Casto e Respeitoso

. . . enquanto eles observam
Seu comportamento casto e respeitoso.
— 1 Pedro 3:1-2

Você já ouviu a palavra casto, ou o que ela significa? As pessoas hoje raramente usam essa palavra. Até a palavra respeitoso tornou-se obsoleta. No entanto, a Bíblia diz às mulheres que a maneira de conquistar o coração do marido é sendo casta e respeitosa. Então, se é assim que Deus nos diz para sermos, devemos pelo menos saber o que isso significa e tentar abraçar as características de uma esposa casta e respeitosa, certo?

Infelizmente, esses tipos de qualidades não se desenvolvem da noite para o dia. Se você esperar até estar interessada em se casar, então será tarde demais para aprendê-las. Mais e mais casamentos terminam no primeiro ano. Claramente, agora, enquanto você ainda é solteira, é a hora de descobrir o que significa ser casta e respeitosa. Dessa forma, você pode concentrar sua atenção nos caminhos de Deus. Isso significa edificar nossa vida, o que inclui nosso caráter, sobre a Rocha que permanecerá firme nas tempestades que virão.

Casto

O que casto realmente significa? A Concordância de Strong (que nos ajuda a entender palavras específicas na Bíblia) diz que significa: inocente, modesto, perfeito, puro e limpo. O Dicionário Webster define casto de três maneiras: 1. Inocente de imoralidade; 2. Inocente de uma maneira de falar (isso é o que aprendemos no capítulo 3 “A bondade está em sua língua”): 3. Vestido, modesto, contido, puro e sem adornos.

O Thesaurus de Webster nos dá outras palavras que também significam casto, que são: genuíno, imaculado, puro, irrepreensível, inocente, sincero, puro, virgem, virtuoso, limpo.

Há três referências à castidade na Bíblia. Vejamos os dois que são especificamente direcionados para as mulheres:

Seja discreta, casta. Ele nos diz que “as mulheres mais velhas... exortam [ensinam ou encorajam] as mulheres jovens... a serem discretas, castas, donas de casa, boas, obedientes a seus próprios maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada [para tratar Deus ou coisas sagradas desrespeitosamente através de palavras ou ações]” (Tito 2:5, KJV).

Esta pode ser a primeira vez que você lê em qualquer lugar que as mulheres casadas devem ser “obedientes” a seus maridos. Este princípio está totalmente invertido nos casamentos de hoje e é por isso que o divórcio destrói mais da metade de todos os casais que se casam. Este é um princípio que estudaremos mais adiante, mas você descobrirá que ser obediente e submissa aparece em quase todos os versículos que falam às esposas. Você verá isso novamente neste versículo...

Comportamento casto e respeitoso. O capítulo 3 de 1 Pedro começa dizendo: “Assim também vós, mulheres, sede submissas a vossos próprios maridos, para que, mesmo que alguns deles sejam desobedientes à Palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres. , enquanto observam seu comportamento casto e respeitoso.”

As mulheres de hoje são encorajadas a serem as que devem ser obedecidas, e não o contrário. Mais uma vez, resultou em uma epidemia de divórcios. No entanto, o que é pior é que essa maneira de pensar criou mulheres feridas e milhões de crianças que vivem com apenas um dos pais. Muitas mulheres optam por não se casar como forma de evitar o divórcio e a mágoa que o acompanha. Mas a maneira de lidar com um problema é ir à raiz do problema. Vamos começar descobrindo mais sobre ser casta e depois passaremos a ser respeitosas. Em um capítulo posterior, aprenderemos sobre submissão e por que Deus pede que as mulheres sejam submissas aos homens com quem nos casamos.

Então, vamos em frente e pesquisar, estudar e examinar mais profundamente as palavras em negrito que são usadas para definir casto. Vamos começar sendo inocentes ou livres de culpa ou pecado. Vejamos um pouco de Daniel na Bíblia.

Daniel

Por causa de sua inocência. Daniel é um grande exemplo de homem inocente. Daniel era um jovem que foi colocado em tantas situações perigosas e difíceis, mas por causa de sua inocência, Deus sempre o livrou. Aqui está apenas um exemplo quando Daniel diz: “O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, e eles não me prejudicaram, visto que fui declarado inocente perante Ele, e também contra ti, ó rei, não cometi crime” (Dan. 6:22).

Agora vamos ver o que a Bíblia diz sobre ser irrepreensível, o que significa livre de culpa. Vejamos Jó na Bíblia.

Irrepreensível, temente a Deus e desviando-se do mal. Jó é um exemplo de homem íntegro que agradou a Deus, tanto que Deus contou tudo sobre ele ao diabo! “E o Senhor disse a Satanás: ‘Você considerou meu servo Jó? Pois ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e desviando-se do mal’” (Jó 1:8).

Qual era o segredo da vida irrepreensível de Jó que fez Deus se gabar dele? Você viu, é dito que é porque “ele temia ao Senhor”. Para sermos irrepreensíveis, nós também devemos temer o Senhor acima de tudo. Porque “a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” (Provérbios 31:30).

O que devemos temer? Começa quando você chega ao ponto em sua vida que teme desagradar ao Senhor. A “adolescência” ou talvez a “adolescência” de sua jornada espiritual é quando você está desenvolvendo um relacionamento profundo com Deus, seu Pai. Isso leva à maturidade espiritual, que é quando você desenvolve uma intimidade com o Senhor, seu Amado, pois nos é dito que seremos Sua noiva.

Afaste-se do mal. Jó também se afastou do mal. “E afaste-se do mal e faça o bem” (1 Pedro 3:11). Quando você está se afastando do mal, deve substituir o mal que está fazendo no momento fazendo algo de bom. Portanto, Deus abençoou Jó: “Bem-aventurados aqueles cujos caminhos são retos” (Sl 119:1). Nós também seremos abençoadas assim como Jó se praticarmos estas quatro coisas: viver irrepreensivelmente, temer ao Senhor, afastar-se do mal e fazer o bem.

A maioria de nós conhece Jó e suas circunstâncias difíceis, mas você sabia que ele tinha uma esposa descrente? Você sabia que ela realmente disse a Jó para “amaldiçoar a Deus e morrer?” Se seus pais, amigos (ou mesmo seu namorado ou noivo) não apóiam ou incentivam seu relacionamento com Deus, ou se tentam tentá-la a esfriar seu relacionamento com o Senhor, você não deve deixar que isso a abale ou afaste de sua caminhada de fé. Quando digo que essas pessoas não devem dissuadir ou desencorajar você, não quero dizer tentar impedi-la de ter uma religião ou de frequentar a igreja, mas de seu relacionamento com Deus! Há uma enorme diferença.

Há muitos maridos que não querem que suas esposas frequentem a igreja, e até alguns pais descrentes que não querem que seus filhos ou filhas frequentem uma faculdade cristã ou frequentem a igreja. No entanto, para aqueles que se rebelam, discutem e fazem o que acham que é “certo” de qualquer maneira - sofram as consequências. Aqui está o que a Bíblia diz: “Pois a rebelião é como o pecado de adivinhação [feitiçaria], e a insubordinação [recusar-se a permanecer sob a autoridade] é como iniquidade e idolatria. Porquanto rejeitastes a palavra do SENHOR, Ele também vos rejeitou” (1 Sam. 15:23). Em vez de se rebelar, uma pessoa sob autoridade deve se submeter e obedecer à sua autoridade, pois é isso que aprofundará seu relacionamento com o Senhor e a refinará para um testemunho mais poderoso. Agora, seu namorado ou noivo não é sua autoridade; não confunda isso. Até que um homem se comprometa a ser seu marido, você não deve se submeter a coisas que sabe que são erradas.

Entendamos também que qualquer um pode se rebelar. O mundo está cheio de adolescentes rebeldes e o mundo os encoraja. Mas é preciso a graça de Deus para permanecer sob autoridade mesmo quando essa autoridade parece estar bloqueando sua caminhada com Deus. A verdade é que isso vai promover um maior relacionamento e intimidade com o Senhor. Portanto, nunca desanime quando alguém ou alguma coisa aparecer no seu caminho - na verdade, é uma coisa boa!

Quando a igreja cristã foi forçada à clandestinidade em países onde a adoração a Deus era proibida, como a China, isso fez com que a igreja e cada cristão crescessem espiritualmente além de qualquer coisa que vemos aqui nos EUA. As Bíblias contrabandeadas eram apreciadas como uma peça de ouro. Cada página de uma Bíblia seria cuidadosamente arrancada para que cada família pudesse ter apenas uma página e, inevitavelmente, depois de ser lida várias vezes, seria memorizada palavra por palavra.

Aqueles que se rebelaram perderiam a vida, mas aqueles que usaram sua falta de liberdade para desenvolver uma caminhada maior e mais íntima com o Senhor tornaram-se gigantes espirituais! O mesmo vale para nós aqui em nossas “pequenas” perseguições com pais ou colegas de trabalho, chefes ou amigos que não são crentes e desafiam nossa fé. É hora de usar isso a nosso favor.

Aqui está a promessa de Deus aos filhos que obedecem e honram seus pais: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é certo. ‘Honra a teu pai e a tua mãe’ – que é o primeiro mandamento com promessa – “para que te vá bem e tenhas longa vida sobre a terra” (Efésios 6:1–3).

Você pode pensar que não é mais uma criança, mas uma jovem; portanto, você não precisa mais obedecer ou honrar seus pais. Mas a verdade é que esse mandamento (com a promessa de que tudo vai bem para você e terá uma vida longa) se estende até você se casar. Então, naquele momento, para uma mulher, a obediência se transforma em submissão ao marido. Mais uma vez, estudaremos essa verdade em um próximo capítulo. Por enquanto, vamos ler sobre a vida inocente de Paulo.

Paulo

Visto que a Bíblia nos diz que Paulo viveu uma vida irrepreensível, devemos dar uma boa olhada no que ele fez e disse. “E isto [Paulo] rogo: que o vosso amor cresça cada vez mais no verdadeiro conhecimento e em todo o discernimento, para que aproveis as coisas excelentes, a fim de serdes sinceros e irrepreensíveis até o dia de Cristo” (Fp 1:9-10).

O verdadeiro conhecimento é o conhecimento do que é bom. Não é com as trivialidades que o mundo de hoje está tão preocupado. Também não é o conhecimento do mal que tantos programas de televisão, noticiários e jornais nos falam tão vividamente. Não é a educação sobre drogas e sexo que é ensinada nas escolas. Em vez disso, é conhecimento bíblico — conhecimento do que é bom. Infelizmente, apenas alguns cristãos realmente conhecem ou estudam a Bíblia. Paulo também disse que precisamos de “todo o discernimento” com esse conhecimento. Portanto, mais adiante neste capítulo também estudaremos o discernimento.

Minhas filhas

As mães de hoje devem ajudar vocês, nossas filhas, a permanecerem moralmente puras e encorajar todas as moças a fazerem o mesmo. Incentivar as moças deve ser uma meta importante de toda mulher cristã hoje. A próxima em nossa lista de palavras que descrevem casto é imaculado.

Imaculado é definido como “sem mancha”. O amor que a mulher experimentou em Cantares de Salomão na Bíblia foi resultado de seu compromisso com a pureza. Eu quero esse tipo de amor para minhas filhas e para você, e é por isso que estou animada para escrever este livro para você. Quer sua mãe se importe ou não, ou mesmo que você não tenha uma figura materna real em sua vida, eu me importo profundamente com você. Você vale tanto, minha querida, você simplesmente não tem ideia.

É assim que o Cântico dos Cânticos 6:9 diz: “Minha pomba, minha imaculada é apenas uma; ela é a única de sua mãe, ela é a escolhida por ela que a gerou. As filhas a viram e a abençoaram; sim, as rainhas e as concubinas, e elas a elogiaram.” Essa filha era especial, e Deus a separou e a santificou para Si mesmo. Como resultado, ela foi tratada de maneira especial e separada de todas as outras mulheres.

Esta é você minha querida. Deus separou você de todo o resto. Não há necessidade de dar o que é só seu para qualquer homem que espera que você o faça. Guarde o que há de especial em você para o seu marido, que também falará de você da mesma maneira. Você é a mais escolhida de todas; portanto, você está separada e será imaculada.

Jesus — santo, inocente, imaculado. Nosso exemplo como cristão, que literalmente significa “seguidor de Cristo”, é o próprio Jesus, que foi descrito como “inocente e imaculado”. Diz aqui neste versículo: “Porque nos convém ter tal sumo sacerdote (Jesus), santo, inocente, imaculado . . .” (Hb 7:26).

Virgem. Uma virgem é literalmente uma mulher intocada. A Bíblia nos diz que os sacerdotes do Antigo Testamento eram obrigados a tomar uma virgem em casamento por causa do que a “impureza” faria com seus filhos. Diz: “E ele [o sacerdote] tomará uma esposa na virgindade dela - para que não profane [mostrando desrespeito a Deus em] sua descendência. . .” (Lv 21:13).

Em nossos dias, a virgindade está quase extinta. Infelizmente, até mesmo os cristãos têm seguido o mundo rebaixando nossos padrões morais ao assistir diariamente à imoralidade na televisão e no cinema até que não pareça mais errado para nós.

A Bíblia nos diz que somente uma mulher que não é tocada será tratada, no casamento, como alguém especial! Permanecer moralmente pura é basicamente impossível se uma garota estiver namorando; você não concorda?

Embora o namoro tenha se tornado a maneira aceitável de encontrar um marido, como mãe, tive que repensar a ideia de namorar para meus próprios filhos. Eu tive que manter o namoro de acordo com a verdade encontrada nas Escrituras enquanto dava uma boa olhada nas vidas quebradas que resultaram dessa prática perigosa, mas aceita. A maioria das garotas já esteve com muitos namorados antes de finalmente dizer “sim” no altar. Então, quando as coisas ficam difíceis em seus casamentos, as esposas vão embora ou seus maridos vão embora. Muitos homens se envolvem com ex-namoradas ou mulheres que conheceram no trabalho.

Namorar não prepara você para o casamento - prepara você para o divórcio! Aqui está uma alegoria que contei a meus filhos quando eles eram pequenos e que os ajudou a permanecerem moralmente puros. Espero que faça o mesmo por você!

A propósito – uma alegoria é definida como uma história na qual os personagens e eventos devem ser entendidos como representando outras coisas e expressando simbolicamente um significado mais profundo, muitas vezes espiritual ou moral.

“Roupas de Casamento”

Em uma bela manhã ensolarada, um adorável menino nasceu. Seus pais ficaram muito felizes. No dia em que ele nasceu, seus pais embrulharam um presente especial para ele. Seria um presente não para ele, mas para sua esposa, com quem ele se casaria muitos anos depois.

Quando ele era apenas um garotinho, sua mãe e seu pai lhe disseram que esse presente especial precisava ser protegido, para ser mantido em segurança até o dia de seu casamento. Portanto, eles eram muito cuidadosos com quem ele se relacionava durante seus anos de juventude.

O tempo passou muito rápido quando o menino cresceu e se tornou um jovem bonito. Num dia de primavera, esse jovem foi apresentado à garota dos seus sonhos. Tanto ele quanto seus pais acreditavam que ela era uma boa cristã e não tinham nenhuma indicação de que ela seria menos do que aparentava ser. O jovem, tão apaixonado, prontamente pediu a mão dela em casamento ao pai da jovem e começaram os planos para o casamento.

O belo jovem sorriu com entusiasmo ao pensar no presente inestimável que em breve seria dado à sua adorável noiva. Durante anos, ele escondeu cuidadosamente seu presente especial e caro. Não importa o quanto os outros tenham tentado, ninguém jamais viu seu dom, tão cuidadosamente foi escondido de todos.

O dia especial finalmente chegou. O casamento foi lindo. A emoção estava no ar. As flores, o bolo e o lindo traje de casamento - tudo estava perfeito.

Logo o grande evento acabou, mas para este jovem, a expectativa ainda aumentava. O momento que ele esperava, sonhava, estava prestes a acontecer. O jovem casal registrou-se na recepção de um hotel caro e foi escoltado até o quarto.

O noivo sorriu para sua bela e jovem esposa enquanto ela se sentava na ponta de sua cama nupcial. Todos os seus pensamentos estavam no presente que em breve daria à sua amada muito especial, sua esposa.

No entanto, estranhamente, o semblante de sua nova esposa parecia preocupado, constrangido, distraído. Mas nada poderia estragar esse momento para eles, ou assim ele pensou. Com entusiasmo prestes a explodir, ele disse a sua nervosa esposa para sentar e esperar ali enquanto ele foi buscar seu presente.

Logo ele caminhou em sua direção segurando o presente mais lindo e magnificamente embrulhado. O papel estava mais bonito do que no dia em que foi embrulhado. Era dourado e branco com brilhos, e prata com glitter  que brilhavam como estrelas.

Cautelosamente, com cuidado, com as mãos trêmulas, ela começou a abrir o presente. Mas em vez de alegria, seu rosto mostrava um coração pesado. Ao dobrar o delicado papel de seda, ela viu o vestido de noite mais lindo que já vira. Ajustava-se perfeitamente ao seu pequeno corpo: o tecido, botões de pérola, lantejoulas, cada detalhe era mais lindo do que qualquer coisa que ela já tinha visto. Ao olhar para o rosto de seu querido jovem marido, ela viu lágrimas de alegria escorrendo por suas belas faces. Pois ele havia sido fiel à sua amada esposa antes do dia do casamento, e agora, seu coração transbordava de êxtase.

Como era de costume, agora era a vez dela apresentar seu presente a ele. O marido ficou tão empolgado em dar o presente que quase se esqueceu de que também receberia um presente de casamento. No entanto, sua jovem esposa parecia inquieta, seus olhos fixos, olhando para o nada, mas propositalmente seus olhos nunca encontraram os dele. Destemido, ele pegou suas mãos delicadas e, apenas com seus olhos e um sorriso, a encorajou a trazer seu presente de casamento para ele.

Devagar e deliberadamente, ela foi até o armário e saiu com uma caixa. Quando ele a viu pela primeira vez, ficou tão surpreso que o sorriso permaneceu fixo em seu rosto brilhante. Então a realidade o atingiu e seu rosto inocente assumiu uma aparência dolorosamente desanimada. Sem que seus olhos encontrassem os dele, ela colocou seu presente na cama ao lado dele: ela estava tão envergonhada que não podia colocá-lo em suas mãos.

Juntos, eles se sentaram em silêncio, até que ele teve fé para aceitar o destino que estava diante dele. Ele pegou o presente, conseguindo um pequeno e doloroso sorriso. O papel de embrulho estava rasgado e manchado, mal cobrindo a caixa. A fita também estava puída, esfarrapada e rasgada. Foi necessário muito pouco esforço para desembrulhar o presente; o papel simplesmente caiu no chão, expondo uma caixa muito surrada e gasta.

Quando ele abriu a caixa, não havia mais papel de seda cobrindo o conteúdo. Pois ali, nu no fundo da caixa, estava um smoking muito danificado. Ele podia dizer que antes era um branco impecável como a neve, mas agora estava amarelado, manchado, rasgado. Os botões feitos de joias caras agora estavam faltando ou estavam por um fio.

Lágrimas nublaram sua visão. Tremendo, ele pegou a roupa gasta e, sem uma palavra para sua esposa, ele foi para o quarto ao lado para vestir seu smoking esfarrapado e gasto, deixando-a sozinha com seu vestido perfeito e inestimável.

Em apenas alguns minutos dolorosos, ele e sua nova noiva estavam caminhando pelo corredor do hotel, de braços dados, a caminho de seu baile especial de casamento. Enquanto eles estavam no elevador, seus olhos fixos no chão, ele podia ouvir as pessoas rindo atrás de suas costas.

Ao entrarem no salão de baile, os convidados ficaram em silêncio - diante deles estavam os recém-casados. Quando a música começou, o horror apareceu no rosto de seus pais. Quando ele pegou a mão de sua esposa e se virou, eles puderam ver toda a sua roupa. Conforme ele se movia, seu smoking começou a se desfazer e um botão caiu na pista de dança para horror ou diversão de todos.

Muitos dos rapazes estavam rindo, apontando e sussurrando uns com os outros, contando uns aos outros sobre quando usaram aquele mesmo smoking. Eles se reuniram no canto para compartilhar suas histórias, olhando com frequência para chamar a atenção do envergonhado noivo. A jovem noiva também exibia uma expressão de vergonha e humilhação. Seu vestido era magnífico, mas por causa de sua impureza, ela não conseguia gostar de usá-lo. Ela sabia que não tinha o direito de usar um vestido tão lindo, enquanto seu maravilhoso e fiel jovem marido usava trapos. Ela podia sentir os olhos de seus pais queimando em sua nuca. Ela podia sentir o desgosto e o choque que eles deviam estar sentindo quando olharam para a prostituta que os enganou a todos.

Oh, como ela desejava poder voltar. Voltar ao tempo em que ela pensou em dar seu presente para seu primeiro namorado “de verdade”. Assim que foi aberto pela primeira vez, o presente antes inestimável foi muito mais fácil de dar uma segunda e terceira vez. Agora, anos depois, ela honestamente não conseguia nem se lembrar de quantos abriram aquele presente e vestiram o smoking de seu marido que agora ela gostaria de ter guardado para ele.

Seu rosto ficou vermelho de vergonha; sua culpa perfurou seu coração e fez com que ela se sentisse mal na boca do estômago. Não havia dúvida de que seu jovem noivo sempre fora a pessoa certa para ela, mas ela não esperara. Ela havia vivido “o hoje”... e agora o amanhã finalmente havia chegado.

Logo sua vergonha se transformou em horror ao pensar em tudo o que havia perdido: o amor e o respeito que um dia teve de seu jovem marido que a adorava, de seus sogros e até mesmo de seus próprios pais, que agora compartilhavam a vergonha de sua filha que não esperara até a noite de núpcias. Lá estava ela, usando um vestido branco enganosamente, que deveria representar sua pureza.

Não havia como voltar atrás... e os próximos meses, depois anos, seguiram terrivelmente.

Sem aviso, seu pecado de infidelidade, que começou anos antes de ela conhecer seu amado marido, incrivelmente começou a ressurgir - uma fortaleza. Descontente em casa, com o marido, basicamente com a vida, voltou aos velhos tempos. Mais uma vez ela estava dando o que realmente pertencia a seu marido. Ela não distinguia mais o certo do errado; limpando a boca, ela dizia que não estava fazendo nada de errado. Quando ela falava com o marido, ela era amarga e afiada como uma espada de dois gumes.

Um dia sombrio, seu pecado de infidelidade foi descoberto. Quando ela voltou das compras, seu jovem marido havia levado seus dois filhos pequenos e tinha ido embora. Onde? Ela não sabia. Ele a deixara sem dizer uma palavra.

Com o coração partido e uma vida destruída, ela se sentou chorando incontrolavelmente na ponta da cama. Horas depois, ela ainda estava sentada atordoada, imaginando como esse pesadelo havia começado. A dor era insuportável. O que ela poderia fazer para recuperá-los?

Como você pode ver, minha querida, namorar não é o caminho para encontrar um marido. Na verdade, está na origem das meninas doarem o que deveriam economizar para os homens com quem vão se casar. você não concorda? Mas se namorar não é a resposta, então você deveria tentar “cortejar”? Depois de ser questionada sobre minha opinião sobre fazer a corte, devo dizer honestamente que não incentivo, pois não há nenhum lugar na Bíblia que sugira esse método. Esta é a solução que os pais cristãos criaram para neutralizar o namoro, mas também tem muitas desvantagens e armadilhas. Embora o casal proteja sua intimidade física, cortejar não protege a intimidade emocional, que também é muito importante no casamento. Se você quiser seguir a Bíblia ao pé da letra, então os pais devem escolher as esposas para seus filhos.

Bem, então, como você encontra o homem certo se optar por não namorar? Encorajo as jovens que desejam um homem piedoso a perseguir a Deus com toda a sua força, e então garanto que o homem certo para você irá persegui-la! Infelizmente, se você persegue ou corre atrás de um cara agora, ao invés do Senhor, eu também garanto que você terá que continuar correndo atrás dele. Depois de liderar um ministério para mulheres por muitos e muitos anos, conheço a dor de cabeça das mulheres que correram atrás e pegaram o homem errado. O casamento deve durar mais de 50 anos, então vale a pena esperar para encontrar o homem certo perseguindo a Deus, não um cara! Tenho certeza de que você concordaria. E enquanto você espera e busca a Deus, Ele começará a criar você para ser uma mulher virtuosa que encontra o amor verdadeiro. O fim.

Corrompida, Violada

Esta alegoria e seu aviso podem ter chegado tarde demais devido a circunstâncias imprevistas que a deixaram corrompida e violada. Talvez tenha acontecido quando você era muito jovem, alguém em quem você confiava roubou sua inocência e isso a deixou confusa, assustada e indigna do amor que você merece. Você pode sentir que não há esperança, e devido a isso, por que Talvez tenha acontecido mais tarde, talvez um namorado em quem você confiava ou talvez um cara que você não conhecia bem que roubou de você o que você queria guardar para o dia do seu casamento. Talvez você tenha cedido devido às mentiras que ele disse, quando confessou seu amor sem fim por você. Não importa como você chegou a esse estado sem esperança, há esperança. Sua palavra pode lavá-la, purificá-la e Seu amor pode curar todas as feridas — fazendo com que você se sinta completa, limpa e digna do amor de um príncipe mais uma vez.

Isso começa sendo amada pelo Príncipe da Paz.

O RMI realmente tem um novo ramo do nosso ministério dedicado a ajudar as mulheres a se CURAREM do abuso sexual na infância. Deixe-me apresentá-la a Donna.

Testemunho: Um dos aspectos mais assustadores de ser uma mulher solteira hoje em dia é devido ao aumento do estupro. Isso aconteceu com uma amiga muito próxima de uma das minhas filhas mais velhas. Seu pai era pastor e isso chocou e devastou sua família. No entanto, estou FELIZ em dizer que logo após este incidente de abalar a terra, ela conheceu e desde então se casou com um dos jovens mais incríveis e compreensivos, que se tornou um médico, e agora eles são abençoados com dois meninos.

Através de tudo isso, acredito que o Senhor me permitiu estar na primeira fila para ver como essa tragédia foi transformada para sempre, a fim de compartilhar isso com você hoje! Não importa o quão terrivelmente sem esperança você se sinta, não importa quanta vergonha, arrependimento ou culpa você esteja carregando. Dê a Ele para consertar. Não importa o caminho que você escolheu, não importa o caminho que você foi forçada a seguir, hoje Ele está pegando sua mão ou levantando você em Seus braços amorosos e levando você para uma vida de cura e felicidade para sempre.

Agora, para as situações problemáticas ainda maiores e mais complexas. Está além da compreensão por que podem ser as pessoas que foram criadas ou estabelecidas para protegê-la de quem você precisa de proteção! Pode ser seu pai ou outra figura de autoridade masculina que está machucando você. O que alguém pode fazer em uma situação como essa?

O mundo diz, denuncie - mas muitas vezes não é o que alguém quer fazer por muitos, muitos motivos. Uma grande razão é que é horrível o suficiente ter que suportar o que está acontecendo com você, mas quando você compartilha, não apenas ter que explicar detalhes (muitas vezes para outro homem, como a polícia ou um investigador). Com muita frequência, significa ser levada a assumir parte da culpa e, mais horrivelmente, ter que se defender ou enfrentar seu infrator.

Existe esperança, ajuda e compreensão para aquelas que atualmente são vítimas de um crime como este. SIM. Você tem um Pai celestial em quem pode confiar, que a ajudará a se sentir segura e a livrá-la do que a está prejudicando. A maior parte da prova que temos atualmente é que, como obedecer a um pai, as esposas são instruídas a se submeter a seus maridos, quando muitas vezes os maridos estão longe de serem confiáveis. Frequentemente, as mulheres que vêm ao nosso ministério possuem maridos que as estão traindo, dormindo com outras mulheres e cometendo todo tipo de atrocidade contra suas esposas. No entanto, no próximo capítulo, você lerá onde Deus diz que as esposas precisam estar sujeitas ao marido, sem dizer uma palavra.

Existe até uma pequena diferença entre obedecer e se submeter. Obedecer é mais uma ordem, enquanto submeter-se é uma escolha. As esposas têm a opção de obedecer, escolhendo ser submissas, o que obviamente é muito mais difícil.

Portanto, sabendo Quem quer protegê-la, amá-la e curar todas as suas feridas, não apenas seu Pai Celestial, mas também seu futuro Marido, afaste-se sempre que puder para falar baixinho com Ele sobre tudo. Ele nunca vai fazer você compartilhar isso com ninguém, a menos que seja com alguém que você se sinta segura, alguém que não vai usar isso para te machucar no futuro. Deus é capaz de tirar aquela pessoa da sua vida sem que você diga nada a ninguém, e também sem nenhuma repercussão, depois de afetos, que vão te machucar ainda mais. Pode ou não acontecer instantaneamente, mas não desista de confiar Nele. Apenas certifique-se de se concentrar em ser Sua filha, Sua noiva, e confiar que Ele mudará sua situação. E quando Ele o fizer, certifique-se de nos escrever para que possamos encorajar outras (jovens) mulheres.

O amor verdadeiro

Amor é um verbo; é uma ação. É comum ouvir as frases “Eu te amo, mas. . . Eu não posso viver com você” Eu te amo, mas não quero me casar com você”, etc., etc.

Você também ouve as pessoas dizerem: "Não estou 'apaixonado' por você", como se o amor fosse algum tipo de "feitiço mágico" sob o qual você deveria estar.

Vejamos o Autor do amor e Sua definição de amor em 1 Coríntios 13:4-8: “O amor é paciente, o amor é benigno e não é ciumento; o amor não se gaba e não é arrogante, não age de forma imprópria; não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não se ressente do mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Amor nunca falha . . .”

Agora, faça a si mesma estas perguntas:

Você é paciente com seus pais e irmãos e com o estranho que está em seu caminho?

Você é gentil em tudo o que faz e no que diz? E o tom da sua voz?

Você age de maneira imprópria na frente de sua família ou em sua casa quando as portas e janelas estão fechadas? Em outras palavras, você age de uma maneira que não agiria na frente de seus amigos ou daqueles que gostaria de impressionar?

Você luta pelo seu próprio caminho? Ceder aos outros é poderoso, mas alguém que é espiritualmente imaturo não pode fazer isso.

Você suporta dificuldades em sua vida sem resmungar?

A maneira como você agirá agora será como agirá quando se casar e determinará se você passará de marido para marido e de mágoa em mágoa. Aprenda a amar agora, amando sua família, e você mesma encontrará o amor verdadeiro em um casamento longo, duradouro e feliz. Quanto mais difícil for amar sua família, mais você se tornará uma mulher virtuosa.

Virtude na verdade significa excelência. Virtude e excelência são palavras usadas indistintamente na Bíblia. Rute foi um exemplo de mulher excelente e virtuosa na Bíblia. “E agora, minha filha, não tenha medo. Farei tudo o que você pedir, pois todo o meu povo na cidade sabe que você é uma mulher excelente [virtuosa]” (Rute 3:11).

Mesmo nos tempos de Salomão, uma esposa excelente ou virtuosa era difícil de encontrar – hoje ela é ainda mais difícil de encontrar. Jovens piedosos adorariam se casar com mulheres piedosas. Infelizmente, mulheres piedosas são ainda mais difíceis de encontrar do que homens piedosos. “Uma esposa excelente ou virtuosa, quem a encontrará?” (Prov. 31:10).

Por que um jovem procuraria uma mulher virtuosa? É porque “Uma esposa excelente (ou virtuosa) é a coroa de seu marido. . .” (Provérbios 12:4) e porque uma mulher insensata destruirá sua casa (e seu marido) com sarcasmo, rebelião e contenda, mesmo sem saber que está fazendo algo errado.

Deus chamou as mulheres cristãs para serem mulheres de virtude e excelência. Devemos ser mulheres imaculadas, inocentes e irrepreensíveis. Muitas de vocês já podem ter “estragado tudo”, mas nunca é tarde demais para fazer disso seu objetivo e visão. Apenas lembre-se disso, Jesus morreu para limpar seus pecados e os meus, e para cobrir nossa culpa e vergonha. Basta que confiemos nossa reputação a Ele, enquanto nos concentramos em ministrar às mulheres mais jovens em nossas vidas. Embora você ainda seja uma jovem, sua vida e seu encorajamento podem ajudar meninas de sua idade e meninas ainda mais jovens a aprender as coisas de Deus para que possam viver felizes sem arrependimentos.

Se você assiste à televisão e vai ao cinema, sabe que Hollywood fez um bom trabalho em convencer as mulheres (e meninas) de que as mulheres, mesmo as casadas, devem agir como prostitutas para manter um marido. Eles tentaram nos convencer de que, se agirmos como mulheres sensuais, isso evitará que nossos maridos sejam infiéis e cometam adultério. Infelizmente, milhares de mulheres arrependidas descobriram que o oposto é verdadeiro. Há mais homens casados ​​em adultério agora do que nunca (quase 80 por cento dos homens cristãos admitem pelo menos um relacionamento adúltero durante o casamento). Portanto, agir como uma mulher sensual está levando os homens a se desviarem em vez de ficarem.

A verdade é que as mulheres que agem como prostitutas descobrem que o apetite de seus maridos por adultério e adúlteras está no auge. E uma vez que um homem encontra uma adúltera, ela é um poço profundo e fará com que o homem perca sua reputação, sua esposa, seus filhos e sua casa. Ele será destruído financeiramente e, o mais importante, sua caminhada com Deus será arruinada. Seu próprio pai poderia ser um homem assim, então você sabe que estou sendo totalmente sincera.

Há muitas outras coisas que a Bíblia nos diz sobre a prostituta ou mulher adúltera que acredito que uma jovem deva saber antes de se casar. Vamos estudá-la:

A Mulher Adúltera

Se você agir e usar roupas indecentes e sedutoras, será tratada como uma adúltera — você sabia disso? Prostitutas são mulheres que estão sofrendo profundamente - elas são usadas e abusadas e não são amadas ou queridas pelos homens que procuram usá-las. Tiago 4:4 diz: “Vocês, adúlteros, não sabem que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, quem quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

Você, meu amor, é digna de amor verdadeiro e está muito acima de ser usada e abusada. Se você caiu nessa armadilha armada pelo inimigo, sem dúvida você também terá outras características da mulher adúltera. Faça a si mesma estas cinco perguntas:

  1. Suas palavras são doces e gentis? Diz: “Mas no final ela [a adúltera] é amarga como o absinto, afiada como uma espada de dois gumes” (Provérbios 5:4).
  2. Seus caminhos são firmes e fundamentados na rocha? “Ela [a adúltera] não pondera o caminho da vida; os seus caminhos são instáveis, ela não o sabe” (Provérbios 5:6).
  3. A sua motivação é “dar a” ou “receber” dos outros? “Com ela [a adúltera] muitas persuasões ela o seduz; com seus lábios lisonjeiros, ela o seduz” (Provérbios 7:21). A adúltera bajula e diz tudo o que precisa para conseguir o que deseja.
  4. Você é gentil, quieta e submissa? “Ela [a adúltera] é turbulenta e rebelde; seus pés não ficam em casa” (Provérbios 7:11).
  5. Você é humilde; você pode admitir quando está errada? “Este é o caminho da mulher adúltera; ela come, limpa a boca e diz: ‘Não fiz mal nenhum’” (Provérbios 30:20).

Se, ao fazer essas perguntas a si mesma, você descobriu que parecia mais uma prostituta ou uma mulher adúltera do que uma mulher excelente ou virtuosa, então é muito fácil mudar sua vida agora mesmo!

*“Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que sejam curados. A oração eficaz de um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5:16).

É sempre sábio confessar suas falhas para outra mulher [uma mulher mais velha com quem você pode conversar é melhor] que entenderá seu remorso e seu desejo de mudar. Se você confessar isso a um homem, seu namorado ou mesmo seu pastor, pode ser bastante tentador para ele e pode acabar mal. Então me prometa que vai confessar isso apenas para outra mulher: sua mãe, sua irmã mais velha, uma tia ou até mesmo a esposa do seu pastor.

Virtude

“Muitas mulheres são virtuosas, mas você supera todas elas” (Provérbios 31:29, KJV). Esta mulher em Provérbios 31 se saiu melhor do que todas as suas irmãs. Por que? “Enganosa é a beleza e a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” (Provérbios 31:30). Como uma mulher piedosa, tenha cuidado com o que você fala, especialmente perto de homens. Quando você vir uma mulher vestida indecentemente ou atraente, não chame a atenção dele tolamente para ela - "Oh, que coisa, olhe para ela!" Além disso, tenha muito cuidado para não falar sobre coisas que ouviu, viu na televisão ou no cinema, ou ouviu falar na escola ou no trabalho que não devam ser discutidas. Deixe suas conversas, em vez disso, serem de virtude e excelência. E quando assuntos como esse são iniciados com uma amiga ou em grupo, peça licença e vá embora. Confie em mim, os bons homens vão notar isso, mas o mais importante é que Deus vai notar e te abençoar!

Muitas de vocês podem estar sofrendo ou atormentadas pelos erros que cometeram no passado, como a imoralidade que resultou em vergonha e talvez até desejando coisas que são imorais. Uma vez que você cede a qualquer tentação, o resultado é vergonha e dor; é assim que o inimigo trabalha para nos destruir. Primeiro, deixe-me assegurar-lhe que você está perdoada. Se você pediu a Jesus para perdoá-la, Ele o fez. Se você acha que não, é simplesmente o inimigo mentindo para você. Se o sangue de Jesus não pode cobrir seus pecados, os pecados de quem pode Seu sangue cobrir? Quem pode ser perdoado?

Pecados imorais não são os piores pecados do mundo. Eles são, no entanto, os únicos pecados contra nossos corpos e parecem trazer mais vergonha do que qualquer outro, especialmente nas mulheres. Jesus quer libertá-la - livre da vergonha, dor, tormento, culpa e da atração por coisas lascivas agora. Apenas entregue todo o fardo do seu passado a Ele. Entregue tudo o que está roubando sua alegria e diga a Ele que você não pode mais lutar contra isso; então deixe com Ele. Se você cair em tentação ou apenas se sentir tentada, entregue a Ele repetidas vezes. Confie Nele — Ele é o único que pode mudar qualquer um de nós!

Deixe-me também dizer que ninguém é digno da bondade e do perdão de Deus. Esse é o ponto. Foi “enquanto ainda éramos pecadores que Ele morreu por nós”. Por que? Porque Deus nos amou tanto!! Este ponto precisa ser o fundamento de sua fé. Você não pode ganhar o que Ele deu livremente para aqueles que o recebem!

A magnitude de Seu amor por você é projetada para libertá-la das armadilhas e esquemas do inimigo que continuamente tenta convencê-la de que você não é digna - TODOS nós somos!! Essa é a questão! É uma imagem de Sua bondade que não apenas a levará a um relacionamento mais próximo com o Senhor, mas com esse entendimento, outros que não conhecem o Senhor também podem ser libertados para desfrutar de Sua salvação! Abrace você mesma esta verdade, e garanto que você vai querer compartilhá-la com tantas outras pessoas que você conhece que também vivem com vergonha e dor e estão morrendo de vontade de serem libertadas!!

Discrição

A discrição é uma ação baseada cuidadosamente na cautela. Vejamos outras palavras com as quais podemos estar mais familiarizadas para que possamos entender melhor a discrição e sobre ser discreta. Discreto no Thesaurus é definido como: atento, cuidadoso, atencioso, perspicaz, prudente, sensato, atencioso, sábio, separado, distinto, cauteloso, especialmente no falar.

O dicionário nos diz que, para sermos discretas, devemos “tomar cuidado para não constranger ou aborrecer os outros, tomar cuidado para não falar sobre nada que deva ser mantido em segredo ou confidencial”. Que devemos ser “sutis e circunspectas [significando levar em consideração todas as possíveis circunstâncias e consequências antes de agir], garantindo que nenhuma atenção indevida seja atraída e que sejamos modestas, e não ostensivas ou chamativas”. Uau! Essa é uma maneira muito difícil que Deus está nos pedindo para ser. Mas antes de desistirmos, vamos refletir sobre esta questão:

“Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de toda a carne; há algo muito difícil para Mim?” (Jeremias 32:27).

Dá discrição. Dizem-nos que, lendo Provérbios, aprenderemos a ter discrição. É dito: “[nos Provérbios] . . . dai prudência aos ingênuos, conhecimento e discrição aos jovens” (Provérbios 1:4). Leia os Provérbios diariamente, um capítulo para cada dia do mês (ou seja, no dia 12 do mês, leia o capítulo 12 de Provérbios). Isso não apenas lhe dará discrição e sabedoria, mas também a transformará de dentro para fora.

A discrição irá protegê-la. Tendo discrição, a Bíblia diz que você será protegida. “A discrição o protegerá, o entendimento cuidará de você, para livrá-lo do caminho do mal. . .” (Pv 2:11–12). Muitas de nós compartilhamos coisas com outras pessoas (até mesmo amigas íntimas) que se voltam apenas para nos machucar. Isso é especialmente verdadeiro nos relacionamentos. Acreditamos que precisamos ser totalmente honestas sobre nosso passado quando iniciamos um novo relacionamento, apenas para que ele seja usado contra nós mais tarde e nos prejudique.

Se você confessou e abandonou seu passado, não precisa compartilhá-lo com ninguém nunca mais. Não deixe a culpa pressioná-la também. A culpa não é de Deus; convicção é. A culpa e a condenação fazem você se sentir sem esperança e indigna. A convicção faz você sentir que quer fazer melhor. Se você já confessou pecados do seu passado, Deus não vai trazer isso à tona novamente, pois Ele não se lembra! “Porque perdoarei a sua maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados” (Hb 8:12). Como Ele pode lembrá-la de algo que Ele esqueceu? Por outro lado, o inimigo é o acusador e seus métodos são para fazer você se sentir mal: culpada, envergonhada, condenada e indigna.

A única vez que você queira compartilhar seu passado é com outras mulheres que precisam saber que você também esteve lá, então elas sabem que há esperança para elas. No entanto, dentro de seus relacionamentos (amigos, quando você é casada e/ou está noiva), você não precisa entrar em uma explicação detalhada do seu passado. É disso que se trata a discrição e tem muitos benefícios. Primeiro, ajudará a não sobrecarregar aqueles que você ama com seu passado, que é o que acontece quando voltamos e arrastamos nosso passado para nossa vida atual com detalhes.

Aprender a ser discreta, mesmo quando quiser compartilhar coisas boas, guardará seu coração. Há muitas pessoas que não ficarão felizes por você, e é por isso que Deus nos diz para não jogar nossas pérolas aos porcos. “Não deis aos cães o que é santo, e não lanceis as vossas pérolas aos porcos, porque eles as pisarão e, voltando-se, vos despedaçarão” (Mateus 7:6).

Vida à sua alma. A discrição também é a tábua de salvação para a sua alma. “Meu filho, não deixe que eles se afastem de sua vista; guarda a sã sabedoria e a discrição, para que sejam vida para a tua alma e adorno para o teu pescoço. Então você andará em seu caminho com segurança e seu pé não tropeçará. Quando te deitares, não terás medo e o teu sono será doce” (Provérbios 3:21-22). Usar a discrição no dia-a-dia logo a livrará da insônia causada pelas conversas que ocorreram naquele dia e pelas conversas que planejamos em nossas cabeças quando deveríamos estar desfrutando de um sono tranquilo e reparador. Quando coisas que deveriam ser deixadas de lado vêm à minha cabeça, eu apenas as entrego ao Senhor e peço a Ele que cuide disso - então vou dormir. Simples. Assim como o evangelho é simples, seguir Seus caminhos também é.

Uma mulher que carece de discrição. O que se segue é uma imagem incrivelmente vívida sobre a qual cada uma de nós deve pensar quando falta discrição em nossas palavras e ações. “Como anel de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição” (Provérbios 11:22). Eeeeek! Não, obrigada!

Parte 2

Respeitosa

Agora que aprendemos o que significa ser casta, também precisamos entender o verdadeiro significado de respeito. Porque, como dissemos no início deste capítulo, nossos maridos (e todos os outros) irão “. . . observar seu comportamento casto e respeitoso (1 Pedro 3:1-2).

No mundo de hoje, dizem-nos que respeito é algo que devemos exigir dos outros e que a única pessoa que devemos respeitar somos nós mesmas. Adivinha? Assim como tudo o mais, o mundo está de cabeça para baixo em relação à maneira como Deus criou o mundo para ser e como nós, como seguidores de Cristo, devemos agir.

Vamos, mais uma vez, começar olhando para palavras que são semelhantes para que possamos obter uma compreensão mais profunda da palavra respeito. A definição de respeito é na verdade (você está pronta?): uma estima ou consideração especial que alguém tem por outra pessoa. Interessante. Até a definição dissipa a noção de que devemos nos respeitar.

A palavra respeito no dicionário de sinônimos é definida como: admiração, consideração, estima, honra, reverência, admiração, apreciação, observação, prêmio, tesouro, defesa, valor. Os antônimos (palavras que significam o contrário) são desprezo, culpa, censura.

Agora, vamos estudar as palavras que estão em negrito com mais profundidade:

Sejamos atenciosas. Ser atencioso é definido como ter consideração pelos outros. O que as Escrituras dizem sobre ser atencioso? “E tenhamos cuidado de como estimular uns aos outros ao amor e às boas obras” (Hb 10:24).

Corrigir com um espírito de mansidaõ. “Irmãos, ainda que alguém seja apanhado em alguma ofensa, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de mansidão [consideração KJV]; cada um olhando para si mesmo, para que você também não seja tentado. Levem os fardos uns dos outros e assim cumpram a lei de Cristo. Porque, se alguém pensa ser alguma coisa, quando não é nada, engana-se a si mesmo” (Gl 6:1-3). Vamos supor, por um momento, que os cristãos realmente vivessem assim. Uau.

Em vez de fazer as coisas à maneira de Deus, muitas mulheres sentem que é sua responsabilidade punir ou corrigir outras pessoas que estão em pecado. Infelizmente, seu foco principal é criticar, corrigir e até punir seus próprios maridos! Infelizmente, as Escrituras nos dizem para nos comportarmos de maneira diferente e nos mostram as consequências dessas ações orgulhosas e tolas que são tão comuns hoje em dia. Nós também seremos tentadas a nos comportar da mesma maneira. Não vamos esquecer a trave em nosso próprio olho e lembrar que todos os pecados são iguais para Deus. Não deixe que o inimigo a faça pensar que os pecados de outra pessoa (especialmente aqueles mais próximos a você) são piores do que os seus.

Em vez de criticar ou condenar, somos instruídas a encorajar a pessoa em pecado, o que é exatamente o oposto de condenar alguém que está em pecado. Vamos ler novamente: “Irmãos, ainda que alguém seja apanhado em alguma ofensa, vós, que sois espirituais, corrigi o tal com espírito de mansidão; cada um olhando para si mesmo, para que você também não seja tentado. Levem os fardos uns dos outros e assim cumpram a lei de Cristo. Porque, se alguém pensa ser alguma coisa, quando não é nada, engana-se a si mesmo” (Gl 6:1-3).

Considerar os outros superiores a si mesmo. Você está surpresa que as Escrituras digam que devemos estimar e ter grande consideração pelos outros? Nosso mundo pegou o mandamento de Deus de “estimar os outros mais do que a nós mesmos” e o distorceu para nos enganar e nos edificar, em vez dos outros. “Nada se faça por contenda ou glória vã; mas, com humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não cuide dos seus próprios interesses, mas também dos interesses dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não teve por usurpação o ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, assumindo a forma de servo, tornando-se feito à semelhança dos homens” (Fp 2:3-7).

Estime-os muito. Não apenas devemos estimar os outros mais do que estimamos a nós mesmos, mas devemos estimar “muito altamente” aqueles que têm autoridade sobre nós. “Pedimos a vocês, irmãos, que apreciem aqueles que trabalham diligentemente entre vocês e têm responsabilidade sobre vocês. . . e que você os estime muito em amor por causa de seu trabalho. ‘Vivam em paz uns com os outros’” (1 Tessalonicenses 5:13). Seus pais, pastor, professores e policiais (qualquer pessoa que tenha autoridade sobre você) devem ser apreciados e respeitados por sua posição. Deixe-me perguntar: “Você torna o trabalho deles mais fácil ou mais difícil pela maneira como fala com eles e sobre eles?”

E para aquelas de vocês que vivem em situações muito difíceis, com uma autoridade que é tudo menos merecedora desse tipo de respeito, tenham bom ânimo. Situações difíceis são a melhor maneira de ser radicalmente abençoada - pois é isso que encontra o favor de Deus! “Servos, sejam submissos a seus senhores com todo o respeito, não apenas para aqueles que são bons e gentis, mas também para aqueles que são irracionais. Pois isso acha graça, se por causa da consciência para com Deus uma pessoa suporta dores quando sofre injustamente. Pois que mérito há se, quando você peca e é maltratado, você o suporta com paciência? Mas se você fizer o que é certo e sofrer por isso, você o suporta com paciência, isso encontra graça diante de Deus” (1 Pedro 2:18–20).

* Quando você estiver sofrendo, com medo ou sofrendo abuso ou negligência, esconda seu coração profundamente no abraço de seu Salvador e deixe-o descansar lá. Ele é mais do que você jamais poderia querer e precisar quando você volta seus olhos e coração para Ele.

Honra

Conceda-lhe a honra. As mulheres casadas desejam que seus maridos as tratem como está declarado neste versículo: “Vós, maridos, vivei com vossas mulheres de maneira compreensiva, como se fosse um vaso mais fraco, visto que ela é mulher; e concede-lhe a honra de ser co-herdeira da graça da vida, para que as vossas orações não sejam impedidas” (1 Pedro 3:7). Ao se esforçar para ser quieta e gentil, ao mesmo tempo em que honra o marido de maneira casta e respeitosa, a mulher pode muitas vezes receber a bênção de ter um marido que a honrará e compreenderá como mulher. Aqui estão os versículos que encontrei quando desejei receber a honra que cada uma de nós anseia ter:

Sendo gentil. “A mulher graciosa recebe honra” (Provérbios 11:16).

Sendo humilde. “E antes da honra vem a humildade” (Provérbios 15:33).

Sendo humilde. “Mas a humildade vem antes da honra” (Provérbios 18:12).

Mais uma vez, sendo humilde. “A soberba do homem o abate, mas o humilde de espírito obtém honra” (Provérbios 29:23).

A esposa deve reverenciar o marido. O que as Escrituras dizem sobre reverência? Reverência é ter um sentimento de grande respeito, amor, reverência e estima. Muitas mulheres não respeitam ou mostram reverência a seus maridos; ainda, como pode qualquer esposa, como uma mulher cristã, ignorar essas Escrituras? “E a mulher tenha cuidado de reverenciar o marido” (Efésios 5:33, KJV). Na versão VFL, afirma-se: “E deixe a esposa cuidar para que ela respeite seu marido”. Mais uma vez, deixe-me lembrá-la de que isso não tem nada a ver com um marido que merece respeito.

Mulheres casadas que respeitam, e sim, até mesmo reverenciam, um marido indigno e/ou cruel, ganham uma bênção e um favor muito maiores do Senhor. E não tenha medo de respeitar um marido desrespeitoso “assim como Sara obedeceu a Abraão, chamando-o de senhor, e vocês se tornaram suas filhas, se fizerem o que é certo, sem medo algum” (1 Pedro 3:6). Lembre-se, Sara obedeceu a Abraão a ponto de ser tomada duas vezes como esposa de outro homem. Hmmm. Faz com que todas nós tenhamos que pensar sobre o poder dessa verdade e comparar nossas circunstâncias com as dela.

Mas lembre-se, esse tipo de honra e reverência é reservado para um marido, um homem com quem você é casada, não seu namorado ou noivo. Se o seu namorado ou noivo não é digno, saia agora. Você merece mais e eu prometo que se você se comprometer com o Senhor, Ele trará um homem que merece você. Eu prometo.

Um coração alegre. Em vez de pensar em sua situação difícil, deixe seu rosto mostrar a alegria que está em seu coração por causa de quem a amou o suficiente para morrer por você - Jesus. “O coração alegre torna o rosto alegre, mas quando o coração está triste, o espírito se quebranta” (Provérbios 15:13).

Alegre e Feliz

Já que estamos no assunto, vamos aprender mais sobre ser alegre e feliz, pois falta isso entre as mulheres cristãs como um todo. Feliz é definido como contente, alegre, feliz. Alegre é definido como (ser) uma boa mulher, agradável, preciosa, doce, grata, agradável.

Alegre-se sempre. Às vezes, em circunstâncias avassaladoras, a tristeza do pressentimento [as coisas “ruins” que pensamos estar à frente] nos oprime. Como podemos ser alegres ou felizes? “Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos” (Fp 4:4). Quando devemos nos alegrar? “Alegrai-vos sempre” (1 Tessalonicenses 5:16).

Pelo que somos gratas? “Em tudo dai graças; pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:18). Uma das melhores coisas que fiz este ano (o ano que o Senhor me disse que seria o mais difícil da minha vida) foi começar e terminar cada dia AGRADECENDO a Deus por cada coisa que Ele fez naquele dia. Ao agradecer a Deus, uma bênção começou a seguir a outra, e o resultado foi um coração alegre e feliz em circunstâncias muito difíceis, quase impossíveis!

Aprenda o segredo. Podemos pensar que, em nossas circunstâncias, temos motivos para lamentar e reclamar. Em vez disso, somos instruídas a aprender a estar contentes. “. . . pois aprendi a estar contente em quaisquer circunstâncias que eu esteja. Eu sei me dar bem com meios humildes. . . e em toda e qualquer circunstância aprendi o segredo de estar farto e passar fome, tanto de ter abundância como de sofrer necessidade” (Fp 4:11-12). Este é realmente um segredo que poucos cristãos conhecem. Quando Jesus é tudo o que queremos e tudo o que precisamos - então nada que é tirado de nós e nada que venha contra nós importa - esse é o segredo !!

Falando de modo prático

Mostrando Respeito

Aqui estão mais algumas maneiras pelas quais você pode mostrar respeito a seus pais e outras pessoas em posição de autoridade, que irão treiná-la para ser uma esposa boa e respeitosa – o que dará glória a Deus e tornará seu casamento feliz, realizado e sólido:

Ao ouvi-los:

Concentrate on using nice expressions, not rolling your eyes or letting out a deep sigh.

Pare o que estiver fazendo e olhe para eles.

Não os interrompa.

Tente acenar com a cabeça e manter contato visual.

Concentre-se em usar expressões agradáveis, sem revirar os olhos ou soltar um suspiro profundo.

A propósito, você fala com os homens (seu pai, namorado ou irmãos):

Quando tiver algo a dizer, seja breve.

Não dê palestras ou ensine-os. O que você faz fala muito.

Pare de resmungar e reclamar.

Aprenda a respondê-los com “Sim, vamos” e “Uau, ótimo” em vez de “Sim, mas” ou “Ei, espere”.

*Cuidado para não concordar com seu namorado ou mesmo com um irmão que está te influenciando de forma errada.

Ao aceitá-los em vez de tentar mudá-los:

Vá aonde os outros querem ir: eventos esportivos, viagens, etc. Se você não for, outra pessoa irá no seu lugar! *Novamente, desde que não seja um lugar que você, como seguidora de Jesus, deva ir.

Desenvolva interesse no que as outras pessoas gostam, em vez de você sempre ter que fazer o que quer.

Respeite suas decisões. Se você acha que está sempre certa, então você tem um problema de orgulho.

Não discuta ou questione sua autoridade ou os direitos de outras pessoas de fazer o que querem. Não faça beicinho ou tente provar que eles estão errados. Permaneça humilde - é magnético!

Aprecie o que sua família faz por você (seus pais e irmãos) e agradeça com entusiasmo! Isso é o oposto de ter expectativas que te fazem pensar que você merece mais! Só porque tudo o que eles fazem por você é o que eles “devem fazer como pais”, não desculpa sua ingratidão. Como você se sente quando sua família não aprecia o que você faz por eles?

Sua aparência quando sua família está por perto mostra respeito. Você respeita a preocupação deles com o que você veste? Eles sabem que o que você está vestindo (sua aparência) atrai bons ou maus amigos. E se o que você possui é algo que não deveria usar, doe-o para não ser tentada a usá-lo novamente.

Que o amor seja sem hipocrisia,

abomine o que é mau;

apegue-se ao que é bom.

— Romanos 12:9

Compromisso pessoal de mostrar uma atitude casta e respeitosa para com minha família. “Com base no que acabei de aprender da Palavra de Deus, entrego esta área da minha vida ao Senhor para que eu seja casta e respeitosa em minha atitude em todos os momentos. Entregarei meus sentimentos para poder demonstrar uma atitude respeitosa para com meus pais (que um dia transferirei para meu marido quando me casar) pelo exemplo que dá aos outros e pela glória que dá a Deus e à verdade de Sua Palavra.”

Obtenha crédito universitário

🌱 Atribuição de IOU HGM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *