Meu marido está pedindo o divórcio, o que devo fazer?

Como faço para encontrar alguém para me defender?

Como posso me proteger, e especialmente, proteger os meus filhos?

Muitos cristãos, conselheiros e até mesmo pastores irão aconselhá-lo a obter um bom advogado cristão para proteger você e seus filhos. No entanto, quando fui confrontada com este mesmo dilema, eu olhei para a Escritura e fui para o "Conselheiro Poderoso."

Encontrei em Sua Palavra que Ele havia prometido me proteger e defender! Eu O escolhi e Ele fez o que Sua Palavra me disse para fazer. Ele não só foi fiel, mas mais poderoso do que qualquer advogado ou tribunal poderia ser porque eu pus a minha confiança somente nEle!

Quem conheceu a mente do Senhor? “Oh profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?” Rom. 11: 33-34. Fale com o Senhor. Em seguida, sentar-se calmamente e O ouça.

Ai do rebelde. O Egito representa o mundo. "Ai dos filhos obstinados", declara o Senhor, que executam planos que não são meus, fazem acordo sem minha aprovação, para ajuntar pecado sobre pecado, que descem ao Egito sem consultar-me, para buscar proteção no poder do faraó, e refúgio na sombra do Egito.” Isaías 30:1,2

Você já buscou por proteção no sistema judicial? Você confia mais no seu advogado do que você confia no seu Senhor? "... "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Jeremias 17:5

Mas nada o atingirá. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa.” Matt. 5: 40. Normalmente, estamos preocupados que nossos maridos não cuidarão de nós e que eles tirarão muito mais do que nós ou nossos filhos merecem. Se você agir como se ele fosse o seu inimigo e lutar, ele lutará de volta. Isso já não aconteceu no passado?

Muitos compartilham "histórias de horror" sobre aqueles que se divorciaram para assustá-la na obtenção de um bom advogado. Basta lembrar, Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.” Salmos 91:7.

Em vez disso, "Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem." Rom. 12:21. Dispense o seu advogado e confie em Deus somente para livra-lo e protegê-lo.

Atreveu a ir perante os injustos contra santos? "Será que qualquer um de vocês, quando tem queixa contra o seu próximo, se atrevem a ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?" 1Cor. 6:1. Esta é uma Escritura muito firme. Será que desafiamos Deus? Se você simplesmente aparecer no tribunal, você está em pé "antes de injustos".

Na maioria dos estados nos EUA, você não viola a lei se você não aparecer no tribunal, se lhe é entregue os papéis do divórcio. Você simplesmente “perde a revelia.” Alguns fazem você assinar um documento dizendo que você não aparecerá, e em alguns (como no estado da Flórida, na época da redação deste livro), você não tem que assinar os papéis nem aparecer.

Certifique-se a respeito em seu Estado e País, e não basta ter apenas a palavra de uma pessoa, quando eles disserem que você "tem que" fazer alguma coisa. Eu levei esse versículo literalmente quando me foi entregue os meus papéis do divórcio. Eu não assinei os papéis nem apareci para a audiência - e Deus me livrou! Se eu tivesse ido até um advogado ou mostrado ou aparecido no tribunal, eu não teria visto o poderoso livramento da mão de Deus!

Havemos de julgar os anjos. Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância? Vocês não sabem que haveremos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas desta vida! 1 Coríntios. 6: 2-3. Deus está zombando de nós, mostrando-nos quão pequeno e insignificante são os assuntos deste mundo em comparação com a nossa vida com Ele.

Assuntos desta vida. “Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julga-los os que são de menos estima na igreja?” Cor 1:6-4. Os tribunais de hoje não seguem os ensinamentos bíblicos como fizeram quando este país foi fundado. Como resultado, temos regras e encargos colocados sobre os crentes que nem Deus nem nossos fundadores tinham em mente. Se você escolher os tribunais para ajudá-lo, você vai escolher os seus julgamento sobre a proteção e as disposições de Deus.

Antes descrentes. Digo isso para envergonhá-los. Acaso não há entre vocês alguém suficientemente sábio para julgar uma causa entre irmãos? Mas, ao invés disso, um irmão vai ao tribunal contra outro irmão, e isso diante de descrentes!” 1Cor. 6:5-6. Quando a igreja começou a ignorar os ensinamentos bíblicos, eles também começaram a ignorar a correção da igreja.

Eu NUNCA ouvi falar de um homem que voltou do seu pecado de adultério depois de ser confrontado pela igreja. Alguns mudaram temporariamente, mas em todos os casos eles voltaram para a outra mulher! Portanto, não peça ao seu pastor para conversar com seu marido. Permita que Deus abrande e incline o coração do seu marido.

Em vez disso ser injustiçado ou defraudado. Na verdade já é uma completa derrota para vós o terdes demandadas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes a fraude Mas vós mesmos é que fazeis injustiça e defraudais; e isto a irmãos.” 1Cor. 6:7-8. Deus diz que é melhor que você está injustiçado e defraudado (enganado ou enganado).

A maioria das mulheres com quem eu falo, que estão em processo de divórcio, estão tão apegadas com o quanto receberão em dinheiro para seus sustento e quantas/quais propriedades fiacarão. Se você não se permitir ser injustiçada, seu marido vai acabar irritado e sendo implacável. Se você não permitir-se a ser levada de volta pelo Mar Vermelho, você nunca vai ver o poder de libertação de Deus! Lembre-se que os "cuidados e riquezas do mundo vai sufocar a Palavra!" Mat. 13:22

Dizem-nos que Demas deixou Paul porque os cuidados do mundo sufocou a Palavra dele. O versículo seguinte nos diz como... “Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.” Matt. 13:22.

A Escritura diz especificamente que foi por causa da "preocupação" e por "riquezas." Não se preocupe com dinheiro ou posses. Confie em que "Nosso Deus suprirá todas as nossas necessidades", mesmo quando os papeis do divorcio disserem que a pensão alimentícia estipulada para ele pagar, não será o suficiente, ou se “parecer” que não haverá dinheiro suficiente para você e seus filhos. Muitos têm caído de sua Fé porque A Palavra foi sufocada.

O que havia sido estipulado nos documentos de meu divórcio, não chegava nem perto de ser o suficiente para meu sustento e de meus quatro filhos pequenos. Mas Deus amoleceu o coração do meu marido porque eu confiava no Senhor. Eu nem sequer precisa pedir mais ou dizer-lhe a minha situação. Deus colocou no coração do meu marido o desejo de pagar todas as nossas contas até que ele chegou de volta em casa!

Porque és morno. Não contrate um advogado. Se você tem um, dispense-o(a). Cada uma das mulheres que tentaram convencer os outros de que estava tudo bem comprometer-se com apenas alguns dos princípios bíblicos e não todos, que estão escritos neste livro ou em “Uma mulher sábia: por uma tola que primeiro edificou na areia” ainda estão vivendo uma vida de solteira.

Talvez isso não seja o que você quer ouvir. Não é o que eu gosto de escrever também. Mas devo resistir, permitindo que o meu coração seja governado pelo o que está escrito por Ele, do contrário Ele vai deixar de me usar.

Uma derrota para você. O fato de haver litígios entre vocês já significa uma completa derrota. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem sofrer o prejuízo?” 1Cor. 6: 7. Esta é a sua resposta: se você entrar em litígio com o seu cônjuge, isso por sí só já é uma derrota para você. Você pode obter o dinheiro ou os bens, mas você vai perder o seu marido!

Ninguém verá o Senhor. Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” Heb. 12:14. Se você deseja agir como agiu Cristo (Jesus era totalmente inocente) lembre-se que Ele não abriu a boca em sua defesa: “Ele não cometeu pecado, nem tão pouco foi achado engano na sua boca.” 1Pedro 2:22. Deus pode começar a trabalhar na vida do seu marido porque você está plantando sementes de Vida e já não mais dando combustível para a destruição de Satanás, veja 1 Pedro. 3:1).

Queremos que os nossos maridos vejam Jesus em nós. Nós reprimimos a obra do Espírito Santo quando nós fazemos as coisas que "queremos" em vez de o que "deveriamos." Façamos da maneira de Deus!

Livrem-se. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.” Efésios 4:31. Se você tiver um advogado, difamação e ira tomarão lugar. Processo de divórcio não passa disso, difamação e ira. Você deve se colocar longe dessas coisas. Não importa se você tem um advogado "cristão" ou não - todo "pois inútil é o socorro do homem"!

Inútil é o Socorro do Homem. Dá-nos ajuda contra os adversários, pois inútil é o socorro do homem. Com Deus conquistaremos a vitória, e ele pisará os nossos adversários.” Sl. 108: 12-13. Ouvi inúmeros relatos, relatos de toda natureza de pessoas tentam se proteger sozinhas, apenas para descobrir que, mesmo que o juiz dê uma sentença de um certa quantia em dinheiro ou auxílio, os tribunais não pode fazer o seu marido honre com o pagamento ou a proteja de uma vingança ou danos físicos!

Tem havido muita atenção da mídia dada para aqueles que não pagam pensão alimentícia. Você já ouviu histórias sobre homens que vêm depois de suas esposas para a vingança física - e aplicação da lei não podem ajudá-los! Permita que Deus transformar o coração do seu marido (Prov. 21: 1).

Seu marido não precisa de penalidades restritivas, mas um coração voltado para você e para seus filhos. Você tem a Sua promessa: “Sendo os caminhos do homem (seus caminhos) agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele” (Provérbios 16:7).

Refugie-se no Senhor. “É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem” (Salmos 118:8). Um advogado não é substituto para o Senhor. Se você pensa que pode ter a proteção de Deus e do advogado, o seguinte versículo explica que eles são opostos um ao outro. “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço (...) Bendito o homem que confia no Senhor e cuja confiança é o Senhor” (Jeremias 17:5-7). Você pode ser abençoada ou amaldiçoada. Você decide.

Pare de ficar agitada. “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus” (Salmos 46:10). Coloque isto nas mãos do Senhor. Para de se inquietar a respeito disto, pare de discutir isto com todo mundo. Fique quieta! Se seu marido já iniciou os procedimentos de divórcio, e você já se humilhou e se converteu de seus caminhos errados, então siga estes passos:

Chamou-nos à paz. Diga a seu marido que você não quer o divórcio, mas que você não ficará no seu caminho (Salmo 1:1) e que também NÃO contestará o divórcio. Diga-lhe que não ‘o culpa’ por querer divorciar-se de você. Diga-lhe que você continuará a amá-lo (se a ‘barreira do ódio’ foi derrubada), não importa o que ele decida fazer. “Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; (...) mas Deus chamou-nos para a paz” (1 Coríntios 7:15).

Doçura no falar. Novamente, garanta que você diga a seu marido que não contestará ou lutará contra ele no divórcio e que não contratará um advogado para você. (Se você tem um advogado, diga a seu marido que vai dispensá-lo). Diga a seu marido que confia nele e que sabe, pelo seu passado, que ele será justo e que fará o que acreditar que é o melhor para você e para seus filhos. “A doçura dos lábios aumentará o ensino (persuasão)” (Provérbios 16:21).

Eu odeio o divórcio. Diga a seu marido que você cometeu tantos erros no passado que não quer cometer mais nenhum. Que espera que ele permita que você NÃO assine os papéis de divórcio. Eu disse a meu marido que, uma vez que isto era permitido em nosso Estado, o divórcio iria adiante mesmo se eu não assinasse os papéis. Busque ao Senhor para saber como Ele quer livrá-la e quais palavras Ele quer que você diga a seu marido. Lembre-se que o Senhor diz que “Ele odeia o divórcio”. É claro, se ele insistir que você assine os documentos, concorde em assinar e ore diligentemente para que o Senhor faça com que ele pare de forçá-la a assinar. Se você não for mais a mesma mulher contestadora que era, e seu marido vir uma esposa humilde e mansa, então ele não continuará a pressionar. Não ofereça sugestões para tentar agradar seu marido; isto é desagradável ao Senhor. Busque ao Senhor! (Leia o texto “Esposas, Sejam Submissas” no subtítulo “A Obediência de Sara: Submissão ao Pecado?” do livro “Uma Mulher Sábia”.)

Nada é impossível. De qualquer forma, se você tiver participado dos procedimentos do divórcio, nem tudo está perdido. Peça perdão a Deus e a seu marido também. Demonstre seu desejo de que sua família fique unida ao desistir de toda e qualquer ação ou proteção legal. Deus começará a curar agora: “Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível” (Mateus 19:26). Se você continuava com o advogado, dispense-o imediatamente se quiser o Melhor para defendê-la. E então ore: “Senhor, nada para Ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, Senhor nosso Deus, porque em Ti confiamos e no Teu nome viemos contra esta multidão. Senhor, Tu és nosso Deus, não prevaleça contra Ti o homem” (2 Crônicas 14:11).

Mais difícil para conquistar. Se você já passou pelo divórcio, provavelmente, amargura, ressentimento e ira é o que seu marido sente em relação a você. Ore para que Deus perdoe suas transgressões e apague as más memórias que ele tenha e as substitua por bons pensamentos. Ore muito e seja mais dócil (novamente, a doçura no falar aumenta a persuasão) a cada oportunidade que possa ter com seu marido para conquistá-lo de volta. Lembre-se: “O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio” (Provérbios 18:19).

Então eu teria suportado. Deus entende o que você está passando. Leia o Salmo 55, Ele está falando diretamente a você. “Ó! Quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso. Eis que fugiria para longe e pernoitaria no deserto. Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade” (Salmos 55:6-8). “Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido. Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo. Consultávamos juntos suavemente e andávamos em companhia na casa de Deus...” (Salmos 55:12-14).

Roubar, matar e destruir. Se você ‘foi embora’, volte para casa. Satanás está em glória, porque conseguiu dividir e conquistar novamente! Tome de volta o chão que roubou de você, ele é um ladrão! “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância” (João 10:10). Dê a Deus a vitória e o testemunho de transformar isto para Sua glória! Ao invés de jogar fora “sua cruz” (seu casamento problemático), tome-a novamente e siga a Jesus!

Tome a cada dia a sua cruz. “E dizia a todos: Se alguém quer vir após Mim, negue- se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lucas 9:23). Certifique-se de que sua cruz não esteja mais pesada do que Ele designou para você, tire toda a falta de perdão e amargura. Sua cruz é pesada para carregar e, eventualmente, você não será capaz de continuar carregando. Você talvez nem seja capaz de levantá-la agora para começar a seguir a Jesus.

Livre-se de qualquer “obra da carne”. A carne irá desgastar e derrubar você. Deixe ir e deixe Deus restaurar. Use este tempo para apaixonar-se pelo Senhor! Se sua cruz está muito pesada para carregar, então, há cargas que você colocou nela. Ele não mente e prometeu que não nos daria mais do que poderíamos suportar!

Não há ninguém além Dele. Agora vamos orar juntas como Asa orou em 2 Crônicas 14:11: “Senhor, nada para Ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, Senhor nosso Deus, porque em Ti confiamos e no Teu nome viemos contra esta multidão. Senhor, Tu és nosso Deus, não prevaleça contra Ti o homem.”

Abaixo estão alguns testemunhos curtos (ou Frutos da Palavra) daquelas que escolheram seguir os caminhos do mundo ou os caminhos de Deus:

Testemunho: Um mulher veio ao curso pela primeira vez apenas uma semana antes dela ter que entregar a ‘evidência’ da infidelidade de seu marido para seu advogado. O advogado disse que se ela pudesse mostrar isto para o juiz, conseguiria mais dinheiro. A lição naquela noite era “Maravilhoso Conselheiro”. Sem falar uma palavra na aula, ela foi para casa e jogou a caixa de sapato cheia de ‘evidências’ no lixo. Desde então, seu marido continuou a pagar todas as suas contas, mesmo tendo casado com outra mulher. Ela continua orando e confiando em Deus.

Testemunho: Uma jovem mulher acreditou em Deus ao ler que “Ele é o nosso Provedor”. Quando leu os papéis do divórcio, que determinavam que ela receberia apenas o suficiente para pagar o aluguel do pequeno apartamento onde vivia com seus filhos, tomou a decisão de continuar confiando em Deus. Então, ela agiu pela fé. Disse a seu marido que confiava nele e que estava certa de que ele ajudaria a tomar conta deles como fielmente havia feito no passado. Ele continuou a pagar todas as suas contas e até deu a ela dinheiro extra de tempos em tempos! A outra mulher e o advogado tentaram falsificar os papéis de divórcio, mas não foram bem sucedidos, porque Deus converteu o coração de seu marido. O divórcio foi adiante, mas pouco tempo depois eles estava casados de novo.

Testemunho: Uma mulher, cujo marido deu entrada no divórcio, entrou em contato conosco chorando. Disse que tinha uma amiga que também tinha dado entrada no divórcio. Ela contou que foi tão complacente que falhou em compartilhar com sua amiga a respeito de seu casamento problemático e que estava confiando em Deus para ajudá-la. Algumas semanas depois, ela ouviu uma reportagem chocante no noticiário: o marido de sua amiga ficou tão perturbado com o divórcio, que planejou matar sua esposa, depois de deixá-la partir. Entretanto a rede que ele escondeu enroscou seu próprio pé; ele morreu no incêndio que destruiu completamente a casa deles.

Testemunho: Uma mulher mais velha veio ao ‘Ministério Restaurar’ depois que seu divórcio havia sido finalizado (embora uma amiga tenha implorado durante meses para que ela viesse!). Ela compartilhou com as outras os efeitos devastadores de ter disputado no tribunal. Ela recebeu ‘tudo que merecia’: a casa, um carro novo e sua pensão alimentícia. Entretanto, agora tem um ex-marido que não quer nem saber dela. Ele tem centenas de dólares, dignos de rancor e amargura, que o tribunal determinou que ele pagasse a ela e a seu advogado de divórcio.

Testemunho: Uma mulher foi a um grupo de oração (que não é o nosso), pedindo a Deus por seu iminente divórcio. Eles oraram para que Deus fizesse com que o juiz provesse o bastante para ela e seus filhos. Deus respondeu àquela oração e o juiz determinou para ela uma grande quantia de dinheiro no divórcio. Apenas alguns meses depois, ela estava pedindo por orações novamente, uma vez que seu marido não pagou nem um centavo! Novamente, eles oraram para que o juiz fosse firme com seu marido. O julgamento foi novamente em favor dela. Apenas algumas semanas depois, ela pediu ao grupo de oração que orasse para que a polícia conseguisse ‘localizar seu marido’ e o trouxesse de volta para a ‘justiça’! Ele viajou para outro Estado para não ter que pagar. Neste ponto, a polícia o prendeu.

Aquele grupo de oração falhou em realmente confiar em Deus pela proteção dela, para que Ele mudasse o coração de seu marido e fizesse ele ‘querer’ prover a sua família. “O meu Deus, segundo as Suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” (Filipenses 4:19). Somente Deus pode trazer ‘vitória’.

Não siga os caminhos do mundo; confie em Deus. Prometo a você que Ele nunca irá desampará-la. Somente enquanto você se comprometer ou olhar para a carne em busca de força e proteção, as coisas irão mal. Ainda assim, pode ser que você tenha que passar pelo fogo da provação (com Ele) para alcançar a vitória que Ele tem a sua espera. Você tomará a sua cruz e seguirá a Ele?

Quanta fé você tem? O suficiente para dar o passo para permitir que o Senhor lute por você sem um advogado? Minha amada irmã em Cristo, dispense seu advogado e segure na mão de Jesus.

Compromisso pessoal: confiar em Deus somente. “Baseada no que aprendi da Palavra de Deus, comprometo-me a confiar no Senhor para lutar esta batalha por mim. Dispensarei meu advogado(a) (se tiver um) e não comparecerei ao tribunal (a menos que eu esteja em desrespeito à lei).”

Se você estiver pronta para fazer um compromisso com SENHOR sobre o que você leu, clique em seu DIÁRIO, assim você concorda que está pronta para registrar esta próxima parte da sua Jornada de Restauração no formulário "Meu Diário". Não se apresse, sente-se, pegue seu café ou chá e derrame seu coração em seu Diário.

Como “As mulheres mais velhas também ... ensinam o que é bom, para ENCORAJAR as moças…” (Tito 2:3), você terá a oportunidade de falar com as mulheres mais jovens que ainda são solteiras como parte de seu ministério.

1 opinião sobre “Capítulo 2. Seu Maravilhoso Conselheiro”

  1. Hoje ao ler essa lição, eu agradecia ao meu Amado por ter me trazido até esse lugar de paz, descanso e confiança! Para mim, todos esses ensinamentos são contrários ao que eu acreditava que uma mulher deveria fazer diante do divórcio… na verdade, eu cheguei a incentivar mulheres a “correrem atrás” dos seus direitos e dos direitos de seus filhos!
    Hoje eu posso falar de forma diferente, pois eu aprendi que essa não é a maneira de Deus agir e como Suas noivas, Ele deseja ser, não só nosso Conselheiro, mas também o nosso Defensor! Deixo aqui para você, minha querida amiga, que pode estar passando pelo divórcio e ainda ter dúvidas sobre “deixar ir” o seu advogado, creia que: “nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles”, declara o Senhor.” I54.17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *