No-Selfish-Ambition

SEM AMBIÇÃO EGOÍSTA

Todas nós começamos a jornada de “ministração” por muitos caminhos e por muitas razões diferentes.

Como compartilhei anteriormente, eu comecei meu ministério em cumprimento à promessa que fiz ao Senhor de que “Se o Senhor restaurar o meu casamento eu vou dizer ao mundo inteiro que nada é impossível Contigo.” Depois, mais tarde, eu fui “chamada” ao ministério (que expliquei melhor no compromisso Ter COMPAIXÃO), e logo depois, eu vi meu ministério ser tirado de mim (expliquei sobre isso também na lição Ter COMPAIXÃO). Foi logo após esta série de fogos refinadores que o Senhor finalmente viu que eu estava pronta para ser uma ministra adequada. E foi aí então que o RMI começou a expandir, a partir dos pedacinhos de escombro que ainda restavam quando finalmente ele me foi devolvido.

Todas as vezes em que o RMI começou a se expandir a este ponto, com a visão de ajudar mais mulheres, eu comecei a confiar a diferentes mulheres o que eu estava fazendo. E o que mais tarde veio à tona é que nem todo mundo tem o mesmo coração que eu tenho, e muitas destas mulheres trabalharam para mim ou trabalharam comigo por muitos anos, mas por razões egoístas—o que resultou em confusão, desordem e “todo tipo de males”.

Tire um momento para ler este mesmo versículo em diferentes versões da Bíblia (abaixo) porque isso irá te ajudar a compreender ainda mais as variações.

Tiago 3:16 NVI—
Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.

Tiago 3:16 ARC—
Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa.

Tiago 3:16 A Mensagem—
Lembrem-se: Sempre que tentarem parecer melhores que os outros ou se aproveitar dos outros, tudo dará errado, e todos terminarão pulando na garganta um do outro.

Tiago 3:16 KJV—
Pois, onde existe inveja e rivalidade, aí há CONFUSÃO e todo tipo de atitudes maléficas.

Tiago 3:16 JFA—
Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má.   

No fim das  contas, o mal que resultou disso  tudo foi o colapso do RMI vez após vez. Isso mesmo, o RMI não veio abaixo uma ou duas vezes, mas muitas e muitas vezes ao longo dos anos—primeiro porque eu não entendia o meu chamado, depois, mais tarde, porque eu confiava em outras pessoas que não tinham o coração correto, aquelas sobre as quais Jesus falou em João 10:13.

“O mercenário foge, porque é um mercenário e não tem zelo pelas ovelhas.”

Ao invés disso, como diz na Bíblia A Mensagem, nós precisamos ter o coração certo para que coloquemos o bem das ovelhas acima do nosso como Jesus fazia.

O versículo diz, “Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá mais valor às ovelhas que a si mesmo e se sacrifica, se for necessário. O empregado não é um pastor de verdade. As ovelhas nada significam para ele. Ele vê um lobo se aproximar e sai em disparada, deixando as ovelhas desprotegidas. Ele está ali apenas por dinheiro. As ovelhas nada representam para ele.”

Se a sua motivação é fama, ou prestígio, ou a convivência com pessoas que você  acredita que sejam espirituais, por favor encontre um outro lugar para passar o seu tempo livre. Mas se você quiser permanecer aqui, ministrar conosco, então você precisa compreender que cada uma de nós (inclusive eu) não somos nada além de servas. Nós somos chamadas a servir e pensar nas outras pessoas mais do que em nós mesmas.

"Veja quanto encorajamento você encontrou em seu relacionamento com o Ungido! Você está transbordando com seu amor consolador. Você experimentou uma amizade profunda com o Espírito Santo e sentiu sua terna afeição e misericórdia.

"Então, estou pedindo a vocês, meus amigos, que se unam em perfeita unidade, com um coração, uma paixão e unidos em Um amor [DELE]. Caminhem juntos com um propósito harmonioso e vocês preencherão meu coração com ilimitado alegria.

"Esteja livre de opiniões cheias de orgulho, pois elas só irão prejudicar a sua unidade acalentada. Não permita que a autopromoção se esconda em seus corações, mas com humildade autêntica coloque os outros em primeiro lugar e veja os outros como mais importantes do que você mesmo. Abandone todas as exibições de egoísmo. Preocupe-se mais com o que é importante para os outros, em vez de seus próprios interesses". Filipenses 2:1-4

Mulheres que escrevem relatórios de louvor muitas vezes fazem isso com o propósito de exibir a sua espiritualidade, ou as suas boas obras (ou mesmo seus pecados), para que possam ser vistas pelos outros ou porque gostam de se ouvir falando. Algumas se esforçam para ser  o centro das coisas, o centro das atenções. Mas aqui no RMI, o único Centro, a única Estrela tem que  ser somente, e será somente, o Senhor.

É por isso que o Time dos Encorajamentos, e de outros boletins, estão sendo treinados para identificarem ministras que têm uma fraqueza em precisar de afirmação e para não alimentar a carne delas. A razão de agirmos desta forma é que, obter este tipo de reconhecimento, qualquer coisa que não venha da Fonte real, que não seja receber tudo que elas precisam do Senhor, nunca irá curá-las ou preencher o seu vazio. Aqui está um RL que eu acabei de aprovar hoje e que prova que somente Ele pode trabalhar no interior das pessoas.

MURO DA VERGONHA

Houve duas situações onde o inimigo usou duas mulheres diferentes para o fracasso do RMI. Todas duas mais tarde me confessaram que o motivo principal de desejarem ajudar no ministério foi para que pudessem trabalhar comigo e me conhecer pessoalmente. E, para garantir que ninguém mais ficaria no caminho do nosso relacionamento, elas propositalmente mantinham as outras voluntárias afastadas. Elas começaram não me encaminhando emails e/ou ignorando emails de outras mulheres que precisavam de ajuda. Em um período de meses e anos, nas duas vezes, eu me sentava perplexa sem entender o que estava acontecendo, imaginando porque todo mundo estava desaparecendo. Agora eu sei que todas duas estavam se debatendo com sua ambição e egoísmo. Felizmente, Ele nos mostrou uma solução, como sempre faz, para evitar que isso ocorra novamente.

Embora você jamais imagine que VOCÊ seria capaz de fazer uma coisa tão terrível dessas, saiba que pode acontecer, mesmo que não chegue tão longe. Acontece assim que a sua própria ambição fica no caminho do serviço, e você se torna uma ministra pelos motivos errados, para parecer ou dar a impressão de ser importante, ou para satisfazer algo que você sempre quis ou mesmo sentiu que foi “chamada a fazer”. É neste momento que a confusão entra no ministério, através de você, como um furacão terrível.

Todas as vezes em que vi o colapso foi extremamente difícil deixar ir as pessoas envolvidas—porque eu tinha uma amizade tão querida e próxima com elas. Contudo, somente depois que elas se foram foi que eu pude sentir e ver tudo que tinha sido incitado. A torrente de repente se acalmava e a calma permanecia em seu lugar.

É muito parecido com um tornado ou um furacão; só depois que o vento para de soprar é que você consegue ver o estrago. Ainda há alguns exemplos destrutivos a serem corrigidos. E evidências contínuas ainda continuam sendo descobertas mesmo agora, anos depois. Esta semana mesmo Tara, que constrói nossos websites e dirige a Encouraging Bookstore, descobriu porque havia mais de uma livraria: uma ministra usava isto como uma maneira de roubar dinheiro. Ela criou sua própria livraria de modo que os fundos fossem para a sua própria conta pessoal e não para o ministério.

Há poucos anos atrás teve outra mulher a quem eu amava carinhosamente que se ofereceu para ajudar com o livro Pela Palavra do Seu Testemunho. Ela se ofereceu para me ajudar com as dúzias de testemunhos que chegavam todas as semanas. Ela disse que poderia dar uma organizada neles e colocá-los em um livro, que assim que este enchesse, ela continuaria fazendo outros e mais outros. O que eu fiz foi confiar uma tarefa vital a ela sem conhecer o seu coração e a sua motivação. Só muito depois é que eu me dei conta de que ela queria ser importante, e desde aquele dia, os nossos testemunhos de casamentos restaurados que ela reuniu ainda são uma IMENSA e total bagunça.

Basicamente há tantos testemunhos repetidos em mais de um livro—ela mudava somente os títulos e nomes— que até hoje minha maior esperança é que nenhum testemunho tenha sido perdido. Eu clamei injustiça, Isaías 61:7-8 e também Isaías 40: 1-2 por eu não ter sido mais sábia ao entregar este projeto para uma outra pessoa. E pela minha falha em ser cuidadosa com aquilo que deve ser o nosso recurso mais IMPORTANTE—por causa do que é dito em Apocalipse 12:11, “Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.” Esperei até que DEUS estivesse pronto para resolver essa bagunça.

Eu acredito que cada testemunho de casamento restaurado, do PODER DE DEUS, tem poder de ressurreição suficiente para ajudar uma mulher a vencer o inimigo através daquele testemunho escrito para ela. É por isso que esta situação toda ainda é tão triste.

Esta mulher finalmente deixou o ministério por vontade própria, mas não sem antes espalhar mentiras a meu respeito, o que levou uma outra boa amiga a nos deixar. Alguns meses depois, ela voltou, não para confessar e me pedir perdão, mas, infelizmente, para começar a doar enormes quantias ao RMI mensalmente. Isso pode aliviar a consciência dela, mas eu preferiria que ela se livrasse daquilo que a mantém presa. Aquele que a convenceu a sair, voltou para o namorado e faleceu enquanto morava com ele. A ambição egoísta, diz claramente, leva a "toda prática do mal".

Atualização: Glória a Deus. Apenas alguns dias depois de confessar isto novamente, o Senhor teve misericórdia de mim e me mostrou como começar a me recuperar desta destruição. Quando chegavam novos TCR “Testemunhos de Casamentos Restaurados”, eles são postados cuidadosamente e depois adicionados à próxima Palavra do livro de Testemunhos!

Então, como muitos de vocês sabem, eles também foram adicionados ao Curso 1 para reforçar Sua verdade de que "nada é impossível para Deus".

PREVENÇÃO

Devido à devastação que estes vendavais de confusão sempre causam, logo que eu sinto qualquer CONFUSÃO, eu primeiro paro e me examino para ver se a raiz dela está em mim.

Por que?

É fácil querer que alguma coisa seja feita e falhar em me certificar de que eu esteja continuamente seguindo o Senhor e a Sua orientação. E também eu acredito que, antes de apontarmos o dedo para outra pessoa, precisamos primeiro examinar o nosso interior. A confusão seguida do mal podem facilmente se infiltrar no que você está fazendo e, por fim, irão se propagar em:

  • toda obra má.
  • todo tipo de males.
  • resultando em...um pulando na garganta do outro.

Faz bastante tempo que eu controlo isso começando o meu dia e indo de uma tarefa à outra com as palavras “Ele me guia” —apenas três palavras tiradas do Salmo 23. E quando está muito difícil me “elevar” mentalmente, emocionalmente, ou se alguma vez sinto que estou apressada, eu paro e fecho o meu computador. Quando Ele me guia de volta, eu começo a dizer novamente em meu coração “Ele me guia” e eu volto ao normal.

E como eu disse, se sinto confusão em qualquer pessoa que seja, eu faço o meu melhor para parar e remover a pessoa da sua posição temporariamente, para lhe dar tempo de BD e chegar à raiz do problema. O maravilhoso é que só precisamos pedir a Ele, confessar quando Ele nos mostra o que está acontecendo e então, muitas vezes, confessar a uma outra pessoa para que o Senhor remova os nossos pecados e nos abençoe duplamente!!

Isaías 40:2—
“Encorajem ... e anunciem que ela já cumpriu o trabalho que lhe foi imposto, pagou por sua iniquidade e recebeu da mão do SENHOR em DOBRO por todos os seus pecados.”

Isaías 30:18—
“Contudo, o SENHOR espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o SENHOR é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!”

O PODER do Cordão de 3 Dobras

Eclesiastes 4:9-12—
“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair,  o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E, se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.”

Êxodo 17:12—
“Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantiveram erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr do sol.”

Por muitos anos o Senhor tem falado conosco sobre formar um Cordão de 3 Dobras  para todas as posições. E, embora eu encoraje todo mundo a ajudar a fazer disto uma realidade, até bem recentemente isso nunca tinha realmente acontecido. Um dos motivos foi porque  não houve explicações suficientes sobre o porquê de ser tão importante o Cordão de 3 Dobras, e nem fizemos disso um protocolo obrigatório a ser seguido.

Foi só recentemente que eu olhei para o Cordão de 3 Dobras (e também para a importância de termos os Times) de uma forma inteiramente nova. Ele abriu os meus olhos quando comecei a encorajar nossa Gerente de Projeto a começar a encontrar e treinar GE “Gerentes de Escritório” porque Ele me disse, “Quanto mais a sua GP fizer para ajudar vocês, maior se torna o alvo nas costas dela.” Eu soube imediatamente que isso é o que havia acontecido no passado, e era por isso que o inimigo sempre usava a fraqueza da ambição pessoal das líderes anteriores para impedir que outras pessoas ajudassem. Se houver apenas uma mulher fazendo tudo, assim que as coisas estiverem finalmente seguindo de maneira tranquila o inimigo pode subitamente tirar aquela ÚNICA pessoa e o ministério inteiro desaba diante dos nossos olhos.

A verdade é  que não podemos nos dar ao luxo de perder nenhuma de vocês. Isso significa que se não dermos ouvidos a este aviso que Ele tem nos dado, com uma nova compreensão, e junto com um plano de ação—eu vou me sentar novamente entre os escombros e agora estou me sentindo velha demais para começar tudo de novo 😉

Yvonne: Só quero dar um pequeno testemunho de como o Senhor está me mudando. Não trabalho muito bem em equipe. Sempre foi mais fácil para mim trabalhar sozinha. Agora o Senhor está mudando tudo isso porque se não trabalharmos juntas como um Cordão de 3 com Ele como líder da equipe não teremos sucesso, Ele está me ajudando a aplicar isso em todos os aspectos da minha vida, mas tudo começou bem aqui. Ele é tão incrível :):):)

PARE, e faça o Selah, agora mesmo e pergunte a Ele se cada uma de suas tarefas tem uma Parceira de Tarefas e uma "Líder de Equipe Administrativa" ATL, que Ele nos mostrou constituem o 3 Cordão perfeito.

*Se estiver faltando uma Parceira de Tarefa, simplesmente PEÇA a ELE para revelar quem você pode pedir para se juntar a você. Informe a sua ATL para que ela possa convidá-la para o treinamento PPP. Isso nos permite saber quem está sendo treinado porque, muitas vezes, não há barreiras de idioma, então as Parceiras de Tarefas podem ser compartilhadas em outro idioma.

NOSSO MODELO

É interessante que, enquanto me mostrava tudo sob uma nova luz, o Senhor me levou de volta a uma vez em que estive na Escócia e fiquei fascinada pelo que o guia de viagem disse. Este fato aconteceu bem no início da história da Escócia, muito antes deste país se tornar conhecido por seu brilhante sistema educacional, e provavelmente foi o que os colocou como número 1 do rank—tudo devido a este princípio.

Por não haver mestres e professores suficientes no país, foi requerido que cada estudante ensinasse pelo menos um aluno na série anterior aquilo que eles tinham acabado de aprender! Você entendeu o que eu disse? Eles se voltaram e ajudaram uma outra pessoa a aprender o que eles tinham acabado de aprender.

E eles não só preencheram a lacuna da falta de professores, mas algo fascinante resultou disso. Os resultados dos testes chegaram (quase sempre) a uma nota perfeita. Em outras palavras, os estudantes que ensinaram outros, que passavam o seu conhecimento para outros que precisavam aprender, logo estavam alcançando 100% em todos os seus testes!

O que também é interessante é que o Senhor me fez olhar para a minha própria vida, e começou a me mostrar este princípio em ação. Eu tinha só 12 anos quando Ele me levou a fazer exatamente a mesma coisa. Embora eu fosse jovem, ouvi as mães e o meu treinador conversando e dizendo que o nosso time de nado sincronizado das crianças “de 10 anos para baixo” não tinha ninguém para treiná-las. Então eu fui lá e me ofereci: escolhi a música, coreografei as sequências, ensinei as oito meninas (minha irmã mais nova estava no time e não gostou nada daquilo porque eu era muito mandona e ainda tinha muitos anos de refinamento pela frente 😉 ). E desde aquela época eu continuei treinando o time aqui e ali, até depois do meu casamento ser restaurado (e eu ter três bebês consecutivamente). Na verdade eu parei de treiná-las mesmo foi porque meu ministério já  havia começado.

Você pode pensar que com todos aqueles anos para dominar este conceito, e olhando para trás, eu suponho que isso era o que eu estava tentando fazer quando tentei delegar diferentes aspectos  do meu ministério a outras pessoas. Mas eu não via como aquilo poderia se espalhar e aumentar e continuar. Agora eu acredito que compreendo.

Isaías 54:2-3—
“Alargue o lugar de sua tenda,  estenda bem as cortinas de sua tenda, não o impeça; estique suas cordas, firme suas estacas. Pois você se estenderá para a direita e para a esquerda; seus descendentes desapossarão nações e se instalarão em suas cidades abandonadas."

Então, se eu pude ensinar e treinar jovens nadadoras (com minha irmã no time) e elas conseguiram ganhar o primeiro lugar nos anos seguintes; se os jovens estudantes da Escócia podem ensinar e passar seu conhecimento para outros, (colocando o seu país no mapa da educação, e, já que começavam desde a escola primária, os alunos também eram muito jovens e, devido ao seu sucesso, isso também era requerido nas universidades), eu estou certa também de que cada uma de vocês pode ensinar pelo menos UMA outra pessoa a fazer aquilo que você está sendo chamada para fazer e assim ajudar o RMI a crescer!

E, agora que trabalhamos para ter "Vídeos de Treinamento com Instruções", isso garante que nada seja esquecido, nem que seja ensinado incorretamente. Certifique-se de não realizar as tarefas do seu próprio jeito, inventando seus próprios métodos ou você e sua equipe serão vítimas das consequências da "ambição egoísta", resultando na revelação de "todas as coisas más" que é um esquema que o inimigo ama usar. “a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções.” 2 Coríntios 2:11 NVI

Se Ele mostrar a você um método ou caminho "mais leve e fácil" (Mateus 11:30), informe seu ATL gravando um ITV ou mostre-o em uma reunião de zoom para determinar se devemos adotar esse novo método. Mas cuidado, o inimigo adora explorar aqueles que têm um fraco por querer fazer as coisas à sua maneira. “Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. ”Mateus 6:1.

Não caia em nenhuma Fosso Inútil, mas permaneça no centro do caminho estreito Dele, segurando em Sua mão!

Por último, lembre-se, não se trata apenas de ajudar aos OUTROS, que é um dos princípios chaves em nossos cursos e enfatizamos vez após vez—significa também que o alvo em suas costas será menor, portanto, você estará bem menos sob ataque. Bem, espere, talvez isso não seja verdade exatamente. Talvez você continue sendo um alvo, mas você não será derrubada tão facilmente. 🙂

O Tecido Entrelaçado

Ao parar para compartilhar com minha filha Tara sobre todo este novo avanço,quando ela começou a trabalhar esta manhã, eu vi algo que gostaria de usar para concluir aqui. Eu vi como cada Cordão de 3 Dobras se torna de 4, em seguida de 5, e de 6, etc. com cada uma trazendo sua força única. E como com as nossas duas forças principais, de ministração e administrativa, temos observado Ele tecer um tecido entrelaçado que provê aconchego ao RMI.

Você pode pensar nisso como uma rede trançada firmemente para que esta rede, de pescar mulheres, se torne maior e mais forte.

O último lugar onde a minha mãe trabalhou como voluntária, e isso não me surpreende quando reflito sobre tudo em minha vida que me trouxe a este ponto —foi na Weaver’s Cottage (foto acima). Ela dirigia visitas guiadas explicando o processo de tecelagem e se sentava para empurrar a “lançadeira” que segurava os fios (fios que eram muitas fiadas finas girando juntas na roca de fiar). Tenho certeza de que todas nós nos lembramos da sensação que experimentamos quando Ele nos girou também :). Em seguida minha mãe movia a lançadeira para um lado e para o outro, e depois usava a prensa para pressionar (ou para fixar) cada fileira e formar um tecido bem entrelaçado.

*Aqui está um pequeno vídeo do YouTube  que mostra o que eu estou querendo dizer.

Ser o Centro das Atenções ou ser uma Serva

No livro Mananciais no Deserto encontramos este parágrafo que explica a verdadeira experiência daqueles que O seguem: Só a três dos discípulos foi permitido ver a transfiguração, e aqueles três entraram na sombra do Getsêmani. Ninguém pode ficar no monte do privilégio. Há deveres no vale. Cristo encontrou Sua missão, não na glória, mas no vale, e ali foi verdadeira e integralmente o Messias.

Só pode ter sido o fato de eu haver sido salva quando ainda muito jovem, porque antes disso eu acredito que meus irmãos me diziam que eu amava chamar a atenção. Mesmo que uma garota de sete anos não possa estar cheia de  pecados como uma pessoa mais velha estaria, já que está livre de drogas, bebidas, etc, eu no entanto era cheia de pecados. Egoísmo e egocentrismo com certeza! Mas porque Ele me mudou e me fez nova, isto também mudou.  Tanto que eu tremi quando me pediram para ser uma solista do nado sincronizado, e só me sentia confortável estando em um dueto ou em um time, porque aí eu imaginava que todo mundo estaria olhando para a(s) outra(s) pessoa (s) e não para  mim.

Também não estou falando aqui sobre ser tímida ou humilde demais, o que frequentemente é uma outra forma de atrair atenção para si mesmo. A esposa de um ex-pastor começou a ser chamada para falar publicamente, quando a igreja do marido dela fez um grande reavivamento mundial na igreja que frequentávamos. Eu a ouvi em muitas ocasiões e todas as vezes ela começava explicando que tinha sido terrivelmente tímida durante toda a sua vida, e que quando o reavivamento estourou e pediram que ela falasse, ela no início se recusava por causa da sua timidez. Até que um dia o Senhor disse a ela que a raiz da timidez estava no orgulho e no egoísmo: que o tímido pensa somente em si mesmo, e não nos outros.

Esta lição tem muitas facetas diferentes e é impossível absorver todas elas. É por isso que espero que você sempre pare e faça questão de pedir a Ele para ajudá-la a absorver e colocar em prática "Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês." Filipenses 4:6-9.

1 opinião sobre “COMPROMISSO #5 SEM AMBIÇÃO EGOÍSTA”

  1. Esta lição me fez refletir. Fiquei três semanas pensando sobre ela; li e reli. Estou sendo cuidadosa e um tanto “lenta” em avançar no curso, mas é justamente para passar tempo BD e ter certeza que nesse processo de aprendizado para me tornar uma ministra busque limpar o meu coração de possíveis motivações errôneas. Agradeço a Ele por esta lição, pois precisava dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *