Na Rocha

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.”

—Mateus 7:24-25

Sua vida está edificada sobre a rocha? Tem certeza? Por que isso importa? Porque a Palavra de Deus diz que as chuvas virão na sua vida e na minha. Essas “chuvas” podem estar na forma de uma crise financeira, a morte de alguém que você ama muito, a infidelidade ou traição de uma amiga, o divórcio de seus pais, problemas de saúde ou qualquer número de crises que afligem as jovens de hoje.

Então, a pergunta é: você será capaz de suportar uma crise real? Porque não é isso que acontece na vida da maioria dos cristãos - em vez disso, a maioria segue esse padrão que Jesus falou quando disse: "Todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será como um homem insensato que edificou sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa; e caiu – e grande foi a sua queda” (Mt 7:26–27).

Felizmente, Jesus também disse o que lemos como nosso versículo do capítulo: “Portanto, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica pode ser comparado a um homem sábio que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e irromperam contra aquela casa; e, no entanto, não caiu, porque estava fundada sobre a rocha” (Mateus 7:24-25).

Portanto, para resistirmos às chuvas que Jesus disse que entrariam em todas as nossas vidas, devemos, todas nós, construir ou reconstruir nossas vidas firmemente na Rocha de Jesus Cristo – em Sua Palavra e por meio de um relacionamento profundo com Ele.

Você já notou como são as mulheres, e não os homens, que adoram ir aos estudos bíblicos e quase todas as conferências de que ouvimos falar? Como mulheres, parecemos nos lançar ao aprendizado cada vez mais, mas nossas vidas e nossos relacionamentos são caóticos, em ruínas e cheios de drama. Interessante. Mas é isso que a Bíblia nos diz. Ela diz: “Pois entre eles estão os que entram nas casas e cativam mulheres fracas, sobrecarregadas de pecados, levadas por vários impulsos, sempre aprendendo e nunca podendo chegar ao conhecimento da verdade” (2Tm 3:6-8).

Desde o início, vemos mulheres querendo conhecimento acima de tudo. “Quando a mulher viu que a árvore era boa para se comer, e que era um deleite para os olhos, e que a árvore era desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu…” (Gênesis 3:6).

Ao mesmo tempo, a maioria dos homens em nossas vidas (pais, irmãos e namorados) estão tão preocupados com hobbies, esportes, seus empregos e/ou escola que passam pouco ou nenhum tempo estudando a Palavra de Deus por si mesmos - nem muitos deles desejam um relacionamento verdadeiro com o Senhor.

“E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”. (Gen. 2:16).

A queda do homem abriu os olhos do homem e da mulher, dando-lhes o conhecimento do bem e do mal. Infelizmente, o que está sendo estudado hoje e o que as mulheres anseiam é conhecimento de qualquer tipo. Elas buscam educação de qualquer forma sem discrição, para sua ruína. Elas não apenas se educam em tudo no mundo que pode ser imaginado desde a escola primária até a faculdade e além, mas mesmo dentro da igreja a mulher está recebendo falsas doutrinas e construindo sua vida sobre elas.

Eu sei. Eu era uma dessas mulheres.

Não só as escolas estão cheias dos caminhos do mundo, do conhecimento de todo tipo de mal, muito pouco do “bem” que precisamos usar para construir nossas vidas, mas os caminhos do mundo também penetraram na igreja e em seus ensinamentos. É por isso que, por mais que tentemos, o que aprendemos só garantirá o naufrágio de nossas esperanças e planos para o nosso futuro. Por que isso? Bem, deixe-me perguntar-lhe honestamente…

Você realmente sabe o que a Palavra de Deus nos diz como mulher, filha e para o seu futuro como esposa, ou possivelmente como mãe? Porque eu não sabia.

Você já tirou um tempo para ler o plano de Deus para a vida? Como Ele vê as coisas (que acreditem ou não são encontradas na Bíblia) e como Ele modelou sua vida de acordo com essas coisas? Eu não havia tirado esse tempo antes.

Você realmente sabe o que Deus diz sobre cada área de sua vida para que você também possa compartilhar a opinião Dele e construir sua vida com base nesses princípios e não na opinião popular? Mais uma vez, eu não sabia.

Bem, onde você pode encontrar a sã doutrina?

As mulheres cristãs apreciam as mensagens de seus pastores, rádio cristã, televisão cristã e música cristã - coisas que nos animam para o Senhor. Mas você vai abraçar uma mensagem que certamente trará convicção? Este livro vai sacudir você.

Então, a pergunta é: você escolherá fugir ou abraçar a verdade quando começar a ler coisas que certamente trarão convicção, no lugar daqueles adoráveis ​​arrepios a que você estava acostumada?

Muitos de nossos pastores e oradores hoje sentem que precisam atrair grandes audiências para que digam aos seus ouvintes o que eles querem ouvir e não o que eles realmente precisam ouvir. Você pode culpá-los? Ao atrair as maiores multidões, eles obtêm as maiores ofertas para seus ministérios, certo? Mas, eles devem ser culpados porque estão destruindo a todos nós! Esta não é a minha opinião, mas o aviso de Deus para nós. Leia isso… “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.” (2 Tim. 4:3-4).

Lobos vorazes. Jesus nos advertiu sobre os líderes espirituais que tentariam nos enganar. “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos…” (Mt. 7:15-16). Podemos ver os “frutos” financeiros de muitos ministérios, mas a maioria de seus seguidores está perecendo por falta de conhecimento. “Meu povo é destruído por falta de conhecimento. Porque você rejeitou o conhecimento. . .” (Os. 4:6).

Quando você ouve os oradores cristãos mais populares, você tem certeza de que suas informações são baseadas apenas nas Escrituras, OU são baseadas na psicologia e nas ideias do homem? Você tem certeza que sabe a diferença? “O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha a ver com o trigo?”, pergunta o Senhor” (Jer. 23:28). Você é capaz de discernir trigo de palha? Você tem conhecimento suficiente para não ser enganada por aqueles que Deus nos disse que viriam e enganariam o cristão - os lobos vorazes?

Meus caminhos, Meus pensamentos. O que você vai ler nas próximas lições pode parecer estranho para você. A maior parte do que estou prestes a compartilhar são verdades que raramente, ou nunca, são pregadas do púlpito, discutidas na rádio cristã ou escritas em livros cristãos. “Pois, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os Meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55:9). Você acreditaria que o que estou prestes a ensinar é encontrado facilmente nas Escrituras, mas muitas vezes é negligenciado, diluído ou tirado do contexto para justificar uma visão oposta ou até mesmo justificar o pecado? “Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; Ele é um escudo para quem nEle se refugia. Nada acrescente às palavras dEle, do contrário, Ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso.” (Pv 30:5-6).

Um coração partido e contrito. Posso lhe perguntar: seu coração está partido e contrito [mostrando remorso sincero]? Porque descobri que apenas um coração partido pode absorver a verdade. “Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás” (Salmos 51:17). “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus”  (Mt. 5:3).

Um coração quebrantado é o solo fértil que o Senhor diz que produzirá muito fruto. “Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador: Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona. Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera. E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um”. (Mt. 13:18-23).

Não ouviram. “Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram; e ouvir o que vocês ouvem, e não ouviram” (Mt 13:16-17). Você precisará de um “ouvido para ouvir”, o que significa ouvir e desejar obter a sabedoria completa que a Bíblia tem a oferecer.

Medita dia e noite. A única maneira de construir sobre a Rocha é renovar sua mente com a Palavra de Deus: você precisará renovar sua mente para alinhá-la com o que Deus diz sobre tudo. Infelizmente, a maioria de nós tende a confiar no que é “popular” de acordo com os padrões do mundo, o que eu disse ser basicamente a mesma coisa que a igreja ensina agora. Seguimos os chamados “especialistas” em um campo específico, ou confiamos que nossos professores estão nos dando toda a verdade quando não temos ideia se é verdade ou mito. “Meu povo é destruído por falta de conhecimento. Porque você rejeitou o conhecimento. . .” (Os. 4:6).

Nunca esqueçamos que Deus é nosso Criador. Portanto, Ele sabe, acima de qualquer outra pessoa, como lidar com cada circunstância ou relacionamento que Ele criou? “Mas o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. E ele será como uma árvore plantada junto a correntes de águas, que dá o seu fruto na estação própria, e as suas folhas não murcham; e em tudo o que ele faz, ele prospera” (Sl. 1:2-3).

Tua Palavra é Verdade. E assim como lemos acima quando Jesus estava falando do semeador, mesmo depois de você ter tempo para ler e estudar a verdade, o inimigo virá para roubar o que você acabou de aprender! Um dos esquemas favoritos do inimigo* é tentar você, leitora, a rejeitar o que lê neste livro, levando-a a pensar ou dizer que não concorda com a autora.

Bem, em primeiro lugar, não importa o que esta autora está escrevendo ou dizendo: estou certa? Tudo o que importa é o que Deus diz, pois Ele é o Autor e Criador da vida! É por isso que você deve ler todas as Escrituras para saber o que Deus está dizendo.

*“Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo” (Ef. 6:11).

Em segundo lugar, devemos lembrar que o inimigo tentará desencorajá-la, e a divisão é outro de seus esquemas favoritos. Se você não acredita no que lê, você tem três opções: 1) Você pode conversar com alguém que você sabe que vai concordar com você e com sua opinião; 2) Você pode simplesmente pegar o que quiser e passar por cima do resto como escolheria comida em um restaurante self-service; ou 3) Você pode procurar a Verdade.

“Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca” (Apocalipse 3: 15-16).

Por favor, escolha procurar a Verdade. “Santifica-os na Verdade; Tua Palavra é a Verdade” (João 17:17).

A Verdade não é nada que se deva temer; em vez disso, ela a libertará. “Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a Verdade, e a Verdade os libertará” (João 8:31-32). Novamente, se você questionar qualquer coisa que leia, por favor, NÃO acredite na minha palavra – busque a Deus e Sua Palavra para encontrar a Verdade. “Mas, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá generosamente e sem censura, e ser-lhe-á dada” (Tiago 1:5).

* Ao longo dos muitos anos em que tenho ministrado a mulheres, muitas vezes fui desafiada pelo que escrevi. Quando isso ocorre, fui forçada a buscar mais profundamente a verdade que reivindico. E a cada vez eu me afastava, mais forte em minha fé e mais capaz de defendê-la eu ficava. Eu espero que você faça o mesmo. E não vá para outro livro (mesmo um dos meus livros). Em vez disso, vá direto para O LIVRO, a Bíblia, e pesquise.

O site que uso quase todos os dias é o Biblegateway.com para pesquisar diferentes versões ou um determinado tópico. Tire um tempo para se aprofundar nas coisas de Deus! Procure palavras no dicionário; volte para a tradução original, que é hebraico para o Antigo Testamento e grego para o Novo Testamento. Existem muitos sites para ajudar, como BlueLetterBible.org, onde você pode usar a concordância para aprofundar o verdadeiro significado.

Busquem e encontrarão. “Mas buscai o Seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas” (Lucas 12:31). “Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.” (Lucas 11:9). Use sua concordância bíblica, ou o site acima, e permita que o Senhor a guie em toda a verdade. Se houver um versículo que você deseja entender mais completamente, procure outras versões da Bíblia, escreva-o em um cartão de 3x5, leia-o todos os dias e reflita sobre ele repetidamente em sua mente. Então um dia será como se a luz fosse acesa em um quarto escuro – você conhecerá a Verdade! “Mas o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmo 1:2).

A busca da verdade vale o esforço? Você tem tempo? “Ensina-nos, pois, a contar os nossos dias, para que Te apresentemos um coração sábio” (Sl 90:12). Se O buscarmos primeiro, Ele promete que tudo o mais nos será dado — que promessa maravilhosa! Veja, está bem aqui: “Mas buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça; e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33).

Fome e sede. Se cremos, se somos cristãos, seguidores de Cristo, então nosso propósito na terra é glorificar a Deus em tudo o que fazemos. Não foi isso que Jesus fez com Sua vida? E, se nos chamamos cristãos, devemos ser seguidores de Cristo. Mas nós somos? Como seguimos a Cristo? Talvez você já tenha tentado seguir o Senhor muitas vezes antes, mas tropeçou e desistiu. Se você puder abrir seu coração para Deus agora mesmo e continuar a ler as Escrituras que se encontram neste livro, Sua Palavra fará com que você tenha fome e sede por mais e mais Dele, e por Suas verdades. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt 5:6). “Como a corça anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por Ti, ó Deus” (Sl 42:1). Não é assim que você quer se sentir em relação ao Senhor e à Sua Palavra?

Eu prometo que se você simplesmente terminar de ler este capítulo agora, lê-lo novamente amanhã, escrever seus versículos favoritos que tocaram seu coração em um cartão 3x5 e ler seus cartões novamente no dia seguinte - você começará a DESEJAR pelo Senhor e Sua Palavra.

Sua Palavra. As Escrituras sempre serão as Palavras mais importantes nas páginas seguintes porque são a Palavra de Deus! Portanto, nunca, jamais pule o versículo porque:

Sua Palavra cura. “Ele enviou a Sua Palavra e os curou, e os livrou da sua destruição” (Sl. 107:20).

Sua Palavra é a luz que iluminará as trevas. “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para o meu caminho” (Sl 119:105).

Sua Palavra é a Verdade. “A verdade é a essência da Tua palavra, e todas as Tuas justas ordenanças são eternas.” (Sl 119:160).

Apenas faça! Uma vez que você comece a entender e aceitar as verdades de Deus, você deve se tornar uma praticante da Palavra. “Pois, se alguém é ouvinte da Palavra e não praticante, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; pois uma vez que ele olhou para si mesmo e foi embora, ele imediatamente esqueceu que tipo de pessoa ele era” (Tiago 1:23-24). Você deve colocar em ação o que aprendeu, ou nunca haverá nenhuma mudança ou fruto em sua vida!

Zelo pelo que é bom? Ao ler este livro, quero que você tenha apenas uma coisa em mente: este livro foi escrito por uma zelote, nada mais que uma fanática! Querida, eu fiquei assim quando fui encurralada na minha vida. Fiquei assim quando estava afundando e procurando por algo ou Alguém para me salvar. “Mas, vendo o vento, ficou com medo e, começando a afundar, clamou, dizendo: 'Senhor, salva-me!'” (Mt 14:30). Eu fiquei assim quando vi um vazio real em minha vida que fez meu coração e meu estômago doerem porque eu precisava desesperadamente que esse vazio fosse preenchido.

Querida, este é o lugar onde você está em sua vida? Então louve a Deus! Você também se tornará uma fanática. Abrace e obedeça a Sua Palavra com zelo – com entusiasmo!

Ensinamentos zelosos precisam de obediência zelosa. “E quem está lá para prejudicá-lo se você se mostrar zeloso pelo que é bom?” (1 Pe 3:13). “Aqueles a quem amo, repreendo e disciplino; sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Ap 3:19). Muitas vezes fui zombada e ridicularizada por meu comportamento zeloso por seguir o Senhor na medida em que o fiz. Mas o próprio Jesus chamou cada um de nós para esse tipo de obediência zelosa enquanto Ele andava na terra! Como você pode ficar mais zelosa do que Ele diz aqui? “E se a tua mão ou o teu pé te fazem tropeçar, corta-o e lança-o de ti; melhor é entrar na vida aleijado ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno. E se o teu olho te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti. É melhor para você entrar na vida com um olho do que, tendo dois olhos, ser lançado no inferno de fogo” (Mt 18:8). Eu diria que estas são instruções muito zelosas de nosso Senhor porque Ele está tentando provar um ponto.

Venha e siga-Me. “Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse Ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-Me.” Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!”” (Marcos 10:21-23).

Você e eu somos como o homem rico, sem vontade de seguir Jesus porque temos medo do que Ele pode nos pedir para fazer ou desistir? Quantas vezes Ele te chamou antes de hoje? Quantas vezes você esteve amarrada com as coisas deste mundo e escolheu não segui-Lo? Não perca a chance gora - Ele está chamando seu nome. Você não tem ideia do quanto Ele anseia por você!! “Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; Ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!” (Isaías 30:18).

Deixe de lado todo embaraço. “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, . . .” (Hb 12:1). “A noite está quase acabando e o dia está próximo. Deixemos, portanto, as obras das trevas e vistamo-nos da armadura da luz” (Rm 13:12). “. . . quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos. . .” (Efésios 4:22). Você deve imediatamente fazer mudanças em sua vida e comprometer-se a seguir Jesus Cristo. Você deve deixar de lado todas as ocupações que a impedirão de terminar este estudo. Quando Ele vai te chamar de novo? Seria esta a sua última oportunidade? Agora pondere sobre este pensamento revelador: “Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. ” (Tiago 4:14). Faça com que cada momento, cada dia, conte.

Morno. Para aquelas que estão convencidas de que têm uma vida feliz e vivem em um ambiente estável, este livro pode ser muito zeloso, pois não há nada que as motive a mudar. “Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca” (Ap 3:15-16). Deus cospe cristãos mornos todos os dias. Ele chama, nós ignoramos, então nos encontramos de cara com uma crise que nunca pensamos que teríamos que suportar!

Você está em chamas por Deus ou está morna? Porque se você não está em chamas, você já pensou sobre o que Deus pode precisar permitir que entre em sua vida para movê-la em direção a Ele e à Sua Palavra? Eu sei o que foi necessário para mim (e para a maioria das membras do meu ministério)!

Pobre de espírito. Os pobres não têm nada; portanto, é mais fácil para eles deixarem tudo para seguir a Ele e à Sua Palavra. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para pregar as boas novas aos pobres” (Lucas 4:18).

Você está espiritualmente falida? “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus” (Mt 5:3). Se você estivesse financeiramente falida, certamente estaria orando diligentemente para poder pagar suas contas para que você e/ou sua família fossem alimentados. Mas e aqueles ao seu redor – pessoas que ainda não conhecem o Senhor? Como você ajudará a alimentá-las quando não estiver se alimentando diariamente da Palavra de Deus e vivendo Seus princípios em sua vida?

Construído na areia. Vamos ser sinceras: muitas de nós construímos nossas vidas na areia movediça dos caminhos e valores do mundo. Buscamos tudo o que nosso Senhor Jesus Cristo viveu e pregou contra! Você e eu devemos saber que é apenas uma questão de tempo até que nosso castelo de cartas caia. Vimos os sinais; vimos outros cristãos caírem. O que nos faz pensar que permaneceremos de pé quando a adversidade nos atingir? Eu amo a maneira como a Bíblia Mensagem diz: “… Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos. Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! …” (1 Coríntios 10:12).

As mulheres que descobrem este livro e o lêem são muitas vezes aquelas cujas vidas já desmoronaram e, geralmente, “grande foi sua queda”. Essas mulheres (e homens que lêem Um Homem Sábio) realmente têm a vantagem como eu disse antes. Como não têm onde morar, recolhem os escombros e começam a reconstrução. Elas não têm escolha – Deus fez isso por elas.

“Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda“ (Mt. 7:26-27).

Quer sua vida tenha caído ou não, comece agora a reconstruir todas as áreas de sua vida, passo a passo, tábua a tábua, sobre a rocha de Jesus Cristo. Use somente a Sua Palavra como seu modelo. Deixe este livro motivá-la e ajudar a iluminar as áreas que dizem respeito às circunstâncias e situações de sua vida que precisam ser mudadas.

Não tenha medo deles – lembre-se do Senhor. E como eu também disse, você deve esperar o ridículo. As pessoas, até mesmo seus amigos e familiares mais próximos, começarão a zombar de você quando você começar a reconstruir sua vida na Palavra de Deus, chamando você de maluca, fanática, zelote. Para ficar motivada, reserve um tempo para ler todo o quarto capítulo de Neemias. Aqui está apenas um pouco do que diz, Falando “na presença de seus compatriotas e dos poderosos de Samaria, disse: “O que aqueles frágeis judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrifícios? Irão terminar a obra num só dia? Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas?'” (Ne 4:2). A zombaria confirmará que você está indo na direção certa!

Aconselho-te com os Meus olhos. Para ajudá-la a continuar nos capítulos seguintes com o zeloso compromisso necessário, deixe-me compartilhar uma verdade muito importante: você e eu não somos capazes de fazer mudanças em nossa vida ou em nós mesmas. Nós somos pecadoras; nossa justiça nada mais é do que trapos imundos. No entanto, quando permitimos que Deus trabalhe em nós e através de nós, Ele começará a fazer as mudanças dentro de nós. “Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; Vou aconselhá-lo com Meus olhos sobre você. Não seja como o cavalo ou como a mula que não tem entendimento, cujos arreios incluem cabresto e freio para mantê-los controlados, caso contrário, eles não obedecem” (Sl 32:8-9).

De acordo com o Seu propósito. O Senhor vem a nós no momento exato em que precisamos Dele. Ele nos permite chegar aos pontos decisivos em nossas vidas (através de várias provações) para aprender a depender dEle. É nos momentos de aflição que O buscamos, e então Ele nos permite encontrá-Lo. É apenas durante o quebrantamento que mudanças reais ao longo da vida são feitas. Podemos louvá-Lo em todas as coisas porque temos a certeza “de que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam,dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito.” (Rm 8:28).

Podemos ver pela passagem de Romanos que nosso objetivo deve estar de acordo com o Seu propósito. Qual é então o Seu propósito para nossas vidas? A maioria de nós está familiarizada com Romanos 8:28, mas para realmente entender Seu propósito, devemos continuar lendo. “Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:29-31). A vida não é apenas para o prazer. Vivemos para que possamos nos amoldar à Sua imagem para que outros O vejam em nós!

Endurece a cerviz. Se formos verdadeiramente cristãos, seguidores de Cristo, ansiaremos por estar mais perto dEle. Você anseia por Ele? Ou você, em vez disso, se cerca de coisas que amortecem esse desejo? Se assim for, você não é uma cristã em chamas por Deus, mas uma infiel. “Os infiéis receberão a retribuição de sua conduta...” (Prov. 14:14). Você já teve a sua retribuição ou você precisa ser quebrantada? “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura.” (Pv 29:1).

Deixemos todo embaraço. “Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, 2 olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos” (Heb. 12:1-3).

Confessem seus pecados uns aos outros. Eu sei que aquelas que se permitiram ser condenadas ao ler este capítulo, estão agora prontas para permitir mudanças em suas vidas. Se você estiver pronta, comece pela confissão. “Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que sejam curados. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tiago 5:16). Encontre pelo menos uma outra amiga íntima (ou sua irmã, mãe ou prima) e façam este estudo juntas para realmente crescerem em seu relacionamento com o Senhor. Não perca o que Deus tem para você! Ele te ama e deseja ser gracioso com você!!

Tiraste de mim os meus amigos e os meus companheiros. Deus muitas vezes precisa remover um amigo ou alguém que amamos para colocá-Lo em primeiro lugar em nossas vidas. Se você passou por uma perda, ou está em um relacionamento doloroso, muitas vezes é Deus quem remove essa pessoa, ou pessoas, de sua vida para que você O conheça mais intimamente. “Tiraste de mim os meus amigos e os meus companheiros; as trevas são a minha única companhia.” (Sl 88:18). “Puseste-me no mais profundo do abismo, em trevas e nas profundezas. Sobre mim pesa a tua cólera; tu me abateste com todas as tuas ondas. *Selá. Alongaste de mim os meus conhecidos e fizeste-me em extremo abominável para eles; estou fechado e não posso sair.” (Sl. 88:6-8).

*Selá é encontrado frequentemente no livro de Salmos para pedir a nós, leitores, que paremos, ponderemos e reflitamos sobre o que acabou de ser lido. Obedeça a esta ordem ponderando sobre o que o salmista escreveu. Releia-o se precisar. Não tenha tanta pressa a ponto de perder o significado mais profundo e verdadeiro.

Eles estavam radiantes. Você quer refletir o amor e o esplendor do Senhor? Agora, minha doce irmã em Cristo, é sua chance – não a perca. Não se afaste; faça isso agora. Volte-se para Ele e somente para Ele. Faça isso agora mesmo!

“Eles olharam para Ele e ficaram radiantes, e seus rostos jamais mostrarão decepção” (Sl. 34:5). Você verificou seu semblante ultimamente? Ele caiu? “E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás” (Gn 4:6). Como você está? Se você não está indo bem, Deus diz, “o pecado jaz à porta”. Talvez você já tenha deixado o pecado entrar. Então ore agora: “O que for preciso para amolecer meu coração à sua Palavra, Senhor, por favor, faça isso!”

Aplicação Prática

Contra Ti, somente contra Ti, pequei. A fim de reconstruir sobre a Rocha, precisamos reconhecer nossa pecaminosidade diante de Deus. A menos que entendamos que somos pecadores, não podemos dar outro passo. Ao ler este capítulo, você foi informada de seu pecado ou deu desculpas ou culpou os outros? Minha amada, se você está imitando o mundo racionalizando seus pecados ou faltas e dando desculpas para o que você faz ou fez; ou, se você (como todo mundo hoje em dia) está culpando seu pecado pelo que foi feito com você, você está perdendo. Se você justificou seu pecado, enquanto ao mesmo tempo aponta rapidamente os pecados de outras pessoas e suas falhas, você certamente está caminhando para a morte espiritual. Em vez de olhar para os outros que caíram em certas áreas, ou para aqueles que a machucaram, dê uma olhada em si mesma.

“Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? ” (Mt. 7:2-4).

Se você está sob forte convicção, por favor, pare agora, fique a sós com Deus e peça ao Espírito Santo para lhe mostrar e convencê-la de sua pecaminosidade diante de Deus. Peça a Ele para revelar suas ofensas e a quem você ofendeu. Comece orando esta oração encontrada no Salmo 51:1-17:

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra Ti, contra Ti somente pequei, e fiz o que a Teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da Tua presença e não retires de mim o Teu Espírito Santo.”

“Torna a dar-me a alegria da Tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário. Então, ensinarei aos transgressores os Teus caminhos, e os pecadores a Ti se converterão. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a Tua justiça. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o Teu louvor. Porque te não comprazes em sacrifícios, senão eu os daria; Tu não te deleitas em holocaustos.  Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”.

Confesse seus pecados. Uma vez que confessamos nossos pecados diante de Deus, podemos precisar admitir que falhamos e confessar nossas falhas uns aos outros. “Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que sejam curados. A oração eficaz de um homem justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5:16). É quando fazer o estudo com uma amiga próxima realmente ajuda. Cada uma de vocês pode confiar uma na outra e orar uma pela outra, o que significa que Deus vai curá-las!

Até um justo cai. Esteja ciente de que tropeços e fracassos virão. O importante é que quando você cair você deve se levantar. “ Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal.. . .” (Pv 24:16). Cada uma de nós cai, mas o que você e eu fazemos depois que caímos separa os justos dos injustos! Muitas de nós estão sendo presas com as cordas de nossos pecados passados, mas Deus é fiel em cortar essas cordas uma vez que odiamos tanto o pecado que clamamos a Deus continuamente para sermos libertas para sempre desses pecados. “Quanto ao ímpio, as suas iniquidades o prenderão, e, com as cordas do seu pecado, será detido” (Pv 5:22).

Gabar-se das minhas fraquezas. E, finalmente, uma vez que “através de Cristo” obtivemos a doce vitória, devemos compartilhar nossos testemunhos com todas aquelas que Deus traz para nossas vidas. Algumas de nós acham mais fácil compartilhar o que o Senhor fez em nossas vidas, mas outras deixam de compartilhar com qualquer um até mesmo suas “deficiências” e como pela graça de Deus elas superaram – é o pequeno segredo delas com o Senhor. Sem dúvida, Deus trará mulheres, jovens e velhas, para sua vida que abrirão uma porta para você compartilhar o que o Senhor fez por você. “. . . mas santificai a Cristo como Senhor em vossos corações, estando sempre prontos a fazer uma defesa a todo aquele que vos pedir que deis contas da esperança que há em vós, mas com mansidão e reverência. . .” (1 Pe. 3:15). “Como é bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é apagado! Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.” (Sl. 32:1, 3). "E disse-me: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, antes me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo" (2 Coríntios . 12:9).

Você não precisa divulgar seus pecados para o mundo, mas apenas para aquelas que precisam saber que não estão sozinhas e que serão encorajadas pelo que Deus fez em sua vida. Compartilhe discretamente, mas honestamente... você ficará muito feliz por ter feito isso.

Deixe o poder de Cristo habitar em mim!

Compromisso pessoal de confiar no Senhor para construir ou reconstruir minha vida na Rocha. “Com base no que acabei de aprender da Palavra de Deus, confesso que, às vezes, sou morna em relação a Jesus e peço que Ele renove minha mente para me conformar à Sua Palavra. Entrego minha vida a Ele e, à medida que Ele me transforma, comprometo-me a dar a Deus o louvor e a honra que Ele merece, compartilhando meu testemunho com outras”.

Obtenha crédito universitário

🌱 Atribuição de IOU HGM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *