Capítulo 15

“Mulher Não Amada””

“Três coisas fazem tremer a terra,

e quatro ela não pode suportar:

a mulher não amada

    que por fim se casa”

— Provérbios 30:21, 23

A Bíblia nos diz neste versículo, e na história das esposas de Jacó, que nosso sentimento de não ser amada afeta negativamente aqueles ao nosso redor, tanto assim, que este versículo diz que faz a terra tremer e não ser capaz de suportar! Uau, pare um momento e pense em todas aquelas pessoas queridas que tentaram fazer você se sentir amada.

“Ora, o Senhor viu que Lia não era amada, e abriu-lhe o ventre, mas Raquel era estéril” (Gn 29:31).

“Então ela concebeu novamente e deu à luz um filho e disse: 'Porque o SENHOR ouviu que eu não sou amada, portanto, Ele me deu este filho também.' Então ela o chamou de Simeão” (Gênesis 29:33).

Não há ninguém que entenda mais de não ser amada do que uma mulher como eu. Meu primeiro marido saiu, dizendo que havia cometido um erro e não era feito para o casamento, quando estávamos casados ​​há apenas um mês! Mesmo depois que descobri que estava grávida, o que muitas mulheres usam (sem sucesso) para tentar reconquistar o homem, meu marido não estava nem um pouco interessado em nenhum de nós. (E só para constar, não foi por isso que engravidei, embora não esteja acima de nada disso.)

Então, quando meu filho tinha cerca de dez meses, conheci um homem que parecia amar meu filho como se fosse seu próprio filho e disse que me amava! Infelizmente, ele, como a maioria de nós, não estava interessado em dar amor, mas estava desesperado para encontrar e receber amor. Muitos dos casais que você vê hoje que vão de casamento em casamento, ou de amante em amante, estão buscando desesperadamente o amor que não tiveram quando crianças. (Novamente, embora não fosse eu também, não era devido a nenhum mérito meu. Fui abençoada por ter pais que sempre me mostraram amor e aceitação incondicionais. No entanto, quem não quer se casar com um homem que nos ama, mesmo que tivéssemos pais amorosos?)

Meu segundo marido e eu estávamos casados ​​há apenas quatro anos quando meu marido conheceu e dormiu com uma mulher durante uma viagem de negócios (embora eu não soubesse disso na época). Demorou mais dois anos para ele encontrar outra mulher que desejasse mais do que eu, para simplesmente me abandonar com nossos quatro filhos pequenos (incluindo meu filho mais velho, que ele havia adotado). Quem já teve um marido infiel sabe que não há melhor maneira de se sentir mal amada e sem valor do que ter um marido que arranja outra mulher!

No entanto, a rejeição final é quando você fica ao lado do seu homem, faz tudo o que pode para reconquistá-lo (com amor e sem uma palavra), apenas para ele entrar e dizer que está saindo e pedindo o divórcio, mais uma vez, mas desta vez para que ele possa encontrar outra pessoa para se casar. A única coisa que pode superar isso é quando você descobre que ele está saindo com aquela mulher há mais tempo do que você gostaria de saber.

Aqui, senhoras, está a rejeição e uma mulher que “aparentemente” não é amada.

Essa palavra aparentemente é significativa e sobre o que se trata este capítulo e todo o meu ministério: embora pareça que você e eu não somos amadas, somos amadas apaixonadamente pelo Criador e Autor do amor! Para mim. é paralelo às mesmas mentiras que ouvimos sobre crianças “indesejadas” que são abandonadas ou pior, abortadas. NENHUMA criança é indesejada! Quem nunca ouviu falar da agonia de tantas mulheres e casais que estão loucos porque não conseguem encontrar uma criança para adotar?

Embora tenhamos alguém que está agora de joelhos propondo amor eterno e fidelidade para nós, escolhemos correr atrás de alguém que nunca poderia nos amar do jeito que queremos ser amadas, ou do jeito que fomos feitas para ser amadas, e que provavelmente nos deixará se alguém melhor aparecer!

Estou convencida de que quando cada uma de nós encontrar e abraçar o amor que vem de nosso Amado, Jesus, a ponto de Ele se tornar tudo o que queremos e precisamos, não veremos mais o tipo de abuso e rejeição que resulta em comportamento obsessivo, alguns que realmente resultam em morte: por suicídio ou assassinato.

Foi aqui que meu ministério me levou: depois de anos experimentando rejeição em primeira mão, sei que a única cura ou imunidade a ela é ter a medida completa do amor de Deus que vem de buscá-Lo acima de tudo, em vez de qualquer outra pessoa.

Infelizmente, como qualquer obsessão ou vício, é fácil cair na armadilha de alimentar nossa carne com coisas que são temporárias e exigem que precisemos sempre de mais. A necessidade de amor é tão consumidora e destrutiva quanto o vício em drogas ou álcool, e o mundo está vendo isso em nosso mundo hoje.

Antigamente, era apenas a esposa dedicada que sofria abuso, mas agora as meninas optam por ficar em situações abusivas com namorados: homens que não são comprometidos o suficiente para se casar com a garota com quem vive, dorme, ou que carrega ou deu à luz seu filho. Deus nos disse que esse dia chegaria. “Naquele dia sete mulheres agarrarão um homem e lhe dirão: “Nós mesmas providenciaremos nossa comida e nossas roupas; apenas case-se conosco e livre-nos da vergonha de sermos solteiras!” (Isaías 4: 1).

A única maneira de acabar com isso com nossas filhas solteiras, sobrinhas e o resto das jovens que amamos é NÓS encontrarmos o único amor verdadeiro e deixarmos nossa vida mostrar a satisfação e a alegria que só Ele pode dar!

Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:16). É quando os homens nos veem como mulheres cujas necessidades são mais do que atendidas, mas transbordam; mulheres que são amadas verdadeira e apaixonadamente, que nos livraremos do abuso, abandono e negligência.

E para constar: não se trata de liberdade feminina, onde as mulheres tolamente tentam se promover como autossuficientes ou sem necessidades, mas quando cada mulher se torna a noiva radiante e amada do Senhor!

“Eles olharam para Ele e ficaram radiantes, e seus rostos nunca serão envergonhados” (Sl 34:5).

Ajuda prática

Se você foi rejeitada e não está suficientemente no tipo de relacionamento com o Senhor que a livrará, de uma vez por todas, de toda a dor que está sentindo, então aqui está algo que pode ajudá-la nesse ínterim.Minha irmã, abençoada seja, foi rejeitada por toda a vida. Como ela está presa à idade mental de 14 anos e emocionalmente tem apenas 4 anos, ela teve sua cota de rejeição, principalmente devido ao fato de que ela se torna obsessiva com os relacionamentos que estabelece.

Há muitos componentes que o Senhor pode me fazer compartilhar com você porque descobri que, ao ajudar minha irmã, fiquei bastante convencida de que faço muitas das mesmas coisas e caio nas mesmas armadilhas. Deixe-me começar com o conselho que meu filho recentemente compartilhou comigo.

Meu terceiro filho é um líder de jovens, e um dos rapazes a quem ele ministra foi rejeitado desde o nascimento; ele atualmente mora com a avó, já que ninguém o quer. Como você pode imaginar, quando ele encontra alguém que acredita se importar com ele, ele rapidamente se apega a essa pessoa. Normalmente, isso desgasta a pessoa até que ela também a rejeite. É um ciclo vicioso, o mesmo em que minha irmã está, e você também pode estar.

Meu filho disse que seu conselho para qualquer uma dessas pessoas é se e-s-p-a-l-h-a-r encontrando e conhecendo o maior número possível de pessoas e, em seguida, certifique-se de passar apenas uma pequena quantidade de tempo com cada um. Eu pensei, uau, este é um ótimo conselho que preciso compartilhar com minha irmã.

Bem, Deus confirmou isso quando recebi um telefonema de sua líder de célula da escola dominical. Ela ligou para falar comigo sobre minha irmã, o que pensei que aconteceria mais cedo, pois descobri que essa mulher era tudo sobre o que minha irmã poderia falar.

Como minha irmã foi tão rejeitada no passado, ela demora a conhecer as pessoas. Pode ser assim com você também. Ela demora um pouco para se abrir, mas quando o faz, ela não consegue se conter. Ela derrama toda a sua vida: tudo, incluindo o bom, o ruim e o muito feio.

A maioria das pessoas, cristãs ou não, não está preparada para lidar com o lixo do passado de ninguém. Somente Deus pode limpá-lo e torná-lo novo em folha. Nenhum conselheiro pode fazer isso também, mas se você pensa o contrário, então por que a maioria do aconselhamento está em andamento? Deus pode tocá-la em um instante, mas Sua principal razão para permitir todo esse lixo é para que você entenda o quão desesperadamente precisa DELE.

Voltando ao problema: então, quando minha irmã finalmente coloca tudo para fora, e a mulher não tem certeza de como ajudá-la, é quando minha irmã começa a contar com essa outra pessoa, assim como muitas de vocês fazem. O peso dos seus problemas e a carência que a assola começa a chegar ao ponto em que a outra pessoa cede sob o peso de tudo isso e tem que fugir. Os cristãos fazem isso com tanta compaixão quanto podem, mas o resultado final é mais rejeição.

Esperando explicar isso para minha irmã, sem que ela soubesse que a líder da célula me ligou, ela chegou à conclusão de que seria melhor ela trocar de célula. Falamos sobre não fazer isso de maneira grosseira ou ser fria com a amiga dela, mas apenas entender que não há ninguém que possa carregar seus fardos a não ser Jesus. Tentei encorajá-la a falar apenas com Jesus sobre suas feridas passadas, algumas muito profundas, porque falar sobre elas faz com que as pessoas se afastem, mas, mais importante, porque falar sobre elas mantém as feridas abertas.

Este é o resultado totalmente oposto de quando estamos determinadas a levá-los somente a Jesus; quando os levamos Àquele que promete nos carregar quando não podemos mais continuar. É quando vamos a Ele que Ele cura nossas feridas e derrama um bálsamo curador que não apenas nos acalma, mas nos fortalece com o amor que podemos dar a outros!

O que nos leva ao próximo remédio, enquanto você está trabalhando em sua intimidade com o Senhor, dê o que você deixou para os outros. Quando estamos profundamente feridas pela rejeição, precisamos nos concentrar no fato de que existem tantas pobres almas que estão em situação pior do que nós. Quando pegamos a energia que costumamos usar para implorar a alguém que nos ajude ou preste atenção em nós e, em vez disso, damos a alguém que também precisa, nos encontraremos curadas de dentro para fora!

Esta, creio eu, é a receita que o Senhor escreveu para minha filha mais velha. Ela faz muito trabalho voluntário, mas Deus está prestes a intensificá-la um pouco com um ano na África. Deus colocou uma paixão em seu coração para ajudar em um orfanato onde bebês com AIDS e abandonados são curados para que possam ser adotados por casais cristãos europeus. Acredito que o trabalho dela manterá seus olhos focados em ajudar esses pobres órfãos indefesos enquanto Deus se ocupa em curá-la da rejeição de seu pai e das tremendas feridas de seu passado quando ela foi molestada.

Quando você está ocupada demais para cutucar a ferida, ou mesmo para falar sobre isso o tempo todo, sua mente e espírito podem descansar - e isso, querida noiva, ajudará você a encontrar a saúde e a cura para sua alma que tem escapado de você por toda a sua vida.

Simplesmente leve tudo para Aquele que realmente se importa e ama você além de qualquer coisa que você pensou ser possível. Depois de ser rejeitada, sei que há verdadeira alegria em um relacionamento profundamente íntimo com o Senhor como seu Marido, como nada que você já desejou ou cantou sobre. Apenas experimente.

Compromisso pessoal: permitir que meu Marido seja meu Tudo. “Com base no que aprendi da Palavra de Deus, comprometo-me a permitir que meu Marido seja tudo para mim. Entendo que pesar outra pessoa com todas as minhas necessidades não apenas me deixa magoada e rejeitada novamente, mas destrói os relacionamentos que confio em Deus para restaurar.”

Por favor, certifique-se de fazer o seu Diário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *