“DEUS Orienta”

“O coração do homem planeja o seu caminho,
mas o Senhor lhe dirige os passos.”
—Provérbios 16:9

Podcast do YouTube “DEUS orienta

🎧Ouça  ~ Ariele  no Brasil

A lição viva de hoje é uma repetição de quando a gravei pela primeira vez. Algo aconteceu quando de repente comecei a perder o som no meu fone de ouvido e, eventualmente, você não conseguia ouvir. Acho que foi nessa fase que a outra foi gravada, então, novamente, esta é a segunda tomada. E geralmente, correção, quase sempre, sempre que tenho que refazer algo, sempre que perco algo, como (as muitas vezes) quando levei horas para escrever algo como uma lição viva e, de repente, alguma catástrofe acontece, Deus a usa para o bem. Em vez de se estressar ou se preocupar sempre que isso acontece com você, você fica tão fraco com o que aconteceu e quer desistir — às vezes você pode chegar a esse ponto em que quer chorar (eu já chorei muitas vezes) porque gastou muito tempo em um projeto. 

Inevitavelmente, todas as vezes (e eu realmente não consigo lembrar de uma vez que eu não tenha voltado), mas por causa desse estado de quebrantamento, por causa da "fraqueza, que é aperfeiçoada", meu marido e eu reescrevemos isso em algo muito melhor,—é sempre muito melhor. Sim, ainda é doloroso e exaustivo, e você se sente tão completamente quebrado por isso porque, na verdade, somos humanos. E isso é importante notar...

O que acontece se não sentirmos essas coisas? Não seríamos humanos. E se não sentíssemos essas coisas, se não vivenciássemos essas coisas, como poderíamos ministrar aos outros e entender o que outras pessoas estão passando? Então, não deixe nada nem ninguém lhe dizer isso. Você precisa estar acima de tudo isso como um cristão, porque isso simplesmente não é verdade. Então, deixe-me finalmente entrar no tema desta lição viva.

É baseado na escritura, na promessa ou talvez seja mais um princípio do que uma promessa, mas diz: "a mente do homem planeja seu caminho, mas Deus dirige seus passos". Agora, sempre que tenho uma promessa ou um princípio (qualquer coisa que eu tenha lido tantas vezes que memorizei), essa promessa ou princípio assume um significado totalmente novo o tempo todo e às vezes acontece de um dia para o outro ou de um momento para o outro. 

Neste caso em particular, "Deus dirige nossos passos", o que meu marido estava se propondo a fazer era meio que mudar a maneira como eu costumava fazer as coisas. E acho que todos nós podemos nos identificar com isso. É uma maneira de nos tirar da nossa zona de conforto, porque quando nos sentimos confortáveis, é como se nos tornássemos mornos, não é?

Você conhece o princípio quando Ele diz: "Prefiro que você seja quente ou frio, mas, como você é morno, vou vomitá-lo da minha boca"? Esse estado confortável significa que não somos dependentes Dele, e esse não é um bom lugar para estar. Se estamos com muito calor, precisamos Dele. Se estamos com muito frio, precisamos Dele. Como homem, Ele quer ser necessário porque sabe que "sem Ele, nada podemos fazer". Então, nesse estado, o que Ele estava fazendo era para que eu dependesse muito mais Dele. Alguém de vocês consegue se identificar?

E eu estou pensando agora mesmo que estou pensando nisso, que minha confiança e confirmação de que o que está acontecendo é dele é toda vez que experimento muita oposição. Muitos acreditam erroneamente que isso é um sinal para mudar de curso — mas não faça isso. E essa oposição é um esquema comum usado pelo inimigo para me tirar do curso, e, uau, em um instante, Ele me mostrou como, de tantas maneiras, é simplesmente milagroso o que aconteceu dentro do ministério.

Deixe-me levá-lo de volta a quando eu vivi assim por um curto período de tempo. Bem, foi mais longo do que qualquer um poderia imaginar. Mas anos atrás, eu estava no estágio em que não tinha ideia, nenhum plano. Em vez disso, Ele apenas dirigiu meu plano, os caminhos, e eu me lembro de uma ocasião em que meu Marido me trouxe de volta para me lembrar se eu estivesse começando a recuar ou pensar: "Oh meu Deus, eu vou conseguir, eu realmente posso fazer isso? Eu realmente vou fazer isso?" Ele me faz voltar a me ver em uma estação de trem na França. Foi, eu acredito, em Lyon, França. E eu estava sentada na estação de trem (e, a propósito, isso não aconteceu uma vez que aconteceu repetidamente), eu acordava em alguma cidade europeia, tomava meu café, talvez tomasse café da manhã, mas inevitavelmente meu Marido me levava para a estação de trem. E eu apenas sentava na estação de trem e esperava. Eu esperaria até que Ele me dissesse para entrar em um trem — mesmo que eu não tivesse ideia de para onde estava indo, quão longe eu iria, quando eu iria descer ou onde eu iria ficar quando chegasse lá. Foi nessa ocasião que Ele me trouxe de volta uma e outra vez quando eu estava sentado no trem, e eu estava esperando, e Ele disse: "Entre neste trem."

Então eu olhei para cima e olhei para os dois lados enquanto pensava: "Qual trem? Não vem", mas de repente ouvi um trem parar atrás de mim! Você acredita? Eu nem estava de frente para o trilho certo! Eu estava de frente e "planejando" ir para um lado, na direção oposta, mas, em vez disso, o plano Dele estava atrás de mim. Então, em vez de ir, não sei, para o norte, entrei no trem indo para o sul, ou se eu fosse para o leste, eu iria para o oeste.

Enquanto eu pulava naquele trem, sem saber para onde estava indo... Ah, e para alguns de vocês que podem achar isso emocionante. Eu percebo que algumas pessoas vivem assim e se emocionam, como pessoas que fazem mochila. Esse tipo de coisa simplesmente não é minha natureza. E então tirar você e eu do que estamos acostumados a fazer, vivendo de forma contrária à nossa natureza e à maneira como Deus nos criou, é a maneira Dele de construir um relacionamento mais próximo com Ele com uma confiança muito mais profunda. 

Por exemplo, alguns de nós são muito organizados, muito planejados e muito meticulosos em cada coisa que fazemos. Depois, há outros que são artísticos. Eles fluem. Eles são do tipo que mochilam, e muitos comentam quando ouvem como eu vivi, "Oh, essa é a coisa mais emocionante. Você está vivendo meu sonho." Para mim, é mais um pesadelo. Algumas pessoas dizem que esse é o sonho delas até que tenham que fazê-lo, mas eu definitivamente não sou assim. Além disso, não é como se eu fosse uma adolescente fazendo isso. Eu era, bem, uma mulher adulta, uma mãe, uma adulta. Eu não era avó ainda. No entanto, eu vivia assim, e embora fosse tremendamente difícil, dada a minha natureza, me ensinou a nunca questionar e simplesmente seguir Sua liderança. Isso me lembra de outra coisa interessante pela qual eu costumava viver o tempo todo e ainda vivo.

Eu imagino algo, e literalmente, eu posso ver um lugar ou eu fazendo algo antes de estar lá ou fazer isso. Quando isso acontecia, eu sabia o caminho que estava tomando. Ele me mostrava em minha mente, e eu seguia o que era quase como se Ele tivesse desenhado um mapa e me dado com antecedência — me enviando as direções porque eu realmente podia vê-lo. E eu acho que o auge disso e a parte mais elevada disso é que em um ponto, eu até imaginei e vi que meu filho e minha nora estavam em uma loja. Então, eu liguei para eles e disse: "Vocês estão (nesta loja em particular)?"

E eles disseram: "Sim". E então eu perguntei: "Em que corredor você está?" E eles me disseram, e eu disse: "Vá para o próximo corredor, e você verá este edredom". Eu acredito que era para minha filha, Tara, ou uma das minhas outras duas filhas; não tenho certeza. E eles disseram: "Não vemos o que você está descrevendo". E então eu disse: "Vire-se". E eles puderam vê-lo e compraram!

Agora, isso é uma coisa bem louca, mas eu prometo a você, isso realmente aconteceu. Agora, mais uma vez, eu nunca mais alcancei esse nível de visualização como esse. Eu não acho que preciso. Foi simplesmente o momento em que meu Marido precisava que eu tivesse esse nível de conexão com Ele, então Ele me lembrou de coisas como essa mais tarde, quando eu precisava de segurança. Mas todo esse tipo de visualização, que torna as coisas fáceis e espetaculares, foi jogado fora e substituído; em vez disso, a maneira como tenho vivido é que eu não planejo. Nenhum.

Novamente, a "mente de um humano planeja", então você e eu naturalmente começamos a planejar as coisas. Essa é a nossa natureza humana. Se você é o tipo de pessoa que prospera na organização, você planeja; você pode fazer anotações, etapas e listas de verificação. E então, com base no seu plano, você fará isso, e então fará aquilo. Mas assim que percebi que minha mente está planejando o que quer que seja — sério, isso só me deixa cansado.

Talvez porque eu saiba que o que quer que eu tenha planejado provavelmente nem vai acontecer. E foi isso que aconteceu antes de eu gravar este podcast e por isso estou gravando este novamente. Esta manhã, quando acordei, presumi, porque na minha cabeça eu tinha planejado, que iria até nossa caixa postal. Mas não é tão fácil quanto simplesmente pular no carro porque eu não tenho um carro. No entanto, tenho um aplicativo Uber. 

Há tantos pequenos detalhes interferindo nos meus planos. Eu estava fazendo trabalho ministerial, minha irmã estava em cirurgia na época e eu não sabia se deveria esperar até que ela saísse. Todas essas coisas eram fatores, e mesmo que minha mente continuasse tentando planejar, eu simplesmente deixei passar porque o que eu quero é ser capaz de simplesmente me surpreender e simplesmente confiar nele e ir de uma coisa para a outra de acordo com o plano dele.

E foi isso que eu fiz. Lutei contra minha natureza humana para fazer planos e deixar tudo ir, e adivinha? Foi incrível! Tudo fluiu lindamente porque eu deixei Ele e Seu plano assumirem. Uma parte realmente incrível é que algo estranho aconteceu comigo. Reservei um motorista de Uber e, de repente, ele cancelou no último minuto. Eu o vi indo embora e, então, puf, ele cancelou. E eu pensei: "Isso é interessante", quando o próximo motorista de Uber parou, e era alguém que eu sabia que já tinha viajado antes, um ministro ordenado que precisava de encorajamento. Ele precisava poder falar com outro ministro, então ele me levou para onde eu precisava ir e insistiu em me esperar. Ele me trouxe de volta ao meu resort, e tudo foi lindamente feito. Até mesmo no correio, porque eu estava no plano Dele, não no meu — encontrei alguém para quem eu estava ministrando há muito tempo e tivemos uma ótima conversa. 

É só que é assim que Ele quer que eu viva, do jeito que você foi destinado a viver. Deixe-me dizer também que não é só como estou vivendo fisicamente, meu viver físico que Deus usa para me preparar para ministrar mais poderosamente a partir de como eu experimento viver com Ele de acordo com Seus planos, não os meus. 

Caro ouvinte, não sei quando (em que estágio da sua jornada de Vida Abundante) você está ouvindo isso, mas se isso é novo, deixe-me garantir que viver como se isso tivesse acontecido depois de um relacionamento longo e profundamente íntimo que começou quando eu tinha apenas sete anos.

Eu não teria feito, eu não poderia ter feito, nem me senti confortável fazendo a maior parte do que vivo se eu fosse novo nisso. Mas eu posso dizer isso: não há quantidade de raciocínio e tentativa de entender nada até que você faça o que Ele pediu para você fazer. Então, novamente, eu não sei onde você está em sua jornada (talvez você ainda esteja em sua Jornada de Restauração e ainda não tenha se formado para sua Jornada de Vida Abundante). Nós passamos por diferentes períodos de tempo e diferentes estações. Tudo o que eu sei é que estou subindo para um nível mais alto de confiança Nele e quero encorajá-lo a confiar Nele onde quer que você esteja.

Como eu, você pode ter perdido partes que está aprendendo agora, assim como eu não aprendi na escola primária porque perdi muitas coisas básicas porque (como você sabe se leu algum dos nossos livros infantis), eu ficava muito tempo no corredor. Eu era banido da sala de aula. Eu era separado no corredor, e você não aprende muito se estiver no corredor, especialmente se seu professor fecha a porta. Então eu não ouvi as lições, então perdi muitas das coisas básicas. No entanto, isso realmente não importa, importa? Cada lição viva, cada nova experiência de confiar mais no plano de Deus, é uma nova fase pela qual você e eu estamos passando. 

Então, novamente, a promessa e o princípio desta vez são: "A mente do homem planeja seu caminho, mas Deus dirige seus passos." E mesmo que você e eu possamos planejar as coisas em nossas cabeças, não precisamos nos preocupar. Deus ainda irá "dirigir nossos passos", o que é reconfortante saber que o que estou planejando pode significar que eu realmente farei do jeito errado ou serei enganado. Em vez disso, podemos descansar e confiar que Ele dirigirá nosso caminho. 

Espero que você se sente e converse com seu Marido sobre esta lição viva para que Ele possa falar com você e lhe mostrar coisas que somente você e Ele sabem.

Se você tiver, ou se tiver algo que queira compartilhar, especialmente coisas pelas quais você passou , por favor compartilhe em um comentário. Obrigado por ouvir.

Leia o ELOGIO 🙌🏼que a Encouraging Women publicou em nosso Encourageador sobre ter um Pai Celestial #HF .

Publique SEU Relatório de Louvor ou Diário

Libertando a VERDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *