seu cônjuge (ou pais ou outro homem / mulher) que colocou seu cônjuge nisso, abençoe-o dando sua tunica! Deus é sua fonte! Se você olha para Ele e dá tudo o que tem quando solicitado (e depois mais), Deus também abrirá as janelas do céu sobre a sua vida!
Você pode até ver um prazo indo e vindo, mas Deus não está sujeito a prazos ou a morte!! Ele muitas vezes espera, como fez com Lázaro (quando esperou que ele estivesse na tumba por três dias e começou a cheirar mal) antes de aparecer na sua situação!
E se você tem outras pessoas que podem ajudá-lo financeiramente (eu não, para que isso não constitua uma tentação), não procure ajuda delas! Todos, exceto Deus, têm um suprimento limitado e sempre há amarras. Não se venda por pouco! Se apegue em Deus que tem tudo e é mais generoso (e amoroso) do que qualquer outra criatura!
Atualização: Deus me abençoou de várias maneiras, uma que aconteceu um ano depois de eu dar ao meu ex-marido a lua de mel no Havaí. Consegui abençoar meu filho com um casamento em Kauai, no Havaí, com lua de mel de uma semana inteira em um lindo resort à beira-mar.
Se você estiver pronta para fazer um compromisso com SENHOR sobre o que você leu, clique em seu DIÁRIO, assim você concorda que está pronta para registrar esta próxima parte da sua Jornada de Restauração no formulário "Meu Diário". Não se apresse, sente-se, pegue seu café ou chá e derrame seu coração em seu Diário.
Como “As mulheres mais velhas também ... ensinam o que é bom, para ENCORAJAR as moças…” (Tito 2:3), você terá a oportunidade de falar com as mulheres mais jovens que ainda são solteiras como parte de seu ministério.
Hoje relendo esse capítulo refleti o quanto no início da minha jornada o medo me paralisava, desestabilizava e por vezes me impedia de olhar tudo com os olhos da fé.
Sim queridas, o medo faz tudo o que está acontecendo ao nosso redor nos atropelar e literalmente nos deixar cansadas fisicamente de tanto pensar e especular sobre o que está por vir!
O que aprendi que enquanto deixar o medo controlar a situação não enxergarei as bençãos que podem vir dela.
O que preciso é sempre crer que tudo o que me ocorre tem a permissão de Deus, e que posso ser abençoada se O obedecer!!!
Querida noiva, tudo que necessitamos é do Seu amor, confiando que Ele nos livra da preocupação, do medo, da dor, nos guiando para a vida abundante que tem para cada uma de nos!