Uma Mulher Contenciosa

“A mulher contenciosa é como
o gotejar constante num dia chuvoso;
detê-la é como deter o vento,
como apanhar óleo com a mão.”
— Provérbios 27:15-16

Pergunte a si mesma: “Estou me tornando uma mulher contenciosa?”

Talvez essa pergunta seja difícil de responder porque você não tem certeza do que é uma mulher contenciosa. Se verificarmos a Concordância de Strong, para a definição da palavra original usada na Bíblia para contenda, é “midyan” (meio de um bocejo), que significa uma disputa, uma briga, contenda ou um espírito briguento e argumentativo.

Então, agora que sabemos o que é ser contenciosa, deixe-me perguntar: a maioria de suas conversas com pessoas em posição de autoridade, ou com quase todo mundo que você conhece, geralmente ou muitas vezes está mais para uma disputa para ver quem vai ganhar ou obter do seu ou do jeito dela? Você fica feliz se você ganhar? Confesso que fui uma esposa contenciosa e muitas vezes venci as discussões. Mas, no final, perdi algo enorme! Por ganhar argumentos, logo perdi meu marido para outra mulher e isso significa que também privei meus filhos de terem um pai por perto. Se ao menos alguém se importasse o suficiente para me dizer - que vencer uma discussão geralmente significa perder um relacionamento importante!!

Se você parar para olhar, Deus tenta nos alertar várias vezes em Sua Palavra sobre os perigos de se tornar uma mulher contenciosa. Ele também diz em Sua palavra, a Bíblia, que perecemos ou somos destruídos por falta de conhecimento. Oséias 4:6 diz: “Meu povo está arruinado porque não sabe o que é certo ou verdadeiro”. Alguém já lhe disse o quão perigoso é ser contenciosa? Ninguém nunca me disse.

Abandone a briga. O problema é que não podemos consertar nosso futuro sem lidar com nossa atitude passada ou presente e com os princípios que seguimos. Então, deixe-me fazer esta pergunta: Você briga ou já brigou com sua mãe ou seu pai? E você também briga com seu namorado? Porque o próximo versículo explica que, quando há um desentendimento, é melhor você simplesmente abandonar o ponto que está tentando defender, evitando totalmente a discussão. Ele diz: “O começo da contenda [conflito ou fricção] é como o escoamento das águas [de uma represa que está prestes a estourar], então abandone a briga antes que ela se rompa” (Provérbios 17:14).

Sim, eu sei, todos no mundo e todos os chamados "especialistas em casamento" na verdade mentem para nós, dizendo que uma "boa briga" é realmente terapêutica e benéfica para um casamento ou relacionamento - não acredite nisso! A verdade é que você provavelmente pode rastrear cada divórcio, cada rompimento e cada relacionamento fracassado até uma briga ou uma série de brigas - desentendimentos que nunca foram abandonados, o que levou duas pessoas a se separarem.

Cheia de banquetes e contendas. Outra pergunta: houve brigas em sua casa? Provavelmente sim. Ao crescer, você não teria que concordar com esta afirmação? “Melhor roer um pedaço de pão seco em paz do que festejar em uma casa cheia de estresse” (Provérbios 17:1). Provavelmente, sua mãe, como a maioria das nossas, também nunca ouviu falar sobre o benefício de uma "mulher mansa e quieta" mencionada em 1 Pedro 3:4, uma mulher que é "preciosa aos olhos de Deus". Mais do que provável, sua mãe pode ter sido uma mulher contenciosa devido ao fato de que ninguém se importava o suficiente para deixá-la saber que todas as suas explosões e discussões deixavam todos ao seu redor infelizes e ela nunca percebeu o quão destrutiva era sua briga. Felizmente, esse ciclo horrível pode parar com você! Agora que você sabe a verdade.

Deixe-me compartilhar outro pedaço de sabedoria. Homens e mulheres são totalmente diferentes em muitos aspectos, aspectos que abordaremos mais detalhadamente nos próximos capítulos. Neste capítulo, vamos discutir a diferença entre homens e mulheres, e o fato de que os homens foram criados por Deus para conectar sua cabeça (pensamentos) em vez de seu coração (emoções), o que significa que depois que os homens discordam ou têm uma discussão acalorada, especialmente com outro homem, são os homens que são mais facilmente capazes de apertar as mãos e simplesmente fazer as pazes - ao contrário de uma mulher. Por que? Porque as mulheres se machucam muito mais profundamente durante uma discussão. Mesmo que ambos pareçam igualmente zangados, as mulheres simplesmente não conseguem se recuperar de um golpe no coração, novamente devido à forma como fomos criadas.

Além disso, dentro de nossa casa, que foi projetada para ser segura, pacífica e amorosa, mas em vez disso há conflito, simplesmente não é um lugar que alguém queira estar. Maridos e filhos odeiam isso. Como diz o ditado, "Se mamãe não está feliz, ninguém está feliz", porque sua briga significa que todos devem recuar ou fugir.

E, infelizmente, outra consequência de ser uma esposa contenciosa é que, como mãe, ela também notará que seus filhos são desrespeitosos e desobedientes a ela. As crianças são treinadas não pelas palavras que dizemos, mas pelo exemplo. Então, quando eles têm uma mãe que fala alto e argumenta, os filhos ficam incontroláveis ​​porque suas mães são o exemplo. (Veja o capítulo 15, “Ensinamentos de sua mãe” para “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Porque você rejeitou o conhecimento…” Oséias 4:6.)

Portanto, isso significa que, em seu futuro, sua vida familiar não apenas tornará as coisas difíceis para seu marido e filhos se você não aceitar a verdade agora, mas também destruirá o relacionamento com o qual tenho certeza de que deseja ter com seus filhos também.

Não espere. Hoje, simplesmente peça ao Senhor para ajudá-la a mudar de uma jovem que está prestes a se tornar uma mulher briguenta, para uma mulher solteira que é conhecida por ter um espírito "manso e quieto", então isso continuará quando você se tornar uma esposa e mãe. Caso contrário, você logo se verá destruindo a maioria de seus relacionamentos, agora e no futuro, quando tiver filhos. Não arrisque um relacionamento promissor com seus filhos, mesmo quando pequenos. Acredite em mim, não há razão para discutir com ninguém — quando Deus quis que a vida fosse maravilhosa e pacífica. Mas isso deve começar por você.

Peça ao Senhor, que será honesto com você. Senhor, eu tenho um espírito briguento? Porque Ele diz: “Mas recuse especulações tolas e ignorantes, sabendo que elas produzem brigas. E o servo do Senhor não deve ser briguento, mas ser bondoso para com todos, capaz de ensinar, paciente quando injustiçado” (2 Tm 2:23). Você é conhecida como uma "sabe tudo?" Você acha que costuma fazer comentários contrários a muitas das coisas que as pessoas dizem?

Em vez de responder com algo desafiador, Deus nos diz em Mateus 5:25 para simplesmente: “Faça um acordo com o nosso adversário [inimigo] rapidamente, enquanto é tempo”. , ou ele pode te entregar ao juiz, e o juiz te entregar ao carcereiro, e você será jogado na prisão.” Se você não aprender agora a concordar rapidamente, depois de se casar, certifique-se de estar atenta ao tribunal de divórcio! Embora não seja uma prisão real, todas nós sabemos que o divórcio parece uma prisão da qual queremos escapar.

Tenho certeza de que, se seus pais são divorciados, você não quer passar por isso nem fazer nenhum filho seu passar por isso. A solução não é apenas evitar o casamento, mas olhar para os poucos casamentos que não apenas sobreviveram, mas para aqueles que são felizes! Tudo que você precisa fazer é perceber que eles estão de acordo um com o outro!!

Mais uma vez, você é argumentativa? Para aqueles de vocês que se preocupam com sua caminhada cristã, leia o que diz aqui: “Exorta os servos a se sujeitarem em tudo a seus senhores, a serem agradáveis, não contenciosos” (Tito 2:9). Você é escrava de Jesus? Ele comprou você por um preço, por Seu sangue derramado? Então, você não sente que deve a Ele ser agradável? Para evitar brigas e se tornar uma jovem que é agradável e encantadora de se ter por perto?

Contendas de uma esposa

Então, agora que entendemos o que significa ser contenciosa e todos os seus muitos perigos, vamos dar uma olhada mais de perto no que Deus diz especificamente sobre viver com uma mulher contenciosa - já que Ele menciona isso 5 vezes na Bíblia - usando analogias de apenas como uma esposa contenciosa é horrível.

Gotejamento constante. Você já teve uma torneira pingando que a deixou louca? “E as contendas da mulher são goteiras constantes” (Provérbios 19:13). Às vezes, é preciso que alguém chame a atenção para um gotejamento (talvez um amigo ou sogro) para que os maridos percebam o gotejamento. Mas, uma vez que ele perceba, é tudo o que ele conseguirá ouvir no momento em que sua esposa começar a falar! Então, a maneira como os maridos lidam com esse aborrecimento é simplesmente ignorando tudo o que a esposa diz. Então, quando forçado a responder de alguma forma, geralmente por meio de resmungos, ele pode simplesmente concordar em "manter a paz". Mas não demora muito para um homem desligar completamente, depois de ser espancado por palavras raivosas, OU simplesmente deixar o relacionamento - muitas vezes encontrando outra mulher.

Surpreendentemente, essas "outras mulheres" logo se transformam nas mesmas mulheres argumentativas que deixaram, na maioria das vezes, pior! Isso porque lembre-se de que a Bíblia diz em Provérbios 31:10-31: “Uma boa mulher é difícil de encontrar e vale muito mais do que diamantes. Seu marido confia nela sem reservas e nunca tem motivos para se arrepender. Nunca rancorosa, ela o trata generosamente durante toda a sua vida. E você? Esse é um padrão que você estabeleceu em seus relacionamentos atuais?

O canto de um telhado. Você já se perguntou por que os homens saem de casa e abandonam relacionamentos, muitas vezes indo morar com outra mulher? Bem, a Bíblia explica que, “É melhor morar no canto de um telhado, do que em uma casa compartilhada com uma mulher briguenta” (Prov. 21:9). Isso é o quão ruim é!

Terra deserta. Novamente, Deus diz que um homem prefere viver sem água no calor do deserto do que viver com uma mulher que o desafia e o rouba de ser um homem. “É melhor viver numa terra deserta, do que com uma mulher contenciosa e rixosa” (Provérbios 21:19). (Rixoso é definido como exasperante e enlouquecedor! É por isso que vemos tanta violência doméstica, que está aumentando constantemente!)

Novamente, um homem preferiria viver em um telhado. Deus é tão inflexível, tão determinado que entendemos sobre esse princípio nesses versículos que Ele o repete. Existe alguma de nós que é sábia e corajosa o suficiente para ouvi-Lo? “É melhor morar no canto do telhado do que na mesma casa com a mulher briguenta” (Provérbios 25:24). A versão NET diz: “É melhor morar em um canto do telhado do que em uma casa na companhia de uma esposa briguenta”.

Quem pode contê-la? Aqui, novamente, Deus nos fala sobre o gotejamento constante de uma mulher contenciosa que deixa todos loucos. Você consegue imaginar como isso acabaria se tornando um vazamento gigante no telhado, fazendo com que a pessoa finalmente se mudasse? Então, a questão é: por que alguém simplesmente não conserta o gotejamento ou conserta o telhado? Porque Deus diz que é impossível. Ele diz que acalmar uma mulher briguenta é como parar o vento ou segurar o óleo que escorre por entre os dedos! Leia você mesma.

“Um gotejamento constante em um dia de muita chuva e uma mulher briguenta são semelhantes; detê-la é como deter o vento,     como apanhar óleo com a mão direita” (Provérbios 27:15-16). Em outra versão da Bíblia, diz: “Um gotejamento constante em um dia chuvoso e as brigas de uma esposa são muito parecidos: qualquer um que tente controlá-la também pode tentar controlar o vento ou pegar óleo com a mão direita”. Em outras palavras, é totalmente IMPOSSÍVEL!

Depois de ler todos esses versículos da Bíblia, podemos ver que viver com uma mulher briguenta é nada menos que um pesadelo — mas não apenas para os maridos — como você deve saber em primeira mão, muitas vezes é ainda mais difícil para os filhos. Se isso descreve como você cresceu, comece pedindo a Deus que a ajude a perdoar sua mãe e continue a amá-la por nunca saber como foi difícil para você, seus irmãos e provavelmente seu pai morar em uma casa que estava cheia de brigas. . Então, uma vez que Ele a ajudou a perdoá-la, é hora de orar por Sua graça para ajudar a você a começar a ter um espírito "manso e quieto" agora mesmo - tornando-se preciosa aos Seus olhos, bem como "gentil e quieta" em tudo. seus relacionamentos, com uma natureza agradável e amorosa..

Por que este versículo não descreve você? “Quem pode encontrar uma mulher verdadeiramente excelente? Alguém que é superior em tudo o que é e em tudo o que faz? Seu valor excede em muito o de rubis e joias caras. Ela inspira confiança e o coração de seu marido está seguro com ela e, por causa dela, ele tem tudo de bom. Todos os dias de sua vida ela faz o que é melhor para ele, nunca nada prejudicial ou mal ”(Provérbios 31: 10-12).

Calúnia

Inspira confiança. Outra maneira de perder nosso marido é perdendo sua confiança, falando sobre ele para outras pessoas. Embora aceito, não compartilhar com os outros coisas sobre ninguém que realmente deveríamos guardar para nós mesmas, como a Bíblia explica, não apenas ajudará um relacionamento a durar, mas também evitará que tantas pessoas falem sobre você, revelando detalhes pessoais que acabam machucando tanto mal que a única maneira de se esconder da dor é através de um comportamento destrutivo. O tipo de comportamento que não apenas destrói sua vida, mas às vezes o que resulta em você pensar em tirar sua própria vida.

Novamente, por que este versículo em Provérbios 31:11, a Voz, não deveria descrever você? “[Uma mulher excelente] inspira confiança, e o coração de seu marido está seguro com ela e, por causa dela, ele tem tudo de bom.” Sejamos honestas, quem de nós aprecia quando outras pessoas falam sobre nós pelas costas? Portanto, se não queremos que os outros façam isso conosco, precisamos ter certeza de nunca fazer isso aos outros, como diz em Mateus 7:12: “Portanto, tudo o que você deseja que os outros façam a você, faça também a eles.”

A fofoca acaba com as amizades. Você já contou a alguém sobre a fraqueza de outra pessoa, alguém que você deveria ter se importado em machucar? Ou, você disse aos outros algo que alguém lhe disse em segredo? Antes de dizer qualquer coisa a alguém, lembre-se de que Deus diz: “Criadores de problemas começam brigas; fofocas acabam com amizades” (Provérbios 16:28).

Um caluniador revela segredos. Uma das armadilhas mais comuns em que as mulheres caem é a fofoca. Costumava ser feito apenas por telefone, mas agora conversar não é apenas falar com uma pessoa, é espalhado como câncer nas redes sociais. E como todos nós ouvimos nos noticiários, isso resulta em devastação! Pode ser que sua amiga próxima, sua irmã, uma colega de classe (ou até você) tire a vida devido a tanta vergonha.

Mude seu mundo hoje e comprometa-se a aprender o que Deus realmente ordena que façamos e a ficar longe de outros que o façam, para que você não seja tentada a fazer isso sozinha. “Aquele que anda fofocando revela segredos; portanto, não se associe com alguém que está sempre abrindo a boca ”(Provérbios 20:19). Então na versão A Voz diz assim: “Uma fofoca revelará seus segredos! Portanto, evite a companhia de pessoas que falam abertamente e tolamente.”

No início de minha jornada para restaurar meu casamento, eu tinha uma "amiga" que compartilhava comigo "preocupações de oração" que não passavam de fofocas. Então eu tive que dizer a ela que por causa da minha fraqueza, não podíamos mais ser as amigas que costumávamos ser. Confesso que meu principal motivo é porque eu tinha medo que ela começasse a falar de mim para outras pessoas, o que me ajudou a olhar para o tipo de pessoa que eu era e ir até Ele para me mudar!

A ele Eu destruirei. Outros podem não saber que você fofoca, acredito que enganei muitas pessoas e principalmente me enganei pensando que não estava caluniando outras pessoas, mas Deus sabia e Ele diz: “Quem calunia secretamente o seu próximo, Eu o destruirei” (Sl . 101:5).

Na versão VFL da Bíblia, diz assim: “Destruirei qualquer um que calunia seu próximo em segredo. Não vou tolerar ninguém que tenha um comportamento altivo [presunçoso] e uma atitude arrogante.” Arrogância e orgulho, embora também sejam incentivados hoje, é o que está destruindo a todos nós, especialmente aqueles que vivem nos Estados Unidos, como veremos mais adiante neste capítulo. Por enquanto, aqui está uma pequena lista para você ler com frequência, que prometo que ajudará todos os seus relacionamentos agora e no futuro.

Nunca fale sobre ninguém de forma negativa ou revele os segredos de outras pessoas ou o que eles nos contaram em segredo.

Porque se o fizermos, Deus nos diz:

Que vamos romper amizades.

Que ninguém deve se associar conosco - especialmente, não outros crentes.

Que Deus vai nos destruir!

Que provamos que somos arrogantes, presunçosos e/ou orgulhosos.

Como Podemos Começar a Mudar?

Em algum momento hoje, fale com o Senhor sobre a quem você precisa ir e peça perdão por sua briga. Faça uma lista de todas as pessoas que Ele traz à sua mente com quem você discutiu. E, por favor, peça Sua ajuda quando for falar com alguém; certifique-se de não falar demais e acabar falando demais. Observe também que eu disse para ir. É um hábito entrar nas redes sociais, mas não o faça. Mostre que você se importa o suficiente para encontrá-los cara a cara. Mesmo se você mora do outro lado do globo, conectar-se com essa pessoa em particular, cara a cara, provará sua sinceridade.

Saber o que dizer será fácil se você apenas pedir ao Senhor que lhe mostre o que dizer. Mais uma vez, apenas certifique-se de que, seja o que for que você diga, faça-o em apenas algumas palavras. Apenas diga a quem quer que seja brevemente que Deus realmente mostrou a você o quão destrutivo é ser barulhenta e argumentativa (ou quaisquer palavras que Ele compartilhará com amor que foram sua queda), e este é um relacionamento com o qual você se importa muito. Então, somente com a ajuda do Senhor, você estará orando para mudar. Não entre em detalhes que abrirão velhas feridas e pressionarão feridas emocionais. Em vez disso, levante-se e, se for o caso, dê-lhes um abraço e saia. Se o seu encontro for pela internet, apenas diga a eles que você precisa ir porque machucou muitos outros. Em seguida, faça isso de novo e de novo. Se fizer isso, prometo que você e seus relacionamentos começarão a se curar.

Quando eu estava viajando em minha jornada de restauração para restaurar meu casamento, eu tinha tantas pessoas que Ele me mostrou que eu precisava visitar. Algumas eram mais fáceis do que outras, mas todas as vezes isso significava que eu tinha que me humilhar e confessar minhas falhas a muitas pessoas de quem gostava. Mas devo dizer que isso me curou de fofocar e até de ouvir fofocas. Talvez seja porque eu sabia que se eu fofocasse novamente, Ele amorosamente me ajudaria a repetir esse processo novamente, então isso é o que me impediu de escorregar, ou se eu começasse a escorregar, me arrependeria imediatamente. Por favor, tente isso se quiser ter relacionamentos excelentes e duradouros. Eu prometo que você sempre olhará para trás e verá que este exercício é o começo de uma vida nova e abundante!

Seja reconciliado. Se você não se sente “guiada” para ir e acertar as coisas, nunca ponha um pé de volta na igreja. Veja o que Ele diz: “Se, pois, estiveres apresentando a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que alguém tem alguma coisa contra ti, deixa ali a tua oferta diante do altar, e vai; reconcilie-se primeiro com essa pessoa e depois venha e apresente-me a sua oferta” (Mateus 5:23-24).

Graça aos humildes. Além disso, quando você falar, certifique-se de falar com um coração humilde. Não seja orgulhosa demais para admitir que você é ou estava se tornando uma mulher contenciosa, porque diz que “Deus se opõe aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte [louvar e promover] no tempo devido” (1 Pedro 5:5-6).

A fonte das contendas…

Sua auto-estima e orgulho

“Agora eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e honro o Rei dos céus, porque todas as Suas obras são verdadeiras e Seus caminhos justos, e Ele é capaz de humilhar os que andam na soberba” (Daniel 4:37).

Por que tantas mulheres são contenciosas? As mulheres são contenciosas porque acreditamos na mentira de ter uma boa "auto-estima". Em vez de saber e nos importar com o que Deus diz, fazemos tudo e pensamos exatamente como o mundo faz e por meio de nossas ações – promovemos as mentiras do mundo – por meio de como agimos e dizemos. Mesmo os livros que lemos, os conselheiros que procuramos, os professores e as aulas que frequentamos não refletem nada próximo do que Deus realmente diz em Sua Palavra. Sua Palavra, que é pura verdade e intransigente. E porque nós mesmas não a lemos, mesmo dentro das igrejas, em seminários cristãos e em livros cristãos, acreditamos em uma visão mundana “cristianizada” – não no que nos curará e nos trará felicidade duradoura! Somente Sua Palavra pode fazer isso.

Veneno mergulhado em chocolate ainda é veneno! Cara leitora, as mortíferas visões mundanas são ainda mais perigosas quando mergulhadas no "cristianismo", tão perigosas quanto veneno embebido em chocolate. É perigoso porque apenas engolimos as mentiras como doces, sem perceber que isso está nos matando espiritual, emocional e mentalmente. Honestamente, sofremos uma lavagem cerebral, programamos, condicionamos e nos convencemos de que o “amor próprio” e a “autoestima” são bons, quando, na verdade, essa maneira de pensar tão bem de nós mesmas apenas significa que estamos destinadas a cair.

“Amor-próprio” e “auto-estima” não são bons, mas na verdade estão na origem e na raiz de nossa atitude contenciosa. Ser humilde é magnético e raro. Todo “sabe-tudo” discutirá sobre qualquer coisa e uma mulher contenciosa sempre quer do seu jeito, porque ela pensa (embora diga que sabe) que está certa. E mesmo quando uma mulher briguenta ESTÁ errada, sua auto-estima precisa ser protegida. Então, ao invés de ser capaz de admitir que está errada, sem pronunciar uma única palavra humilde ou um “sinto muito”, uma mulher briguenta inventa um motivo para desculpar seu comportamento imaturo e infantil. As mulheres foram condicionadas, programadas e convencidas a pensar que pedir desculpas seria muito humilhante. O orgulho a mantém firme, enquanto a incita a continuar subindo em seu pedestal, apenas para cair repetidamente até que um dia ela se despedaça.

Qual é a cura? Deus nos mostrou uma imagem disso no Antigo Testamento. Ele mostrou o caminho que as pessoas que estavam em cativeiro precisavam seguir para escapar. “E quando chegaram [às águas de] Mara, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso foi chamada de Mara” (Êxodo 15:23). Foi quando Deus disse a Moisés para jogar uma árvore na água, que representava a cruz de Jesus que morreu nela por você e por mim.

Isso é o que você deve fazer também - jogar a cruz, o que Ele fez por você, em sua amargura. Jesus morreu para libertá-la de todo pecado, o que inclui sua briga, todas as suas discussões e seu comportamento orgulhoso e egocêntrico.

Aqui está a prescrição de Deus. Deus nos disse que se nos humilhássemos, buscássemos Sua face e nos afastássemos de nossos maus caminhos, Ele nos curaria. Infelizmente, continuamos a “andar segundo o conselho dos ímpios” (Sl 1:1). Se continuarmos a “confiar na humanidade” (Jeremias 17:5), eventualmente sofreremos as consequências. A maioria procura a ajuda de conselheiros ou drogas ou qualquer outra coisa que amorteça a dor, o que obviamente é apenas uma cura superficial: “O quebrantamento do seu povo é curado superficialmente” (Jeremias 8:11), e nunca chegando à fonte de nosso problema é como permitir que um câncer cresça!

Olhe para toda a psicologia na igreja. Acredite ou não, a psicologia é extremamente perigosa, especialmente para os cristãos. A razão é simplesmente porque não podemos continuar a acreditar que qualquer uma das ideias do homem ou olhar para a mente de uma pessoa vai nos curar onde precisamos de cura. Somente a Palavra de Deus e Seu amor podem nos curar. E a Bíblia nos adverte dos perigos quando alguém usa a Palavra de Deus para promover visões mundanas atuais, o que é feito na igreja, e também por autores ou oradores cristãos. Veja o que diz: “O profeta que tem um sonho pode relatar seu sonho, mas aquele que tem a Minha Palavra fale a Minha Palavra em Verdade. O que a palha tem em comum com o grão?' declara o Senhor... Eis que Eu sou contra os profetas, declara o Senhor, que usam suas línguas e declaram: "o Senhor declara" (Jr 23:28, 30, 31). O que a psicologia (palha) tem em comum com a Palavra de Deus (grão)? Aqui está o que quero dizer...

Construindo sua auto-estima. Existem livros e livros e mais livros escritos por cristãos para cristãos, mas a maior parte do que eles dizem simplesmente não é o que Deus diz em Sua Palavra. O que levou tantas mulheres cristãs a se tornarem contenciosas, o que significa que os homens começaram a procurar outras mulheres e por que a taxa de divórcio é maior entre os cristãos do que no público em geral, poderia muito bem ter sido semeado e enraizado no que recentemente está sendo ensinado e aceito como o verdade sobre auto-estima e orgulho. Então, vamos ver o que Deus realmente nos diz sobre os perigos de construir nossa auto-estima e como o orgulho realmente é destrutivo.

Orgulho é na verdade pecado. Vemos que o orgulho foi o que motivou o anjo Lúcifer, que mais tarde se tornou Satanás, e foi realmente o primeiro pecado cometido. “Seu coração se elevou por causa de sua beleza; você corrompeu sua sabedoria por causa de seu esplendor. Eu (Deus) te lancei por terra” (Ezequiel 28:17). Satanás disse: “Eu me farei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:14).

Na mente de Lúcifer, ele disse a Deus que seria como Ele e, como resultado, Deus o derrubou e o inferno foi criado devido ao orgulho ser tão repulsivo para Deus. E, no entanto, somos encorajadas a nos elogiar e a “acreditar em nós mesmas” para “ir para o topo” e “alcançar as estrelas” que logo nos levarão à queda também.

Você já reparou que ninguém fica no topo para sempre? E depois de cair várias vezes, muitos estão quebrados a ponto de quererem se destruir inteiramente - por meio de um comportamento destrutivo e até mesmo ao ponto do suicídio. Tudo isso está enraizado e começa com nosso orgulho que nos eleva alto o suficiente para cairmos e sermos destruídos.

Os poucos que conseguem se recuperar tornam-se humildes, e isso é magnético quando conhecemos os verdadeiros heróis, os humildes que estão entre nós. Você não concorda? Se não, aqui está mais.

“Auto-estima” é uma mentira formada por simplesmente distorcer as Escrituras. Você já percebeu que Satanás usou as Escrituras quando tentou Jesus no deserto? E adivinhe, o inimigo ainda as usa hoje! Ele apenas torce um pouco as Escrituras, transformando o que quer que seja em uma meia verdade. Mas sabemos que tudo o que é meia verdade é mentira. Aqui está um exemplo...

“Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mateus 22:39). Muitos tiraram esse versículo do contexto e dizem que isso significa que Deus disse que você deve amar a si mesmo antes de amar outra pessoa. Em outras palavras, o “amor próprio” é necessário primeiro porque alguns de nós, ou a maioria de nós, se odeiam. Então, isso é verdade ou mentira? É uma mentira! Por que? Como eu sei disso? Porque é o oposto do que Deus diz em Sua Palavra.

NINGUÉM nunca se odiou! “Pois ninguém jamais odiou a sua própria carne, antes a nutre e cuida dela...” (Efésios 5:29). Jesus nos ensinou pelo que Ele disse, e mais ainda, como Ele viveu, em total e absoluta humildade. “Tende em vós o mesmo sentimento [humildade] que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo a que devia apegar-se, mas esvaziou-se a si mesmo. . . Ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Filipenses 2:5–9).

Isso deve provar, de uma vez por todas, que não devemos ser orgulhosas ou cheias de nós mesmas. Ele se esvaziou para nos mostrar que, em vez disso, precisamos ser humildes. E que só os verdadeiramente humildes são abençoados ou têm a capacidade de abençoar os outros pela vida que vivem.

Como Ele nos mostrou, precisamos pensar nos outros como mais importantes do que nós mesmos. Mais uma vez provando esta verdade, quando alguém contempla e/ou ameaça suicídio, o mundo diz que isso significa que eles se odeiam. Mas, novamente, isso contradiz a Palavra de Deus. Lembre-se, Deus disse: “ninguém jamais odiou a sua própria carne!” A verdade é que essas pobres almas que querem cometer suicídio, na verdade, querem parar a dor. A dor deles é tão intensa que eles só querem que a dor pare e acabar com a vida parece ser a única maneira de acabar com ela permanentemente. Eles nunca estão pensando em como o que planejam fazer vai prejudicar todos os outros, aqueles que ficarão para trás se repreendendo, se culpando por anos pelo que deveriam ter visto ou feito para ajudar a pessoa que tirou sua vida.

Cara leitora, se houver um “espírito de morte” em sua família, pergunte a Deus se esse pecado foi transmitido por um membro anterior da família. Uma pessoa que ameaça suicídio está clamando por ajuda. E, por favor, não cometa o erro de pensar que eles precisam tomar algum tipo de medicamento. Foi comprovado que isso não apenas não ajuda, mas também torna a pessoa que toma o medicamento perigosa. Foi comprovado que os efeitos colaterais dessas drogas levam inúmeras pessoas a se matarem ou, pior ainda, a multidões de pessoas.

A maioria dos indivíduos que vão em uma matança estão em algum tipo de medicação que altera a mente. Em muitos artigos, você pode ler a verdade real sobre tiroteios em massa, que dizem ser varridos para debaixo do tapete. Se você quer saber a verdadeira razão pela qual estão ocorrendo tiroteios em massa e por que a mídia não cobre a verdade, é esta; há evidências contundentes que apontam para um único grande fator comum em todos esses incidentes. Quase todos estavam tomando ativamente drogas psicotrópicas poderosas ou haviam estado em algum momento no passado imediato antes de cometerem seus crimes.

Por favor, ajude as pessoas que você ama compartilhando a verdade com elas. Incentive-os a seguir o seu exemplo, ouvindo Sua palavra que curará suas almas atormentadas, para livrá-los da dor. Ajude-os a encontrar os versículos sobre Seu amor por eles e a natureza temporária das provações. Encharque-se de Seu amor a ponto de, só por estarem com você, sentirem Seu calor. Então, simplesmente vivendo uma vida de Seu amor, conhecendo Suas verdades, a pessoa que precisa de ajuda logo desejará conhecê-Lo também!

Uma mulher que procurou ajuda em seu casamento já havia tentado e quase conseguido tirar a própria vida. Na verdade, ela encontrou o RMI enquanto estava no hospital depois de se recuperar de um coma. O que temos de graça começou sua cura, mas devido ao seu desespero, começamos a enviar várias escrituras diariamente por e-mail. Eles não estavam necessariamente relacionados a suicídio ou esperança ou qualquer coisa em particular – Sua Palavra apenas começou a ajudá-la. Também pedimos que ela procurasse e nos enviasse versos. Apesar de alguns contratempos, no final ela foi maravilhosamente curada e se tornou uma pessoa totalmente nova!

Lembre-se, o inimigo quer que nos sintamos sem esperança – então dê a si mesma e aos outros esperança! (Certifique-se de ler e estudar a lição 10, “Várias provações”) Comece a mudar a maneira como você ora, depois incentive todos a orar e falar com “ação de graças”, agradecendo a Deus por tudo, incluindo as provações, “sabendo que eles estão trabalhando juntos para o bem” (Rm 8:28). Um livro maravilhoso chamado Louvor que Liberta, de Merlin Carothers, ajudará você a aprender e usar o princípio do “louvor em todas as coisas”, que traz resultados que só podem ser explicados como milagrosos! Leia você mesma e talvez peça a uma amiga para ler com você.

Os últimos serão os primeiros. Este é outro conceito que ajudará a prevenir a depressão. Em vez de focar em ser a primeira em tudo, ser a primeira não deveria ser nosso objetivo e não é verdade que não podemos agradar a ninguém a menos que agrademos a nós mesmas. A verdade real é o que Deus diz, e Ele diz: “Mas muitos primeiros serão últimos; e os últimos primeiros” (Mateus 19:30). Novamente Ele diz: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último de todos e o servo de todos” (Marcos 9:35). Comece olhando de maneira diferente para sua vida e sua maneira de pensar, colocando os outros em primeiro lugar. Aprenda esses versículos (acima) simplesmente colocando-os em seu telefone ou em outro lugar e lendo-os todos os dias. Então, em vez de divagar sobre os clichês mundanos que ouvimos um milhão de vezes, compartilhe essas verdades com outras pessoas e ajude a mudar seu mundo.

O mundo nos diz para falarmos bem de nós mesmos, mas Jesus disse: “E quem se exaltar será humilhado; e quem se humilhar será exaltado” (Mateus 23:12). Na Bíblia, versão A Mensagem diz: “Você quer se destacar? Então desça. Seja um servo. Se você se inflar, perderá o fôlego. Mas se você se contentar em simplesmente ser você mesmo, sua vida contará muito.”   

Por que você se vangloria? “Pois quem te considera superior? E o que você tem que não recebeu? Mas se você o recebeu, por que você se vangloria...?” (1 Coríntios 4:7).

Em vez disso, Deus diz que para nós realmente vivermos - precisamos morrer para o nosso "eu". Diz: “Pois vocês morreram e a sua vida está escondida com Cristo em Deus” (Cl 3:3). A Bíblia , na versão A Mensagem, explica desta forma: “Sua velha vida está morta. Sua nova vida, que é sua vida real – embora invisível para os espectadores – está com Cristo em Deus. Ele é a sua vida... Enquanto isso, contente-se com a obscuridade [ser insignificante], como Cristo”. Por que? “…Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:15). Ou, como explica a VFL: “E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou”.

Uma vez que nos humilhamos, Deus está livre para nos exaltar e elevar. “…revesti-vos de humildade uns para com os outros, porque Deus se opõe aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte no devido tempo...” (1 Pe 5:5-6). A Mensagem diz: "Portanto, contente-se com quem você é e não se faça de arrogante. A mão forte de Deus está sobre você; Ele o promoverá no momento certo. Viva despreocupado..." Pare de "cuidar" de si mesmo ou "preocupar-se" com o que os outros pensam de você, incluindo o quanto você pensa sobre si mesma - viva para Ele, para os outros, e sua vida começará a ser despreocupada!

Como podemos deixar de ser orgulhosas rapidamente?

Aprenda com o Senhor. Ele disse simplesmente: “Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração…”. (Mateus 11:29).

Glorie-se no Senhor. “Mas aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. Pois não é aprovado aquele que recomenda a si mesmo, mas aquele a quem o Senhor recomenda” (2 Coríntios 10:17-18).

Não se elogie. Em vez disso, espere “Que outros o louvem e não a sua própria boca; um estranho e não os seus próprios lábios” (Provérbios 27:2). A Mensagem diz: "Não chame a atenção para si mesmo; deixe que os outros façam isso por você. Se você for humilde, garanto que os outros começarão a notá-lo - especialmente agora que a verdadeira humildade é tão rara."

Se não nos humilharmos?

É importante ler e entender como é terrivelmente perigoso continuar a pensar como as pessoas no mundo, os indivíduos e a cultura que a está desviando. Ao dizerem para você pensar bem de si mesma, edificar-se, falar por si mesma, Deus diz repetidamente como isso é perigoso.

Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e inteligentes a seus próprios olhos” (Is. 5:21).

“Você vê um homem sábio a seus próprios olhos? Mais esperança há para o insensato do que para ele” (Provérbios 26:12).

“Pois quem pensa ser alguma coisa, quando não é nada, engana-se a si mesmo” (Gálatas 6:3).

“O arrogante provoca contendas, mas o que confia no Senhor prosperará. O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda com sabedoria será salvo” (Provérbios 28:25-26).

A Voz: “Quem confia apenas em si mesmo é um tolo, mas a pessoa que segue a sabedoria será mantida segura.”

Este último versículo faz um trabalho incrível de explicar como Deus realmente se sente: “E Ele [Jesus] disse-lhes: ‘Vocês são aqueles que se justificam diante dos homens, mas Deus conhece os seus corações; porque o que é muito estimado entre os homens é detestável aos olhos de Deus” (Lucas 16:15).

Então, pergunte a si mesma, eu li algum versículo da Bíblia onde Deus encoraja qualquer uma de nós a aumentar nossa auto-estima e que o orgulho é algo bom de se ter?

Claramente, o mundo e, infelizmente, muitos cristãos, estão seguindo um caminho largo para a destruição com base no orgulho que fomos encorajados a ter de nós mesmos. A única maneira de encontrar e viver a vida abundante que Jesus morreu para nos dar é encontrar a porta estreita da humildade - que também mudará nossa contenda para um espírito manso e quieto. Isso não significa apenas que seremos preciosas aos Seus olhos, mas outros também gostarão de viver perto e conosco!

“Entrem pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Porque estreita é a porta e estreito o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram” (Mt 7:13-14).

A Voz: “Existem dois caminhos diante de você; você pode seguir apenas um caminho. Uma porta é estreita. E uma porta é larga. Passe pela porta estreita. Pois a porta larga conduz a um caminho largo, e o caminho largo é espaçoso; o caminho largo e espaçoso é fácil, e o caminho largo e fácil tem muitas, muitas pessoas nele; mas o caminho largo, fácil e lotado leva à morte. Agora, então, aquela porta estreita leva a uma estrada estreita que, por sua vez, leva à vida. É difícil encontrar essa estrada. Poucas pessoas conseguem.

Testemunho

“Pare Com Essa Loucura”

Sinto-me compelida esta manhã a enviar este relatório de louvor, pois Deus está definitivamente me guiando nesta jornada. Ao ler o testemunho de restauração "Melhores Amigos Novamente!" em seu site, chorei de alegria por este casal. Ao mesmo tempo, percebi que não passei o tempo de silêncio com Ele como precisava, preferindo estar muito "ocupada". Então, decidi passar meu domingo com Ele, e durante esse tempo Ele me mostrou algo que foi nada menos que uma revelação.

Enquanto crescia, minha mãe era a mulher mais contenciosa que já conheci. Eu sei há muito tempo que segui o padrão dela, porque não sabia de nada. Um a um, cada um de nós saiu de casa, em busca de um ambiente mais tranquilo. Eventualmente, meu pai também, ficando com outra mulher. Minha mãe então não tinha ninguém em quem descontar sua ira, a não ser meu irmão mais novo.

Então o impensável aconteceu, quando em desespero minha mãe vendeu o carro do meu irmão, que ele estava restaurando, para pagar a hipoteca dela. Naquela noite, ele voltou para casa com uma raiva movida a drogas e atirou nela até a morte em sua cama. Isso praticamente destruiu nossa família, e toda a nossa família seguiu caminhos separados. Depois, embora eu tenha procurado aconselhamento, nunca ajudou. Eu simplesmente não conseguia entender porque isso acontecia, mas desde que entendi esse poderoso princípio, Deus me mostrou que o ladrão veio para roubar, matar e destruir, e que as mulheres simplesmente não têm ideia dos perigos de agir da maneira que Deus nos alertou para não fazer. . As repercussões da briga de minha mãe afetaram não apenas a mim, mas também meus filhos e netos. Então, sim, o divórcio afeta todas as gerações, mas também as brigas. E, infelizmente, vejo a mesma discórdia no casamento de minha filha porque ela se moldou à antiga eu.

Hoje sou grata porque o Senhor abriu meus olhos e meu coração. Eu perdoei meu irmão anos atrás, mas até agora realmente não entendi o porquê. O que realmente me entristece é a atitude irreverente que o mundo tem em relação ao adultério e ao divórcio. Eu também tive, até agora, e claro, simplesmente ignorando que a atitude de briga é mortal. Eu entendi melhor e desejo acabar com essa loucura em nossa família aqui e agora.

“Eu os compensarei pelos anos de colheita que os gafanhotos comeram, o grande gafanhoto e o jovem gafanhoto, os outros gafanhotos e o enxame de gafanhotos, meu grande exército enviado contra vocês.” (Joel 2:25)

~Angelina

Em qual você entrará e passará?

Compromisso pessoal: Confiar em Deus para me livrar de todas as minhas atitudes contenciosas. “Com base no que aprendi da Palavra de Deus, hoje quero me comprometer a renovar minha mente e me tornar uma praticante da Palavra de Deus. Ao escolher Seu caminho, confiarei Nele para me ajudar a me tornar humilde, não mais pensando em mim mesma e, em vez disso, pensando nos outros, o que, por sua vez, me livrará de todas as minhas atitudes contenciosas e destrutivas”.

Obtenha crédito universitário

🌱 Atribuição de IOU HGM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *