Bondade em Sua Língua

Ela abre a boca com sabedoria

e a lei da bondade está em sua língua.

—Provérbios 31:26

Você sabia que cada palavra que você diz, cada palavra que você deixa sair da sua boca, é a demonstração mais notável do seu caráter de mulher cristã? Mas, infelizmente, a maioria dos cristãos não percebe que o que eles dizem, bom e ruim, afeta seu relacionamento com outras pessoas e fala muito para todos - especialmente para os perdidos que eles esperam levar ao Senhor!

Para a maioria de nós, são nossos relacionamentos que mais valorizamos, que muitas vezes são os mesmos que são arruinados ou destruídos por causa das palavras que falamos sem discrição. “Como anel de ouro em focinho de porco é a mulher bonita e sem discrição” (Provérbios 11:22). O que este versículo está dizendo é que nossa beleza é inútil quando o que sai de nossas bocas carece de “julgamento sábio e sensibilidade necessários para evitar embaraçar ou perturbar os outros”. Esta é a definição de discrição.

Sua língua: tão pequena, mas tão mortal!

Incendiada pelo inferno. “Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. 6 Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno”(Tiago 3: 5-6).

Tanto a bênção quanto a maldição. “Mas ninguém pode domar a língua; é um mal inquieto e cheio de veneno mortal. Com ela bendizemos a nosso Senhor e Pai; e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus; da mesma boca vêm bênçãos e maldições. Meus irmãos, essas coisas não deveriam ser assim. Uma fonte lança da mesma nascente água doce e água amarga?” (Tiago 3:8-11).

Guardar minha boca como com uma mordaça. Aqui está um pensamento sério: “Antes que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces” (Salmo 139:4). Portanto, “eu disse: 'Guardarei os meus caminhos, para não pecar com a minha língua; Guardarei a minha boca como com uma mordaça’” (Salmos 39:1).

A Bíblia diz que NÃO é falta de comunicação

que destrói relacionamentos...

Em vez disso, a Bíblia diz que devemos observar o quanto dizemos!

A primeira coisa que aprenderemos com a Bíblia é o mito sobre a falta de comunicação que os “especialistas” afirmam destruir relacionamentos, especialmente casamentos – mas não é isso que a Bíblia diz! Ao pesquisar a Bíblia pela verdade real, você descobrirá, como eu fiz, que Deus nos diz que o oposto é verdadeiro.

Muitas palavras. Não é a falta de comunicação que causa problemas, mas quando há muita conversa e discussão, a transgressão (que significa violar uma das Leis de Deus) não pode ser evitada. “Com muitas palavras a transgressão é inevitável” (Provérbios 10:19). A NTLH diz o mesmo versículo desta forma: “Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua.

Mantenha o silêncio. Muitas vezes somos encorajadas a “falar o que pensamos” e compartilhar o que realmente sentimos, mas Deus diz algo totalmente diferente. Ele diz: “O homem de entendimento mantém o silêncio” (Provérbios 11:12). E que “Quem guarda a sua boca preserva a sua vida; aquele que a abre arruina-se” (Provérbios 13:3).

*Alguns chamaram a Bíblia de chauvinista porque em toda a Bíblia você vê a palavra “homem”, mas isso se refere tanto ao homem quanto à mulher. A palavra “homem” na verdade se traduz em “humano” como um ser humano.

Feche os seus lábios. Deus diz que praticamos a sabedoria e parecemos sábios quando não dizemos absolutamente nada! “Até os tolos são considerados sábios quando se calam; com a boca fechada, eles parecem inteligentes ”(Provérbios 17:28).

Em vez de sempre ter algo a dizer, a Bíblia nos encoraja a “declarar: ‘Sim, sim’ ou ‘Não, não— tudo o que for além disso é do maligno” (Mateus 5:37).

Conversa vazia. Ter algo a dizer é bom, mas hoje há simplesmente muita conversa que é um tanto tola e leva ao pecado. “Guarde o que lhe foi confiado, evitando conversas vãs e mundanas” (1 Timóteo 6:20). Em todos os lugares você vê pessoas gastando cada minuto em seus telefones celulares, conversando ou enviando mensagens de texto. Não é de admirar que nossas vidas estejam em turbulência.

Espírito manso e quieto. E você se lembra do que foi dito no último capítulo - que Deus diz que Ele acha uma mulher quieta e gentil preciosa para Ele? Então, a pergunta deveria ser, se alguém fosse solicitado a descrevê-la, eles diriam que você tem “a qualidade imperecível de um espírito manso e quieto, que é precioso aos olhos de Deus”? (1 Pedro 3:4).

Sem uma palavra. Nunca é cedo demais para pensar na vida de uma mulher casada - mesmo que você não esteja “planejando” se casar. Há muitas mulheres que planejaram nunca se casar, ou esperar, que se encontraram no altar. Com isso dito, agora é a hora de você formar os pensamentos, opiniões e hábitos que a seguirão em seu casamento. Eles ajudarão seu casamento a prosperar ou o destruirão! “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com as próprias mãos” (Provérbios 14:1).

A maioria das que acabam se casando pensa muito pouco além do dia do casamento e da lua de mel. Mas é o que acontece depois disso que determinará se você permanecerá casada ou não! E muito poucos casais realmente permanecem casados ​​hoje em dia! Isso se deve principalmente à violação dos princípios que você está aprendendo neste livro. Os princípios deste livro, quando aplicados com um coração puro, ajudaram a salvar casamentos que terminaram em divórcio! Você sabia disso? Então, se esses princípios funcionam para salvar casamentos sem esperança, quão mais poderosamente eles funcionarão se sua vida e casamento forem construídos sobre eles?

Vamos aprender outro princípio. Embora você tenha ouvido e visto mulheres dizendo a seus maridos que eles estão errados, Deus diz: “Assim também vocês, mulheres, sejam submissas a seus próprios maridos, para que, se algum deles for desobediente à Palavra, seja ganho sem palavra pelo procedimento de suas esposas, observando a castidade e o respeito de vocês” (1 Pedro 3:1-2).

Uma grande diferença em comparação com o que você vê na maioria dos casamentos hoje. Não só não devemos falar demais...

Deus nos diz para ter cuidado Como dizemos as coisas.

Proteja sua boca. Quantas vezes você já se meteu em confusão por causa de algo que disse? “O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma da angústia” (Provérbios 21:23). “Há quem fale precipitadamente como golpes de espada, mas a língua dos sábios traz a cura” (Provérbios 12:18). “A boca do justo flui com sabedoria, mas a língua pervertida será cortada” (Provérbios 10:31). A palavra pervertido tem mais do que o significado normalmente associado a ela. Também está “desviando-se muito do que é aceito como certo, normal ou adequado”.

O que sai da sua boca? Este versículo explica claramente que o que você diz é muito importante. “Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado” (Mateus 12:37). “Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai da boca, isso contamina o homem” (Mateus 15:11). Este é um versículo que chocou uma mulher que expulsou o marido de casa por ele beber e usar drogas. Convencida, ela disse que nunca percebeu que estava assediando o marido pelo que ele colocou em sua boca, mas Deus está mais preocupado com as palavras rudes e desrespeitosas que saíram de sua boca! Ela pediu perdão ao marido, o casamento deles foi restaurado e, mais tarde, ele se tornou um diácono proeminente em sua igreja!

Dê atenção às suas palavras. Esta Escritura descreve dois tipos de esposas; qual deles você vai se tornar? “A esposa excelente é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como a podridão em seus ossos” (Provérbios 12:4).

Doçura ao falar. Se você envergonhou seus pais, seu namorado, seus amigos ou outra pessoa pelo que disse (a eles ou sobre eles) ou por sua atitude (em relação a eles), Deus ofereceu a cada uma de nós a cura perfeita. “Palavras agradáveis ​​são favo de mel, doces para a alma e curam para os ossos” (Provérbios 16:24). E como você agirá agora será exatamente como agirá quando for casada; o que significa que você estará rapidamente caminhando para o divórcio, a menos que mude.

Seja alegre e sinta-se bem. Atitude é tudo; você sabia disso? Infelizmente, a maioria das garotas hoje tem uma atitude fedorenta. Até os cristãos acham que não há problema em ter uma “atitude” porque eles também veem isso todos os dias na televisão e no cinema – está em toda parte! A parte triste é que essa “atitude” que todas nós excetuamos é o que tem levado a relacionamentos miseráveis ​​e ao divórcio desenfreado. Em vez de ter uma atitude fedorenta, por que não provar que os cristãos são diferentes e buscar a Deus para transformá-la? Quero dizer, quem não quer estar perto de alguém que é alegre, gentil e encorajadora o tempo todo? Na verdade, a Bíblia diz que: “Se você está alegre, você se sente bem; se você está triste, você está todo ferido” (Provérbios 17:22). Isso por si só deveria ser motivação suficiente para cada uma de nós buscar a Deus para nos mudar!

Lábios justos. Existe alguém que não goste de uma palavra gentil? A Bíblia diz: “quem fala bem é amado” (Provérbios 16:13). Como os cristãos devem falar uns com os outros - especialmente com seus pais e irmãos, que muitas vezes também são os mais difíceis de falar gentilmente? “Falando uns com os outros em salmos e hinos e cânticos espirituais, cantando e salmodiando de coração ao Senhor” (Efésios 5:19). Você não apenas faz os outros felizes - você faz a si mesma feliz! Ouça a música que está cantando canções de amor ao Senhor. Não cante sobre Ele - cante para Ele. Você não tem ideia de como isso fará você se sentir e quão próximo seu relacionamento com Ele se tornará.

Ah, e a propósito, o que você diz deve ser consistentemente gentil. Quando há palavras gentis em um dia, palavras cortantes ou grosseiras no dia seguinte, as palavras gentis são perdidas e os comentários cruéis são o que resta. Nós reclamamos quando as pessoas fazem isso conosco, mas você e eu estamos pensando com que frequência somos rudes ou mesmo cruéis com os outros? Como podemos ousar reclamar se temos o hábito de dizer palavras indelicadas aos outros? Mesmo que sejam verdadeiras, a verdade dita a nós é bem aceita ou preferimos que outras pessoas nos encorajem com comentários gentis que nos ajudam a ser pessoas melhores? Então, assim como a Bíblia diz: precisamos tratar os outros da maneira que esperamos que eles nos tratem!

Acabe com as coisas infantis. Você pode pensar que cresceu e agora é uma adulta, mas se magoa os outros com o que diz a eles ou sobre eles, prova que não é. Uma das maiores mentiras que aprendemos quando crianças é que paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas palavras nunca vão me machucar. Confie em mim, palavras cruéis e indelicadas podem ficar com você como uma cicatriz horrível por toda a sua vida. A maioria dos adultos ainda não se recuperou de algumas das palavras que lhes foram ditas quando eram crianças. Assim diz a Bíblia: “Quando eu era criança, falava, pensava e raciocinava como criança. Mas, quando cresci, deixei de lado as coisas de menino” (1 Coríntios 13:11). Agora é a hora de deixar de lado as coisas infantis, como falar com os outros ou sobre os outros de forma rude.

Brigas e conflitos destroem relacionamentos!

Resolva a questão. “Começar uma discussão é como abrir brecha num dique; por isso resolva a questão antes que surja a contenda” (Provérbios 17:14). “Melhor um pedaço de pão seco comido em paz do que uma casa cheia de banquetes e conflitos” (Provérbios 17:1). “As palavras do tolo os colocam em brigas constantes; eles estão pedindo uma surra” (Provérbios 18:6). Não é incomum que mulheres que se dizem vítimas de violência doméstica causem brigas menosprezando seus maridos. Infelizmente, ninguém se importa com a causa raiz; tantas vezes, as mulheres são forçadas a correr e se esconder em abrigos. Em vez disso, é melhor ir à raiz do problema e ensinar as mulheres a edificar ou edificar seus maridos para que fiquem a salvo de danos e ajudem seus maridos a serem os homens que Deus deseja que sejam.

As mulheres também devem saber que Deus não promete proteger ninguém que vive em pecado; isso é território aberto para o inimigo. Então, se uma mulher não é casada com o homem com quem vive, ela precisa ir para casa. Se ela não tem casa, então ela precisa sair do pecado, então buscar a Deus que lhe encontrará abrigo e proteção. “O nome do SENHOR é uma torre forte; o justo corre para ela e está seguro” (Provérbios 18:10).

Elimine o atrito constante. Sua vida está cheia de brigas constantes e explosões de raiva? “Quando você segue os desejos de sua natureza pecaminosa, os resultados são muito claros... brigas, ciúmes, explosões de raiva, ambição egoísta, dissensão [oposição], divisão... e outros pecados como esses. Deixe-me dizer-lhe novamente, como já disse antes, que quem vive esse tipo de vida não herdará o Reino de Deus” (Gálatas 5:19-21). Não olhe para a outra pessoa para interromper uma discussão, simplesmente recuse-se a brigar - dizer algo gentil para a outra pessoa geralmente interrompe qualquer discussão. Comece dizendo: “Você está certo; Eu estava errada” e balançando a cabeça em concordância.

Dois de vocês concordam. Você sabia que concordar é a MELHOR maneira de parar qualquer discussão? A Bíblia diz assim: “Faça um acordo com o seu adversário [inimigo] rapidamente” (Mateus 5:25). “Evitar contendas é uma honra para o homem, mas qualquer tolo brigará” (Provérbios 20:3). “Mais uma vez vos digo que, se dois de vós concordarem na terra sobre qualquer coisa que possam pedir, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus” (Mateus 18:19).

Qualquer um pode discordar, em vez disso, concorde - especialmente quando a outra pessoa está com raiva. A pessoa que está com raiva geralmente está gritando e berrando sobre algo que é essencialmente verdadeiro ou tem alguma base de verdade nisso. Portanto, quando você é humilde o suficiente para concordar com outra pessoa, especialmente quando ela está fora de controle, você está atingindo a maturidade espiritual e emocional. A idade da pessoa não importa; é o nível de maturidade deles - você não concorda?

Vá mais uma milha. Então, se você quer realmente ser abençoada por Deus e provar sua maturidade espiritual, depois de ter acertado com a outra pessoa - abençoe-a! Por que? Jesus disse: “Eu, porém, vos digo: não resistais ao mal; mas, se alguém te der uma bofetada na face direita, oferece-lhe também a outra” (Mateus 5:39). Significa “não retribuir mal com mal, ou insulto com insulto, mas, em vez disso, dar uma bênção; pois com o mesmo propósito fostes chamados para herdar uma bênção” (1 Pedro 3:9).

E aqui está outro princípio que mudará sua vida; quando a outra pessoa estiver sendo rude ou verbalmente abusiva, nunca tente se proteger ou se defender. Em vez disso, a Bíblia diz que devemos concordar com eles, abençoá-los e depois levar o que eles disseram ao Senhor. Pergunte a ELE qual é a verdade. Porque o que ELE pensa de nós é tudo o que importa, certo? Então, guarde o que Deus disse para si mesma, esconda-o em seu coração e pondere com frequência. Foi o que fez Maria, a mãe de Jesus, e o que ninguém parece poder fazer hoje. Em vez de correr para contar a todos os seus amigos que ela seria a mãe de Jesus, o Salvador, diz: “Mas Maria guardava todas estas coisas, ponderando-as em seu coração” (Lucas 2:19). Você pode imaginar você ou eu fazendo isso?

Argumentos tolos. “Repito, não se envolva em discussões tolas e ignorantes que só dão início a brigas. Um servo do Senhor não deve brigar, mas deve ser gentil com todos, ser capaz de ensinar e ser paciente com as pessoas difíceis” (2 Timóteo 2:23–24). Frequentemente, surgem discussões porque nós ou outra pessoa somos um sabe-tudo. Nós, ignorante e tolamente, dizemos algo como se fosse um fato, que então se transforma em uma briga. Não é assim que um cristão deve viver.

“Os escravos devem sempre obedecer a seus mestres e fazer o possível para agradá-los. Eles não devem responder” (Tito 2:9). Lembre-se disso, você e eu somos escravas de Jesus, pois Ele nos comprou por um preço - Seu precioso sangue. E a palavra “mestres” representa toda e qualquer pessoa que é uma pessoa de autoridade sobre nós – quer gostemos deles, os respeitemos ou não. Isso significa seus pais, seu professor e até mesmo seu irmão ou irmã mais velho que está encarregado de você. Quando mostramos respeito e somos obedientes, estamos fazendo isso por Jesus. Lembre-se disso da próxima vez que sentir que alguém está se aproveitando de você. Qualquer um pode ser orgulhoso e teimoso, mas é preciso o poder do Espírito Santo para ser humilde quando tratado injustamente. E lembre-se também, que Jesus também disse em João 10:17-19 “Ninguém tira a minha vida de mim. Eu desisto de bom grado!”

Ofendido. Você sabia que “Um irmão ofendido é mais difícil de ser conquistado do que uma cidade forte, e as contendas são como as trancas de um castelo” (Provérbios 18:19). Com esse pensamento, faça um favor a si mesma e não se ofenda com algo que lhe é dito ou como é dito; em vez disso, ouça com um coração aberto e misericordioso. Muitas de nós fomos feridas repetidas vezes e agora somos excessivamente sensíveis, presumindo que todos querem nos machucar.

Às vezes, se alguém olha para nós de maneira errada ou não presta atenção em nós, podemos adquirir o hábito de reagir exageradamente e até desmoronar. Sempre que você estiver ferida, leve-o imediatamente ao Senhor e pregue todas essas feridas na cruz. Isso me ajudou a ficar livre de mágoas e ofensas. Lembre-se de que Jesus morreu por todos os pecados, mesmo aqueles cometidos contra você - então não vamos desperdiçar uma gota de Seu precioso sangue, ok? A melhor solução é simplesmente perdoar a outra pessoa, dizendo: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” e então rastejar para o Seu colo. Cada vez que alguém te machucar, fique a sós com Deus e conte a Ele tudo sobre isso. Então reserve um momento para deixá-Lo falar coisas doces em seu coração. Se você fizer disso um hábito, não apenas os outros não serão capazes de feri-la novamente, mas cada vez que isso acontecer, você descobrirá que se sente mais amada depois de passar um tempo com o Senhor!

Deus é muito claro - importa Como o dizemos!

A doçura no falar aumenta a persuasão” (Provérbios 16:21). A Nova Tradução Viva diz desta forma; “falar de maneira agradável ajuda as pessoas a saberem que o que você diz é certo.” Às vezes, o que dizemos tem o potencial de ferir os sentimentos de alguém, mas ser sincera não significa que deva ferir. Em vez disso, quanto mais magoar a outra pessoa, mais gentileza, doçura e amor você deve usar ao dizer o que precisa ser dito - sempre finalizando com o quanto você ama a pessoa e, se for o caso, abraçando-a.

Você pondera como responder? Quando raiva ou ira vem sobre nós, Deus nos diz a resposta certa que devemos dar para glorificá-Lo como cristã e ter um poderoso testemunho de seu amor por nós. Diz: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15:1). “O coração do justo medita no que responder, mas a boca dos ímpios derrama coisas más” (Provérbios 15:28). Embora sempre sintamos que “devemos” dizer algo, muitas vezes, se simplesmente não dissermos nada, exceto para concordar (como discutimos antes) e entregar toda a situação ao Senhor, Ele cuidará disso. O objetivo é “ponderar”, o que significa esperar, pensar e orar sobre isso, em vez de ser tão rápida em dizer algo que tem o potencial de ferir alguém que poderia ter sido poupado. Se eles pedirem para você responder, apenas pergunte se está tudo bem se você tiver um tempo para pensar sobre o que eles disseram e volte para eles mais tarde. A maioria das pessoas aprecia que você se importe o suficiente para pensar mais sobre o que elas disseram. Claro, você precisa simplesmente levar tudo ao Senhor, dar a Ele, ouvi-Lo e então perguntar a Ele como responder com bondade se for necessário.

O que seu rosto está dizendo aos outros? “Pela paciência [uma expressão facial adequada] o governante pode ser persuadido e a língua branda quebra os ossos” (Provérbios 25:15). (Ou “resposta suave” na KJV.) Tenha cuidado para que seu rosto sempre irradie o amor de Jesus, e então responda com suavidade e gentileza para quebrar o poder do mal que adora usar o crente para fazer seu trabalho sujo. E a forma de irradiar o Seu amor é olhar para Ele em todas as situações e ao longo de todos os dias! O Salmo 34:5 nos diz como parecer radiante: “Eles olharam para Ele e ficaram radiantes, e seus rostos nunca serão envergonhados”.

Esteja contente - nunca resmungue, nunca reclame!

Sem murmurar ou contestar. Mesmo que não continuemos a brigar com uma pessoa que está provocando uma briga conosco, a maioria de nós continua murmurando ou discutindo baixinho ou pelas costas da outra pessoa, ligando para uma amiga. “Por falta de lenha apaga-se o fogo, e não havendo murmurador, aquieta-se a contenda” (Provérbios 26:20). “Fazei tudo sem resmungar ou discutir” (Na KJV diz, “murmurar ou discutir.”) (Filipenses 2:14).

Aprenda a estar contente. “Não que eu fale por necessidade; pois aprendi a estar contente em todas as circunstâncias em que estou” (Filipenses 4:11). “. . . estar contente com o que você tem; pois Ele mesmo disse: ‘Nunca te abandonarei, nem jamais te abandonarei’” (Hebreus 13:5). “Mas a piedade é realmente um meio de grande ganho, quando acompanhada de contentamento” (1 Timóteo 6:6).

Minha falecida avó Brown foi uma mulher que demonstrou esse adorável caráter de contentamento. Não importava o que ela estivesse fazendo: esfregando o chão de joelhos ou fazendo seus trabalhos manuais sozinha, ela estava feliz. Ela nunca reclamou. Ela disse que nunca pensou sobre onde gostaria de estar nem o que gostaria de estar fazendo. É por causa do exemplo dela que pude ser feliz quando estava viajando e longe de meus filhos e de casa. Em vez de pensar onde “preferiria estar”, escolhi ser feliz porque sabia que estava onde o Senhor queria que eu estivesse a cada momento, pois minha vida está entregue a Ele e à Sua vontade. Além disso, Jesus está sempre comigo... então onde estou, ou o que estou fazendo, ou para onde vou em seguida, não importa - estou continuamente com Ele! E você também!

Nossas vidas são o que mais fala com outras pessoas, como diz em 2 Coríntios 3:2 “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.” Então, em vez de tentar falar com outras pessoas, minha filha disse que escolheu viver com contentamento em sua vida. Ela me disse que quer ter certeza de que está feliz e procura o bem. Foi isso que escolhemos fazer quando o pai de meus filhos nos deixou. Ela disse que decidiu que é melhor ficar contente do que reclamar, se preocupar ou se estressar com algo que Deus obviamente permitiu, em última análise, para o bem dela (embora raramente pareça assim quando estamos vivendo isso).

Não esmague o espírito. O livro de Provérbios também nos fala sobre o que dizemos e o que isso pode fazer a nossos amigos, familiares ou colegas de trabalho: “A língua suave é árvore de vida, mas a perversão nela esmaga o espírito” (Provérbios 15:4). A definição de perversão neste versículo significa “obstinação”. Portanto, ser obstinada ou teimosa pode esmagar o espírito de alguém que dizemos amar.

Calúnia ou fofoca

Um caluniador revela segredos. Uma das armadilhas mais comuns em que todas as mulheres parecem cair é a fofoca. A palavra grega para caluniador na Concordância de Strong, que explica a tradução original, é rakiyl (raw-keel), que significa contar histórias; um mexeriqueiro. Aqui está o que Deus nos diz sobre fofocar:

Afaste de você a calúnia. “Livrem-se de toda amargura, raiva, ira, das palavras ásperas e da calúnia, e de todo tipo de maldade” (Efésios 4:31).

Não associe com uma fofoca. “Quem anda caluniando revela segredos; portanto, não se associe ao mexerico” (Provérbios 20:19). Anos atrás, eu tinha uma amiga que compartilhava comigo suas “preocupações de oração” que não passavam de fofoca. Eu tive que dizer a ela que por causa da minha fraqueza, não podíamos mais ser o tipo de amigas que costumávamos ser por causa da minha fraqueza de fofocar e para ela por favor orar por mim. Este foi o primeiro passo, a confissão, para me livrar deste problema. “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados” (Tiago 5:16a).

Um caluniador é um tolo. Você não precisa entrar em detalhes para compartilhar um pedido de oração - não seja tola. “E o que espalha calúnias é um tolo” (Provérbios 10:18). Deus conhece os detalhes de tudo que está acontecendo, mas é o inimigo que adoraria ferir aquelas mesmas pessoas pelas quais você é levada a orar. Portanto, lembre-se de seus planos e não permita que ele faça parte para ferir ou destruir outra pessoa “para que Satanás não tire vantagem de nós, pois não ignoramos seus planos” (2 Coríntios 2:11).

Ela que o envergonha. Você pode descobrir, ao se livrar desse tipo de conversa, que não tem mais nada a dizer às suas amigas. Se você resistir à tentação de voltar aos velhos hábitos, Deus será fiel em ensiná-la a edificar em vez de falar mal das pessoas. O que é ainda pior é como tantos cristãos envergonham aqueles que professam amar, especialmente seus maridos ou filhos! Se você praticar isso agora, quando se casar, descobrirá que não cometerá o erro de destruir sua casa e seu casamento! “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com as próprias mãos” (Provérbios 14:1).

Edificar significa simplesmente edificar alguém, em vez de destruir uma pessoa. E quem não quer estar perto de pessoas positivas? E pense bem, quando conheço alguém que fala mal de outras pessoas, posso ter certeza que provavelmente está falando mal de mim também! Portanto, se você mudar nessa área, garanto que isso funcionará como um ímã para atrair amigas para você. Não vai demorar muito para elas saberem que você não vai falar sobre elas pelas costas, nem elas vão falar contra você também - em vez disso, elas vão te defender para os outros!

A podridão de seus ossos. “A esposa excelente é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como a podridão dos seus ossos” (Provérbios 12:4). Já fiz esta pergunta uma vez: Que tipo de esposa você vai ser - uma coroa ou uma podridão para o seu marido? Se você começar a praticar os princípios deste (e dos outros capítulos deste livro) agora, garanto que será uma coroa para seu marido e atrairá um marido que a honrará como o vaso mais fraco. Melhor ainda, Deus garante!

“Seus filhos se levantam e a elogiam;

seu marido também a elogia, dizendo:

“Muitas mulheres são exemplares,

mas você a todas supera”.

A beleza é enganosa,

e a formosura é passageira;

mas a mulher que teme ao SENHOR,

ela será louvada” (Provérbios 31:28–30).

Temendo ao Senhor. Este versículo e outros versículos da Bíblia significam que respeitamos o que Ele diz a ponto de nunca querermos violar Suas leis ou princípios. Por que um marido se levantaria e abençoaria uma esposa assim?

Seu marido não tem falta de ganho. “O coração de seu marido confia nela, e ele não terá falta de ganho” (Provérbios 31:11). Ao sempre falar gentilmente com e sobre aqueles que amamos, estamos ajudando-os a serem tudo o que podem ser! Quando uma boa mulher está atrás de seu marido, ela descobrirá que ele pode realizar qualquer coisa para a qual Deus o chama. Infelizmente, da mesma forma que está acontecendo na maioria dos casamentos, é que o casal se destrói e a outra pessoa se torna exatamente o que dissemos devido às nossas palavras tolas!

Um caluniador separa amigos íntimos. Muitas vezes contamos tolamente a outras pessoas sobre uma fraqueza das pessoas que professamos amar: um marido, nosso filho, nossos pais, irmãos e até mesmo nossos melhores amigos. Não somos mais dignas de confiança quando contamos a alguém algo que ela nos confidenciou. Aqui está o resultado dessa tolice: “O caluniador separa amigos íntimos” (Provérbios 16:28). Enfraquecemos ou destruímos amizades e relacionamentos, mas as consequências são muito piores…

A ele Eu destruirei. Aqui está o que a Bíblia diz sobre alguém que calunia: “Aquele que calunia secretamente o seu próximo, Eu o destruirei” (Salmo 101:5). Outro fato surpreendente é que dentro da descrição de Deus de um réprobo no livro de Romanos, um caluniador é listado junto com um fofoqueiro. (Veja Romanos 1:29-32) Um réprobo é alguém que Deus entregou para perseguir suas concupiscências, ao invés de tentar trazê-los para a verdade (um pensamento assustador, não é?).

Resumindo:

Nunca fale mal de ninguém ou revele segredos (o que lhe foi contado em segredo ou o que acontece em sua casa que não deve ser compartilhado com outras pessoas), porque Deus nos diz:

Que vamos separar nossos entes queridos de seus amigos íntimos.

Que ninguém deve se associar conosco - especialmente, não outros cristãos.

Essa fofoca é uma característica de um réprobo!

Que Deus vai nos destruir!

E, finalmente, que estamos agindo de forma tola.

Falando um ao outro nos Salmos. Em vez de falar contra alguém, deixemos de lado essa característica e comecemos hoje a falar”. . . uns aos outros em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e salmodiando de coração ao Senhor” (Efésios 5:19). Prejudique o reino das trevas compartilhando testemunhos de coisas boas que você ouve e, por favor, fique quieta sobre todas as coisas más que acontecem no mundo; as coisas sobre as quais todo mundo parece estar obcecado em falar. Por que deveríamos dar tanta publicidade ao mal? Nosso tempo e nossas vidas não seriam mais produtivos se usássemos nosso tempo e energia para falar sobre coisas boas que espalhariam boas notícias?

Você já se perguntou o que Deus pensa de um mentiroso?

A maioria dos cristãos não tem ideia de como mentir é ruim ou tenho certeza de que eles se esforçariam muito mais para sempre dizer a verdade.

Seis coisas que o Senhor odeia. “Há seis coisas que o Senhor odeia, não, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que matam o inocente, coração que trama o mal, pés que correm para fazer o mal, testemunha falsa que espalha mentiras, aquele que semeia discórdia na família” (Provérbios 6:16-19). A maioria de nós é contra o aborto; ainda assim, temos parado para ver o que a Bíblia nos diz? Deus não apenas odeia mentir e acha que é uma abominação, mas também compara um mentiroso a um aborteiro (mãos que matam inocentes) que derrama sangue inocente! Portanto, vamos todos clamar: “Livra a minha alma, ó Senhor, dos lábios mentirosos e da língua enganosa” (Salmo 120:2).

O pai da mentira. Outra razão pela qual nunca queremos mentir é porque o diabo é o pai da mentira! “Você é filho de seu pai, o diabo, e quer fazer os desejos de seu pai. Ele sempre odiou a verdade, porque não há verdade nele. Quando ele mente, é consistente com seu caráter; porque ele é um mentiroso e pai da mentira” (João 8:44). Esta verdade que acabamos de ler deve mudar a maneira como nos sentimos sobre uma mentira casual.

Aqui estão mais alguns versículos que precisamos ler e ponderar:

“Não roube, não conte mentiras nem engane os outros” (Levítico 19:11).

“Se você obedecer ao Senhor, sempre saberá a coisa certa a dizer. Mas ninguém confiará em você se você mentir” (Provérbios 10:32).

“Vocês estão em apuros! As mentiras que vocês contam são como cordas com as quais vocês arrastam o pecado e o mal” (Isaías 5:18).

“Nós nos prendemos contando mentiras, mas evitamos problemas vivendo corretamente” (Provérbios 12:13).

“A desonestidade não traz nenhum bem a você, e contar mentiras o colocará em apuros” (Provérbios 17:20).

“Deus não é um mero humano! Ele não conta mentiras nem muda de ideia. Deus sempre cumpre suas promessas” (Números 23:19).

O que o abuso físico tem a ver com o que dizemos?

Clama por golpes. O abuso físico é uma epidemia em nossa sociedade — especialmente em nossos lares hoje. A Bíblia revela a verdade ao nos dizer por que isso está acontecendo? “O tolo tagarela será derrubado” (Provérbios 10:8). “Os lábios do insensato trazem contendas, e a sua boca clama por golpes” (Provérbios 18:6). Bem no início deste capítulo, tocamos nesse princípio; mas agora vamos olhar mais de perto, já que o abuso é desenfreado em nossas sociedades e a única maneira de encontrar uma verdadeira cura é ir até a raiz e arrancá-lo.

Guarda sua boca. “Quem guarda a sua boca preserva a sua vida; o que muito abre os lábios acaba se arruinando” (Provérbios 13:3). “Os lábios do insensato trazem-lhe contendas, e a sua boca convida à surra” (Provérbios 18:6 NVI). Se você é rápida em julgar, menosprezar ou desafiar alguém, provavelmente está caminhando para o abuso. Em vez disso, aprenda a ficar quieta em vez de sempre fazer um comentário e, se precisar dizer algo, diga algo gentil. “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15:1). Você não pode culpar o temperamento violento da outra pessoa e sua falta de controle quando você não consegue controlar o que diz, o que a Bíblia diz que é apenas gritar por abuso.

Você pode ter cuidado ao falar com as pessoas de quem gosta: como seus bons amigos ou seu namorado atual. No entanto, se você está agindo de maneira diferente com outras pessoas em sua vida, esse veneno logo se espalhará em seus relacionamentos mais importantes e será um hábito difícil de quebrar. A única maneira de ser REAL é ser a mesma com todos em sua vida, incluindo seus pais, irmãos (com quem muitas de vocês aprenderam a discutir), suas amigas, colegas de trabalho e até mesmo o chefe de quem você não gosta!

Você não está no controle quando está bebendo ou usando drogas.

Não é sábio. “O vinho é escarnecedor, a bebida forte causa briga, e quem se embriaga com ele não é sábio” (Provérbios 20:1). A pessoa que bebe não só não é sábia, como também é tola, diz a Bíblia. É assim que Deus o descreve. “Quem está sempre em apuros? Quem discute e luta? Quem tem cortes e contusões? De quem são os olhos vermelhos? Todo mundo que fica acordado até tarde, tomando só mais um drink. Nem olhe para aquela coisa colorida borbulhando no copo! Ele desce tão facilmente, mas depois morde como uma cobra venenosa. Você verá coisas estranhas e sua mente pregará peças em você. Você se sentirá agitado como alguém tentando dormir em um navio durante uma tempestade. Você ficará todo machucado, sem nem se lembrar de como tudo aconteceu. E você ficará acordado perguntando: 'Quando chegará a manhã, para que eu possa beber um pouco mais? (Provérbios 23:29-35).

O problema não é se um cristão pode ou não beber; a Bíblia diz que a bebida afeta nosso humor e nossa capacidade de raciocínio (leia novamente para você). Alguns cristãos tentarão justificar a bebida, dizendo que não é pecado. Beber pode não ser, em si, um pecado - mas os efeitos do álcool destruíram milhões, talvez bilhões de vidas! Ele remove os cuidados normais que Deus estabeleceu para nossa proteção (e dos outros). E quando os cuidados normais são removidos, os efeitos da bebida podem ser letais e mortais - basta perguntar a qualquer família que teve alguém que amava morto por um motorista embriagado.

No entanto, você diz que não bebe tanto e nunca dirige se bebe, então, já que você lida com a bebida “com responsabilidade”, tudo bem. Errado. Mesmo que você consiga controlar esse destruidor, alguém está sempre observando, sempre. E pode ser que o novo crente que tem uma fraqueza pelo álcool esteja observando e você fará com que essa pessoa beba e essa fortaleza os puxe de volta para a vida da qual eles se afastaram. Lembre-se, Jesus disse que “qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pendurassem ao pescoço uma mó de azenha e se submergisse na profundeza do mar” (Mateus 18:6).

Para mim, escolhi seguir o exemplo de Paulo quando ele disse: “Não destrua a obra de Deus por causa da comida. Toda comida é limpa, mas é errado o homem comer qualquer coisa que faça alguém tropeçar. É melhor não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que faça seu irmão cair. Portanto, tudo o que você acredita sobre essas coisas, mantenha entre você e Deus. Bem-aventurado o homem que não se condena por aquilo que aprova” (Romanos 14:20–22).

Como em tudo em nossas vidas, não é como algo que fazemos que afeta nossas vidas, mas como afeta a vida de outras pessoas. “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros” (Filipenses 2:3-4).

Proferir coisas perversas. Vamos ler este versículo mais uma vez em outra versão em respeito a alguém que foi ferido por este assassino. “Quem tem aflição? Quem tem tristeza? Quem tem contendas? Quem está reclamando? Quem tem feridas sem causa? Quem tem olhos vermelhos? Os que se demoram no vinho, os que vão provar o vinho misturado. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo, quando desce suavemente; no final morde como uma serpente e pica como uma víbora. Seus olhos verão coisas estranhas, e sua mente proferirá coisas perversas. E serás como quem se deita no meio do mar, ou como quem se deita no topo de um mastro. ‘Eles me bateram, mas não fiquei doente; eles me bateram, mas eu não sabia. Quando devo acordar? buscarei outra bebida’” (Provérbios 23:29–35).

Não ceda à pressão dos colegas, pois o pecado adora companhia. Bebidas e drogas são venenosas para o corpo – a primeira vez que você experimenta, seu corpo lhe diz isso! Então, se você continuar, o que a maioria faz, pois também é viciante, seu corpo será capaz de tolerar melhor (como sem vomitar). E aí para sentir os efeitos tem que beber mais.

A partir daí, aumenta em excesso quando você chega ao ponto de desmaiar ou morrer. “A tentação vem de nossos próprios desejos, que nos seduzem e nos arrastam. Esses desejos dão origem a ações pecaminosas. E, quando se permite que o pecado cresça, ele gera a morte” (Tiago 1:14–15).

E vamos falar a verdade sobre isso… uma pessoa que bebe em excesso não é um “alcoólatra”. Beber em excesso não é uma doença; é o pecado que mantém uma pessoa cativa. “Suas próprias iniqüidades capturarão o ímpio, e ele será preso pelas cordas de seu pecado. Ele morrerá por falta de instrução e se perderá na grandeza de sua estultícia” (Provérbios 5:22). Se você está sendo “presa pelas cordas deste pecado ou de qualquer outro”, confesse seu(s) pecado(s) e peça a essa pessoa que ore por você. “Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para que sejam curados; a oração eficaz de um justo pode muito” (Tiago 5:16). Este versículo também nos mostra a quem devemos confessar - uma pessoa justa. [Lembre-se, a palavra “homem” significa humano, não esse gênero.] A melhor pessoa a quem você deve confessar e obter ajuda é uma mulher mais velha.

“As mulheres mais velhas também sejam reverentes em seu comportamento, não fofoqueiras maliciosas, nem escravas do vinho, ensinando o que é bom, para que elas possam encorajar as jovens… para que a palavra de Deus não seja desonrada” (Tito 2:3 , 5). E se você tropeçar, apenas continue a confessar a essa mulher mais velha e clame a Deus para livrá-la desse pecado (ou de qualquer outro pecado que a mantém cativo). E não deixe que a culpa, que vem do inimigo para desencorajá-la, a desanime: “Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará” (Provérbios 24:16).

Os programas de drogas e álcool que realmente funcionam, acredito, são aqueles que encorajam o alcoólatra a confessar sua dependência de um poder superior - e quando esse Poder Superior é Jesus, nada, nem uma coisa, é impossível de superar, não importa o que as estatísticas dizem. “Porque nada será impossível para Deus” (Lucas 1:37). Já ouvi inúmeros testemunhos, em primeira mão, de homens e mulheres que foram completamente libertos de coisas que os “especialistas” dizem ser incuráveis! Isso porque a única cura para tudo o que nos aflige é Jesus!!

Sai. Lembre-se disso; “Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai da boca, isso é que contamina o homem” (Mateus 15:11). E conforme lemos, bebida ou drogas farão com que seus lábios pequem, então, por que não buscar a ajuda de Deus para parar? Se você não acha que tem um problema, prove para si mesma perguntando às pessoas mais próximas a você - pergunte a qualquer um que você saiba que a ama o suficiente para lhe dizer a verdade, pois a Bíblia diz: “Você encontrará que haverá momentos em que as pessoas não terão estômago para ensino sólido, mas se encherão de junk food espiritual - opiniões cativantes que agradam a sua imaginação” (2 Timóteo 4:3). Certamente você não escolheria alguém que tem uma queda por bebida ou drogas para ajudá-la a descobrir a verdade sobre sua bebida ou drogas, ou escolheria? Lembre-se, somente “a verdade vos libertará” (João 8:32).

Resumindo:

  1. Cuidado com o quanto você fala - com muitas palavras a transgressão é inevitável. Em vez disso, responda simplesmente com “Sim, sim” ou “Não, não” – Jesus disse que qualquer coisa além disso levará ao mal.
  2. Cuidado com o que você diz - porque é por suas palavras que você será justificada e por suas palavras você será condenada!
  3. Se a cura for necessária em um relacionamento, lembre-se de que um coração alegre é um bom remédio, palavras agradáveis ​​são um favo de mel, doces para a alma e cura para os ossos, e a doçura no falar acrescenta persuasão.
  4. Não discuta - concorde com seu adversário rapidamente!
  5. Pense antes de responder. Dê uma resposta gentil, pondere (pense um pouco) como você deve responder, e não responda antes de ouvir, porque é tolice e resulta em vergonha!
  6. Aproveite o tempo para aprender a ter contentamento. O contentamento é uma qualidade de caráter aprendida e praticada. Você deve aprender a se contentar em qualquer circunstância em que esteja. E, finalmente…
  7. Ande no Espírito. Aqui está uma regra para viver… você está pronta?

O que quer que seja fácil para nós fazermos na carne; é da carne.

Tudo o que é difícil de fazer e exige que recorramos à força do Espírito Santo; está andando no Espírito.

“Mas eu digo: Andai pelo Espírito, e não cumprireis a vontade da carne. . . estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gálatas 5:16-17).

Vamos todas tentar primeiro parecer sábias simplesmente ficando caladas.

Em seguida, certifiquemo-nos de que quando abrirmos nossas bocas

será com sabedoria, com bondade e para abençoar os outros.

Que nossas palavras sejam doces, bondosas e gentis.

Compromisso pessoal de abrir a boca com sabedoria e bondade. “Com base no que acabei de aprender da Palavra de Deus, entrego minha boca ao Senhor para que eu comece a ficar quieta, a esperar antes de responder e a ser doce em todas as minhas palavras ao falar com todos”.

Obtenha crédito universitário

🌱 Atribuição de IOU HGM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *