Bendito é o homem

cuja confiança ESTÁ no Senhor

—Jeremias 17:7

Esse livro foi escrito da primeira vez porque muitas mulheres e homens continuavam a ligar e escrever para o nosso ministério desesperadas por ajuda, quando seus cônjuges lhes diziam que estavam planejando ou já tinham requerido o divórcio. Este livro tem ajudado tantas pessoas que eu sabia que eu sabia que entrariam em contato com o RMI, geralmente em pânico, já que nenhum de nós está realmente preparado para enfrentar um divórcio segundo a perspectiva do crente—pela fé.

Mesmo na igreja o divórcio é tratado como uma sentença de morte, algo a ser temido, ou algo de que temos que nos “recuperar”. Entretanto, se você passar por ele com entusiasmo ao invés de medo, seguindo estes princípios simples, eu garanto que você se tornará um novo homem ou uma nova mulher e não uma pessoa destruída.

Quanto mais você “renovar sua mente”, mais irá substituir as mentiras do mundo pela fé em seu Senhor. Quanto mais fé você tiver, mais o medo que você está experimentando irá desvanecer. E o que vai permanecer será a “paz que excede a todo o entendimento”! E se você quiser experimentar a “alegria indescritível e cheia de glória”, então abrace e se alimente com estas verdades para que você possa passar por tudo isso com entusiasmo ao invés de tremendo de medo.

A propósito, nunca, jamais deixe de ler os versículos da Escritura, mesmo que você os conheça de cor. Os versículos irão operar algo maravilhoso em seu espírito. É uma “lavagem de água com a Palavra” que irá purificar sua mente, alma e espírito. Ela irá apagar o fogo do medo. Comece lendo este versículo:

“Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis” (Prov. 24:3-4).

Através da leitura deste livro, eu acredito que você irá ganhar a sabedoria, o entendimento e o conhecimento que irá precisar para fazer “a coisa certa”, renunciando ao seu advogado e parando de lutar contra o divórcio baseando-se neste poderoso princípio que Jesus nos ensinou. “Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa;e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. ” (Mt 5:39-41).

Como você pode fazer isto? Simplesmente...

“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Prov. 3:5-6).

A sabedoria obtida pela leitura deste livro, especialmente os versículos da Escritura, irão ajudá-la a saber “o que” fazer, mas o entendimento virá apenas depois de você ter feito aquilo que você sabe que é o certo, como lemos em Mateus 5: 39-41 sobre parar de resistir!!

Em seguida vem o conhecimento que irá ajudá-la a discernir como lidar com as próximas crises, e a como ajudar outras pessoas que estão passando por situações parecidas, já que esta é a razão de você ter sido chamada a passar por esta provação. Tantos homens ou mulheres estão tão focados em si mesmos, ignorando as pessoas à sua volta que necessitam de ajuda, mais tarde descobrem que eles renunciaram à sua própria restauração, já que um outro princípio que você precisa obedecer é o “dê e te será dado”.

Renunciar ao Seu Advogado

Para renunciar ao seu advogado, e não ficar no caminho dos esforços do seu cônjuge para o divórcio, você precisará de fé e confiança no Senhor. Eu acredito que você irá obter esta fé através da leitura de muitos testemunhos impressionantes daqueles que escolheram confiar noSenhor, e Ele fielmente “libertou-as de todas suas angústias”!

“E clamaram ao SENHOR na sua tribulação, e ele os livrou das suas angústias. ” (Sl 107:6).

“Então clamaram ao SENHOR na sua tribulação, e ele os livrou das suas angústias. ” (Sl 107:13).

“Então clamaram ao SENHOR na sua tribulação, e ele os livrou das suas angústias. ” (Sl 107:19).

“Então clamam ao SENHOR na sua tribulação, e ele os livra das suas angústias. ” (Sl 107:28).

Você percebeu que Deus diz isto quatro vezes?!

Se você quiser ser abençoada você precisa confiar no Senhor completamente e Nele somente. Eis o que diz a Bíblia,

“Assim diz o SENHOR: ‘Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém.

“Mas bendito é o homem cuja confiança está no SENHOR cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá QUANDO chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto” (Jeremias 17:5-8).

Eu escrevi neste livro tudo que passei através da ousadia que me sobreveio ao ver Deus me libertar, e libertar a tantas outras a quem eu tenho tido o privilégio de ministrar. Nosso Senhor e Salvador resgatou todas nós da “boca dos leões” e da “fornalha ardente”, assim como Ele nos conduziu “através do vale da sombra da morte” dos advogados, papéis de divórcio e do medo que tentava nos paralisar. Quando escrevi este livro originalmente eu entendia o que você está enfrentando agora, uma vez que meus papéis foram entregues à minha porta pelo oficial de justiça (na época eu estava morando em uma casinha sozinha com dois meninos pequenos). Havia muitas mentiras na papelada do meu divórcio (fabricadas por meu marido e pela OM), e os papéis estabeleciam uma quantia para o sustento das crianças que eu sabia que nunca atenderia as necessidades de uma mãe solteira com filhos pequenos. Eu também sabia que não indo ao tribunal eu “perderia à revelia”, e eu não tinha o testemunho de ninguém para me dizer o que aquilo significaria quando o meu divórcio fosse finalizado.

E, exatamente como você, eu também tive que “andar pela fé” quando todos, incluindo Cristãos e pastores, ficavam me dizendo para “contratar um bom advogado Cristão para me proteger (e a meus filhos pequenos). ” E que por não fazer isso, eu estava sendo uma tola e até “merecia” o que estava para acontecer, porque eu não estava tentando proteger os meus próprios filhos.

Contudo, desta vez, anos mais tarde, Deus achou necessário que eu caminhasse em uma jornada de fé ainda maior. Desta vez quando meu marido entrou com o pedido de divórcio, eu tinha seis crianças morando em casa, e ele estava determinado a não pagar pensão de maneira nenhuma. Desta vez foi pedido que eu aceitasse uma dívida de milhares e milhares de dólares, a qual ele também se recusava a pagar. Desta vez o Senhor me pediu para assinar os papéis entusiasticamente concordando com tudo isto e mais ainda porque, querida, Ele queria um testemunho para você!

“Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida. ” (Ap 12:11).

Por causa deste testemunho que o Senhor criou exatamente para te ajudar, você não precisará enfrentar o divórcio com o pavor do desconhecido. Eu caminhei por esta estrada para dar a você uma rota segura e certa. Tudo que irei compartilhar com você neste livro são coisas que eu realmente vivi.

Querida amiga, nosso Deus é fiel e mais poderoso do que qualquer advogado, ou qualquer cônjuge ou amigo ou qualquer circunstância que possa vir contra você! Você irá experimentar a mesma alegria que eu vivenciei através do divórcio, se simplesmente confiar Nele e abrir o seu coração para o Seu amor.

“No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo...” (1 João 4:18).

E através dos muitos testemunhos de homens e mulheres que aplicaram os princípios deste livro, eu prometo que se você tiver apenas um pouquinho que seja de fé, você poderá ir muito além da paz—você irá experimentar ALEGRIA, assim como eu estou experimentando desta segunda vez!!

Apenas mantenha os seus olhos Naquele que pode facilmente te salvar de qualquer destruição, e que quer te abençoar. Que a sua escolha não seja permitir que o medo te impeça de receber as bênçãos de paz e alegria. O medo é a maneira do inimigo empurrar os Cristãos para fazerem aquilo que ele (o inimigo) sabe que os levará à destruição. Você nunca receberá o seu milagre se estiver agindo com medo. Confiança, fé e obediência à Sua Palavra trarão a vitória para a sua vida e um testemunho para compartilhar com as outras pessoas!

Que o Senhor abençoe você com uma alegria indescritível quando você dispensar o seu advogado e segurar na mão de Jesus!

Aqui está o primeiro testemunho:

Tudo isto Aconteceu por uma Razão!!

“Meu marido tinha saído de casa e estava vivendo com a OM, uma colega de trabalho. Ele não estava feliz e se sentia insatisfeito em nossos mais de 20 anos de casamento. Antes de decidir lutar por nosso casamento, eu tinha enviado a ele e-mails citando as Escrituras e salientando seus pecados e erros. Esse foi o jeito errado de lidar com as coisas! Ele então me disse que aquilo o deixou louco e que confirmou que ele tinha feito a coisa certa em me deixar!

Depois de aproximadamente seis semanas de separação e caminhando em direção ao divórcio, eu percebi que aquela não podia ser a resposta. Eu decidi “lutar a boa luta”. Fiquei lutando sozinha com minhas orações. Um amigo pastor do outro lado do país me falou sobre a página na internet do Ministério Restaurar. Eu imediatamente comprei o livro “Restaure seu Casamento” e o li em poucos dias.

Eu não dispensei meu advogado de imediato ou assinei o compromisso no final daquele capítulo. Passei uma fase difícil relutando com a ideia de demitir meu advogado, mas orei sobre isto e dentro de alguns dias entendi que precisava ir até o fim. Um peso foi tirado de mim logo que eu o dispensei. Todas vocês têm que dar este passo! Minha perspectiva mudou imediatamente!

Eu sabia que Deus iria restaurar nosso casamento. Em uma questão de apenas dias eu comecei a ver mudanças em mim mesma e parei para pensar sobre o que eu tinha feito para mudar. Percebi que não era eu – era Deus trabalhando de um modo impressionante! As mudanças vieram depois que comecei a entender as coisas erradas que havia feito, orar para Deus me transformar e orar pelo nosso casamento.

Meu marido começou a notar pequenas mudança quando ele dava uma passada rápida para ver as crianças ou pegar a correspondência. Um amigo comum também vinha dizendo a ele o quanto eu tinha mudado. Eu pedi a meu marido para me perdoar por minha atitude contenciosa do passado. Deixar para trás aqueles caminhos foi um alívio para mim; é muito melhor viver uma vida não contenciosa! A vida está muito mais agradável e eu estou mais feliz, realmente. É claro, isso também veio por ter o Espírito vivendo dentro de mim!

Meu marido não conseguia acreditar que as mudanças eram reais e que eu não estava fingindo, tentando tê-lo de volta por razões erradas. Nós não conversávamos muito, ocasionalmente trocávamos e-mails para falar sobre as crianças. Exatamente como Erin mencionou em seu livro, ele me testou nas vezes em que conversou comigo. Eu senti isto acontecer em várias ocasiões quando ele falava alguma coisa para ver se eu iria reagir. Eu não reagia, como teria acontecido no passado, o que mostrou a ele que eu realmente era uma nova pessoa.

Alguns acontecimentos diferentes foram surgindo próximo às férias, e eu orei em desespero para nosso casamento ser restaurado e para que nós pudéssemos estar juntos como marido e mulher. Isso não aconteceu. As crianças e eu passamos o Natal com minha família num resort, e eu convidei meu marido, deixando ele saber que poderia se juntar a nós a qualquer momento durante a semana. Eu orei para que ele pudesse aparecer no Natal, era a única coisa que eu queria! Fui para a cama chorando e orando, mas também percebendo que aquilo iria acontecer no ritmo de Deus, não no meu. Quando eu admiti para Deus que apenas Ele poderia saber quando nós estaríamos ambos prontos, foi que a restauração aconteceu.

No dia 28 de dezembro meu marido apareceu no resort. Eu não esperava por aquilo e ele também não sabia que iria voltar para casa até 30 minutos antes de sair de nossa casa de campo em direção ao resort. Ele não estava certo do motivo de estar ali, mas eu assegurei a ele que foi Deus que o tinha levado.

Mulheres, assegurem-se de passar o controle de tudo para Deus. Quando vocês estiverem esperando e passando por um dia difícil, orem e orem muito mais! Se não fosse pela minha fé em nosso Deus formidável e pela oração, eu não teria conseguido! Não lute na carne – isso apenas irá frustrá-la e atrasar a restauração. Eu constatei que muitas coisas aconteceram exatamente como Erin disse que elas ocorreriam no livro “RSC” (Restaure seu Casamento). Eu segui seu conselho, li as Escrituras e orei, e foi o que me fez ser bem-sucedida. É o que vai fazer você conseguir também.

“Se Deus te trouxe você para essa situação, Ele irá te dar a vitória. ” Todas essas coisas aconteceram por uma razão. Deus tem um plano e agora meu marido e eu estamos muito mais felizes. Nós estamos vivendo para Deus, temos um grande casamento e ele se torna melhor a cada dia!

Obrigada, Erin, pelo seu ministério. É realmente impressionante como você tem ajudado tantos casamentos, incluindo o nosso! Deus é maravilhoso, e que presente ele tem dado a ambos vocês!

Lydia do Colorado— agora RESTAURADA!

Juntos Novamente depois de 19 Meses!

Essa contribuição vem com uma oração para Deus pelo que Ele fez! Meu marido e eu estamos juntos novamente depois de termos estado separados por 19 meses! Após uma separação de um ano, meu marido requereu o divórcio, declarando que ele de nenhuma maneira jamais voltaria para mim.

Eu havia lido seus livros e ouvido suas fitas e devo dizer, estava muito céptica sobre muitas das coisas que você tinha falado – elas pareciam bastante radicais – especialmente a parte sobre dispensar meu advogado. Contudo, durante os meses de separação do meu marido, eu me agarrei a Deus, realmente determinada a buscá-Lo com todo o meu coração. Deus foi muitíssimo fiel a mim, me ajudando a superar as inacreditáveis dificuldades da separação e provendo completamente tudo que eu precisava!

Na época da nossa separação, eu tinha duas crianças pequenas, com idades entre quatro e dois anos, e estava grávida do nosso terceiro filho. Meu marido também havia cortado nossa conta conjunta, e eu fiquei sem nenhuma renda. Isso foi terrivelmente estressante e difícil, mas quando eu olho para trás, é realmente maravilhoso ver como Deus amorosamente tomou conta de mim durante tudo o que enfrentei. Ele me protegeu e me trouxe para um lugar de descanso Nele.

Em fevereiro, depois de 15 meses de separação, eu finalmente decidi mandar meu advogado embora. Foi um completo ato de fé porque meu marido estava extremamente hostil comigo. A ação de divórcio também estava para ser concluída e nós não havíamos concordado com nenhum acordo financeiro ou pensão. Eu estava confiando em Deus para prover para mim.

Eu sofri uma pressão incrível da parte dos meus advogados para não fazer o que estava fazendo. Não pensei que eles estivessem tentando me assustar propositalmente– eu tenho certeza que eles realmente sentiam que estavam fazendo seu trabalho e zelando pelos meus interesses – mas eles me deram severas advertências de que eu estava deixando a mim mesma desprotegida e de que o advogado do meu marido tentaria tirar vantagem de mim. Apesar da pressão e do medo eu fui em frente e dispensei os advogados. Eu disse a Deus que daria a Ele qualquer dinheiro que recebesse de volta proveniente do contrato legal que eu já havia pago.

Então – louvado seja o Senhor! – este dinheiro provém do contrato legal. Não fosse a sabedoria que eu adquiri através do seu ministério, eu nunca teria dispensado meus advogados (e eu provavelmente teria ido parar no tribunal de divórcio). Dentro de um mês após os ter dispensado, meu marido retirou a ação de divórcio! E agora, finalmente, depois de uma incrível jornada, meu marido está morando junto comigo e nossos três filhos. Deus inclinou completamente o coração de meu marido de volta para mim. Louvor ao Senhor – Eu não posso louvá-Lo o bastante! ”

Darlene* na Virgínia

Você tem este tipo de fé? Economize o dinheiro que você pagaria a um advogado que irá destruir o seu casamento e doe-o onde você irá colher uma colheita abundante ajudando a restaurar casamentos!

Se você estiver pronta para fazer um compromisso com SENHOR sobre o que você leu, clique em seu DIÁRIO, assim você concorda que está pronta para registrar esta próxima parte da sua Jornada de Restauração no formulário "Meu Diário". Não se apresse, sente-se, pegue seu café ou chá e derrame seu coração em seu Diário.

Como “As mulheres mais velhas também ... ensinam o que é bom, para ENCORAJAR as moças…” (Tito 2:3), você terá a oportunidade de falar com as mulheres mais jovens que ainda são solteiras como parte de seu ministério.