Tirando o Máximo Proveito do Seu Dia: Estabelecendo uma Rotina

Ao invés disso, deveriam dizer:
“Se o Senhor quiser, viveremos
e faremos isto ou aquilo”.
—Tiago 4:15

É importante que exista um plano e uma rotina estabelecida em todos os lares. Quanto mais filhos, mais atividades fora de casa, ou mais responsabilidades você e/ou eles tiverem, mais uma rotina ajustada se fará necessária. Se você estabelecer um horário para acordar, para ir para a cama, para fazer as refeições, e fizer as mesmas tarefas na mesma ordem todos os dias, você verá que quase tudo poderá ser feito com mais rapidez, e haverá tempo de sobra para fazer muito mais coisas do que você está conseguindo realizar atualmente. Ou você acabará simplesmente encontrando tempo livre para relaxar. E, se você tiver filhos, uma rotina bem definida irá poupá-la de ter que gastar mais tempo lhes dando novas orientações. Seus filhos serão bem treinados e bem-comportados, e isto também irá ajudá-los a realizar muito mais coisas todos os dias.

Ela se levanta!Provérbios 31:15 nos diz, “Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas.” Embora a “mulher de Provérbios 31” na verdade esteja se referindo às orientações que uma mãe dá ao seu filho para que ele encontre uma esposa preciosa, e não seja uma vara de medir para ver se estamos nos saindo bem como esposas, nós podemos aprender muito com a sabedoria encontrada nestes versículos em Provérbios.

Recentemente nós nos mudamos para uma nova vizinhança, e um dos nossos pastores mora logo na esquina da nossa rua. Eu fiquei chocada quando os meus filhos menores chegaram em casa um dia, depois de visitá-los, e contaram que a família tinha uma empregada! A mãe dessas crianças é muito mais jovem do que eu, e o filho mais velho deles tem a mesma idade do meu filho mais novo. Um dia eu fui visitá-la e contei a ela que, desde a primeira vez em que li o versículo em Provérbios 31 sobre “dar tarefas às suas servas”, eu vinha orando e acreditando que um dia eu teria uma única empregada para acordar e alimentar! E lá estava ela com uma! E ela não poderia ter orado por isso há mais tempo do que eu!

Depois de rirmos, eu disse a ela que acho que o Senhor não está me dando uma empregada para que eu possa encorajar outras mulheres que também nunca terão uma. Se você mora nos Estados Unidos, então há uma boa chance de que você não terá uma ajudante doméstica. Mas eu fiquei surpresa de ver como muitas mulheres ao redor do mundo são abençoadas com empregadas que moram no emprego ou que vão trabalhar todos os dias. (Isso me faz pensar em me mudar de país um dia, especialmente quando eu não tiver mais os meus pequenos ajudantes comigo, meus filhos, que me ajudam a manter a casa funcionando bem e a limpam do teto ao chão. Mas Deus me deu os desejos do meu coração, muitos filhos, e eu prefiro muito mais tê-los à minha volta do que qualquer empregada que eu pudesse contratar.)

Talvez você diga, ao ler este capítulo, “Bem, meus filhos são muito pequenos para ajudar.” ou “Eu tenho só dois filhos.” Em primeiro lugar, os meus filhos também já foram pequenos. Ainda assim, eu digo honestamente que se você empregar tempo para investir no futuro deles (e no seu), treinando-os para fazer qualquer coisa que eles sejam capazes, mesmo na idade em que estiverem, você colherá grandes recompensas mais tarde. Quando uma criança já está andando, ele ou ela pode ser encorajado a trazer as coisas para você e a guardar seus brinquedos. Se você investir tempo, esforço, e o seu entusiasmo, para fazer com que seus filhos “ajudem” (mesmo se for com alguma coisa que você faria em uma fração do tempo que eles gastam), a sua paciência estará funcionando a seu favor, você estará investindo no futuro de todos vocês.

Dito isso, deixe-me explicar também que com uma casa desentulhada e funcionando bem, se você tiver poucos filhos ou se eles forem pequenos, você terá menos bagunça com que lidar. Em nossa casa somos nove pessoas (atualmente temos 6 filhos morando conosco), então temos mais louça, mais roupas para lavar e mais pessoas para deixar as coisas espalhadas. Mas eu também tenho muito mais ajuda para fazer tudo, se eu investir tempo para treiná-los.

Com filhos pequenos treinados adequadamente, e com algum tipo de rotina, você verá que realmente não terá muita bagunça além dos brinquedos espalhados— mas eu falarei sobre um método para lidar com isso mais tarde que, se seguido, irá basicamente eliminar a bagunça da sua vida!

Estabeleça horários de ir para a cama para si mesma e para os seus filhos; coisas que você faz da mesma maneira, na mesma ordem, todas as noites. Em seguida, estabeleça uma rotina para acordar. Ore pare encontrar alguma coisa que fará com que valha a pena o esforço de se levantar. Muitos adultos se levantam para tomar uma boa xícara de café quente, de chá ou de chocolate enquanto leem as suas Bíblias e/ou fazem suas orações. Quando estou de férias na Flórida, para mim, um suco de laranja fresquinho é uma mudança agradável. Como eu disse, ore por algo que irá encorajá-la a pular da cama (ou pelo menos a não ficar batendo no botão do despertador) e faça o mesmo com os seus filhos. Nas sextas-feiras por exemplo, desde sempre, nós temos o “Dia de Cereal Doce” — pelo menos neste dia meus filhos não dormem de novo ou deixam de pular da cama!

Se você sai para trabalhar, e/ou seus filhos saem para a escola, então crie uma rotina para chegarem à porta da frente de maneira rápida e eficiente. Pensar e planejar com antecedência, e seguir essa rotina religiosamente, é o que faz com que a sua vida corra com tranquilidade. Variedade é o “tempero da vida”, mas o excesso dela irá torná-la apimentada demais e até mesmo insuportável!

Rotinas

Todas as manhãs eu verifico o cardápio do dia, que já planejei e escrevi na noite anterior. Eu faço o café da manhã e começo a preparar ou separar os ingredientes para o almoço e jantar. Antes, quando morávamos no sítio, e o supermercado ficava muito longe, a maior parte da nossa carne e dos outros ingredientes ficavam estocados em um dos nossos freezers. Então se eu esperasse, mesmo que fosse só até pela manhã, para verificar o meu cardápio, a carne não descongelaria a tempo, especialmente durante o inverno. E foi aí que eu comecei a checar o meu cardápio na noite anterior. Mas como falaremos sobre o cardápio mensal em um próximo capítulo, então, por agora, basta dizer que a hora de decidir, “O que fazer para o jantar?” precisa ser logo após o jantar, ou não muito antes de ir para a cama à noite.

Deixe-me fazer um desvio aqui nos nossos exemplos de rotinas para te ensinar algumas coisas que irão ajudá-la. Se você usa carne congelada, certifique-se de incluir em sua rotina a verificação do cardápio (basicamente, o que você fará para as refeições do dia seguinte) na noite anterior. Se você usa carne fresca, então o seu planejamento das refeições deve ser a primeira coisa a se fazer pela manhã.

Não faça aquilo que a maioria das mulheres fazem. Não espere até a hora em que você deveria estar fazendo o jantar para decidir o que irá preparar, e só então descobrir que estão faltando ingredientes e correr para ir comprar aquilo que faltou (e acabar comprando mais coisas desnecessárias por estar com fome) e servir o jantar atrasado—de novo! Ou ainda pior, elas correm e compram fast food. As estáticas atuais mostram que os americanos comem fast food em 40% das refeições, e este é o motivo pelo qual esta mesma exata porcentagem da população está acima do peso e não saudável!! Mesmo se você não se importar com conveniência, a saúde da sua família (ou a sua) é que está em jogo quando esta é a rotina da sua casa.

Em vez de cair nesta categoria de obesos e não saudáveis, comece, neste exato momento, a pensar o que você fará para o jantar logo pela manhã, ou até melhor, na noite anterior (especialmente se você congela as suas carnes). Em um próximo capítulo, eu irei ajudála a criar um cardápio mensal (não a cozinhar com antecedência para um mês, mas apenas como criar um cardápio para que você “saiba” o que irá fazer e “saiba” também que você tem os ingredientes antes de começar a preparar a refeição) e a fazer uma lista de compras de acordo com o cardápio. Eu prometo que este pequeno investimento de tempo mudará a sua vida radicalmente e eliminará este desgosto em relação ao preparo das refeições e às compras! Tudo que eu faço é simples. Todo método requer apenas um pequeno investimento do seu tempo, mas eles duram por anos porque criam um lar e uma vida fáceis de serem administrados!! Agora de volta às nossas rotinas.

Depois de verificar meu cardápio, eu escrevo o prato do dia no quadro para que a minha família possa ver. Eu parei de fazer assim por um tempo e me dei conta de que, na verdade, isso ajudava todos nós a sabermos o que teríamos para o jantar. O motivo de eu ter começado a anotar no quadro foi para evitar aquela pergunta que nós mães detestamos— “O que tem para o jantar?” E isso também ajudava as minhas filhas a saber se elas deveriam preparar alguma massa de cookies para a sobremesa, ou assar algum tipo de pão. Para mim, escrever o cardápio do dia seguinte no quadro é permanecer um passo à frente em vez de ficar para trás. Que sensação maravilhosa!

Se você for uma mãe ocupada, pode ser que você queira usar uma panela elétrica sempre que possível para que o jantar fique pronto a tempo. Minha vizinha, que me convidou para falar com todas as suas amigas e outras vizinhas sobre planejamento de refeições, me disse que ela prepara três refeições por semana usando essa panela. E ela é uma das mães que eu conheço que fazia parte da cultura americana de comer fora cinco vezes por semana!! Além de eliminar a tentação de sair para comer fora, uma panela elétrica faz com que a sua casa fique com um cheirinho maravilhoso o dia inteiro! Eu costumava arrumar a mesa para o jantar depois do café da manhã. Mas depois meus filhos começaram a estudar usando a mesa, e eu então passei a arrumá-la depois dos estudos. Quando morávamos no sítio, tínhamos uma sala de jantar formal; a mesa era arrumada imediatamente após jantarmos para que já ficasse pronta para o dia seguinte. Faça aquilo que irá funcionar para a sua família e, à medida que ela for mudando, mude a sua rotina de pôr a mesa também.

O importante em relação a este princípio é arrumar a mesa imediatamente após lavar a louça do jantar (como nós fazemos, já que temos uma sala de jantar formal), do seu café da manhã ou almoço, ou após você terminar de estudar com os seus filhos, se você usa a mesa para fazer isso. Não espere até a hora em que estiver preparando o jantar, como a maioria das pessoas fazem, para limpar e pôr a mesa.

Tenho uma melhor amiga desde a oitava série que mora em um lugar muito pequeno com o marido e dois filhos. Embora eu saiba que é muito pequeno, eu não conseguia acreditar que eles simplesmente empurravam as “coisas” para o lado para que apenas uma pessoa pudesse se sentar à mesa. Se a sua mesa é o seu “depósito”, por favor corra e compre alguma espécie de balde ou cesta para colocar as suas bagunças enquanto você faz uma refeição agradável sentada à mesa. Você e sua família merecem ter uma boa refeição juntos e isso não significa comer em frente à televisão!

A maioria dos jovens, que vem jantar conosco, comentam sobre o fato de que nossa família se senta para fazermos quase todas as nossas refeições juntos. E isso não mudou após o divórcio. Na verdade, o que mudou foi o número de convidados que temos quase que diariamente para jantar ou para o café da manhã aos sábados. Quando eu descobri que meu marido estava se divorciando de mim novamente, eu fiquei determinada a procurar bênçãos em tudo e a tirar vantagem completa de cada situação. As refeições foram uma delas. Meu ex-marido estava sempre preocupado com dinheiro, mas eu sei que Deus supre TODAS as nossas necessidades e que Ele sempre nos encoraja a doarmos! Se você estiver tendo problemas com as finanças, então por favor leia o meu ebook Mentalidade de Pobreza. E se for o divórcio que estiver te causando dificuldades, leia meu livro Enfrentando o Divórcio. Eles são oferecidos gratuitamente online.

Comida de longe. Atualmente, eu “busco comida de longe” uma vez por semana, que são os meus ingredientes frescos como frutas, legumes, carnes, e laticínios de uma mercearia local. Minhas compras maiores também são feitas uma vez por semana, depois que eu planejo as minhas refeições para o mês. Quando morávamos no sítio (e fomos abençoados com um freezer grande), eu fazia compras apenas uma vez por mês. Faça aquilo que irá funcionar de acordo com a sua situação e para a sua família. Faça com que a compra de comida fresca e de algumas refeições sejam parte da sua rotina.

Quando nos mudamos para o nosso sítio, quase todas as nossas refeições vinham da nossa horta e dos nossos animais. Tínhamos um estoque de carne no freezer para escolhermos e para montar os cardápios que cobria vários meses. O resto das nossas compras mensais eram feitas na “cidade grande”, no clube de compras, com descontos, e ficava a uma hora de distância no Wal-Mart, localizado a mais uma meia hora de distância.

Eu tentei por várias vezes fazer todas as minhas compras em um único dia, mas nem mesmo a nossa van de 15 passageiros conseguia transportar toda a comida que eu comprava, mesmo estando somente eu e um único ajudante. E eu ficava exausta também por ter que dirigir duas horas, fazer as compras, e mais tarde ter que guardar tudo. Depois de muita oração, eu dividi as compras em dois dias, uma vez por mês. Também fomos abençoados com três despensas em nosso sítio, mas mesmo se você não tiver esta benção, você pode guardar muitas coisas na sua garagem. Nós costumávamos guardar tudo que fosse sobressalente na nossa, como os produtos de papel por exemplo.

Mas aí então as coisas mudaram e nós acompanhamos a mudança! Agora moramos perto de uma cidade, a 5 minutos de um imenso Wal-Mart e a 15 minutos do clube de compras. Nós nos mudamos para uma casa maior, mas a cozinha é muito menor do que a do sítio e não tem despensa. Por isso tivemos que voltar a fazer compras uma vez por semana e, durante um tempo, minhas filhas fizeram todas as compras para mim!

Eu acho que Deus deseja que eu dê muitos exemplos, para fazer com que este livro seja útil para todas vocês, e por isso Ele mantém a nuvem em movimento em minha vida!

Se você gosta de economizar (ou se o seu marido estabeleceu um orçamento), compre em padarias que oferecem descontos. Havia muitas assim quando morávamos na Flórida, e cada uma tinha as suas especialidades. Então tente descobrir se há alguma assim onde você mora.

Você também pode procurar por um dia de desconto duplo, que é quando você economizará mais. A maioria dos açougues oferece descontos em todas as carnes no fim do expediente e você poderá comprá-las bem cedo na manhã seguinte. Não tenha medo de dormir pouco— Deus nos adverte somente sobre dormir demais! Eu sempre costumava planejar comprar carne cedo uma vez por mês. Era maravilhoso dar uma escapada completamente sozinha,já que meu marido ficava com as crianças, que na época eram pequenas. Os tempos mudaram, agora eu sou uma mãe solteira, mas ainda vejo que fazer compras bem cedo me ajuda a chegar antes da multidão, e me dá a oportunidade de passar um tempo sozinha, coisa que eu tanto aprecio.

Refeições familiares. Uma das tarefas mais importantes de uma esposa/mãe é preparar um ótimo jantar que não seja feito às pressas, ou que não seja apenas “fast food”. Esta deve ser uma hora pela qual a família anseia e um tempo separado todos os dias para que possa se conversar sobre os acontecimentos do dia. Comer uma sobremesa, seja ela uma fruta ou uma pequena menta, ou algo mais elaborado como um pudim, bolo ou biscoitos caseiros, fará com que suas refeições se tornem especiais. Meu ex-marido é descendente de suíços, então as sobremesas se tornaram parte das nossas refeições.

E por falar em maridos, certifique-se de que você não esteja tentando bancar a “mãe” do seu marido em relação aos hábitos alimentares dele. Mesmo que o médico tenha dado ordens restritas, o seu marido não é seu paciente. Eu honestamente preferiria viver em paz com meu marido e em submissão a ele (para colher as bênçãos de chamá-lo de senhor como fiz. Leia 1 Pedro 3:6 se este conceito a aterroriza.) por um período curto, do que viver uma vida longa e amarga, que é o que acontecerá caso você usurpe a autoridade dele! Se o médico, os pais dele, ou o chefe tentarem te pressionar a passar por cima da autoridade do seu marido, sorria e diga-lhes que eles estão falando com a pessoa errada e que devem discutir este assunto diretamente com ele. Agora de volta a esta lição.

Para assegurar um futuro feliz, eu incorporei “lições de forno” à educação das minhas filhas. Eu ensinei minha filha mais velha quando ela tinha mais ou menos uns nove anos de idade e agora as suas irmãs mais novas estão aprendendo também. Aprender a preparar comidas assadas é a melhor maneira de começar a ensinar suas filhas ou filhos antes que eles aprendam a cozinhar.

Os homens em nossa família AMAM cookies frescos e quentinhos, ou algumas outras delícias assadas, para a sobremesa! Nossa família já é conhecida por oferecer cookies saídos do forno quando nossos amigos vêm nos visitar. Eu não fui criada assim, mas fico tão contente por o Senhor ter me ajudado a mudar, porque agora isso se tornou parte da herança dos meus filhos e das suas próprias famílias também, quando eles se casarem.

Aprender a assar (e em seguida a cozinhar) é um treinamento maravilhoso para o futuro das suas filhas. Que marido não ficaria feliz em ter uma esposa que prepara os seus assados e não apenas compra pronto! Assar é um ministério especial e que foi perdido dentro da igreja verdadeiramente. Lá no nosso sítio, a minha filha assava biscoitos e tortas para muitos dos pastores da nossa igreja. A maioria das esposas deles não usavam os seus fornos, então isso era um mimo e uma benção para a família toda.

Pense com antecedência! Mais uma vez, não espere até quatro horas da tarde, quando a situação estará uma loucura (com a casa toda bagunçada e o bebê acabando de acordar da soneca) para começar a pensar, “O que nós vamos ter para o jantar?”. Verifique o seu cardápio imediatamente após o café da manhã, ou melhor ainda, na noite anterior, especialmente se você estiver planejando usar alguma carne congelada.

Simplifique! Planeje as suas grandes refeições especiais apenas ocasionalmente. Eu só preparo um grande café da manhã para a minha família aos sábados. Há várias sugestões de receitas em um próximo capítulo; muitas são dignas de serem condecoradas, mas são muito fáceis de serem preparadas. Quando morávamos no sítio, era preciso preparar um grande café da manhã duas ou três vezes durante a semana. Mas Deus é bom— minha filha mais velha amava receber os elogios da família e acordava cedo apenas para preparar estas refeições extras para mim!

Apenas lembre-se de nunca temer a simplicidade na hora de equilibrar a sua vida. Eu uso pratos descartáveis em cima de porta-pratos coloridos nos almoços—oh, sim, eu acredito em conservação de energia— na conservação da minha energia! E eu me importo com o meio ambiente: o ambiente de paz e menos conflitos em nosso lar! Contudo, eu também amo tratar a minha família como se fossem convidados, pondo uma linda mesa para todos os nossos jantares e para o nosso grande café da manhã aos sábados. Minha família é mais especial para mim do que os meus convidados e eles sabem disso pela maneira como eu invisto tempo para tratá-los especialmente bem.

Quem É o Primeiro no Lar?

Se você estiver casada atualmente, por favor, certifique-se de colocar as coisas que o seu marido te pede para fazer no topo da sua lista de “afazeres” e não no final. (Isto irá poupar muita raiva e ressentimento da parte dele e muitos sentimentos feridos da sua parte!) Nosso exemplo, Sara, até mesmo chamava Abraão de senhor! (Veja “Esposas, Sejam Submissas” no manual Uma Mulher Sábia se você tem dificuldade com este conceito!) Portanto, se você estiver casada, colocar os pedidos do seu marido como sua prioridade máxima deve ser o seu principal objetivo! Para mim este foi o treinamento que me ensinou a colocar o meu novo Marido no topo da minha lista, e hoje eu sou tão abençoada por isso!

Qual é o propósito disto? Bem, muitas mulheres compartilham comigo sobre um filho ou uma filha rebelde e desrespeitoso que as fazem sentir como se tivessem sido amaldiçoadas com eles. Normalmente estes filhos já foram criados para serem rebeldes, já que os seus próprios pais são rebeldes em relação às autoridades que estão sobre eles mesmos. Mas Deus é tão maravilhoso que, mesmo meu ex-marido sendo rebelde, meus filhos não são. Isso porque eu respeitava meu marido quando nós éramos casados, e ainda agora continuo o respeitando como ex-marido (claro que de uma maneira diferente) porque ele ainda é o pai deles.

Meu objetivo é ser um exemplo para todos que estiverem me observando, ser uma testemunha do meu amor pelo meu Senhor e Salvador, Jesus, que agora é o meu verdadeiro Marido! E isto começa no meu lar, e ainda mais profundamente, em meu coração. E quanto a você?

Conclusão

Estabelecer uma rotina fará com que a sua vida continue seguindo tranquila e eficazmente e, como resultado, você terá que instruir e disciplinar os seus filhos cada vez menos. O seu nível de estresse se transformará em alegria, e isso irá contagiar o seu lar, os seus filhos e o seu marido (se você for casada). Separe um tempo para estabelecer uma rotina que funcione em sua vida! Se você estiver se perguntando como aplicar esse princípio em sua situação, com todas as variáveis que surgem inesperadamente toda semana, então o próximo capítulo te dará algumas sugestões, à medida em que eu for compartilhando alguns exemplos das minhas várias programações para que você descubra algumas ideias que funcionarão de acordo com o seu estilo de vida!

Filed under:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *