Esta lição de vida é intitulada, “Eu tenho que ou eu consigo?” Agora, vou começar e dizer, “O que tudo isso significa?” É simplesmente isso…
Temos que confiar mais Nele? Ou conseguimos confiar mais Nele?
Quando estamos em uma situação difícil, é natural dizer: “Oh, eu tive que buscar mais a Deus. Eu tive que confiar mais Nele.”
No entanto, isso não é, na verdade, uma coisa ótima? Não é uma coisa boa quando conseguimos confiar mais Nele? Você não quer ter mais oportunidades de depender Nele e confiar ainda mais Nele? Durante as dificuldades, conseguimos nos pressionar mais Nele. Eu acho isso muito engraçado porque ao longo desses últimos, oh, não sei há quanto tempo isso está acontecendo que não estou no paraíso ou de férias como antes. Foram essas últimas semanas, meses? Não tenho certeza. Mas o tempo voa quando você está se divertindo, certo?
Então, no último podcast (e capítulo), se você ouviu, eu falei sobre quando você não está vivendo no paraíso, você não está em férias contínuas em algum lugar maravilhoso. E então você está nessa situação, que, como uma crente, esperançosamente como Sua noiva, significa que você pode buscá-Lo mais, confiar mais Nele. Mas é tão engraçado que não fazemos isso.
Nós realmente não vemos a beleza disso, a bênção, o presente que isso é. Todas nós queremos que as coisas sejam fáceis e leves. Nós amamos sermos mimadas com coisas maravilhosas, mas as bênçãos mais profundas realmente vêm daqueles momentos no vale quando somos empurradas para um canto e quando precisamos confiar mais Nele. Então é quase como se você precisasse se segurar porque não mudaremos naturalmente a maneira como você pensa ou fala.
Eu não acho, talvez você consiga, mas eu não acho que eu consigo fazer isso quando em vez de dizer eu tenho que, é eu consigo — reconhecendo a verdadeira bênção que o vale é. Isso surgiu quando eu estava conversando com algumas das minhas amigas mais próximas do ministério. E também aconteceu recentemente quando eu estava conversando com um dos meus quatro filhos enquanto ele estava passando por dificuldades financeiras (como todos nós passamos de vez em quando).
Enquanto eu o encorajava, o que é adorável porque sua esposa me procurou e disse: "Eu realmente acho que você precisa se aproximar; ele está realmente em um momento ruim", o que não era normal para meu filho. Eu sabia que essa era minha oportunidade de ser encorajadora. Então fui até meu Marido primeiro, pedi a Ele que me dissesse o que dizer, e apenas falasse através de mim. Então ele me ligou, o que foi uma resposta à oração para confirmar que era o que Ele havia planejado.
Ao longo daquele dia, consegui falar com ele longamente por diferentes períodos de horas. A primeira vez que falei com ele, consegui falar com ele, e conversamos por três horas em três conversas diferentes, uma após a outra. Essas mesmas iniciativas de encorajamento continuaram desde então. Isso não teria acontecido se tudo fosse como queremos que tudo seja.
Em vez disso, recebi as bênçãos que vêm das dificuldades que meu filho estava enfrentando, e eu estava pronta por causa das dificuldades que eu estava enfrentando e falando com Ele antes do tempo: "O que você quer que eu diga?" Mesmo que minhas dificuldades não fossem financeiras, isso me tornou sensível para ouvi-Lo mais claramente.
“Bendito seja o Deus e Pai, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação” (2 Coríntios 1:3–4).
O que eu acho legal também é que se você disser naturalmente, "Eu tenho que", então você pode se pegar como eu me peguei fazendo e dizendo, "Espere um minuto, não é que eu tenha que, ou você tenha que, nós conseguimos!" Quando eu disse isso, meu filho disse, claro, sim, sim! Ele concordou que essa era uma oportunidade, e ele percebeu que mesmo com todos esses medos e todas essas preocupações e todos os ataques a ele (como sentir que ele não é um provedor bom o suficiente e o que eu fiz de errado e por que eu não economizei mais — quando simplesmente não há a quantidade de trabalho que ele precisa entrando ou a renda não está entrando).
Ou quando seu salário, bônus ou o que quer que seja, onde quer que você esteja. Acho que todas vocês podem se identificar com isso, mas não é um ótimo lugar, o melhor lugar em que podemos estar?
Agora, também vou dar a vocês um subpodcast, um podcast dentro do podcast. E vou intitulá-lo com base em uma das minhas histórias bíblicas favoritas.
O tamanho do punho de um homem
Esta história incrível, eu acho, está no Antigo Testamento. É uma história real do profeta Elias. Você deve ler a história toda para realmente entendê-la porque, é claro, eu me lembro principalmente da parte principal, quando, depois de sete vezes (e eu até esqueci disso), depois de sete vezes Elias enviou seu servo para procurar nuvens. Eu acho que ele estava no topo de uma montanha ou algo assim para que ele pudesse procurar por quaisquer nuvens se formando porque havia uma seca sem fim, e Elias, motivado por Deus, obviamente disse: "Isto é o que vai acontecer. Vai chover. Vai chover. Vai chover." Falando para as pessoas más ali e para o líder maligno, ele basicamente disse: "Deus, meu Deus, a quem eu sirvo, em quem eu confio, vai chover e inundar este lugar."
E claro, depois que ele disse isso, ele é humano, tenho certeza que ele estava pensando, "Oh meu Deus, isso tem que acontecer!" Então é por isso que ele continuou a orar e orar e orar e enviou seu servo sete vezes para procurar nuvens. E na sétima vez, seu servo voltou e disse como uma reflexão tardia, "Bem, eu vejo uma nuvem do tamanho do punho de um homem."
Imediatamente, Elias disse: “Vá, vá trazer as notícias, saia rápido antes que fique inundado e você não consiga chegar lá.” Esse era o tipo de fé que ele tinha. Elias sabia que Deus faria o impossível, mas isso o levou a chegar a um lugar onde ele precisava desesperadamente de Deus. Então, vou trazer de volta a essa reflexão tardia. “Mas há uma pequena nuvem do tamanho do punho de um homem.”
Isso se encaixa na conversa que eu estava tendo com meu filho sobre confiar Nele como Elias. Aconteceu um dia quando recebi um telefonema do meu filho e percebi que ele estava dirigindo. Pensei: "Meu Deus, ele conseguiu trabalho!" Então, animada, eu disse: "Você está indo para um novo trabalho?" E ele disse: "Ah, não. Não, não é para lá que estou indo."
Então ele me disse que tinha uma rachadura no para-brisa e que ia consertá-lo. E ele disse: "Mãe, foi incrível. Foi uma coisa tão louca porque era uma pequena rachadura, mas começou a crescer. E então seu vizinho disse: "Ei, você sabe que pode consertar isso de graça com seu seguro. Não é nem uma franquia. Acho que está tudo meio que embutido em todos os planos de seguro. Você precisa verificar." Então ele fez. E vejam só, era de graça. E estava disponível em um lugar que era bem avaliado para esse tipo de coisa. Então ele estava a caminho e teve que ligar, então eu disse: "Oh, meu Deus. Ele começou! Deus ouviu suas orações. É sua nuvem se formando do tamanho do punho de um homem!
“Você estava gritando, e isso vai acontecer. Este é aquele punho, aquela pequena nuvem. E ele disse, “Você está certo, Ele está começando.”
Agora mesmo, estou sentindo arrepios do mesmo jeito que senti quando disse isso ao meu filho. E quando ele estava ouvindo, meu filho disse que estava sentindo arrepios. E também, estou com os olhos marejados porque sei como isso aconteceu a partir daí.
Juntos, começamos a ficar realmente animados, assim como Elias. "Meu Deus, aqui está a nuvem. Estamos prestes a ter uma chuva torrencial!" A próxima coisa que aconteceu (não sei quantos dias depois) foi que recebi outra ligação do meu filho, mas foi em um horário estranho do dia. Ele geralmente liga quando sai de manhã, mas isso foi à tarde. Eu sabia que ele estava dirigindo.
"Eu, homens de pouca fé", eu apenas presumi que ele estava fazendo compras de supermercado (porque eles têm um carro, com uma renda familiar. Ah, desculpe, essa foi outra coisa que eu consegui encorajar meu filho na primeira vez que conversamos. Eu consegui dizer o quão notável era que ele fosse o único provedor de sua família. Lembrando-o de que ele era um homem bom e piedoso, marido e pai porque você é um dos poucos que sustenta a família Dele. Eu o lembrei: "Sua esposa nunca trabalhou durante todo o tempo em que você foi casado, e isso significa que sua filha (minha neta) nunca teve que ir à escola, assim como você nunca teve. Isso é muito notável!"
De qualquer forma, voltando à ligação da tarde quando pensei: "Ok, ele está fazendo compras de supermercado". E eu disse: "Para onde você está indo?" Achando que ele ia me dizer o nome da loja. Mas, em vez disso, ele disse: "Bem, você não vai acreditar, mas estou indo para West Palm Beach (que, se você olhar um mapa dos Estados Unidos, notará que a Flórida é uma longa península. No momento, meu Marido e eu moramos no centro do estado, enquanto a família do meu filho mora ao sul, na Costa Oeste. Na costa leste é onde West Palm Beach está localizada).
Então ele tinha uma longa viagem pela frente com bastante tempo para conversar. Mas eu mal podia esperar e disse: "O que está acontecendo?! O que aconteceu?!" E ele me disse que, do nada, um homem muito, muito conhecido ligou para meu filho, chamou-o pelo nome e disse: "Precisamos de você! Você pode ir até aí? Posso usá-lo neste fim de semana? Vamos transmitir esta grande convenção pela televisão. Está se mostrando muito popular. Precisamos de você. Você pode trazer seu equipamento?"
Então ele disse que empacotou tudo mesmo quando o produtor deles ligou e disse: "Ah, você não vai precisar disso ou daquilo." Meu filho disse que apenas sentiu o chamado de Deus, então empacotou tudo, pensando: "É melhor ter do que não ter." Sim, eu treinei cada criança no caminho que ela deveria seguir. Ele faz muitas coisas do jeito que eu faço, e isso também é uma bênção.
De qualquer forma, ele acabou indo para a Costa Oeste, e durante tudo isso, uma coisa após a outra, após a outra, após a outra, estava quebrando. Nada estava funcionando. Foi tão difícil, mas então meu filho falou e assumiu. Ele disse: "Eu apenas orei e disse: 'Senhor, você tem que nos mostrar. Você tem que nos mostrar o que fazer.'" E a razão pela qual ele acreditou é por causa de tudo o que ele tinha acabado de viver. Ao longo de sua vida, ele passou por dificuldades angustiantes, mesmo em sua vida de casado, e especialmente durante todas as dificuldades que ele experimentou quando estava crescendo. Podemos ter certeza - tudo o que acontece conosco será usado em algum momento "Para um tempo como este."
Então ele sabia como clamar a Deus, o Pai. Verdade, é bom ter um Marido. É maravilhoso ter um Irmão que é mais próximo do que um irmão. Mas quando você precisa de algo, a quem você recorre? Você liga para seu pai, você liga para seu Pai.”
Então ele estava orando, e ele pedia a Ele toda e qualquer vez, com cada problema, e havia tantos! Quando ele estava me contando como Deus, seu Pai, mostrou a ele o que fazer, primeiro abrindo essa oportunidade paga muito necessária. Bem, porque Deus o preparou, ele basicamente se tornou o salvador (com s minúsculo) do evento. Todos disseram que ele se tornou o salvador por todo esse fim de semana. E isso não foi apenas satisfatório o suficiente quando tudo se encaixou, mas no final, essa figura muito conhecida, muito pública, muito grande destacou meu filho com todos ao redor e agradeceu a ele. Então, na frente de todos, ele fez questão de dizer que precisava ter tudo o que ele fez detalhado para que ele pudesse ser pago e reembolsado e faturado, e então... enquanto todos assistiam, ele abriu um envelope com grandes quantias de dinheiro e começou a entregar grandes notas para meu filho na frente de todos. Fale sobre Deus simplesmente aparecendo!!
Era quase como se eu pudesse ouvi-Lo dizendo durante os dias escuros e nublados: “Confie em Mim, estou ouvindo você. Vou abençoá-lo. Você acreditou naquele pequeno punho. Você clamou a Mim. Você não vacilou em suas crenças.”
Então, mais uma vez, eu quero dizer, eu acho que é um privilégio, não é que temos que confiar em Deus. É que nós conseguimos confiar Nele. Não é que temos que pressioná-Lo mais porque nossos corações estão partidos. Mas confiaimos porque o que vamos ganhar é muito mais do que o que nos falta. É assim que Ele opera.
Então, querida amiga, se você está nessa situação, mude a maneira como você está pensando. Procure o bem. Deus trabalha junto, todas as coisas trabalham juntas para o bem. Quando você ama a Deus e é chamada de acordo com o propósito Dele. Procure em Romanos 8:28 e medite sobre isso. Então pergunte: Qual é o propósito Dele? O propósito Dele é, em última análise, abençoá-la muito além do que você poderia imaginar. Procure isso em Efésios 3:20 também. Por último, mas não menos importante — Ele planejou que você também saísse com um testemunho. Você sai com tanto encorajamento para que possa encorajar outras pessoas que estão enfrentando quaisquer dificuldades.
No caminho de volta para casa, conversamos sobre quantas pessoas ele conhece com quem poderá se relacionar e quanta empatia e compaixão ele terá por aqueles que estão passando por dificuldades.
Se você não está lutando, como pode ter compaixão por aqueles que estão lutando, e o que você vai ser capaz de dizer a eles? Se você não teve uma carência e não teve que pressionar Deus — então, esperançosamente, você descobrirá que você tem que, você consegue!!
Então espero que neste novo podcast, que, a propósito, foi gravado sem nenhuma nota porque pude me aprofundar mais nele, eu não tive que precisar mais Dele — eu consegui precisar mais Dele porque não tinha notas e, o mais importante, pela graça de Deus, consegui permanecer no caminho certo.
Embora eu tenha feito algumas repetições (usei o nome do meu filho), sei sem sombra de dúvidas que esta Lição de Vida será uma bênção para você. Mas não guarde isso para si mesma. Por favor, certifique-se de compartilhar seu próprio testemunho, pergunte a Deus para quem enviar esta Lição de Vida, e eu terminarei dizendo: "Continue encorajada, mas o mais importante, continue apaixonada por Ele."
Isabella na Costa Rica: “Porque o teu Criador é o teu Marido, cujo nome é Senhor dos Exércitos, que é chamado o Deus de toda a terra, porque o Senhor te chamou como alguém abandonada e aflita e espírito, sim, como a esposa jovem, quando ela é rejeitada, diz o teu Deus.”
Esta lição chegou tão perto do meu coração, porque este dezembro estou sendo guiada pelo medo! Estou há 2 anos vivendo nesta cidade remota a 9 horas de distância da cidade onde eu morava, e embora o Senhor nos tenha abençoado com o dinheiro para voltar e visitar a família e velhos amigos. Mas o inimigo sempre ataca, eu estava me sentindo muito ansiosa sobre deixar meus 3 cachorros, 2 gatos e galinhas!! Quero dizer, ninguém cuida dos seus animais como você! E o fato de estarmos viajando por 2 semanas me deixou com medo!
Todos os "e se" vieram à minha mente! E então esta lição poderosa veio a mim como um GPS para minha vida!
Se o Senhor está me dando um caminho a seguir, Ele cuidará de todos os detalhes porque hoje estou escolhendo me render!
Nada na minha vida escapará da Sua vontade!
Ele continua se aproximando de mim quando o espírito do medo quer se apegar ao meu coração!
Estou escolhendo o amor e sendo guiada para os lugares altos pelo meu amoroso Pastor!
Eu escolho a vida com Ele sempre!
Minha doce amiga, o amor vence todos os medos!
Leia os RELATÓRIOS DE LOUVOR que Mulheres Encorajadoras postam em nosso blog sobre ter um Pai Celestial #PC.
Publique SEU Relatório de Louvor ou Diário
Libertando a VERDADE
📲
olá queridas noivas
Que lição maravilhosa e transformadora
Veio a memória das tempestades que passei na última semana e como de repente o cenário foi mudando aos poucos.
Era a nuvem do tamanho de um punho 🙌🏾❤️
Glória a Deus!