W@H PTG
Tirando o Máximo Proveito da Sua Programação

Conte os Seus Dias


Ensina-nos a contar os nossos dias,
de tal maneira que alcancemos corações sábios.
Salmos 90:12

Sempre que fico entusiasmada com alguma coisa nova para testar com a minha família, uma crise nunca deixa de surgir. O inimigo é um ladrão! Agora que você orou pedindo ajuda em sua vida, e Deus respondeu te dando um novo plano, então sem sombra de dúvida o inimigo tentará bagunçá-lo. Isto não aconteceu logo naquela primeira manhã em que você tentou estabelecer uma rotina para a sua família?

O bebê adoece, o seu marido pede que você faça alguma coisa inesperada para ele, ou a sua família decide vir te visitar naquela mesma semana. Isto faz parte da vida diária!

Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos testar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos...” (1 Pd. 4:12-13). “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” (Fp 4:4). Então alegre-se! Isto significa apenas que você está no caminho certo, já que o inimigo está tentando impedir seus esforços!

É sempre importante planejar com antecedência, estabelecer uma rotina para a sua família (como discutimos no capítulo anterior), e organizar o seu lar e a sua vida; mas lembre-se de que os testes, provas e tentações surgirão em seu caminho diariamente, e por isso você deve estar preparada e ter um plano de açãopara não permitir que as provas te peguem de surpresa!

Ao acordar a cada manhã, volte-se para Deus e pergunte a Ele qual é o Seu plano. É isto que significa aquilo que lemos em Provérbios 3:6, “Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.” Isto se aplica especialmente quando surgir uma crise. Busque primeiro a Deus, reconheça que Ele quer ajudá-la e deixe que Ele dirija o próximo passo que você dará. É desta maneira que Deus pode transformar as suas provas em triunfos! E não se esqueça de agradecer a Ele por cada teste, porque Ele promete usar tudo para o nosso bem. (veja Romanos 8:28).

1 Coríntios 10: 12–13 diz, “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; Ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, Ele lhes providenciará um escape, para que o

possam suportar.” Todas nós enfrentamos provas como donas de casa, mas o importante é encontrar o caminho de Deus através delas!

Métodos de Organização para Poupar Tempo e Evitar Frustrações

Embora coisas inesperadas aconteçam quando menos se espera, não podemos nos concentrar em dias assim. Deixando de lado os eventos dramáticos, vamos focar em maneiras de organizar nossa vida para que, quando as coisas acontecerem, possamos lidar com elas ou recomeçar de onde paramos.

Notas: O método de fazer anotações só irá funcionar se você consultá-las constantemente e se elas estiverem sempre ao seu alcance quando precisar! Em vez de ter notas espalhadas pela casa inteira, como aqueles “adesivos” ou pedaços de papel e listas, você talvez queira considerar o uso de uma agenda pessoal, ou uma outra agenda, para manter todas as suas listas e outras coisas que você precisa em um mesmo lugar.

Agendas: Agendas são maravilhosas, e eu as uso há anos. Mas, quando você for escolher uma, certifique-se de que ela seja simples e adequada ao seu propósito. Muitas delas parecem que são destinadas a executivos, e não para pessoas como nós; portanto, remova as seções que você não for usar e jogue-as fora ou doe para a caridade. (Eu costumava guardá-las achando que poderia usá-las um dia. Mas elas se tornaram apenas mais uma das coisas que me fizeram ter que desentulhar a minha casa mais tarde.) O melhor a fazer é manter apenas as seções que cobrem as suas necessidades.

Quando nos mudamos para o sítio, e vivíamos longe de tudo, eu percebi que já não saía tanto quanto na época em que eu morava na cidade (e contava certo com a minha agenda que levava comigo para qualquer lugar para onde eu fosse).

Esta seção foi escrita originalmente quando eu saía de casa com mais frequência, o que fazia com que eu precisasse carregar o meu método de organização comigo. A maioria de vocês não mora em uma região rural, e nem passa a maior parte do tempo em casa, então eu quero que este capítulo ministre para vocês.

A primeira coisa que você precisa fazer com uma agenda é mantê-la por perto.

Mesmo agora que estamos morando na cidade novamente, eu percebo que tento não sair muito de casa, e, quando eu saio, é apenas por períodos curtos de tempo. Em casa estou constantemente usando o meu computador, onde fica a minha “agenda”, ou calendário diário, e as notificações do escritório que me lembram durante todo o dia do que eu preciso fazer e quando devo fazer. Eu também uso o despertador do meu celular para me lembrar de quando preciso fazer alguma coisa.

Embora eu esteja claramente vivendo na “era do computador” e da velocidade, quando viajo pelo mundo, eu descobri que realmente prefiro o método da agenda tradicional do que o da agenda digital. A regra de ouro é você usar o método que funciona para você!

Mais uma vez, a regra mais importante ao se usar uma agenda é mantê-la com você o tempo todo! Isto significa que você precisa levá-la quando for para outro cômodo da casa, e se certificar de que a sua bolsa seja grande o suficiente para acomodar a sua agenda o melhor possível.

Existem agendas que realmente cabem na minha carteira ou na minha bolsa. Desde que comecei a viajar, eu descobri que simplifiquei a minha vida e agora carrego apenas uma bolsa para notas, moedas e cartões de crédito. Se eu saio de casa, é sempre para resolver alguma coisa rápida, e se for demorar eu costumo levar meu laptop para trabalhar e assim acabo sempre tendo a minha agenda comigo.

Outra observação: aquilo que estiver funcionando agora, ou que já tenha funcionado no passado, talvez precise ser adaptado conforme a sua vida e as suas necessidades forem mudando.

Outra ótima dica é se certificar de usar um lápis em vez daquela caneta que costuma vir junto com a sua agenda. Isto vale também para um livro de apontamentos ou um calendário de parede. O uso do lápis facilitará na hora de fazer adaptações, quando os eventos precisarem ser mudados, não somente no dia a dia, mas às vezes também de momento a momento!

Com uma agenda (a que eu levo comigo ou a do meu computador), eu vejo que consigo fazer muito mais coisas do que eu conseguiria sem ela e com muito menos estresse! Eis algumas das coisas que eu mantenho em minha agenda para me ajudar a me manter organizada e dentro dos meus horários:

Números de telefone: Ok, esta costumava ser uma das minhas melhores dicas, mas agora, com o uso geral dos telefones celulares e o recurso de discagem RÁPIDA, a maior parte disto já virou passado. Então deixe-me te dar algumas sugestões.

Certifique-se de usar o recurso de discagem rápida para os lugares que você telefona sempre, especialmente para os seus médicos ou dentistas (eu amo saber que está tudo ali bem à mão quando eu preencho formulários). Salve o número do seu banco, agência de correios, biblioteca, do seu clube de compras e do seu restaurante favorito de entrega rápida. A desvantagem em relação aos celulares é que eu costumava ter também os horários de funcionamento destes lugares em minha agenda. Deve haver um jeito de anotar isso no celular também, mas eu ainda não sou tão experiente com o uso deles.

Calendários. Use o calendário “mensal” em sua agenda caso você tenha um número mínimo de compromissos (de três a quatro compromissos ou atividades por semana). Ou use a “visão semanal” se você for uma pessoa realmente ocupada (e tiver mais de um compromisso por dia). Se você é do tipo que fica ocupada o dia inteiro, talvez queira usar um calendário diário, ou apenas para aqueles dias em que você estiver planejando resolver muitas coisas ou ir a muitos compromissos. Eu também gosto daquela lista organizada por horas para que você possa anotar os compromissos.

Eu sou daquele tipo de pessoa que adora “adesivos”; portanto, parece que eu guardo os bloquinhos em todos os lugares para fazer uma anotação rápida quando preciso. Meu método é colá-los em meu laptop e transferir as informações enquanto vou trabalhando no meu computador. Eu os uso também quando estou resolvendo coisas fora de casa. A melhor maneira de utilizá-los é para anotar tudo que vier à sua mente, sem nenhuma ordem em particular. Apenas escreva cada parada que precisará ser feita no seu adesivo, e em seguida numere-os na ordem em que você precisar ou quiser fazer as coisas. Eu os colo no painel do meu carro e assim nunca perco uma parada ou um compromisso.

Outra dica útil é adquirir o hábito de “programar” a hora em que você deve sair de casa versus a hora do seu compromisso. Apenas certifique-se de anotar: “sair às 9”, para que você não chegue lá meia hora antes. Além disso, programe a hora em que você deve se arrumar e a hora da sua refeição (café da manhã, almoço ou jantar). Se você é daquelas pessoas que sempre está atrasada, mude essa falha de caráter controlando os seus horários. Aumente o seu tempo para 30 em vez de 15 minutos.

Uma pessoa que está sempre atrasada não tem somente um problema de desorganização; ele ou ela tem um problema com o orgulho. O que você está demonstrando ao chegar atrasada é que o seu tempo é mais valioso do que o da pessoa que você obriga a ficar te esperando cada vez que você se atrasa. Seja para um compromisso, um encontro para um almoço, uma reunião na igrejasepare um tempo para redefinir a sua vida organizando o tempo gasto de se arrumar para chegar nos lugares no horário certo.

Para chegar antes, em vez de se atrasar, você precisa simplesmente mudar a sua maneira de planejar as coisas. Isto significa não ficar dando desculpas. Minha mãe, abençoada seja ela, estava quase sempre duas horas atrasada para tudo! A desculpa dela eram os 7 filhos; no entanto, eu também tive 7 filhos e meu ex-marido exigia que eu estivesse pronta a tempo. Se ele dissesse que iríamos sair às 7:30 da manhã isso significa que estaríamos saindo da garagem às 7:15. Nós chegávamos na igreja com mais de meia hora de antecedência e ficávamos esperando. E meu ex-marido também não acreditava que ele devesse ajudar a arrumar as crianças ou colocá-las no carro. Senhoras, eu realmente tive que buscar a ajuda do Senhor para que eu não me tornasse um espinho na carne do meu marido e vocês devem fazer o mesmo. Mesmo se você não for casada, ainda assim os seus filhos ou o seu chefe, seja quem for, irão querer ver que você se importa com eles o suficiente para chegar na hora certa.

Aqui está uma lista com algumas outras informações que talvez você queira incluir em sua agenda:

Seção dos filhos. Anote o tamanho das roupas e número dos sapatos, a altura atual e o peso, o número dos documentos, número das contas poupança, datas de nascimento, tipos sanguíneos e alergias ao lado do nome dos seus filhos. E use sempre um lápis! Atualize as informações periodicamente quando você perceber que o tamanho ou o peso dos seus filhos mudaram. Para se lembrar de verificar a altura e o peso deles regularmente use um dos cartões 3x5 verdes (mensal) dos quais falaremos no próximo capítulo.

Talvez você possa achar que consegue se lembrar de tudo isso porque tem poucos filhos. Pode até ser, mas e se, que os céus não permitam, você ficar incapacitada ou vier a falecer inesperadamente? Estas informações (e este método) seriam valiosíssimos para o seu marido e/ou os outros parentes como a sua mãe ou a sua sogra. Certifique-se de que as pessoas próximas saibam que você mantém este tipo de informação à mão.

Saber o peso dos seus filhos ajudará muito, especialmente em relação aos remédios. Embora nós basicamente nunca vamos ao médico, eu ainda gosto de ter estas informações por escrito. Você pode usar isto também para o seu baú de lembranças fazendo um novo cartão cada vez que você atualizar o que estiver usando (os detalhes estarão no próximo capítulo). Lembre-se apenas de colocar as datas para que você possa se lembrar de quando os seus filhos estavam com aquele determinado peso.

Para o meu marido, quando estávamos casados, eu anotei na parte de trás de um cartão de visitas colorido os nomes dos nossos filhos, as datas de nascimento e os números dos documentos para que ele não precisasse me perguntar toda vez que fosse preencher algum formulário. Ele guardou este cartão na carteira durante anose meus filhos me disseram recentemente que ele ainda o guarda!

Seção do marido. Se você for casada, não esqueça de anotar o tamanho das roupas e número de sapatos do seu marido, o número dos documentos, números das contas corrente e poupança, os números de telefones dos colegas de trabalho dele, etc. Eu repito, isto não somente será muito conveniente no caso de uma emergência, mas também será útil quando você encontrar alguma roupa em liquidação ou se a sua sogra quiser comprar algum presente de aniversário ou Natal para o seu marido.

Endereços. Ao usar a seção de endereços da sua agenda, mais uma vez, sempre escreva os endereços a lápis porque em nossa sociedade as pessoas se mudam com muita frequência. Se a sua memória for ruim, você pode manter o registro de, por exemplo, quando um presente foi recebido embaixo de cada nome (com a data) e quando o cartão de “agradecimento” foi enviado. Eu comecei a fazer isto porque a minha sogra perguntava ao meu marido se eu havia recebido alguma coisa de alguém que eu realmente não conhecia, e se eu havia agradecido mas, como eram nomes de pessoas que eu desconhecia, eu não conseguia me lembrar. Então, após orar, a solução encontrada foi manter estas informações para que assim eu pudesse verificar se realmente havia recebido o presente e enviado o cartão de agradecimento.

Além disso, faça uma anotação para os cartões de Natal (CN ’07) recebidos e a data do envio do cartão de agradecimento pela mesma razão. Quando recebo meus cartões de Natal, eu guardo os envelopes em uma bolsa de presentes para verificar e atualizar a minha agenda de endereços (que mantenho no meu computador) logo que acaba a correria do feriado.

Lista de oração. Registre a data e o pedido, deixando um espaço para a resposta da oração. Você já notou que muitas pessoas te pedem para orar por elas, e você diz que irá orar, mas falha em cumprir a sua palavra? Esta é uma lista para anotar o pedido para que assim possamos nos tornar mulheres de palavra.

Se for um pedido de oração mais a longo termo, eu faço um cartão 3x5 e o acrescento à pilha dos outros por quem oramos todas as manhãs em nossa reunião de oração familiar. Temos uma pilha de cartões específica chamado Orações por Outras Pessoas, e louvado seja o Senhor, essas orações nunca ficaram sem resposta. Se for uma Oração para Salvação, nós a colocamos na pilha dos cartões de oração e sempre incluímos uma foto se tivermos uma disponível. A maioria dos missionários tem cartões com suas fotos que sempre usamos e adicionamos à pilha de Orações pelos Missionários.

Quando minha sobrinha, que mora no Japão, passou uma temporada conosco, e foi salva gloriosamente, nós nos divertimos mostrando a ela a sua foto e a da sua família que usamos durante anos para orar por eles todos os dias. Na foto ela ainda era muito pequenininha e eu a segurava no meu colo. A oração funciona, assim como estes cartões que são um método que nos faz lembrar de orarmos fielmente.

Mas, devido ao fato de as pessoas me pedirem para orar a respeito de muitas coisas, eu preciso anotar diligentemente em minha agenda e então orar fielmente pelos pedidos a cada manhã.

Dica de oração. Quando alguém me diz, “Você poderia orar por . . .” eu começo pegando as mãos desta pessoa (só não faço isso caso seja um homem) e orando bem ali naquele momento! Eu parei de me importar com o que as pessoas pensariam ou com o lugar onde estávamos. Eu simplesmente pensei, “Por que esperar para orar?” O engraçado é que muitas pessoas que sempre corriam atrás de mim pedindo oração a respeito de alguma coisa pararam de fazer isso. Às vezes eu acho que os cristãos gostam que outras pessoas orem por eles em vez de eles mesmo orarem, ou muitas vezes, eles veem isso como uma oportunidade de reclamar da situação que estejam enfrentando.

Eu realmente amo orar e acredito que poder fazer isso é um privilégio; mas sem um bom método em funcionamento, como orar pelas pessoas onde estivermos e no momento em que elas me pedem, adicionando seus pedidos à minha lista em minha agenda e depois os transferindo para os cartões 3x5 que usamos para orar pelas manhãs, isto pode se tornar mais um fardo do que um privilégio. Eu espero que um, ou talvez todos estes métodos, te ajudem a encontrar aquele que funcionará para você!

Aprenda o segredo de planejar com antecedência. Prepare a lista de tudo que você “precisa fazer” no dia seguinte já na noite anterior! Use a sua agenda como um diário de coisas a se lembrar, assim como de coisas que devem ser feitas. Quantas vezes, especialmente à medida que vou ficando mais velha, eu me esqueço se fiz ou não alguma coisa. Quando eu sou cuidadosa o suficiente para escrever a minha lista de coisas a fazer em minha agenda, e para marcá-las como feitas conforme vou cumprindo as tarefas, eu posso sempre consultar a minha lista caso me falhe a memória. Isto é útil especialmente se o seu marido tiver pedido para você fazer alguma coisa! E certifique-se de colocar o pedido dele no topo das suas prioridades.

Escrever a sua lista de coisas a fazer na noite anterior irá:

  • Ajudá-la a estar um passo à frente.
  • Ajudá-la a dormir melhor.
  • Ajudá-la a se lembrar se você já fez alguma coisa.
  • E, se você for casada, irá ajudá-la a ser uma esposa melhor colocando os pedidos do seu marido no topo da sua lista e tratando-os como “prioridade”!

A Maneira Correta de Se Fazer uma Lista

A maneira correta de se fazer uma lista é simples e funciona! A maioria das pessoas tenta fazer uma lista seguindo a ordem do que elas precisariam fazer primeiro. Contudo, como em qualquer tipo de exercício de escrita (obrigada, Deus, pelos computadores), a melhor maneira de escrever um livro ou uma lista é colocar no papel o que vier à sua mente e depois organizar as ideias.

Tente isto: ao fazer a lista na noite anterior, ou a qualquer hora em que você for sair para resolver alguma coisa, anote tudo que você conseguir se lembrar no momento em que vier à sua mente. Então, quando sua lista estiver pronta, numere os itens de acordo com a

importância (lembre-se de se certificar, caso você seja casada, de atender o (s) pedido (s) do seu marido em primeiro lugar!).

Se for uma lista de coisas para resolver, após anotar todos os lugares onde você precisará ir, volte e a releia para ver qual será a sua primeira parada. Você pode começar pelo local mais próximo ou pelo mais distante e depois vá parando nos outros, de acordo com as localizações, até voltar para casa. Eu mostrei isto ao meu marido quando estávamos casados (não ensinei a ele, mas dei o exemplo ao fazer as suas listas) e aos meus filhos também, mas pare estes eu ensinei mesmo!

Se você tiver um mapa, talvez procurar uma rota para aquele caminho ajude, especialmente se você não tiver um bom senso de direção. Eu tenho um mapa em minha mente (embora, infelizmente, eu não tenha absolutamente nenhum senso de tempo!) e examiná-lo tem me ajudado a encontrar o caminho mais curto para os lugares. Eu descobri que o caminho que eu geralmente tomava era claramente mais longo do que aquele que o mapa indicava. Trabalhar com o mapa também é uma coisa maravilhosa para se ensinar às crianças, estejam elas sendo educadas em casa ou não.

Se qualquer uma das minhas paradas forem para compromissos com hora marcada, eu então escrevo a hora em vez do número ao lado deles. E em seguida eu tento chegar àquela parte da cidade a tempo para o compromisso (com uns vinte ou trinta minutos de antecedência para o caso de eu ficar presa no trânsito ou pegar um atendente mais lento na parada anterior).

A menos que eu tenha que fazer menos do que três paradas, sempre que entramos no carro eu anoto cada parada que faremos na ordem em que me lembro em um pequeno dispositivo que fica colado na janela da frente do carro. Você pode encontrar essas pequenas joias na seção de carros do shopping. Eles têm um papel e uma caneta com pequenas ventosas que grudam no para-brisas. Todos os nossos carros têm um desses. Recentemente eu comecei a usar adesivos em vez de papel e eles funcionam até melhor!

Depois que eu listo todas as paradas, eu as numero da primeira à última. Quando eu estava casada, meu marido simplesmente amava este método, porque eu não precisava dizer a ele qual seria nossa próxima parada! Eu nunca gostei de ouvir as mulheres sempre dizendo aos maridos o que fazer. Isto cria uma esposa mandona e um marido dominado pela mulher e amarguradoo que não seria um bom exemplo para as minhas filhas também!

Teste este método e não se esqueça de ensiná-lo aos seus filhos.

Diário