Capítulo 9
A Milha Extra
“E quem te obrigar a andar uma milha,
vá com ele duas.
—Mateus 5:41
No livro de Mateus, a maioria de nós está bem familiarizada com o que chamamos de bem-aventuranças. Bem-aventurados são... é uma mensagem que é falada nos púlpitos em todo o mundo. No entanto, dentro desse mesmo capítulo, se qualquer uma de nós o lesse até o fim, encontraria um princípio sobre o qual poucos falam, muito menos decidem aplicá-lo em suas vidas. É um princípio que passei a acreditar ser um dos mais poderosos depois do poder do amor.
Talvez seja uma extensão do princípio do amor, ou talvez seja o amor que está sendo representado. Mas o que esse princípio faz, para aquele que o aplica sem medo, nada mais é do que uma experiência surpreendente, incrível, de tirar o fôlego.
Estou convencida de que alguns cristãos optam por não aplicar esse princípio pelo fato de preferirem sofrer ou perder uma bênção a se rebaixarem a ponto de abençoar seu inimigo. É uma arrogância verdadeiramente espantosa, visto que tudo nos foi dado nesta vida. No entanto, Deus também mostra que sabe exatamente como a maioria de nós é quando compara essa atitude decadente ao irmão do filho pródigo. Mesmo tendo tudo, quando viu seu pai abençoando “aquele pecador”, isso trouxe à tona o verdadeiro coração de muitos de nós que afirmamos ser cristãos – um seguidor de Jesus.
Espero ter chamado sua atenção e você abrirá seu coração para abraçar um dos princípios mais poderosos, que começa com - não resistir ao mal.
Jesus disse: “Mas eu vos digo: não resistais ao mal; mas quem te der uma bofetada na face direita, oferece-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar a sua camisa, deixe-o levar também o seu casaco. E quem te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas” (Mateus 5:39-41).
É natural, para cada um de nós, resistir ao mal quando ele vem contra nós. Não é natural dar a outra face, mas sim garantir o próximo golpe. Mas, minha amada crente, não é assim que os cristãos (seguidores e discípulos) devem reagir.
“Para resumir, que todos sejam harmoniosos, compassivos, fraternos, bondosos e humildes de espírito; não retribuindo mal com mal, nem insulto com insulto, mas dando bênçãos; pois com o mesmo propósito fostes chamados para herdar uma bênção” (1 Pedro 3:8).
Embora nossos corações devam ser capazes de viver este princípio, não deveríamos nós, apenas para querer andar como Jesus andou, “Porque para isto fostes chamados, visto que também Cristo sofreu por vós, deixando-vos exemplo para vós seguirdes Seus passos. . . e enquanto era injuriado, Ele não revidava com injúrias; enquanto padecia, não fazia ameaças, mas entregava-se Àquele que julga com justiça” (1 Pedro 2:21–23), sermos agradáveis e pelo menos tentar seguir Seu exemplo, já que Ele se deu ao trabalho de morrer por nós?
Deus, simplesmente porque Ele é tão bom, também escolheu anexar uma bênção quando nos recusamos a responder na carne, resistindo ao mal ou devolvendo-o. Mas, como todas as promessas, há uma condição que precisa ser cumprida. Se você ainda não leu Uma Mulher Sábia, talvez não esteja familiarizada com esse princípio e me acuse de algo que não é verdade, já que ninguém pode merecer a salvação. Por mais que isso seja verdade, existem condições simples que criam nossa bênção ou nos colocam na posição certa para recebê-la, mesmo que a condição seja simplesmente aceitá-la. Aqui estão algumas tiradas de Uma Mulher Sábia:
Condição – “Crê no Senhor Jesus. . . Promessa - e você será salvo” (Atos 16:31).
Condição – “Deleite-se no SENHOR. . . Promessa – e Ele concederá os desejos do seu coração” (Sl 37:4).
Promessa-". . . Deus faz com que todas as coisas cooperem para o bem. . . Condição - “para aqueles que amam a Deus. . . aos que são chamados segundo o Seu propósito” (Rm 8:28).
A condição ou chave para receber nossa herança, nossa bênção, é que devemos ir além e dar uma bênção ou mais do que nos é pedido. Aqui está o que diz.
“Mas eu vos digo: não resistais ao mal; mas quem te der uma bofetada na face direita, oferece-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar a sua camisa, deixe-o levar também o seu casaco. E quem te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas” (Mateus 5:39-41).
“… não retribuindo mal com mal, nem injúria com injúria, mas, pelo contrário, abençoando; pois com o mesmo propósito fostes chamados para herdar uma bênção” (1 Pedro 3:8).
Ao longo de pouco mais de um ano, Deus me colocou na posição de receber tantas bênçãos inacreditáveis que ocorreram em decorrência de algum tipo de mal que veio contra mim, que não só não resisti, mas todas as vezes busquei uma bênção para dar ao meu perpetrador. Na maioria dos casos, foi meu ex-marido, que a maioria acha ser a pessoa mais difícil de não brigar.
No entanto, não precisa ser um cônjuge, ou ex-cônjuge, ou mesmo um membro da família a quem você abençoa quando eles enviam o mal contra você, esse princípio funciona com todo e qualquer mal que é lançado em seu caminho !!
E se não bastasse apenas receber uma bênção, Deus nos diz que receberemos o dobro do que merecemos com o que perdemos!! Deixe-me dizer-lhe também que, se você abençoar seu inimigo com entusiasmo, encontrará bênçãos dez vezes maiores do que as que perdeu, porque Deus ama abençoar um bom coração: alguém, qualquer um, que demonstre a atitude certa!
“Em lugar da vergonha que sofreu, o Meu povo receberá porção dupla, e ao invés da Humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna. Porque eu, o SENHOR, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna. Seus descendentes serão conhecidos entre as nações, e a sua prole entre os povos. Todos os que os virem reconhecerão que eles são um povo abençoado pelo Senhor.” (Isaías 61:7–9).
Desejando ser misericordioso com você. “Portanto, o SENHOR deseja ser misericordioso para com você e, portanto, Ele espera no alto para ter compaixão de você. Pois o SENHOR é um Deus de justiça; quão bem-aventurados são todos aqueles que anseiam por Ele” (Isaías 30:18). Deus não apenas a abençoa quando você abençoa seu inimigo, mas o fenômeno mais surpreendente é que qualquer mágoa, raiva ou amargura desaparece imediatamente, sim, desaparece imediatamente. Recentemente, descobri que no instante em que decido abençoar aquela pessoa, a alegria toma conta do meu coração! Que maneira de viver!
Expulsando o medo. “Não há medo no amor; mas o perfeito amor lança fora o medo…” (1 João 4:18). Existem tantos medos tolos e também reais que tentam impedir você de dar ao seu inimigo. No entanto, quanto mais você experimenta o incrível amor que o Senhor quer derramar e cercar você, mais esse amor perfeito, o amor que quer dar sem nunca buscar receber, permite que você continue a dar e ser abençoada.
Existe um ciclo vicioso de problemas que a maioria das pessoas vive dia após dia. Este não é o plano que Deus tinha para nós como crentes. Ele foi claro sobre como precisávamos viver para sermos felizes, abençoados e escandalosamente alegres, mas, em vez disso, ou vivemos ignorando Seus princípios ou escolhemos seguir o egoísmo e o raciocínio das pessoas no mundo.
Mesmo os não-crentes que vivem os princípios relativos a dar e abençoar os inimigos colhem uma vida alegre e abençoada. Não é preciso entender os princípios, não mais do que alguém precisaria entender completamente como a eletricidade funcionava. Se você tocar nela, funciona!
Caminhe por aqui. “Seus ouvidos ouvirão uma palavra atrás de você: ‘Este é o caminho, siga por ele’, sempre que você virar para a direita ou para a esquerda” (Isaías 30:21). Em vez de tentar descobrir como abençoar meus inimigos, sempre escolho perguntar ao Senhor. Na maioria das vezes, a bênção simplesmente flui da minha boca e eu a ouço ao mesmo tempo em que meu inimigo a ouve. Outras vezes, eu simplesmente pergunto e uma ideia surge em minha mente. Então eu corro com ela enquanto as coisas simplesmente se encaixam. Se elas não se encaixarem, simplesmente entrego o plano ao Senhor e permito que Ele o orquestre.
Deixe-me avisá-la de que o inimigo fará tudo ao seu alcance para detê-la, porque toda a sua natureza é a de um ladrão. E quanto mais você espera para obedecer, mais difícil é fazê-lo. Sua mente começará a raciocinar e o medo geralmente surge. O outro aspecto negativo da espera é que você pode ficar tentada a contar a alguém o que “planeja” fazer. Grande erro. Falando por experiência própria, essa outra pessoa tentará impedi-la. Portanto, quando você souber como Deus deseja que você abençoe seu inimigo, faça-o e só depois compartilhe com os outros.
Uma das minhas bênçãos mais ultrajantes aconteceu quando, em um dia, fui atingida por um golpe duplo. Primeiro, descobri que meu ex-marido não entraria com um adendo aos papéis do divórcio que removeria uma sentença contra mim. O julgamento, disseram-me, foi pior do que declarar falência. Quando ele me disse “Deus disse a ele para não limpar meu nome”, eu sabia que o estaria abençoando de alguma forma. Em vez de entrar em pânico, fiquei animada SABENDO que isso significa bênção em dobro!! Quando você vê da maneira que Deus nos diz e acredita, isso não apenas tira o medo, mas também traz a expectativa!
Poucos minutos depois, meu filho mais velho me contou que seu pai estava se casando, então eu sabia que deveria haver outra bênção pela frente. Naquela noite eu apenas entreguei ao Senhor e esperei que Ele me mostrasse o que Ele queria que eu fizesse. Por volta das três da manhã, acordei com o pensamento mais ultrajante que pensei que deveria ser Deus, porque nunca, jamais pensaria em algo tão louco. Mas só para ter certeza, eu disse ao Senhor que descartaria, mas se fosse Ele, Ele teria que falar comigo novamente pela manhã.
A manhã não apenas trouxe esse pensamento, mas foi ainda mais selvagem do que o que Ele havia colocado em meu coração. Como era cedo, muito cedo para ligar para o meu ex-marido, sabia que tinha de ficar no meu quarto porque ficaria muito tentada a dividi-lo com um dos meus filhos que, eu sabia, tentaria me impedir.
Às oito da manhã, fiz a ligação. Primeiro, contei ao meu ex-marido que havia recebido sua mensagem sobre não limpar meu nome e que, por causa disso, ele receberia um cheque de quarenta mil dólares ao meio-dia. Esse era o valor da sentença que seria pago cinco anos depois. A primeira bênção.
Então pude parabenizá-lo pelo noivado. Eu disse a ele, se ele permitisse, que eu adoraria abençoá-los pagando sua lua de mel usando os pontos que eu tinha para voos e uma semana em um resort. Meu ex-marido não conseguia falar. Quando ele fez isso, ele me pediu para repetir o que eu disse. Eu fiz. Então, quando ele estava prestes a descartar a oferta, eu disse rapidamente: "Apenas pergunte à sua noiva e me dê um retorno."
Alguns dias depois, ouvi de volta que eles pegariam os pontos de voo, mas não o resort. Foi só anos depois que soube que ela tinha uma irmã morando lá que já os havia convidado para ficar.
“Venha aqui e me escute! Eu derramarei o espírito de sabedoria sobre você e o tornarei sábio”! — Provérbios 1:23
“O meu amado é meu, e eu sou dele... Quando encontrei aquele a quem a minha alma ama; agarrei-me a Ele e não o deixei ir... Pois estou doente de amor”. —Cânticos de Salomão 3:2–4; 5:8
“‘Pois Eu conheço os planos que tenho para vocês’, declara o SENHOR, ‘planos de bem-estar e não de calamidade, para lhes dar um futuro e uma esperança’.” — Jeremias 29:11
“Para que os homens saibam, desde o nascer até o pôr do sol, que não há ninguém além de Mim. Eu sou o SENHOR, e não há outro, Aquele que forma a luz e cria as trevas, Causando bem-estar e criando calamidade; Eu sou o Senhor que faço tudo isso.” — Isaías 45:6–7
“Em vez de sua vergonha você terá uma porção DUPLA, e em vez de humilhação eles gritarão de alegria por sua porção. Portanto, eles possuirão uma porção DUPLA em sua terra, alegria eterna será deles. Pois eu, o SENHOR, amo a justiça, odeio o roubo. . . E fielmente lhes darei a sua recompensa E farei com eles uma aliança eterna.”
“Não temas, porque não serás envergonhada e não temas o constrangimento, porque não serás humilhada; Mas te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e do opróbrio da tua viuvez não te lembrarás mais.
“Pois o seu Marido é o teu Criador, cujo nome é o Senhor dos Exércitos; E o teu Redentor é o Santo de Israel, que é chamado o Deus de toda a terra.
“'Porque o Senhor te chamou, como uma esposa desamparada e de espírito triste, como uma esposa jovem que foi rejeitada', diz o seu Deus" - Isaías 54:4-6
"Em vez de sua vergonha você terá uma porção dupla, e em vez de humilhação eles gritarão de alegria por sua porção. Portanto, eles possuirão uma porção dupla em sua terra, alegria eterna será deles. Porque eu, o Senhor, amo a justiça , Eu odeio o roubo... e darei a eles fielmente a sua recompensa e farei com eles uma aliança eterna. Então a sua descendência será conhecida entre as nações, e a sua descendência no meio dos povos.
Todos os que os virem os reconhecerão, porque são a descendência que o Senhor abençoou. Isaías 61:7-8
Por estar não apenas disposta, mas empolgada em oferecer isso, contei o que aconteceu enquanto viajei pelo mundo e cada vez chamou a atenção de quem Ele me levou a compartilhar. Como meu motorista de táxi que pisou no freio com força e se virou em seu assento para olhar para mim e gritou: “Por quê?!?! Por que você faria isso?!?!" E a cada vez eu simplesmente respondia o que quer que Ele me levasse a dizer.
“Não se preocupe de antemão com o que você vai dizer, mas diga o que for dado a você naquela hora; porque não sois vós que falais, mas é o Espírito Santo que fala repetidamente por meio de vós.” — Mateus 10:19, Marcos 13:11, Lucas 12:11
O taxista continuou gritando: “Mas ele enganou, roubou e machucou você! Por que?"
Eu respondi: “Porque foi isso que o Senhor fez por mim. Ele me perdoou e me abençoou. Agora posso fazer aos outros o mesmo que Ele fez por mim” e ele começou a chorar.
Junte-se a mim enquanto todas nós dizemos: "Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma exultará no meu Deus; porque me vestiu com vestes de salvação, envolveu-me com o manto da justiça, como um noivo que se adorna com uma guirlanda, e como uma noiva se enfeita com suas joias, pois, como a terra produz seus brotos, e como um jardim faz brotar o que nele é semeado, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor diante de todos. as nações" - Isaías: 61:7-11
Testemunho: Indo além de mim mesma
Nossa como Deus é bom!!! Dou a Ele louvor absoluto pelo que Deus está fazendo em minha vida, em meus (ex) maridos e na vida de nossa família !!
Bem, Deus me apresentou um teste... meu marido me disse que seu sobrinho estava sendo batizado no domingo que era meu domingo de visitação, e que ele iria no próximo fim de semana (seu fim de semana) para Minnesota para o casamento de seu primo e queria conversar comigo sobre a troca de fins de semana.
Meu marido tem muito pouca custódia de nossa filha de 20 meses e nunca a tem durante a noite, então o que você está prestes a ler é um ENORME salto de fé em meu Senhor.
Antes de responder ao pedido do fim de semana, Deus me exortou a confiar COMPLETAMENTE nEle com minha preciosa filha; ou melhor, Ele estava perguntando se eu iria confiar Nele para ser o Pai dos órfãos.
Sem pensar duas vezes, perguntei se ele gostaria de levar nossa filha para o batismo fora da cidade. Seus olhos brilharam e ele disse: "Eu nem sabia disso, que era uma opção!" Então perguntei se ele gostaria de levá-la para Minnesota na semana seguinte (sem saber se ele levaria a OM, a outra mulher, com ele).
Deus estava me dizendo para confiar Nele e NÃO no que eu estava vendo na carne! Duas semanas antes, ele havia levado o OM para sua cidade natal para conhecer sua família e amigos. Posso dizer como o Senhor está continuamente me abençoando por meio da obediência a ELE? Em primeiro lugar, Ele me deu muitos favores com meu (ex) marido, Ele cuidou da minha filha, Ele me deu favores que eu NUNCA poderia ter imaginado com meus ex-sogros (que nunca gostaram de mim, e por um bom motivo); tanto que minha ex-sogra me escreveu a carta mais gentil e sincera que já recebi, me agradecendo por permitir que minha filha fosse ao batizado!!! UAU!!! Ele é TÃO fiel!!!
A viagem para Minnesota foi difícil. Eu nunca tinha ficado tanto tempo longe de nossa filhinha, seu pai não ficava com ela durante a noite desde que ela tinha 4 meses e meio, e ainda havia a questão da OM. Deus me deu forças para calar minha boca sobre a OM e nem mesmo insinuar se ela estava indo junto, Ele aumentou minha fé Nele e em Sua capacidade de cuidar sobrenaturalmente de minha filha. ELE me deu muitos favores com meu marido e sua família, e ELE me deu a capacidade de não apenas ser gentil, mas também de abençoar meu marido no processo: empacotei e passei todas as coisas de minhas filhas, embalei lanches, bebidas, remédios, etc. ... SEM instruções (como eu fazia no passado ... Sim, eu dava muito trabalho). Até fiz um jantar para viagem para ele, para que ele pudesse pegar a estrada com ela rapidamente. Ele ficou tão agradecido e surpreso!
Eles ficariam fora de quarta até segunda (meia-noite). Houve alguns dias em que não tive notícias deles, durante os quais Deus me fez pressionar para Ele. Quando meu marido estava voltando para casa, ele ligou para me dizer a que horas planejava chegar e acabou conversando comigo por uma hora e meia!
Durante essa conversa, ele me disse o quanto sua família apreciou o fato de eu ter permitido que nossa filha fosse para lá, como todos perguntaram sobre mim, como seus pais comentaram sobre o quão boa mãe eu sou (pela misericórdia e instrução do Senhor!), e como meu marido disse a eles que eu estava mais feliz do que ele jamais me viu!
E ele me perguntou o que me fazia ficar tão feliz! O que a alegria do Senhor pode fazer! Ele também me disse que não passa um dia sem que ele se pergunte como seria nossa vida se nos casássemos novamente e como poderíamos ter todos os nossos sonhos! Deus está trabalhando!!! Meu marido ainda tem medo de que as mudanças que ele vê sejam temporárias, mas como DEUS está TRABALHANDO FIELMENTE!
Eu SEI que Deus está removendo qualquer contenda, orgulho, presunção e farisaísmo remanescentes, e substituindo-os por bondade, quietude, mansidão e gentileza. Ele também está permitindo fielmente que a OM se torne amarga como o absinto! DEUS está transformando o coração do meu marido como ele transformou o coração dos Reis!
Agradeço ao Senhor por Sua intervenção divina e por me abençoar com uma fiel eParceira do RMI. Ela está jejuando comigo há três dias, e que coisa! O que a concordância, a oração e o jejum podem fazer! Louvado sejas Senhor! Deus não faz acepção de pessoas!!! Deleite-se nos caminhos do Senhor e Ele satisfará os desejos do seu coração (Sl 37:4). Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, Ele faz com que até os seus inimigos tenham paz com ele (Provérbios 16:17).
~ Courtney no Texas
Compromisso pessoal: caminhar a milha extra. “Com base no que aprendi nas Escrituras, comprometo-me a ir além, oferecendo a outra face enquanto faço o bem aos meus inimigos. Vou aproveitar o poder que Ele me deu – vivendo uma vida extraordinária – permitindo-me ser um vaso para Seu bom uso”.
Por favor, certifique-se de fazer seu Diário
~ Yvonne na África do Sul diz...
Queridas noivas, caminhar um quilômetro a mais e dar a outra face pode ser uma das coisas mais difíceis que alguém teria que fazer. Faça isso; Vale a pena. Não faça isso porque há uma bênção anexada. Faça isso porque você O ama e Ele o amou primeiro. Caminhar mais um quilômetro não é uma coisa fácil de fazer, mas esta noite meu Marido me lembrou que se eu fizer isso por Ele e não por mais ninguém, então valerá a pena.