Seu Primeiro Amor

Mas Eu tenho isso contra você,

que você abandonou seu primeiro amor.

—Apocalipse 2:4

Você abandonou seu primeiro amor? Acho que a primeira pergunta precisa ser: quem realmente é o seu primeiro amor? Poderia ser seu namorado, seu melhor amigo? Talvez o seu primeiro amor nem seja uma pessoa, mas bens terrenos como aquele armário cheio de roupas ou dinheiro - quem ou o que realmente está em primeiro lugar em sua vida e em seu coração? Por que é importante saber? Porque a Escritura em Apocalipse diz o seguinte: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (Ap 2:4). Então, mais uma vez, a pergunta é: quem ou o que realmente está em primeiro lugar na sua vida, porque a Bíblia também diz que “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim não é digno de Mim” (Mateus 10:37). “Pois os homens serão egoístas, amantes do dinheiro, presunçosos...” (2 Tm 3:2). “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males...” (1 Tm 6:10). “Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6:21).

Basicamente, aquele que ama algo ou alguém acima do Senhor não é digno Dele e de Seu amor.

Você entende o que o Senhor está dizendo a todas nós? Ele está dizendo que sempre que colocamos alguém ou algo à frente de nosso amor por Ele, ou nosso relacionamento com Ele, ou nosso tempo com Ele, não somos dignas de Seu amor. Uau, isso é algo que precisamos sentar e pensar!

Quando você ou eu amamos alguém, queremos passar mais de uma ou duas vezes por semana com essa pessoa, certo? E se estamos “apaixonadas” por essa pessoa, queremos passar todos os momentos acordadas com ela. Ligamos para eles e passamos cada minuto pensando neles ou conversando com eles. É com essa frequência que você pensa ou passa tempo com o Senhor? Se não, você pode dizer honestamente que Ele é realmente o primeiro em sua vida?

Busque primeiro. Deus é incrível de muitas maneiras - aqui está apenas uma de Suas promessas impressionantes para nós. “Mas buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça; e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Ele diz que somos abençoadas para sempre quando colocamos o Senhor em primeiro lugar em nossas prioridades — isso significa: primeiro em nossos dias e primeiro em nosso coração. Como se não bastasse, quando O colocamos em primeiro lugar, Ele nos mostra Seu amor acrescentando todas as coisas que esperávamos. Isso significa que quando você vai tão longe a ponto de “deleitar-se no Senhor”, por sua vez, “Ele satisfará os desejos do seu coração” (Sl 37:4). Isso não é incrível?

No entanto, por outro lado, o que acontece quando colocamos outra pessoa à frente do Senhor? O que Ele faz para nos trazer de volta a um relacionamento amoroso com Ele? Muitas mulheres casadas descobrem, como eu, que quando colocamos nossos maridos em primeiro lugar, o Senhor realmente os tirou de nós! Diz: “Você tirou de mim meus amigos mais próximos e me tornou repulsivo para eles. Estou confinado e não posso escapar... Você tirou meus companheiros e entes queridos de mim; a escuridão é o meu amigo mais próximo” (Sl 88:8, 18).

Ele inclina o coração. No entanto, não são apenas as mulheres casadas, Deus quer todas nós para Ele, tanto assim, que Ele inclina amorosamente o coração de qualquer um que colocamos à frente Dele. “O coração do rei é como um rio na mão do Senhor; Ele o inclina para onde quer” (Provérbios 21:1). Você descobriu isso acontecendo em sua própria vida ou na vida de outras pessoas? Eles perderam todos que amavam até que voltassem seu coração totalmente para o Senhor.

Deus não é egoísta; Ele faz isso porque sabe que cada uma de nós foi criada com um vazio em nossos corações que SÓ ELE pode preencher. Esse vazio nunca será preenchido com um relacionamento terreno, ele só pode ser preenchido, de forma plena e transbordante quando experimentamos um relacionamento profundo com Aquele que nos amou o suficiente para morrer por nós.

Se você Me ama

Como mostramos a Deus que O amamos? Primeiro, como acabamos de aprender, provamos nosso amor colocando-O em primeiro lugar em nossas vidas. Em segundo lugar, mostramos nosso amor obedecendo a Ele; Ele diz: “Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos” (João 14:15). Portanto, se você disser que ama o Senhor, você O obedecerá naturalmente. Jesus disse: “Por que vocês Me chamam de Senhor e não fazem o que Eu digo?” (Lucas 6:46). É disso que trata todo este livro: trata-se de conhecer a Deus e saber o que Deus diz em Sua Palavra, o que resultará em viver e obedecer a Seus mandamentos.

A Bíblia nos diz que o primeiro mandamento que incluiu uma promessa é encontrado em Efésios 6:1–3, e diz: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, porque isso é certo. Honra a teu pai e a tua mãe, para que te vá bem, e para que vivas muito tempo sobre a terra”. Você não pode dizer que obedece a Deus se está desobedecendo e, assim, desonrando seus pais. Talvez você não more mais em casa; na verdade, você pode estar sozinha se sustentando. Você está isenta deste versículo agora? Você superou isso?

A verdade é que você ainda está vivendo sob a promessa! Em primeiro lugar, este versículo não é um mandamento obrigatório ou pesado, porque o Senhor nunca, nunca é assim. Como a maioria das coisas, é como você olha para algo que o torna pesado. Algumas pessoas acreditam que os limites de velocidade são horríveis e deveriam ser abolidos. Alguns acreditam que devemos legalizar o uso de drogas e jogos de azar. O que você acha? É provável que concordemos que essas leis existem para nossa proteção e, quando optamos por obedecê-las, estamos vivendo uma vida segura, correto?

Agora passando para os versos em questão. Eu diria que você deve se concentrar na porção que nos diz para honrar nossos pais. Não importa quantos anos eu tivesse, enquanto meus pais estavam vivos, eu fazia questão de honrá-los com a maneira como falava com eles e sobre eles. Nunca fui desrespeitosa e isso, por sua vez, significava que fui abençoada de muitas, muitas maneiras.

No entanto, deixe-me também acrescentar isso, para muitas das senhoras que vieram ao nosso ministério com casamentos desfeitos, maridos infiéis, eu vi que muitas delas poderiam traçar seus problemas de volta para como elas eram rebeldes e desrespeitosas com seus próprios pais. E inúmeras vezes acabaram sendo obrigadas a morar com os pais novamente, e inevitavelmente agradeceram por isso porque puderam voltar e finalmente consertar as coisas.

Por que isso é importante? Como qualquer fundação, quando mal lançada ou cheia de rachaduras, a vida que você constrói sobre ela é instável. E talvez ainda mais importante é que elas precisavam aprender a obedecer e honrar seus pais porque isso as ajudava a honrar e obedecer a Deus, e vice-versa.

Quando você falha em obedecer e honrar as autoridades que você pode ver, você também falhará em obedecer e honrar Aquele que você não pode ver. A verdade é que, ao não obedecer e honrar seus pais, você está desobedecendo e desonrando a Deus. É simples assim.

Essa atitude segue você até o casamento e é uma das razões pelas quais os casais se divorciam ou são infelizes em seu casamento. É por isso que em Tito 2:4-6 diz às mulheres mais velhas, como eu, que eu deveria “exortar as jovens a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem prudentes, puras, trabalhadoras em casa, bondosas, sujeitas a seus próprios maridos, para que a palavra de Deus não seja desonrada”.

Deus é um Deus de autoridade. Se olharmos para a vida de Jesus, veremos que todo o Seu desejo era fazer a vontade de SEU Pai. Sim, concordo que é mais fácil obedecer a um Pai justo quando você pode ter um pai ou mãe ou alguma outra autoridade como seu chefe que não é digno de respeito - mas Deus cobre essa exceção com uma bênção adicional.

Veja só: Ele diz: “Pelo amor de Deus, respeite toda autoridade humana — faça o que eles dizem — não apenas se forem gentis e razoáveis, mas mesmo se forem cruéis. Pois Deus se agrada de você quando você faz o que sabe ser certo e suporta pacientemente o tratamento injusto. Claro, você não recebe nenhum crédito por ser paciente se for espancado por fazer algo errado. Mas se você sofre por fazer o bem e o suporta com paciência, Deus se agrada de você”.

“Pois Deus os chamou para fazer o bem, mesmo que isso signifique sofrimento, assim como Cristo sofreu por vocês. Ele é o seu exemplo e você deve seguir os Seus passos” (1 Pedro 2:13, 18–21). Isso não soa como o que você ouve na televisão ou no cinema, não é? Pode nem ser o que você ouve na igreja e certamente não está sendo falado em estudos bíblicos para mulheres. Eu sei, eu costumava ir até eles. E, por isso ser omitido porque ninguém quer ouvir, é por isso que há mais divórcios na igreja do que no mundo! Releia o que acabei de escrever porque isso é realmente verdade.

Claro, é mais fácil se submeter e honrar alguém que é honrado, mas espero que você seja como eu e queira uma bênção maior. Se você fizer isso, então Deus diz que está satisfeito com você por fazer a coisa certa, obedecendo e respeitando todas as pessoas com autoridade sobre você que são injustas, irracionais e até cruéis! Nunca se esqueça disso e, em vez disso, concentre-se na verdade de que o tratamento duro ou injusto realmente encontra FAVOR com Deus! Basta olhar para isso novamente ... "Mas se, quando você faz o que é certo e sofre por isso, você o suporta com paciência, isso encontra graça diante de Deus" (1 Pedro 2:20).

Agora, se você está sofrendo e sendo usada ou maltratada e resmunga, reclama e conta a todos sobre isso, você não recebe o prêmio ou a promessa. Na verdade, para realmente atrair o coração puro que o Senhor deseja abençoar, Ele acrescentou mais a esse princípio. Vemos isso aqui nestes dois versículos:

“Mas Eu digo a vocês: não resistam a uma pessoa má; mas quem te der uma bofetada na face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém quiser processá-lo e tirar sua camisa, deixe-o levar também seu casaco. Quem te forçar a andar uma milha, vá com ele duas. Dê a quem lhe pedir e não se afaste de quem quer tomar emprestado de você. Ouvistes que foi dito: 'AMARÁS O TEU PRÓXIMO e odiarás o teu inimigo', mas Eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. ” (Mateus 5:39–45). Em vez disso, os cristãos não estão dispostos a fazer nada nem perto disso - triste, mas também verdadeiro.

Olhe para ele novamente. Diz aqui em 1 Pedro 3:8 “Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança”.

Na verdade, é no início de 1 Pedro que explica que as mulheres precisam se submeter a seus próprios maridos, que também podem ser irracionais e até rebeldes à Palavra de Deus, e obedecer com respeito! Aqui, leia você mesma: “Assim também vós, mulheres, sede submissas a vossos próprios maridos, para que, se algum deles for desobediente à Palavra, seja ganho sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, conforme observe seu comportamento casto e respeitoso” (1 Pe 3:1-2).

Saber que, quando você se casa, Deus diz a você como uma mulher casada que você deve ser uma “esposa respeitosa” e que você também deve fazê-lo “sem uma palavra” mesmo quando seu marido é desobediente à Palavra de Deus, faz com que encontrar o homem certo para casar ainda mais importante, não é? Se o homem com quem você se casou é bonito ou atraente, isso desaparecerá com os anos. Mas um homem que está segundo o coração de Deus, que provou seu amor pelo Senhor obedecendo a Seus mandamentos, é um homem que você deseja que tenha autoridade sobre você! Certo?

Você pode não ter sido capaz de escolher seu pai ou sua mãe, ou seu professor, ou seu chefe atual, mas quando for sua escolha casar, escolha sabiamente. E enquanto isso, aprenda a honrar a autoridade irracional ou até cruel sobre você para obter as maiores bênçãos que você jamais poderia imaginar - o favor de Deus em sua vida!

É disso que trata o nosso ministério. A Bíblia diz: “Uma esposa exemplar, feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis” (Provérbios 31:10).

As mulheres governam sobre eles. Por outro lado, homens piedosos realmente procuram uma mulher que busca a Deus, não a eles! Somente quando você correr atrás de Deus, o homem certo irá persegui-la e alcançá-la - o tipo de homem com quem você vai querer se casar, aquele segundo o coração de Deus - em outras palavras, um homem que busca a Deus em vez de buscar os prazeres deste mundo!

O oposto, receio, também é verdadeiro. “Ó meu povo! Seus opressores são crianças, e as mulheres os governam. Ó meu povo! Os que te guiam te enganam e confundem a direção dos teus caminhos” (Isaías 3:12). Ao seguir os caminhos do mundo, você será desviada e se verá governando um homem espiritualmente fraco e descobrirá que você é oprimida ou dominada por seus próprios filhos, como a maioria dos casais cristãos hoje.

Mais uma vez, ao escolher um parceiro para toda a vida, escolha sabiamente. E enquanto isso, busque a Deus com paixão! Pois, ao fazer isso, Deus promete que todas estas coisas serão acrescentadas a você: um marido bom, fiel e amoroso, filhos obedientes e amorosos e um marido que será abençoado: “Aquele que encontra uma esposa encontra uma coisa boa e obtém favor. do SENHOR” (Provérbios 18:22).

Obediência em vez de sacrifício

A obediência é melhor do que o sacrifício. “O que é mais agradável ao Senhor: seus holocaustos e sacrifícios ou sua obediência à sua voz? Ouçam! A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que oferecer a gordura de carneiros. A rebelião é tão pecaminosa quanto a feitiçaria, e a teimosia é tão ruim quanto a adoração de ídolos” (1 Sam. 15:22-23). Também diz: “Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios” (Provérbios 21:3).

Como acabamos de ler, rebelião é viver perigosamente! Deus compara a rebelião com a feitiçaria e quando você está sendo teimosa, como exigir o seu próprio caminho, com a idolatria. Falaremos sobre obediência um pouco mais adiante, mas por enquanto…

Vamos falar sobre sacrifício. Há muitas mulheres que estão envolvidas em denominações específicas da igreja que exigem que as mulheres usem coberturas para a cabeça, às vezes apenas saias sem calças, ou exigem que outras roupas modestas sejam usadas. Infelizmente, essas mesmas mulheres que “parecem espirituais” por fora, e que sacrificam as modas de hoje, muitas vezes são rebeldes em seus corações!

Lembre-se, lemos em 1 Samuel que Deus quer obediência, não sacrifício. Isso porque Deus não está interessado no que está por fora, mas no que está dentro de nós.

Se você se concentrar em sua aparência exterior, pode estar enganando as pessoas e até a si mesma, fazendo-os pensar que é religiosa e, portanto, obediente ao Senhor - mas Ele, acima de tudo, sabe o que está em seu coração! Ele diz: “Não olhe para a aparência dele. . . porque Eu o rejeitei; porque Deus não vê como vê o homem, pois o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (1 Sam. 16:7).

O Senhor sempre reserva tempo para me mostrar o perigo de mulheres que usam roupas religiosas e até mesmo mulheres ou meninas que se voluntariam muito para a igreja. Sem pensar, você e eu assumimos que elas são mais espirituais, quando na verdade, se você as conhecer, descobrirá que muitas são apenas mais “religiosas”. O exterior está limpo, mas o interior está corrompido. Portanto, você deve ter muito cuidado para que sua aparência externa de roupas modestas ou sem maquiagem ou boas obras em sua igreja não esteja cobrindo um coração que não está bem com Deus.

A justiça própria é uma área onde o inimigo pode facilmente obter acesso quando nos julgamos mais justas e julgamos outras que podem se vestir de maneira indecente, usar maquiagem ou nem mesmo ir à igreja com tanta frequência quanto nós como os verdadeiras pecadoras.

Foi assim que Jesus explicou esse princípio: “Dois homens subiram ao templo para orar: um era fariseu e o outro publicano. O fariseu levantou-se e orou por si mesmo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens – ladrões, malfeitores, adúlteros – nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou um décimo de tudo que ganho.

“Mas o cobrador de impostos ficou à distância. Ele nem mesmo olhava para o céu, mas batia no peito e dizia: 'Deus, tenha misericórdia de mim, um pecador.'

“Eu lhes digo que este homem, e não o outro, voltou para casa justificado diante de Deus. Pois todo aquele que a si mesmo se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado” (Lucas 18:10-14).

Obediência

A obediência vem do coração. “. . . vós vos tornastes obedientes de coração à forma de ensino a que fostes entregues” (Rm 6:17). De novo, ". . . porque Deus não vê como vê o homem, pois o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (1 Sam. 16:7).

A obediência precisa ser testada. “Não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos provar” (1 Pedro 4:12).

A obediência purifica sua alma. “Visto que pela obediência à Verdade, purificastes as vossas almas” (1 Pedro 1:22).

A obediência dá testemunho de quem é o seu Pai. “Obedeça à Minha voz e Eu serei o seu Deus, e você será o Meu povo; e andarás em todo o caminho que Eu te ordeno, para que te vá bem. No entanto, eles não obedeceram nem inclinaram seus ouvidos, mas andaram em seus próprios conselhos e na obstinação do seu coração perverso, e andaram para trás e não para a frente” (Jeremias 7:23-24).

Sua desobediência realmente louva os ímpios. “Os que abandonam a lei louvam os ímpios, mas os que guardam a lei contendem com eles” (Provérbios 28:4).

As orações dos desobedientes não são ouvidas. “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável” (Provérbios 28:9).

Nosso Exemplo é Jesus

Jesus aprendeu a obediência. “Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que padeceu” (Hb 5:8).

Jesus foi obediente e submisso à Sua autoridade. “Meu Pai, se possível, passe de Mim este cálice; mas que não seja como Eu quero, mas como Tu queres. . . Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que Eu o beba, faça-se a Tua vontade” (Mt 26:39, 42).

Jesus foi obediente até a morte. “Ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2:8).

Devemos ser submissos à autoridade. “Porque não há autoridade que não venha de Deus, e as que existem são estabelecidas por Deus” (Romanos 13:1). “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é certo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem e tenhas longa vida sobre a terra” (Efésios 6:1–3). “Mulheres, sede submissas a vossos próprios maridos, como ao Senhor . . . mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres devem estar em tudo sujeitas a seus maridos” (Ef 5:22-24).

Autocondenação. Infelizmente, muitos cristãos gastam seu tempo discutindo e debatendo sobre a submissão das mulheres e sobre a obediência – o que Deus diz é para nossa própria destruição. “Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da Lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor. Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma primeira e uma segunda vez. Depois disso, rejeite-o. Você sabe que tal pessoa se perverteu e está em pecado; por si mesma está condenada.” (Tito 3:9-11).

Voltando-se para os mitos. Em vez de buscar a verdade, a maioria de nós deseja que todos concordem com nossos planos, ideias ou decisões erradas. “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos” (2 Tm 4:3-4 NLT).

Tolice para ele. Muitos dos princípios da Bíblia parecem difíceis de entender, mas a única maneira de entender é primeiro obedecê-los. “Mas as pessoas que não são espirituais não podem receber essas verdades do Espírito de Deus. Tudo parece tolice para eles e eles não conseguem entender, pois somente os que são espirituais podem entender o que o Espírito quer dizer. Aqueles que são espirituais podem avaliar todas as coisas, mas eles mesmos não podem ser avaliados por outros” (1 Coríntios 2:14-15 NLT).

Ansioso para obedecer. Mesmo como uma adulta madura, muitas vezes eu realmente não entendo completamente por que o Senhor está me chamando para fazer algo, mas uma vez que eu entrego minha vontade e obedeço de bom grado, a luz se acende e eu entendo os porquês que me confundiam antes de eu obedecer. Estar disposta vem do Espírito Santo que vive dentro de você uma vez que você é uma filha de Deus “porque Eu colocarei meu Espírito em você e o farei ansioso para obedecer às Minhas leis e ensinamentos” (Ezequiel 36:27 CEV).

Pelo Espírito. “Se vocês são guiados pelo Espírito, não obedecerão aos seus desejos egoístas” (Gálatas 5:16 CEV). “Já que estamos vivendo pelo Espírito, vamos seguir a direção do Espírito em todas as partes de nossas vidas” (Gálatas 5:25 NLT).

Não seja forçada a obedecer. “Não sejam estúpidos como os cavalos e as mulas que precisam ser conduzidos com cordas para obedecer” (Sl 32:9).

Obediência atrasada resulta em desobediência

Sem demora - obedeça. Muitas vezes você tem toda a intenção de obedecer aqueles que têm autoridade sobre você, mas infelizmente você e eu esquecemos ou nos desviamos. Faça deste seu novo lema: “Eu me apressarei, sem demora, para obedecer aos seus mandamentos” (Sl 119:60). Mostre-se obediente obedecendo imediatamente, o que significa colocar as necessidades de outras pessoas à frente das suas.

Mantendo nossos olhos fixos em Jesus. E, finalmente, lembre-se de que não importa a quem você esteja obedecendo, seu coração deve ser o de que você está fazendo o que é certo para o bem de seu relacionamento com o Senhor. Quando nosso desejo é agradá-Lo, não ficaremos desapontadas se alguém tirar vantagem de nós, ou deixar de notar nossos esforços, ou qualquer outra coisa que aconteça quando tentamos fazer o que é certo. “Fazemos isso mantendo nossos olhos fixos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus” (Hb 12:2).

Que Deus a abençoe enquanto você busca seu Salvador!

Compromisso pessoal de colocar o Senhor em primeiro lugar em minha vida: “Com base no que acabei de aprender nas Escrituras, entrego esta área de minha vida e começo a fazer tudo colocando Deus em primeiro lugar em minha vida. Por meio de Seu Espírito, provarei meu amor ao Senhor por minha obediência à Sua Palavra e, especificamente, por minha obediência a meus pais e toda a autoridade que Deus colocou sobre mim”.

Obtenha crédito universitário

🌱 Atribuição de IOU HGM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *