Tightrope

COMPROMISSO #4 Ser CUIDADOSA

Por favor leia cada um dos versículos abaixo:

Atos 20:28— "Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue."

Marcos 13:23— "Desse modo estai vigilantes, pois sobre tudo isso vos avisei com antecedência!"

Mateus 6:1— "Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial."

Mateus 24:42— "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor."

Marcos 13:5— "Jesus lhes disse: ‘Cuidado, que ninguém os engane.’"

Marcos 13:9— "Fiquem atentos, pois vocês serão entregues aos tribunais e serão açoitados nas sinagogas. Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis, como testemunho a eles."

Marcos 13:33— "Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo."

Lucas 12:15— "Então lhes disse: ‘Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens.’”

Lucas 17:3— "Tomem cuidado. Se [a sua irmã] pecar, repreenda[-a] e, se [ela] se arrepender, perdoe-lhe."

Lucas 21:8— “Ele respondeu: ‘Cuidado para não serem enganados. Pois muitos virão em meu nome...Não os sigam.’”

Lucas 21:34— “Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem [dissipação de dinheiro, energia ou recursos como o tempo], bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.”

Lucas 21:36— "Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar em pé…”

Romanos 12:17— "Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos."

Romanos 16:17— "Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles."

1 Coríntios 3:10— "Usando o dom que Deus me deu, eu faço o trabalho de um construtor competente. Ponho o alicerce, e outro constrói em cima dele; porém cada um deve construir com cuidado."

1 Coríntios 8:9— "Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos."

1 Coríntios 10:12— "Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!"

1 Coríntios 16:13— "Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes."

Galátas 5:15— "Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente."

Gálatas 6:1— "[Irmãs], se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado."

Efésios 5:15— "Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,"

Filipenses 4:6-7— “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”

1 Timóteo 4:16— "Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem."

1 Timóteo 6:20— "Guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as idéias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento."

2 Timóteo 1:14— "Quanto ao que lhe foi confiado, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós."

2 Timóteo 4:2— "Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina."

2 Timóteo 4:15— "Previna-se contra ele, porque se opôs fortemente às nossas palavras."

Tito 3:8— "Este é um ditado confiável. E quero que você dê ênfase a essas coisas, para que aqueles que confiaram em Deus tenham o cuidado de se dedicar a fazer o que é bom. Essas coisas são excelentes e lucrativas para todos."

Hebreus 2:1— "Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos.”

Hebreus 4:1— "Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fique para trás."

Hebreus 13:17— "Sede obedientes aos vossos líderes espirituais e submissos à autoridade que exercem. Pois eles zelam por vós como [mulheres] quem deve prestar contas de seus atos; para que ministrem com alegria e não murmurando, porquanto desta maneira tal ministério não seria proveitoso para vós outros.”

2 Pedro 3:17— "Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza"

2 João 1:8— "Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganhado; antes, recebamos o inteiro galardão."

Espero que você tenha tirado um tempo para ler cada uma destas várias escrituras para que assim você possa ter um alicerce bom, forte e sólido para este compromisso.

Trabalhar conosco irá colocar um enorme alvo nas suas costas como mencionamos em um compromisso anterior. Isso significa que quanto mais você for capaz de ajudar, quanto mais você queira ajudar, mais o inimigo irá tentar te eliminar e te derrubar.

Ele usa vários métodos diferentes, mas, como todos os triunfos e falhas—todos eles começam no coração.

Se ofender devido a mal-entendidos é um método muito popular. Não importa o quanto tenhamos feito o nosso melhor para explicar uma LAM (Licença de Afastamento Ministerial), o inimigo é capaz de sussurrar no ouvido da ministra que isso é uma forma de punição ou repreensão, quando, na verdade, estamos demonstrando compaixão e compreensão com ela, que está necessitada de descanso e tempo sozinha com o Senhor.

Esgotamento é outro ponto onde o inimigo ama atacar—mais uma vez esta é a razão de vigiarmos o cansaço. E o que você pode fazer para prevenir o esgotamento é se certificar de que não esteja remando contra a correnteza, mas sim aprendendo a fluir junto com Ele.

Distrações também te deixarão exposta ao inimigo. É melhor esperar até que Ele te guie a trabalhar no ministério do que fazer o seu trabalho quando há distrações exteriores (como outras pessoas ao seu redor enquanto você estiver trabalhando), porque o inimigo ama criar mini crises  para provocar caos e te cansar.

Ardis

2 Coríntios 2:10-11— “Para que não sejamos vencidos por Satanás. Porque não ignoramos os seus ardís.”

2 Coríntios 2: 10-11 JFA— “para que Satanás não leve vantagem sobre nós; porque não ignoramos as suas maquinações. ”

Anos atrás, quando costumávamos ir à igreja em família, tendo crianças pequenas inevitavelmente uma delas sempre tinha uma febre ou ficava doente e nos mantinha acordados a noite inteira. Com isso o ardil sempre funcionava e não íamos à igreja na manhã seguinte. Até que, compreendendo a cilada, nós decidimos que independentemente do que acontecesse, se uma das crianças adoecesse, se ficássemos sem dormir, nós iríamos de qualquer jeito! Depois de irmos uma única vez depois de duas das crianças ficarem doentes, e a casa inteira passar a noite acordada, e irmos mesmo assim, o inimigo nunca mais usou este ardil novamente!

Outro exemplo foi o  nosso desejo de sair das dívidas. Meu marido me disse que ele tinha decidido manter apenas um cartão de crédito para “emergências”, e por quase um ano aquelas emergências continuaram surgindo. Um dia nos demos conta de que ter mesmo um único cartão de crédito era a brecha que o inimigo usava, então meu marido cancelou o cartão e não foi nenhuma surpresa ver que tivemos poucas ou nenhuma emergência onde foi preciso fazer uso de crédito.

Felizmente nós não precisamos ser inteligentes, ou mesmo nos manter em guarda, porque somos Suas noivas. Temos que simplesmente estar cientes de  que vivemos e viajamos por um caminho estreito, e sair dele significa pisar em um terreno cheio de minas, espiritualmente falando. No entanto, se segurarmos a Sua mão fielmente, falarmos com Ele durante cada tarefa que realizarmos, e formos a Ele quando tivermos qualquer problema, qualquer emoção negativa, qualquer tipo de dúvida, e então esperar para ouvir a verdade Dele—nunca nos encontraremos sem cuidado ou sofreremos as consequências. E se nós não as sofrermos, nem as outras pessoas, como nossas famílias ou o time do ministério, sofrerão também. 🙂

Divisão

Uma das maneiras mais comuns do inimigo atacar, e queremos que você seja muito cuidadosa quanto a isso, é criando divisões, o que quase sempre começa com uma meia verdade. Precisamos apenas voltar ao Jardim do Éden para ver como o inimigo fez com que Eva questionasse os motivos de Deus, para que ela não somente caísse, mas também fizesse com que a única outra pessoa que havia no Jardim caísse junto.

Infelizmente nós vemos isso vez após vez, mesmo entre nossas ministras. Quando elas duvidam dos motivos do ministério, dos meus [Erin] motivos, ou mesmo dos motivos de Deus (às vezes pensando até que Deus as está convencendo a fazer alguma coisa errada, quando na verdade é o inimigo e não o Senhor, porque o próprio diabo se apresenta como um anjo de luz)—então a porta para os seus corações está correndo risco.

Levar Outras com Você

Recentemente descobrimos que um membro do time escreveu para as outras ministras do time dela sobre o princípio do RMI relativo a frequentar a igreja. Como resultado, isso abriu a porta para que todo mundo que deu ouvidos tropeçasse. Felizmente nós podemos confiar que aquelas que são espirituais, e levam tudo ao Senhor, serão esclarecidas quanto à verdade e desejarão aquilo que Ele deseja para elas. Infelizmente é a fraca, a espiritualmente jovem e imatura, a que Jesus se refere como “pequeninos” que sempre tem o maior potencial para a queda.

Uma outra situação recente foi quando interceptamos uma ministra que postou um comentário diversivo sobre como eu pessoalmente me sentia a respeito de uma empresa (uma empresa com uma política que eu na verdade nem conhecia), o que poderia ter feito com que outros membros do time tropeçassem ao serem facilmente tentadas a questionar também.

“Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem! . . . melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar.” (Mt. 18:7, 6).

Por sabermos o quanto o inimigo quer entrar e derrubar o ministério, e a facilidade com que ele pode usar ministras fracas ou distraídas, é que estamos sempre vigiando. Esperamos que se vir alguma coisa, você siga os princípios deste versículo da Bíblia (A Mensagem)—

“Se um dos que dizem ser seu irmão na fé prejudicar você, converse com ele. Consertem a situação entre vocês. Se ele ouvir, você fez um amigo. Se não ouvir, tome uma ou duas pessoas (como aprendemos em Deuteronômio, todo assunto de interesse comum deve ser testificado por duas ou três testemunhas), para que a presença de testemunhas torne o ato legítimo, e tente de novo. Se ainda assim ele não ouvir, leve o caso à igreja. Se ele também não ouvir à igreja, comece do zero, tratando-o como um descrente: alerte-o da necessidade de arrependimento e ofereça outra vez o amor perdoador de Deus.”

Novamente, aqui está o mesmo versículo na versão NTLH com as minhas modificações:

Mateus 18:15-17:

“Se [a sua companheira ministra] pecar contra você [ou parecer estar mal orientada], vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês [duas]. Se essa pessoa ouvir o seu conselho [e parecer compreender], então você ganhou de volta [uma amiga eterna]. Mas, se não ouvir [e não compreender], leve com você uma ou duas [outras ministras], para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas. Elas dizem: ‘Qualquer acusação precisa ser confirmada [e explicada] pela palavra de pelo menos duas testemunhas.’ Mas, se a pessoa que pecou não ouvir essas pessoas, então conte tudo à [GP que levará o assunto até Erin]. E, se ela não ouvir [ou não conseguir compreender] a [sua liderança], trate-a como [uma novata] ou como [uma pessoa de fora].”

DEIXANDO O RMI

Se o Senhor estiver te guiando para fora de algum lugar, seja do RMI ou de uma igreja ou do local onde você trabalha, ou mesmo de onde você mora, a verdade é que você realmente não vai “querer” ir. Quando você quiser ir é que Ele pedirá que você permaneça, a fim de aprender muitas coisas, e a mais importante delas é o contentamento.

“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.” Fl. 4:11. “… contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” Hb. 13:5

E uma vez que você aprenda contentamento, e esteja contente em permanecer onde quer que você trabalhe ou viva, aí é quando Ele abrirá a porta e te pedirá para deixar ir  e partir.

Infelizmente, se você não estiver espiritualmente em uma posição capaz de suportar as coisas para aprender contentamento —por favor não se coloque em risco fazendo com que mais alguém tropece. Saia em silêncio seja do RMI, do seu local de trabalho, de onde você mora—mas, se for possível, se abra com os outros ao invés de assumir que alguma coisa que você ouviu ou observou esteja correta, seja o que for que a faça sentir o desejo de partir. Apenas se certifique de ter ouvido a verdade e não um boato. Ao invés de tomar como verdade uma coisa desfavorável que você tenha ouvido sobre uma outra pessoa, trate-a como você gostaria de ser tratada. Como uma inocente. Mais uma vez a Bíblia diz que o amor  “tudo crê” e nos encoraja a seguir o que o mundo chama de Regra de Ouro.

Lucas 6:31— “Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.”

E eu tenho certeza de que, antes de querer que um falso boato se espalhe a seu respeito, e que outras pessoas acreditem em algo que não é verdadeiro, você gostaria que te tomassem por inocente, e, se necessário, que a outra pessoa viesse até você antes de assumir que seja verdade, ou pior ainda, de espalhar aquele boato.

Lembre-se do que você aprendeu no Capítulo 1 do livro Restaurar Seu Casamento: (Muitas vezes amigas íntimas te ligam para contar o que o seu marido está fazendo; estes não são “bons relatórios” e, na maioria das vezes, não são agradáveis, puros ou corretos, então não os ouça!). Assim como você não leria ou ouviria alguém falar negativamente sobre o seu marido, o mesmo princípio se aplica em TODOS os seus relacionamentos—incluindo aquele com ministras bem intencionadas.

Contudo, se você realmente acha que há algo que sente que deve conversar com alguém a respeito, por favor siga novamente o princípio revelado em Mateus 18:15-17. Vá até a pessoa diretamente (isto irá parar os boatos), e se não funcionar, vá até a outra pessoa (que ama aquela pessoa da mesma forma que você deveria) para que vocês três possam conversar juntas sobre o assunto. Com muita frequência isso irá esclarecer a meia mentira/meia verdade.

A verdade plena é que, toda situação se resolverá perfeitamente se todas as envolvidas buscarem a Deus por sabedoria, amarem-se umas as outras e “tudo crerem”, “tudo suportarem” e estiverem comprometidas a seguir ao Senhor e a Sua liderança, com o Seu coração compassivo.

Caminhar na Corda Bamba

Uma vez que você seja cuidadosa, uma vez que esteja comprometida a trabalhar sob autoridade, você decobrirá que muitas vezes se sentirá caminhando sobre uma linha tênue entre a submissão à sua autoridade e seguir com o fluxo Dele.

Não faz muito tempo que compartilhei este princípio com uma de nossas ministras, porque eu testemunho frequentemente ministras tendo esta dificuldade—não sabendo como equilibrar tudo por estarem “tentando” trabalhar sob a minha autoridade. Ao invés disso simplesmente siga a Sua liderança, coloque-se sob o jugo Dele, porque ELE é quem te ajudará a permanecer sob a autoridade que foi colocada sobre você—porque foi Ele quem colocou esta autoridade lá em primeiro lugar. Infelizmente, se você “tentar” trabalhar ou permanecer sob a autoridade, logo irá ter dificuldades e o que deveria ser fácil e leve se torna um fardo.

Não é nenhuma surpresa que a solução seja aquela mesma que você aprendeu sobre como ser submissa ao seu marido terreno: o Senhor estará SEMPRE em primeiro e é Ele a Quem você deve recorrer e entregar qualquer tarefa que seja pedido que você faça. Porque é Ele Quem irá te ajudar a realizá-la e a cumprir o que foi solicitado—e com isso se tornar ainda mais íntima Dele—e tudo que te for pedido será Leve e Fácil!

Mateus 11:29— “Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *