“Longe de Mim, vocês não podem fazer nada.” Conheço esta promessa, este princípio, há anos e anos, mas como tantos dos princípios ou promessas que você leu em um determinado momento de sua vida, seja significativo ou apenas algo que a deixou intrigada, eu nunca supero o fato de que cada vez que meu Marido traz à mente uma promessa (qualquer promessa ou princípio específico), como ela pode assumir um significado totalmente novo.
Se eu tivesse que adivinhar, provavelmente é porque a Sua Palavra está viva – Ela é viva. Isto significa que cada vez que lemos ou meditamos nela, ela constantemente nos alimenta, nos energiza, nos abençoa e renova as nossas mentes – e isso nunca pára.
Hoje estou muito, muito cansada porque não dormi muito. Não dormir muito muitas vezes significa que você está preparada para que Ele faça algo especial ou incrível em sua vida. Por que? porque Deus diz que quando você está fraca, então você é forte.
“Longe de Mim, vocês não podem fazer nada”
Vamos começar com esta promessa, certo? A promessa “sem Mim nada podeis fazer” assumiu um significado muito maior para mim. É muito significativo aqui e agora. E isso pode ser algo que você também esteja pensando: “Uau, isso é verdade, ‘Sem Ele, não posso fazer nada’”.
No entanto, o problema é o seguinte: também é verdade que podemos ser capazes de fazer sozinhas. Podemos ser capazes de realizar, de lutar e fazer, mas, em última análise, se Ele não for Aquele que faz, simplesmente o resultado não terá substância.
Existem vários lugares no Novo Testamento onde se fala sobre coisas sendo queimadas e estas se referem a tudo o que fazemos na carne, com nossas próprias forças. Quando fazemos o que quer que seja sem Ele. Pode ser o nosso plano ou mesmo o plano Dele, mas sempre que fugimos Dele e assumimos que somos capazes de fazer algo“separado Dele”, esse algo estará condenado. Em última análise, como tudo, tem que passar pelo fogo e o que sobra muitas vezes não é nada – absolutamente nada.
Recentemente, pensei nisso porque, quando eu tinha apenas doze anos, minha família e eu enfrentamos um incêndio e perdemos nossa casa. Naquela época, eram apenas os três mais novos da nossa família que moravam em casa.
Felizmente não perdemos tudo, mas perdemos a maior parte da frente da nossa casa, que foi destruída pelo fogo ou pela água que usaram para apagar o fogo. E então penso nesta experiência: quando as coisas são queimadas no fogo, apenas as coisas sólidas, coisas como ouro e metais, permanecerão. Mas não qualquer metal. Anos antes de nossa casa pegar fogo, a casa do nosso vizinho pegou fogo e, no final, só restou a casca de tijolos. Dias depois, ao passar pela casa, vi um cabide de metal na porta, e só o calor o derreteu, deixando uma poça de metal no chão que se solidificou quando o fogo foi apagado.
As coisas que são sólidas, por mais quente que esteja o fogo, essas coisas perfeitas, essas coisas sólidas, essas coisas que vão permanecer, permanecerão; todo o resto irá embora, queimará ou derreterá.
Então, quero encorajá-la hoje nesta lição de vida a ter certeza de que tudo o que você fizer, faça-o com Ele. Não vá sozinha, não perceba qual é o Seu plano e depois parta para realizá-lo “separada Dele” porque, no final, não valerá nada.
Se você puder simplesmente sair com esta única coisa, esta única promessa, este único princípio, este único conceito, esta única verdade e enterrá-la profundamente em seu coração e em sua alma e meditar sobre ela dia e noite, você irá ter sucesso nisso. Você descobrirá que tudo o que você faz com Ele não pode deixar de prosperar.
“Eu sou a videira e vocês são os ramos”
Outra promessa que é semelhante e que nos ajuda a entender esta verdade, ainda mais, é quando Ele está falando sobre como “Ele é a videira, e nós somos os ramos”, então quando juntamos esta promessa com “longe de Mim, vocês não podem fazer nada ”está ficando mais claro. Vamos pensar nisso e imaginar desta forma: se houvesse vinhas, como videiras, e você visse galhos no chão que foram quebrados - eles não fariam mais parte da videira, certo? Eles vão continuar a crescer? Eles produzirão mais frutos? Claro que não.
Então, quando faltar fruto em sua vida ou em seu ministério, vá até a Fonte e pergunte a Deus se você tem falhado em permanecer como parte de Sua videira, se tem se arriscado em fazer coisas, mesmo coisas simples, sem reconhecer que Ele está bem ali.
Lembre-se, Ele não está em algum lugar do céu porque é Onipresente, o que significa que Ele está em todo lugar. No entanto, Ele está em silêncio e esperará até que você O invoque, reconhecendo-O. Desde os sete anos de idade, tenho comunhão com Ele — discutindo tudo e qualquer coisa em meu coração — o dia todo e a noite toda, o que é algo que espero encorajar você a fazer também.
Vamos levar mais longe este conceito da videira e dos ramos. Muitas vezes, o jardineiro corta as vinhas até restar apenas um toco e, curiosamente, pude ver isto em primeira mão quando tínhamos nosso pomar e, na verdade, tínhamos vinhas ao longo de uma das nossas pequenas cercas. Vimos que a única maneira de produzir qualquer fruto era cortá-lo até que ficasse apenas em tocos. Eu tinha certeza que quando vi isso pela primeira vez, significava que ele morreria. Mas em vez disso, no ano seguinte, voltou mais forte, mais exuberante, com mais frutas.
Um jardineiro experiente não corta apenas algumas vinhas. Ele continua cortando até chegar à madeira saudável para remover plantas mortas, doentes ou danificadas. Ele corta de forma limpa e muitas vezes nem deixa um toco, o que pode facilmente convidar insetos e doenças. Agora compare isso com sua vida ou seu ministério.
O que é surpreendente é como a videira em si não é destruída; nem você nem seu ministério. Em vez disso, com tudo o que está morto e doente, a videira foi projetada para voltar e voltar ainda mais forte, produzindo ainda mais frutos. Isto é verdade com as uvas, a que Ele frequentemente se refere em Suas parábolas; cortar e podar é a única forma de produzir frutos.
Vivendo em uma fazenda com videiras, aprendemos que seria necessário cortar pelo menos três vezes as videiras até praticamente ter nada, antes que você pudesse esperar obter qualquer fruta que valesse a pena consumir. Então, se você está desanimada e pensa: “Meu Deus, toda vez que tenho vontade de chegar a algum lugar na minha jornada, não consigo fazer nada”. E você está tentando desesperadamente continuar trabalhando duro, eu diria: “Apenas desista e deixe-O fazer isso”.
Continue dizendo a Ele repetidamente: “Querido, não posso fazer isso. Longe de você, não posso fazer nada.” Este é o meu remédio; é a maneira como vivo minha vida. Digo a Ele que não posso fazer isso e deixo tudo para meu Marido, meu Criador.
Enquanto gravava este podcast, estou no processo de me mudar novamente. Ele me preparou para me mudar a cada três semanas durante mais de um ano, o que significa empacotar tudo o que possuo repetidas vezes, sem fim à vista.
Esta é outra razão pela qual estou exausta por ter que fazer isso e mentalmente exausta porque não posso ir para casa. Onde estou é a minha casa. O que tenho aqui é tudo que possuo.
Em vez de ficar mais forte ou mesmo mais organizada, Ele me leva a me desapegar cada vez mais. Percebendo o quão pouco preciso para viver.
No entanto, uma coisa sem a qual não posso viver é sem Ele e também, fazer qualquer coisa sem Ele. Sem Ele, não posso fazer nada. Então, porque não consigo dormir, porque estou exausta de me mudar a cada três semanas há mais de um ano, realmente não posso fazer nada sem Ele. Ao refletir sobre isso, espero não ter que chegar a esse ponto de exaustão para colocar isso em prática e viver assim quando parar de me mover. Quero viver assim todos os dias e todos os momentos da minha vida porque se o fizer, tudo o que fizer acabará valendo a pena. Será significativo e esperamos que ajude a encorajá-la também. Então, espero que você também se sinta encorajada e pondere sobre esta verdade antes de passar para a próxima Lição de Vida.
Publique SEU Relatório de Louvor ou Diário
Libertando a VERDADE