Esta semana, eu estive pensando em um dos meus princípios bíblicos mais usados. A Bíblia é cheia de joias escondidas, tão preciosas e ainda assim tão obscuras para grande parte dos pregadores que realmente nunca experimentaram o tipo de intimidade que a maioria de nós, como Suas noivas, temos a benção de experimentar. Uma dessas joias que são transformadoras de vidas, como uma das minhas noras adora falar, é viver com os outros de um modo compreensivo. E, embora "outros" possam ser pessoas de ambos os gêneros, eu tenho usado esse princípio principalmente quando lido com outras mulheres em minha vida (amigas, irmãs, tias, colegas de trabalho, noras, sogra, etc., etc.). Eu acredito que esse princípio também funciona em relação aos homens, quando Ele nos chama para esse fim. No entanto, eu acredito que ele se aplica principalmente às mulheres, que fomos feitas pelo nosso Criador como seres com características únicas, devido ao fato de sermos guiadas, motivadas e frequentemente controladas pelos nossos corações.
E como isso funciona é simples. Devido à grande dor que sentem, a maioria das mulheres mascaram, escondem ou ignoram essa dor, o que faz com que elas, muitas vezes inconscientemente, ou até algumas vezes intencionalmente, machuquem outras pessoas e nos machucam. É com as mulheres mais difíceis em sua vida que esse princípio, essa joia, funciona de maneira surpreendente. E para que funcione, você deve ter uma forte intimidade com seu MC, que desempenha o papel principal nesse princípio.
Anos atrás eu achava realmente difícil lidar com uma de minhas noras e o que eu queria era realmente, mas realmente amá-la profundamente. Então, eu simplesmente perguntei a Ele como Ele poderia fazer isso acontecer. Lembre-se, Ele quer que Suas noivas sejam uma com Ele, e Ele é o Homem que deu a Sua vida "enquanto nós ainda éramos pecadores". Portanto, quando alguém é indelicado ou arrogante, ou até nos insulta, devido ao Seu amor por nós, nós podemos amá-los. Realmente amá-los e não "contar as suas transgressões". Ame-os como Ele quer que amemos, demonstrando o seu amor para eles.
Então, quando eu pedi a Ele que me ajudasse, eis o que Ele fez, Ele me lembrou desse versículo que deve ser aplicado em um relacionamento com uma mulher.
"...Sejam compreensivos no convívio com ela, pois, ainda que seja mais frágil que vocês, ela é igualmente participante da dádiva de nova vida concedida por Deus..." (1 Pe 3:7)
“... Vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida...” (1 Pe 3:7)
Sim, esse versículo é direcionado principalmente para maridos amarem suas esposas, o que, como todas nós sabemos, pode frequentemente ser a façanha mais difícil para qualquer homem. Mas, esse princípio funciona totalmente quando aplicado por qualquer pessoa.
Tão logo eu realmente decidi tratá-la de um jeito mais compreensivo, foi quando Ele fez a coisa mais extraordinária. Ele começou a me mostrar, em minha mente e no meu coração, todas as muitas razões para amá-la! Primeiro, foi me mostrando o quanto eu sabia e tinha visto uma vez ou outra como ela amava o meu filho. Quase como em um filme, Ele me mostrou tantas razões para amá-la. Realmente, e de verdade amá-la.
A próxima coisa que Ele me mostrou foram as várias maneiras em que ela foi ferida enquanto crescia. Assim como todas, exceto uma de minhas quatro noras, o seu pai foi embora com OM. Houve muitas outras coisas sobre ela que Ele me mostrou, algumas eu sabia, e outras eu realmente não sabia, e o que eu sabia a fez agir ou reagir de modo nada amável.
Assim que compartilhei essa revelação com Tara, desde o início até os detalhes específicos sobre sua cunhada, Tara, é claro, imediatamente acolheu e se beneficiou do mesmo modo que eu. E daquele momento em diante, tem sido fácil amar aquela mulher especial da maneira que eu sei que Ele queria que a amássemos.
Então, é claro, nós animadamente começamos a usar esse mesmo princípio com cada uma das mulheres em nossas vidas quando confrontadas com um insulto ou um ataque doloroso. Isso faz com que amar os outros seja muito mais fácil e incrivelmente recompensador.
Agora, o que isso não fará.
Isso significa que você nunca mais será magoada por elas? Não. Insultos machucam. Mas, aqui está como Ele usa isso para o bem. Por ainda permitir que nós sintamos a dor dos insultos, primeiramente, nós lembramos. Isso nos ajuda a lembrar o quão doloroso é ferir para que nós tenhamos compaixão pelos outros. Quando nós estamos distantes da dor ou nunca mais a sentimos, é impossível termos empatia pelos que estão feridos. Segundo, nos mantém reais. Religião e pessoas religiosas não são reais. Eles são falsamente piedosos e isso causa repulsa Àquele que diz, Ele "chorou". Nosso MC sentiu e sente a nossa dor, portanto, para que nós possamos amar como Ele, também nós continuamos a sentir dor. E ainda...
Assim como você experimenta todos os dias, no momento em que vamos a Ele com nossa dor, Ele está lá para nos confortar. Ele nos mostra a situação com tanta sabedoria e entendimento, basta pedirmos e simplesmente nos sentarmos em silêncio para ouvir o que Ele tem a nos dizer. Isso significa que, a cada momento de dor que nós somos chamadas a experimentar resulta em um relacionamento com Ele ainda mais profundo, mais íntimo, mais amoroso que antes de sermos chamadas por Ele. E esta é mais uma razão porque nós podemos sempre "sorrir para o futuro".
Então, quando você levar uma bofetada, e, instintivamente, virar a outra face, e, possivelmente isso acontecerá de novo e de novo, quantas vezes Ele quiser que você sinta a dor de múltiplos golpes vindos de alguém que você ama profundamente (como Ele fez comigo, o que me levou a esta Lição de Vida). Você passará por isso e subirá a um nível mais alto, devido ao maior Amor que se possa imaginar.
Não tenha medo de pedir a Ele para ajudá-la com este princípio. Nesta vida, nós teremos tribulações, todos terão. Mas, o que nos diferencia, como Suas noivas, é que nós podemos, de fato, nos beneficiar dessas tribulações. Leia cada uma dessas verdades, com calma...
João 16:33 "Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." KJV
"Eu lhes falei tudo isso para que tenham paz em mim. Aqui no mundo vocês terão aflições, mas animem-se, pois eu venci o mundo”." NVT
“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." ARC
Jesus replicou: —Então agora vocês acreditam? Ouçam! Está chegando a hora—e na verdade já chegou—em que vocês serão espalhados, cada um de vocês irá para sua casa e me deixarão sozinho. Porém eu não estou sozinho, pois o meu Pai está comigo. —Eu digo isto a vocês para que, por meu intermédio, vocês encontrem paz. Vocês sofrem neste mundo, mas sejam corajosos. Eu venci o mundo!" VFL
"Disse-vos tudo isto para que tenham paz. Aqui na Terra terão muitos sofrimentos; mas tenham coragem, porque eu venci o mundo.” OL
"Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo." NTLH
“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. NVI-PT
É linda a forma com que o Senhor sempre nos conduz à fazer a Sua vontade! Ele é o grande Mestre e cada dia nos ensina mais.
Ele tem usado a vida da Erin para nos ensinar, e nessa lição foi nos compartilhado algo tão poderoso e que nós mulheres precisamos muito praticar no nosso dia a dia com nossos filhos, nossos pais, com todos à nossa volta!
Esta lição veio para confirmar o que o Senhor tem falado muito ao meu coração, e tenho pedido que Ele continue me transformando em uma mulher mansa, quieta, compreensiva.
O que venho aprendendo desde que iniciei em minha jornada com Ele, é que o Seu desejo é que olhemos para o outro com um olhar de amor, não um olhar julgador, pronto a acusar. Quase sempre nós não sabemos o que as pessoas realmente passaram em suas vidas e o que as levou a agirem desta forma conosco. Devemos tentar compreender e amá-las independente da forma com que nos tratam.
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33
Sempre enfrentaremos momentos difíceis especialmente no convívio com outras pessoas, mas temos a certeza de que o Senhor sempre estará conosco para nos ajudar!