Capítulo 11

O Tempo Cura

“A luz da lua será como a luz do sol,
E a luz do sol será sete vezes mais brilhante,
Como a luz de sete dias completos,
No dia em que o Senhor cuidar das contusões de Seu povo
E curar as feridas que lhe causou.”
— Isaías 30:26

Quando estamos em desacordo com alguém que amamos e desejamos estar próximas novamente, geralmente leva muito mais tempo do que estamos preparadas para esperar. Para nós, cada momento parece anos, e cada dia uma década! É quando pressionamos tolamente para consertar, de alguma forma, mas nossos esforços provam piorar nosso relacionamento, em vez de melhorá-lo.

Para mim, uma ótima imagem disso é quando temos uma lesão em nosso corpo. Com o corte, tem sangue, e quando o sangue seca, fica uma crosta. Todas nós que somos mães sabemos o quanto é difícil para nossos filhos deixar aquela crosta quieta para que ela se cure adequadamente. E se for arrancada, como sangra mais do que no corte inicial, e com o corte, fica uma cicatriz.

Esta é uma imagem perfeita de como são nossos relacionamentos: um corte é feito em seu coração e no coração de nosso ente querido por meio de palavras, mal-entendidos e eventos ocorridos que queremos desesperadamente consertar. No entanto, o tempo é realmente o que é necessário para que essa ferida cicatrize e siga seu curso sem que a cutuquemos.

Cutucar seriam todos aqueles telefonemas, cartas, e-mails, visitas, presentes e súplicas que geram mais sangramento, o que, por sua vez, tem o potencial de deixar uma cicatriz para toda a vida. Não há nada que possamos fazer para curá-la mais rápido; o tempo, sozinho, irá curá-la. Portanto, se você já cometeu o erro de cutucar a ferida, precisará dar ainda mais tempo para cicatrizar - possivelmente anos!

Muitos anos atrás, na verdade aconteceu logo depois que me casei, aconteceu algo comigo que abriu um corte e abalou toda a nossa família. Meu irmão mais velho e sua esposa não tinham uma cama que coubesse em seu quarto, então minha mãe gentilmente emprestou a eles (não deu a eles) a cama antiga que eu havia guardado em sua casa. Eu havia me mudado da Califórnia para Minnesota por um ano; portanto, qual seria o mal, ela pensou, em emprestá-la a eles?

Quando voltei, liguei para eles para perguntar quando poderia ter a cama de volta. Para minha surpresa, minha cunhada me disse que eles haviam VENDIDO a cama. Não era apenas que esta cama era uma antiguidade, mas esta cama tinha um valor sentimental, pois era a cama que meus pais compraram em sua lua de mel quando eles dirigiram de Nova York para se mudar para a Califórnia para que meu pai pudesse trabalhar em Hollywood.

Minha mãe ficou irada e o resto dos meus irmãos também. Então, a história deu uma guinada inacreditável quando minha irmã passou pelo quarto deles e viu a cama! Foi reformada, mas não foi vendida! Foi aí que as coisas ficaram realmente feias e, por mais que eu tentasse conter a amargura, toda a minha família (são sete filhos) se voltou contra esse casal. Como cristão, eu não me importava muito com a cama, minha única preocupação era com o que era eterno, a salvação deles. Nem meu irmão nem minha cunhada eram cristãos, nem suas chances de encontrar seu Salvador eram favoráveis. Logo após esse incidente, descobri que uma de suas amigas mais próximas era uma vidente famosa e meu irmão, um editor de cinema, fazia todos os comerciais de televisão para ela!

Por mais que eu tentasse acalmar as coisas, esse casal (e seus quatro filhos) se distanciou de toda a família. Para piorar as coisas, eles também possuíam a maior parte de toda a coleção de retratos de meu pai. Em meados dos anos 30, meu pai foi contratado para fazer retratos de estrelas para capas de revistas; estrelas como Clark Gable, Spencer Tracy e Katherine Hepburn. Como antes, esse casal ganhou a posse dos retratos quando meus pais se mudaram de sua casa grande (para reduzir o tamanho) e não tinham espaço na parede. Na hora de dividir os retratos (que foram assinados pelas próprias estrelas), esse mesmo casal se recusou a deixá-los ir.

Sabendo que essas feridas e cicatrizes precisavam de tempo para cicatrizar, foi quando meu pai estava morrendo que soube que era hora de contatá-lo. Meu pai, que sofria de demência, acreditava que minha irmã retardada (que tinha o cabelo puxado para trás) era na verdade meu irmão. Ele teve uma conversa com ela/ele (enquanto minha irmã brincava) que se mostrou tão comovente que achei que meu irmão deveria saber. Quando liguei e contei a ele, ele disse: “Estou a caminho” (do Oregon para a Flórida).

Meu irmão veio com sua esposa, e isso deu a meu irmão tempo para dizer a meu pai que o amava pela primeira vez, e meu pai também foi capaz de dizer a ele como estava orgulhoso dele e como ele também amava muito a ele. Naquela noite, todos nós saímos para jantar, mas antes de entrarmos, meu irmão nos interrompeu abruptamente e disse que tinha algo a dizer.

Meu irmão, que não falava comigo há anos e que havia se afastado de toda a nossa família, disse-me, enquanto todos estavam lá para testemunhar, que porque eu “nunca desisti dele” ele foi capaz de fazer as pazes com o pai.

Então aconteceu meu verdadeiro “teste”, que resultou em minha dupla bênção! Enquanto comia pizza na noite seguinte, meu irmão pegou um pequeno álbum de fotos e entregou para minha mãe. Minha cunhada ficou apavorada porque ele disse que tinha fotos do Emmy dele, que por acaso estava em uma caixa de vidro no quarto deles - com certeza a foto também revelava minha cama que ela jurava ter sido roubada. Foi então que percebemos que meu irmão não sabia de todo o incidente e que foi minha cunhada quem planejou tudo.

Quando começamos a ver as fotos, ela sem dúvida pensou que o roubo da cama seria mencionado, mas como minha mãe já havia se tornado cristã, nem ela nem eu mencionamos o assunto. Passar no teste resultou em uma ligação interessante de um membro do ministério que estava se mudando para uma cobertura e queria saber se eu poderia usar uma mesa de jantar enorme e muito formal, um *armário de porcelana e um bufê.

O milagre aconteceu enquanto meus filhos estavam em sua casa para pegá-lo, quando ela disse que também tinha uma cama de dossel exclusiva, duas cômodas, duas mesas de cabeceira, duas luminárias de cristal, o edredom e os lençóis para esta enorme cama king-size que ela queria me dar! (Exclusiva significa que tem uma placa na lateral dizendo quantas foram feitas nesta série, tornando-a extremamente cara!)

Embora ter uma cama linda fosse uma bênção com certeza, ainda assim, meu coração queria ter esse relacionamento consertado para que eu pudesse compartilhar Jesus com eles. Como você pode fazer isso quando eles não falam com você?

O final aconteceu no ano passado, quando eu estava viajando para a costa oeste. Enviei um e-mail para minha sobrinha (a filha deles) para dizer que estaria em Oregon e adoraria visitá-la. Ela escreveu de volta que havia falado com os pais e eles queriam saber se eu poderia cancelar meu quarto de hotel e ficar com eles!

Quando minha irmã mais nova (aquela que descobriu a cama roubada reformada e não vendida) me levou ao aeroporto, eu disse a ela que ficaria com eles. Ela não estava feliz, mas horrorizada por eu pisar na casa deles. Eu disse a ela que não apenas ficaria lá, mas esperava dormir naquela cama se tivesse a oportunidade!

Pouco antes de eu entrar no aeroporto, minha irmãzinha veio correndo e com os olhos cheios de lágrimas disse: “Erin, por favor, diga a eles que mandei um alô”. Deus estava restaurando e transformando o coração de todos os envolvidos!!

Com certeza, eu dormi na minha cama!! Senti-me honrada e abençoada porque fui recebida em sua casa. No jantar, sentei-me à cabeceira da mesa e minha cunhada me serviu deliciosos canapés que ela disse lembrar serem meus favoritos!

A maior surpresa foi que meu sobrinho-neto orou antes da refeição da noite, pedindo ao Senhor que me abençoasse! Minha sobrinha, seu marido e seus dois filhos nasceram de novo e estão muito envolvidos em sua igreja! Não demorará muito para que meu irmão e sua esposa (junto com os três filhos) aceitem o Senhor para si mesmos!!

Quando saí de minha fabulosa visita, pude abraçar minha cunhada e dizer-lhe que a amava. Ela me abraçou forte por muito tempo, e meu irmão sussurrou, enquanto nos abraçávamos e nos despedíamos, para não esquecê-lo!!

O tempo, embora difícil, cura a maioria das coisas. Embora desejemos que Deus faça algo agora, Ele quer que esperemos e deixemos que Ele faça a cura. É quando a gente cutuca aquela ferida e cria uma cicatriz, que é preciso mais tempo (mesmo que não seja você quem cutuca; pode ser a sua família como foi com a minha).

Em vez de se preocupar ou se preocupar, que a Bíblia diz no Salmo 37 leva a fazer o mal, siga o conselho do salmista como eu fiz e simplesmente descanse no Senhor e espere pacientemente por Ele. Só porque está demorando anos, não significa que não vai acontecer. E durante a espera Ele pode estar trazendo aquele ente querido para Si como fez com a primeira parte desta família!!

Salmo 37 de Davi

Não se irrite por causa dos homens maus nem tenha inveja dos que praticam o mal;

pois como a grama eles logo murcharão, como plantas verdes eles logo morrerão.

Confie no SENHOR e faça o bem; habite na terra e desfrute de pastagens seguras.

Deleite-se no Senhor e Ele satisfará os desejos do seu coração.

Entrega o teu caminho ao SENHOR; confie Nele e Ele o fará:

Ele fará a tua justiça brilhar como a aurora, a justiça da tua causa como o sol do meio-dia.

Descanse no SENHOR e espere nEle com paciência; não se preocupe quando os homens tiverem sucesso em seus caminhos, quando executarem seus planos perversos.

Abstenha-se da raiva e afaste-se da cólera; não se preocupe - isso leva apenas ao mal.

Pois os maus serão exterminados, mas os que esperam no Senhor herdarão a terra.

Um pouco, e os ímpios não mais existirão; embora você os procure, eles não serão encontrados.

Mas os mansos herdarão a terra e desfrutarão de grande paz.

*Significado do armário de porcelana: Minha mãe, Deus abençoe seu coração, também emprestou (não deu) um armário de porcelana para minha tia (sua meia-irmã), que mais tarde desapareceu. Este armário de porcelana também era uma herança e foi dado a mim em vez dos anéis de diamante que cada uma das minhas irmãs ganhou. Então, o Senhor não só me deu o dobro pela cama que foi roubada, como também me deu o dobro, na verdade o triplo, pelo armário de louças, já que veio com a mesa enorme que eu sempre quis (com lindos pés de garra) e um buffet para combinar !!

Testemunhos de “Irmãs”

Oi, Erin,

Minha irmã e sua família estão vindo para Cingapura novamente - eles estarão aqui antes de eu partir, para que eu possa passar alguns dias com eles e espero poder vê-los novamente quando voltar da Rússia.

Eles estão aqui há apenas 3 semanas, mas ainda é tão bom que Deus os trouxe dos EUA novamente para que minha família possa passar um tempo juntos.

Eu já lhe contei que um ano, Ele trouxe minha irmã e seu bebê de volta dos EUA três vezes, cada vez por pelo menos um mês, e durante aquele ano, nos tornamos tão próximas que ela disse que queria outro bebê para que seu filho seja capaz de desfrutar de um bom relacionamento entre irmãos como o que ela e eu compartilhamos agora? Ela certamente não poderia ter dito isso quando éramos mais jovens - nós brigávamos tanto então!!

Veja o que Deus pode fazer! Tão incrível!! 


~ Vivian em Cingapura 

Quando Vivian escreveu isso para mim, eu sabia que, embora fosse curto (já que ela não poderia elaborar um mais longo sobre o assunto porque estava a caminho da Rússia), eu sabia que precisava reunir testemunhos de “irmãs”. Então, perguntei a uma amiga e me senti levada a compartilhar alguns dos meus!!

Em seu tempo

Minha irmã mais velha (tenho duas mais velhas e uma mais nova) parou de falar comigo de 1983 a 1999 - 16 anos, tudo devido a um mal-entendido da parte dela. Em 1983, ela estava passando por uma batalha pela custódia com o ex-marido. Em seu medo, ela distribuiu seus três filhos para membros da família para que, quando seu ex-marido viesse visitá-los, ele não pudesse “sequestrá-los” trazendo-os de volta da Califórnia para Wisconsin.

No entanto, infelizmente, o medo de minha irmã se espalhou para minha mãe (nossos medos não fazem sempre isso, especialmente quando compartilhamos o que devemos ficar caladas?). Então, quando minha irmã se sentiu segura o suficiente (depois de conversar com o ex-marido) e quis os filhos de volta para que ele pudesse visitá-los, minha mãe se apressou e levou as crianças ela mesma até ele deixar o estado sozinho! A filha dela, minha sobrinha, estava morando comigo, então quando minha irmã veio buscá-la eu tive que dizer que ela tinha ido embora e eu realmente não sabia onde ela estava!

Alguns anos depois, minha irmã começou a falar novamente com minha mãe, mas não importava o que eu tentasse, não conseguia me reconciliar com minha irmã. Logo o Senhor me levou a simplesmente deixar ir e parar de tentar contatá-la. A certa altura, consegui até ajudá-la com o filho, indiretamente. Devido ao estresse de minha irmã sobre o adultério de seu ex-marido e seu divórcio, seu leite secou, ​​embora ela fosse uma líder da Liga La Leche (este é um grupo mundial de apoio à amamentação).

Meu sobrinho ficou extremamente doente e minha mãe ficou muito preocupada. Ela me chamou para uma consulta, e eu pude pagar para ela ver meu pediatra que era um médico excepcional. Ele imediatamente colocou o bebê dela no hospital, já que ele estava perto da morte. Minha mãe pensou que ele havia morrido uma semana depois, quando foi visitá-lo e sua cama estava vazia. LOUVADO SEJA O SENHOR, ele realmente foi liberado do hospital assim que encontraram uma fórmula que ele podia tolerar!

Então, quando minha mãe trouxe seus filhos um dia, o bebê que era basicamente pele e osso começou a chorar e sua irmã mais velha deu-lhe uma garrafa de água. Eu disse a ela para preparar uma garrafa da fórmula para ele, mas ela disse que não podia porque era tão caro que sua mãe fazia questão que durasse. Foi quando consegui falar com minha sobrinha de dez anos e pedi que ela me ligasse sempre que eles estivessem acabando, mas sem falar da “surpresa” para a mãe dela, minha irmã.

Minha mãe trazia as caixas da fórmula para a casa dela que eu pagava regularmente. Demorou quase um ano, mas meu sobrinho sobreviveu e cresceu saudável. Ele agora está na Marinha dos Estados Unidos! Não tenho certeza se ela algum dia soube que era eu quem estava pagando as consultas médicas ou a fórmula, mas Deus sabia e no tempo Dele nos reencontramos.

Foi depois que meu pai morreu, e um dia minha mãe se sentiu levada a perguntar a minha irmã por que ela nunca falava comigo, ao que ela contou a história de como eu havia sequestrado sua filha. Minha mãe falou e disse: “O quê? Quem levou as crianças fui eu! Erin nunca soube nada sobre isso. Eu apenas vim e os levei. Ela pensou que eu estava trazendo para você.

Embora minha irmã nunca sentisse que poderia se desculpar, foi a primeira vez que a vi e fiquei feliz. Nosso próximo encontro foi quando ela teve que evacuar sua casa devido a um furacão. Durante aquela reunião, descobri que ela tinha um guarda-roupa muito pequeno e pedi que ela “comprasse” no meu armário. Ela acabou voltando para casa com três grandes sacos de lixo com roupas para ela e dois para o filho mais novo, que era do mesmo tamanho de dois dos meus filhos!

O incrível é que quando fui olhar meu armário e gavetas não tinha quase nada! Mas ter minha irmã de volta era tudo o que importava para mim. No entanto, nem três semanas depois meu armário e gavetas estavam cheios de roupas novas, etiquetas penduradas nelas que me deram vontade de pular, gritar e dançar na bondade do Senhor que restaura tudo o que o gafanhoto comeu !!

~ Erin

Tentativa de Homicídio!

Querida Erin,

Há tantas coisas que aconteceram este ano. Isso pode ser um choque para você, mas minha irmã e o marido com quem você ficou em Nova York fugiram no início de março por causa de problemas financeiros dos quais não sei muito. Eu acredito que é sobre alguns negócios de corretagem sobre propriedades.

Eles estavam a caminho da Ásia, quando pararam na Europa para visitar a filha que mora lá. Pela vergonha e pela pressão de ter que deixar tudo em NY, meu cunhado tentou matar minha irmã estrangulando-a! Ele está agora na prisão lá.

Eu acredito que o Senhor tem um plano para ele estar na prisão para trazê-lo de volta para Ele. Embora ele já tenha sido pastor, a riqueza tem um jeito de mudar uma pessoa. Aparentemente, ouvi dizer que ele está frequentando estudos bíblicos lá.

Não sei qual é o plano de Deus para minha irmã. Ela está agora na Ásia e está começando um negócio lá e operando seu escritório em Nova York também. Ela não quer mais falar comigo porque eu escrevi uma carta forte para ela, mas com amor para que ela mudasse de atitude, mas ela ficou chateada e não quer mais falar comigo. Estou apenas orando por ambos.

Suas vidas estão em Suas mãos.

Passamos por tantas provações e tentamos mostrar amor e apoio àqueles que passam por momentos terríveis como nossas irmãs, mas no final você está certa, não podemos influenciá-los a mudar. É a obra do Espírito Santo neles e tudo o que podemos fazer é orar por eles. Eu sei que foi um choque para você o que aconteceu, é impensável. Eu amo os dois e sinto muito pelo que aconteceu com eles. É o fim de um estilo de vida que estava muito além da minha imaginação, mas também é uma vida sem Deus como o centro de tudo.

Ambos são cristãos nascidos de novo, mas carecem de intimidade com o Senhor. Este pode ser o alerta para os dois. Eles nunca viveram separados, mas houve momentos em que o cunhado do passado desaparecia quando a pressão da dívida o dominava. Minha irmã sempre dirigia os negócios e o marido estava lá apenas para assinar os papéis. O perigo veio porque ele não aguentava mais. Ele atingiu o limite da tolerância. Mas o problema era que ele estava fazendo isso sozinho, tentando resolver o problema sozinho.

Obrigada por compartilhar sua família conosco. Isso me faz sentir que não sou a única que passa por graves ataques familiares. Mas está bem! Colocamos nossa confiança Nele porque Ele está no controle de tudo e no final "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e daqueles que são chamados de acordo com o Seu propósito."

Tudo isso se resume a fazer as coisas com nossas próprias forças, enquanto a Bíblia diz: "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento. Em todos os seus caminhos, reconheça-O e Ele endireitará o seu caminho." Prov. 3:5-6

É uma luta diária contra nossa própria carne, mas quando entregamos nossa própria vontade, Ele intervém e nos guia para a vitória.

Bênçãos,

~ Trudy Uma membra de longa data

Compromisso pessoal: permitir que Deus tenha tempo para me curar. “Com base no que aprendi da Palavra de Deus, comprometo-me a permitir que Deus leve o tempo que Ele precisar, sabendo que o tempo é necessário para me curar completamente. Vou concentrar minha atenção em desenvolver meu relacionamento com meu Marido, e não em quanto tempo está demorando.”

Por favor, certifique-se de fazer seu Diário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *