LivingLesson-300x214-2

Capítulo 9 e Lição Viva 82

“Aceite a SUA ajuda”

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto,

Descendo do Pai das luzes celestiais,

Que não muda como sombras inconstantes."

—Tiago 1:17

~Erin, Podcast do YouTube 

🎧Ouça  ~ Ariele  no Brasil

Como a maioria das lições de vida que eu gravei ou escrevi, elas realmente ministraram para mim, talvez mais do que qualquer uma de vocês ou todas vocês juntas. Por quê? Porque Deus sabe que preciso de toda a Sua ajuda e orientação. Ele também sabe o quanto eu quero viver cada uma dessas lições ao longo da minha jornada de vida muito, muito longa e abundante e a alegria de compartilhá-las com vocês.

Não é incrível? Como muitas de vocês, eu inicialmente embarquei em uma jornada de restauração. No entanto, quando eu realmente o reconheci como meu Marido — não apenas como meu Senhor ou Melhor Amigo, que é como nosso relacionamento começou — tudo mudou. Minha jornada de restauração, porque todas nós buscamos restaurar algo, se transformou em uma vida de abundância.

A maioria das mulheres quer restaurar algum tipo de relacionamento, e a maioria das mulheres que vieram aqui veio por causa de uma crise de relacionamento, na maioria das vezes casamento. Independentemente de como você chegou aqui ou onde começou sua jornada de restauração, é tão importante (e por isso fazemos todas essas lições de vida e as recebemos nas reuniões da comunhão da restauração no Zoom e as comentamos e compartilhamos) porque queremos que todas vivam uma vida abundante.

Então, esta Lição de Vida em particular é muito interessante porque eu não tinha ideia de que tinha um problema com algo até que vi em outra pessoa. Não é como aquela parábola onde fala sobre (é uma parábola ou exemplo?), mas quando Deus diz: "E por que você olha para o cisco que está no olho do seu irmão, mas não percebe a trave que está no seu próprio olho? Ou como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', e eis que a trave está no seu próprio olho? Hipócrita, tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão" (Mateus 7:3, Lucas 6:41). Não era que eu estivesse realmente julgando necessariamente, mas eu simplesmente não via essa coisa em mim. Assim como no último capítulo, isso aconteceu durante o período em que eu estava ministrando à minha irmã, quando ela teve problemas de saúde e estava muito preocupada, como todas nós estaríamos, se enfrentaríamos algo que poderia definitivamente mudar ou acabar com a vida dela, como exames médicos ou cirurgia.

Então, durante esse tempo, ela tinha tantas preocupações: E quanto a isso? Quem vai me ajudar com isso? No entanto, uma das primeiras coisas que ela não quis fazer foi perguntar a nenhum dos nossos familiares que moram perto dela. Ela não queria perguntar a ninguém e disse que não queria a ajuda dessa pessoa. Em vez disso, ela entrou em contato comigo, e eu moro muito longe. Embora eu possa ajudá-la de algumas maneiras, como eu vinha fazendo ministrando a ela, compartilhando lições de vida, devocionais, promessas particulares e coisas assim — ela aceitaria facilmente esse tipo de coisa. Ah, e, claro, financeiramente, ela aceitaria pequenas guloseimas e coisas que ela pudesse precisar, eu me ofereci para ajudá-la a abençoá-la. No entanto, eu não podia fazer o físico. Eu não podia ir e ficar com ela antes e depois da cirurgia ou levá-la até lá. Eu não podia fazer nenhuma dessas coisas.

No entanto, o que eu estava ouvindo ela dizer, e quando eu estava pedindo ao meu Marido para me ajudar a saber como ajudar e ministrar a ela, Ele me lembrou de uma situação em que eu não queria aceitar um presente de alguém. Enquanto eu explicava isso, eu me certifiquei de que ela entendesse que a maior parte do motivo pelo qual eu não queria aceitar algo de alguém era porque alguém repetidamente não era gentil comigo. Muito cruel.

Esses tipos de indivíduos agora são rotulados de todos os tipos de coisas, como abusivos, coercitivos e controladores, mas não quero levar esta lição de vida por esse caminho. Sabemos que as pessoas são cruéis, seja pelo que dizem, como agem ou o que fazem. Quando me sinto magoada ou ofendida, como sempre, pergunto a Ele, e é quando Ele me lembra que somos todos escravos, apenas agindo de uma maneira para aquele a quem somos escravizados. O Senhor não os está guiando. Aqui está o princípio: "Vocês não sabem que, quando se apresentam a alguém como servos da obediência, são escravos daquele a quem obedecem, seja do pecado resultando em morte, ou da obediência resultando em justiça?" (Romanos 6:16), Vamos alterar o que diz apenas um pouco para nos ajudar a entender os outros: "Vocês não sabem que, quando essa pessoa se apresenta a alguém como servo da obediência, ela é escrava daquele a quem obedece, seja do pecado resultando em morte, ou da obediência resultando em justiça?" (Romanos 6:16).

Eles não são, nem têm a capacidade de fazer nada quando “não são escravos da justiça”. Também podemos pensar nisso como agir na carne ou reagir a algo que vem contra eles. Mas não vamos nos desviar do assunto. O ponto que quero destacar é que, muitas vezes, nossos agressores estão arrependidos. Eles não querem apenas — eles muitas vezes precisam desesperadamente — compensar você com um presente para que se sintam melhor.

Agora mesmo, lembrei-me de quando engravidei pela primeira vez, e minha ex-sogra sugeriu que talvez ter nosso primeiro filho não fosse a coisa certa a fazer e começou a sugerir que eu deveria fazer um aborto.

Fiquei horrorizada! De todas as pessoas a quem ela ou qualquer um poderia dizer isso. Eu sou a última pessoa a quem você gostaria de dizer isso porque eu fui "um aborto programado", e agradeço a Deus que minha mãe e meu pai disseram Não, nem mesmo pela saúde da mãe." Estou aqui hoje, e minha mãe viveu para ver todos os meus filhos nascerem. Embora o médico tenha dito que ela morreria, ela viveu, e ainda viveu até uma idade muito avançada.

De qualquer forma, depois que minha ex-sogra disse o que disse, eu não queria fazer nada com ela. Não tinha como eu aceitar qualquer presente dela. Depois que ela viu minha reação, de coração partido e enojada, ela se sentiu horrível depois de dizer isso, então, como muitas pessoas que nos machucaram, ela queria compensar; ela tentou fazer as pazes.

Uma das primeiras coisas que ela fez foi me levar a uma loja cara de maternidade para comprar um guarda-roupa inteiro com tudo o que havia na loja. E adivinha? Eu aceitei. Eu aceitei porque sabia que não era dela. Ou isso é verdade, ou não é, “Meu Deus suprirá todas as suas necessidades de acordo com as suas riquezas” (Filipenses 4:19). Se isso a ajudaria a se sentir melhor ou não. Deus me lembrou, “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes celestiais, que não muda como sombras inconstantes” (Tiago 1:17).

O que Ele, a Pessoa que me ama, queria fazer era me abençoar com um guarda-roupa totalmente novo, e é orgulho não aceitar o que alguém quer me dar. Ao longo dos anos, isso aconteceu quando quem quer que seja tentou compensar dando algo para nós, mas não aceitamos.

Nós temos falado sobre presentes, mas e quanto a aceitar ajuda, como minha irmã precisava e estava orando por ela? Por que não aceitar ajuda de alguém que se oferece para levá-la de lá ou de volta? Expliquei a ela, sabendo que isso era definitivamente do meu Marido, que estava falando através de mim. Eu estava pedindo a Ele para me ajudar a saber o que dizer a ela e o que dizer quando alguém oferece um presente ou ajuda.

Basta dizer: “Obrigada”.

Lembrar de Quem vem a ajuda, então eu também encorajo aquelas que se sentem culpadas a mudar suas emoções para gratidão em vez de culpa.

Culpa e gratidão também andam pelo caminho do excesso de doação, do qual eu sou culpada. É interessante porque eu estou tão desequilibrada com dar tanto ou fazer tanto ou ajudar tanto, mas eu era a pior em aceitar até que percebi que quando eu não aceito a ajuda Dele, isso está vindo de qualquer outra pessoa. É desafiador para mim simplesmente aceitar. Felizmente, eu simplesmente melhorei muito desde que ministrei para minha irmã. E isso vai acontecer com cada uma de vocês também.

À medida que você começa a ministrar e compartilhar esta lição de vida (ou qualquer lição de vda), muitas vezes você precisará de respostas para perguntas ou problemas inesperados que surgem quando você está ministrando para outra pessoa.

Novamente, enquanto você estiver conversando, pergunte ao seu Marido enquanto estiver ouvindo, como eu faço: "Como posso ajudar? O que posso dizer? Não sei o que dizer." E não presuma que você sabe a resposta porque, acredite em mim, você não sabe. Eu não sei. Quero dizer, talvez você seja mais inteligente do que eu. Talvez você saiba muito, mas eu vou dizer que você não tem a resposta correta. Só Ele tem as respostas. Essa é a única resposta que você quer.

Então, se você perguntar a Ele, e Ele lhe disser, e então você ministrar a outra pessoa, de repente, a resposta virá a você também. E foi isso que aconteceu. Comecei a me encontrar apenas dizendo: "Obrigada. Obrigada. Oh, obrigada. Obrigada."

Aconteceu recentemente enquanto eu estava em um Uber. Às vezes, o motorista do Uber sai, abre minha porta e me ajuda a sair. Em vez de resistir a esse "bom e perfeito presente do alto", eu digo "obrigada" e sorrio.

Infelizmente, nós mulheres fomos condicionadas pelas feministas a dizer: "Ah, não, você não pode, eu posso fazer isso". Muitas vezes, nossa sociedade feminina dominante espera que expressemos o quanto estamos insultadas. Mas, pelo amor de Deus, por que se sentir insultada? Quando agora sabemos que "o dom bom e perfeito vem do alto", é a mão Dele se estendendo para ajudá-la a sair do carro ou a mão Dele abrindo sua porta. Claro, você é capaz de abri-la sozinha, mas isso se chama gentileza, e você tem um espírito de gratidão e humildade para responder com um sorriso: "Obrigada".

Você pode rir porque eu sou como o apóstolo Pedro, que se recusou a ter os pés lavados, mas continuou dizendo: "Lave-me todo". Eu queria aprender isso tanto que propositalmente entreguei minha bolsa pesada ao motorista do Uber quando saí. É maravilhoso porque eu nem me reconheço.

No entanto, não seja ingrata ou arrogante, pensando que seu Marido merece toda a gratidão. Não acho que nenhuma de vocês poderia ser assim, mas se você compartilhar e ministrar esta lição a outra pessoa, lembre-a de ser gentil e grata ao mensageiro, à pessoa que faz a entrega, enquanto você se lembra e reconhece Quem está enviando isso a você.

Deixe-me concluir dizendo que esta lição de vida ajudou minha irmã em cada uma de suas necessidades, preocupações e medos. Ele cuidou e providenciou tudo, e ela aceitou, sabendo que era Dele enquanto dizia àquele que entregou Sua gentileza: "Obrigada".

Ela ficou tão agradecida e grata, quando percebeu que tinha todas as suas necessidades atendidas. No entanto, ao mesmo tempo, isso me ensinou muito a aceitar a ajuda Dele. Isto é, seja o que for, vem Dele. E se Ele enviar um mensageiro diferente daquele que você queria, seja grata ao mensageiro porque você se lembra de Quem o enviou.

Não fique dizendo, "Não, não, não", ou "Está tudo bem", ou "Eu consigo". Aceitar ajuda é a única maneira de ser bem equilibrada e viajar pelo centro da estrada estreita. Não podemos ser doadoras se não estivermos dispostas a receber, especialmente porque agora entendemos de Quem estamos recebendo essa ajuda ou presente.

Então espero que esta lição de vida seja algo que você realmente abrace. Novamente, a melhor maneira de aprender não é apenas vivê-la, mas também ministrar a lição a alguém. Pergunte ao seu Marido agora mesmo: "Há alguém que esteja realmente lutando com isso?" então estenda a mão para quem Ele trouxer à mente. E, por favor, não vá pregar sobre isso. Vá e comece confessando suas falhas, confesse como ministraram a você e como você pensou em si mesma, e é assim que você estará ajudando-as também.

Não deixe de se gabar de suas fraquezas. Juntas, vamos ver quantas mulheres podemos ajudar com esta lição, que as ajudará a viver vidas abundantes. Obrigada por ouvir!

Leia os RELATÓRIOS DE LOUVOR que Mulheres Encorajadoras postam em nosso blog sobre ter um Pai Celestial #PC.

 

SEUS TESTEMUNHOS

Leitura rápida de 1 minuto

Kathleen Oseas no México: Oh meu Deus! Essa lição foi um duro golpe no meu orgulho. Durante anos eu fui do tipo que não recebia ajuda de ninguém. Agora mesmo eu lembro de uma vez, eu estava trabalhando, eu estava com cerca de 7 meses de gravidez, eu sentei no chão para conectar alguns cabos na área de recepção e um médico, ele estendeu a mão para me ajudar a levantar e eu simplesmente disse: Não, eu posso. Eu lembro perfeitamente que ele me respondeu: Eu sei que você pode, mas eu quero te ajudar, mas como você preferir. Quando ele terminou de falar eu já estava de pé. E eu tenho mais mil exemplos como esse, quando eu estava doente, quando alguém queria me dar algo, e eu dizia: oh não, obrigada, eu não preciso, não gaste dinheiro. Sentindo-me desconfortável quando eles insistiam e compravam para mim, querendo pagar ou garantindo que eu pagaria ou devolveria o mais rápido possível.

A lembrança mais recente foi quando me ofereceram uma lavadora e uma secadora novas, para trocar de locação e eu disse: Não, obrigada. As antigas (elas têm mais de 13 anos) estão funcionando. Não preciso delas. Não passou de orgulho, me privando do presente que meu Amado Marido Celestial queria dar para mim. Esse ensinamento é algo novo que vem mudando em mim aos poucos, aprendendo a receber ajuda/presentes: suas bênçãos.

Porque Ele está renovando minha mente, sabendo que Ele quer me abençoar e que todo bom presente e dádiva vem de cima, do céu, Dele, então tudo que recebo não é “deles”, mas Dele. Tive essa revelação quando estudei a lição de “eles não têm” https://ajudamatrimonial.com/emc-ent/ onde entendi que Ele é quem provê para todos, para dar aos outros, a quantidade e o tempo que Ele assim dispõe. Compartilho com vocês esse testemunho onde Ele me revelou essa verdade: https://elanimador.com/tu-mi-fuente-inagotable/

Não somos nada mais do que vasos usados ​​por Ele para levar à água viva todo aquele que assim o desejar.

 

Rasa Zera nos Estados Unidos: oh, amei muito essa lição. Posso dizer honestamente que isso costumava ser meu coração também, não, obrigada, estou bem. Mas minha jornada no ano passado me trouxe até aqui. Às vezes esqueço dessa lição e não recebo presentes oferecidos imediatamente. Algumas semanas atrás, meu carro quebrou e eu realmente me senti esperançosa, eu sabia que meu Amor estava me preparando para ver algo incrível acontecer. Bem, uma semana atrás, uma querida amiga me mandou uma mensagem dizendo que ela sente que o Senhor quer que ela me presenteie com seu carro! No começo, por um momento, pensei de jeito nenhum, o que as pessoas pensariam?! Mas eu disse a ela que oraria sobre isso e meu Amor me levou a aceitar Seu precioso presente. Acho que, para mim, outra razão pela qual nunca quis aceitar presentes foi porque me sentia indigna deles. Eu sentia que não os merecia. Mas um presente não pode ser ganho, é de graça. Essa é a beleza disso, não é uma transação, é uma bênção. Obrigada por esta preciosa lição. ❤️

 

Publique SEU Relatório de Louvor ou Diário

Libertando a VERDADE

📲

5 opiniões sobre “LV 82 “Aceite a SUA Ajuda” Livro 3, Capítulo 9”

  1. Foi tão bom reler essa lição hoje. Me fez recordar que eu tinha muito orgulho de pedir ajuda, sempre pensando que é vergonhoso pedir ajuda em qualquer coisa.
    Mas meu Amado sabia desse meu orgulho e me atraiu para me ensinar sobre humidade também, e que eu precisava saber aceitar ajuda quando precisasse.
    Me lembro que meu irmão um dia sentou comigo e disse que o Senhor o tinha enviado para me ajudar, e meu Amado me direcionou a aceitar que ele pagasse as minhas dívidas de cartões de créditos, hoje vejo o meu irmão sendo a cada dia mais abençoado, porque meu Marido também me mostrou que eu não podia roubar uma bênção do meu irmão, pois foi Ele que colocou isso em seu coração para me ajudar.
    Agradeço ao meuAmado por esse ensinamento 💕

  2. Essa lição é um grande ensino para mim. Tenho dificuldade de pedir ajuda. Muitas vezes recebi não como resposta, por outras vezes as pessoas exigiram “eternas” gratidões pelo que fizeram e isso me fez pensar que quanto menos ajuda pedisse, melhor seria. Acho que a grande diferença é ir ao Senhor primeiro, para que a ajuda venha Dele.

  3. Que lição maravilhosa! Saber que meu Amado está querendo me abençoar através de alguém que me oferece ajuda ou algo é tão libertador! Lembrei me de uma vez que a minha ex sogra quis me abençoar, me pedindo pra escolher uma jóia de prata que uma amiga da família estava vendendo e eu havia gostado tanto. Mas não aceitei por achar que ela se sentiu na obrigação de me oferecer. Quanto orgulho de minha parte. Agora sei que meu Amado estava querendo me mimar e eu disse não. Assim como esse, tem vários exemplos
    Obrigada querida Erin e meu Amado por essa lição !

  4. Essa lição de vida falou muito ao meu coração e também me fez lembrar de presentes que recebi de alguém que foi muito cruel comigo. No início estava tudo bem e recebi tudo com bastante expectativas. Depois essas expectativas foram frustradas, essa pessoa desistiu dos seus planos para comigo. Lendo essa lição aprendi que foi o meu Amado que usou essa pessoa para me ajudar com essas coisas que eu estava precisando. Gratidão meu Amado e me perdoa porque deixei meu orgulho falar mais alto, a partir de agora vou aceitar ajuda sem questionar, apenas reconhecer que veio do Senhor e dizer: “Obrigada “.

  5. Realmente eu nunca parei pra analisar que o presente é Dele, e muitas vezes deixei o orgulho agir e não aceitei tantas coisas. Meu Deus me perdoe por isso, aceitarei seus presentes e seus mensageiros com o coração aberto e grato apartir de hoje. Obrigada por esta lição. 🧡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *